Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental

Page 114

♦realização ♦ de novas conversas com pessoas da equipe; ♦participação ♦ nas atividades físicas ou de trabalhos manuais realizadas nos diversos grupos de apoio organizados nas unidades; ♦busca ♦ de espaços sociais comunitários em que eles também se sintam apoiados, tais como igrejas, ONGs, atividades artísticas e esportivas etc. Mas muitas vezes é necessário tratar de forma mais estruturada, seja com medicamentos ou por meio de uma intervenção de apoio psicossocial na atenção primária, ou mesmo uma intervenção psicoterápica especializada.

Princípios norteadores da necessidade de tratar os casos, inclusive com medicamentos

CAPÍTULO 4 – Situações comuns da saúde mental na atenção primária

Quando o paciente tiver compreendido que há relação entre sofrimento psíquico e sofrimento físico, em grande parte dos casos ele irá precisar apenas de suporte para se fortalecer e superar seus problemas. A equipe deve oferecer espaços de escuta e de apoio que possam beneficiá-lo, tais como:

• Quando critérios classificatórios indicam a presença de um transtorno mental confirmado, seja um transtorno de ansiedade, de depressão ou uma somatização crônica. Os critérios que, segundo as classificações internacionais, definem esses quadros podem ser encontrados no Cartão Babel, ao final deste guia prático. Caso esses transtornos apresentem-se com intensidade moderada ou grave, a terapêutica medicamentosa irá propiciar aos pacientes alívio do sofrimento e fortalecimento para enfrentar os problemas de suas vidas que contribuíram para o adoecimento. • Quando o paciente apresenta comprometimento funcional, com prejuízo de sua vida pessoal, familiar e laborativa. 113


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.