MANUAL DE OSLO

Page 120

A abordagem sujeito cobre as despesas com as atividades de inovação implementadas, potenciais e abandonadas, como se definiu anteriormente. A esse respeito, trata-se de uma extensão direta da mensuração tradicional da P&D .

379

Na abordagem objeto o teor relatado compreende as despesas totais com inovações definidas, ou com as principais inovações, implementadas durante um dado período. Excluem-se as despesas com projetos de inovação que foram abandonados ou que estejam em curso, e a P&D geral, não ligada a uma aplicação específica. Essa abordagem parece particularmente desejável para as pesquisas sobre inovação que partem de um conjunto de inovações identificadas, mas ela pode também ser usada em pesquisas sobre as atividades de inovação das empresas em geral.

380

À luz das vantagens e desvantagens de ambas as abordagens, a abordagem sujeito é recomendada para relatar as despesas com inovação. Por conseguinte, as diretrizes do Manual orientam-se pela abordagem sujeito.

381

Manual de Oslo




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.