Q!Revista - Edição 25 - matérias por Maiara Lima

Page 1

CAPA

Cantora e compositora é revelação absoluta de 2011 POR MAIARA LIMA

C

54 WWW.QREVISTA.COM.BR

FOTO GUTO COSTA

om a marca de mais de um milhão e meio de cópias vendidas, a música mais tocada nas rádios brasileiras e sendo a pessoa mais buscada no Google Brasil no ano passado, a cantora e compositora Paula Fernandes foi a revelação absoluta de 2011. Talentosa e carismática, Paula conquistou milhares com seu sertanejo pop e figura hoje como uma das mais importantes artistas femininas do Brasil na atualidade. Com a agenda de shows lotada e apresentações pelo país inteiro, quem vê a artista tendo sucesso absoluto na venda de discos, em número de execuções nas rádios, acessos de vídeos e aparições em quase todos os meios de comunicação, não imagina que Paula Fernandes começou a cantar aos oito anos de idade e chegou a desistir da carreira durante um período por causa das dificuldades. Mineira de Sete Lagoas, Paula, de 27 anos, lançou seu primeiro álbum, um disco de vinil, aos dez anos e se apresentava em festas e casas de espetáculo da cidade, chegando a participar de programas de televisão e rádio para divulgar seu trabalho. Dois anos depois, se mudou para São Paulo com a família, onde foi contratada por uma companhia de rodeios, na qual trabalhou durante cinco anos. Nesta época, inspirada pela novela “Ana Raio e Zé Trovão”, Paula lançou seu segundo CD, intitulado ‘Ana Rayo’, com repertório pop/sertanejo. Com esse trabalho, a artista foi apresentada pelo produtor musical Marcus Viana para o diretor Jayme Monjardim, o que resultou na gravação da música ‘Ave Maria Natureza’, parte da trilha sonora da novela ‘América’. No mesmo ano, Paula lançou seu terceiro CD ‘Canções do Vento Sul, pelo selo Sonhos e Sons, com participação do grupo Sagrado Coração da Terra e do cantor Sérgio Reis, na música “Sem Você”. Por esse álbum, no qual a artista já mostrava sua variedade artística, Paula recebeu uma indicação ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de Melhor Cantora Popular (júris popular e oficial). Em dezembro deste mesmo ano, a cantora lançou o quinto álbum, com músicas de seu repertório internacional, intitulado ‘Dust in the Wind’, o qual teve a música homônima na trilha sonora da novela ‘Páginas da Vida’. Em 2008, Paula teve seu talento reconhecido e foi contratada pela Universal Music, que apostou na cantora mineira no CD ‘Pássaro de Fogo’, que ganhou destaque para as músicas ‘Meu eu em você’ e ‘Pássaro de Fogo’. A partir daí a cantora teve o sucesso ‘Jeito de Mato’ como a música mais popular da novela ‘Paraíso’ e emplacou a regravação da música da Ivete Sangalo ‘Quando a Chuva Passar’ como trilha sonora da novela ‘Escrito nas Estrelas’. ABRIL/MAIO2012


FOTO DIVULGAÇÃO

Em outubro de 2010, Paula Fernandes gravou o primeiro DVD de sua carreira, com as participações de Victor & Leo e Leonardo e, após ter participado do especial de fim de ano de Roberto Carlos, não saiu mais da boca do povo. “Ela vai ser uma das maiores artistas brasileiras. Além de uma voz linda e poderosa, Paula Fernandes é grande compositora. Vocês ainda vão ouvir falar muito dessa mineirinha,” comenta Leonardo. Já César Menotti afirma que Paula consegue unir o conceitual e o popular na medida certa e Sérgio Reis afirma: “É a mais bela voz que ouvi nos últimos dez anos”. Lançado em janeiro de 2011, o CD e DVD ao vivo de Paula Fernandes ficou em primeiro lugar durante oito meses e atingiu a cifra de 1,5 milhão de cópias vendidas e 500 mil downloads pagos pelas músicas do mesmo álbum, mostrando a extensão de seu talento, que não demorou muito para ser reconhecido fora do Brasil. Segundo a Associação Fonográfica Portuguesa, o álbum vendeu 50 mil cópias e atingiu a primeira posição também em Portugal. Depois de conquistar inúmeros prêmios por aqui, a cantora foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Revelação, sendo a única brasileira a concorrer em uma categoria geral na 12ª edição da premiação que foi realizada em novembro do ano passado em Las Vegas. Seguindo a boa fase, Paula gravou um dueto com a cantora country Taylor Swift, lançado em janeiro deste ano no CD da cantora americana, “Speak Now World Tour Live”. A música ‘Long Live’, que teve a versão em português criada por Paula a partir da letra original de Taylor, mostrou a força do sertanejo no Brasil e conseguiu desbancar a cantora britânica ‘Adele’- que passou seis meses na primeira colocação - na loja virtual de músicas iTunes. Na onda das parcerias internacionais, Paula foi até Miami no início de fevereiro para um dueto também com o cantor colombiano Juanes. A cantora subiu ao palco para cantar a música ‘Hoy Me Voy’ durante a gravação do DVD Unplugged MTV de Juanes, que tem previsão de lançamento para maio. Agora a cantora e compositora – que acabou de conquistar mais um prêmio como melhor cantora no “Melhores do Ano 2011” do “Domingão do Faustão” - está em estúdio preparando seu novo CD que também deve chegar às lojas no final de maio. Para a Q!, ela afirma que os fãs podem esperar muitas surpresas para este ano. Ninguém duvida de que será mais um sucesso.

Retrospectiva

- Com uma carreira de sucesso, você começou

WWW.QREVISTA.COM.BR

- Pelo seu trabalho no seu terceiro CD, “Canções do Vento Sul”, você foi indicada ao Prêmio Tim de Música Brasileira de 2006, na categoria de Melhor Cantora Popular (júris popular e oficial). Você esperava uma indicação como essa? PF - Sempre esperamos o melhor de qualquer trabalho. Ter sido indicada, foi a realização de mais um sonho. - Muitas de suas músicas têm como tema o amor, como é o seu processo de criação das letras que mexem com a emoção de milhares de fãs em todo o país? E quais as suas principais influências? PF - Cresci ouvindo Tião Carreiro e Pardinho e Tônico e Tinoco no radinho de pilha de minha vó! Nunca parei exatamente para fazer uma canção, as inspirações podem surgir no trânsito ou no avião. “Papel e caneta sempre a mão”. - Depois do quarto álbum, dessa vez com repertório em inglês (Dust in the Wind”), você assinou

2011

2005

1994

- No seu segundo CD independente “Ana Rayo”, o seu trabalho foi apresentado ao diretor Jayme Monjardim pelo produtor musical Marcus Viana, e desde então suas músicas têm sido frequentes nas trilhas sonoras das novelas exibidas pela Rede Globo. Como foi a primeira gravação de uma música para uma novela e como foi quando sentiu o reconhecimento depois de ter suas músicas executadas como tema de protagonistas? Isso contribuiu para ter se tornado uma artista tão conhecida nacionalmente? PF - Foi maravilhoso, ouvir sua voz em uma telenovela parecia mais um sonho, uma oportunidade incrível, só tenho a agradecer.

CAPA DO CD AO VIVO

CD CANÇÕES DO VENTO SUL

PRIMEIRO CD COM 10 ANOS

a cantar ainda criança e com apenas 10 anos já tinha lançado o primeiro disco independente “Paula Fernandes”. Como foi esse início da carreira de cantora logo na infância e o trabalho junto a uma companhia de rodeios depois que se mudou para São Paulo? Paula Fernandes - Como todo começo, foi difícil! Por ser de uma família muito humilde, minhas principais dificuldades sempre foram financeiras. Na época em que mudamos para São Paulo a adaptação foi complicada, mal conhecíamos a nossa capital Belo Horizonte. Fases complicadas e ao mesmo tempo de muito aprendizado, só tenho a agradecer a todos que sempre estiveram ao meu lado.

CD DUST IN THE WIND

2006

CAPA DO SINGLE LONG LIVE

2012

ABRIL/MAIO2012 55


2 1

3

contrato com a Universal Music e atingiu grande sucesso com o CD Pássaro de Fogo atingindo a marca de 1 milhão de cópias em apenas 6 meses. Em uma época em que a indústria fonográfica não rende mais tanto quanto os shows para os artistas, como foi chegar a esse patamar em tão pouco tempo? PF - Foi mágico, só tenho a agradecer a todos que adquiriram meus CDS e DVDs originais. Provamos que é possível vencer a pirataria com talento. - Recentemente você gravou um dueto com a cantora americana Taylor Swift, com a música Long Live, como foi essa parceria? Você já conhecia o trabalho da cantora, como está sendo o resultado desse trabalho para você? PF - Sempre fui muito fã da Taylor, a canção ficou linda e graças a Deus já está entre as músicas mais tocadas de todo o Brasil. - Agora, em fevereiro, você gravou uma participação também no DVD do cantor colombiano Juanes, como foi essa parceria e o que os fãs podem esperar para este ano? Mais parcerias internacionais/nacionais? PF - Foi uma parceria incrível, ele é um grande cantor, a música ficou perfeita. Em breve anunciaremos novas parcerias, mas ainda são surpresas. - Qual o seu recado para os milhares de fãs que te acompanham? PF - Gostaria de agradecer a todos pelo carinho e mandar um super beijo!

FOTO 1:

Nas redes sociais Paula Fernandes não esconde a ansiedade com os preparativos para o novo CD. No Facebook ela postou esta foto comentando: “Adorei essa foto, me arrumando para a gravação do DVD, gente não vejo a hora do novo CD ficar pronto, Bjos carinhosos!!!’’ No seu Twitter oficial o recado é: “Opa!!! #NovoCDPaulaFernandes Tá ficando lindo demais da conta sô!!!”

FOTO 2:

Durante as gravações em Miami com o cantor colombiano Juanes, Paula também ganhou um violão de quatro cordas de presente. Sobre a cantora ele afirma: “Paula é uma mulher linda, por dentro e por fora, com uma voz excepcional. Ela já tinha traduzido minhas canções para quando chegasse o momento de ir ao Brasil, conhecerem minha música e meu estilo. E também com ela, como por estas coisas do destino, tivemos a oportunidade da gravação do acústico. Sua voz é belíssima e desde que chegou ao estúdio para o ensaio a empatia foi total. Ela pegou de primeira, sem ter que repetir. Além disso, sua voz é fenomenal!”

4

FOTO 3:

Foto postada pela Paula Fernandes em seu Twitter @PaulaFernandes7. “Eu e os meus meninos no estúdio! Só faltou o Serginho! Família reunida! Amo!!! Gravando!!!”

FOTO 4:

Quanto aos seus figurinos, Paula faz alguns desenhos e Patrícia Nascimento confecciona.

FOTO 5:

FOTOS DIVULGAÇÃO

5 56 WWW.QREVISTA.COM.BR

Durante a produção desta entrevista, no dia 13 de março, Paula Fernandes agradeceu seus seguidores em seu perfil oficial no Twitter e comentou que faltava pouco para os 500.000, número que já ultrapassou. ““Bom dia amores! Falta pouco p 500.000 seguidores de @paulafernandes7 Estou tão feliz de ter vcs aqui! Beijos e muito obrigada pelo carinho!”. Só no Facebook, Paula Fernandes tem uma média de 294,982 pessoas curtindo o seu trabalho e 30,714 pessoas falando sobre ela. ABRIL/MAIO2012


CULTURA

DATA MARCA ITATIBA COMO UMA DAS PRIMEIRAS CIDADES A LIBERTAR OS ESCRAVOS ANTES DA LEI ÁUREA POR MAIARA LIMA

N

em todo mundo sabe, mas o dia 29 de abril é uma data importante para Itatiba. Foi nesse dia, no ano de 1888, que a cidade promulgou o decreto que abolia a escravidão no município antes da Lei Áurea. À exemplo de Itatiba, outras cidades como Taubaté, Araras, Caconde e Franca também libertaram seus escravos antecipadamente, mas aqui a data foi relembrada virando nome de rua e ganhando até mesmo um marco na Avenida 29 de Abril. A campanha aberta para a libertação dos escravos teve início quatro anos antes, em 1884, e teve o Padre Francisco de Paula Lima – que hoje nomeia o Museu Municipal – como um dos principais incentivadores junto a outros personagens, como Francisco Pinto de Jesus Franco – “Chico Professor”, Cel. Júlio César, Capitão Amélio Braga, João Brandão, Policarpo e Francisco de Paula Marques, conhecido como Chico Dourador. “O Chico Dourador havia sido contratado para fazer o serviço de douração da Igreja Matriz, por volta de 1857 - 1858. Durante o dia trabalhava na igreja e nas horas vagas e à 14 WWW.QREVISTA.COM.BR

noite percorria as fazendas passando as notícias, lendo jornais da época e auxiliando na formação de grupos de resistência e luta contra a escravidão,” conta Paulo Henrique Degani, chefe da Seção de Museus, Documentação e Patrimônio Histórico de Itatiba. De acordo com Paulo, essas “visitas” às fazendas também influenciaram para que o processo abolicionista aumentasse. Seguindo exemplos de outros locais, ‘fazendeiros itatibenses’ comemoravam algumas datas alforriando seus escravos. Paralelo a essas ações, fundou-se naquela época o Clube Filantrópico Itatibense, grupo formado por abolicionistas que tinham como objetivo promover a liberdade total dos escravos. “O ‘29 de abril’ foi o arremate de todo um processo e mostra Itatiba como uma cidade progressista e visionária. Exemplo da coragem dos vereadores itatibenses é notado em 15 de fevereiro, quando pedem a revisão da Constituição do Império. Esse ato implica na cassação dos vereadores da Câmara, contudo, os membros da legislação anterior - chamados para a substituição - tomam posse e

Marco do Pito Aceso na Av. 29 de Abril encerram o processo abolicionista da cidade,” ressalta o chefe da Seção de Museus, Documentação e Patrimônio Histórico. Durante esse período a Câmara já se movimentava e havia pedido aos senhores itatibenses a contagem dos escravizados na cidade e a concessão imediata de liberdade a esses escravos, condicional ou incondicionalmente. Em 1887 Itatiba tinha 2.182 escravos, mas em fevereiro de 1888 esse número caiu para apenas 8 escravos. Foi dessa maneira que ocorreu a progressão na libertação e a decisão final foi instituída no antigo prédio da Câmara, Cadeia e Fórum, na Praça José Bonifácio e também com um ato público com a participação popular no Largo da Matriz para maior divulgação. Em 29 de Abril de 1888, Itatiba havia emancipado seus escravos. Para comemorar o centenário da data, Itatiba instalou um marco do ‘Pito Aceso’ no início da Avenida 29 de Abril, região em que viviam os escravos recém-libertos da época. “Pelo que contam os historiadores, naquela região existiam várias casas onde moravam muitas famílias de afrodes-

FOTO LÚ BENEDETTI

29 de Abril

cendentes. Nos finais de tarde, eles se sentavam nas calçadas pitando o cachimbo (pitos de barro). Como o itatibense sempre teve o costume de apelidar pessoas e logradouros, chamava-se aquela região de “Bairro do Pito Aceso”. Ao se nomear a rua, lembrou-se dessa história e da emancipação dos escravos, perpetuando para sempre o ’29 de Abril’,” conta Paulo. Hoje o monumento permanece na mesma avenida - em frente ao Mercado Municipal - simbolizando o cachimbo dos escravos e sua luta pela liberdade. Para conhecer mais sobre esta história, o Museu Municipal realiza todos os anos, no mês de abril, uma exposição com objetos e documentos que mostram a cruel vida de um escravo e o processo de libertação que ocorreu em Itatiba. CONTATO:

O Museu fica na Praça da Bandeira, 122 e abre ao público de terça a domingo, das 9h às 18h. Visitas monitoradas para grupos e escolas devem ser agendadas. Mais informações no 4524-1264. ABRIL/MAIO2012


TECNOLOGIA

SOPA - STOP ONLINE PIRACY ACT (LEI DE COMBATE À PIRATARIA ONLINE) ENTENDA PORQUE ESSE PROJETO DE LEI MOBILIZOU A INTERNET NESTE COMEÇO DE ANO POR MAIARA LIMA

O

SOPA - Stop Online Piracy Act (Lei de Combate à Pirataria Online) é um projeto de lei apresentado em outubro de 2011 na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que gerou uma enorme discussão e uma grande onda de insatisfação entre usuários e empresas da Internet em janeiro. Sua proposta é defender os direitos autorais online, mas apesar de ter como defensores empresas de entretenimento dos EUA, como a The Walt Disney Company e a Time-Warner, é vista como uma forma de censura por gigantes da Internet, como Google e Facebook, e considerada uma ameaça a Internet como a conhecemos hoje, ou seja, livre. Para entender o cenário da discussão é preciso ter em mente que a Internet, desde seus primórdios, tem como principal intuito facilitar a transferência e o compartilhamento de informações entre seus usuários. Com a inserção de navegação em páginas web, por Tim Berner-Lee nos anos 1980, ocorreu a popularização desses conceitos e, com isso, deu-se início a discussões sobre a propriedade intelectual no meio eletrônico. “A proposição do Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect Intelectual Property Act (PIPA), pelos legisladores americanos, foi uma tentativa extremista de colocar fim a essas discussões. Em ambas as leis, o Estado passa a ter o direito de observar todas as páginas web que estejam hospedadas em domínios americanos, e assim, seus proprietários passariam também a ser subjugados pelas leis do mesmo país. Com isso, tem-se um serviço que atuaria como censura ao material publicado e que poderia, a qualquer momento, retirar a página do ar, proibindo o acesso diretamente na fonte. Assim, sites conhecidos por compartilhar músicas, vídeos, livros e demais materiais sujeitos a direitos autorais, hospedados em servidores localizados em território americano, estariam com os dias contados, deixando inúmeros usuários sem acesso aos seus serviços,” explica Marcelo Bardi, docente do curso de Engenharia de Computação da USF. Por isso, bastou a proposta ser divulgada para que uma onda de protestos tomasse conta da Internet, tanto nos Estados Unidos como em outras partes do mundo, incluindo o Brasil. A Wikipédia, em sua versão em inglês, deixou a página preta para mostrar a sua posição e o Google alterou sua página inicial, cobrindo de preto seu logotipo e deixando uma mensagem para os usuários não deixarem o congresso censurar a web. Por aqui também ocorreram manifestações do Instituto de Defesa ao Consumidor, do músico e ex- ministro Gilberto Gil e de Maurício 28 WWW.QREVISTA.COM.BR

de Sousa, que deixou uma mensagem contra o SOPA no site da Turma da Mônica. Apesar de partir do pressuposto de que todos os materiais devem ter um respaldo contra a pirataria, até mesmo a Casa Branca criticou o projeto por ser muito amplo. “A questão de oferecer a alguém o poder de decidir o que pode e o que não pode ser publicado na web é uma agressão direta ao direito de liberdade de expressão. O profissional de TI sabe muito bem que a opinião de uma pessoa – ou usuário – é muitas vezes totalmente divergente da de outro usuário que pertença a seu grupo de atuação. Assim, fica o paradoxo: como é possível ter um julgamento isento e justo de situações tão complexas como essa, envolvendo tantas variáveis? Dessa forma, cabe ao profissional da área fazer a seleção da informação que publica, seja de modo pessoal ou de modo corporativo. Certamente, se cada um agir de forma ética, leis tão radicais como as propostas pelos EUA não serão mais necessárias no ambiente virtual”, ressalta Marcelo. Frente às manifestações, o projeto que seria votado em fevereiro foi retirado de pauta do congresso americano, contudo, apesar do movimento na Internet ter surtido efeito, o criador do projeto, deputado Lamar Smith, afirma que o Comitê Judiciário irá adiar suas considerações sobre a lei até que haja um acordo amplo para uma solução.

ABRIL/MAIO2012


FOTO: MAYCON OLIVEIRA

TECNOLOGIA - TELEFONIA

NÚMEROS DE CELULARES COM CÓDIGO 11 TERÃO NOVE DÍGITOS A PARTIR DE JULHO

MEDIDA VISA AMPLIAR O PLANO DE NUMERAÇÃO PARA 90 MILHÕES DE POR MAIARA LIMA

A

partir de 29 de julho deste ano, grande parte do Estado de São Paulo - como a capital e os 64 municípios integrantes de sua região metropolitana - vão sofrer uma alteração nos números dos telefones móveis. A mudança vai incluir o dígito “9” antes de todos os números atuais da área 11 e visa aumentar a disponibilidade de combinações para os códigos nacionais. A alteração é baseada na Resolução n.º 553/2010 da Anatel e vai permitir que o serviço possa ser prestado para uma quantidade maior de usuários. “A resolução determina que todo o Serviço Móvel Pessoal – SMP, ou seja, os telefones celulares, passe a utilizar o número com nove dígitos, sendo o primeiro o algarismo 9. Essa medida amplia o Plano de Numeração do SMP para 90 milhões de combinações em cada Código Nacional – CN, e terá início pelo CN 11 que corresponde à cidade de São Paulo e municípios da região metropolitana, entre outros”, afirma Adeilson Evangelista Nascimento, gerente de interconexão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mudança vai atingir as cidades de Itatiba/SP e Jundiaí/SP e os números celulares deverão contar com o formato 9XXXX-XXXX, para todos os servi-

30 WWW.QREVISTA.COM.BR

COMBINAÇÕES EM CADA CÓDIGO NACIONAL ços. “Tanto para a realização das chamadas quanto para o envio de mensagens (SMS e MMS), deverá ser incluído o dígito nove à frente do atual número. Isto vale também para as mensagens e chamadas de longa distância originadas em qualquer parte do território nacional e também para as chamadas internacionais originadas em qualquer país do mundo que sejam destinadas aos celulares do CN 11”, explica Adeilson. A implementação será automática e gradual e a expectativa da Anatel é de que após o mês de julho os usuários passem a marcar as chamadas destinadas ao código 11 já com o dígito nove. Segundo as orientações, as chamadas marcadas utilizando o procedimento atual continuarão sendo completadas por um determinado período e serão interceptadas gradativamente com mensagem educativa. Após noventa dias de 29 de julho de 2012, as chamadas já não serão mais completadas e receberão apenas a mensagem educativa. Apesar das mudanças não será necessário que o usuário procure a prestadora a menos que haja dúvidas. “Apenas os números dos terminais do Serviço Móvel Especializado – SME – não serão alterados. Trata-se do serviço de despacho por rádio-cha-

mada ou trunking. No entanto, todas as empresas devem adequar suas redes e sistemas para o correto encaminhamento e tratamento das chamadas destinadas aos celulares do CN 11”, ressalta. Para conscientizar os usuários, a Anatel já possui um grupo técnico especializado que irá definir um plano de comunicação de acordo com as mudanças. “Existe um grupo formado por representantes das prestadoras e coordenado por representantes da Anatel - cuja responsabilidade é de definir esse plano. Desde outubro de 2011, a informação sobre a mudança começou a ser enviada pontualmente às entidades que sofrerão os maiores impactos, e em 27 de janeiro de 2012 a Agência publicou no Diário Oficial da União (DOU) o comunicado oficial à sociedade. Na sequência, será encaminhado, por meio da conta telefônica e por SMS, aviso obrigatório aos usuários que terão seus números alterados e por fim, após o dia 29 de julho e antes do fim do duplo convívio de marcação, haverá uma campanha educativa de caráter mais amplo, que ainda está sendo detalhada pelo grupo técnico”, finaliza o gerente. O nono dígito também será implementado em todo o país, contudo, ainda não há prazo definido para que isso ocorra.

ABRIL/MAIO2012


EDUCAÇÃO # ECONOMIA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS

A jornalista Sílvia Catofaroni Guedes, há cerca de um ano, passou a oferecer uma mesada semanal de R$15,00 para o filho Pedro, de nove anos

FOTO LÚ BENEDETTI

SAIBA QUAL A MELHOR MANEIRA DE FALAR DE DINHEIRO COM OS SEUS FILHOS POR MAIARA LIMA

N

o início do ano a volta as aulas, o dinheiro para o lanche na escola e a escolha de dar ou não uma mesada traz uma dúvida para os pais: qual o melhor modo de tratar das finanças com os filhos? A educação financeira, como é chamada, hoje é um desafio para pais e escolas, mas para ajudar você a lidar com esse assunto e aprender o que é certo e o que é errado na hora de discutir a importância do dinheiro com as crianças, a Q! foi atrás de um especialista. Como os pais de hoje vem de uma geração que muitas vezes não teve exemplos de educação financeira acabam tendo muitas dificuldades e cometendo erros na hora de tratar deste assunto, mas a primeira indicação é que nenhuma atividade deve ser imposta em troca de dinheiro, nem mesmo para ter notas altas ou passar de ano. O relacionamento da criança com o dinheiro lida com hábitos, emoções e costumes, por isso o primeiro passo é observar quando a criança começa a entender que o dinheiro é uma ferramenta de troca. “Geralmente uma criança, já com seus três anos de idade, começa a ter vontades e, com isso, inicia-se o processo de querer dinheiro. É preciso mostrar para ela que o dinheiro é um meio de poder realizar desejos e sonhos. Uma maneira de fazer isso é dar a ela três cofrinhos de tamanhos diferentes, sendo o menor com nome de Curto, o segundo um pouco maior com o nome de Médio e o grande com o nome de Longo. Com esta prática de guardar sempre para os três sonhos, ela entenderá que para realizar desejos é necessário ter o tempo como aliado, e que deve ser respeitado”, afirma Reinaldo Domingos, presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira. Já no caso da mesada, a idade mais adequa24 WWW.QREVISTA.COM.BR

da é a partir de sete anos, quando a criança já está alfabetizada e mais autônoma, e o valor deve ser estipulado de acordo com a realidade financeira de cada família. “É preciso que os pais se reúnam e façam um diagnóstico financeiro registrando por trinta dias tudo que a criança pedir de dinheiro para verificar quais hábitos de consumo cada uma já adquiriu,” ressalta o especialista. Foi isso que a jornalista Sílvia Catofaroni Guedes fez e, há cerca de um ano, passou a oferecer uma mesada semanal de R$15,00 para o filho Pedro, de nove anos. “Resolvi oferecer a mesada, pois percebi que o Pedro não tinha controle na hora de ‘pedir’, ‘querer’, ‘gastar’, principalmente aos finais de semana, quando eu estou mais presente. Pensei em um valor que fosse suficiente, por exemplo, para ele fazer um passeio, tipo cinema, lanchonete, e entender que não dá para fazer tudo em um dia só.” Para ela e muitos outros pais, a principal dificuldade não é apenas a questão financeira, mas a ideia de negar algo para o filho, por isso a importância de incentivar essa conscientização com o dinheiro desde cedo. “Quando o ‘não’ é inevitável (e necessário) procuro negociar com ele. Por exemplo, ele quer um brinquedo novo, não é Natal, nem aniversário, posso até comprar para ele, mas descontaremos das mesadas, ou seja, ele ficará sem até completar o valor do presente fora de hora. É uma questão de dar valor as coisas que se têm,

sempre quando ele me pergunta se deve ‘comprar’ determinada coisa com a sua mesada, eu respondo com outra pergunta: Você precisa disso agora, será que não é melhor juntar um pouco mais e comprar aquilo que você realmente está querendo? Faço isso para que ele reflita que não precisamos ‘ter’ o tempo todo que consumir faz parte da nossa vida, mas não é a coisa mais importante do mundo,” ensina a jornalista. Outro ponto destacado pelo especialista em educação financeira é mostrar o lado bom das instituições financeiras. “Com o passar do tempo, orientamos mostrar que também é possível guardar o dinheiro na caderneta de poupança, assim o banco passa a ser um grande aliado para a criança, pois, além de guardar o dinheiro em um cofre, onde ninguém poderá roubá-lo ou perdê-lo, o banco ainda põe no cofrinho algumas moedas, o que fará que os sonhos sejam mais rapidamente realizados,” finaliza Reinaldo.

ABRIL/MAIO2012


ECONOMIA

CHARLES IKEDA CONSULTOR E DIRETOR DA CONSULMARK CURSOS

FOTO LUCIANO MOMESSO

CRESCE O NÚMERO DE ESTRANGEIROS EM BUSCA DE OPORTUNIDADES NO BRASIL

EM 2011 FORAM MAIS DE 70 MIL AUTORIZAÇÕES CONCEDIDAS PARA ESTRANGEIROS TRABALHAREM NO PAÍS POR MAIARA LIMA

22 WWW.QREVISTA.COM.BR

FOTO DIVULGAÇÃO

E

m pleno e contínuo desenvolvimento, o Brasil está em um momento favorável no cenário da economia mundial, mas esse é apenas um dos fatores que contribuem para o aumento de estrangeiros em busca de empregos no país. Segundo dados do Ministério do Trabalho, só no ano passado foram concedidas 70.524 autorizações para estrangeiros trabalharem no Brasil, um aumento de 25,9% em relação a 2010, o que aponta que devemos nos acostumar com colegas de trabalho da América Latina, China e do Leste Europeu. Para especialistas, esse cenário vem de encontro às crises financeiras e à projeção do Brasil frente aos eventos que irá sediar nos próximos anos. “Os reflexos da crise financeira de 2008 castigam tanto os EUA quanto os países da Zona do Euro, cujos desdobramentos ainda não são previsíveis e não há perspectivas de soluções a curto prazo. Em contrapartida, o Brasil está numa fase favorável de crescimento econômico devido a estabilização da moeda e pelos investimentos requeridos pela Copa de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016, que gerará milhares de empregos e renda. Portanto, a conjunção destes fatores, isto é, a crise econômica mundial e o crescimento da economia brasileira, contribuem para o aumento do número de estrangeiros que procuram oportunidades de empregos no Brasil”, afirma o consultor financeiro Charles Ikeda.

Segundo dados do Conselho Nacional de Imigração, das mais de 70 mil autorizações concedidas para estrangeiros trabalharem no país no ano passado, 66.690 foram para empregos temporários, com estadia entre 90 dias e dois anos e 3.834 de caráter permanente. Mas segundo o consultor, a competição direta com trabalhadores brasileiros será apenas em cargos que pagam acima de dois salários mínimos. “De acordo com pesquisa do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o chama-

do apagão de mão de obra ocorre entre empregos que pagam até dois salários mínimos. Isto é, o saldo entre contratados e demitidos é positivo. Desta forma, caso tenhamos mais estrangeiros vindo ao Brasil para trabalharem em empregos até dois salários mínimos será muito bom. No caso de empregos que pagam acima de dois salários mínimos, o saldo entre contratados e demitidos é negativo. Neste caso, a vinda de estrangeiros para trabalharem por aqui será competição direta com os trabalhadores brasileiros”, ressalta Charles. No caso dos brasileiros que foram trabalhar a mando das empresas em outros países, a tendência é a redução dos números para esses tipos de casos, principalmente pelos altos custos de manter um funcionário fora do país. Entretanto, esse panorama brasileiro é uma boa oportunidade para empresas e profissionais. “De maneira geral, todos os setores da economia que ofertarem empregos que não exijam conhecimentos técnicos podem se beneficiar, com destaque para a construção civil e infraestrutura. Não há como evitar esta tendência, não somente pela globalização como também pelo atual bom momento que estamos atravessando, dessa forma não será incomum nos próximos anos termos colegas de trabalho oriundos da América Latina, China e do Leste Europeu contribuindo para o crescimento econômico brasileiro”, finaliza o consultor.

ABRIL/MAIO2012


ESPORTE

Pole Dance Fitness POR MAIARA LIMA

CONHEÇA TODO O POTENCIAL ESPORTIVO E ARTÍSTICO DO POLE DANCE

FOTOS: DIVULGAÇÃO

FOTO: VALQUIRIA CALIXTO

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

38 WWW.QREVISTA.COM.BR

A

ntes associado a casas noturnas, o Pole Dance hoje é reconhecido como uma atividade física e se desdobra em diferentes gêneros como o Pole Dance Fitness e o Pole Dance Street. O objetivo é desmistificar a prática aproximando o Pole Dance do esporte e da arte, mostrando os seus benefícios e que é preciso muita força e dedicação para desenvolver a atividade. A principal barreira do Pole Dance é a ideia de que esse tipo de dança sempre tem um apelo sensual, mas para evitar esse preconceito a modalidade conta com campeonatos que ajudam a mostrar todo o potencial esportivo e artístico da prática e a incentivar as praticantes. “Eu sinceramente nunca senti o preconceito por ser algo relacionado com o sensual, acredito que muito disso vem da postura da própria pessoa. O que sinto é um preconceito inverso, de pessoas que acreditam que o Pole só pode ser sensual e criticam as performances mais acrobáticas, ou que tem outro tipo de expressão artística, como humor”, afirma Rafaela Montanaro, vencedora do Campeonato Brasileiro de Pole Dance e do Campeonato Sulamericano de Pole Dance de 2009. Hoje, a prática está sendo desmitificada e ganhou várias adeptas por seus benefícios, pois exige força e resistência. “Eu acho que o Pole Dance é um desafio, além de trabalhar o corpo, trabalha também a auto-estima e se torna um desafio, porque a medida que fortalecemos os músculos, ganhamos mais e mais movimentos e o desejo é sempre de avançar mais um passo,” conta a fonoaudióloga Silvana das Neves Castello, que há três meses pratica o Pole Dance como atividade física. “Tem o benefício físico porque melhora muito a força abdominal e de membros superiores, flexibilidade, resistência aeróbica, ritmo e coordenação, mas tem também o lado psicológico, por ser uma dança e algo no qual estamos sempre superando nossos limites; a auto estima também é beneficiada. Qualquer pessoa que esteja apta a praticar atividades físicas pode praticar Pole Dance,” ressalta Rafaela. As aulas são ministradas por níveis e o grau de dificuldade vai evoluindo conforme o desenvolvimento de força de cada aluna, sendo o fireman básico (a famosa descida do bombeiro) o movimento mais conhecido. “A maioria dos movimentos do Pole Dance exige bastante força física, por isso, quando falamos de treinamento contínuo não indicamos para gestantes, adolescente em desenvolvimento e crianças. Mas temos muitos movimentos que servem para alongar, relaxar e brincar e esses podem ser executados por todos, basta preparar a aula de acordo com a aluna,” afirma Valquiria Calixto, professora de Pole Dance. Com diferentes origens, em cada lugar o Pole Dance tem relatos de ter se originado a partir do Malkhamb, uma forma de treinamento para lutadores que teve origem durante o século 12 na Índia, onde os atletas usam um poste de madeira e tem que executar vários movimentos similares aos utilizados hoje no Pole Dance. A atividade, como é conhecida atualmente, teve o primeiro registro em 1968 nos Estados Unidos e foi popularizada nos anos 90. Aqui no Brasil a prática só ganhou destaque com a personagem Alzira, interpretada pela atriz Flavia Alessandra, na novela Duas Caras exibida pela Rede Globo. “Sem dúvida, o yoga também influencia muitos movimentos do Pole Dance, mas cada canto do mundo tem uma versão de sua origem e uma vertente diferente, como o mastro chinês, por exemplo. Depois da novela, a dança começou a se popularizar e as pessoas passaram a buscar mais informações sobre a prática”, afirma Valquiria.

ABRIL/MAIO2012


SAÚDE

LAÍS MULLER

Sódio: o vilão nos alimentos

FOTO LÚ BENEDETTI

NUTRICIONISTA

ASSOCIADO A UMA SÉRIE DE DOENÇAS CRÔNICAS, META DO GOVERNO FEDERAL PRETENDE REDUZIR O CONSUMO DE SÓDIO ATÉ 2020

POR MAIARA LIMA

N

o dia de comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril) do ano passado, o governo federal reforçou ações para promover hábitos de vida mais saudáveis, estabelecendo um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos. Mas, somente em 2020 o Brasil estará dentro dos parâmetros, pois o consumo ainda é muito superior às menos de cinco gramas diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “O brasileiro consome sódio por várias fontes, sendo a de adição (temperar a comida com sal) a principal delas. Porém, o consumo tem aumentado também pelo aumento do consumo de alimentos semi prontos, congelados, embutidos, enlatados, salgadinhos e produtos diet, que usam o sal pelo poder de conservação que oferece”, afirma a nutricionista Laís Muller. O macarrão instantâneo, um dos alimentos testados pela PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, chega a ter 90% da quantidade de sódio que um adulto pode consumir por dia, já os pratos prontos desidratados chegam a ter 42% do total que deve ser consumido diariamente. A PROTESTE analisou também os combos infantis das redes de fast food, que chegam a ter 400% do que as crianças entre um e três anos necessitam de sódio em um dia. Devido a alimentos como estes, que fazem parte dos hábitos alimentares da população brasileira, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) colocou uma meta para as indústrias de alimentos, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos para reduzirem a quantidade de sal de alguns produtos como: pães, maionese, salgadinhos, macarrão instantâneo, entre outros. Mas, como muitas pessoas culpam a falta de tempo para abusar de produtos semi prontos, a especialista dá algumas dicas de como driblar esta situação. “A palavra é PROGRAMAÇÃO. Os embutidos podem ser trocados por ovos, que também são super práticos de se preparar. Dentre os queijos existe os bancos, como a ricota, que possuem menos sal. Já as carnes podem ser pré-temperadas (com temperos naturais, ervas desidratadas e pouco sal) e hoje estabelecimentos comerciais possuem várias redes de fast food voltadas para a alimentação saudável ou com opções mais saudáveis, basta se informar e estar disposto a trocar os combos pela antiga opção do arroz, feijão, salada e carne”, ressalta Laís. A estratégia do governo visa diminuir as mortes em decorrência de doenças cardiovasculares, conhecidas por serem umas das que mais matam no mundo e que só no Brasil são responsáveis por 33% dos óbitos por causa conhecida. “O elevado consumo de sal favorece um acúmulo maior de líquido no organismo, o que aumenta o volume circulante. Assim, o coração acaba tendo que trabalhar mais para bombear um volume sanguíneo maior, aumentando a pressão arterial, sobrecarregando o rim e comprometendo o processo de desintoxicação. A doença cardiovascular é causada por vários fatores, entre eles a hipertensão, que está diretamente relacionada ao consumo excessivo de sal. Dessa forma, controlando esse consumo, contribuímos para a prevenção desse tipo de doença,” finaliza a nutricionista. WWW.QREVISTA.COM.BR

ABRIL/MAIO2012 99


BEM ESTAR

SAIBA QUAIS PROPRIEDADES DO CHÁ VERDE REALMENTE PODEM AJUDAR NA SUA SAÚDE POR MAIARA LIMA

POR MAIARA LIMA

O

Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia Sinensis, muito popular na China e no Japão, que há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, mas por ter algumas propriedades benéficas à saúde virou febre entre os brasileiros, que acreditam que o seu consumo acarreta em uma vida mais saudável. Mas, afinal, quais são os mitos e benefícios do chá verde? Objeto de vários estudos recentes, segundo o American Journal of Clinical Nutrition, o chá verde pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura, pois seu extrato possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína. Já de acordo com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a tese de doutorado 40 WWW.QREVISTA.COM.BR

da farmacêutica Camila Alexandrina Viana de Figueiredo aponta a eficácia do chá verde também na ação imunológica do corpo, mas é preciso ficar atento aos inúmeros atrativos a ele associados. “Sempre vão existir alguns alimentos que estão na moda, com grande propaganda e enfoque da mídia, então é preciso cuidado na hora de avaliar se realmente existe comprovação ou se há um exagero na divulgação. No caso do chá verde, para se obter os benefícios é necessário um consumo regular e diário, tendo mais resultados para o organismo quando aliados a uma dieta variada e equilibrada”, afirma a nutricionista funcional Manoela Baptistella Cabral. De acordo com a especialista, o primeiro passo para absorver as propriedades do chá verde de maneira correta é saber preparar esse tipo de chá.

MANOELA BAPTISTELLA CABRAL NUTRICIONISTA FUNCIONAL

FOTO LÚ BENEDETTI

Mitos e benefícios do Chá Verde

É importante que a água não seja fervida, apenas aquecida. Aqueça a água e desligue o fogo assim que surgirem as primeiras bolhas (antes de entrar em ebulição). Acrescente a erva, abafe ou tampe por 2 a 3 minutos, coe e está pronto para o consumo. Para 1 litro de água, o ideal é utilizar de 2 a 3 colheres de sopa da erva. No início, é interessante começar com apenas uma colher de sopa para acostumar com o sabor, que é bem amargo. Também é possível preparar a bebida e armazenar na geladeira para o consumo durante o dia, mas é importante frisar que para manter as propriedades nutricionais a bebida não deve ser reaquecida. O recomendado são cerca de 3 a 4 xícaras por dia de chá verde”, ressalta Manoela. Entre os seus benefícios, a nutricionista aponta que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, é termogênico, acelerando o metabolismo e colaborando na perda de gordura e, além disso, atua de forma positiva na saúde cardiovascular e no sistema imunológico, ajuda a reduzir níveis plasmáticos de LDL- colesterol e do colesterol total e alguns estudos também indicam que o seu consumo aponta para a prevenção de alguns tipos de câncer, devido a sua ação quimiopreventiva. Mas, por ser também um estimulante, deve ser evitado por alguns pacientes. “Pessoas com pressão alta e que utilizam medicamentos anti-hipertensivos devem evitar o chá verde, pois devido a presença da cafeína, pode elevar a pressão arterial. Também deve ser restrito para pessoas sensíveis a cafeína e pessoas com dificuldades para dormir devem evitar o consumo do chá verde a noite,” explica a nutricionista. SERVIÇO: MANOELA BAPTISTELLA CABRAL - NUTRICIONISTA FUNCIONAL RUA CAMILO PIRES, 457 - CENTRO - ITATIBA/SP TEL.: 11 4538.4088 MANOELA.NUTRICIONISTA@YAHOO.COM.BR WWW.MANOELACABRAL.COM.BR ABRIL/MAIO2012


CASA E DECORAÇÃO

Telhado Verde

DO CHÃO À PAREDE, O VERDE CHEGA AOS TELHADOS COM INÚMEROS BENEFÍCIOS NÃO SÓ PARA O MEIO-AMBIENTE

F

POR MAIARA LIMA

oi-se o tempo em que os telhados eram apenas a cobertura de uma casa ou edifício. Depois da conscientização para o uso dos telhados brancos para ajudar no combate ao aquecimento global, a nova alternativa sustentável é o uso de telhados verdes, uma opção presente em inúmeras construções no Brasil e no mundo que traz diversos benefícios para você e para o meio-ambiente. Com diferentes sistemas de estruturação, o telhado verde é uma técnica que aplica solo e vegetação sobre alguma superfície normalmente instalada nos telhados ou nas coberturas de prédios e escritórios trazendo diversas vantagens. “Vale citar o aumento da biodiversidade, aumento da retenção de água da chuva, redução da emissão de carbono, redução da amplitude térmica no interior dos edifícios, aumento da durabilidade dos prédios e fomento da socialização nos jardins instalados,” afirma João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado. Aliar estruturas verdes à arquitetura dos prédios não é nenhuma novidade, mas como seus benefícios são inúmeros, os telhados verdes são uma prática em franco crescimento no país. “Foi percebendo o grande potencial de negócio aliado à causa ambiental da sustentabilidade que a ideia da empresa Ecotelhado surgiu e atingimos a marca de 65 mil m² de telhado verde instalados. É por conta destes benefícios que a nossa empresa prospecta um

52 WWW.QREVISTA.COM.BR

FOTOS DIVULGAÇÃO

crescimento muito grande, não só de seus negócios, mas da conscientização do público na adoção de tecnologias e recursos verdes”, ressalta o diretor. Também chamados de telhados ecológicos, o telhado verde pode ser utilizado em praticamente qualquer construção, desde que sua estrutura seja de alvenaria e tenha base sólida para sustentar a instalação. “Os telhados ecológicos possuem diferentes sistemas (hexa, laminar, galocha, modular e alveolar) utilizados de acordo com a estrutura do local e o objetivo do projeto. O custo varia entre R$ 50 e R$ 120 o metro quadrado e em cada caso/trabalho é elaborado um estudo estratégico que orienta a escolha de plantas que demandem baixa necessidade de manutenção”, explica João. Podendo ser usado como alternativa para diminuir a possibilidade de enchentes e agindo como agente purificador de ar, algumas cidades já veem nos telhados verdes uma solução para transformar as metrópoles. No Líbano, por exemplo, um decreto municipal pretende tornar obrigatória a instalação dos telhados ecológicos em Beirute, pois a cidade possui apenas 0,8 metro quadrado de espaço verde por pessoa. Já no Brasil, o projeto de lei 115/09, de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM), também pretende obrigar a instalação do telhado verde nos edifícios - residenciais ou não - de São Paulo. A medida tem como objetivo diminuir as ilhas de calor, reduzir a demanda de ar condicionado e melhorar o clima.

ABRIL/MAIO2012


CASA E DECORAÇÃO

DECORAÇÃO PARA BANHEIROS U POR MAIARA LIMA

TRANSFORME SEU BANHEIRO COM CRIATIVIDADE E UM POUCO DE COR

FOTOS DIVULGAÇÃO

m dos ambientes mais usados da casa, mas muitas vezes esquecido em meio à decoração, os banheiros saem das sombras neste ano e começam a ganhar destaque entre os ambientes decorados. A ideia é usar a criatividade e dar um toque de cor para transformar o seu banheiro. Entre as tendências para a decoração do banheiro as pastilhas são as mais usadas; inicialmente elas apareciam em pequenas faixas e agora estão até mesmo cobrindo paredes inteiras. “Realmente as pastilhas ganharam um grande destaque na decoração da casa, tornando-se tendência para decorações em banheiros e áreas gourmet. No banheiro, está em alta seu assentamento na vertical e não mais em uma faixa rodeando o banheiro, pois a utilização na vertical torna o espaço mais clean e mais amplo”, afirma Giuliano Pitta, proprietário da GTM Revestimentos. Além de ser uma boa pedida de revestimento para áreas expostas a umidade, um dos grandes atrativos das pastilhas na decoração dos banheiros é a variedade de cores, modelos e combinações que elas permitem. Seja em pequenas faixas, em formato de L ou em uma parede inteira, elas trazem cor para um ambiente em que normalmente as pessoas tendem a não ousar. Outro ponto importante e que pode ser explorado é a escolha das cubas. Aqui é preciso prestar atenção no ponto de equilíbrio entre a altura da cuba e da torneira, pois é primordial que a água fique restrita dentro da cuba e não para fora. “Hoje, o que está em alta no mercado são as cubas de sobrepor - aquelas que ficam sobrepostas a uma bancada de madeira ou granito – e agradam tanto pelas diversas opções em modelos e cores como também pela estética e a aparência marcante de seu banheiro. Para esses tipos de cubas, as torneiras mais indicadas são as bicas altas, tanto de bancada como na própria cuba. Já as cubas tradicionais de embutir, que possuem quatro formatos (redonda, oval, quadrada e retangular), têm as torneiras de bica baixa como as mais indicadas,” ressalta Giuliano. Além de um bom piso e revestimento, as louças e as torneiras também incrementam na decoração do banheiro e um jogo de espelhos também cai muito bem; tudo depende do tamanho, do ambiente e de um pouco de criatividade.

48 WWW.QREVISTA.COM.BR

ABRIL/MAIO2012


CASA E DECORAÇÃO

ERROS NA HORA VEJA AS DICAS PARA DE GANHAR NÃO COMETER EXAGEROS ESPAÇO NA DECORAÇÃO POR MAIARA LIMA

N

FOTOS RICARDO BREDA LOCAL COND. VILLAGE DAS PALMEIRAS

50 WWW.QREVISTA.COM.BR

a tentativa de dar um toque pessoal a nossa casa muitas vezes cometemos erros na decoração escolhendo móveis, cores e até mesmo a iluminação que não favorecem o espaço. Para te ajudar a decorar a sua casa sem exageros, a Q! foi atrás de um arquiteto para apontar as principais regras nesta hora. A primeira dica é fazer um planejamento que atenda as necessidades funcionais do ambiente e buscar o melhor aproveitamento dos espaços. “Existe uma infinidade de estilos, cores, móveis e objetos de decoração que devem apresentar um equilíbrio e harmonia entre si. O importante é não cometer exageros na hora de escolher os itens para compor a decoração e sempre fazer pesquisas de materiais e tendências,” afirma o arquiteto e urbanista Glauco Mantovaneli Bizo. As cores e a iluminação são duas peças chaves para começar. “As cores podem oferecer sensações tanto de amplitude quanto de limitação. Quando a intenção é proporcionar amplitude recomenda-se utilizar as cores claras e suaves, como tons pastéis ou até o tradicional branco. Já as cores mais vibrantes tem efeito contrário, mas isso não impede de utilizar uma cor mais forte no ambiente, desde que seja aplicada apenas em uma parede”, ressalta Glauco. A iluminação também pode iludir a percepção visual de modo positivo em relação ao espaço e podem ser utilizadas a iluminação direta, a indireta - que apesar de possuir menor rendimento é a que produz maior uniformidade de aclaramento no ambiente - e a iluminação mista ou difusora, que diminui o contraste e as sombras duras dos objetos e é muito utilizada para atividades que requerem atenção prolongada sobre objetos e seus detalhes. Os espelhos também já são antigos conhecidos para ampliar um ambiente e, quando ins-

talados no lugar e na posição adequada, deixam o ambiente mais iluminado. Mas o especialista também aponta algumas dicas e cuidados para usá-los: “Analise o local onde se colocará o espelho, para que não seja refletido nada indesejado. É interessante colocar um espelho grande na parede que dá frente para a porta de entrada, ou hall de entrada, pois, ao entrar, a primeira impressão é de amplitude. Modelos sem moldura auxiliam na percepção de um espaço maior; e um espelho preenchendo toda a face de uma parede é um perfeito aliado na decoração, podendo substituir os quadros”. Eliminar paredes e utilizar portas de correr também são diferenciais que vem sendo adotados para deixar um ambiente multifuncional e que pode se adaptar a qualquer situação. “A eliminação das paredes desnecessárias é uma boa estratégia para romper as barreiras e integrar os cômodos, tornando-os mais amplos. Quando realmente é necessária a utilização de divisórias de setorização dos ambientes, uma solução funcional e dinâmica é substituir uma parede por uma porta ou painel de correr”, finaliza o arquiteto.

EVITAR: • Utilização de pisos diferentes em um mesmo espaço, pois interfere na continuidade visual e apresenta um ambiente menor; • Layout dos móveis mal planejados; • Projeto de iluminação incorreto; • Uso incorreto de cores, texturas e materiais nas paredes.

ABRIL/MAIO2012


THE MAMAS AND THE PAPAS

FOTOS: DIVULGAÇÃO

MÚSICA

COLABORAÇÃO COLLETTE PIRRÓ E ROSI CELES POR MAIARA LIMA

C

om sucessos como: Monday Monday – California Dreamin – San Francisco - Dream A Little Dream e Dedicated To The One I Love, o grupo vocal norte americano The Mamas and the Papas, um dos símbolos do movimento hippie dos anos 60 e 70, que deixou registrado no acervo da música mundial verdadeiros hinos de paz e amor, voltou ao Brasil no último mês de março, para uma série de apresentações no território brasileiro. O grupo que teve o álbum de 1996, If You Can Believe Your Eyes and Ears, listado pela Revista Rolling Stone entre os 500 melhores de todos os tempos, passou por várias formações graças à direção de John Philips, criador e vocalista da banda e também compositor da maioria dos sucessos. Após falecer em março de 2001, John foi substituído pelo seu diretor musical, o maestro Jhon Kito, que trabalha com o grupo desde a sua formação, quando ainda tinha apenas 18 anos. O grupo continua se apresentando em todo o mundo, mantendo o nome, a tradição e a magia das melodiosas, românticas e alegres canções que embalaram os anos 60 e 70. Na sua atual formação, The Mamas and the Papas honram a tradição dos grandes vocalistas que passaram pelo grupo, hoje as “MAMAS” são: Crissy Faitt, que foi backing vocal de grandes artistas e já participou de vários musicais da “Broadway”, e Janelle Sadler, que também já foi backing de vários artistas. E os atuais “PAPAS” são: Manny Moreira, que já cantou com John Secada, Jimmy Cliff, Gloria Estefan entres outros, e Jeffrey Ross, tenor e exímio guitarrista. Durante a passagem do grupo pelo Brasil, a Q! conseguiu uma entrevista exclusiva com a atual formação da banda comentando sobre os sucessos que atravessam gerações e o cenário da música atual. Confira: - As canções “Monday, Monday” e “California Dreamin” são conhecidas até hoje. Para vocês, como é fazer parte de algo que perdura por tantos anos? TMATP - É mais que gratificante. Três anos antes de sua morte, em 2001, John Phillips, (criaWWW.QREVISTA.COM.BR

dor e vocalista de The Mamas & The Papas), nos reuniu com o propósito de dar continuidade ao trabalho do grupo. Levar a tradição e o nome THE MAMAS & THE PAPAS mundo afora é uma grande responsabilidade, mas motivo de muito orgulho para nós quatro. (Mamas: Criss Faith e Janelle Sadler; e Papas: Jeffrey Ross e Manny Moriera). - Por que vocês decidiram voltar a fazer apresentações no Brasil neste ano? Podemos esperar novidades da banda? TMATP - THE MAMAS &THE PAPAS nunca deixou de fazer apresentações ao vivo. O Tour pelo Brasil e América Latina este ano faz parte dos grandes shows que realizamos por todo o mundo. A última apresentação do grupo no Brasil foi em 1999. Mas, com certeza, os fãs podem esperar algumas novidades. Nossa agenda no Brasil inclui cidades como Natal, Brasília e São Paulo. - Mesmo formada em pleno movimento hippie, por que vocês acreditam que as mensagens das músicas do The Mamas and the Papas perduram até hoje? TMATP - As composições de John Phillips, criadas no auge dos anos 60, durante o movimento hippie, mexiam com a cabeça de muitos jovens, e isso acontece até hoje. São canções românticas e alegres, que falam de amor e paz. E amor e paz é o que todo mundo deseja ter, sempre. - Como vocês analisam as transformações no cenário musical de 1960 até hoje? Quais artistas atuais vocês consideram que fazem um bom trabalho? TMATP - Com certeza, THE MAMAS & THE PAPAS deve ter sido influência para muitos, no cenário musical. As coisas melhoraram com relação às novas tecnologias e estrutura. A música é uma linguagem universal e atinge todos os gostos, então estamos todos bem servidos. Independente do estilo e do ritmo, a música sempre tem artistas de muito talento para representá-la. ABRIL/MAIO2012 59


TECNOLOGIA - GAMES

SUCESSOR DO NINTENDO WII SERÁ DUAS VEZES MAIS POTENTE QUE O XBOX 360 E O PLAYSTATION 3

POR MAIARA LIMA

26 WWW.QREVISTA.COM.BR

ABRIL/MAIO2012

FOTOS DIVULGAÇÃO

A

presentado pela primeira vez na E3 - principal evento de jogos dos EUA - de 2011, o sucessor do Nintendo Wii é a aposta para o mercado de games neste final de ano. A expectativa da Nintendo é entregar um console digno da ‘nova geração’ e apresentar as principais novidades e a versão final do Nintendo Wii U na E3 deste ano, que acontece entre 5 e 7 de junho em Los Angeles. O novo videogame da Nintendo permite que o gamer inicie uma partida no televisor e continue na tela do controle, um dos seus diferenciais. A promessa também é de que o Nintendo Wii U seja duas vezes mais potente que o Xbox 360 e o PlayStation 3. “O primeiro impacto vai ser na parte gráfica superior aos do Xbox360 e ao do PS3 . Temos que levar em conta também que o Wii U é o primeiro videogame da Nintendo a suportar gráficos em alta definição. O novo Nintendo Wii U rodará jogos antigos do atual Nintendo Wii e a grande novidade é o seu controle, que é bem parecido com um Tablet, pois possui uma tela de 6,2 polegadas sensíveis ao toque. O controle também permite que o usuário transfira o jogo da sua televisão para o controle, dispensando o uso da TV”, afirma Marcelo Massaro, proprietário da Virtual Games. Além de apostar no controle que pode funcionar como prancheta ou tela particular, o console também é compatível com o joystick Wii Remote do atual Nintendo Wii e pode criar várias possibilidades de jogo como, por exemplo, colocar o controle tablet no chão exibindo uma bola na areia enquanto usa o Wii Remote como um taco para jogar golf. Dessa forma, a expectativa para os jogos 3D é grande. “Como o console é de ultima geração e utiliza processador gráfico bem superior ao dos concorrentes, todos esperam gráficos muito mais detalhados dos que existem hoje no mercado. Além da parte gráfica e do controle em formato de Tablet, a Nintendo está atenta ao modo online, quase inexistente na geração do Nintendo Wii. Ela quer reparar o erro e já está desenvolvendo uma rede similar à PSN (PS3) e a LIVE (XBOX 360),” ressalta Marcelo. Para o Nintendo Wii U, os principais jogos são o Zelda HD, Super Mario Bros. Mii , Mario Kart HD, Darksiders 2 e Ghost Recon OnLine. Segundo o CEO da Nintendo, Satoru Iwata, o lançamento deve ocorrer entre junho e dezembro de 2012, por isso a expectativa é que o Nintendo Wii U esteja a venda bem a tempo do Natal.


VEÍCULOS

SAIBA COMO ESCOLHER UM

CARRO USADO

A DICA É NÃO SE DEIXAR LEVAR PELAS APARÊNCIAS POR MAIARA LIMA

FOTOS LÚ BENEDETTI

POR MAIARA LIMA

34 WWW.QREVISTA.COM.BR

O PROCON também aponta que, ao vender um carro usado, o fornecedor deve detalhar na nota fiscal todos os problemas dele. Se ele não fizer isso, o consumidor pode exigir, por escrito, que o fornecedor detalhe os defeitos existentes nele. Assim, o consumidor tem direito de reclamar, se aparecer um defeito diferente, dentro do prazo de garantia. Duas dicas que podem te dar pistas sobre a real condição do veículo são “escutar” o carro para saber quais barulhos não são usuais e também prestar atenção na qualidade dos estofados. Quando um dono cuida bem do carro, mesmo depois de usado, os bancos estão em boas condições, o que pode ser um bom sinal para o interior do veículo e cuidados, por exemplo, com o motor. Também fique atento às modificações feitas na lataria, motor ou equipamentos do carro, que devem aparecer no documento do veículo. O número do documento do carro deve ser igual ao do chassi (gravado perto do motor e no vidro) e o consumidor pode consultar o DETRAN para obter informações sobre a situação do veículo. SERVIÇO PAQUITO AUTOMÓVEIS AV. SENADOR LACERDA FRANCO, 115 - CENTRO - ITATIBA/SP TEL. (11) 4538.0919 • ID 55*120*4295 PAQUITOAUTOMOVEIS@YAHOO.COM.BR

ABRIL/MAIO2012 Q

revista

N

a hora de comprar um carro, muitas vezes deixamos nosso gosto pessoal falar mais alto, principalmente em relação ao modelo ou a cor, mas quando se trata de comprar um carro usado ou seminovo, prestar atenção nos detalhes é essencial para não levar gato por lebre. Antes de começar a procurar é importante saber que o Código de Defesa do Consumidor só protege o comprador de veículos usados nos negócios feitos em estabelecimentos comerciais, como concessionárias ou estacionamentos, já a compra e venda entre particulares é regulada pelo Código Civil. “O primeiro passo é ir atrás de uma loja idônea ou de sua confiança e verificar valor, procedência, documentação e o estado geral do veículo”, afirma Marcos Henrique Dian, proprietário da Paquito Automóveis. Entre os modelos mais procurados de seminovos estão os carros populares, como Celta, Palio, Corsa e Gol. Se você não souber quais itens deve analisar para ver as condições do veículo pode fazer um teste drive para tentar estudar o carro ou pedir ajuda de um profissional. “Leve o carro em um mecânico para que ele avalie o estado da funilaria, do motor e da parte elétrica e verifique a documentação. É muito importante verificar se o veículo não possui alguns débitos ou restrições, tais como: multas, IPVA atrasado, financiamento ou penhora. Também é possível verificar se o carro esteve envolvido em algum acidente ou algo ilegal pelo despachante policial ou alguns sistemas especializados no assunto,” ressalta Marcos.

Ainformaçãoquefica! ®


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.