Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental

Page 63

Guia Prático De Matriciamento Em Saúde Mental

ampliar a socialização da a socialização da pessoa com problemas mentais, potencializar o acesso aos serviços de saúde ao aumentar a adesão ao tratamento.

Saiba mais! • Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde/Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ Departamento de Gestão da Educação na Saúde (2009).

3.3 Intervenções terapêuticas na atenção primária à saúde Na abordagem dos pacientes com sofrimento emocional/transtorno mental na atenção primária, não há mais dúvida de que os profissionais podem e devem atuar nesse nível de atenção, exercendo algum grau de cuidado. Do acolhimento ao tratamento farmacológico ou não farmacológico, devem atuar como terapeutas e gestores da atenção, referenciando aos serviços de saúde mental quando necessário. Para tanto, a atuação dos profissionais da atenção primária em conjunto com os profissionais especialistas em saúde mental pode ser determinante para o sucesso terapêutico e a segurança dos profissionais da APS.

É muito importante que os profissionais da atenção primária – agentes de saúde, auxiliares de enfermagem, odontólogos, médicos, enfermeiros e outros – estejam convencidos de que são capazes de oferecer cuidados em saúde mental.

62


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.