Objetos de Aprendizagem

Page 1

RECURSOS INFORMÁTICOS PROJETADOS PARAO ENSINO DE CIÊNCIAS: BASES EPISTEMOLÓGICAS IMPLICADAS NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Nomes:Luciane Abertol Willers, Kauannee Tobim Turma :C


Este trabalho apresenta e discute como são analisados os aspectos epistemológicos que subjazem à construção e ao desenvolvimento de objetos de Aprendizagem no ensino de Ciências.


O autor trás como preocupação não apenas retomar estudos e reflexões já realizadas, mas explicar dimensões que são assumidas nas definições de o que construir.


Devemos analisar o que se propõe e quais as implicações disso na construção de recursos e quais propostas o ensino de Ciências nos trás a atividade proposta.


Podemos perceber que a simples transmissão de conteúdos não é suficiente para dar uma visão mais adequada de ciência, pois não contribui para a compreensão de como a ciência funciona, não favorecendo, o pensamento científico sobre os fenômenos, que nela ocorrem.


Os conhecimentos científicos são abordados e explorados como se fossem verdades ,ou seja, a ciência é revelada a partir do mundo real, do observável.


Pesquisas apontam como fundamental a reprodução de experiências, bem como o controle rigoroso na obtenção dos dados, que nos conduzem, a fatos evidenciados no desenvolvimento experimental os responsáveis por estabelecer a credibilidade de uma teoria.


A visão de ciência centra-se na valorização do método científico, nas experiências com ênfase na objetividade e quantificação.


As proposições recomendam que os alunos observem, devendo registrar tudo o que percebem, estabelecendo a partir de então enunciados dos quais derivam as leis e as teorias científicas que vão constituir o conhecimento científico.


Muitos professores mantem a ideia de que a ciência é vista como um método científico nos processos educativos. Essa tendência é passível de crítica, pois concebe o aluno como “descobridor.”


Pesquisas realizadas indicam que seguir um modelo de ensino com tendĂŞncia empirista ĂŠ insuficiente para os alunos compreenderem os conceitos fundamentais das ciĂŞncias.


Em vez de relação com objetos ou verdades postas, situa-se mais no espaço lógico das relações sociais, das razões. Desse modo, busca o entendimento compartilhado entre os que participam da comunidade científica, reconhecendo seu papel na aceitação das teorias.


As atividades experimentais são traduzidas por um “diálogo complexo e permanente com a teoria, articulando-se influenciando-se e enriquecendo-se mutuamente”.


A criação das atividades de cada módulo e ou objeto de aprendizagem é orientada pelo projeto para apresentar três características; *estimular o raciocínio e pensamento crítico: *trazer questões relevantes aos alunos do ensino médio; *oferecer oportunidade de exploração.


Preocupações com os aspectos, que nos trazem a construção dos Objetos de Aprendizagem, têm possibilitado identificar um percurso de pesquisa, desenvolvido com características próprias, no ensino de Ciências.


Porém, a proposta pedagógica e epistemológica subjacente a eles mostra-se bastante tradicional. Geralmente, as atividades apresentam um movimento de polarização que tende a valorizar a experimentação, observação da teoria científica.


Concluímos que as investigações referentes aos aspectos epistemológicos com certeza muito contribuirão para qualificar os objetos de aprendizagem,assim como para orientar a sua construção no ensino de Ciências.


FIM!!!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.