Folderes DST - Turma 8A

Page 1

A condiloma genital É uma doença sexualmente transmissível mais conhecida como DST são doenças que passam de uma pessoa para a outra por meio de relação sexual.

FONTE: GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências. 8ºano. 4ºed. São Paulo: Ática: 2009, p.224 e 225.

EMEF Santa Corona Disciplina: Ciências Professor:Michel Turma: 8A

DST's

Condiloma Genital HPV

Nomes: Haelly e Bianca


Sintomas

O Tratamento

Consiste em eliminar as verrugas por meio de congelamento, bisturi elétrico, cirurgia ou Papilloma Vírus) , que forma verrugas nos órgãos produtos químicos. As genitais, no colo do útero mulheres que têm ou ou ao redor do ânus. Essas tiveram condiloma devem fazer exames verrugas são popularmente conhecidas periódicos para a prevenção do câncer de como “crista de galo”. colo do útero.

É causada pelo papilomavírus humano (HPV, do inglês Human

Prevenção Usar preservativos, se algo anormal aparecer procure um médico especialista no assunto. O parceiro também deve ser examinado para receber o tratamento adequado. A mulher que teve condiloma e engravidar deve avisar o fato ao médico, pois no momento do parto o vírus pode passar para a criança e provocar­lhe problemas respiratórios.


Lembre­se que preservativos

Como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis:

E.M.E.F. Santa Corona

são distribuídos gratuitamente em postos de saúde.

* Preservativos.

T ipo de DST: “SÍFILIS”

Como evitar a gravidez: * Pílula anticoncepcional; * DIU; * Diafragma; * Esterilização (vazectomia e ligadura);

* Camisinha

UJJ

Fonte:

GEWANDSZNAJDER, Fer nando. Ciências. 8° ano. 4°ed. São Paulo: Ática:2009, p.222­228.

Nomes: Brenda e Melânia Turma: 8A Professor: Michel Molossi Disciplina: Ciências


O que é síf ilis?

Sintomas:

Tratamento:

É uma doença sexualmente transmissível que pode passar da mãe para feto, provocando problemas físicos e mentais na criança.

O primeiro sinal é uma ferida sem dor, com bordas duras, elevadas e avermelhadas na região genital, ou às vezes no anus, na boca ou em outras regiões que entraram em contato com a bactéria. A ferida some em duas a seis semanas, mesmo sem tratamento, mas a bactéria continua presente no organismo.

O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue, e o tratamento é à base de antibióticos. Se a pessoa não se tratar, cerca de dois a seis meses depois aparecem feridas na pele, há febre e dores nas articulações e músculos. Esses sinais desaparecem em quatro a doze semanas. Se a pessoa continuar sem receber tratamento, a doença poderá atacar, até anos mais tarde, o coração, as artérias e o sistema nervoso.

Como é transmitida? A doença Sífilis é causada por uma bactéria que é passada por relações sexuais.

Nome científico : Treponema pallidum


Aprenda aqui

como se prevenir da DST (doenças sexualmente transmissíveis) Infecções por Clamídia. Saiba quais são os sintomas e como é feito o tratamento.

E.M.E.F Santa Corona Dicas:

Lembre­se que camisinhas são distribuídas gratuitamente nos postos de saúde. Camisinhas não servem apenas para proteger contra DSTs mas também pra evitar uma gravidez não planejada.

Infecções por

Clamídia

Nomes: Joelma e Renata Professor: Michel Molossi Disciplina: Ciências Turma: 8A


Sintomas: No homem os sintomas são aparentes na uretra, com dores e ardência ao urinar. Linfonodos, inchações na virilha, os linfonodos incham­se e se abrem soltando pus. Na mulher ocorrem sangramentos nos períodos entre as menstruações e dores durante o ato sexual.

Prevenção: Usar camisinha em todos os atos sexuais, pois é o único modo de se prevenir da Infecção por Clamídia. Claro que o modo mais seguro é não ter relações sexuais.

Tratamento: Logo que os sintomas aparecerem a mulher deve ir ao ginecologista, e o homem ao urologista, o mais rápido possível. Se a doença for detectada deve ser tratada urgentemente com antibióticos.


E.M.E.F SANTA CORONA

SEUS SINTOMAS

­O local fica avermelhado

e coça. ­Surgem pequenas bolhas que estouram e formam feridas.

Faça sexo seguro use camisinha!

NOMES: Geliel e Bruno

Os sintomas

desaparecem normalmente em até 4 semanas. Mas o vírus continua presente no organismo e, em algumas pessoas, provoca recaídas.

HERPES GENITAL

TURMA:8A

Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fenando. Ciências nosso corpo. São Paulo: Ática, 2011. p.222-224

DISCIPLINA:Ciências PROFESSOR:Michel


TRATAMENTO

CAUSAS O Herpes é causado por dois tipos de vírus:

Há medicamentos que diminuem os sintomas, a duração e as chances de transmissão da doença, embora não elimine o vírus.

Um deles geralmente ataca os lábios e a face, enquanto o outro se concentra mais na área genital (herpes genital).

PREVENÇÃO

Para prevenir­se da herpes genital e de varias DST's use CAMISINHA. Você pode adquirir camisinhas nos postos de saúde.


O que é AIDS? Aids é a sigla de uma expressão inglês que significa síndrome da imunodeficiência adquirida. O vírus que causa a Aids foi identificado, em 1993, pelos cientistas do instituto Pauster, em Paris, chefiados por Luc Montaigner. Esse vírus é hoje chamado de HIV, inicias da expressão em inglês para vírus da imunodeficiência humana.

Tratamento Não existe tratamento apenas um coquetel de remédios que diminuem os sintomas e aumentam a vida do contaminado. Fonte: GEWANDSZNAJDER, Fernado. Ciências 8ºano. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2009. p. 226-228

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Corona

AIDS Alunos: Indianara e Felipe Data: 13/06/12 Turma: 8A Prof: Michel


Como surgiu?

Pode ser que o vírus já existe ha muito tempo, antes da década de 1950, em algumas religiões isoladas da África central. Nessa região há chimpanzés portadores de um vírus muito parecido com o

Como é transmitida? O vírus pode ter passado para pessoas que se cortaram quando caçavam esses animais ou preparavam sua carne para se alimentar. Aos poucos, o vírus se espalhou para regiões mais povoadas e sofreu transformações

HIV, mais eles não têm

(mutações), originando

a doença.

novas variedades.

Sintomas Infecções variadas perdas de peso, problemas no sistema nervoso e alguns tipos raros de câncer. A camisinha previne o HIV, se encontra em qualquer posto de saúde gratuitamente. A pessoa com AIDS pode ter infecções causadas por fungos, bactérias, outros vírus, protozoários, além de algumas formas de câncer.


E.M.E.F Santa Corona

Quais são os sinais das DST's? Como sempre, quanto mais cedo uma doença for diagnosticada e tratada, mais fácil e rápido sera a cura Por isso é fundamental procurar logo um médico quando se observar qualquer uma dos seguintes sintomas: *Coceira, dor, caroços, feridas, bolhas, verrugas, inflamação, manchas avermelhadas ou escuras nos órgãos genitais ou em torno deles na região anal, na boca, na palma da mão e na palma do pé *Dor, ardência ou incômodo durante o ato sexual ou na hora de urinar; *Necessidade frequente de urinar ou “ínguas” (nódulos linfáticos inchados) na virilha; *Secreções ou sangue pelo pênis; *Mudança de cor ou cheiro da secreção vaginal ou dor no abdome.

DST's Gonorreia Nome: Jeferson Jr e Wesley Disciplina: Ciências Fonte:GEWANDSZNAJEDR, Fernado. Ciências. 8°Ano 4° edição de SP: Atíca:2009,P.222

Turma: 8°A



Gonorreia Também chamada de blenorragia, é causada por uma bactéria (neisséria gonorrhoeae) que pode provoca inflamação na uretra, na próstata e no útero. O homem sente dor e ardência na região genital elimina uma secreção branca ou amarelada ao urinar. Na mulher, a secreção vaginal pode ficar amarelada.

Em alguns casos principalmente na mulher, não há sintomas mas o médico pode diagnosticar a doença por meio de exames. Mesmo não apresentando sintomas, uma pessoa pode transmitir a doença. Se a mãe tiver a doença, os olhos do recémnascidos podem ser infectados durante o parto.

Nome científico:(neisséria gonorrhoeae). Sintomas: pode causar inflamação na uretra, próstata ou útero, o homem sente ardência na região genital elimina uma secreção branca ou amarelada na urina, e na mulher a secreção pode ficar amarelada. Tratamento: é com antibióticos a cura normalmente é rápida.


PEDICULOSE PUBIANA A pediculose pubiana é causada por um inseto, o piolho púbico conhecido popularmente como “chato”. Os piolhos ficam, em geral grudados aos pelos pubianos.

OS SINAIS DE DST'S Os sinais de DST´s são quanto o homem ou a mulher tem bolhas, verrugas, manchas vermelhas ou escuras, feridas, caroços e inflamações na região genital.

E.M.E.F. SANTA CORONA

DST´S PEDICULOSE PUBIANA Nomes: Alex e Leonardo TURMA:8A


SINTOMAS

TRATAMENTO

Algumas doenças são indolores mas outras coçam muito se sentir coceiras na região genital devese observar no banho se sua genital tem manchas avermelhadas ou bolhas, isso significa que você esta com DST.

O tratamento é muito importante, logo que você descobrir que esta com DST deve-se ir logo a um medico para ele fazer o tratamento, pois quanto mais rápido melhor . Para tratar a pediculose pubiana é necessário ferver as roupas infestadas

TRASMISSÃO E PREVENÇÃO

A Pediculose Pubiana pode ser transmitida através de uma relação sexual com uma pessoa que possui esse vírus, e sem o uso de preservativos como a camisinha. Essa doença pode ser prevenida através do uso de preservativos, a camisinha é o único que previne contra as DST'S.


SINAIS DSTs Como sempre, quando mais cedo uma doença for diagnosticada e tratada, mais fácil e rápida será a cura. Por isso é fundamental procurar logo o médico quando se observar qualquer um dos seguintes sintomas: -Coceira, dor, caroços, feridas, bolhas, verrugas, inflamação, manchas avermelhadas ou escuras nos órgãos genitais ou em torno deles,na região anal, na boca,na palma da mão,na planta do pé: -Dor, ardência ou incômodo durante o ato sexual ou na hora de urinar: -Secreções ou sangue pelo pênis; -Necessidade frequente de urinar ou “ ínguas” (nódulos linfáticos inchados) na virilha; -Mudança de cor ou cheio da secreção vaginal ou dor no abdome.

FONTE: GEWANDSZNAJDER. FERNANDO, CIÊNCIAS, NOSSO CORPO, 8° ANO.

E.M.E.F SANTA CORONA

Qual a melhor maneira de se prevenir DSTs ? a melhor forma de se prevenir DSTs e usar preservativo.

HEPATITE BeC

Nome:Marcelo e Aruan Turma:8A Data 13/06/12 Disciplina:Ciências Professor:Michel


TRANSMISSÃO:

SINTOMAS:

A hepatite B pode ser transmitida por transfusão de sangue;contato sexual ou entre tecidos que for ram a boca e outras cavidades (mucosas) que tenham secreções, com a saliva e as lágr imas. Pode passar também de mãe para f ilho no momento do parto. Há r isco de o vír us provocar, em alguns casos,cir rose (destruição do f igado) ou câncer de fígado. A hepatite C causada por outro tipo de vír us e sua transmissão é semelhante a hepatite B, mais não a vacina para a doença.

A hepatite pode ser provocada por vários tipos de vírus diferentes. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, cansaço e, geralmente, icterícia. Quem já teve hepatite não pode doar sangue, porque o vírus pode continuar no organismo, mesmo sem haver sintomas da doença .

TRATAMENTO: Por isso, logo ao nascer, a criança deve tomar a primeira dose da vacina, que sera repetida um mês depois e, novamente, seis meses depois da primeira dose. Adultos também podem tomar a vacina.


Tratamento Há medicamentos que diminuem os sintomas, a duração e as chances de transmissão da doença, embora não eliminem o vír us. Uma pessoa com Her pes deve evitar tocar na área contaminada ou, quando o f izer, lavar as mãos para evitar contaminar outras pessoas. Não deve ter relações sexuais durante as recaídas (as faces mais contagiosas) do Her pes Genital.

Escola Municipal De Ensino Fundamental Santa Corona Disciplina: Ciências Professor: Michel Alunos: Lucas Antonio Nissóla Erdmann e Adr iano Padilha

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Herpes Genital


Herpes :

O Herpes é causado por dois tipos de vír us: • um deles ataca geralmente os lábios e as faces, enquanto o outro se concentra mais na área genital (Herpes Genital).

Prevenção:

Para evitar que uma pessoa pegue o vír us da Herpes você deve usar preservativos.

Sintomas do Herpes que ataca na área genital: O local f ica inicialmente ver melho e coça. Depois surge pequenas bolhas que estouram e for mam fer idas. Os sintomas desaparecem nor malmente em até quatro semanas, mas o vír us continua presente no organismo e, em algumas pessoas, provoca recaídas.

Como podemos evitar que o vírus passe para a criança na hora do parto: A mulher com Herpes deve enfor mar o fato ao médico. Ele poderá optar por realizar uma cesariana para evitar que a cr iança entre em contato com as lesões do Herpes. Fonte: GEWANDSZNAJDER, FERNADO.CIÊN CIEN CIAS .8ºANO. 4º ED SÃO PAULO: ÁTICA: 2009, P.222-228.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.