aplauso cinema

Page 61

60.- ## Andrade, João Batista de Vlado : 30 anos depois São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. IMESP, 2009. 102 p. ; 18x12 cm. (Aplauso Cinema Brasil) Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog foi depor no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna, o DOI-CODI de São Paulo e nunca mais voltou. Sua morte, depois de tortura e a repercussão que teve, foi um momento fundamental na abertura e no início da fase final da ditadura militar, que controlou o Brasil de 1964 a 1984. Essa história real e chocante é contada por um dos melhores amigos de Herzog, o diretor João Batista Andrade, neste roteiro do documentário “Vlado, 30 anos depois” (2005). É um registro histórico, com o próprio diretor servindo de repórter e narrador, contando na primeira pessoa toda a situação que passou o jornalista. Revive os fatos através de depoimentos inéditos de amigos, familiares, colegas jornalistas que relembram os fatos e analisam as consequências, num documentário real e polêmico, que narrou um dos assassinatos mais cruéis e marcantes da ditadura militar no Brasil.

<MILITARY GOVERNMENT> <CINEMA> <DISAPPEARANCE OF PERSONS> <DICTATORSHIP> <DOCUMENTARY FILMS> <DIRECTORS AND PRODUCERS> <BRAZIL - HISTORY> <TORTURE AND OTHER CRUEL TREATMENT>


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.