Capítulo 4: Diferenças Individuais

Page 11

Diferenças Individuais

Capítulo 4

Dörnyei organiza a pesquisa sobre a motivação para adquirir uma L2 em três períodos: 1. O período orientado por modelos de cunho social-psicológico, de 1959 a 1990, marcado pelo trabalho dos psicólogos Robert Gardner e Wallace Lambert e seus colaboradores no Canadá; 2. O período orientado por teorias de cognição situada, ao longo da década de 90, influenciado por trabalhos desenvolvidos na área de psicologia educacional; 3. O período orientado por visões processuais sobre a motivação, iniciado no ano 2000 e em vigor até o momento, caracterizado pelo trabalho de Dörnyei e colegas. A motivação é um construto de difícil definição por ser multifacetado. Segundo Dörnyei e Skehan (2003, p. 614), este é o fator que subjaz a tomada de iniciativa e a opção por um curso de ação. É também o fator que subjaz à sustentação e à qualidade do nosso envolvimento em um determinado processo. Analise a definição de motivação que estes autores nos trazem:

No original, as expressões em negrito estão destacadas em itálico.

In the most general sense, motivation research addresses the basic question of why humans think and behave as they do; that is, motivation concerns the directions and magnitude of human behavior, or, more specifically, (i)the choice of a particular action, (ii)the persistence with it, and (iii)the effort expended on it. In broad terms, motivation is responsible for why people decide to do something, how long they are willing to sustain the activity, and how hard they are going to pursue it. (Dörnyei; Skehan, 2003, p. 614). No primeiro período da pesquisa sobre motivação na aquisição de línguas, o foco de interesse era o contexto canadense, em que os membros de duas comunidades, a anglófona e a francófona, conviviam em situação tensa. Segundo Dörnyei, na visão de Gardner e Lambert (1972) a motivação do indivíduo para aprender a língua do outro, que pertence a uma comunidade etnolinguística diferente, poderia encorajar ou intimidar a comunicação e afiliação interculturais. Nessa visão, a atitude do indivíduo em relação à comunidade que fala a L2 é um aspecto decisivo

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.