The Beauty of Duality: NeoBarocco

Page 1

THE BEAUTY OF

duality

N EOBAROC C O por Khalil Kremer



“

“

Duality is not a history, duality is just a complexity.


Macrotendência

I

proporção tomada, mesmo que de uma maneira diferente, seria tão impactante quanto A Grande Guerra) seria forte o bastante para despertar um novo sentimento na sociedade. Neste momento, no Pós-Crise da modernidade, esse escapismo e áurea mágica que imortalizaram a década de vinte como um luxo caótico, tocaria essa geração que em quase cem anos mudou tanto, e continua mudando, com uma velocidade cada vez maior devido ao bombardeamento de informações constantes por meio de diversos canais. Essa nova geração incarnaria esse sentimento de requinte, opulência e ostentação de uma maneira diferente tanto dos franceses da época de Louis XIV (auge da magnificência monárquica), quanto dos americanos no pós-guerra na década de 20 (auge econômico da população americana num período democrático). A implementação deste fausto seria mais prática e funcional – característico de uma sociedade cunhada pela Revolução Industrial e Tecnológica.

nspirada no luxo, glamour e frenesi que caracterizou a década de 20, um pós-guerra marcado pela falsa esperança de paz e, assim, criando uma sociedade eufórica embalada pelo jazz, o álcool e a ideia de liberdade. O comportamento dessa sociedade provavelmente seria inatingível sem a Primeira Guerra Mundial, catalisador essencial para uma mudança tão drástica em tantos aspectos de uma sociedade. Esse é o ponto que gera a macrotendência aqui apresentada: eventos que vem ocorrendo em nossa sociedade moderna que até então não eram percebidos, ou nem mesmo possíveis tais como: cyberterrorismo, crises governamentais, econômicas e sociais, o remanejamento de antigos hábitos e costumes que necessitam atualizar-se perante o comportamento recorrente de jovens (e adultos que percebem os comportamentos emergentes dessa nova geração), e tantos outros problemas de cunho ambiental, cultural, tecnológico, religioso, etc. A pessimista ideia de que esses fatores venham a se agravar a ponto de criar uma revolta (onde a

Projeto da arquiteta iraquiana Zaha Hadid que, com uma identidade hiper-moderna, desenvolveu a sede da Autoridade Portuária de Antwerp na Bélgica. (Fonte: portofantwerp.com)

2


Microtendência

A

microtendência, partindo da macro anteriormente apresentada, consiste na dualidade: moderno e clássico, tecnologia e elegância, ornamentação e funcionalidade, Barroco e Minimalismo. O contraste criado por referências tão diferentes seria apenas o resultado de uma nova geração, forjada pela Revolução Tecnológica e o excesso de informação, que na busca do luxo, criariam uma nova versão do que se conhece por Barroco. Aplicado ao dia-a-dia, tanto na moda quanto no design de interiores, essa ornamentação característica do movimento seria traduzida por nuances e detalhes que seriam elevados ao contrastar com peças e materiais versáteis, práticos e neutros criando um novo conceito de luxo.

3


Da italiana Robot City, a releitura da cadeira 1978 Proust de Alessandro Mendini feita em mármore Carrara para o 53º Salão Internacional do Móvel de Milão. (Fonte: dezeen.com)

4


The Beauty of Duality: NeoBarocco Dualidade: Caráter ou propriedade do que é duplo ou do que contém em si duas naturezas, duas substâncias, dois princípios. preservada por seus sucessores Luís XV e XVI) que permeou a moda, arquitetura (Versailles, coroa do Barroco francês) e chegou ao nível comportamental da corte. Este luxo clássico barroco será traduzido em detalhes, que serão ainda mais perceptíveis ao contrastar com algo simples e moderno. Do outro lado o Minimalismo, conjunto de movimentos artísticos que permearam o século XX que teve como base o uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Uma reação aos movimentos pós-modernos do design, o Minimalismo se contrapõe á variação cromática, formal e simbólica dos movimentos anteriores. A simplicidade nas cores e formas aplicadas na arte logo chegaram a moda, onde o uso de tons neutros eram elevados pela textura do tecido, na silhueta que foi simplificada, e na praticidade e funcionalidade (alicerces do design moderno).

Como fonte de inspiração, o contraste de dois conceitos tão distantes entre si, resultaria em um uma nova conotação de luxo e elegância, onde ambos coexistiriam harmoniosamente e criariam algo moderno e requintado que culminaria em um novo conceito: o NeoBarocco. De um lado o Barroco, movimento nascido na Itália no final do século XVI, que teve como alicerce a dualidade e o contraste: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média em relação ao racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Nasceu no âmbito artístico mas se manifestou na literatura, teatro, arquitetura e na música. A exuberância e dramaticidade barroca, representada pela ornamentação excessiva, teve seu ápice no século XV na França, num momento em que o luxo, ostentação e opulência ditados por Luís XIV chegaram a níveis colossais. Este é o contexto Barroco que serve como fonte de inspiração, a magnificência do Rei Sol tomou uma enorme amplitude (sendo

5


ReferĂŞncias

6


À cima: editorial fotografado por David Dunan para a Vogue Itália. Com um beauty marcado por uma simplicidade futurista que contrasta com o vestido Balmain (criado por Olivier Rousteing que teve como inspiração os ovos Fabergé, símbolo do luxo russo). (Fonte: vogue.it) Esquerda superior: criação da designer holandesa Iris Van Herpen, conhecida pelo uso de materiais e silhuetas inovadoras que conciliam beleza, excentricidade e tecnologia de uma maneira única. (Fonte: mercedes-benz.com/fashion) Esquerda inferior: produzido pela dupla Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, o fashion film “Dior - Secret Garden” apresenta uma coleção marcada pela simplicidade e monocromia (características do atual diretor criativo da marca, Raf Simons) que é elevada ao contrastar com o cenário, a coroa do barroco francês: Versailles. (Fonte: dior.com/magazine)

7


ReferĂŞncias

8


À cima: da empresa italiana Smania, a cadeira “Queen”. (Fonte: domusweb.it) Esquerda superior: máscara e roupa Maison Martin Margiela Collezioni Luxe fotografado por Tess Feuilhade. (Fonte: thefashionbirdcage.com) Esquerda inferior: Daphne Guinness fotografada para Tatler Hong Kong pela dupla de fotógrafos Markus + Indrani. (Fonte: markusandindrani.com) Página oposta: Karlie Kloss fotografada pelo britânico Nick Knight para a Garage Magazine (Fonte: showstudio.com) 9


Editorial

O NE Barocco Fotografia Guilherme Dimatos Produção Beatriz Jorge & Khalil Kremer Modelos Maria Eduarda Schlickmann & Natali Machado Beauty Vanessa Neto

10


11


Editorial

12


13



Editorial

15


Editorial

16


Editorial

17



Editorial

19



Editorial




The Beauty of Duality: NeoBarocco Coleção por Khalil Kremer

Produção Gráfica

Khalil Kremer e Marina Berretta

Colaboradores: be.in accessorize Sorellina Lingerie Armazém das Fábricas Calçados


Editorial

25


www.issuu.com/khalilkremer


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.