MANUAL DE OSLO

Page 167

séries do Community Innovation Survey (CIS ) na Europa, com o intuito de obter dados comparáveis para períodos similares. É também conveniente atualizar um conjunto mínimo de variáveis todo ano (as principais variáveis quantitativas, por exemplo), se os recursos permitirem. Uma estratégia menos custosa é anexar um questionário significativamente reduzido a uma pesquisa de atividades econômicas existente. Os resultados das pesquisas sobre inovação devem ser amplamente publicados e distribuídos para encorajar a participação futura das empresas em rodadas posteriores e para aumentar a consciência e o uso por parte dos pesquisadores e dos formuladores de políticas. Os mecanismos de difusão devem ser incluídos no orçamento antes do exercício.

535

Uma dificuldade recorrente na obtenção de informações confiáveis sobre a inovação em países com uma tradição estatística menos desenvolvida é a falta de reconhecimento das empresas sobre a importância da inovação e dos instrumentos relevantes de políticas públicas. Os gerentes são freqüentemente reticentes no que diz respeito às finanças e as informações qualitativas são às vezes mais confiáveis do que as quantitativas. O propósito das pesquisas deve ser claramente definido e as questões devem ser claramente formuladas. Sob tais circunstâncias, uma base legislativa adequada para a coleta de estatísticas sobre inovação pode ajudar a assegurar o sucesso desse exercício. Em alguns casos, pode-se conceber questionários simplificados para cobrir empresas pequenas com o intuito de encorajar sua participação em pesquisas sobre inovação.

536

6. Pensando o futuro

Diversas questões importantes sobre a mensuração da inovação em países em desenvolvimento permanecem sem resposta. Porém, várias abordagens têm sido testadas em diferentes países e merecem pesquisas adicionais, envolvendo questões como: – o papel dos empresários e suas atitudes em relação à inovação; – a intenção de capturar as inovações conduzidas por fatores não ligados às forças de mercado, e particularmente as inovações conduzidas pelo setor público (Salazar e Holbrook, 2004); – a adaptação da metodologia para mensurar a inovação no setor primário (particularmente na agricultura); – o desenvolvimento de indicadores que refletem os sistemas de inovação subnacional (regional).

537




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.