Guia de Auto Construção | Telhado Telha Francesa

Page 1

Apresentação

Tratamento da madeira da estrutura

Montagem da trama

Este guia foi feito para auxiliar a autoconstrução de coberturas simples (telhados de uma água) e de tamanhos reduzidos com telhas cerâmicas. Ressaltamos que para coberturas com um maior grau de complexidade existem outras necessidades e outros métodos a serem seguidos.

Existem várias formas de tratamento para a madeira para que ela se conserve por muito tempo mesmo sujeita à ação do tempo. O tratamento de carbonização é recomendado para a fundação da estrutura e para a parte exposta é recomendado usar óleo queimado.

O telhado é composto por terças, caibros e ripas.

Materiais Você vai precisar de

Madeira | Podem ser usadas madeira

está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. goo.gl/ZZJn6v Licença Creative Commons O trabalho Guia de Auto Construção disponível em

serrada ou roliça. Nesse guia será usada a madeira roliça para as estruturas do telhado, terças e caibros e madeira serrada para ripas.

Pregos de diferentes tamanhos (preferência para pregos longos e grandes e pregos médios) Martelo Serra Nível

a) Tratamento por carbonização: coloque a madeira estendida no chão, deixando exposta ao fogo apenas a parte que ficará enterrada no solo. Se a parte a ser enterrada for de 50cm, carbonize 20cm a mais. À medida que as peças começarem a queimar vá girando-as e apagando as brasas. Deixe carbonizar de todos os lados, mas cuidado para que haja carbonização somente da parte de fora da madeira. O interior não deverá ser atingido, para que se mantenha forte e resistente. b) Tratamento por óleo queimado: Pode ser usado óleo velho descartado de caminhões ou automóveis, pode ser misturado ao óleo veneno para cupim. Pode-se também misturar óleo diesel novo para graduar a cor. Passar quantas demãos for necessário para cobrir toda a extensão da madeira. Usar pincel para aplicar o óleo queimado. Esperar a secagem completa para utilização. Secar preferencialmente em ambientes abertos com grande ventilação e exposição ao sol.

foi elaborado por Aline Maracahipe, Ana Luiza, Cintya Ornelas, Jessica Castro, Emanuelle Faria, Felipe Fernandes, Larissa Gusmão, Luiza Barbosa, Luís Siqueira, Thamires Lorena no outono de 2016. GUIA de AUTO CONSTRUÇÃO - Telhado Colonial de Meia Água -

Trena Telhas Francesas Tamanho médio: 41 x 24 cm Peso aproximado: 2,4 kg Inclinação recomendada: De 30% a 45% Rendimento médio: 17 peças por m²

GUIA de AUTO CONSTRUÇÃO

Fundação Marque os locais de instalação e faça furos de 40x40 cm e com 90 cm de profundidade na base de cada pilar. Deposite cerca de 10 cm de brita compactando bem. Posicione o pilar de madeira e preencha com concreto.

Instalação feita com encaixe lateral.

Tenha atenção à inclinação necessária para o escoamento da água. O seguinte quadro mostra as variações de inclinação. Com até 3 metros de comprimento o telhado precisa ter no mínimo 30% de inclinação.

O espaçamento e o dimensionamento das peças é dado da seguinte forma:

Pilar tratado Piso

Concreto

Terreno natural Brita compactada

Estipulando a quantidade Meça a área a ser coberta e acrescente a área de beiral. Divida pela área da telha (984cm) e obtenha a quantidade de telhas necessárias.

Partes do telhado Terças A distância entre as terças deve ser no máximo 1,5m. O diâmetro utilizado é de 15cm.

Caibros

Telhado de Meia Água

Telha Francesa

Armazenamento recomendado Escolha um lugar plano e nivelado e prepare-o com uma camada de areia. As telhas devem ser empilhadas na vertical para evitar a quebra, exceto as que ficarem na lateral para evitar o tombamento. As imagens exemplificam duas das formas possíveis de se armazenar o material. Ao empilhar fileiras, a altura máxima deve ser de 3 telhas.

A distância entre os caibros deve ser de 40cm. O diâmetro utilizado é de 8cm.

Ripas O espaçamento das ripas varia de acordo com o modelo da telha e sempre demanda um gabarito chamado “galga”. As ripas têm seções mais comuns de 5 x 2 cm.


Montagem e fixação das peças

Faça os enxaixes no pontalete de apoio da Terça do meio e a fixe na viga dda estrutura com pregos ou parafusos.

Primeiro, faça os encaixes e fixe os pilares nas vigas. Parafuse a peça.

Os caibros devem ser fixados nas terças com pregos grandes (capazes de perfurar ao menos metade da terça).

As terças são encaixadas na estrutura do telhado. Faça os dois tipos de encaixe. Os encaixes da peça do centro são complementares à peça que foi feita no último passo. As peças das extremidades são cortadas. Faça os encaixes, depois parafuse a peça.

Montagem das telhas

Nos espaços que ficarem no final ou início de algumas fileiras, deve-se colocar meia telha francesa.

Inicie o telhado pela fileira de baixo, no sentido da direita para a esquerda, encaixando uma telha na lateral da outra.

Vista geral Na fileira de cima a primeira telha deve ser encaixada sobre a primeira e segunda telha da fileira debaixo.

Assim como os caibros as ripas devem ser fixadas com pregos. Podem ser colocados mais de um prego para melhor fixação. Como a primeira fileira de telhas não possui nenhuma telha como apoio esta deve conter duas ripas (uma em cima da outra).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.