DIZ Magazine #02

Page 23

ou ana Verde? Diz ainda que o peixe era preparado em panela de barro, pois panelas de ferro eram raras naquela época. Um detalhe lembrado por Dona Mariquinha é que o peixe devia ser mexido com uma colher de ferro. No preparo ela destaca que as bananas verdes eram cozidas descascadas, podendo ser a Nanica ou a São Tomé. Como tempero somente cheiro verde e coentro. Quanto ao peixe ela afirma que era a Garoupa, a Tainha, o Robalo ou a Cavala, pois esses peixes possuem a carne mais rija. Outros caiçaras afirmam que o peixe ideal é mesmo a Garoupa. João Rural é jornalista e pesquisador entusiasta da cultura regional.

Coentro do litoral Esta plantinha, citada por viajantas no século XIX, é encontrada em abundância no Litoral Norte e comparada ao coentro comum, originário do Sul da Europa e Oriente. O coentro “antigo” ou “folha grande”, como é chamado pelos caiçaras, exige terreno arenoso e um clima úmido, como o das encostas da Serra do Mar. Antigos caiçara têm sempre um canteirinho com o tempero. Este coentro possui um aroma mais fraco, o que proporciona um sabor suave aos peixes. Aliás, é bom lembrar que a introdução do coentro no peixe não foi para temperar, mas para encobrir o sabor forte de algumas espécies.

JANEIRO/FEVEREIRO - 2009

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.