Peixes de Águas Interiores

Page 71

4.

Cabeça quase tão larga quanto alta, o que lhe confere um aspecto cilíndrico. Região interna da faixa de dentes do dentário com uma volta brusca, correndo, em seguida, paralelas ..... Kronichthys (K. heylandi) Cabeça larga e deprimida. Corpo afilando para trás da cabeça. Faixa de dentes sem as características apresentadas acima ...... 5

5.

Borda da cabeça com cerdas ...... Hemipsilichthys (2 espécies) Sem esta característica ..... 6

6.

Dorsal com I+9 ou I+10 raios .... Delturus ( D.parahybae) Dorsal com I+7 ou I+8 raios ..... Hypostomus (3 espécies)

Muitos dos gêneros listados acima, apresentam, dentro do Estado do Rio de Janeiro, distribuição restrita a um número reduzido de bacias, fato evidenciado para Delturus, Rhinelepis e Pogonopomoides, os quais ocupam o médio e baixo curso de rios da Bacia do Rio Paraíba do Sul, usualmente em lajes ou grupamentos de rochas submersos e associados a corredeiras. Os dois últimos gêneros foram recentemente estudados por ARMBUSTER (1998), que demonstrou a existência de grupo monofilético (Rhinelepis group) envolvendo estes taxa e os gêneros Pogonopoma e Pseudorhinelepis. Hypostomus é o gênero mais amplamente distribuído no Estado, ocorrendo em todas as macrorregiões adotadas neste estudo. Sua taxonomia vem sendo gradualmente esclarecida. MAZZONI et al. (1994), por exemplo, efetuaram revisão das formas ocorrentes na bacia do Rio Paraíba do Sul, reduzindo de 6 para duas (H. affinis e H. luetkeni) as espécies efetivamente ocorrentes na região. As formas identificadas podem ser reconhecidas tomando como base às características apresentadas no Quadro 9.

Quadro 9 – Características gerais de H. affinis e H. luetkeni Caracteres Número de escamas ao longo do corpo Número de placas pós-supraorcipital Número de dentes (pré-maxila direita) Olho (proporção no comprimento da cabeça) Pedúnculo caudal (altura em relação com comprimento padrão)

H. affinis 28-31 1 Média de 30,5 Média de 7 Média de 11,4

H. luetkeni 26-29 2-3 Média de 54.2 Média de 6,2 Média de 9,6

Em rios litorâneos ocorre uma terceira forma que se aproxima de H. affinis. Seu real status taxonômico ainda não foi convenientemente definido, aplicando-se o nome de H. punctatus para todas as populações ocorrentes nestes sistemas. A reprodução de H. affinis e H. luetkeni foi estudada por MAZZONI (1993), MAZZONI & CARAMASCHI (1995) e MAZZONI & CARAMASCHI (1997) (ver ainda resumos apresentados em congresso no item “Referências Bibliográficas”). Em ambas as espécies, machos e fêmeas atingem a primeira maturação sexual com comprimentos (C) similares, sendo C50 = 144,9 e 144mm respectivamente, em H. affinis, e C50 = 168 e 163mm, respectivamente, em H. luetkeni). Observou-se, também para ambas as espécies, um decréscimo na abundância de espécimes machos durante o período reprodutivo (que dura a maior parte do ano, com picos de setembro a fevereiro para H. luetkeni (cf. MAZZONI & CARAMASCHI, 1997).

70


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.