Contos Perdidos: Lendas do folclore brasileiro

Page 1

ANHANGÁ

Inimigo do Tupã, o Anhangá é um espírito muito poderoso, que protege as matas, os rios e os animais selvagens. Geralmente, ele aparce como um veado enorme e de cor branca, olhos vermelhos como o fogo e chifres pontudos. Mas também pode ser um tatu, homem, boi ou pirarucu. Dizem as lendas que ele pune os caçadores que maltratam os animais e a floresta. Os invasores que derem o azar de dar de cara com ele, podem leva várias pauladas invisíveis pelo corpo, chifradas e coices, e o pior cair no encanto de ilusões mágicas desse ser, que farão o perde-se pela mata ou coisa pior...... Mas é possível oferecer aguardente ou fumo de rolo a ele, pedindo sua proteção.

Queimar castanhas de caju e fazer cruzes com madeiras da própria floresta também o afastavam. No entanto, isso só funcionava se o caçador se comportasse direito...

O Anhangá enganava os caçadores desviando de suas balas, mas direcionando o alvo dos ritos para pessoas queridas a eles. Mais ainda, pode provocar febres, visões, delírios e alucinações nos caçadores. Acreditam os mais antigos que esse espírito da natureza tenha surgido junto com as florestas, sendo tão velho como as árvores mais anciãs da Amazônia.

MAS CUIDADO, SE O ANHANGÁ APARECE PARA ALGUÉM, É SINAL DE DESGRAÇA E MAU AGOURO.

4
5
6

CAboClO D’áGUA

Uma criatura misteriosa com um corpo completamente musculosa, troncuda e com pele em um tom de bronze acabou setornando o maior tormento dos pescadores e barqueiros que ousassem cruzar seu caminho.

Muitos o descrevem, como uma entidade ágil e altamente poderosa, pode facilmente estar em diversos lugares ao mesmo tempo além de ter a capacidade de ter a forma do animal que quiser Quer saber seu nome? É Caboclo d’água, um ser que travesso e perigoso, que vive tanto dentro dos rios, como na terra se tornando um réptil só que com corpo de homem, e quando vai atacat os pescadores, ele não perde tempo, agarra o

fundo das canoas e barcos movimentando-as até que as mesmas possam virar.

Pode ter certeza de que se o mesmo te localizar, vai fazer de tudo para expulsar todos os cardumes que estejam em volta de seu barco.

Fiquem tranquilos, porque o povo lque vivi la pelas bandas Mariana criou a ACAM, a Associação de Caçadores de Assombração de Mariana com o intuito de acabar com todas as peripécias, prejuízos e mortes que essa criatura causa.

E SE UM DIA CONSEGUIREM O

CAPTURAR, E IRÃO CONSEGUIR, NÃO TERA MAIS O QUE TEMER.

7

CApELObo

Fique esperto, o Capelobo pode aparecer com duas formas: como animal - onde parece com uma anta, porém com características mais distintas, é maior que uma anta comum, é mais veloz apresenta um focinho mais parecido com o de um cão ou porco, e longos cabelos - e forma humana: ele aparece com o corpo metade homem, com o focinho de tamanduá, e corpo bem arredondado. É muito rápido e vive correndo pelas matas próximas aos rios e em regiões de várzeas.

Emitindo sons altos e bem assustadores, essa besta costuma sair pela parte da noite, rondando as casas e acampamentos que ficam dentro pu perto das florestas, costuma apanhar cães e

gatos bem novinhos, mas quando decidi capturar um animal maior ou um homem, ele quebra o crânio e come o cérebro ou bebe o sangue das vítimas.

MAS LEMBRE-SE, ELE SÓ PODE

SER MORTO COM UM FERIMENTO CERTEIRO NO UMBIGO.

8
9
10

MApINGUARI

Diz a lenda que no interior da Floresta Amazônica vive um monstro terrível, um gigante que esta sempre faminto e é completamente coberto de pelos, com um olho só e uma bocarra imensa no lugar do umbigo. De braços longos e garras afiadas, o Mapinguari vaga pela mata em busca de animais e pessoas para... devorar!

O Mapinguari emite um gritos semelhantes ao grito dado pelos caçadores. Se alguém responder, ele logo vai ao encontro do desavisado, que acaba perdendo a vida. A criatura é selvagem e não teme nem caçador, porque é capaz de dilatar o aço quando sopra no cano da espingarda.

Os ribeirinhos amazônicos contam muitas histórias de

grandes combates entre o Mapinguari e valentes caçadores.

O Mapinguari sempre leva vantagem e os caçadores que conseguem sobreviver, muitas vezes ficam aleijados ou com terríveis marcas no corpo para o resto de suas vidas. Há quem diga que o Mapinguari só anda pelas florestas de dia, guardando a noite para dormir.

Quando anda pela mata, vai gritando, quebrando galhos e derrubando árvores, deixando um rastro de destruição. Outros contam que ele só aparece nos dias santos ou feriados.

DIZEM OS MAIS VELHOS QUE ELE SÓ FOGE QUANDO VÊ UM BICHO-PREGUIÇA.

11

MATINTA PEREIRA

Antigamente uitas pessoas diziam que suas casas eram assombradas durante à noite por um pássaro.

O mesmo pousava nos telhados ou nos muros das casas emitindo um assobio alto e estridente para que os moradores deem conta de sua presença. Esse pássaro na verdade era uma bruxa, chamada Matinta que costuma aparecer durante a noite ou a madrugada perturbando seu sono.

Com isso, todos acabam por oferecer coisas para que o mesmo vá embora e as deixe em paz. No dia seguinte, com o aspecto de bruxa, Matinta vai às casas e recebe o que lhe foi prometido na noite anterior.

Se não lhe for entregue o combinado, ela amaldiço a todos os moradores da casa, com doenças ou mesmo com mortes.

A maldição de Matinta pode ser passada para outras pessoas. Assim, quando a velha bruxa já está pronta a morrer, ela indaga outras mulheres sempre perguntando somente “se querem”.

SE, PORTANTO, A RESPOSTA FOR POSITIVA, A PESSOA CARREGARÁ ESSA MALDIÇÃO, PASSANDO A SER A MATINTA

12
13
14

ONçA CElESTE

No início dos tempos e do espaço, antes de se fixarem no céu, Guaraci, o Sol e sua irmã mais nova Jaci, a Lua, habitavam a terra e viviam juntos. Um dia os irmãos encontraram Charía, a onça, pescando em um rio. Com o objetivo de importuná-la, o Sol mergulhou e mexeu o anzol de sua vara de pescar. Charía puxou o anzol vazio, caindo para trás. A Lua, também querendo brincar, disse para o irmão “Agora é a minha vez”.

Então ela mergulhou e deslizou em direção ao anzol. No entanto, Charía foi mais rápido: pescou a Lua e a matou com um bastão de madeira. Depois, ele a levou para casa como se fosse um pescado para comer com sua mulher.

Quando Onça e sua mulher estavam cozinhando a Lua, o Sol chegou e foi convidado por Charía a comer com eles.

O Sol agradeceu pede que não jogassem fora os ossos do pescado, pois gostaria de levá-los consigo. Após recolher os ossos, o Sol levou-os para longe e utilizando sua própria divindade, ressuscitou sua irmã mais nova.

QUANDO VOCÊ VIR UM ECLIPSE AGORA VOCÊ SABE, É A LUA SENDO DEVORADA PELA ONÇA CELESTE, A COR AVERMELHADA É O PRÓPRIO SANGUE DE JACI QUE SÓ RESSURGE EM TODA A SUA PLENITUDE, COMO LUA-CHEIA, PORQUE SEU IRMÃO MAIS VELHO, O SOL, A RESSUSCITA E A SALVA.

15

PIsADEIRA

Uma mulher alta e magra, com unhas grandes e dedos compridos, olhos vermelhos e extremamente arregalados, cabelos bem brancos e desgrenhados, muitos dizem que escutam gargalhadas extremamente assustadoras e ao sorrir só mostra seus dentes sujos e verdes, se tornando então uma criatura estranha e horripilante. Estamos falando dela, a terrível Pisadeira, que passa o seu tempo nos telhados das casas só observando aqueles que irão comer muito no jantar para que consiga entrar em ação. Se você dorme com a barriga para cima tome muito cuidado, pois a mesma costuma pisar no peito das

pessoas deixando-as em estado de paralisia trazendo um enorme desespero por não conseguirem sair dessa situação.

VOCÊ PODE DIZER QUE É

APENAS ANALOGIA A PARALISIA DO SONO, MAS.............. VAI QUERER MESMO ARISCAR?

16
17
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.