Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental

Page 104

Os transtornos mentais são, em sua maioria, doenças crônicas que representam um dos principais desafios de saúde para o desenvolvimento global nas próximas décadas. Ameaçam a qualidade de vida de milhões de pessoas e geram grande impacto na economia dos países. A clarificação do que é válido e relevante em termos de fatores de risco para os transtornos mentais é importante para a implementação de várias ações assistenciais e de pesquisa.

CAPÍTULO 4 – Situações comuns da saúde mental na atenção primária

patologias em nível mundial. Se as projeções estiverem corretas, caberá à depressão, nos próximos 20 anos, a segunda posição entre as principais causas de doença em todo o mundo. Além disso, ao redor do globo, cerca de 70 milhões de indivíduos sofrem de dependência ao álcool e outros 24 milhões de esquizofrenia. Um milhão de pessoas comete suicídio anualmente, sendo que entre 10 e 20 milhões tentam suicidar-se. Rara é a família poupada de um encontro com perturbações mentais (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2001).

O termo risco é usado para definir a chance de uma pessoa sadia vir a adquirir uma doença, quando exposta a determinados fatores, sejam ambientais ou hereditários. Fatores de risco não são determinantes de uma doença ou um transtorno, mas quando presentes estão associados ao aumento da probabilidade de uma pessoa vir a desenvolvê-la.

103


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.