Jornal "O Sol dos Bravinhas"

Page 1

1 Publicação Trimestral nº 1/09

Preço: 1 Bravinha Dezembro de 2009

O SOL DOS BRAVINHAS Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava Exposição do “EU”

Visita à Feira do Livro

Nesta edição: Editorial

2

Audição Musical

3

Visita à Quinta Pedagógica e aos Pés Descalços

4

Dia da Alimentação

5

Pão-por-Deus

6

São Martinho

7

Feira do Livro

8

Dia da Pessoa com Deficiência

9

Os trabalhos da Pré

10

Restauração da Independência 10

Pão-por-Deus

Agradecimentos: • Câmara Municipal de Ribeira Brava

Clube Experimentando

11

Exposição do “EU”

12

Inglês

13

Passatempos

14

Receitas do Trismestre

16

• Delegação Escolar da Ribeira Brava • Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

Dia da Alimentação


2

Editorial

Estou de novo a saudar-vos! Já me conhecem! Sou o “Sol dos Bravinhas”, jornal trimestral da EB1/PE da Ribeira Brava. Neste ano escolar 2009/2010 serei mais uma vez um meio de comunicação da escola com todos vós. Pretendo dar-vos conhecimento das iniciativas desenvolvidas com os vossos filhos. Leiam-me atentamente e dêem sugestões. Bom Natal e Feliz Ano Novo!

Os nossos Blogues: http://osoldosbravinhas.blogspot.com/

Actividades de Natal na Biblioteca Os alunos do primeiro ano ouviram a poesia sobre o Pai Natal e pintaram individualmente o Pai Natal.

http://eb1perbrava.blogspot.com/

http://bibliotecahistoriaencantada.blogspot.com/

As turmas do 2ºs anos desenharam um Pinheiro de Natal recortaram e escreveram no quadro dos desejos os presentes que gostariam de receber no Natal.


3

Audição Musical No dia 9 de Novembro assistimos na nossa escola a um espectáculo musical, proporcionado pelo Conservatório de Música do Funchal. Este espectáculo teve como objectivo dar-nos a conhecer alguns instrumentos musicais e também ficamos a saber algumas curiosidades sobre os mesmos, tais como a origem do rajão. Tivemos ainda oportunidade de tocar tuba, violoncelo, braguinha, etc. Finalmente assistimos a dois pequenos filmes, através dos quais verificamos que não devemos competir com os instrumentos, mas sim alegrar quem os ouve.

Texto colectivo 4ºA (Estudos)


4

Visita aos Pés Descalços e à Quinta Pedagógica Ontem, dia três de Novembro, nós, alunos do 2ºA fizemos uma Visita de Estudo aos Prazeres. Fomos com as professoras Graça e Fátima, num autocarro da Câmara da Ribeira Brava. Passámos por alguns túneis e subimos uma estrada muito inclinada e que tinha muitas curvas. Primeiro fomos à igreja e rezámos a oração da manhã. Depois fomos à Quinta Pedagógica e vimos muitos animais: porcos, vacas, coelhos, tartarugas, pavões, gatos, burros, emas, galinhas, pombas, cabras, um cavalo, um pónei e um cão que parecia um leão. Havia lá uma porca que tinha onze leitões. Também havia lá um parque onde nós brincámos. Em seguida fomos aos Pés Descalços e foi muito fixe. Tirámos os sapatos e as meias e fizemos um percurso na Natureza. Fomos encontrando diversos elementos e tínhamos que passar por cima, de: pedras, areia, folhas de louro, caruma, pinhas, bagas de eucalipto… O que doeu mais foram as pinhas e as pedras. Mas o mais divertido foi quando encontrámos um lago com água e lama. Atravessámos o lago e ficámos com botas de lama. No fim do passeio lavámos os pés na levada. Usámos escovas das unhas e toalhas para secar os pés. E por fim viemos para a escola, cansados e felizes. Nós gostaríamos de fazer outra Visita de Estudo tão bonita como aquela. Texto colectivo 2ºA


5

Dia da Alimentação No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Na nossa escola também se falou muito de alimentação e da sua importância para o crescimento das crianças. Foi projectado um vídeo sobre os cuidados a ter quando comemos e sobre aquilo que comemos. Houve muitas perguntas e muitas respostas engraçadas, mas toda a gente concordou que o melhor é mesmo fazer uma alimentação saudável.


6

Pão-por-Deus Ontem foi o dia do Pão-por-Deus. Este dia é festejado no dia 1 de Novembro. Antigamente as crianças pediam aos amigos e vizinhos frutos da época. Os frutos são figos, castanhas, nozes, romãs, peras, peros e laranjas. Actualmente as crianças fazem os saquinhos na escola e partilham frutos que trazem de casa ou que a escola oferece. Nós festejamos na escola, na sexta-feira dia 30 de Outubro. Texto colectivo 4ºB


7

São Martinho No dia 11 de Novembro a turma do 2ºB comemorou o Dia de São Martinho com o objectivo de reviver os costumes e tradições da nossa terra. Aproveitámos a área de Língua Portuguesa para trabalharmos um texto em forma de teatro, com o historial de São Martinho. Após a sua leitura elaboramos fantoches referentes às personagens da história. Seguidamente, apresentámos por grupos e no biombo, para toda a turma. Na hora do almoço fomos surpreendidos com uma deliciosa sobremesa de castanhas cozidas. No final cantámos a canção “Castanhas, castanhas” acompanhada com gestos e ritmos. Concluímos que esta actividade foi muito divertida e motivante, pois ficamos a saber e a conhecer a história e os costumes do São Martinho. 2º Ano, Turma B

a3 Joan e a An

oeE Diog

r ic 3

1 iana r a M

ºA

ºB

ºA

Vitorino 3ºB


8

Feira do Livro A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares em conjunto com as escolas Primárias do Concelho da Ribeira Brava realizaram a Feira do Livro Concelhia. Nas actividades de Biblioteca a Professora Cristina ensaiou com a Turma do 4ºB a declamação da Pedra Filosofal de António Gedeão, e com a turma do 4º A preparou a dramatização da História A Gulosa. No dia 27 de Novembro de 2009 as turmas dirigiram-se à promenade da Ribeira Brava onde estava a decorrer a Feira e fizeram as actividades acima referidas.


9

Dia da Pessoa com Deficiência No passado dia quatro de Dezembro celebramos na nossa escola a semana regional da pessoa com necessidades educativas especiais. Foram realizadas diversas actividades, nomeadamente, pinturas com a boca, circuito em cadeira de rodas, boccia, linguagem gestual, percurso com vendas e jogo da cadeira. A realização das referidas actividades teve como objectivo sensibilizar as crianças para as diferenças e dificuldades das pessoas diferentes. Todas as crianças estiveram envolvidas nas actividades realizando-as com empenho e entusiasmo. Pelo anteriormente referido, o objectivo foi alcançado com sucesso.


10

Os trabalhos da Pré

Restauração da Independência Como deves saber, o dia 1 de Dezembro é feriado em Portugal. Nesse dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência. Queres saber porquê? Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião. Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa. Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei. Mas atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão... Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país. Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).

Pesquisa realizada pelos alunos do 3º e 4º ano na aula de Informática


11

Clube Experimentando Olá amiguinhos do Sol dos Bravinhas! Antes de mais, quero desejar-vos um Feliz Natal, cheiinho de coisas boas e de muitas prendas. Sou a professora Carla e venho falar-vos de um clube que se iniciou este ano, na nossa escola. Sabiam que os nossos alunos são pequenos cientistas? Pois é! Estes meninos, às sextas-feiras, participam no Clube Experimentando. Como o próprio nome indica, este clube proporciona às crianças a oportunidade de experimentarem e explorarem diversos materiais e, em simultâneo, perceberem melhor o porquê das coisas e entenderem algumas maravilhas da natureza que os rodeia. Não fiquem tristes os meninos que não participam. Sabem porquê? Eu explico: estas experiências são tão simples e económicas que poderão realizá-las em casa. Querem experimentar? Então cá vai uma experiência que já foi realizada no nosso clube e que vós podereis agora fazer.

O ar que nos rodeia é uma mistura de vários gases diferentes. Nesta experiência, com a ajuda do vinagre e da soda, vais produzir um gás e utilizá-lo para colocar pedaços de esparguete a “dançar”! Diverte-te!

3.Deita uma colher de café de corante 1.Mede 1l de água e deita numa

2.Parte o esparguete em bocados

alimentar (ex. verde) e mexe. Se não

tina de vidro.

pequenos e coloca-os dentro da tina.

tiveres corante não importa, ele só serve para dar cor à experiência.

4. Junta duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio (soda) e dissolve bem.

5. Mede 150 ml de vinagre e junta ao que tinhas preparado anteriormente.

6. O que acontece? Espera uns segundos e verás que o esparguete começa numa espécie de dança…


12

Exposição do “EU” Nesta primeira actividade de Expressão Plástica, trabalhámos o nosso rosto e o nosso corpo, desenvolvemos a nossa técnica de lápis de cor, de colagem e recortes, pintámos com guaches e usámos cola branca.


13

Inglês Play visiting the haunted house with Tom and Fido.

O Halloween é uma tradição muito antiga e o seu nome vem de “all hallows eve”, que significa a noite antes do dia de todos os santos. A noite de Halloween simbolizava o fim das colheitas e do Verão. Acreditava-se que nessa noite os fantasmas (ghosts), os espíritos e as bruxas (witches) andavam à solta. Então, as crianças saíam à rua disfarçadas e com “Jack-O-Lanterns”. Na noite de Halloween os pobres pediam comida de porta a porta e eram-lhes dados “soul cakes”. Nos Estados Unidos da América o Halloween é muito celebrado. As crianças mascaram-se e vão de casa em casa gritando “trick or treating” ou seja, pedindo doces e ou pregando partidas.

It´s Christmas time!!!

Complete the dot to dot:

Find the 10 words related to Christmas S W D N O L J I L U D E K S Y

Y A J R W N L N A I U Z T Y G

Q Y M V E A M E B B V O G N R

O D T T I Q G B B E C E S N W

Z K F S S C R K D K M Y W Q X

Q M I I O I Q G I P I Y R G B

M C G K D Q R N K R V Q R F H

I H A D Z I G H K E X M X A G

T O C N G Y V A C S Z K I U G

Z R E E D N I E R E A M U H Z

R D G H A L B Y K N A K J A Y

S L E I G H E Y C T Q G A B E

O Q U E K R B S N G J C M G F

E Z N I P Q S A T L G S T K H

E E R T Q Q S L R P S C I J W

BELL – CANDLES – CHRISTMAS GIFT — PRESENT – REINDEER – SANTA - SLEIGH — TREE


14

Passatempos


15

Sopa de Letras


16

Receitas do trimestre Carne de Vinha e Alhos Preparação: Carne de porco com gordura, picada em cubos. Tempera-se com sal, alho, orégãos, manjerona, vinho, vinagre de vinho e pimenta da terra. Deixa-se a marinar um dia. Coze-se nesta marinada pouco tempo. Escorre-se e passase à frigideira com banha.

Bolo de Mel Ingredientes:

2 kg de farinha, 750g de açúcar, 500g de manteiga, 500g de banha, 1litro de mel de cana, 10g de canela em pó, 15g de cravo, 15g de cravinho da índia, 10g de erva doce torrada, 5g de pimenta moída, 2 pacotes de soda, 250g de royal, 250g de fermento de padeiro, 1kg de nozes, 100g de sidra, 50g de passas, 125g de amêndoa, sumo de 2 laranjas e 1 cálice de vinho Madeira. Preparação: Deita-se a farinha num alguidar, depois todas as especiarias, o açúcar, as nozes e amêndoas picadas e a sidra. Mistura-se muito bem e faz-se uma cova na farinha e põe-se o fermento já levedo diluído nas manteigas derretidas. Junta-se o mel, o sumo das laranjas, o vinho Madeira e as passas. Amassa-se tudo como quem esta a lavar roupa (esfregando a massa nas mãos). Tapa-se o alguidar com papel vegetal e com um cobertor para a massa não arrefecer e poder levedar. Depois de levedar vai a cozer em formas baixas, redondas, pequenas previamente untadas com margarina e forradas com papel vegetal. Cada bolo leva cerca de 250g de massa crua. Depois de arrefecidos embrulham-se individualmente em papel vegetal e guardam-se em caixas bem fechadas, duram cerca de 1 ano.

Bom Apetite!!! APONTA AÍ... A Festa de Natal, na nossa escola, realiza-se no dia 18 de Dezembro. Decorrerá na nossa Escola pelas 14:30h. Não faltes! ATÉ BREVE!

Coordenadores: Juliano Silva, Maria Emília Baltazar Colaboradores: alunos, professores e educadoras da Escola Básica do 1º ciclo com Pré-escolar da Ribeira Brava


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.