Arte Impressionista

Page 1

Tema: Manifestações Impressionismo

artísticas

do

Disciplina: Artes Ano: 7° Aula: 25 Pergunta-desafio: Qual a importância do movimento impressionista? Produtor:Aline Melo Validador: Bárbara Santos Mendes Revisor:Alessandro Brando Coordenador de disciplina: Heloisa Mesquita


O que causa impressão? Uma paisagem? Uma musica? O descaso das autoridades? Uma festa? Ouça essa música! Tenho certeza você conhece! I gotta felling (Eu posso sentir) Black Yead Peas


Impressão/ Felling Quando falamos de impressão! O que te lembra? O dicionário diz que: 1. o que se sente ou pensa Tenho a impressão de já o ter visto. 2. efeito produzido causar boa/má impressão

Na música que você ouviu na atividade anterior, o autor diz que “Pode sentir” que a noite vai ser boa. Você já sentiu ou pensou algo ao se deparar com algum objeto ou acontecimento? Faça uma descrição desse fato no seu caderno virtual e/ou divulgue no blog da sua turma.


Qual a impress達o que o autor quis passar ao pintar esse quadro?


Impressão: o Nascer do Sol Esse foi o quadro é de um dos pintores mais famosos do movimento impressionista... Clique no ícone do jogo abaixo e tente descobrir o nome desse autor. Uma curiosidade:

O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros (1840-1926) Impressão - Nascer do Sol, por causa de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy "Impressão, Nascer do Sol -eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha". A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando.

1874


Impressionismo O professor Fernando Marcílio nos ajuda a entender um pouco melhor esse movimento. Assista ao vídeo e discuta com seus colegas sobre o que vocês viram.


Algumas características * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado. * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.


Algumas características (Cont.) * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

Esse vídeo nos ajuda compreender mais essas características! Fique atento às falas dos personagens! Clique na figura acima e divirta-se!


Fotografia O surgimento da fotografia teve um grande impacto no mundo das artes. Grande parte dos artistas da época eram contratados para retratar a realidade. Com o surgimento da fotografia eles perderiam essa função? O impressionismo veio mostrar que ao pintar um quadro o artista colocar sua interpretação de mundo na sua obra.


Luminosidade Veja essas fotos e perceba o que tem de diferente nelas?

Experimente você também! Tire uma foto pela manhã e outra anoitecendo da mesma paisagem. A mesma paisagem com variação de cor. Assim como Monet gostava de fazer. Depois exponha as fotos no corredor da escola. Será um sucesso!


Monet Monet iniciou o seu próprio caminho fundando o movimento impressionista que alterou "... o modo de ver a natureza e, em geral, o mundo exterior, e de os reproduzir na tela com um imediatismo quer temporal, quer sensível" , (Guia de História de Arte - Editorial Presença - pág. 126 - 2009).


Outros artistas Clique nos nomes dos autores e conheรงa um pouco mais sobre eles.

Renoir

Manet

Degas

Pissaro


Releitura Este é o quadro Rosa e Azul de Renoir. Clique na figura da Educopedia e conheça uma releitura deste quadro.

Você também pode fazer uma releitura. Escolha um quadro que foi apresentado aqui durante a aula e tente colocar o quadro com as suas impressões!


Impressionismo na literatura O termo Impressionismo também é usado para descrever obras de literatura, entre quais bastam acrescentar poucos detalhes para estabelecer as impressões sensoriais de um incidente ou cena. Literatura impressionista é bem relacionada a simbolismo, entre os seus melhores exemplares podemos encontrar: Baudelaire, Mallarmé, Rimbaud e Verlaine. Autores tais como Virginia Woolf e Joseph Conrad escreveram trabalhos impressionistas de modo que, em vez de interpretar, eles descrevem as impressões, sensações e emoções que constituem uma vida mental de um caráter. Usando um trecho da Obra “O quarto de Jacob” veja como Virginia Woolf descreve a mulher. Tente fazer o mesmo. Escolha um objeto, uma cena, ou uma pessoa. Dê poucos detalhes descrevendo sensações e impressões

Clicando aqui você também pode ler uma resenha desse livro.


Impressionismo na música Todo Impressionismo musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderna. Ele, graças à sua rebeldia e ao seu inconformismo, operou uma revolução confiando mais em seu ouvido e nem tanto nos tratados de harmonia e composição. Debussy criou um sistema de acordes isolados, livres da rigidez da harmonia tradicional. Os acordes lembraram aos contemporâneos as pinceladas espontâneas dos pintores impressionistas.

O autor utilizava o piano em suas composições.

Clique aqui para ouvir uma música do autor.


Impressionismo na Escultura Na escultura os artistas usavam a natureza e tentavam refletir a realidade e seu aspecto transitĂłrio. O mais conhecido escultor impressionista ĂŠ Auguste Rodin; seu trabalho possui uma superfĂ­cie irregular, onde a luz do sol produz na escultura um brilho especial, dandolhe vida.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.