Revista Atual 2013

Page 1

Julho . 2013 8ª Edição . Ano 06 Semestral

Cipó lança

nova coleção

Contos humorísticos Colunas Sociais





Editorial

Ricardo Silva

2013

Diretor Executivo

DE

Temos cara de sofisticação, mas, quem não gosta de beleza? Elitismo e popularismo são meros conceitos na Revista Atual, na prática eles se misturam.”

A partir da revelação de que Carlos Drummond de Andrade assistia e gostava do programa, “Os Trapalhões” saíram do anonimato e passaram a receber elogios de todas as classes sociais, que na verdade já assistiam a atração, mas não assumiam. Nossa próxima edição será lançada no dia 06 de dezembro. Antes, porém, no Teatro Municipal Trianon, dia 04 de Outubro, realizar-se-á uma grandiosa festa com a marca da Revista Atual. No evento serão premiados os destaques do ano, além de um desfile com minha equipe de modelos e show a nível nacional. Aproveitem as noticias sociais do C.R. Saldanha da Gama, elaboradas pelo experiente jornalista e diretor social Edilson Ribeiro, as colunas assinadas pelos renomados colunistas Wilson Oliveira, André Souza, Sidinho Ramos e Gustavo Sales. E também a estréia da talentosa Rosa Nogueira. Acreditamos que a Revista Atual quebrou o paradigma conceitual de que o ser humano vale o que tem. Independentemente da posição social, riqueza ou pobreza. Você, leitor, vale o que é. Boa leitura.

| JULHO

O

sucesso é raro. Acontece com os que não medem esforços para alcançá-los. Impossível falar do crescente êxito da Revista Atual sem esse determinismo, sem essa equipe de colaboradores altamente selecionada, composta de repórteres, diagramadores, escritores, publicitários, fotógrafos e outros valorosos parceiros. O tempo... Há, o tempo! Esse merece destaque. Nada surge como se fora num passe de mágica. É preciso desenvolver ações que conduzam qualquer projeto e a base deve ser de boa qualidade. Hoje nos sentimos realizados porque a Revista Atual em curto espaço de tempo está consolidada na região. É, rigorosamente, produto de prazeroso e intenso consumo para os empresários de sucesso, que buscam o crescimento de sua marca e os amantes da boa leitura e informação. Gradativamente, a tiragem vem aumentando. O número de anunciantes, colaboradores, material, arte, enfim, tudo agrega valor à revista mais completa de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. “Obrigado” torna-se singelo para corresponder à nossa gratidão. A Revista Atual é para todos, ricos, pobres, intelectuais, jovens e idosos. Os textos de Arcinélio Caldas revelam um estilo literário peculiar e delicioso! A matéria jurídica abordada pelos artigos do Dr. Luiz Cláudio Barreto Silva e outros colaboradores, nas diversas áreas, são fontes de conhecimento e informação. Modelos alcançam sucesso. Nossas festas e confraternizações de lançamento engrandecem as amizades, precipitam os negócios e privilegiam as ações de fotojornalismo. Temos cara de sofisticação, mas, quem não gosta de beleza? Elitismo e popularismo são meros conceitos na Revista Atual, na prática eles se misturam. Lembro que certa vez um jornalista foi à casa do advogado, escritor, poeta e jornalista Carlos Drummond de Andrade em busca de uma entrevista. Ele solicitou que o visitante aguardasse o término do programa “Os Trapalhões” para concretizar os anseios do repórter. Até então, a audiência do citado programa era composta por “domésticas”.

REVISTA ATUAL

05


100 95 75

25 5 0

Revista Atual quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 09:01:54


Sumário

FOCALIZANDO

CARROS ANTIGOS, SONHO E PAIXÃO. EM EXPOSIÇÃO NO JARDIM DO LICEU.

PÁGINAS 26 E 27

SALDANHA DA GAMA PÁGINAS 20 E 21

CARNAVAL DE JUNDIAÍ PÁGINAS 28 E 29

OS SEGREDOS DA CARNE PÁGINAS 42 E 43

O amigo Bemvindo, gerente da 1001, na região de Campos, recebendo elogios pelo seu trabalho dinâmico, sério, honesto e competente à frente da empresa. Parabéns!

As pequeninas já fazendo pose de modelo e se destacando nas páginas da Revista Atual. No futuro poderão se destacar em todo o Brasil. Beleza é o que não falta.

Os amigos Edmar Ferreira e Silvinho Blaublau, são talentosos na música, recentemente se encontraram numa apresentação fantástica. Edmar faz parte da banda Segredo de Estado.

Acesse:

Expediente VIANA PRODUÇÕES CNPJ: 16.938.853/0001

CONTATO ELETRÔNICO ricardosilvaviana@gmail.com

FUNDADOR Ricardo Silva

JORNALISTA RESPONSÁVEL José Maria Matar – DRT 0157199-5

EDITOR / DIRETOR EXECUTIVO E COORDENADOR GERAL Ricardo Silva DIRETOR COMERCIAL E FINANCEIRO Dr. Arcinélio Caldas CONTATO COMERCIAL Cel: 9848-2438

TEXTOS Dr. Arcinélio Caldas Ricardo Silva Poliana Pontes Salvador – Matéria de Jundiaí ASSESSORIA JURÍDICA Dr. Ary Canella

O presidente da AESC Ariel Chácar, comemorou no mês de julho mais um ano de vida. Recebeu carinho de vários amigos.

www. atualcampos .blogspot.com

COLABORADORES Wilson de Oliveira Gustavo Sales Sidinho Ramos André Souza Rosa Nogueira Dr. Luis Cláudio Barreto Drª Mariana Azevedo Caldas

FOTOGRAFIAS Ademar Santos Dib’s Divulgação Wilson Correa Arquivo Mariana Janeiro Julio Monteiro

MODELO DA CAPA Juliana Gomes (foto Ademar Santos)

COORDENADOR DE ARTE / PROGRAMAÇÃO VISUAL Enockes Cavalar kanox10@gmail.com

FOTOS DE MODA Sérgio Oliveira Ademar Santos

IMPRESSÃO GrafBand Gráfica e Editora

TIRAGEM 08 mil exemplares PERIODICIDADE Semestral OBS: Os modelos Mylena, Edler e Juliana Gomes foram gentilmente cedidos pela Fênix Model’s Os artigos e colunas contidos nesta edição são de inteira responsabilidade de seus autores, que não mantém vinculo empregatício com a Revista Atual.


Fotos: Sérgio Oliveira

| JULHO

DE

2013

Modelos vestem nova coleção Cipó

08

REVISTA ATUAL


ALEXANDRE MACHADO Veste camisa de malha, calça jeans, casaco e tênis | CALVIN KLEIN

MATHEUS SANTOS Veste calça, camisa e chinelo | CALVIN KLEIN

2013

FELIPE PESSANHA Veste camisa polo e calça jeans LACOSTE e sapatênis ARAMIS

| JULHO

DE

MATHEUS VIEIRA Veste blazer, calça e camisa ARAMIS; cinto e sapato DEMOCRATA REVISTA ATUAL

09


2013 DE

| JULHO

Felipe Pessanha.

10

REVISTA ATUAL


Alexandre Machado

Alexandre Machado

Juliana Gomes

Juliana e Matheus Santos

Felipe Pessanha

| JULHO

DE

2013

Edler Fernandes

Matheus Santos REVISTA ATUAL

11


JANTAR DANÇANTE

Clube Monte Líbano organiza FESTA ÁRABE LIBANESA

O

Clube Monte Líbano realizou badalada festa no Clube de Regatas Saldanha da Gama, onde reuniu a colônia libanesa de Campos. O evento aconteceu no dia 20 de abril e contou com a presença do cônsul do Líbano, Ziad Itane e Família, Professor Liz, representante da casa Brasil Líbano de Friburgo, empresários e personalidades políticas e da sociedade local. Todos foram recepcionados pelo presidente do clube, Bassan Mousallen e pela organizadora da festa, Fátima Beyruth. A noite foi animada e contou com um cardápio típico da culinária libanesa. Animando a noite estava a banda Laíle El Shark (Christiano Markes, Derbakista, Essa Jouni, Tecladista e o cantor Mamo Marroquino). O grupo de Beatriz Petrucci, com suas belas dançarinas, comandadas pela professora Eugênia Petrucci, apresentou a dança do ventre maravilhosamente. Foi sem duvidas uma noite agradável.

H ERMÍNIA S EPULVEDA , F ÁTIMA B EYRUTH

E

Odaléia Duarte e Fátima Beyruth.

A empresária Fabiana Reis.

Christiano Marques, tabaquista, ao centro, animando à noite explêndida que foi o evento cultural do Líbano. Sucesso Total.

S ANDRA N ASSAR A BOU R EJEILI .

Carla Dauaire.

Dra. Viviane Beyruth.

| JULHO

DE

2013

Lei para dupla cidadania já vigora no Líbano

12

O cônsul do Líbano Ziad Itam e familia. REVISTA ATUAL

Fátima Beyruth.

Christiane Monteiro.

Um dos momentos emocionantes foi o discurso do empresário de Nova Friburgo, Gilberto Sader. A boa noticia da noite foi dada pelo cônsul Ziad Itane, que agradeceu a presença de todos e comentou a lei recém criada, onde filhos paternos têm dupla cidadania. Lei que já está em vigor no Líbano.



Artigo

Arcinélio Caldas

O LAGARTO N DOURADO

| JULHO

DE

2013

uma noite fria, muito fria de um sábado do mês de Julho, no interior do Parque do Desengano, na confluência do cimo da Baixada da Égua e os píncaros da Cidade Poema, a água corria nervosa e pura sobre o leito do Córrego da Malhada Branca. Era noite de lua cheia e tive a grata visão do lagarto dourado. Onde estivesse e olhos houvesse, resplandecia sua beleza e formava-se o espanto. Tímido por natureza, o réptil avistou-me e correu para baixo de umas telhas que se encontravam na parte lateral do nosso abrigo. Lá permaneceu até ser expulso por PJota. Durante a madrugada, precipitada pela mudança dos ventos, desabou violenta e passageira tempestade sobre a serra da Muribeca. A friagem deixou o belo lagarto com a cabeça finca-

14

REVISTA ATUAL

da no chão, aquecendo-se do gélido vento sul até amanhecer o dia. Localizei o sofrido sáurio duro como uma estatua. Coloquei-o ao sol que despontava sobre o granito escuro ao lado da casa sob as vivas dos meus netos Marina, Olívia e Lucca. As crianças em alarido, aquecidas pelo fogo ardente do fogão a lenha e pelos sobretudos aveludados que vestiam, tratavamno como se fosse um bicho de estimação. Ao cair da tarde do domingo, de regresso a Planície goitacá, deixamos para trás o Itacolomi e descemos em comboio a Serra Grande.

Onde estivesse e olhos houvesse, resplandecia sua beleza e formava-se o espanto...” O primo Henrique, Giorgio Cacciatore, PJota e o nativo Alzelino saíram na frente em direção da serra do Cocho, a contar as histórias do roubo de gado na região. Afirmavam que só uma inseticida poderosa poderia colocar fim a bandalheira que grassava naquelas paragens. Acima do Poço Parado o réptil reluzia sobre um granito amarelo alvorada que o tornava ainda mais garboso, refletia no espelho da magnífica pedra a aura de sua beleza. Nas imediações da fazenda São Benedito, o teiú pintado a ouro foi avistado de outro ângulo. Deduzi que o nosso amigo nos se-

guia na descida da gentil serrana. Agradecia pelo calor humano dispensado pelas crianças. Agregava ao escoteirismo a proteção da nossa viagem de volta ao lar, como se fora um sentinela da expedição. Manteve-se, às vezes invisível, sempre ao nosso lado. Neste instante mágico, afastado da estrada, fora das vistas de todos, Henrique demonstrava para os companheiros de viagem, a utilidade e os efeitos de sua espingarda italiana “12” na repressão de invasões, assaltos, roubo de utensílios e animais em propriedades rurais. Carregada, e acionada com rara destreza pelo primo, a balete, e o chumbo grosso cuspido pela potente arma de fogo de cano longo, inusitadamente, provocou na tábua de taipá escorada por Alzelino estrago assustador. Ouvido o estampido e acertado o alvo pelo tirambaço do trabuco, evaporou-se o lagarto dourado, sumiu de vez da nossa vista. Perdida a estrela guia, acorremos ao local do tiro com curiosidade, para saber o que aconteceu. Estupefatos, quedamo-nos com a tala do alvo esfiapada pelo tiro. Alzelino, horrorizado com o efeito provocado pela balete na peça de madeira que escorava e foi certeiramente atingida, de olhos esbugalhados, com feições de pavor, rolava pelo chão tal qual um réptil gigante da barriga branca, balbuciando: “Isso é que é sô, isso é que é inseticida bom para ladrão”.


ENTREVISTA Rafael Diniz fala sobre vida política e aborda novos projetos para o futuro De maneira sincera e simples, Rafael Diniz fala sobre sua participação no contexto político de Campos dos Goytacazes e destaca pontos importantes para melhorar a qualidade de vida da população.

REVISTA ATUAL

2013

NA SUA VISÃO, QUAL É A FUNÇÃO DO VEREADOR? Olha, pra mim, o vereador tem muitas funções. Como todos nós sabemos, a primeira delas é legislar, propondo soluções novas para os pequenos e grandes problemas de uma cidade. Outra função importante é fiscalizar o poder executi-

QUAL O MAIOR PROBLEMA DE CAMPOS? Difícil escolher um só, a cidade é uma sistema de relações, em que os problemas estão interligados. Poderia citar saúde, educação e a própria falta de transparência. Mas fazendo um esforço para isolar um problema crucial, e pegando carona na sensibilidade dos jovens que tomam as ruas do país, diria que o transporte é um dos nossos maiores problemas. O transporte para a vida na cidade é como o sistema circulatório para um corpo, se vai mal, todos os órgãos são atingidos. Um transporte ruim não só rouba o que há de mais valioso na vida, ou seja, o tempo das pessoas, como também isola, segrega e piora a qualidade de vida da população como um todo. Sem um transporte de qualidade não há vida pessoal e social que seja saudável.

DE

A gente sempre imita inconscientemente aquilo que a gente ama.”

vo, cobrando xtransparência, clareza e responsabilidade na administração do que é de todos. Porém, na minha visão, a função mais importante de todas é ser a voz da população, podendo transmitir o que está preso na boca das pessoas, fazendo com que esse grito possa ser ouvido. Especialmente um vereador de oposição, que é o meu caso, deve manter a chama da esperança viva entre as pessoas que acreditam que pode ser diferente, que uma outra cidade é possível e viável.

| JULHO

A RAFAEL, O QUE TE DESPERTOU PARA O MUNDO DA POLÍTICA? Essa é uma pergunta difícil para eu responder. A política sempre foi algo tão natural na minha vida, que não achei que haveria um momento especial de “despertar”. Quando eu nasci meu avô Zezé Barbosa era prefeito, e na minha infância, meu pai Sérgio Diniz foi eleito deputado. Assim, eu diria que minha relação inicial com a política se deu pela identificação afetiva com meu pai e meu avô. A gente sempre imita inconscientemente aquilo que a gente ama. Mas foi aos 15 anos quando comecei a me interessar por ela. Já participei de muitas campanhas, atuando em Comitês e discursando em comícios, especialmente nas campanhas do meu saudoso pai. Porém, não poderia deixar de falar que o falecimento inesperado do meu pai foi o marco para o meu “despertar” para a política, sem deixar de dizer que seis meses antes meu avô também havia falecido. Como disse minha amada avó D. Zaíra: “foi necessário que os dois saíssem de cena para que você pudesse surgir politicamente”.

Como todos nós sabemos, a primeira delas é legislar, propondo soluções novas para os pequenos e grandes problemas de uma cidade.

15


Artigo

Fga. Mariana Azevedo Caldas

TESTE DA

U

| JULHO

DE

2013

m dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno. A partir do quinto mês de gestação, dentro do ventre materno o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz. É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequa-damente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem oral. O exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA), mais conhecido como Teste da Orelhinha, é o exa-

16

REVISTA ATUAL

Graduação: UFRJ – 2005. Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana – UNIFESP - 2006. Especialista em Audiologia pelo Cefac- RJ 2010

ORELINHA Diagnósticos realizados entre os 6 e os 24 meses já são considerados tardios...” me que avalia a integridade da função auditiva no recém nascido. Verifica se a orelha interna (cóclea) está funcionando bem. É realizado em todos os bebês, pois 50% dos casos de surdez não têm causa aparente ou fator de risco que os justifique, havendo a possibilidade de causa genética. Por ser tão importante a realização do exame, há três anos foi promulgada a lei Federal 12.303/2010 que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização gratuita do Teste de Orelhinha em todas as maternidades existentes, tanto públicas como particulares.

COMO O EOA É REALIZADO É utilizado equipamento digital portátil de tecnologia avançada, capaz de gerar estímulos sonoros e mostrar como o ouvido reage a eles. O Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo ou enquanto estiver calmo, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos. É fundamental que o profissional de saúde recomende aos pais ou responsáveis a realização do Teste da Orelhinha antes da alta hospitalar. Se a criança não tiver feito o teste neste período, deverá realizá-lo o mais breve possível, pois quanto mais o bebê se desenvolve, mais difícil se torna realizar o exame, pois o bebê diminui suas horas de sono e aumenta sua atividade motora. Caso o exame apresente respostas negativas, outros exames devem ser realizados para esclarecer se o problema é temporário ou permanente. É necessário que o diagnóstico esteja completo em até três meses de vida. Diagnósticos realizados entre os 6 e os 24 meses já são considerados tardios e trazem grandes prejuízos, pois há perda do perío-

do crítico para aprendizagem da linguagem, que tem sua plasticidade máxima entre o nascimento e os 6 meses de vida. Isso dificulta o desenvolvimento global da criança, prejudicando sua evolução cognitiva. Fatores como internação em UTI neonatal por mais de 48 horas, história de surdez familiar, infecção congênita (rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovirus e herpes), anormalidades craniofaciais (má formação de pavilhão auricular, fissura lábio palatina), uso de medicamentos ototóxicos são fatores de risco que podem levar à Deficiência Auditiva. Caso seja confirmado um problema permanente de surdez, não espere! A criança precisa começar imediatamente um tratamento especializado. A Reabilitação inclui aparelho auditivo, terapia Fonoaudiológica e, no caso da decisão familiar, o aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras). Já existe, inclusive, a indicação de cirurgia: o Implante Coclear, também conhecido como ouvido biônico: é um dispositivo eletrônico transformador de energia sonora em impulsos elétricos. Sua função é substituir parcialmente uma cóclea que não funciona adequadamente, captando os sons ambientais por um microfone, transformando-os em impulsos elétricos que irão estimular diretamente o nervo auditivo, que os conduzirá até o cérebro.



NOTAS

- A fazenda Marimbondo empreendeu louvável iniciativa. Em amparo à difícil situação financeira do Abrigo João Viana, promoveu um leilão de garrotes Brahman e coberturas de cavalo campeão da raça Mangalarga Marchador. O evento contou com a presença de lideranças da região e alcançou sucesso absoluto. Os anfitriões Maria das Graças, Ailton Xavier e filhos, ladeados pelos amigos Dra. Ionilda. Dr. Marco Antônio Veloso e a tesoureira da Instituição Eliete Manhães, comandaram o churrasco servido com fartura e a arrecadação dos recursos provenientes dos lances vitoriosos e da doação de cestas básicas. Dr. Marco Antônio revelou-se excelente leiloeiro rural. Belo exemplo a ser seguido.

- A Academia Campista de Letras, na gestão do dinâmico professor e advogado Hélio Coelho, inicia a convocação de novos imortais. A vida e a obra dos postulantes à nobilíssima vaga de membro da ACL é a tônica para renovação da entidade e sua aproximação com a sociedade campista. Na trajetória histórica de seu tempo, a cidade mostra que cultura aqui tem vez.

| JULHO

DE

2013

- Tristeza não tem fim. A saudade dos amigos Lulu Beda e João Carlos Bom Cabelo bate forte em nossos corações. O laço da amizade construída em décadas de convívio foi desfeito. Luiz Francisco Beda Campos e João Carlos Fernandes deixam entre nós um vazio impreenchível, que só o tempo poderá aplacar.

18

- A 54ª Exposição Agro Pecuária de Campos vestiu nova roupagem. A primeira mulher a presidir a Fundação.Rural de.Campos. resgatou a tradição rural do município ao levar para os eventos programados a família campista. Lívia Siqueira foi corajosa na sua decisão e superou todas as expectativas. Os aplausos da Revista Atual REVISTA ATUAL

- Nomeado presidente da FENORTE, Dr. Nelson Nahim reúne muitas idéias para dinamizar a Instituição. Na verdade, o jovem e competente político regional volta à liderança da Fundação Estadual. Contando com o apoio do Governador Sérgio Cabral, sem dúvida nenhuma, terá condições de desenvolver projetos essenciais à classe produtora.

O Clube dos Diretores Lojistas no ano de seu jubileu de ouro empossou a sua nova diretoria. Roberto Escudine recebe das mãos de Marcelo Mérida as chaves do CDL. Novo tempo novos desafios. A entidade líder dos comerciantes campistas está pronta para enfrentar as adversidades que surgirão à sua frente. Revista Atual se posta ao seu lado para vencer.

- O Porto do Açu, combalido pelos últimos resultados adversos que envolveram as demais empresas do conglomerado de seu criador, pela importância que representa no desenvolvimento do estado, passada a borrasca, com certeza, receberá novos investimentos e se tornará um importante marco para os fabricantes e importadores que atuam no país. Pelo visto a LLX tem o seu futuro garantido.


O professor João Batista Gonçalves, deixou a direção da Faculdade de Odontologia de Goiania e retornou para Santo Eduardo. Recebeu os amigos da CAIXA, Flávio, Alexandre, Clóvis, Gumercindo Peixoto e o advogado Arcinélio Caldas na comemoração de seus 75 anos.

| JULHO

DE

2013

- André Whately comandou noite memorável no Teatro Trianon. Acompanhado do violão surpreendente de Tiago Zaidan, do pandeiro e voz invejável de Augusto Martins e da suave percussão do baterista Luiz Lima, ele contou pitorescas passagens da vida e obra de Vinicius de Morais, cantou e declamou sonetos e versos antológicos do “Poetinha.” Com a apresentação do show Vinicius de Morais, é Demais, a Fundação Teatro Trianon comemorou em grande estilo os seus 15 anos de existência. REVISTA ATUAL

19


Social

SALDANHA DA GAMA

Edilson Ribeiro Diretor Social Jornalista

M

Parte lateral da festa, com visão da piscina

Mariana e Bruno Bicudo e Valéria Bicudo

Presidente Mário Arêas com a primeira dama Adriana sendo homenageada

| JULHO

DE

2013

ais uma vez, o Clube de Regatas Saldanha da Gama realizou neste 1° semestre de 2013, três grandes eventos: comemoração pelo “Dia da Mulher”, encerramento do Torneio de Tênis e a tradicional “Noite dos Namorados”. Como sempre vem acontecendo nessa gestão 2012/2014, presidida por Mário Terra Arêas Filho, as realizações são sempre concorridas e prestigiadas pelos associados e amigos, em uma demonstração de confiança em tudo que é realizado no Saldanha. A Revista Atual parabeniza o Presidente e toda sua diretoria, que vem trilhando um caminho vitorioso e de muito sucesso.

20

Pista super cheia e momentos de muita descontração REVISTA ATUAL


O casal Adriana e Mário Filho com Cláudia e Nélio Artiles Alves

Oswaldão e sua banda em noite de muita alegria com repertório cada dia melhor

Paulo Machado e senhora, com Ronaldo Arêas e Ana Maria

Adriana presenteando associada, numa demonstração de carinho

Homenagem do Presidente Mário Arêas aos presentes, tendo ao fundo o showman Geraldo Terra Nova

| JULHO

DE

2013

Carlos Luciano Lobo e sua senhora, sempre presentes

O comediante Gustavo Corradi REVISTA ATUAL

21


Apoio


ENTREVISTA Dr. Makhoul Moussallem fala sobre as recentes mudanças na medicina Ninguém melhor que o entrevistado, professor universitário, membro do CFM (Conselho Federal de Medicina) e do CRM (Conselho Regional de Medicina), e no último pleito eleitoral, candidato a Prefeito de Campos pelo PT, para esclarecer o nosso leitor sobre a Medida Provisória 621, que aumenta a carga horária do Curso de medicina e obriga os estudantes a atuar no Sistema Único de Saúde.

PRESCRITA A RECEITA, QUEM PODERÁ AVIÁ-LA E INICIAR O TRATAMENTO DO MAL QUE NOS AFLIGE? No nosso caso, exemplarmente, a administração municipal deve destinar recursos dos royalties do petróleo para o atendimento básico da saúde pública local. Pode criar, por exemplo, o cargo de médico do município (médico público) com salário compatível com o mercado de trabalho para atuar na

área primária da saúde pública. Os casos de alta complexidade, passariam a ser sistematizados e hierarquizados pela Secretaria de Saúde em parceria com as entidades filantrópicas e a iniciativa privada. Com certeza, o remédio prescrito colocará o nosso município na vanguarda pela resolução de problema gra-

ve que nos atinge como nação. A população merece e está na nossa constituição que saúde é direito do cidadão. Requer do estado interveniência obrigatória, mas, infelizmente o poder público não está fazendo o dever de casa e, não é de agora, é desde quando foi instituído o SUS. REVISTA ATUAL

2013

te salário digno, bem como dar condições de trabalho com área física adequada, equipamentos materiais e medicamentos. Alocar recursos financeiros suficientes, objetivando a realização de um pacto nacional com todas as forças vivas da nação pela saúde.

DE

O SENHOR TEM UMA FÓRMULA PARA PRESCREVER E TRATAR OS EFEITOS IMEDIATOS QUE A MEDIDA OCASIONARÁ? Como o próprio nome está dizendo, estamos diante de uma medida provisória, assim, o governo pode e deve, com urgência, se unir às entidades profissionais da área de saúde e educação, elaborar um estruturado plano de reformulação da grade curricular dos cursos universitários de médicos e outros afins. Criar a carreira de estado para médico, enfermeiro, fisioterapeuta e outras profissões da área de saúde, a exemplo do poder judiciário. Aumentar as vagas de residência médica e pagar ao residen-

Criar a carreira de estado para médico, enfermeiro, fisioterapeuta e outros profissionais da área de saúde...”

| JULHO

DR. MAKHOUL, QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A MEDIDA ADOTADA PELO GOVERNO FEDERAL? Em primeiro lugar, ressalto que estamos diante de uma atitude arbitrária, de caráter autoritário, que procura, através da contratação de mão de obra barata, encobrir com uma cortina de fumaça as mazelas do próprio governo no trato da saúde pública.

23


Social

RICARDO SILVA

Colunista Social Produtor de Eventos Radialista | Jornalista ricardosilvaviana@gmail.com

CAMPOS FOLIA GANHANDO INVESTIMENTO

A prefeita Rosinha Garotinho vem investindo satisfatoriamente no “Campos Folia”. Hoje em dia temos o CEPOP (Centro de eventos Populares Osório Peixoto e Que ainda tem que passar por alguns ajustes técnicos para ficar 100%), o evento possui uma boa divulgação e a promessa de construção dos galpões, que servirá com barracão para as entidades carnavalescas, é outro ponto positivo.

Casamento do empresário Alexandre Martins e Laysa Olímpio, realizado na Catedral do Santíssimo Salvador.

NOVO ARTISTA PLÁSTICO

Dr. Ivan Granato, conhecido Advogado e contador em Campos, resolver seguir os passos de seu irmão, o renomado artista plástico Ivald Granato e transformou seu escritório no mais novo ateliê. Tem pintado vários quadros e brevemente promete uma exposição para mostrar o seu novo talento.

O amigo Rérisson Silva é uma pessoa que classifico como do bem, um rapaz extremamente educado e simples e com um futuro promissor como modelo fotográfico.

Amigos da melhor qualidade. Carinho especial para Odalea Duarte e Flávio Araújo (Azulão).

O radialista Eduardo Pessanha é competente em tudo que faz e sempre prestativo com os amigos.

JOSÉ SALLES COMEMORA 90 ANOS

O radialista, escritor, jornalista e poeta José Salles, comemorou recentemente os seus 90 anos de vida. É o radialista mais antigo em atividade no Brasil e o segundo no mundo. Continua comandando seu Programa “Domingo Alegre”, na Rádio Campos Difusora e prometendo uma grande festa para comemorar os seus 100 anos.

| JULHO

DE

2013

AGRADECIMENTO

24

Agradeço aos amigos, empresários e comerciantes que apostam no sucesso da Revista Atual. A cada edição o meu projeto, idealizado e criado em 2008, vem crescendo, não só em Campos, como também em outros municípios. REVISTA ATUAL

ANIVERSÁRIO BADALADO

O empresário Robinho Talimak, juntamente com sua esposa Aline, organizou festa bastante animada para comemorar os 05 anos de seu filho Robson dos Santos Ribeiro Filho. A festa contou com a presença de amigos e parentes, que se deliciaram com um cardápio variadissimo.


CENTENÁRIO DO AMERICANO

FESTA NO TRIANON

O Americano Futebol Clube, Maior time do interior do estado do Rio de Janeiro e um dos maiores do país, comemora em 2014 os seu centenário. E Será um ano de comemoração. Os detalhes já estão sendo preparados por sua diretora e contará com: Concurso Garoto e Garota Alvinegro, concurso de poesia, grande baile, lançamento de uma revista contando toda sua história e muito mais.

Alexandre Machado, Matheus Santos e Felipe Pessanha, além de modelos da minha equipe, são bons amigos. Gosto muito deles e estou feliz pelo sucesso que estão fazendo.

Dr. Ivan Granato resolveu mostrar o seu talento como artista plástico e vem pintando quadros bastante elogiados.

Próximo dia 04 de Outubro estarei realizando mais uma festa da Revista Atual, no Teatro Municipal Trianon. A noite será bastante animada e contará com desfile da minha equipe de modelos, premiações, homenagens, show a nível nacional, coquetel e muitas outras novidades. A cobertura completa do evento estará nas páginas da próxima edição da Revista Atual, que será lançada dia 06 de dezembro. Informações a respeito da entrega dos convites estarão no blog da revista: www.atualcampos.blogspot.com.br, a partir do final de agosto.

Davi e Guilherme Velasco: irmãos que cuidam muitíssimo bem do corpo.

O MC Wanderson tem feito vários shows pela região e promete o lançamento do seu cd para o final do ano.

Os modelos Priscila e Filipe Terra estarão participando de badalado desfile na cidade. A pequena Yasmin Lima de Queiroz e Marcelo Lima de Queiroz (Marcelinho) sobrinhos de Thiago do Angu do Capim e filhos de Marcelo Queiroz e Flavia Daniele Lima.

Paulo Cesar Ramos e Fred Borges me prestigiando em recente desfile da minha equipe de modelos.

REVISTA ATUAL

DE

O querido Zezinho comemorou seu aniversário com animada festa, em sua residência. Cuidou de todos os detalhes, inclusive do cardápio delicioso.

| JULHO

O presidente da Santa Cruz, Zezo, anunciou recentemente o enredo da Santa Cruz para o Carnaval de 2014, que será a cidade de Jundiaí, em São Paulo. “O projeto vai proporcionar que alguns sambistas jundiaienses façam intercâmbio no Rio de Janeiro e aprendam muito com a experiência”, argumenta William Paixão, presidente da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (LIJUNES). O título do enredo é “Do toque do criador à cidade saudável do Brasil - Jundiaí, uma referência nacional”. - O enredo vai abordar Jundiaí como referência na qualidade de vida no Brasil - disse o presidente Zezo.

2013

JUNDIAÍ SERÁ ENREDO DA ESCOLA DE SAMBA SANTA CRUZ DO RIO DE JANEIRO

25


Cobertura de eventos Fotos: Ademar Santosa

Relíquia da terra de Roberto Carlos.

Dr. Arcinélio Caldas, ladeado pelo compadre Gumercindo Peixoto e pelo sobrinho, engenheiro Frederico Peixoto, proprietário do Chevrolet 1947, que pertenceu ao médico campista dr. Edgard Alvarenga.

Carros Antigos SONHO E PAIXÃO

Evento contou com a participação do Clube Rio-Minas de Carros Antigos

O

BE DE CAMPOS. A mostra contou também com a participação de Motoqueiros e suas possantes máquinas, além de colecionadores de bicicletas e de rádios antigos. Foi uma verdadeira festa durante três dias. Culminou com a entrega de prêmios aos proprietários dos veículos mais raros, mais conservados e que vieram de mais longe. Oxalá possamos brevemente assistir à outra realização como essa. A galeria de fotos legendadas dá a verdadeira dimensão do que foi o evento que marcou época em nossa cidade.

Menino olha admirado a manica do Ford 1928.

| JULHO

DE

2013

XII encontro regional de colecionadores e usuários de carros antigos reuniu, no Jardim do Liceu e no entorno da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, seleto público de todo o País. Os participantes da mostra que, outrora sonhavam possuir um carro, hoje são apaixonados pelos seus preferidos modelos das mais variadas épocas e fábricas de automóveis. Engrossando as fileiras dos aficionados, participou em grande estilo no evento, o JEEP CLU-

O fotógrafo Ademar Santos arranhando com seu cotovelo o capô do Bigode.

Fuscas super novos.

26

REVISTA ATUAL

Belos Gordines.


CURIOSIDADES

Glamour.

Dr. José Francisco Campinho ao lado do engenheiro Mário César Venâncio, proprietário da Rural Willys 1975 zerada. Rural Willys ano 1979, carro em estado impecável.

Ei-las que surgem.

Fusca WV 1500 ano 1973, mais “novo” do encontro.

Presença do Moto Club de Campos.

| JULHO

DE

2013

Julião e sua utilitária Khome.

Jeep e Off Road na Casa da Liberdade REVISTA ATUAL

27


Jundiaí

PASSARELA DO SAMBA SE TRANSFORMA EM MONTANHA-RUSSA DE EMOÇÕES

Tendo como enredo o Playcenter, a escola Arco-Íris foi a campeã do Carnaval jundiaiense com 98,5 pontos, em segundo lugar, União da Vila e a terceira colocada, Leões da Hortolândia

| JULHO

DE

2013

D

28

e parque de diversões a palco para os enamorados. De homenagem ao comércio até contar a história de um clube centenário. Da água para os quatro elementos da natureza. De trabalhos sociais reais a lenda indígena. O Carnaval deste ano em Jundiaí (SP) aconteceu nos dias 9, 10 e 12 de fevereiro na Avenida Prefeito Luiz Latorre, uma das principais vias da cidade, e levou alegria para, aproximadamente, 30 mil pessoas. A abertura dos desfiles ficou por conta da Corte da Alegria, momento em que Celso Filho (Rei Momo), Ana Paula Oliveira (Rainha), Gabriela Souza (1ª Princesa), Natália da Silva (2ª Princesa) e Wendel Estevam (Passista de Ouro) contagiaram o público presente. Em seguida aconteceu a apresentação de uma escola do Grupo de Acesso e três escolas do Especial nos dois primeiros dias. No dia 11 foi realizada a apuração dos votos e a ArcoÍris Acadêmicos do Samba recebeu nota 10 em sete dos dez quesitos e 9,5 para mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e letra, conquistando o título de campeã do Grupo Especial. REVISTA ATUAL

Fotos: Mariana Janeiro


Carnaval 2013

Jundiaí: cartão postal é a Serra do Japi Mesmo tendo como fundo o cenário natural, jundiaienses também acompanham o aumento do número de grandes empresas que se instalam na cidade

Fonte: IBGE e Prefeitura de Jundiaí | Foto: Júlio Monteiro

HISTÓRIA DE JUNDIAÍ Segundo alguns historiadores, o povoamento do sertão de “Mato Grosso de Jundiahy”, que hoje corresponde à região de Jundiaí, Campinas e todo o Nordeste do Estado até a divisa com Minas Gerais, iniciou com a chegada da Rafael de Oliveira, sua mulher Petronilha Rodrigues Antunes e filhos, em 1615, que deram ao povoado a denominação de Nossa Senhora do Desterro

TERRA DA UVA E DO MORANGO A cidade despontou no cenário nacional com a produção de uvas de mesa, especialmente a niágara rosada, e para estimular os produtores foi criada a Festa da Uva em 1934, idealizada por Antenor Soares Gandra, com o apoio da Associação Agrícola de Jundiaí e Prefeitura. Já a primeira Festa do Morango foi realizada em 1965. O evento acontece nos anos ímpares intercalando com a Festa da Uva.

2013

para este ano foram a instalação de cronômetros de pista e a pintura branca da passarela. “Outra conquista foi a vinda de jurados do Rio de Janeiro”, finaliza.

de Jundiaí. A antiga freguesia prosperou desde o início de sua formação em virtude de construir ponto de apoio para as expedições que se dirigiam aos sertões, que se abasteciam de gêneros produzidos pelos habitantes. O crescimento rápido levou à condição de vila em dezembro de 1655, mas a elevação à cidade só se deu em março de 1865. O nome Jundiaí tem origem tupi e vem da palavra “jundiá”, que significa “bagre” e “y” significa “rio”. Alguns estudiosos também consideram o termo “yundiaí” como “alagadiços de muita folhagem e galhos secos”.

DE

Willian Paixão

Jundiaí, mais conhecida como a terra da uva e do morango, localiza-se entre as cidades de São Paulo e Campinas e tem como paisagem a Serra do Japi, que é uma das poucas grandes áreas de mata atlântica nativa contínua no estado paulista. Com mais de 370 mil habitantes, a estimativa é que aproximadamente 75% da população seja descendente de imigrantes italianos. Considerada uma região próspera, Jundiaí se destaca pelo desenvolvimento cultural, educacional e ambiental. À frente da cidade está Pedro Bigardi, que lidera um município que também tem vocação industrial.

| JULHO

Em segundo lugar, a União da Vila Rio Branco alcançou 98 pontos com nota 10 em seis quesitos e 9,5 para alegorias e adereços, mestre-sala e portabandeira, letra e evolução. E a Leões da Hortolândia ficou em terceiro lugar com 96,5 pontos. No Grupo de Acesso, a vencedora foi a Marujos da Zona Sul, com 89,5 pontos. Já no dia 12, terça-feira, aconteceu o desfile da campeã e também com a apresentação da escola de samba Cai Cai, agremiação fundada em 1979, ou seja, a mais antiga de Jundiaí. Para o presidente da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba, William Paixão, todas as agremiações mostraram alta qualidade. “Com certeza, tivemos o melhor Carnaval dos últimos dez anos, no que diz respeito à estrutura, organização, participação das escolas e apoio do poder público”, enfatiza. As principais mudanças

REVISTA ATUAL

29


Carnaval

EM CAMPOS A FOLIA PEDE PASSAGEM

O carnaval fora de época de Campos foi um grande sucesso e promete para o próximo ano ainda mais brilhantismo com as suas escolas e blocos de samba

É

inegável que a organização e o apoio da municipalidade aos blocos e escolas de samba do município melhorou bastante, mas há muita coisa por fazer, visando o aproveitamento do CEPOP (Centro de Eventos Populares Osório Peixoto) como palco do “Campos Folia”. A qualidade do desfile das agremiações carnavalescas superou as expectativas, embora com algum atraso. Os foliões, ainda desconfiados do carnaval fora de época compareceram em bom número e já aceitam com algumas reservas a periódica

realização da festa máxima de Momo no Centro Popular de Eventos Populares Osório Peixoto. Os benefícios advindos com A mudança das datas são visíveis, principalmente para o calendário turístico. Este ano o Bloco de samba Juventude da Baleeira foi o campeão no grupo de acesso e o Bloco Os Psicodélicos o vencedor, mais uma vez, na categorial especial. Já entre as escolas de samba a academia de Ritmos Onça no Samba se sagrou campeã no Grupo de acesso, enquanto a Mocidade Louca foi a escola vencedora no grupo especial.

Eduardo Robson.

| JULHO

DE

2013

Thamyres Santos.

30

Belo destaque na Passarela do Samba. REVISTA ATUAL

Belo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Mocidade Louca.


Diretamente de Jundiaí: Wesley e Willian Paixão.

Odaléa Duarte, Fátima Beyruth e José Maria Mattar.

Evanderson e Roger.

Denise e Charles Barbosa Lemos.

Rei Momo e Rainha do Carnaval 2013.

2013

pios brasileiros, pois, só assim teremos condições de ver compensado o esforço dos que sempre defenderam a mudança de data do evento O tempo é curto e não espera acontecer. As idéias vêm e vão da mesma forma, por isso, já é hora de serem iniciadas as conversas e reuniões para maximizar o resultado positivo do próximo evento em ritmo de campeonato mundial de futebol no Brasil.

DE

Vencer a barreira do arcaísmo e atraso no projeto de modernização da festa máxima do povo campista, e que justificou o alto investimento na construção da Passarela do Samba, é o desafio que a municipalidade deve enfrentar nos próximos dois anos. A primeira dificuldade a ser vencida no ano da Copa, é privilegiar o profissionalismo que deve circundar o Carnaval Fora de Época, a exemplo do que já fazem diversos municí-

O empresário Sérgio Interlagos, o intérprete Daniel Silva e esposa.

Segurança total é com Abu.

Baixada presente: Maninho. REVISTA ATUAL

| JULHO

Desafio para o profissionalismo e crescimento da folia

31


Artigo

Luiz Cláudio Barreto Silva O autor é Advogado, escritor, pós-graduado em Direito do Trabalho e Legislação Social, ex-Diretor Geral da Escola Superior de Advocacia da 12ª Subseção de Campos dos Goytacazes e Professor Universitário.

A NULIDADE DO PROCESSO DISCIPLINAR POR VÍCIO NA DESIGNAÇÃO DE COMISSÃO PROCESSANTE

| JULHO

DE

2013

É

32

causa de nulidade do processo disciplinar o vício na designação de Comissão Processante. É que esse ato não pode se distanciar do comando da lei. Por isso, desatendido o comando legal, o caso é de nulidade por violação aos princípios da legalidade e do juiz natural. Poderia se objetar com o argumento de existência de julgados não proclamando a nulidade do processo disciplinar em casos excepcionais, fundado no argumento de ausência de prejuízo, o que se constata de precedente do Superior Tribunal de Justiça, da relatoria do Ministro Gilson Dipp, em que a Comissão Processante foi composta por quatro membros, mas a legislação estabelece o número de três: “ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. DEMISSÃO. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. OFENSA AO DEVIDO PROCESSO LEGAL. PORTARIA INAUGURAL. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DO PREJUÍZO. COMISSÃO DISCIPLINAR. ART. 149 DA LEI Nº 8.112/90. “WRIT” IMPETRADO COMO FORMA DE INSATISFAÇÃO COM O CONCLUSIVO DESFECHO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. ORDEM DENEGADA. I – Consoante entendimento do Superior Tribunal de Justiça, a portaria de instauração do processo disciplinar prescinde de minuciosa descrição dos fatos imputados, sendo certo que a exposição pormenorizada dos acontecimentos se mostra necessária somente quando do indiciamento do servidor. Precedentes. II – Nos termos do artigo 149 da Lei 8.112/90, o processo administrativo será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, exigindo que o Presidente deverá ocupar cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, não havendo qualquer irregularidade no fato de a comissão ser composta por quatro servidores. Precedentes. III – Aplicável o princípio do “pas de nullité sans grief”, pois a nulidade de ato processual exige a respectiva comprovação de prejuízo. In casu, o servidor teve pleno conhecimento dos motivos ensejadores da instauração do processo disciplinar. Houve, também, farta comprovação do respeito aos princípios constitucionais do devido processo legal, contraditório e ampla defesa, sendo certo que foi oportunizada ao indiciado vistas dos autos, indicação de testemunhas e apresentação de defesa. IV – Consoante prevê o art. 156, § 1º da Lei nº 8.112/90, “O presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatórios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos.” V – Descabida a argüição de nulidades quando o “writ” é impetrado como forma derradeira de insatisfação com o robusto e conclusivo desfecho do processo administrativo disciplinar. VI – Ordem denegada” (STJ. MS 8297 / DF. Relator: Min. Gilson Dipp. Disponível em: http://www.stj.jus.br/ SCON/jurisprudencia/doc.jsp?livre=ms+8297 &&b=ACOR&p=true&t=&l=10&i=14. Acesso REVISTA ATUAL

em: 17 dez. 2009). No entanto, no que diz respeito à observância do requisito do juiz natural e do princípio da legalidade, o entendimento predominante é no sentido da nulidade do processo disciplinar. Sobre o assunto, no campo doutrinário, as oportunas considerações de Claudio Rozza: “Sem o requisito do juiz natural/autoridade competente, o processo é nulo, e por vezes, sequer existente. Após a Constituição Federal/1988, não pode mais existir processo de estrutura inquisitorial, e o processo disciplinar reclama uma nova visão, aproximando-o de uma estrutura de caráter acusatório, Comissões de exceção, parciais, improvisadas, acidentais, despreparadas, dependentes, submissas, medrosas, designadas sob encomenda, devem ser banidas de vez, dando-se prévia publicidade das autoridades instauradora, instrutora, julgadora, investidas das respetivas competências, com mandato e critérios predefinidos, antes da ocorrência dos fatos que lhes vierem a ser submetidos à análise mediante sindicância ou processo disciplinar. O processo administrativo disciplinar deve espelhar, pelo desenvolvimento concretizador dos princípios constitucionais na sua prática quotidiana, o Estado Constitucional Democrático de Direito. Assim, no entardecer do outono, à luz crepuscular, ao ouvir o ruflar da bandeira, agitada ao vento, será menos utópica a mensagem simbólica de ordem e progresso, e, ainda que, estrela inacessível, mais próximo o objetivo fundamental da nação, ao qual se agrega o do servidor público: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária” (ROZZA, Claudio. Processo administrativo disciplinar e comissão processante escolhida por encomenda . Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 2081, 13 mar. 2009. Disponível em: <http://jus2.uol.com. br/doutrina/texto.asp?id=12437>. Acesso em: 17 dez. 2009). Em sede jurisprudencial, precedente do Superior Tribunal de Justiça, da relatoria do Ministro Paulo Galotti, anulando processo disciplinar contra policial federal, uma vez que a legislação (BRASIL. LEI Nº 4.878, DE 3 DE DEZEMBRO DE 1965. Dispõe sobre o regime jurídico peculiar dos funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/ LEIS/L4878.htm. acesso em: 17 dez. 2009), estabelece que a apuração deve se processar por meio de “Comissão Permanente” (ARTIGO 53, § 1º, DA LEI Nº 4.878/65), mas, no caso concreto, se deu por intermédio de “Comissão Provisória”: “ADMINISTRATIVO. PROCESSO DISCIPLINAR. PENA DE DEMISSÃO. NULIDADES. ARTIGO 53, § 1º, DA LEI Nº 4.878/65. VÍCIO DE COMPETÊNCIA. OCORRÊNCIA. PRECEDENTE ESPECÍFICO. 1. A instauração de comissão provisória, nas hipóteses em que a legislação de regência prevê expressamente que as transgressões disciplinares serão apuradas por comissão permanente, inquina de nulidade o respectivo processo administrativo por inobservância dos princípios da legalidade e do juiz natural. 2.

Precedente. 3. Ordem concedida” (STJ. MS 10585 / DF. Relator: Min. Paulo Gallotti. Disponível em: http://www.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/doc.js p?livre=ms+10585&&b=ACOR&p=true&t=&l= 10&i=2. Acesso em: 17 dez. 2009). Em igual sentido, precedente da relatoria do Ministro Felix Fischer, com a seguinte ementa: “MANDADO DE SEGURANÇA. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. POLICIAL FEDERAL. ART. 53, § 1º, DA LEI Nº 4.878/65. COMISSÃO AD DOC. NULIDADE. SEGURANÇA CONCEDIDA. A designação de comissão temporária para promover processo administrativo disciplinar contra servidor policial federal viola os princípios do juiz natural e da legalidade, a teor do art. 53, § 1º, da Lei 4.878/65, lei especial que exige a condução do procedimento por Comissão Permanente de Disciplina. (Precedentes: MS 10.585/DF, 3ª Seção, Rel. Min. Paulo Gallotti, DJ de 26/02/2007 e MS 10.756/DF, Rel. Min. Paulo Medina, cujo voto foi modificado após voto-vista do Min. Arnaldo Esteves Lima, DJ de 30/10/2006.) Segurança concedida” (STJ. MS 13250 / DF. Relator: Min. Felix Fischer. Disponível em: http://www.stj.jus.br/SCON/ jurisprudencia/doc.jsp?livre=ms+10585&&b =ACOR&p=true&t=&l=10&i=1 . Acesso em: 17 dez. 2009). É também o entendimento do Ministro Arnaldo Esteves Lima, em precedente da relatoria do Ministro Paulo Medina, com trecho de voto-vista nos seguintes termos: “Segundo o princípio do juiz natural, a Constituição garante que as pessoas serão processadas e julgadas somente pelas autoridades competentes (art. 5º, inc. LIII), todavia, isto não foi respeitado no caso, porquanto o Impetrante foi submetido a uma Comissão ad hoc de disciplina, e não a uma Comissão Permanente, como prevê o citado art. 53, § 1º, da Lei 4.878/65. Segundo a Lei do Processo Administrativo (Lei nº 9.784/99), a competência é irrenunciável (art. 11) e não pode ser objeto de delegação, quando a matéria for exclusiva do órgão ou autoridade (art. 13, inc. III). Não podia a autoridade instauradora do processo administrativo, Sr. Diretor-Geral do DPF, delegar a atribuição da Comissão Permanente de Disciplina a uma Comissão ad hoc, mas, como o fez, provocou a nulidade do processo de demissão do Impetrante ab ovo, que se sujeitou ao processo administrativo disciplinar perante um órgão incompetente, a Comissão ad hoc, conforme o art. 5º, inc. LIII, da CF/88, c/c art. 53, § 1º, da Lei nº 4.878/65” (STJ. MS. 10756. Relator: Min. Paulo Medina. Disponível em:https://ww2.stj.jus.br/revistaeletronica/ ita.asp?registro=200501011632&dt_publicacao=30/10/2006). Portanto, e sem desmerecer os entendimentos em sentido diverso, não observado o comando legal na designação da Comissão Processante o caso é de nulidade do processo por violação ao requisito do juiz natural e princípio da legalidade.


Os modelos Francine Charted e Dyg達o Alves, vestindo moda casual; prontos para uma balada.


Social

WILSON DE OLIVEIRA TEMPLO SAGRADO

É grande o nº de fiéis que participam todos os dias 25 de cada mês dos grandes louvores, no Templo Sagrado de Santo Antonio, na Avenida Joaquim Thomaz, em São João da Barra. Mentora do Templo, Eliete Cajueiro Gaiato é um dos ícones da chamada cura religiosa, com sua força, palavra e fé. Ela é assessorada pelo filho João Antonio Cajueiro Gaiato, que prepara todos os louvores, desde os cantos, os ritos, as oferendas e o discernimento da retirada no Ato do Happy And. O louvor cerimonial do “Presente de Santo Antonio” deste ano foi mesmo algo esplendoroso. 30 fiéis levaram seus presentes para Santo Antonio, que foram distribuídos com mais de 150 fieis do grande santo da pobreza. No final da cerimônia, houve um gostoso lanche oferecido por todos os devotos de Santo Antonio. Lindo, lindo, lindo...

ATT

Eu já disse: Não tenho facebook e nem Twitter. E pronto.

Colunista Social Produtor de Eventos Radialista | Jornalista

A vida é uma ponte; atravesse-a, mas não fixes aí a tua morada.”

Graziela Aquino Cruz.

Kalinca Barbosa.

Mário Filho e esposa.

| JULHO

DE

2013

BARÃO DE BARCELOS

34

Cristina e Alcides Guimarães Venâncio. REVISTA ATUAL

Mery e Maron el Kik.

A cerimônia solene de outorga da Medalha do Mérito Barão de Barcelos, neste ano de 2013, foi dotada de muita sensibilidade. A comissão de outorga a Medalha, que tem a frente o presidente da Câmara Aluizio Siqueira, indicou o nome do craque internacional sanjoanense, César Martins de Oliveira, que este ano está completando 30 anos do famoso Gol que deu ao Grêmio a vitória da Taça Libertadores da América. Foi o maior tento de todos os tempos. César lá estava com toda pom-

pa ao lado da mulher Sonia e dos filhos Carlos, Rafael e Duda para receber tamanha honraria, no Palco do Cine Teatro São João, onde aconteceu a festa deste ano. Uma noite gloriosa e muito glamorosa, que culminou com um coquetel no hall e na Rua do Teatro, com a presença de mais de 500 convidados. Aliás, 03 mulheres super elegantes nesta noite foram notadas: a delegada Madeleine Farias, a deputada Clarrisa Garotinho e a Srª Bebete Rangel de Oliveira, que chamaram todas as atenções.


CASAMENTO

Foi no último dia 20 de julho, no Espaço Mais que Perfeito, o enlace matrimonial de Lucilene Ferreira dos Santos com Durval Rangel Vilaça. Um amor que se prolongou ao longo dos anos e que agora teve o seu entrelaçamento. Os pais, Aleni e João Marques dos Santos e Loide Rangel Vilaça felizes com a união. E lá de cima, nos braços de Deus, “Seu Alcides” derramando suas bênçãos. Silvana Neves.

Joilson Barcelos.

Sue e Yan Hirano.

Geraldo Muylaert e Dom Américo.

Ana Carolina Assed Aquino.

João Pedro Aquino.

FOLHA CORRIDA

• De Anthony Garotinho: “O livro de Eike Batista, “X da questão”, onde ensinava os segredos da fortuna e dos grandes negócios, em 2011, quando foi lançado, virou beste- seller e ficou várias semanas entre os mais vendidos. Hoje certamente deve estar à venda por uma pechincha nos

• Foi só dizer que estava sozinha, no Dia dos Namorados, a deputada Clarrisa Garotinho se viu diante de uma fila de candidatos. A chamada turma assanhada enviou e-mails, torpedos, bilhetinhos no facebook e mensagens no Twitter. Clarissa só riu de tudo isso. • Do livro bisbilhotice do Amaury Jr.: “Quando fazia parte da equipe de futebol universitário de sobral, no Ceará, o humorista Renato Aragão passou por maus bocados. O time voltava dos Jogos Universitários de Minas Gerais (1958) e o avião caiu, provocando a morte de 13 pessoas. Entre os sobreviventes estava o Renato. REVISTA ATUAL

2013

Bruno Costa e Arcinélio Caldas.

Jacline Louzada e Olandina Pacheco.

• Foi no United states Of América que Lia Mirian de Aquino Cruz e a Filha Grazi se esbarraram, em Miami, com o mega ator Will Smith. Uma foto aqui, outra foto ali, um coffe break juntas e um convite para visitar Campos e a nossa deliciosa atafona.

• O Jornalista Bruno Costa, do Jornal Quotidiano de São João da Barra, está a todo vapor. Depois de diagnosticar um tumor na coluna (benigno) da qual fez a retirada e passa bem, volta com toda força a prefeitura de lá, onde mantém o cargo de diretor geral de cultura.

DE

Henys e Monique saindo da maternidade com a filha Hemily.

Hugo Aquino Filho.

sebos de todo o Brasil”.

| JULHO

Cicinha e Edvard Chagas Freitas.

• O Estilista Nelcimar Pires adotou mesmo o Santo Antonio como seu santo de cabeceira. O desfile exclusivo que ele faz anualmente, em São João da Barra, rende bons frutos e é só sucesso. Este ano, por exemplo, as modelos subiram no palco oficial e deram um banho de beleza, charme e talento. Nel Pires foi aplaudido de pé.

35


EstĂŠtica & Beleza


Social

ANDRÉ SOUZA Fotos: Lais Souza

II DIA D – DIA DE DIVULGAÇÃO DA JMJ

• Quero agradecer a

Maneca Josy Barreto

Edivânia Gaia e Júnior Florêncio

Daiana Azeredo Gata Circulando 2012

Maneca Larissa Velasco

FATOS & RELATOS

• Sucesso foi a XXXVI

Rancheirada da Coesa que aconteceu nos últimos dias 28, 29 e 30 de junho, que contou também com 45 entidades filiadas à Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa).

Maneca Kerollyn Amaral

REGISTRO ESPECIAL

Maneco Victor Hugo Moreira

Maneco João Jorge Rodrigues

Netinho Araujo Gato Circulando 2012

• Gostaria de parabenizar a quadrilha “Encantos de São João” do Grupo Cultural Lourenço do Espírito Santos da praia de Atafona, pela belíssima estreia na cultura sanjoanense, sendo consagrada pelo público presente como a grande apresentação da noite, motivo pelo qual a Câmara Municipal de Vereadores de São João da Barra entregou na sessão do dia 27 de junho uma Moção de Aplausos em Parabéns ao grupo.

• No último dia 18 completou um ano que o super campeão do “Bodyboard” nos deixou e foi realizar as suas manobras radicais nas ondas azuis do Céu e com certeza está radicalizando muito mais, porém a saudade é eterna e no domingo 17 muitos puderam matar essa saudade na Igreja Nossa Senhora Aparecida de Grussaí, onde foi realizada uma missa em ação de graça ao nosso eterno campeão do Bodyboard Thiago Corrêa. Eternamente Saudadesss!!! • Quem festejou o seu niver em grande estilo foi a nossa fotografa Lais Souza, que no último domingo abriu as portas de sua residência na praia de Grussaí e recebeu praticamente toda praia. A Bela ficou rodeada de amigos e não saia de perto de seus pais

Lolô e Rosangela Souza, além de seus irmãos Carla e Leonardo Souza. Mais uma vez parabéns pra você Gataaaa!!! • Pela terceira vez em São João da Barra a dupla sertaneja Guilherme e Santiago levou uma multidão de fãs na programação do Circuito Junino 2013. • A 1° Igreja Presbiteriana de São João da Barra, antes Congregação, durante 15 anos, completou, no último dia 26 de junho, 09 anos de elevada à Categoria Igreja, totalizando então 24 anos de existência. • Recentemente rolou em São João da Barra, no Bar Vento Ventania show da “Banda BM 7”. Nos intervalos, Dj Matheus Mania fez geral pirar na pista. REVISTA ATUAL

2013

RANCHEIRADA DA COESA

• Rolou por Campos dos Goytacazes no último dia 22, o II DIA D - DIA DE DIVULGAÇÃO DA JMJ (Jornada Mundial da Juventude), na praça do Santíssimo Salvador. O evento foi organizado pelo CDO Campos junto a Administração Apostólica São João Maria Vianney.

DE

Deus e a todos os modelos e amigos que participaram de mais um ensaio fotográfico, desta vez na Pousada Mediterrâneo, em atafona, pelas lentes da expert Lais Souza. Agradecimento também a Genária Gomes e Emilce Santos pela parceria nas roupas femininas com a Boutique Bonekinha de Luxo - Calçadão em SJB. Também o carinho a Mara Bernardo e Davi Mentawai vestindo os meninos, com a Loja Mentawai Surf WerRua Joaquim de Brito Machado, 156 Atafona. Obrigado ao Everaldo França da Pousada Mediterrâneo - Feliciano Sodré, 100 Atafona tel.: (22) 2741-2465 ou 9202-7361 Direção do Nilo Martins. Enfim, agradeço aos Modelos: Admardo Júnior, Victor Hugo Moreira, Netinho Araujo, João Jorge Rodrigues, Josý Barreto, Daiana Azeredo, Larissa Velasco e Kerollyn Amaral.

| JULHO

VALEU GALERAAAA!!!

Colunista Social Jornalista Produtor de Eventos

37



N

as escarpas da Serra Santa Cruz, entre suçuaranas sedentas à beira do rio das crianças, no meio oeste das Minas Gerais, fez-se homem José Estanislau Lopes Cançado. Cidadão da boa cepa, ativo e afeto às coisas da terra. Com a mulher e muito trabalho viu crescerem os filhos e hoje goza da admiração de três gerações de descendentes enveredados pelo mundo afora. Conheci-o em Pará de Minas ao lado de Onça do Pitangui, seu torrão natal, na ocasião dos festejos de seu centésimo aniversário de nascimento. Lia o jornal o Estado de Minas. Puxei conversa, apontei o retrato de Lula numa das páginas do matutino e perguntei: - Sô Zé, o que acha desse presidente? Respondeu-me de chofre: - Esse aqui só matando. Com a resposta, entre risos, estabeleceuse entre nós uma empatia que se estende por sete anos. À margem do humor e da congruência dos comentários políticos, dali por diante estreitou-se uma amizade que me permitiu aproveitar os seus valiosos conceitos e ensinamentos de vida. Dizia ele que para viver cem anos é preciso dormir e comer bem, não arengar e beber uma pinga sem água fraca antes das refeições. Receita simples, mas de grande valia

...para viver cem anos é preciso dormir e comer bem, não arengar e beber uma pinga sem água fraca antes das refeições.”

para os que estão sempre de bem com a vida. Foi alambiqueiro de engenho e sabia que a pinga não podia ter água fraca face à elevada toxidade no final da produção do precioso liquido. Conversa dali conversa daqui e Sô Zé, portador de grande desconfiança, própria dos mineiros, embora eu fosse amigo de seu neto Kaká, confessou numa espontaneidade de fazer inveja aos seus conterrâneos que não conhecia o mar. Diante da autêntica revelação asseverei: - O senhor não conhece o mar até agora, mas vai conhecê-lo logo. Chamei Kaká e instei-o a marcar uma data para levar o avô à praia de Manguinhos, antigo

Porto do Mangulinho, localizada no último município ao norte do estado do Rio de Janeiro, na divisa com o estado do Espírito Santo e mais próximo das Minas Gerais. Na época da escravatura ali fundeavam os navios contrabandistas de negros vindos do Congo. Na data aprazada, acompanhado das filhas Célia e Lourdes, Sô Zé teve a tão esperada visão do mar. Na va-

2013

Pitágoras

randa da aprazível vivenda do meu compadre Guma, onde ficaram hospedados os amigos mineiros, Sô Zé extasiou-se com a exuberância do oceano na costa de São Francisco do Itabapoana. Guardou para si as emoções que sentira naquele instante mágico e único de sua vida longeva. No dia seguinte à chegada, Sô Zé embarcou no meu Jeep Samurai e demos uma volta pela praia a apreciar as pedras apontadas pela maré baixa e o horizonte infinito do céu. Os compadres Guma e Alice, como bons anfitriões, prepararam uma mesa com guarda sol à beira do mar, diversos tira gostos a base de pescados e, como não poderia deixar de ser, a purinha preferida, alambicada em Quissamã pelo engenho São Miguel, classificada como dos deuses Entre uma pinga e outra, um papo animado e a música suave que saía do tocadiscos do Jeep, não nos demos conta de que a maré estava subindo. Sô Zé distraiu-se com a marola das ondas em suas pernas e, também não notou que as águas já estavam banhando a sua bermuda. De repente, uma onda mais alta atingiu com força a cadeira de Sô Zé. Apressei-me em segurá-lo, e ouvi do mineiro a primeira expressão de alegria em ver o mar: - Êta trem bão danado sô!

DE

Uma bela velhice é, consequentemente, a recompensa de uma bela vida.” -

Arcinélio Caldas

| JULHO

Artigo

REVISTA ATUAL

38


A Associação Mulheres Vitoriosas promovem jantar beneficente as pacientes oncológicas no dia 17 de outubro no Automóvel Clube Fluminense. Vale prestigiar.

Social

SIDINHO RAMOS

15 anos de Letícia. Valzinho Paravidino, Rodolfo, Gabriel e Alessandra.

Regina Wigant acaba de chegar dos Estados Unidos, onde passou uma temporada com a filha Ana Carolina Wigant. As novidades são muitas, inclusive fala do curso de artes e cinema que a filha está concluindo, e que acaba de ser premiada com um de seus trabalhos como o melhor apresentado no estado da Flórida. Logo ao chegar, Regina se entregou às obras do Salvador, onde ajudou a receber em Campos os 100 jovens que vieram da República do Congo para a Jornada Mundial da Juventude. Vitor Longo Braz, esteve recentemente na feira de equipamentos e acessórios de fitness da América Latina que aconteceu no Centro de Convenções do Sul América no Rio. Esta é uma forma de deixar bem claro que ele acompanha a modernidade para o melhor em sua academia “Artefisica”. Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, o pediatra Luiz Carlos Marques de Souza e Eliane acompanhados de familiares e amigos estarão em Juiz de Fora para prestigiar o filho Felipe Marques de Souza, que estará entre os formandos de medicina da Faculdade Arco Verde.

| JULHO

DE

2013

Frederico Mendonça e sua diretoria da RJQM já em reuniões para a elaboração da festa que reúne os grandes criadores da raça quarto de milha, que tem data para 27 de setembro com direito a coquetel, leilão, provas de baliza e tambor, e laço de bezerro.

40

A OAB – Campos que tem em sua presidência o Carlos Fernando Guru já definiu a agenda para a comemoração da semana do advogado em agosto. Consta de café da manhã, almoço, coquetel e finalizando com baile de gala no Automóvel Clube Fluminense. REVISTA ATUAL

Colunista Social Estilista Produtor de Eventos

sidinhoarte@hotmail.com

Stella e Regina Wigand.

Dra. Beatriz Bogado com Daniela e Mariana.

Hermínia Sepulveda, Fred Silva e Lalinha Paes.

Isa e Eugênio Moraes.

Ana Karla e Irônis Escáfura Júnior.

Eliane Rangel Azevedo e Ana Paula Rangel Galaxe.

A família Granato não é mesmo nada convencional. O Ivald desde jovem brilhou com suas telas de grande irreverência nos anos 70, fazendo um tremendo sucesso até hoje, sendo aplaudido e reconhecido por todos os países em que participa de exposições. Pois bem, ele agora tem o prazer de apadrinhar o irmão Ivan Granato, que decidiu jogar cores em telas com luminosidade própria. Enfim está marcado para 12 de novembro, às 20h, na Igreja de São Benedito, o casamento de Marcelo Sampaio e Yoná Alves. A festança será na residência da noiva.

Dayse de Souza Cruz e a filha Natália que faz a marca “Fada do Chocolate”, acabam de ser mais uma vez reconhecidas com o prêmio “BRASIL” como melhor confeitaria, reforçando a qualidade em suas delícias. Em agosto, os imortais da academia Pedralva Letras e Artes, estarão promovendo a 2ª feira de autores e escritores locais e convidados, que terá lugar na praça do Santíssimo Salvador. A escritora Arlete Parrilha Sendra em fase do lançamento de mais um livro de poesias.

Selminha Rodrigues.

Luana Coutinho, Alexandre e filhos com o pai Lúcio Campos.

Estão na Europa, por uma boa temporada, Mário César Venâncio e o filho Cesinha. Junto deles, o amigo Gabriel Paravidino. Isa Vasconcelos Moraes e a irmã Fátima Vasconcelos estão pelos Estados Unidos junto de um grupo mais que festivo com direito a conhecer a Disney. Tenho a certeza que elas virão de lá muito mais antenadas no mundo da moda. Médicos Soninha e Luiz Clóvis Bittencourt Guimarães contando as maravilhas vividas no recente passeio pela Turquia e Grécia, junto deles dona Sônia e Helvécio Araújo.


DESTAQUES 2013

Guilherme Bittencourt Guimarães e Beth de parabéns pelas novas implementações do Colégio Bittencourt, está tudo um espetáculo. A recente festa de arraiá foi um sucesso no que se refere a grande interatividade.

Na próxima edição, a coluna vai eleger os que se destacam nos mais diversos seguimentos sociais. Em caráter nacional, aparece o intrépido e inovador Danilo Gentile do programa “Agora é Tarde” Band, que faz o diferencial com suas tiradas e ousadia, além de ser um programa alegre, eclético e que na maioria das vezes, mantém uma linha de entrevistados bastante polêmicos. Já na área local, surge a Gisele Borba do programa “RJ” Record, que exibe elegância munida de postura e um estilo muito particular, tornando suas notícias um foco direto e muito mais valorizado. Até a próxima edição com uma lista rica de homenageados.

DR. JORGE PARENTE

AGRADECIMENTO. Fazer uma festa é muito complexo, mas a sua finalização é gratificante quando se pode contar com o apoio de tantos profissionais que se envolvem levando o que há de melhor para o evento. Na hora exata, o brilho dos convidados faz tudo ainda mais belo. Obrigado a todos que de uma forma direta ou indiretamente participaram desta nova edição da REVISTA ATUAL.

Matheus Nicolau, produzindo vinícius de Moraes.

Médicos Soninha e Luiz Clóvis Bittencourt Guimarães recentemente na Grécia.

VI NA TV A hipótese que antecipava a presença do estilista Ronaldo Esper na fazenda, para ele não seria um ambiente tão agradável e muito menos valorizado, pois da decoração constam vasos em cerâmica ou até mesmo cestos de palha diferentes do estilo que ele prefere...... Mulher Moranguinho e o cantor Naldo estão equivocados ao dizer que criaram um brasão para a família. O cerimonial também peca pela falta de orientação. Brasão, escudo de armas de famílias nobres, no sentido figurado, honra e glória. Monograma, entrelaçamento de várias letras iniciais. A segunda sugestão pode até ser realidade. Quanto à primeira, falta tradição e nobreza familiar. REVISTA ATUAL

2013

Fred Mendonça e dona Maria Helena.

Fátima Raposo e Viviane Aquino.

Anderson Vieira, marido de Christiane, após 8 meses de casados anuncia a espera de Camili Vitória.

DE

Christiane Parente.

REGINA.

| JULHO

Saulo Pessanha.

ATENDIMENTO EXCLUSIVO 22 98195181 11 963864113

E

41


Variedade

CONHEÇA NOSSA CARNE D

Para o almoço ou quem sabe um churrasco com os amigos, qual carne pedir? PICANHA

Parte macia, mais marmorizada e com capa de gordura. È de fácil preparo e muito suculenta. É própria para churrascos, podendo ser assada inteira ou em postas no espeto ou na grelha. É boa para assados, bifes ou carne de panela. É importante prepará-la com a gordura para que o sabor e maciez fiquem mais acentuados, podendo retirá-la na hora do consumo. Lembre-se que a picanha pesa entre 1 kg e 1,5 kg, portanto, quando você encontrar picanhas maiores, saiba que há uma parte de coxão duro que está sendo vendida junto.

PATINHO

Também conhecido como bochecha, caturnil, cabeça de lombo e bola. Pode ainda ser chamado de bola de lomo (espanhol), Rond de tranche (francês) ou knuckle (inglês). Menos macio que a alcatra, é usado para bifes à milanesa e preparações de carne moída crua – como o quibe e o steak tartar, ou então moída e cozida em refogados, molhos , bifes e assados. Ideal também para picadinhos.

É uma carne macia, de sabor acentuado e que por sua camada de gordura na lateral, mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, rosbife, medalhões, churrasco, grelhados e assados. Deve ser servido mal passado ou ao ponto e assado em alta temperatura para que não enrijeça.

ALCATRA

Também chamada de alcatra-grossa, coice e alcatre. A Alcatra completa compreende o miolo da alcatra, a picanha e a maminha. Em francês é chamado de rumsteck e em inglês rump. A Alcatra é macia e têm pouca gordura, sendo ideal para bifes, refogados, assados e ensopados. Fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha. Evite cortes finos, pois a carne poderá ressecar. Deliciosa picanha ao ponto

COXÃO DURO

Também conhecido como ponta de alcatra, coxão de fora, chandanca, posta vermelha, perniquim, lagarto plano, lagarto chato, lagarto vermelho, chã de fora e lagarto atravessado. Pode ainda ser chamado de cuadrada (espanhol), gîte a La noix (francês) ou flat (inglês). Com fibras mais longas e rijas e gordura concentrada na parte externa, exige cozimento lento, sendo ideal para assados de panela, rosbifes, carne recheada, cozidos ou utilizados moído em molhos e refogados.

MAMINHA

DE

2013

É chamado de colita de cuadril (espanhol), aiguillette Baronne ( francês) ou tail of round (Inglês). Parte mais macia da alcatra, é suculenta e tem sabor suave. É boa para assados, churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura. Deve ser cortada de forma correta, ou seja, contra as fibras, para acentuar sua maciez e sabor.

| JULHO

42

CONTRA FILÉ

REVISTA ATUAL


E DE CADA DIA LAGARTO

2013

Também conhecido como lagarto redondo, lagarto paulista, lagarto branco, posta branca, paulista e tatu. Pode ainda ser chamado de peceto (espanhol) ou eye of round ( inglês). De cor mais clara, fibras longas e magras têm formato arredondado, alongado e bem definido. Preparo típico é a carne de panela, carne desfiada, podendo ainda ser usado em assados, recheado e rosbifes, ainda cru e cortado em fatias finas é o famoso carpaccio.

DE

É o corte mais macio de carne bovina. Um filet mignon inteiro tem aproximadamente 2 kg. Tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra e o contra filé, é suculento e tem pouca gordura. É ideal para bifes, medalhão, escalope, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos. Para churrasco, pode entrar como um ingrediente do espetinho misto, ou preparado em bifes grossos na grelha ou inteiro no espeto.

| JULHO

FILÉ MIGNON

REVISTA ATUAL

43


Social

GUSTAVO SALES

Colunista Social Produtor de Eventos

TRABALHO COMPETENTE

• O amigo Evandesom Santos atua como assessor parlamentar do vereador Paulo Hirano na Camara Municipal e está compondo a equipe que vem elaborando a nova lei orgânica do município de Campos.

REVITALIZAÇÃO

• O centro histórico de Campos, está passando por uma trasnformação devido as obras de melhoria e valorização da arquitetura, realizadas pelo poder público municipal. A primeira fase da obra já foi inaugurada pela prefeita Rosinha Garotinho.

ENLACE

• Estão a todo vapor os preparativos para o casamento de Larissa Soares e Douglas Calil. O Casal escolheu o dia 07 de dezembro para dizer o sim. A cerimônia será ralizada na Catedal Diocesana De Campos e os noivos estarão cercados por familiares e amigos, para comemorar o grande dia.

Kamila Barros.

CURTO CIRCUITO • Os amigos da banda Só Marrento estão arrebentando onde quer que o grupo se apresente. As sextas feiras o grupo tem feito a galera dançar, ao som do pagode, em dois points animados da cidade. Imperdivel.

| JULHO

DE

2013

Douglas Calil e Larissa Soares.

44

REVISTA ATUAL

• A banda Upam tem feito muito sucesso com uma mistura diferente. Em suas apresentações, a banda mistura funk e musíca sertaneja com a batida inconfudivel dos tambores da Bahia.

NOVO CHÁ-CHÁ-CHÁ

Aline Abreu.

• Por falar em obras no centro histórico, não podemos deixar de ressaltar a reforma do famoso Chá chá chá. Com as obras de melhoria, o ambiente ficou mais charmoso e está reunindo inumeras pessoas, todos os dias desde o fim de tarde até o prolongar da noite.



ECO DESIGN

ROSA NOGUEIRA

Estilista e Design de Acessórios Sustentáveis

Rosania Amaral

Mariana Barcelos Reis

Priscila Genn

Acessórios personalizados

Lenna Vasconcelos

Ana Carolina Nogueira

Carolina Aguiar

Romilza Maia Rodrigues

Suzy Rangel Neves

Tânia Suisso

Lara Martini

Dany Black

Ser sustentável é ter estilo Rosângela Tavares

Silvia Granatto

Marlen Miguel

Neusinha Siqueira

| JULHO

DE

2013

Ana Laura Souza

Fernanda Siqueira

46

REVISTA ATUAL

Suely Petrucci




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.