Tese JSB - 40º CONUBES

Page 1

No Brasil dos nossos sonhos, conseguiremos superar as desigualdades por inteiro. Teremos escolas, hospitais e toda a infraestrutura necessária. Nesse Brasil, as crianças e jovens se desenvolverão plenamente através de uma Educação de qualidade, atualizada e com todos os recursos didáticos. Esse Brasil que todos sonham é possível e depende de nós. Depende das lutas e decisões dessa geração! Nosso país passou por diversas mudanças no último período. Cresceu, conquistou respeito e trouxe outras perspectivas ao seu povo. Hoje, o Brasil tem uma das maiores economias do mundo e milhares de brasileiros ascenderam socialmente. Em contraponto a todas essas realizações, ainda convivemos com um país onde não há escolas para todos, onde hospitais e postos de saúde funcionam precariamente, onde a mobilidade urbana é comprometida e com milhões de pessoas na linha da pobreza. É preciso mudar! Avançar nas conquistas e trazer novas perspectivas para a população. Temos que eliminar as desigualdades e por fim a esses contrastes. Cabe a essa geração implementar as mudanças que o país precisa. Essas mu-

danças caminham em paralelo ao desenvolvimento, com foco na sustentabilidade e ilimitando as possibilidades ao povo. A nós foi imposta essa responsabilidade sobre a condução de uma nação. Nós podemos e faremos mais! Mostramos em junho passado que o povo brasileiro não adormeceu. Que se mantêm atento às questões nacionais, sociais, públicas. O grande levante dos brasileiros, que levou às ruas milhares, milhões de pessoas em todo o território nacional, provou que queremos mais, que podemos mais e que lutaremos para que essas transformações ocorram.

Nesse 40º Congresso da UBES, o Movimento Um Passo à Frente chega para mostrar aos estudantes brasileiros que é possível fazer mais e que para transformar o Brasil de hoje no Brasil de nossos sonhos, nós jovens, devemos estar na vanguarda, à frente das mobilizações e na luta por mais conquistas e direitos.

Precisamos inovar! Radicalizando a democracia!


UM PASSO À FRENTE NA UBES!

Criado no início de 2013, o Movimento Um Passo à Frente tem como objetivo a livre organização de jovens para o debate das políticas de juventude, sejam elas institucionais ou de execução privada.

UM PASSO À FRENTE CONTRA O MACHISMO

Nesse período de existência, o Um Passo à Frente tem sido protagonista em alguns episódios, como durante o 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes , onde aproximadamente 250 jovens do movimento participaram e defenderam bandeiras de luta como a democratização da mídia, o combate a homofobia e educação pública de qualidade.

Milhares de brasileiras sofrem diariamente com a violência. Mais que isso. Milhões de mulheres são vítimas do preconceito de gênero. Mas afinal de contas, por que isso acontece?

Outro importante momento foram as manifestações de junho passado. As vozes das ruas mostraram que os brasileiros e que principalmente a juventude, estão atentos aos acontecimentos. Muitas foram as manifestações contra a corrupção e em defesa de serviços públicos de qualidade, como Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Segurança. Somos parte responsável pelos avanços e pelos desafios que se apresentam. Por isso, ressaltamos a importância de construir um Movimento Estudantil forte e organizado que consiga debater de forma ampla e equitativa os mais diversos temas, garantindo suas especificidades e possibilitando que a voz dos estudantes brasileiros seja maior que a vontade das composições políticas. Estamos dispostos a inovar no que se refere aos espaços de participação e decisão do movimento, para que estes sirvam de fato para debater a política e não apenas figurarem como grandes pontos de encontro e confraternizações.

Vem com a gente a ajude a construir o Brasil de nossos sonhos!

Invariavelmente acessamos notícias de que mulheres foram vítimas de violência de inúmeros tipos e nos mais variados ambientes. Infelizmente os maiores registros são de violência doméstica, onde na absoluta maioria dos casos, o agressor é o próprio parceiro. Isso tem que acabar!

UM PASSO À FRENTE NA LUTA PELA ESCOLA DOS NOSSOS SONHOS Um dos principais desafios para o Brasil é o desenvolvimento igualitário. Enquanto os investimentos públicos algumas regiões se sobreporem a outras, não será possível que se possa empreender um projeto de nação capaz de livrar o país das desigualdades. Com a escola não é diferente! Não podemos aceitar que apenas uma pequena parcela da população brasileira tenha acesso a escolas bem estruturadas e com recursos didáticos suficientes para o pleno aprendizado. Precisamos democratizar o acesso à educação de qualidade! Nosso sistema de ensino que foi capaz de praticamente eliminar o analfabetismo, precisa evoluir e ser capaz de eliminar uma outra categoria, o analfabetismo funcional, pois são várias as crianças e jovens que passam por essa dificuldade. As escolas brasileiras também precisam se atualizar quanto o enfrentamento à violência. Invariavelmente surgem casos de violência nas dependências das escolas ou em seu entorno. Entendemos que somente com campanhas que levem informação, debates e que promovam a integração dos alunos é que esse mal pode ser eliminado.

A escola dos nossos sonhos é possível! Vem pra luta!

Outra questão frequente é o preconceito. Em muitas empresas de diversos lugares do país, mulheres que desempenham as mesmas funções de homens, recebem menos. Mas como assim? Esse preconceito velado afeta milhares de mulheres por dia e milhões por ano. As mulheres têm obtido inúmeras conquistas nas últimas décadas na luta contra o preconceito. Hoje já são pouco mais da metade da população brasileira e significam 51% da força de trabalho. Ajudam a desenvolver o Brasil e lutam por respeito.

Lugar de mulher é onde ela quiser!

POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

O Brasil tem avançado muito no que se refere as Políticas Públicas de Juventude, em especial após a instituição da Secretaria e Conselho Nacional de Juventude, que passaram a dar maior visibilidade ao tema no âmbito institucional e político, e recentemente com a aprovação e sanção do Estatuto da Juventude, marco regulatório que reforça e garante mais direitos à população entre 15 e 29 anos. Nós queremos mais! O ideal é que cada gestor assuma o compromisso de fortalecimento e empoderamento da agenda da juventude, sempre em busca da garantia da autonomia e emancipação

dos jovens através de políticas que envolvam Cultura, Participação, Comunicação, Ciência, Equidade, Tecnologia, Saúde, entre outros. Mas somente o Estatuto não será suficiente para transformar a realidade. É necessário mecanismos que garantam a efetivação destas políticas na base, é então que se faz extremamente importante a criação do Sistema Nacional de Juventude, garantindo recursos para políticas e programas a serem realizados nos municípios para toda juventude que verdadeiramente precisa. Estamos na luta por dias melhores para a juventude. Queremos políticas públicas com a cara e a voz da juventude!

DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIa . RADICALIZAÇÃO DA DEMOCRACIA Ainda hoje os meios de propaganda da lógica consumista e capitalista permeiam os veículos de comunicação em massa, instrumentos estes que no caso do Brasil são dominados na sua grande maioria por setores conservadores e oligarcas, sem compromisso com as concessões públicas das quais se utilizam com propósito unicamente privado. Seu principal alvo são os jovens. Buscam cotidianamente inserir na cabeça da nossa juventude mensagens retrógadas e pensamentos desvirtuados acerca dos assuntos cotidianos.

Hoje, vivemos na sociedade da informação, do conhecimento. Buscamos a liberdade de compartilhamento de conteúdos e entendemos que há uma alternativa real para enfrentar os grandes meios de comunicação capitalistas e oligarcas. Acreditamos que somente a partir do respeito às diversidades e a liberdade do direito a informação, em especial as constituídas com recursos públicos, é que vamos desconstruir essa mentalidade atrasada da propriedade intelectual pertencente a uma minoria elitista do nosso país.

Democratização da mídia, já!


DESENVOLVIMENTO UM PASSO À SUSTENTÁVEL FRENTE NO Diariamente acessamos informações sobre a COMBATE A destruição silenciosa e rápida de nosso planeta. São constantes as agressões ao meio ambiente CORRUPÇÃO e isso deve ser mudado já! É importante entender que essa responsabilidade não está apenas nas mãos dos governantes, os quais, a grande maioria se apresentaram neste processo como serviçais do capitalismo, impedindo que a conferência obtivesse êxito nos seus encaminhamentos para não afetar a lucratividade das multinacionais e dos países imperialistas. Entendemos que é nosso dever alertar a sociedade que se não houver uma mudança profunda nos hábitos e nas práticas políticas e econômicas, haverão consequências irreversíveis. As entidades estudantis, UNE e UBES, precisam também se adequar a este novo momento, adotando práticas sustentáveis em suas atividades e realizando ações compensatórias durante os eventos que realizar. Um mundo sustentável depende de todos nós!

Temos sido vítimas constantes de pessoas que tratam o público como particular. São frequentes os casos de corrupção no Brasil e estes acontecem em diversos níveis. Precisamos quebrar essa lógica! Ao passo em que recursos são desviados, menos é investido nas políticas em atendimento ao cidadão. Ou seja, todos nós somos prejudicados! E quando isso começa? Este é um ciclo em constante transformação. Alianças escusas, troca de favores e negociações obscuras. São diversas as práticas que tem por objetivo lesar a população. Entendemos que o passo fundamental para que essa inversão de valores tenha fim, é a Reforma Política. Só através desse processo, é que avançaremos para a construção de uma política pautada nos valores e sepultando as velhas práticas.

Anova políticaé possível!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.