100% Quelfes

Page 1

FREGUESIA DE QUELFES

Trata de interesses para os cidadãos, e é um veículo de liberdade de expressão.

Direção Freguesia de Quelfes

Coordenação Freguesia de Quelfes Paginação e Edição Business UpdateAgência Publicidade

ECONOMIA

QUELFES

A Freguesia de Quelfes realizou, pela primeira vez, a Semana do Ambiente.

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população para a necessidade de mudança de comportamento, de forma a preservar os recursos naturais, a Freguesia de Quelfes criou, de 12 a 20 de novembro, a 1ª Edição da semana do Ambiente em Quelfes. Nesta semana, vários foram os eventos que visaram promover a Educação, Preservação, Reutilização, Reciclagem e Defesa do Ecossistema. O arranque desta iniciativa ficou marcado pela 2ª edição da oficina de...

A Freguesia de Quelfes foi reconhecida com o Prémio Autarquia do Ano, pela Lisbon Awards Group e apoio do ECO, com a eleição...

A Freguesia de Quelfes associou-se à Associação Mercado de Trocas Portugal, uma associação sem fins lucrativos, de...

DEZ. ·
· FEV..
JAN.
EDIÇÃO N.º 001
Trimestral da Freguesia
Boletim
de Quelfes
CULTURA PATRIMÔNIO BIBLIOTECA DESPORTO EDUCAÇÃO AMBIENTE FREGUESIA SEMANA DO AMBIENTE EM MERCADO DE TROCAS PRÉMIO AUTARQUIA DO ANO

Ficha Técnica

100% Quelfes Boletim Informativo da Freguesia de Quelfes

Edição N.º 001 | Dezembro 2022

Diretor Miguel Dimas

Diretor Adjunto Bruno Alves

Redator Permanente Cátia Gomes

Sente e Vive Quelfes!

Paginação e Design Gráfico Business Update - Agência de Publicidade

Periodicidade Trimestral Tiragem | 1 000 exemplares

Publicação Periódica isenta de registo na ERC ao abrigo da alínea b) do n.º 1 do artigo 12º do Decreto Regulamentar n.º 8/99. Textos escritos segundo o Novo Acordo Ortográfico.

Distribuição Gratuita

Nota: Boletim Trimestral fundado com o intuito de comunicar os interesses dos cidadãos, é um veículo de liberdade.

Contactos Delegação Sede Morada Estrada de Quelfes, N.º71 - Quelfes 8700-218, Olhão

Morada Largo 25 de Abril, Sítio da Igreja - Quelfes 8700-206, Olhão Telefone 289 706 470 Telefone 289 722 649 E-Mail geral@jf-quelfes.pt Facebook/Instagram /JuntaFreguesiaQuelfes

Atendendo à famigerada pandemia, com todas as vicissitudes daí resultantes, estando a mesma neste momento em período de acalmia e acreditando estar debelada, ou pelo menos encontrados os antídotos para a combater, foi decidido pelo Executivo, já na vigência deste novo mandato (2021/2025), encetar a publicação da nossa revista.

Manter-se-á o formato anterior, apresentando-se como um espaço trimestral de divulgação cultural, no qual damos a conhecer toda a dinâmica da nossa Freguesia. Nesta edição e nas próximas edições conta com pequenas alterações, nomeadamente com outra apresentação gráfica.

Como novidade iremos convidar em termos individuais, cidadãos que nos prestem o seu depoimento e que direta ou indiretamente, dão o seu contributo para a comunidade desta Freguesia.

Coincidindo com o período de Natal e Ano Novo, o Executivo da Junta de Freguesia de Quelfes, faz votos de que tenham um Feliz Natal sobretudo com Amor, Saúde e União e que 2023 seja um ano com mais Empatia, Harmonia e Entreajuda.

MIGUEL DIMAS Presidente da Freguesia de Quelfes PAULO CAPELA Secretário da Freguesia de Quelfes ANA BRÍGIDA TAVARES Tesoureira da Freguesia de Quelfes SOFIA GODINHO 2.º Vogal da Freguesia de Quelfes
EDITORIAL EXECUTIVO
BRUNO ALVES 1.º Vogal da Freguesia de Quelfes O Presidente, Miguel Januário Covas Dimas

AS CHAROLAS NO CONCELHO DE OLHÃO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉC. XX

As charolas são um ritual muito antigo, pois já vêm da época medieval, apresentando um carácter misto de profano e religioso, constituindo uma manifestação de cultura popular.

Grupos de homens e mulheres, designados por charolas, tocando instrumentos musicais, e entoando cantigas e quadras, seguiam visitando as casas da aldeia ou povoação, no período do Natal, invocando o Menino, e depois no Ano Novo e nos Reis Magos.

Contudo, desde finais do séc. XIX até cerca de 1920, este ritual popular passou por um longo período de estagnação.

E foi na Freguesia de Quelfes, por iniciativa de João de Sousa Guerreiro (pai), que em 1922 foi

criada a Charola de Quelfes, fazendo renascer esta tradição no concelho de Olhão.

Ainda na década de 20 do séc. XX, surgiu outro grupo na aldeia de Quelfes, a Charola dos Veríssimos, que tinha a particularidade de ser constituída por sete irmãos, sendo um deles, o Custódio, conhecido pelo Veríssimo Grande, devido à sua elevada estatura. Outro charoleiro que ajudou ao regresso das charolas nas primeiras décadas do séc. XX, foi Manuel Sousinha, grande intérprete dos cantares natalícios, residente no sítio de Quatrim.

Os instrumentos musicais utilizados pelas charolas nesta época eram o acordeão, as pandeiretas, as castanholas e os ferrinhos; mais tarde, começaram a usar também

instrumentos de sopro, como saxofone e clarinete.

Na charola há um principiador, que usa um apito, e comanda os vários passos de actuação do grupo. É ele que levanta o canto, e depois entra o coro que o acompanha.

Uma das situações instrumentais da charola, é a chamada “pancadaria”, quando durante a actuação vibram em simultâneo as pandeiretas e as castanholas. Na região abrangida pelas freguesias do termo de Olhão houve sempre grandes charoleiros. E, em época mais recente, é de destacar o principiador Idalino Pacheco, ainda no activo, da “Charola Alegria dos Cavacos”.

PRÉMIO AUTARQUIA DO ANO DISTINGUE PROJETO “JARDIM MEDITERRÂNICO” DE QUELFES

A Freguesia de Quelfes foi reconhecida com o Prémio Autarquia do Ano, pela Lisbon Awards Group e apoio do ECO, com a eleição do projeto “Jardim Mediterrânico” na categoria de Ecologia e subcategoria do Combate às Alterações Climáticas.

O Prémio Autarquia do Ano voltou, pelo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de destacar o que de melhor se faz nas Freguesias e Câmaras Municipais do nosso País.

Com o projeto “Jardim Mediterrânico”, a Freguesia de Quelfes procura promover a flora local, com recurso a vegetação autóctone de modo a criar uma zona ajardinada agradável, com o mínimo ou mesmo nenhum consumo de água.

A água é um recurso precioso e, atualmente cada vez mais escasso, em virtude da alteração das condições climáticas, consequentemente prevemos ter verões cada vez

mais quentes e secos. Assim sendo, a Freguesia de Quelfes propôs a criação de um jardim seco, que raramente ou mesmo nunca se rega, com plantas da região do Algarve, adaptadas à estação seca do verão e que ao mesmo tempo atue como um museu interativo com atividades para a promoção da Educação Ambiental. A inauguração oficial do jardim ocorreu no dia 19 de novembro e contou com a presença do Senhor Presidente da Freguesia de Quelfes, Miguel Dimas e dos restantes membros do Executivo, do Senhor Vice-Presidente do Município de Olhão, Ricardo Calé, do Senhor Vereador do Ambiente do Município de Olhão, João Evaristo e da Associação de Plantas e Jardins em Clima Mediterrânico agraciada com a Medalha de Mérito, Grau Bronze, como forma de agradecimento por todo o trabalho desenvolvido em conjunto com a Freguesia. Dado que se tratou de um

evento sustentável, não houve o habitual descerramento da placa comemorativa, mas sim a plantação de duas árvores de fruto como forma de assinalar a inauguração oficial daquele que é o primeiro Jardim Mediterrânico do concelho.

100% QUELFES / DEZ. 2022 · JAN. FEV 2023 4 BOLETIM TRIMESTRAL
100% HISTÓRIA

RODRIGUES & ALMEIDA A ALICERÇAR O ALGARVE DESDE 1956

Rodrigues & Almeida, é uma empresa com mais de meio século desde a sua fundação, que marca pela diferença na área da metalomecânica, especializada em estruturas metálicas, serralharia civil e artística em ferro e aço inox, serralharia de alumínio, decapagem e metalização e mecânica geral. É também, a única do seu ramo a ser galardoada com o estatuto PME Excelência, PME Líder de 2007 a 2022. A empresa está certificada no sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO9002 e é uma referência no mercado de construção, a nível nacional. Com a missão de “acrescentar valor ao mercado da metalomecânica de forma inovadora, diferenciada e competitiva a nível Nacional e Internacional”, a RAL é orientada para a qualidade e excelência de todos os trabalhos que executa visando sempre a satisfação da necessidade do cliente. Tendo como valores, estimular os seus recursos humanos para o sucesso da empresa, incentivando a coesão, o conhecimento e o “brio profissional” dos seus colaboradores.

Fundada a 1 de janeiro de 1956, foi inicialmente concebida como empresa de reparação mecânica, bate-chapas e pintura auto – dinâmicas que respondiam às necessidades da altura. No entanto, e atendendo ao crescimento da evolução industrial da região do Algarve, no início da década de 70, a RAL começa a apostar na produção de estruturas metálicas industriais e caldeiraria naval e industrial, esta nova fase é completada dentro de uma perspetiva futurista e empresarial, com a implantação da atividade de decapagem e metalização de ferro por granalha de aço e projeção de zinco a quente. A empresa passa pela Revolução de Abril de 1974 com as restruturações necessárias e atravessa a década de 80, com profundas mudanças em termos de ampliação da área coberta e expansão da sua atividade.

Atualmente, podemos observar a presença da intervenção metalúrgica da Rodrigues & Almeida em alguns edifícios do Algarve tais como, o Hotel Real Marina em Olhão, a Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes em Olhão, a Biblioteca Municipal de Portimão, o Polo Tecnológico da Universidade do Algarve em Faro, o Kartódromo do Autódromo Internacional do Algarve em Portimão, o Palácio dos Congressos em Vilamoura, entre muitos outros.

Localizada na Avenida dos Operários Conserveiros, em Quelfes, a Rodrigues & Almeida dispõe de uma vasta gama de soluções para si e para o seu negócio.

A100% QUELFES / DEZ. 2022 · JAN. FEV 2023 5 BOLETIM TRIMESTRAL
100% EMPREENDEDORISMO

SEMANA DO AMBIENTE EM QUELFES

A Freguesia de Quelfes realizou, pela primeira vez, a Semana do Ambiente.

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população para a necessidade de mudança de comportamento, de forma a preservar os recursos naturais, a Freguesia de Quelfes criou, de 12 a 20 de novembro, a 1ª Edição da semana do Ambiente em Quelfes. Nesta semana, vários foram os eventos que visaram promover a Educação, Preservação, Reutilização, Reciclagem e Defesa do Ecossistema.

O arranque desta iniciativa ficou marcado pela 2ª edição da oficina de culinária, no Jardim do Chalé João Lúcio, a iniciativa contou com cerca de duas dezenas de participantes que aprenderam a confecionar queijo de figo, amêndoa e alfarroba, com o intuito de preservar e privilegiar os sabores da nossa terra.

Já durante a tarde de sábado, 12 de novembro, no nosso habitual Mercado de Trocas, onde foi possível trocar aquilo que já não utiliza, dando uma nova vida às peças evitando que se gastem mais recursos inerentes à produção de novas.

Domingo, foi dia de caminhada de limpeza “Saco na Mão, 0% Lixo no Chão”, na qual foi possível recolher cerca de 180kg de lixo, só na área envolvente à Igreja Matriz de Quelfes. No final, os cerca de 40 participantes receberam kit’s de reciclagem individuais para também em suas casas poderem pôr em prática a separação de lixo. Para esta iniciativa contamos com a participação do Grupo 197 Quelfes e o Agrupamento de Escutismo 1200 Quelfes, que abraçaram esta ideia desde o primeiro momento.

Ao longo da semana, em três escolas do 1º ciclo da freguesia, foi possível aprender mais sobre a importância da reciclagem e da separação dos resíduos orgânicos, no âmbito do projeto piloto “Check-in ao Desperdício – A Viagem dos Resíduos que as Escolas deitariam para o Lixo” e ainda, no dia 18 de novembro, também um grupo de utentes do Centro de Dia Dr. Ayres Mendonça da IPSS – Acaso e um grupo de utentes do Lar Residencial da Misericórdia de Olhão participaram da tertúlia “Os Benefícios e os Desafios da Água”. Destaque ainda para a apresentação do mais recente projeto da Freguesia de Quelfes, “Pausa para Pousar, QUELFES a Polinizar” que pretende sensibilizar a comunidade para a difícil situação vivida pelos insetos polinizadores em Portugal.

A Semana do Ambiente não poderia ter terminado de melhor forma com a 4ª Edição do Free Pass Natura Equestre, na Associação Hípica São José das Areias de Olhão, que ficou marcada por muita animação, com a peça de teatro infantil “Á Tona de Água”, com encenação do Teatro Infantil de Portimão e autoria do Grupo Águas do Algarve. Os mais pequenos tiveram um espaço reservado para dar largas à sua imaginação e pôr em prática a sua capacidade para o desenho e pintura, tiveram oportunidade para dar uns abraços bem apertados ao Panda e aos Bonecos de Neve que por ali passearam, fazendo as suas delícias.

Houve ainda espaço para o habitual batismo equestre, demonstrações de hipismo e tanto os mais pequenos como os mais crescidos puderam experimentar uma voltinha a cavalo.

A 1ª Edição da Semana do Ambiente de Quelfes realizou-se com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, da Casa Municipal da Juventude de Olhão – Hugo Charrão, da Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, da Associação Mercado de Trocas de Portugal, da Associação de Plantas e Jardins em Clima Mediterrânico, dos Agrupamentos de Escolas João da Rosa e Professor Paula Nogueira, da Associação Hípica São José das Areias de Olhão, da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, da empresa Águas do Algarve – Grupos Águas de Portugal, do Museu Municipal de Olhão e da Associação In Loco.

100% QUELFES / DEZ. 2022 · JAN. FEV 2023 6 BOLETIM TRIMESTRAL

MERCADO DE TROCAS EM QUELFES

AFreguesia de Quelfes associou-se à Associação Mercado de Trocas Portugal, uma associação sem fins lucrativos, de cariz social e ambiental que visa promover a reutilização de peças que já existem no nosso planeta de forma a evitar que se gastem mais recursos naturais para a produção de peças novas e tem vindo a realizar na Delegação da Freguesia, o Mercado de Trocas de Quelfes.

O mercado realiza-se em todos os segundos sábados de cada mês, das 15h00 às 18h00 e para participar deve levar até 10 peças (roupa, calçado, acessórios e livros) que devem estar em perfeitas condições, que depois poderá trocar por tudo o que esteja disponível no Mercado, existe apenas um donativo mínimo de 1€ que reverte inteiramente para a Associação Mercado de Trocas de Portugal.

FREGUESIA DE QUELFES PROMOVE FORMAÇÃO FINANÇAS PARA TOTÓS

Nos tempos que correm é imperativo algum conhecimento financeiro e, nunca foi tão fácil, com a ajuda Freguesia de Quelfes, ao longo de 4 semanas, recebemos na nossa Delegação, o formador Hugo Miguel que de forma simples e clara pode esclarecer alguns procedimentos que sendo simples se tornam uma dor de cabeça para o cidadão. De forma, totalmente gratuita, 16 participantes puderam aprender mais sobre todo o tipo de créditos e renegociações dos mesmos, seguros - quer sejam seguros de vida, seguros de saúde, seguros de habitação, seguros de automóvel e respetivas renegociações, psicologia da compra e talvez aquele que gera maior dificuldade para todos nós, orçamento familiar.

A Freguesia de Quelfes, tenciona, no futuro, continuar a apostar neste tipo de iniciativa, dada a grande adesão verificada

SERVIÇOS

A Freguesia de Quelfes procura promover a proximidade e o bem-estar da sua comunidade. Neste sentido, oferece a todos os residentes e recenseados na Freguesia, serviços de saúde completamente gratuitos.

PSICOLOGIA: na Delegação da Freguesia, sob marcação presencial, para o nº 289 706 470 ou para geral@jf-quelfes.pt. Segundas e Quintas - Das 9h00 às 17h30, Quartas – Das 14h00 às 17h30.

ENFERMAGEM: na Sede e na Delegação da Freguesia, sem necessidade de marcação, em horário a consultar no site ou nas redes sociais.

TERAPIA DA FALA: na Delegação da Freguesia, sob marcação presencial, para o nº 289 706 470 ou para geral@jf-quelfes.pt. Quintas à tarde.

REIKI: na Delegação da Freguesia, sob marcação presencial, para o nº 289 706 470 ou para geral@jf-quelfes.pt. Sextas - Das 10h00 às 17h30.

NUTRIÇÃO: na Delegação da Freguesia, sob marcação presencial, para o nº 289 706 470 ou para geral@jf-quelfes.pt. Quartas - Das 17h30 às 19h30.

100% QUELFES / DEZ. 2022 · JAN. FEV 2023 7 BOLETIM TRIMESTRAL
100% QUELFES / DEZ. 2022 · JAN. FEV 2023 8 BOLETIM TRIMESTRAL O QUE ACONTECEU...
2023 NÃO
PERDER
14 DE
-
22
-
-
29
11 DE
-
26
-
MARÇO 4 E 5 DE MAR. - Festival da Sopa 11 DE MAR. -
12 A 18 DE
-
26 DE
EM
PODE
JANEIRO
JAN.
Mercado de Trocas de Quelfes
DE JAN. - Mercado Tradicional e Feiras das velharias de Quelfes
Festas em Honra de São Sebastião, Padroeiro de Quelfes
Festival de Charolas
DE JAN. - Mercado Tradicional e Feiras das Velharias de Quelfes FEVEREIRO
FEV.
Mercado de Trocas de Quelfes
DE FEV.
Mercado Tradicional e Feiras das Velharias de Quelfes
Mercado de Trocas de Quelfes
MAR.
Semana da Saúde e do Desporto
MAR. - Mercado Tradicional e Feiras das Velharias de Quelfes
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.