Revista Lado A N°36

Page 15

Especial 5 anos

O casamento guei existiu Texto publicado em 06/03/08 na coluna Para Pensar no site www.revistaladoa.com.br Por Arthur Virmond de Lacerda Neto Vários países, cidades isoladas e estados de países federativos (como as cidades de Buenos Aires e do México; a Espanha e o Uruguai: os estados de Nova Jérsei e do Oregon) adotaram, oficialmente, o casamento guei, ou seja, admitem a união marital entre pessoas do mesmo sexo, em situação de igualdade face ao casamento heterossexual. Outros países, cidades e estados reconhecem a convivência homossexual, sem lhe atribuir a condição matrimonial.

Ao longo da história, contudo, houve casamentos gueis, de que Marcial e Juvenal, na Antigüidade Romana, citam diversas, com a presença das famílias dos envolvidos, dotes e contratos, na aristocracia como entre a plebe. Em 342, o Código de Teodósio, imperador de Roma, proibiu casamentos entre homens, evidência de que eles existiam e, ao que parece, eles prosseguiram e no seu cerimonial, invocavam-se vários pares de santos conhecidos ou reputados como casais cristãos do mesmo

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.