MCI 2011 (mês da cultura independente)

Page 1


FICHA TÉCNICA Secretário Municipal de Cultura Carlos Augusto Calil Secretário Adjunto José Roberto Sadek Chefe de Gabinete Paulo Rodrigues

Assessoria de Comunicação Giovanna Longo

Curadoria Artes visuais: Homero Nogueira Cinema: Célio Franceschet e Liciane Mamede Dança: Andrea Thomioka Eventos externos: Karen cunha, Laurence Trille e Thomas Haferlach Literatura: Dolores Biruel, Gazy Andraus, Marcelo Dias, Marlon Florian e Rosa Falzoni Música: Juliano Gentile, José Mauro Gnaspini, Karen Cunha, Katia Bocchi e Nilson Copede Teatro: Maria Tendlau

Site: Bárbara Batista, Eduardo Roberto e Paulo Borgia Assessoria de Imprensa: Agência Cartaz

Apoio: Ano Holanda-Brasil Goethe Institut Matilha Cultural Voodoohop


festa de abertu ra Dia 02/09, sexta Projeções com celulares, sets de DJs de várias partes do mundo, performances, e intervenções sonoras farão parte da festa de abertura do Mês da Cultura Independente. Um dos destaques da programação é Mickey Moonlight (Inglaterra), produtor musical, integrante do selo Ed. Banger (Justice, Mr Oizo e muitos outros) e conhecido nas pistas brasileiras pelo hit “Interplanetary Music”. A festa também terá a participação de um DJ alemão escolhido pelo público por meio de uma votação promovida pelo Goethe Institut. Dentre os candidatos estão Felix Kubin, Munk, Ada e Christian Fischer. Em parceria com o coletivo Voodoohop e o Goethe Institut, a festa tomará conta do centro velho de São Paulo durante toda a madrugada de sexta pra sábado.


Mickey Moonlight (Inglaterra), Thomash (SP/ Berlin), Souksouklow (SP/França), Rubens Peterlongo, Bloco Carnavelesco Carcará + atração surpresa escolhida pelo público. Projeções: Código 11. Grátis. Livre. Ao lado da Galeria Olido. Das 19h30 às 5h.

Programação completa em: http://www.culturaindependente.org


MÚ S I C A Dia 28/08, domingo

AQUECIMENTO: GABY AMARANTOS A musa do tecnomelody chega ao CCJ em agosto, esquentando a temperatura! Seu show trará as faixas do 1º CD (ainda não lançado) com músicas que misturam o tecnobrega com carimbó, guitarrada, samba de cacete, lundu e reggaeton. Destaque do movimento tecnobrega de Belém do Pará, Gaby Amarantos nasceu numa família de sambistas e iniciou sua carreira musical aos 15 anos como cantora gospel. Antes de chegar ao brega e tornar-se a popstar da música paraense, foi influenciada por gêneros díspares como o flashbrega e o jazz de Ella Fitzgerald e Billy Holliday. O show será realizado em um palco externo, em frente ao CCJ, e contará com a participação de Emicida e China. Grátis. Livre. Não é necessário retirar ingressos. Na rua, em frente ao CCJ. Das 16h às 19h.


foto: Divulgação

Dia 03/09, sábado

DOREEN SHAFFER (SKATALITES) & LEÕES DE ISRAEL + DUBVERSÃO S.S. A vocalista que acompanha os Skatalites desde os anos 60 faz sua 1ª exibição solo no Brasil, acompanhada pelo grupo Leões de Israel que já tocou como banda de apoio de nomes como Gregory Issacs, Max Romeo e Pablo Moses. O repertório incluirá temas consagrados com os Skatalites e outros tantos jamais vistos aqui no Brasil. Antes da apresentação o selector Yellow P comanda o mais emblemático sound system de São Paulo: o Dubversão. Grátis. Dubversão: Livre. Mirante – CCJ. Das 15h30 às 19h30. Show: 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ. Até 2 ingressos por pessoa. É necessário apresentar documento com foto. Anfiteatro – CCJ. Das 20h às 21h30.


COMUNIDADE SAMBA DO MONTE CONVIDA: THOBIAS DA VAI-VAI, CHAPINHA, IZZY GORDON E NUCLEO. O Projeto Comunidade Samba do Monte faz uma grande festa para celebrar o lançamento do documentário “Uma comunidade dentro da comunidade” dirigido por Jaime”Diko”Lopes. Grátis. 293 lugares. Sala Olido- Galeria Olido 18h

Documentário "Uma comunidade dentro da comunidade" dirigido por Jaime"Diko"Lopes. Sessão do Documentário - Às 17h, Cine Olido, 236 lugares Entrada: Inteira - R$ 1,00; Meia: R$ 0,50

Dia 04/09, domingo

INOCENTES + INVASORES DE CÉREBRO Formada por Clemente Nascimento (voz e guitarra), Anselmo foto: Daniel Arantes Monstro (baixo), Nonô (bateria) e Ronaldo Passos (guitarra), a banda Inocentes comemora seus 30 anos de carreira ao lado do grupo Invasores de Cérebro que é conhecido pelo seu punk rock empolgante misturado com um hardcore violento. Grátis. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 14h, na recepção do CCJ. Até 2 ingressos por pessoa. É necessário apresentar documento com foto. Anfiteatro – CCJ. 17h.


Dia 07/09, quarta

ARTHUR KAMPELA Consagrado pelo uso percussivo do violão, o compositor e instrumentista brasileiro residente em Nova York recebe convidados para interpretar músicas próprias em diferentes formações. Músicos convidados: Daniel Murray (violão), José Moura (baixo elétrico), Sarah Hornsby (flauta). Grátis. 320 lugares. Sala Jardel Filho – CCSP. 19h.

Dia 08/09, quinta

MALAQUERENCIA (ARGENTINA) Com forte atuação frente aos músicos independentes da Argentina, o grupo tem como principais referências a salsa, o folclore argentino, o reggae e o jazz. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.

Todas as quintas

Samba Rock com a banda MAVERICK SOUL O grupo Maverick Soul traz composições próprias em seu repertório e comandam cuma verdadeira festa todas as quintas de setembro. Grátis, não é necessário retirar ingressos. Vitrine da Dança Galeria Olido. Das 19h às 20h30.


Dia 09/09, sexta

TIGRE DENTE DE SABRE O grupo realiza um trabalho instrumental que fica entre o jazz, o erudito e a música eletrônica underground. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.

NDEE NALDINHO Um dos principais nomes do rap nacional, Ndee Naldinho é conhecido por criar hits como “Rap de Arromba”, “De Quem é Essa Mulher” e “Melô da Lagartixa”. Com 23 anos de carreira, o rapper lança seu 15º álbum neste ano. Grátis. 50 lugares. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na recepção do CCJ. Anfiteatro – CCJ. 20h.

Dia 10/09, sábado

ROCK NA VITRINE: MASSAHARA, STAR 61, LU VITALIANO Sem a pretensão de estabelecer novas divisas ao rock, mas sim tornar atualizado seu espírito ousado, frenético, Massahara apresenta composições próprias e releituras de clássicos dos anos 70 como Jimmi Hendrix e Led Zeppelin. A banda Star 61 reúne o glamour de artistas como T-Rex e David Bowie, composições à La Jovem Guarda e performance estilo Secos & Molhados. Com timbre forte e "vintage", a cantora e atriz Lu Vitaliano acompanhada de sua banda “Os Vigaristas” leva o público a uma viagem atemporal. Grátis. 200 lugares. Vitrine da Dança – Galeria Olido. 18h.


foto: Fumie ishii

DANIEL HIGGS (EUA) Ex-integrante da cultada banda Lungfish, o artista natural de Baltimore (EUA) apresenta seu trabalho solo, marcado por sonoridades cíclicas e com inspirações poéticas dentro do universo do pós-rock. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.


foto: Nico Krijno

SPOEK MATHAMBO (ÁFRICA DO SUL) Conhecido por causar uma verdadeira revolução no palco, o produtor e MC sul-africano Spoek Mathambo é um dos caras mais atuantes da nova cena africana. O músico, natural de Soweto, destaca-se pela ousadia de seu trabalho, que mistura rap, house, electro, rock, humor e drama. Membro dos duos SWEAT.X e PLAYDOE, ele editou, em 2010, o seu primeiro disco solo ("Mshini Wam") e acaba de assinar com o selo Sub Pop (CSS, The Go!Team, Mudhoney, Mogway entre outros) que disponibilizou gratuitamente para o download o single "Put Some Red on It". Grátis. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento a partir das 16h30 na recepção do CCJ. Até 2 ingressos por pessoa. É necessário apresentar documento com foto. Anfiteatro – CCJ. 19h30.


foto: Ênio César

Dia 11/09, domingo

EMICIDA: “DOOZICABRABA E A REVOLUÇÃO SILENCIOSA” + CONVIDADOS. Show de lançamento do novo EP do Emicida, produzido em parceira com o Creators Project e concebido em conjunto com os produtores K-Salaam & Beatnick. O show contará com a participação de parceiros que integram as faixas do EP: Rael da Rima, MV Bill, Don Pixote, Fabiana Cozza, Paola e K-Salaam & Beatnick (EUA). Grátis. Livre. Não é necessário retirar ingressos. Na rua, em frente ao CCJ. 16h30


JAMES ORR COMPLEX Projeto solo do cantor, instrumentista e compositor escocês Chris Mack que transita entre o folk de Nick Drake e o experimentalismo de John Fahey. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 18h.

Dia 15/09, quinta

BIERNES (ARGENTINA) A banda vencedora do festival Indi(e)fusa – festival produzido na cidade de Córdoba pelo Núcleo Difusa Fronte(i)ra e que premia anualmente os destaques da música independente do interior da Argentina – apresenta canções dançantes e uma fusão onde o rock latino é atravessado pelo jazz, disco, candombe uruguaio, mambo dos anos 70 e pela cumbia mar platense. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.

Dia 16/09, sexta

BIERNES (ARGENTINA) Grátis. 50 lugares. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na recepção do CCJ. Anfiteatro – CCJ. 20h


foto: Markus Wustmann

FAUST (ALEMANHA) Surgida nos anos 70, a banda é umas das pioneiras do gênero que ficou conhecido como Krautrock, uma versão mais experimental do rock progressivo em que estão presentes tanto a música industrial como a psicodélica. O grupo se apresenta pela primeira vez no Brasil. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.

Dia 17/09, sábado

FAUST (ALEMANHA) Neste dia, haverá workshop das 12h às 16h. Sala Adoniran Barbosa - mais informações no site do CCSP. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.


foto: Divulgação

Dia 18/09, domingo

CINETÉRIO: BAGHEAD + VOODOOHOP + PONI HOAX (FRANÇA) A 6ª edição do cinetério oferece ao público paulistano mais uma noite de experiências sombrias e perturbadoras. A noite começa com a exibição do inédito “Baghead”, que faz parte da mostra “Mumblecore - A Estética do Faça Você Mesmo”. O filme é dirigido pela dupla mais conhecida do gênero: os irmãos Duplass (Cyrus, The Puff Chair entre outros). Na sequência, os DJ’s da Voodoohop comandam a festa que terá o encerramento da banda francesa Poni Hoax (considerada por muitos como uma mistura de Human League, David Bowie, LCD Soundsystem e Roxy Music) que apresenta pela primeira vez no Brasil o seu aclamado rock eletrônico, beats acelerados e sintetizadores frenéticos. Como sempre, a exibição ganha um tratamento especial com a realização de projeções e intervenções. Grátis. Livre. Não é necessário retirar ingressos. Praça do Cemitério Cachoeirinha, em frente ao CCJ. Das 18h30 às 22h30.


Sol6 (Holanda, Inglaterra e Alemanha) Formado por expoentes da improvisação livre na Europa, o grupo reúne músicos de diferentes países e trajetórias musicais. Com: Veryan Weston (piano), Hannah Marshall (violoncelo), Tony Buck (bateria), Ingrid Laubrock (viola), Mandy Drummond (viola) e Luc Ex (baixo). Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 18h.

Dia 20/09, terça

foto: Divulgação

O GRIVO O duo mineiro apresenta seu novo trabalho, que consiste em 12 improvisações com instrumentos de percussão, cordas e sopros; além de suas “máquinas sonoras”, instrumentos virtuais, sensores, objetos do dia a dia e imagens em vídeo. Cada uma delas lida de maneira diferente com questões como o diálogo entre a estrutura musical e o acaso, a construção de um espaço “escultural” por meio do som; e ainda as relações entre som e imagem a partir de uma mesma ideia. Grátis. 320 lugares. Sala Jardel Filho – CCSP. 21h.


Dia 22/09, quinta

OPTIC YELLOW FELT Folk, jazz e rock inglês são algumas das influências do grupo que acaba de lançar um disco gravado pelo produtor Roy Cicala, que já trabalhou com John Lennon, Jimi Hendrix e The Who. A banda explora várias possibilidades de arranjos criando uma sonoridade diferente. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.

Dia 23/09, sexta

NIKITA Em seu CD de estréia Phenomenometrika, a cantora e compositora aposta em canções pop perfeitas, com beats modernos e rimas cujos temas giram em torno do universo juvenil. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.


foto: Divulgação

JESSIE EVANS (EUA/ALEMANHA) A cantora e performer Jessie Evans é californiana, mas vive há anos em Berlim. Conhecida na cena underground, comanda o selo Fantomette Records, pelo qual lançou seu 1º álbum solo “Is it fire?”(2009). Desde então rodou o mundo em turnê, inclusive com as bandas The Gossip e Iggy and the Stooges. Seu show, definido como um “cabaret style”, está no topo da lista de “must see” de diversas personalidades do mundo da música. Grátis. 50 lugares. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na recepção do CCJ. Anfiteatro – CCJ. 20h.


Princesa

foto: Karla Arkaki

foto: Divulgação

Dia 24/09, sábado

Lurdez da Luz

YO GIRLS: PRINCESA (ARG) + ACTITUD MARIA MARTA(ARG)+LURDEZ DA LUZ Considerada a primeira cantora argentina de dancehall , Princesa surpreende pela sua mistura de reggaeton e rap. Depois de atravessar a última década portando um dos microfones do Mamelo Sound System e participar de projetos como o 3naMassa, Lurdez da Luz apresenta seu elogiado trabalho solo. Em 2010 foi Indicada na categoria de melhor artista de RAP ao premio VMB da MTV ao lado de Rincon, Kamau, M.V Bill entre outros destaques na categoria. O grupo Actitud Maria Marta é conhecido por suas apresentações arrebatadoras e por sua fusão inovadora de ritmos. Grátis. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento a partir das 17h30, na recepção do CCJ. Até 2 ingressos por pessoa. É necessário apresentar documento com foto. Anfiteatro – CCJ. 20h30.


SEU NELSON DA RABECA Músico autodidata e ex-cortador de cana em Alagoas, Seu Nelson é instrumentista, compositor e luthier. Seu repertório tem forte raiz nordestina, com destaque para o baião, o xaxado, o xote e a marcha. Convidado: Zé Pitoco (zabumba). Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.

CONTRA CULT: RURALISTAS” - EXPERIMENTO PROSÓTYPO & NA SALA DO SINO O Experimento Prosótypo adequa a poesia falada à música, dialogando com elementos cênicos de teatro e dança. A banda Na sala do Sino tem a música como base e apropria-se de diversas linguagens artísticas para criar uma nova forma de interação cultural. Os grupos se apresentarão no mesmo palco. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 19h.

Dia 25/09, domingo

A DERIVA Diferentes estilos de música brasileira, de jazz e de música contemporânea improvisada estão presentes no repertório autoral do quarteto, recriados de maneira original a cada performance. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 18h.


Dia 29, quinta

TUSQ (ALEMANHA) E ELETROFAN Influenciados por bandas como Teenage Fan Club, Wilco e Árcade Fire, os alemães do Tusq mesclam folk, rock e indie acompanhados pela banda brasileira Eletrofan. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.

foto: Antonia Tricarico

Dia 30/09, sexta

JOE LALLY TRIO (EUA/ITÁLIA) Conhecido por ter sido baixista das lendárias bandas Fugazi e Ataxia, nesta última ao lado de John Frusciante do Red Hot Chilli Peppers, Joe Lally vem ao Brasil para lançar em vinil seu 3º disco solo, “Why should i get used to it”. Grátis. 631 lugares. Sala Adoniran Barbosa – CCSP. 19h.


JULIA SAYS A dupla recifense faz música livre de amarras, onde o mais importante é experimentar combinações de vocais, samplers, guitarras e bateria com programações eletrônicas ao vivo. O nome do grupo foi inspirado na personagem de um livro que queria poder criar uma história que não começasse com “era uma vez” nem terminasse com “e foram felizes para sempre”. Grátis. 50 lugares. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na recepção do CCJ. Anfiteatro – CCJ. 20h.

Dia 02/10, domingo

FESTIVAL 20 MINUTOS + ROCK ROCKET Apresentação: Luiz Thunderbird. O projeto 20 minutos selecionará 7 bandas para fazer um pocket show de exatos 20 minutos dentro da programação do Mês da Cultura Independente. A banda mais votada pelo público volta no mês seguinte e se apresenta no projeto Sexta Sonora. Os paulistanos do Rock Rocket encerram o festival que será comandado pelo músico e apresentador Luiz Thunderbird. As inscrições de bandas vão até o dia 18/09, na recepção do CCJ ou pelo e-mail: festival20minutos@gmail.com. Acesse o regulamento no site: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br Grátis. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 12h, na recepção do CCJ. Até 2 ingressos por pessoa. É necessário apresentar documento com foto. Anfiteatro – CCJ. Das 15h às 20h.


Danç a Dia 04/09, domingo

JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS Dir.: Frank Ejara. DJs residentes: Frank Ejara, Andre Bidu e Niko. Todo primeiro domingo do mês, praticantes de dança de rua se encontram na Olido para trocar experiências e fazer apresentações. A atividade procura reviver o clima existente durante o surgimento do movimento hip-hop em São Paulo, quando dançarinos se reuniam, nos anos 1980, em espaços da estação de metrô São Bento. Grátis, não é necessário retirar ingressos. Vitrine da DançaGaleria Olido das 15h às 20h.


LIT E R ATU R A Dia 07/09, quarta

SARAU: “ELO EM BRASA” Integrantes dos coletivos Poesia na Brasa e Elo da Corrente se reúnem para criar o “Literatura Andante”, uma trupe lítero-musical que esparrama verso no asfalto, pedindo licença poética pra semear sorrisos e arteiragens nas lages e vendas desse mundaréu. Neste dia, eles chegam ao CCJ com a força dos tambores para trocar ideias sobre suas publicações e intervenções e fazer poesia! Com: Sidney das Neves (o jornaleiro), Vagner Souza (o operário da palavra), Samanta Biotti (a Joana da roça), Divino Silva (o secretário geral) e Michel Yakini (o Versulindo). Grátis. Livre. Espaço Sarau – CCJ. Das 16h às 19h.


De 13/09 a 13/10

EXPOSIÇÃO: A ARTE DA HQ FANTÁSTICO-FILOSÓFICA Organização: Gazy Andraus. Fechando o ciclo de formação em HQ e Zine deste ano, a exposição traz reproduções dos quadrinhos de autores do meio oficial e independente, nacionais e estrangeiros: Edgar Franco, Sergio Macedo, Caza, Druillett, Mathieu e outros, trazem em comum a reflexão filosófica travestida do fantástico. As obras estimulam o leitor a vislumbrar um processo imagético e criativo, sem deixar de refletir aspectos da existência humana e universal. Grátis. Livre. Biblioteca Jayme Cortez – CCJ. Terça à sexta, das 10h às 20h; Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Dia 14/09, quarta

SARAU: LEITORES E LEITURAS Com o objetivo de compartilhar experiências de leitura, a Biblioteca Mário de Andrade promove, na sala de convivência da Coleção Circulante, encontros de leitores. De modo espontâneo e livre, os participantes têm a oportunidade de dividir impressões, trechos e outras informações sobre sua leitura ou sobre seus próprios textos. Após cada encontro, os livros comentados e lidos pelos participantes estarão em destaque para consulta e empréstimo na Circulante. Grátis. 80 lugares. Sala de Convivência - Biblioteca Mário de Andrade. 17h30.


Dia 17/09, sábado

BATE-PAPO: OS QUADRINHOS NO ROCK Bate-papo com Márcio Baraldi, o cartunista mais rock’n’roll da atualidade que inovou e sedimentou o humor rock no Brasil, criando personagens como Roko-Loko e Adrina-Lina e colaborando para diversas revistas: Rock Brigade, Dynamite, Metalhead, Roadie Crew, Valhalla, Comando Rock e Rock Underground. http://www. marciobaraldi.com.br/ Grátis. Livre. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com. Espaço Sarau – CCJ. Das 15h às 16h30.

PALESTRA: EDITORAÇÃO DE HQS O convidado abordará os diversos processos da editoração com enfoque nas HQs: criação de capa e projeto gráfico; digitalização, tratamento e preparação das imagens; preparação e revisão de textos; editoração de miolo e capa do impresso; fechamento de arquivos e acompanhamento de impressão. Com: Claudio Roberto Martini, publisher, designer gráfico e tradutor da Zarabatana Books, responsável pela publicação de obras de premiados autores nacionais e internacionais. http://www.zarabatana.com.br/ Grátis. Livre. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com. Espaço Sarau – CCJ. Das 17h às 18h30.


Dia 18/09, domingo

OFICINA: BLOGANDO HUMOR DE MANEIRA INDEPENDENTE A cultura dos blogs será apresentada em paralelo com a cultura dos zines, com luz às formas de expressão individual e coletiva. O convidado dará enfoque aos blogs de humor e suas vertentes: charges, cartuns, tiras, caricaturas e quadrinhos. Com: Igor Villa, ilustrador e diagramador, colaborador da revista literária “Mirante”, uma das revistas independentes mais antigas do Brasil. http:// igorvilla.blogspot.com Grátis. +15 anos. 15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço Sarau – CCJ. Das 15h às 17h30.

Dia 23/09, sexta

(H)Á MARGEM? OS LIMITES ENTRE CLASSE SOCIAL E VITRINE DA PRODUÇÃO CRIATIVA + SARAU DO BINHO Com: Joannes Silva, Nicolas Behr e Sérgio Vaz. Mediação de Paloma Kiss. A produção criativa de poesia e literatura sempre se deparou com as dificuldades do mercado editorial, tivesse o autor poder aquisitivo ou não. Quais as semelhanças entre essas situações, ou não há equivalência devido ao fator monetário?


Após o debate haverá o Sarau do Binho que, há sete anos, reúne poetas, artistas, professores, estudantes e toda comunidade do Campo Limpo, para expressarem suas ideias por meio de diversas linguagens artísticas, como: poesia, música, teatro e artes visuais. Caracterizado pelo seu estilo libertário, o sarau será apresentado na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, com espaço aberto à participação do público presente. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 19h.

Dia 24/09, sábado

LANÇAMENTO: EDIÇÕES MALOQUEIRISTAS 2011, de Renato Limão O poeta Renato Limão, um dos fundadores da Poesia Maloqueirista, lançará livro com poemas inéditos e compilação de alguns dos seus textos que já se tornaram clássicos no meio alternativo. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 20h.

VIDEOINSTALAÇÃO: DESMARGI_NADA Televisores antigos espalhados pelo espaço transmitirão vídeos baseados em poemas de autores cuja trajetória dialoga com movimentos contraculturalistas, como Ademir Assunção, Berimba de Jesus e Caco Pontes. O trabalho é do Coletivo Overlei. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 21h.


PALESTRA: ADAPTAÇÃO DE ROTEIROS PARA HQS A adaptação literária é o gênero mais em voga na produção de quadrinhos no Brasil, atraindo leitores e autores. O autor Spacca, responsável pela adaptação em quadrinho de “Jubiabá” (Jorge Amado), abordará o trabalho de adaptação de roteiros como processo artístico criativo e não apenas reprodutivo. Spacca é ilustrador, cartunista e autor das HQs “Santô e os Pais da Aviação”, “Debret” e “D. João Carioca”, em parceria com Lilia Schwarcz. http://www.spacca.com.br Grátis. Livre. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com. Espaço Sarau – CCJ. Das 19h às 21h.

Dia 25/09, domingo

CAFÉ CULTURAL: A PRODUÇÃO LITERÁRIA DA JUVENTUDE O historiador Weber Lopes Góes conduzirá uma conversa sobre a literatura produzida por jovens e a produção cultural independente num contexto de periferias e universalidades. Weber é especializado no tema Arte e Sociedade. Neste encontro, Ana Paula dos Santos Risos lança seu livro “Quem Roubou Quem?”. A jovem artista já rodou diversos espaços da cidade divulgando suas poesias em folhetos e apresentando o monólogo “A Informal”, que


dialoga as linguagens do teatro e da poesia, e reúne textos seus e poesias de outras escritoras da literatura periférica. Grátis. Livre. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau - CCJ. Das 16h às 18h.

Dia 27/09, terça

PALESTRA: PUBLICAÇÃO DE HQS INDEPENDENTES A produção e publicação de quadrinhos independentes no Brasil, um meio revolucionário de publicar novos artistas e alcançar um novo público leitor, serão desvendados em todos os seus aspectos. O público conhecerá também todos os passos para que cada artista possa publicar seu próprio trabalho eliminando obstáculos. Com: André Diniz, roteirista e desenhista de quadrinhos. http://www. nonaarte.com.br/ Grátis. Livre. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com. Espaço Sarau – CCJ. Das 19h às 21h.

Dia 29/09, quinta

OFICINA: OS 5 SEGREDOS DE UM BOM ROTEIRO A oficina parte de 5 elementos fundamentais para trabalhar a criação de roteiros para HQs: a escolha do tema; o aprofundamento


da ideia; síntese e clareza; a imagem como narrativa; a recepção do leitor e do mercado. Com: André Diniz, roteirista e desenhista de HQs, autor e ilustrador de livros infanto-juvenis. http://www. nonaarte.com.br/ Grátis. +15 anos. 15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail inscricoes.ccj@gmail.com. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço Sarau – CCJ. Das 15h às 17h.

Dia 30/09, sexta

POESIA DE RUA: NA CONTRAMÃO DA MARGEM? + PERFORMANCE Com: Analu Andriguetti, Tiago Mine, Antônio Vicente Pietroforte. Mediação de Heyk Pimenta. Seria possível reconhecer a existência de uma produção de qualidade neste segmento? O que é o poeta de rua? Um camelô literário, um artista procurando seu espaço? Ou uma linha marginal que já foi engolida pelos modos do sistema? Após o debate, também haverá uma performance da atriz e escritora Dani Smith, uma adaptação cênica de sua crônica urbana "Na contramão", onde aborda poeticamente um panorama de sentimentos e reflexões que permeiam a polifonia e o caos da metrópole. Grátis. Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 19h.


foto: Rafael Escocio

TE AT R O

MEIRE LOVE - Uma Tragédia Lúdica Meire Love conta a história de quatro meninas prostituídas que perambulam pelas ruas de uma cidade turística. Em meio à barbárie cotidiana a qual se encontram submetidas, buscam, por intermédio do sonho e da fantasia, um lugar para a felicidade. Meire, uma menina moça, é motivada pelo jogo de búzios a planejar sua fuga, acreditando que um estrangeiro virá buscá-la, levando-a para o outro lado do mundo. (50 min. 16 anos). Grupo Bagaceira de Teatro (Fortaleza/CE) direção: Suzy Elida e Yuri Yamamoto texto: Suzy Élida elenco: Rafael Martins, Rogério Mesquita e Yuri Yamamoto. sextas e sábados, as 21h, domingos, as 20h - Gratuito - gênero: drama - lotação: 100 lugares - Sala Paulo Emílio Salles Gomes


A RT E S V I SUA I S De terça a domingo até 2/10

foto: Alexandre Viana

APROPRIAÇÃO – MEU CENTRO É O SKATE Apropriação – Meu centro é o skate” traz para dentro da Galeria Olido o estilo de vida dos skatistas que encontraram no centro de São Paulo o ambiente ideal para o convívio social, interação e estabeleceram redes de comunicação e amizade a partir de pontos históricos ao redor do local onde a cidade nasceu. Fotos e vídeos e instalações interativas, proporcionarão ao visitante proximidade com as relações interpessoais, o convívio com os transeuntes e a utilização da arquitetura pública e privada dos skatistas. Grátis. Galeria Olido - Espaço Expositivo – 1º Andar. 13h às 20h.


CIN E M A De 06 a 18 de setembro Programação de Cinema – SETEMBRO 2011 Centro Cultural São Paulo / Cine Olido / Centro Cultural da Juventude CCJ: grátis. CCSP e Cine Olido: 1 real

Mumblecore a estética do faça você mesmo. Idade sugerida: 18 anos

Programação completa em: http:://www.culturaindependente.org

A Prefeitura de São Paulo, o Cine Olido, o Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural da Juventude trazem para a cidade um grande panorama do novo cinema independente americano com a mostra Cinema Mumblecore, a estética do faça você mesmo. Mumblecore é um movimento de cinema independente que surgiu em 2002, entre uma conversa de amigos, no intervalo das


exibições de um festival de cinema independente. Joe Swanberg, Aaron Katz, Andrew Bujalski, Mark e Jay Duplass foram os primeiros cineastas a ganharem visibilidade, tanto dentro dos EUA quanto internacionalmente, com seus primeiros filmes carimbados com o selo Mumblecore. O movimento é caracterizado por um orçamento ultrabaixo, roteiros e cenas improvisadas, atores não-profissionais, e temas geralmente girando em torno de relacionamentos amorosos entre jovens que estão nos seus 20 anos, entrando para a vida adulta. Baseados em movimentos anteriores, como o D.I.Y. (Do It Yourself), Dogma 95, cinema digital e o movimento independente americano (com John Cassavetes e, posteriormente, Richard Linklater como grandes influencias), o movimento chamou a atenção para uma discussão muito maior: o barateamento da produção cinematográfica com a chegada da tecnologia digital e como isto está se refletindo, tanto no mercado cinematográfico como também no modo de se fazer cinema. A mostra traz 20 filmes inéditos no país e uma exibição ao ar livre com mais uma edição do Cinetério no Centro Cultural da Juventude.


Funny Ha Ha

Funny Haha, 2005, EUA, cor, 89 min, DVD Dir.: Andrew Bujalski. CCSP. Dia 6, 18h | Cine Olido. Dia 8, 15h | CCJ. Dia 15, 20h

The Puffy Chair

EUA, 2005, cor, 85min, digibeta Dir.: Jay Duplass, Mark Duplass. CCSP. Dia 8, 16h. Dia 11, 20h. | Cine Olido. Dia 15, 15h

Dance Party, USA

Dance Party USA, 2006, USA, cor, 67 min, DVD Dir.: Aaron Katz. CCSP. Dia 7, 16h | Cine Olido. Dia 9, 17h. Dia 11, 15h

Cidade Silenciosa Quiet City, EUA, 2007, cor, 78 min, digital Dir.: Aaron Katz. CCSP. Dia 7, 18h. Dia 13, 18h | Cine Olido. Dia 6, 15h

Clima Frio Cold Weather, EUA, 2010, cor, 97min, digital Dir.: Aaron Katz. CCSP. Dia 7, 20h. Dia 14, 15h | Cine Olido. Dia 11, 17h

My Effortless Brilliance EUA, 2008, cor, 79min, digibeta Dir.: Lynn Shelton.

CCSP. Dia 11, 16h | Cine Olido. Dia 14, 15h. Dia 15, 19h

Beeswax EUA, 2009, cor, 100min, digibeta Dir.: Andrew Bujalski. CCSP. Dia 8, 18h. Dia 10, 20h | Cine Olido. Dia 14, 19h

A Garota Explosiva The Exploding Girl, EUA, 2009, cor, 79min, digibeta Dir.: Bradley Rust Gray. CCSP. Dia 8, 20h. Dia 10, 16h | Cine Olido. Dia 13, 17h


Antiga Alegria Old Joy, EUA, 2006, cor, 76min, digibeta Dir.: Kelly Reichardt. CCSP. Dia 9, 16h. Dia 11, 18h | Cine Olido. Dia 14, 17h

Wendy e Lucy Wendy and Lucy, EUA, 2008, cor, 80 min, digibeta Dir.: Kelly Reichardt. CCSP. Dia 9, 18h | Cine Olido. Dia 13, 15h. Dia 15, 17h

Frownland EUA, 2008, cor, 107min, Digibeta Dir: Ronald Bronstein CCSP. Dia 9, 20h. Dia 10, 18h | Cine Olido. Dia 13, 19h

Bummer Summer EUA, 2011, 79min, p&b, digital Dir.: Zach Weintraub. CCSP. Dia 13, 16h. Dia 15, 20h | Cine Olido. Dia 9, 16h

O Prazer de Ser Roubado The Pleasure of Being Robbed, EUA, 2008, cor, 73min, digital Dir.: Josh Safdie. Cine Olido. Dia 6, 17h

Yeast EUA, 2008, cor, 78min, digital. Direção.: Mary Bronstein. CCSP. Dia 14, 18h | Cine Olido. Dia 7, 19h. Dia 8, 17h

Beijando na Boca Kissing on the mouth, EUA, 2005, cor, 78 min, digital Dir.: Joe Swanberg. CCSP. Dia 6, 16h. Dia 16, 18h | Cine Olido. Dia 7, 17h

O Primeiro Encontro de Luke e Brie Luke and Brie are on a first date, EUA, 2008, cor, 76min, digital Dir.: Chad Hartigan. CCSP. Dia 15, 16h | Cine Olido. Dia 9, 19h. Dia 10, 15h


Remédio para a Melancolia Medicine for Melancholy, EUA, 2008, cor, 88min, digital Dir.: Barry Jenkins. CCSP. Dia 16, 16h | Cine Olido. Dia 6, 19h. Dia 10, 19h

Admiração Mútua Mutual Appreciation, EUA, 2005, p&b, 109min, digibeta Dir.: Andrew Bujalski. CCSP. Dia 13, 20h | Cine Olido. Dia 8, 19h. Dia 10, 17h | CCJ. Dia 8, 20h

O Dia da Transa Humpday, EUA, 2009, cor, 94min, DVD Dir.: Lynn Shelton. CCSP. Dia 6, 20h. Dia 15, 18h | Cine Olido. Dia 7, 15h | CCJ. Dia 17, 20h

Baghead

EUA, 2008, cor, 84min, Digital Dir.: Jay Duplass, Mark Duplass. Com: Ross Partridge, Steve Zissis, Greta Gerwig, Elise Muller, Jett Garner, Anthony Cristo, Jennifer Lafleur. CCJ. Dia 18, 18h30

De 16 a 29 de setembro

INDIE 2011 – MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL ingresso: R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia-entrada) Idade recomendada: conferir em folder específico do evento

programação completa no site: http://www.indiefestival.com.br/ A mostra tem como principais objetivos dar visibilidade a filmes que estão fora do circuito comercial, além de formar e atrair público jovem. Ele acontece anualmente, desde 2001, na cidade de Belo Horizonte (MG). Em São Paulo, esta será a 5ª edição do evento, sendo, porém, a primeira vez que ele é realizado no Cine Olido.


Endereços BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA

Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros. Zona Oeste. Telefone: (11) 3082-5023 e 3063-3064 Próximo da Praça Benedito Calisto. Atendimento: seg a sex, das 8h às 17h; sáb, das 9h às 16h. BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Rua da Consolação, 94, Consolação. Centro. Telefone: (11) 3256-5270 Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Atendimento: seg a sex, das 8h30 às 20h30; sáb, das 10h às 17h. CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO

Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Telefone: (11) 3984-2466. Site: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br. Próximo ao Terminal de Ônibus Vila Nova Cachoeirinha. Atendimento: ter a sáb, das 10h às 20h; dom e feriados, das 10h às 18h. CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Centro. Telefone: (11) 3397-4002. Site: www.centrocultural.sp.gov.br Próximo da estação Vergueiro do metrô. Atendimento: ter a dom, das 10h às 22h. GALERIA OLIDO

Avenida São João, 473. Centro. Telefone: (11) 3331-8399 e 3397-0171 Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Atendimento (espaço expositivo): ter a dom, das 13h às 20h.


www.culturaindependente.org


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.