Os Piratas - Feira Medieval - Programa 2019 (Leça da Palmeira)

Page 1


LUÍSA SALGUEIRO, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Matosinhos ocupou, na segunda metade do século XIV, um lugar absolutamente central no desenlace de dois momentos fundamentais da História de Portugal. Primeiro, em 1372, acolheu no Mosteiro de Leça do Balio o controverso casamento do rei D. Fernando com Leonor Telles, que permitiu, poucos anos depois, que Juan I de Castela reivindicasse o trono de Portugal. Poucos anos mais tarde, e na sequência da crise que esta pretensão originou, partiu também de Matosinhos o pirata Sá das Galés, que, em 1385, desempenhou um papel decisivo no triunfo do Mestre de Avis sobre os castelhanos, permitindo que se tornasse no rei D. João I de Portugal e inaugurado uma nova dinastia. Na sequência do seu apoio ao partido do Mestre de Avis, o corsário Sá das Galés havia, aliás, de se tornar capitão donatário das terras que hoje correspondem, grosso modo, ao concelho de Matosinhos. Embora aqueles episódios correspondam, por ironia, a momentos históricos de sinal contrário, o casamento de D. Fernando e a tradição corsária de Matosinhos deram origem a duas das mais festivas recriações históricas do


nosso país, contribuindo para manter vivos esses dois pedaços fundamentais da História de Portugal e do concelho de Matosinhos. “Os Piratas”, que assenta arraiais em torno do Forte de Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira, e “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, que decorre à porta do Mosteiro de Leça do Balio, transformaram-se, nestes últimos catorze anos, em dois dos mais importantes eventos da programação cultural de Matosinhos, combinando a festa, a gastronomia, a animação cultural e a preservação do nosso património imaterial. Este modo de recordar o passado, respeitando-o e tornando-o próximo dos cidadãos, constitui, estou certa, um modo responsável de construir o nosso futuro comum. É também por isso que este ano, e pela primeira vez, os visitantes d’ “Os Piratas e d’ “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” têm à sua disposição uma nova aplicação informática que disponibilizará todas as informações sobre as recriações, facilitando ainda mais o mergulho dos matosinhenses na sua História.


FERNANDO ROCHA, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos

Num tempo em que as notícias quotidianas se dedicam sobretudo às façanhas dos novos piratas informáticos e aos segredos que desvendam, o imaginário ligado à pirataria marítima dos séculos XVI, XVII e XVIII continua, em pleno século XXI, a exercer um enorme fascínio sobre pessoas de todas as idades. Mas basta ver como, anos após ano, a recriação histórica que a Câmara Municipal de Matosinhos promove em Leça da Palmeira tem vindo a atrair um número crescente de visitantes, muitos dos quais se mascaram de corsários de modo espontâneo e, desse modo, se integram e participam nesta grande festa, interagindo com os figurantes contratados. A recriação histórica “Os Piratas” cumpre, deste modo, uma tripla função: preserva a memória histórica de um período em que as povoações costeiras de Matosinhos foram efetivamente frequentadas (e aterrorizadas) por flibusteiros


vindo de várias paragens – é mesmo historicamente plausível que o famoso Francis Drake por aqui tenha passado –, motivando a construção do forte que hoje serve de cenário à recriação; oferece aos matosinhenses e a todos quantos nos visitam um momento de lazer único, divertido e muito diferente; e permite, graças à estreita colaboração com o tecido empresarial local, três dias de grande animação e também de forte dinamização empresarial. Terra, já no século XIV, do corsário Sá das Galés, Matosinhos foi, com efeito, um importante arraial de piratas e outros marinheiros, existindo ainda na nossa costa vestígios de galeões afundados. O areal hoje conhecido como Praia da Memória foi, outrora, a Praia dos Piratas, dando claro testemunho da velha tradição que o evento “Os Piratas” procura preservar, garantindo que o nosso passado, celebrado no presente, há de também ter um futuro.


PIRATINHAS ÁREA INFANTIL

AVES

CAPITANIA

BARCO PIRATA

REFÚGIO DOS PIRATINHAS

POSTO DE ACOLHIMENTO

MERCADO DO PORTO

E DE FORT AS NEVES D HORA . SEN

N RAMPA DO CASTELO

CAIS DO PORT


A

S

PORTO

MISTÉRIOS E ACHADOS DE OUTROS MARES

PORTO DE ABRIGO (PALCO)

MERCADO DO PORTO

MERCADO DO PORTO

TABERNAS DO PORTO

E NRANS A S TT AABBE R


MIÚDOS À VISTA – CRIAÇÕES DE FAMÍLIAS PIRATAS Dia 6 julho 14H00 às 17H00 – Tatto Tá Eu 14H30 às 16H30 – Pontaria ao Gancho!! 16H00 às 17H00 – Pirata Rebolão 17H30 à 18H30 – Do-Mar a Maré

Dia 7 julho 14H30 às 17H00 – Tatto tá eu 15H00 às 16H00 – Pontaria ao Gancho!! 16H00 às 17H00 – Navegar nos Pensamentos 17H30 às 18H30 – Papagaio Dedoche e Pontaria ao Gancho!! 18H30 às 19H30 – Papagaio Equilibrista

O acesso às atividades é feito por ordem de chegada à tenda do Serviço Educativo e está sujeito à lotação. + INFO no Posto de Informação.

VISTAS GUIADAS AO FORTE Dia 6 (Sáb): 15H00, 16H00, 17H00, 18H00, 19H00 Dia 7 (Dom): 14H00, 15H00, 16H00, 17H00, 18H00, 19H00 Informações e inscrições no Posto de Informação. Limitadas à lotação.


A recriação histórica dos Piratas em Leça da Palmeira surge com o objetivo de recriar uma fase dominada por corsários e gentes bravas que se debatiam em mar e terra pela defesa dos seus parcos recursos. Um dos pontos altos que aqui se apresentará assenta num episódio verídico que envolveu as populações de Matosinhos e de Leça nos confrontos com embarcações inglesas no final do sec. XVI, sobretudo nas frutuosas operações de contrabando. É que em Matosinhos, graças aos célebres Leixões – rochas que formavam uma espécie de enseada natural, servindo de abrigo natural às embarcações – começava uma dinâmica portuária que teria continuidade no futuro. Durante esse tempo circulavam muitos rumores de invasões de piratas e houve muitas ocasiões de prevenção de possíveis assaltos. O aviso referia quase sempre a chegada iminente de piratas e corsários luteranos. Nesta recriação percorremos a época moderna e partiremos do século XVI até ao tempo áureo da pirataria, entre finais do século XVII e o século XVIII. Este tempo, que imortalizou os corsários e piratas das caraíbas, também fez desgastes na costa portuguesa. Nessa altura, Matosinhos já se afirmara como um porto importante, intimamente ligado à cidade do Porto, e os seus navios eram uma peça fundamental no conjunto económico da região. Estes serão alguns dos episódios a retratar - roubar e cativar os incautos passeantes das praias, então muito desprotegidas, ou marinheiros dos barcos apresados – conduzindo os visitantes ao encontro de quotidianos marítimos que a tradição e o património oral ainda guarda com temor e orgulho deste passado náutico. A recriar o mercado de outros tempos, decorrerão, em permanência, várias atividades lúdicas - música, canto, dança, malabarismo e acrobacia, jogos de destreza, espetáculos com aves, treino de armas, etc.. Do mesmo modo, das tabernas e tendas do mercado ecoarão os pregões e os ditos de incitamento ao comércio. Os penetrantes aromas do peixe e carne a serem grelhados atrairão os famintos e os sequiosos. As mais variadas personagens cruzar-se-ão pelo mercado: almocreves e bufarinheiros, mendigos e marinheiros, carregadores e aguadeiros, cativos e escravos, poetas e vendedores de sonhos e ilusões, a fidalguia, a burguesia, o povo do norte e o povo do sul, o reino de Portugal e o reino do Algarve, os mouros forros e os flamengos, os ingleses e genoveses, os venezianos e os franceses, numa algarviada a que se sobrepõe a música dos tangedores e menestréis.


5 DE JULHO - SEXTA-FEIRA No mercado, decorrerão, em permanência, várias atividades lúdicas (música, canto, dança, malabarismo e acrobacia, jogos de destreza, espetáculos com aves, patrulhas e adestramento da guarda real) Das tabernas e tendas do mercado ecoam os pregões e os ditos de incitamento ao comércio. Os penetrantes aromas do peixe e carne grelhados atraem os famintos e os sequiosos. Piratas, corsários, almocreves e bufarinheiros, mendigos e marinheiros, carregadores e aguadeiros, cativos e escravos, poetas e vendedores de sonhos e ilusões, a fidalguia, a burguesia, o povo do norte e o povo do sul, os mouros forros e os flamengos, os ingleses e genoveses, os venezianos e os franceses, cruzam-se nestas nestes mares de Matosinhos numa algazarra a que se sobrepõe a música dos tangedores, os cânticos nas tabernas e a azáfama do porto de abrigo.

16h30 17h00

“Os Piratas nas Festas de Matosinhos” Lançamento do livro de Joel Cleto (Piratinhas) Auto de Abertura; “À descoberta do tesouro perdido” Desembarque dos piratinhas junto ao Forte de N. Sr. a das Neves e expedição em terra à procura do tesouro perdido – atividade pedagógica e recreativa para os mais jovens. Receção dos piratinhas, entrega de mapas e início da expedição à procura do tesouro.

17h30 18h00 18h30 19h00 19h30 20h00

Desfile dos Mareantes e da Comunidade Marítima (Itinerância/Mercado) “O Pirata da Perna de Pau” Teatro para os mais novos (Piratinhas) Cânticos de alto mar e músicas do mundo (Itinerância/Mercado) Piratas d´outros mares trazem histórias de comédia (Porto de Abrigo) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) Os Piratas Acrobatas da ilha do Parkour (Itinerância/Mercado) Adestramento da Guarnição Real (Cais do Porto) “Quando o Rum acaba” Animação itinerante (Cais do Porto) Leilão de Cativos e Escravos (Porto de Abrigo) Os Piratas famintos e sedentos arreliam o povo (Itinerância/Mercado) Impostoritos e o cão da tripulação (Piratinhas) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) Patrulhas da Marinha real a mando D’el Rey de Portugal (Itinerância/Mercado) Os arrogantes e destemidos piratas dão eco a cânticos de piratarias (Itinerância/Mercado)


5 DE JULHO - SEXTA-FEIRA 20h30 21h00 21h30 22h00

“O Pirata da Perna de Pau” Teatro para os mais novos (Piratinhas) Piratas desembarcados Artes circenses (Itinerância/Mercado) Os afamados amestradores de cães (Porto de Abrigo) Os pregões das peixeiras no mercado do cais (Cais do Porto) A arte das rameiras do porto pelos becos e vielas do cais (Cais do Porto) O Buffon de Alto Mar (Porto de Abrigo) Peripécias de Piratas e Corsários desembarcados (Itinerância/Mercado) Bailias e Folguedos de mareantes e pescadores do porto (Porto de Abrigo) Adestramento da Guarnição Real Destacada no Forte (Cais do Porto) Passeio de Cortesãos e Aristocratas na charrete real (Itinerância) A carroça Pirata numa viagem insólita (Itinerância / Mercado) Atuação musical com “Cracked Bones” (Tabernas do Porto) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas)

22h30 23h00 23h30 24h00 00h30 01h00

A Vigilância da Costa Fachos e Atalaias (Forte) Vêm aí os Piratas Recriação de um combate quinhentista nas águas e praias de Matosinhos (Forte) Músicos da corte de El’ Rey animam os convivas (Itinerância / Mercado) Rameiras e Meretrizes provocam o povo leceiro (Itinerância/Mercado) Os Impostoritos e o cão da tripulação (Piratinhas) Saltimbancos e malabaristas (Itinerância / Mercado) As Justiças do Mar e os Castigos aos Revoltosos (Porto de Abrigo) Cânticos e músicas d´outros mares (Itinerância) Peças e Peripécias de um bando de piratas desembarcados (Porto de Abrigo) As rameiras do porto pelos becos e vielas do cais (Cais do Porto) Músicas, cânticos e bailias de piratas e mareantes (Porto de Abrigo) Encerramento


6 DE JULHO - SÁBADO 12h00 13h00 14h00 14h30 15h00 15h30 16h00

Abertura do Porto e início do comércio (Porto de Abrigo) Músicas e cânticos pelo porto (Itinerância / Mercado) Treino aberto de esgrima pela Guarda e Cavalaria Real (Cais do Porto) Manjares frescos e acepipes doces com produtos próprios da época (Tabernas do Porto) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) Patrulhas da marinha real a mando D’el Rey (Itinerância/Mercado) Os afamados amestradores de cães (Porto de Abrigo) O Pirata da Perna de Pau Teatro para os mais novos (Piratinhas) Lendas e Fantasias do fundo do mar – Animação Itinerante (Mercado) Um motim a bordo (Porto de Abrigo) Os Piratas famintos e sedentos arreliam o povo (Itinerância/Mercado) A carroça do Amor (Itinerância) Saltimbancos e malabaristas da ilha do Parkour (Porto de Abrigo) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas)

16h30 17h00 17h30 18h00 18h30 19h00 19h30

Patrulhas da Guarda Real a mando D’el Rey de Portugal (Itinerância/Mercado) O Pirata da Perna de Pau - Teatro para os mais novos (Piratinhas) Demonstrações de etiqueta e da arte de bem esgrimar pela Guarda Real (Cais do Porto) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) Os destemidos músicos da pirataria animam o povo leçeiro (Itinerância/Mercado) Impostoritos e o cão da tripulação (Piratinhas) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) Os Pregões do Porto (Cais do Porto) “Quando o rum acaba” Rixas e Zaragatas (Tabernas do Porto) “A Marioneta encantada ganha vida” (Piratinhas) O Pirata da Perna de Pau Teatro para os mais novos (Piratinhas) Demonstração de etiqueta e da arte de bem esgrimar pela Guarda Real (Cais do Porto) A Carroça do amor (Itinerância/Mercado) Patrulhas da marinha real a mando D’el Rey de Portugal (Itinerância/Mercado)


6 DE JULHO - SÁBADO 20h00 20h30 21h00 21h30

As Bailarinas do capitão e música de alto mar (Itinerância / Mercado) Rixas entre Piratas e Corsários Zaragatas (Porto de Abrigo) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) O temível Anão de Tortuga Animação Itinerante Trovas e folguedos dos pescadores do porto (Tabernas do Porto) Pregões do porto (Cais do porto) As mulheres de má vida arreliam os viandantes nas vielas e nos becos do porto (Cais do Porto) A arte de amanhar o peixe por pescadores de Matosinhos e Leça (Mercado) Espectáculo teatral “Corsários Salteadores” (Porto de Abrigo) Os Músicos Piratas em folias pelo mercado (Itinerância) Lendas e Fantasias do Fundo do Mar (Itinerância) O lucrativo negócio das Rameiras do porto (Cais do Porto) Musicas do Mar Alto pelos Piratas desembarcados (Porto de Abrigo) Os Tambores e Cornetas da marinha real em arruada pelo mercado (Itinerância/Mercado) O Buffon de alto mar (Porto de Abrigo)

22h00 22h30 23h00 23h30 24h00 00H30 01H00

Rixas entre piratas e Corsários – Julgamento e aplicação dos castigos aos vencidos (Cais do Porto) O lucrativo negócio das rameiras (Cais do Porto) Grandioso Baile de Máscaras da fidalguia parisiense de “vacances” em Leça (Porto de Abrigo) A Vigilância da Costa - Fachos e Atalaias (Forte) Vêm ai os Piratas – Recriação de um combate quinhentista nas águas e praias de Matosinhos (Porto de Abrigo e Forte) Espetáculo piromusical (Forte) Impostoritos e o cão da tripulação (Porto de Abrigo) Ezequiel Cabeçadas e Zacarias Boaventura (Itinerância/Mercado) Peregrinação pelas almas dos pescadores (Itinerância/Mercado) O lucrativo negócio das rameiras do porto (Cais do Porto) Trovas e cânticos dos mares (Porto de Abrigo) Músicos desembarcados e bailias dos mareantes (Itinerância/Mercado) Patrulhas da Guarnição (Itinerância/Mercado) Encerramento


7 DE JULHO - DOMINGO 12h00 12h30 13h00 14h00 14h30 15h00

Abertura do Porto e início do comércio (Porto de Abrigo) Desfile dos Mareantes e da Comunidade Marítima (Itinerância/ Mercado) Espetáculo de aves exóticas e outras raridades do novo mundo (Mercado) Adestramento dos Homens de Armas de Matosinhos e da Guarda Real (Porto de Abrigo) Manjares frescos e acepipes doces com produtos próprios da época (Tabernas do Porto) A trupe dos genoveses (Piratinhas) Os Piratas famintos e sedentos arreliam os pescadores (Itinerância/Mercado) Músicos desembarcam no porto e animam os comensais (Tabernas do Porto) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) Zaragatas e arrufos entre piratas e corsários (Cais do Porto) Patrulhas da Guarnição Real (Itinerância/Mercado) Música em arruada pelo porto (Itinerância/Mercado) O Pirata da perna de pau Teatro para os mais novos (Piratinhas) Os Bobos Acrobatas da ilha do Parkour (Itinerância/Mercado)

15h30 16h00 16h30 17h00 17h30 18h00

Impostoritos e o cão da tripulação (Porto de Abrigo) Músicas e cânticos do mar alto (Itinerância/Mercado) Lendas e Fantasias do fundo do mar (Itinerância/Mercado) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) As Bailarinas do capitão ao som dos músicos de Port Au Prince (Itinerância/Mercado) Patrulhas da Guarda Real (Itinerância/Mercado) Histórias cómicas pelos Piratas desembarcados (Porto de Abrigo) A Carroça do Amor (Itinerância) O Pirata da perna de pau Teatro para os mais novos (Piratinhas) Adestramento dos Homens de Armas de Matosinhos e da Guarda Real (Cais do Porto) Comércio de Escravos em praça pública (Porto de Abrigo) Musicas e cânticos pelo porto (Itinerância/Mercado) Malabaristas e Acrobatas da ilha do Parkour (Piratinhas) Um Motim a Bordo (Porto de Abrigo) Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) Peças e Peripécias de um bando de Piratas embriagados (Itinerância/Mercado)


7 DE JULHO - DOMINGO 18h30 19h00 19h30 20h00

Merenda nas tabernas entre aventureiros, trapaceiros e Piratas (Tabernas do Porto) Músicas e cânticos de Taberna (Tabernas do Porto) Rixas entre Piratas e Corsários (Itinerância/Mercado) Pregões de peixeiras e mercadores (Cais do Porto) Treino de Armas da Guarnição Real (Cais do Porto) O Buffon de alto mar (Porto de Abrigo) Musicas de outros mares (Tabernas do Porto) Leilão de Escravos (Porto de Abrigo) Os Afamados amestradores de cães (Itinerância/Mercado) Bailias de mareantes e leceiros ao som das músicas de outros mares Espetáculo de Aves Exóticas e outras raridades do novo mundo (Piratinhas) A Carroça do Amor (Piratinhas) Trovas e cânticos do mar alto (Porto de Abrigo)

20h30 21h00 21h30 22h00

Adestramento dos Homens de Armas de Matosinhos e da Guarda Real (Porto de Abrigo) Música e cânticos de taberna (Tabernas do Porto) Os Acrobatas da ilha de Parkour (Porto de Abrigo) Meretrizes e rameiras (Cais do Porto) Peças e Peripécias de um bando de Piratas embriagados (Itinerância/Mercado) Músicos animam o porto (Cais do Porto) Espetáculo de encerramento “A Praia dos Piratas” (Porto de Abrigo) Encerramento

Em permanência | No espaço do evento Animação Itinerante Recriação Histórica e Artes Performativas Personagens | Rábulas e Estórias | Música e Dança (Programa e horários sujeitos a alteração)

E NRANS A S TT AABBE R



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.