Visão Regional, 22 de março de 2014

Page 1

Edição nº 1255 | Sábado, 22 de Março de 2014 | R$ 3,00 Redação | R$ 3,70 Pontos de Venda

www.jornalvr.com.br

visao@jornalvr.com.br | Fone: (54)3324-1723

Foto: Eduardo Andrade

Vence Tudo comemora o seu Cinquentenário

Acidente faz vítima e interdita ERS 223 por cinco horas (Página 14)

Instituto Federal finaliza biblioteca e ginásio esportivo (Página 8)

Projeto Inovador na Região, Portal do Produtor Löser (Caderno Dois, página 13)

C

om uma ampla programação, a Indústria de Implementos Vence Tudo viveu esta semana as comemorações pelos 50 anos de atividade, completados dia 21 de março. A data, que passou quinta-feira, foi marcada por um coquetel para convidados no Clube Social Ibirubense, onde foi resgatada a trajetória da empresa e da Família Lauxen. Ontem quem ganhou um presente foi a comunidade regional, que teve a oportunidade de assistir gratuitamente (em troca de um quilo de alimento) o show do cantor Michel Teló, no Módulo Esportivo. Grande público era esperado a partir das 20h, com apresentação de Fernando & Motta. O show principal estava marcado para as 22h. Na foto, o pioneiro Nelson Lauxen e os filhos Marcos e Marciano no lançamento do carimbo e do selo comemorativo pelos 50 anos, com Roberto dos Santos Freitas (E), dos Correios (Página 5, Caderno Dois e Encarte Especial)


2

Opinião

Sábado | 22 de Maço de 2014

No tempo da ditadura Como é que a gente faz hoje quando entra num táxi e o motorista diz que tempos bons eram os da ditadura?”, me perguntou o amigo Nirlando Beirão.

D

iz que: no tempo da ditadura, a gente não podia escrever sobre o tempo da ditadura, nem qualificar o regime como uma ditadura. No tempo da ditadura, ao invés de uma análise crítica sobre a ditadura, digo regime, neste espaço teria um poema de Camões ou uma receita de bolo, pois seria censurada. Todo mundo que era contra a ditadura era comunista. Todos se tornaram suspeitos, subversivos em potencial. E muitos que, em 1964, conspiraram com os militares, na missão de impedir que comunistas tomassem o poder, e o Brasil se transformasse numa diabólica ditadura do proletário, perceberam a manobra e foram depois acusados de ligações com comunistas. No primeiro ato da ditadura, o AI-1 (Ato Institucional Número 1), baixado pela Junta Militar em 9 de abril de 1964, cassaram os opositores dos comunistas, os trabalhistas: João Goulart, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, parte da bancada do PTB, partido fundado por Getúlio Vargas, como Almino Afonso e meu pai, Jânio Quadros, Miguel Arraes, o deputado católico Plínio de Arruda Sampaio, o economista Celso Furtado, o jornalista Samuel Weiner, até o presidente da Petrobras, marechal Osvino Alves. Nenhum deles era comunista. Entre outros cassados, estavam membros da corporação que mais perseguições sofreu durante a ditadura: os próprios militares, como o general-de-brigada Assis Brasil, o chefe do Gabinete Militar, Luís Tavares da Cunha Melo, e os almirantes Cândido de Aragão e Araújo Suzano. Milhares de oficiais foram expulsos das Forças Armadas durante a ditadura. Bem antes ditadura, o PCB (Partido Comunista do Brasil) já era ilegal, e seus líderes, eles, sim, comunistas, viviam na clandestinidade. A intenção do Golpe de 64 era impedir o avanço comunista no Brasil e restaurar a democracia em dois anos. Não demorou muito, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, candidato à reeleição, foi cassado acusado de corrupção e colaborar com comunistas. No primeiro teste eleitoral, em 1965, não foram eleitos os candidatos dos militares em Minas Gerais e Guanabara. Baixaram o AI-2 (Ato Institucional Número Dois). Partidos políticos foram extintos. Poder Judiciário sofreu intervenção. Foram reabertos processos de cassação. Carlos Lacerda, então aliado, dormiu conspirador e acordou subversivo. O novo partido da situação, Arena, não engrenava. Iria ser derrotado nos Estados mais populosos. A paciência dos militares se esgotou: o AI-3 foi baixado em 1966, determinando que eleição de governadores seria indireta, executada por colégios eleitorais, e prefeitos das capitais, estâncias e cidades de segurança nacional seriam nomeados. O AI-4, de 1966, revogou definitivamente a Constituição de 1946 e proclamou outra. O AI-5, de 1968, suspendeu as garantias constitucionais da Constituição que tinham acabado de promulgar. Despachos da presidência de República passaram a valer mais que leis. Congresso, Assembleias

Fábrica da Vence Tudo em Alfredo Brenner. Um dos primeiros registros fotográficos encontrados.

Marcelo Rubens Paiva

Legislativas e Câmeras dos Vereadores foram fechados por um ano. O Presidente podia decretar intervenção de Estados e Municípios. Estavam proibidas atividades e manifestação de natureza política e suspenso o direito de habeas corpus. Finalmente, parte da sociedade civil que apoiou o Golpe percebeu que militares não sabiam negociar nem ser contrariados. Não têm intimidades com jogo político. Na essência, não praticam a democracia: obedecem sem questionar um comando, uma hierarquia imposta de cima para baixo. Foram acusados de comunistas os subversivos dom Elder Câmara, dom Pedro Casaldáliga e dom Paulo Evaristo Arns, que se encontrara em 1964 em Três Rios com tropas do general Olimpio Mourão Filho, deflagrador do Golpe, para oferecer assistência religiosa. Nos tempos da ditadura, não se discutiam os grandes investimentos. Militares construíram uma usina nuclear com tecnologia obsoleta, numa região de difícil evacuação, e duas estradas paralelas ao Rio Amazonas, a Transamazônica e a Perimetral Norte, que foram tomadas pela floresta anos depois, devastando nações indígenas. Estatizaram companhias telefônicas e de energia. Colaboraram para o desmantelamento da malha ferroviária brasileira. Editores de livros, como Ênio da Silveira, foram presos. Jornalistas, como toda a redação do Pasquim, entre eles, Paulo Francis, foram presos. Até um escritor no início simpático ao Golpe, como Rubem Fonseca, foi censurado. Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos e expulsos do Brasil. Raul Seixas foi convidado a se retirar, depois de ironizar o regime com “sou a mosca que pousou na sua sopa”. Chico Buarque se exilou. Teatros foram depredados, atores espancados. Parte da classe teatral, como Zé Celso e Boal, foi embora. Glauber Rocha também se mandou. O contrabando e o jogo do bicho se associaram a agentes da repressão e se fortaleceram. O crime organizado nasceu. A promiscuidade entre polícia e bandido, tema do filme Lúcio Flávio (Babenco), se consolidou na ditadura, que promoveu e anistiou depois torturadores. O Comando Vermelho surgiu num presídio da ditadura. Ao terminar em março de 1985, a ditadura deixou uma inflação que virou hiper (a acumulada de 1984 foi de 223,90%), uma moeda desvalorizada (um dólar valia 4.160 cruzeiros), uma dívida externa que nos levou à moratória (FMI suspendeu em fevereiro de 1985 o crédito ao Brasil, que não cumpria as metas depois de sete tentativas). Outra herança: desmantelamento do ensino público. O Brasil é governado há 20 anos por três subversivos acusados de comunistas pela ditadura: FHC, ex-professor da USP cassado e exilado, Lula, sindicalista cassado e preso, e Dilma, terrorista acusada de liderar uma organização clandestina que praticava a luta armada. Líderes do antigo PCB fundaram o PPS. Todos estão na legalidade e participam da vida democrática, como o PCB e seu racha, o PCdoB, parte da base aliada. O Brasil talvez tenha sido vítima de uma das maiores farsas da História: nunca correu o risco de virar comunista.

VISÃO REGIONAL

Coluna do Élbio el.bito@globo.com

A Lei do Carma A palavra “Carma” (ou Karma) origina-se dos escritos esotéricos Upanichades e surgiu aproximadamente nos confins do século VII a.C. na Índia. Espiritualmente significa a Lei da Retribuição, do Retorno, de Causa e Efeito, Ação e Reação. O homem imagina e cria as causas, e o carma ajusta os efeitos, para restabelecer o equilíbrio. Desta forma o Carma está intimamente ligado ao livre-arbítrio, pois, se somos livres para agir, bem ou mal teremos que arcar com as consequências de nossos atos. O Carma pode ser individual, familiar ou coletivo e é a forma pelo qual o espírito escolhe, antes de reencarnar, as provas por que há de passar na Terra com o intuito de elevar-se espiritualmente, reparando as faltas cometidas contra si e contra seu próximo. Todos os infratores das Leis Divinas precisam recapitular suas experiências em que fracassaram além de assumir outras, para reparar com a dor e com as boas ações, os efeitos do mal cometido. Não que Deus imponha o sofrimento ao espírito, mas este, ao ver e reconhecer, através da consciência, os seus erros, sofre e busca, nas provações de uma nova existência, o caminho para a perfeição. O Carma individual está relacionado com a vida íntima das pessoas (com o corpo físico, o trabalho, ou doença). Podemos exemplificá-lo através de doenças degenerativas como o câncer, que se constitui numa provação para o indivíduo que em vivência passada usou mal o seu corpo físico, excedendo-se em vícios e paixões mundanas, distanciando-se das leis naturais, prejudicando o seu perispírito. Já o Carma familiar é aquele que atinge a família e os amigos. São espíritos ligados a um mesmo corpo de prova sofrendo resgates semelhantes. Por exemplo, um filho que desencarna na flor da idade constitui dura prova para os familiares, que terão que se unir e com resignação e fé, suportar a dor da perda. O Carma coletivo é um carma mais amplo, ligado à comunidade a qual o indivíduo pertence, a cidade, o país, ou até ao planeta. (continua...)

J.L. Publicidades Ltda. CNPJ 93.393.783/0001-00 CGC/ICMS 064/0031110 Registrada sob nº 02 Livro B, fl . 1 e 2 no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas/Ibirubá Ibirubá: Rua Serafi m Fagundes, 1084 - Fone: (54) 3324-1723 E-mail: visao@jornalvr.com.br Tapera: Rua Duque de Caxias, 460 - Fone: (54) 3385-2925 E-mail: tapera@jornaldaintegracao.com.br Circulação semanal aos sábados em Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos. Os cadernos Social e Classificados circulam também em Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff e Colorado.

MEMÓRIA VIVA

Impressão: Cia da Arte - CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146. Fone: (55) 3331-0318 – Ijuí/RS Representante em Porto Alegre: Pereira de Souza & Cia. Ltda. Exemplar avulso: R$ 3,00 (Redação) Tiragem: 2.000 exemplares Jornal fi liado à Adjori Conceitos assinados não traduzem a opinião do jornal. São responsabilidade de seus autores.

Primeira edição em 29/03/1989 Circulação ininterrupta desde 15/04/1990 Diretor Responsável: Gustavo Brenner - MTB 26010 Diagramação: Raquel Balin Corrêa - MTB 15867


Geral

VISÃO REGIONAL

Temperaturas baixam com a chegada do outono A

Folhas das árvores começam a amarelar e cair

estação de transição entre o verão e o inverno chegou esta semana. Oficialmente, o outono iniciou às 13h57min de quinta-feira, 20 de março. Além da temperatura mais amena, há nesta época mudanças rápidas nas condições de tempo e maior frequência de nevoeiros. Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na Região Sul do Brasil, devido à entrada de massas de ar frio, as temperaturas mínimas variam de 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas

áreas as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. A nova estação é marcada também pelo chamado equinócio de outono, quando a luz solar ilumina por igual os hemisférios Sul e o Norte. Após uma semana com dias de chuva, a estação meteorológica Climatempo prevê para este sábado um dia parcialmente nublado, com temperaturas entre 15ºC e 22ºC. As temperaturas, porém, começam a oscilar a partir de amanhã, variando entre 9ºC e 27ºC. O inverno inicia dia 21 de junho.

13ª edição

Lagoa Fest está aberta desde quinta-feira A

festa da alegria germânica começou na quinta-feira dia 20, quando subiram ao palco o Guri de Uruguaiana e a Banda Doce Pecado. Às 20h de ontem ocorreu a abertura oficial da 13ª Lagoa Fest, que marca o aniversário de 22 anos da emancipação político-administrativa do município. A 13ª Lagoa Fest conta com uma estrutura gigante, possibilitando o maior aproveitamento dos espaços. Este ano foram comercializados mais de 66 estandes internos e 27 estandes culinários, além da venda de veículos e implementos agrícolas. Serão mais de 40 horas de shows com diversas bandas. Para a presidente do Núcleo Cultural, vice-prefeita Juliane Kempf, os quatro dias da festa devem superar as expectativas, com público maior no final de semana e também aumento de expositores. A organização está recebendo elogios.

O prefeito Sérgio Lasch reforçou o convite para que as pessoas desfrutem das atrações. Há inclusive brinquedos para as crianças. A Lagoa Fest conta com segurança interna e externa, além de uma equipe preparada para atendimentos médico, com ambulâncias do município e parceria da Unimed. O Baile da Melhor Idade abre a programação de hoje, ao meio dia, que segue até a madrugada com quatro bandas: Monte Azul, Os Cometas, Happy Brass e Indústria Musical. Os ingressos para os trescantenses são gratuitos. Para os visitantes a entrada de hoje será de R$ 10 (até as 18h) e R$ 20 (após). O domingo terá o Encontro Municipal dos Corais (10h) e shows com as bandas Só Alegria, Cosmo Express e Os Montanari. Após as 11h o ingresso custará R$ 10 para visitantes.

Sinalização: Daer prevê melhorias “ainda este ano” N

esta semana, o Jornal da Integração procurou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para questionar sobre a precariedade da sinalização na ERS 223, entre Tio Hugo e Cruz Alta. O superintendente adjunto da 6ª Superintendência Regional do Daer de Passo Fundo, Adriano de Oliveira, disse que tem conhecimento sobre os problemas que os motoristas en-

contram no trecho, como a falta de pintura refletiva e placas cobertas pela vegetação. Oliveira salienta que a empresa responsável pela conservação – Consórcio Samac Construbás – estava com o contrato paralisado por cerca de quatro meses e que, por isso, muitos trechos ficaram sem a devida atenção. Segundo ele, “o contrato já foi renovado e este problema será resolvido o mais breve possível”.

Entretanto, o superintendente disse também que não há um cronograma definido pelo Daer de quando haverá um reforço na sinalização e restauração de alguns trechos na rodovia, mas afirma que ainda se dará este ano. Para encerrar, o gestor acrescentou que a roçada e a poda das árvores nas beiras da rodovia são feitas de acordo com a disponibilidade da Samac Construbás.

Sábado | 22 de Maço de 2014

3

Expodireto registra números recordes

A

15ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada na semana passada em Não Me Toque, teve as expectativas superadas. A feira referência do agronegócio mundial registrou um público de 235.200 pessoas, 5% a mais que em 2013. Conforme os organizadores, o volume de negócios dos 505 expositores chegou a R$ 3.203.318.000,00, superando em 27% o do ano passado. O presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Mânica, esclareceu que o volume de negócios inclui as propostas protocoladas nas instituições financeiras e bancos de fábrica. “Desse total, nem tudo será concretizado, mas com certeza também teremos outros negócios a partir da feira”, acrescentou ele. Mânica informou que uma novidade que aconteceu nesta edição foi a negociação entre países

presentes na feira. Uma transação uruguaia fechou um negócio de US$ 154 milhões em soja argentina com representantes do Irã. “Não contabilizamos esse negócio no volume total, mas precisamos registrar porque mostra a importância da feira em nível internacional”, disse. A venda de máquinas e equipamentos agrícolas ainda foi a mais expressiva, mas os segmentos de armazenagem e irrigação também alcançaram crescimento. Na Área Internacional os negócios chegaram a R$ 471.455.000,00, volume 99% superior ao do ano passado. Neste ano, 77 países estiveram representados na feira. Conforme a Cotrijal, os expositores avaliaram a satisfação com os negócios em uma média de 94%. A feira de 2015, que será realizada de 9 a 13 de março, já começará a ser projetada.


4

Ibirubá

Sábado | 22 de Maço de 2014

VISÃO REGIONAL

Corsan dá explicações sobre impurezas na água H

Servidores municipais decidem entrar em greve em Bagé. Categoria quer criação de plano de carreira e melhorias salariais. Atividades já estavam paralisadas desde a última quarta (12/3). Depois de quase uma semana de paralisação, os servidores municipais de Bagé, Região da Campanha do Rio Grande do Sul, começaram, nesta terça-feira (18/3), uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante uma assembleia na noite desta segunda-feira (17/03/2014) na Câmara de Vereadores, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande. A categoria pede a criação de um plano de carreira, melhorias nos salários e vale-refeição. No mês passado, a Câmara aprovou um projeto que previa alteração dos valores por níveis. A medida, porém, acabou sendo vetada pela prefeitura ao alegar que as mudanças seriam inconstitucionais. A administração municipal propôs reajuste de 5,54% de aumento e R$ 9,00 no vale-refeição, o que não foi aceito pelos servidores. Com o veto, as atividades foram paralisadas na última quarta-feira (12/3). O secretário estadual da Educação, José Clóvis de Azevedo, declarou na manhã desta segunda-feira (17/03/2014) que a falta de professores na rede estadual de ensino é um mito. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, ele afirmou que muitos desligamentos de profissionais acontecem de um dia para o outro - o que dificultaria o planejamento da secretaria. Além disso, declarou que muitas escolas não comunicam a falta de educadores. A presidente do Cpers/Sindicato, Rejane de Oliveira, rebateu o secretário e disse que não existe esse “país das maravilhas” que ele apresenta, e que a falta de docentes é generalizada na rede pública de ensino. Segundo ela, o governo diz inverdades quando afirma pagar o piso nacional do magistério e quando nega a falta de professores. “Não estão tratando a educação de forma séria”. Você, cidadão ibirubense, que tem filhos nas escolas estaduais, pode dizer quem está falando a verdade e fazer sua análise. Água em pó. Pesquisadores mexicanos têm desenvolvido uma tecnologia para enfrentar o problema da seca e viabilizar a produção agrícola em regiões de clima árido. A Chuva Sólida é um pó capaz de absorver grandes quantidades de água: 10 gramas do polímero retêm 1 litro de água, que depois vai sendo liberada gradualmente no solo. Criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos nos anos 1970, é derivado de um gel absorvente para fraldas. O governo mexicano teria testado o produto e, segundo a Silos de Água, concluiu que o polímero incrementaria a colheita em 300%. A empresa afirma que a água encapsulada dura até 10 anos no solo, e recomenda o uso de 50 quilos do polímero por hectare – o que equivale a um custo de cerca de R$ 3,5 mil por hectare. Pesquisadores americanos questionam a eficácia do produto. A professora Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, disse à BBC que não há evidência científica de que o produto armazene água por sequer um ano.

Água está apresentando resíduos em Ibirubá

á tempo que os moradores do Bairro Hermany reclamam sobre terra e areia que decantam em máquinas de lavar, caixas d’água e mesmo no copo. Oficiada sobre o caso, dia 10 a Corsan mandou equipe à casa de Messias Lindolfo Pause Kamphorst para verificar. Foi expurgado o ramal e limpado o filtro do hidrômetro, solucionando o problema. Em entrevista com o gerente Luiz Roman ele explicou que esse acúmulo de impurezas é, infelizmente, fato recorrente nas extremidades das redes, caso do Bairro Hermany. Quando ocorre um vazamento na rua, a Corsan precisa interromper o fluxo de água para consertar. Quando ligada novamente, a tendência é que a água com partículas do asfalto seja sugada pelo cano e vá acumular nas “pontas” das redes. Geralmente, a equipe já se prontifica e expurga a rede mais próxima, deixando a água correr por alguns minutos a fim de garantir a limpeza, mas nem sempre as medidas são eficazes. Outro fato que também pode gerar o problema é a perfuração de poços próximos àquele que leva água para os moradores. É importante que a população comunique a Corsan sobre este tipo de ocorrência.

Projeto conscientizará sobre segurança no trânsito E

m parceria com o CFC Zeni a empresa de assessoria Super Ação Treinamento e Capacitação Profissional implantará o projeto Super Ação = Ação pela vida, a fim de conscientizar sobre a segurança no trânsito. Os acidentes no trânsito crescem diariamente e face a isto o projeto se

propõe a reagir, tendo como meta a proposta da ONU de estabilizar e reduzir o número de mortes no trânsito em 50% até 2020. A ação inicia com o seminário “O Estado do RS na Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, que será ministrado pelo tenente Ordeli Savedra

Gomes na manhã do próximo sexta, 28, na Casa de Cultura (8h30min). Também participará a psicóloga Arilcéia Viana Severino, do Instituto Zero Acidente. A programação conta ainda com apresentação da peça “Feriadão”, do grupo teatral Máscara, de Cruz Alta.

Sede de associação de moradores está em situação decadente O

Prédio está abandonado

presidente da União das Associações de Bairro de Ibirubá (UABI), João Antenor dos Santos, falou esta semana sobre a situação da sede da Associação do Bairro Floresta, a primeira construída em Ibirubá. O prédio está bastante deteriorado. Os vidros das janelas estão quebrados, o telhado destruído e forro está caindo. O presidente afirmou que a Administração Jandrey prometeu fornecer a mão de obra para a reforma caso fosse arrecadado o material de construção. Através de rifas e doações foram então obtidos tijolos, portas, telhado, cimento, mas a Prefeitura não ajudou. Quarta houve reunião sobre o assunto e a Secretaria de Obras afirmou já ter feita uma reforma. Já João Antenor diz que quando assumiu a presidência da Amoviflor teve de pagar pela limpeza para conseguir ter acesso ao local. Vândalos ainda destruíram parte do patrimônio da comunidade. Infelizmente, se nenhuma medida for tomada em pouco tempo a sede da Amoviflor irá ruir e junto com ela todo o esforço daqueles que lutaram para que o bairro tivesse um espaço de lazer e outras atividades comunitárias.


Ibirubá

VISÃO REGIONAL

Cinquentenário

Vence Tudo, 50 anos: uma comemoração para toda a comunidade

A

Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo Importação e Exportação Ltda. completou dia 21 de março, quinta-feira, os seus 50 anos de atividade. Um coquetel marcou o jubileu no Clube Social Ibirubense, onde foi resgatada a história da empresa e da Família Lauxen. Participaram colaboradores, fornecedores, familiares e convidados que acompanharam o crescimento do empreendimento. Logo no início da noite ocorreu o lançamento do

carimbo comemorativo e do selo personalizado dos Correios pelo Cinquentenário. Todas as correspondências de Ibirubá levarão o carimbo e o selo da Vence Tudo por um mês. O diretor presidente Marcos Luis Lauxen agradeceu aos Correios e à equipe da EBCT pelo carinho. Em seguida, foi realizado o lançamento oficial do audiovisual produzido no início do ano, que resumiu em 30 minutos toda a trajetória da Vence Tudo através de depoimentos do fundador Nelson Lauxen e de ou-

tros importantes personagens que conseguiram reconstruir, com emoção, um pouco do orgulho que é fazer parte desta história. “Tudo isso se deve a uma coisa muito simples: escutar o que o produtor fala”, foi a frase que marcou o vídeo, do atual presidente. Depois, foi apresentada a música “Indústria Forte até no Nome”, da dupla Fernando & Motta, que também animaram os convidados com um show ao vivo na noite. Houve ainda o pronunciamento de várias auto-

ridades: Roberto dos Santos Freitas, dos Correios, o deputado federal Elvino Bohn Gass, prefeito Carlos Jandrey e religiosos. O vice-presidente Marciano Nelson Lauxen também fez o uso da palavra e apresentou vídeo institucional de seis minutos que fará a apresentação da empresa em mais de 30 países. Em seguida Giuliana Lauxen falou sobre os objetivos institucionais da Vence Tudo e, finalizadno, Marcos agradeceu com muita alegria e gratidão o apoio de Ibirubá e região.

Servidores querem aumento salarial

A

última sessão da Câmara de Vereadores, ocorrida segunda-feira, teve a participação do presidente do Sindicato de Servidores Públicos de Ibirubá (SISPI), José R. de Souza Silva, que foi reivindicar reajuste salarial para os municipários da Prefeitura. Projeto enviado pelo Executivo foi aprovado por unanimidade, concedendo 7% de majoração salarial, mais vale alimentação de R$ 250. Os servidores querem 10% - como já ganharam os colegas do Legislativo (7% + 5%) - e vale alimentação de R$ 300. O presidente lembrou que já há 12 anos a categoria vem pleiteando plano de carreira e aumento salarial. Ele argumentou que a receita corrente da Prefeitura (2013) é de R$ 43,2 milhões e o gasto com o funcionalismo é de 37,12%, que chegaria a 37,47% com o aumento de 7% e a 38,52%. “Esses números são praticamente irrisórios”, avaliou. Também chamou a atenção a projeção sobre o aumento da receita da Prefeitura: Ano de 2010: 9,35% Ano de 2011: 20,53% Ano de 2012: 8,79% Ano de 2013: 23,85%

Para o presidente do sindicato, um aumento de 10% não oneraria “em nada” os cofres da Prefeitura. Ele fez uma análise das perdas salariais em vários setores da administração, e elas realmente ocorrem, de maneira geral. Como não há recuperação, com aumento real, os salários estão ficando defasados com o passar dos anos. “Nós, funcionários, estamos cansados. Nós queremos um plano de carreira”. Vários servidores acompanharam a reunião, apoiando as reivindicações. Alguns vereadores fizeram a defesa da Administração Jandrey, como Alberi Behnen (Dem) e Jair Scortegagna (PT), que fez um contraponto com os dados sobre o aumento real. Segundo ele, a reposição da inflação a partir de 2008 foi de cerca de 57%, com um aumento real de 17%. “Nós acreditamos que não há perdas salariais neste período”, disse, referindo-se à atual administração. Hoje trabalham na Prefeitura cerca de 530 funcionários. A diferença de 3% em questão representa uma despesa adicional de cerca de R$ 500 mil ao ano. Já a diferença de R$ 50 por funcionário no vale refeição corresponde a R$ 320 mil em custo anual, calculou o vereador Jair, que lembrou que faltou negociação sobre o tema.

Sábado | 22 de Maço de 2014

5

Novo diretor da Defesa Civil assume o cargo O

novo coordenador da Defesa Civil de Ibirubá, Aldemir Brandão, já começou a atuar. Ele ocupava cargo na Secretaria da Saúde. Brandão diz que ainda terá de compor uma coordenadoria efetiva e que precisa de uma equipe para o trabalho. Brandão orgulha-se de participar – em 2006 – de um treinamento sobre os procedimentos de atendimento em casos de catástrofe. Ainda está se inteirando na área, mas já tem planos de reunir um grupo para participar de cursos atuais para melhoria da Defesa Civil.

Aldemir Brandão

CTG Rancho dos Tropeiros tem nova patronagem

F

ábio Ricardo de Carvalho Moreira é natural de Cruz Alta, mas firmou residência em Ibirubá já há oito anos. Faz 13 anos que ele desenvolve atividades artísticas com todos os grupos de dança do CTG. Agora, foi aclamado como novo patrão do CTG Rancho dos Tropeiros de Ibirubá e ainda continuará como professor de dança das invernadas. Sua família foi fundadora da sede do CTG em Cruz Alta e desde pequeno Fábio acompanhou as invernadas e participou de diversos concursos de dança. Além de ganhar vários prêmios, adquiriu muita experiência. Hoje, sente-se realizado por estar À frente do CTG de Ibirubá. Já tem definido o primeiro capataz, Leonir Heuert e o segundo capataz, Leando Kurz, mas o restante da patronagem ainda está sendo montada. As invernadas

também estão sendo reorganizadas. Apesar do patrão ter assumido o posto, a posse oficial só acontece no tradicional baile d o dia 10 de maio. Fábio explica que seu principal objetivo é difundir a cultura gaúcha e continuar a caminhada dos outros anos para melhorar ainda mais o Rancho dos Tropeiros.


6

Ibirubá

Sábado | 22 de Maço de 2014

Em breve:

Vigilantes do BB paralisam N

Salão de festa e decorações. Sua festa com muito mais alegria! Endereço: Julio Rosa nº 889 – centro – Ibirubá – RS Fone: Leonita (55) 91386626/Renita (54) 81385773 e-mail: leonita.moraes@yahoo.com.br/ faceboock: Mundoencantado Site: WWW.lmundoencantado.com.br

www.paodejuda.com.br

Bem-aventurados sois... “Bem-aventurado sois vós quando, por minha causa, vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós” (Mateus 5:11). Sempre que sofremos ataques, injúrias, calúnias, ou somos alvos de fofocas e críticas, devemos em primeiro lugar, investigar e examinar o nosso coração e ver se o que falam é um ataque direto às nossas próprias falhas ou defeitos, ou se é por causa do nosso compromisso com Jesus Cristo. O sentimento de mágoa se aloja facilmente no coração do homem gerando, em seguida, ódio e ira congelada. Para evitar que isso aconteça, devemos questionar os “falatórios e boatos” com sinceridade e humildade. Ao fazermos um questionamento sincero: é verdade o que estão falando de mim? Aproveite a ocasião como uma oportunidade de parar e rever a questão. Se o que falam corresponde à verdade, então, precisamos dobrar os joelhos e em arrependimento clamar a Deus: “Senhor, de fato errei, e esse erro foi o que gerou essa conversa. Por Tua misericórdia, eu peço Teu perdão”. Agora, se estamos sofrendo um ataque por causa do nosso amor e fidelidade a Jesus, então, devemos entregar o problema para Deus e não nos defender. Diremos então: “Senhor, agora é contigo e não mais comigo”. Se procedermos dessa forma diante das calúnias, nunca mais teremos lutas, pois estaremos livres de mágoas e rancor. O que os outros falam não mais roubará a nossa paz, nem inquietará nosso coração. Quando você for difamado, além de procurar saber se o que disseram é verdade ou não, é importante também levar em conta quem é a pessoa que o fez; como é a vida dela? Ela é uma pessoa cristã? É uma pessoa equilibrada? Quando se tratar de alguém que você não conhece, entregue-a na mão de Deus e descanse. Certa vez, Jesus também disse: “no mundo tereis aflições, mas tenham bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Isso nos motiva a conduzir a nossa vida com esperança e fé. Afinal, se Ele já venceu por nós, você que o segue vencerá também. Porém, não esqueça que diante das afrontas que já sofreu e das que ainda sofrerá, não devemos desanimar, pois Jesus nos dará graça para vencê-las!

Os encontros acontecem na Rua Mauá, 698, nas terças e quintas-feiras (19h30min) e domingos (9h). Telefones: 9106-8514 (Gilson) ou 9110-1458 (Elieser).

VISÃO REGIONAL

esta quinta-feira, 20, ocorreu a primeira paralisação regional dos seguranças do Banco do Brasil. Vários sindicatos aconselharam os trabalhadores de Cruz Alta, Passo Fundo, Ibirubá e demais cidades da região a entrarem em greve para

lutar por seus direitos. Os funcionários contratados pela empresa Proservi Serviços de Vigilância, ainda não receberam os salários, o que deveria acontecer no início do mês. O BB encaminha o salário dos trabalhadores todo dia 20 do período

anterior, e este mês não foi diferente, mas a empresa não repassou o valor. As agências mantém aberto ao público apenas o serviço de autoatendimento. Apenas um segurança trabalha, alternando o turno com outros colegas.

Mulheres participam de encontro do MPA em Santa Cruz do Sul

S

anta Cruz do Sul sediou dia 13 o Coletivo de Mulheres do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), onde houve discussão e reflexão do “Plano camponês e as mulheres”. Participaram mais de 500 convidados de todo o Estado. Ibirubá e região também marcaram presença. Durante a manhã foi abordada a violência contra a mulher, que infelizmente ainda faz parte da realidade e precisa de um olhar mais atento por parte da sociedade

e do poder público. Também foi elaborado documento denunciando as condições com que as vítimas femininas são tratadas. Uma Feira Camponesa ofereceu dezenas de produtos coloniais e artesanato pela tarde, com boa aceitação. O encontro foi muito positivo e já foram programadas mais atividades, tanto para o Plano Camponês quanto para a Violência da Mulher, prioridades do Coletivo de Gênero do MPA.

Curtas de Ibirubá CORSAN – O diretor-presidente da Corsan, Tarcisio Zimmermann, esteve em Ibirubá dia 13 para tratar da expansão do abastecimento de água na cidade. Em reunião ocorrida no gabinete do prefeito ficou clara a demanda no abastecimento do Bairro Hermany e na Área Industrial. Já foi feito levantamento topográfico da área e está em andamento um anteprojeto. A promessa é de que em 30 dias equipe técnica estará na cidade para “dar andamento ao projeto”, suprindo então as necessidades das empresas da ERS, a nova área recentemente adquirida e também áreas urbanas.

SAÚDE – A Secretaria Municipal da Saúde recebeu esta semana uma van de 16 lugares, adquirida com R$ 100 mil em recursos do Governo do Estado e contrapartida de R$ 300. O veículo levará pacientes para consultas, exames e outros procedimentos. ODM - Ibirubá foi representado na Oficina de Capacitação e Planejamento do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), dia 11, em Tapera. O evento contou com participação de 25 lideranças dos municípios da região. Na ODM destaca-se a importância da participação de gestores públicos, conselheiros e lideranças. Os nú-

cleos municipais mobilizam e articulam as forças locais para que a plataforma dos Objetivos do Milênio seja fonte de inspiração e orientação no planejamento e na execução das políticas públicas locais. FORMATURA - Ocorreu ontem na Casa de Cultura de Ibirubá a formatura dos cursos técnicos do Instituto Federal: Cooperativismo e Meio Ambiente do Pronatec, Eletromecânica e Agropecuária Concomitante, Informática, Mecânica e Agropecuária do Integrado. CONVÊNIO - Na última quarta o Município de Ibirubá assinou convênio, em Porto Alegre, referente ao projeto

“Inclusão Digital”, classificado em 13º lugar no Estado. O valor do projeto será destinado ao Centro Social Floresta, no atendimento à criança e adolescente. No próximo mês será aberto processo licitatório para reformas do prédio, em valor aproximado de R$ 190 mil. DOAÇÃO - Na tarde de quinta-feira, 20, estiveram na Assistência Social integrantes do Clube de Pilotos Ibirubense (CPI), que promoveu daí 23/2 a 4ª Exposição de Carros Antigos. Os 50 quilos de alimentos arrecadados foram repassados para a Prefeitura, que deve os destinar a famílias cadastradas.


Ibirubá

VISÃO REGIONAL

Sábado | 22 de Maço de 2014

Cidade padece com falta de infraestutura

7

Informativo Sicredi

Associado do Sicredi recebeu prêmio de R$ 39,1 mil

José Doneda recebeu cheque de R$ 39,1 mil

N

Água fica empoçada e atrapalha a vida dos ibirubenses

O

s muitos anos de falta de manutenção de ruas, a situação das estradas do interior, problemas na área industrial, na gestão do lixo urbano e agora no escoamento pluvial mostram que ainda falta muito para que Ibirubá tenha uma infraestrutura digna do que alardeiam os seus governantes. Na manhã de quarta-feira, 19, uma chuva deixou moradores praticamente ilhados na Rua General Osório, no Bairro Hermany. Problemas similares também são recorrentes nos Bairro Odila, na Rua Serafim Fagundes, perto da Brigada Militar, e especialmente nas áreas mais baixas da cidade. O problema é frequente. Um morador revelou que há

muito se pedem providências da Prefeitura - mas nada acontece. Em entrevista, uma pessoa que reside na Hermany explicou que o bueiro em frente à sua casa foi pago por ela mesma há cinco anos, quando se mudou para o local. O pequeno bueiro ajudou um pouco, mas não resolveu os problemas, que só aumentaram depois que a rua foi asfaltada: o alagamento piorou e hoje dificulta quem tem comércio naquela região. Provavelmente informados da grita, ainda quarta pela manhã a Prefeitura mandou funcionários da Secretaria de Obras desentupir o bueiro, retirando os entulhos que foi arrastados rua abaixo.

Situação que fica a calçada da Rua General Osório em dias de chuva

a sexta-feira da semana passada, dia 14, a Sicredi Ibirubá RS fez a entrega de mais um prêmio para associado contemplado no Sicredi Seguros. José Francisco Doneda, de Ibirubá, recebeu um cheque de R$ 39,1 mil durante a Assembleia de Núcleo do Sicredi no município, entregue pelo presidente Celso Endres e pelo gerente Volmir Giacomolli. Os sorteios do Sicredi Seguros são realizados aos sábados, com a extração da Loteria Federal. Concorrem os associados que contratarem seguro de vida ou residencial no Sicredi.

Cooperativa de crédito mais lembrada

Na semana passada foram conhecidos em Porto Alegre os líderes da pesquisa Marcas de Quem Decide, parceria entre Jornal do Comércio e a Qualidata Informações Estratégicas. O Sicredi venceu a categoria cooperativa de crédito, sendo a marca mais lembrada para 81,7% dos entrevistados e a preferida para 71,4%.

Sicredi: R$ 326 milhões na Expodireto

Apesar das adversidades que o setor vive nos últimos meses, a participação do Sicredi na 15ª edição da Expodireto Cotrijal ficou 52,26% acima da operação de 2013. Foram mais de R$ 326 milhões solicitados provenientes de 2.542 pedidos de financiamento protocolados. O PSI Agropecuário, produto focado na agricultura empresarial de extensão em parceria com o BNDES; e o Pronaf Mais Alimentos, produto que objetiva o desenvolvimento e crescimento do pequeno e médio produtor rural, fora as linhas mais procuradas.

SER Florestal promove jantar dançante A

Sociedade Esportiva e Recreativa Florestal promoveu no útlimo sábado, no Ginásio de Esportes do Bairro Floresta, um jantar dançante com escolha das Rainhas e homenagens aos jogadores. Também na noite assumiu a presidência do SER Florestal Cleiton Luis dos Reis e o vice Sadi Trein. As vencedoras do concurso para Rainha foram:

Categoria Infantil

Categoria Adulta

Rainha Laylla das Chagas Wilges

Rainha Lhorrane Vieira Camera 1ª Princesa Evelin Caroline de Campos 2ª Princesa Joana Ferreira dos Santos Miss Simpatia Tainara de Quadros Ribas

Categoria Juvenil

Homenagem aos jogadores

Rainha Maria Fernanda Birkhan 1ª Princesa Evelin Camile Mello Porsch 2ª Princesa Lara Bairros Leite Miss Simpatia Cintia Souza Leite

Cumprida a programação, um público de mais de 500 pessoas participou do jantar e divertiu-se com a banda Reflexos


8

Educação

Sábado | 22 de Maço de 2014

Cruz Alta

Coordenadores pedagógicos reúnem-se na 9ª CRE

VISÃO REGIONAL

Instituto Federal

IFRS segue com melhorias na estrutura

O

correu terça-feira, 18 na Fagep/Cruz Alta, reunião com diretores e coordenadores pedagógicos de todas as 45 escolas da 9ª CRE. Foi feito levantamento da situação das obras nas escolas e dos desafios de seu planejamento e execução. O coordenador regional Venicio Guareschi falou sobre a proposta do Sistema de Avaliação Participativa/SEAP, que “vem para auxiliar as instituições nesse trabalho de reflexão e ação. A retomada dos dados obtidos no SEAP vem ao encontro do planejamento que está sendo pensado na escola e também na coordenadoria, por ser uma avaliação institucional do conjunto da rede estadual, feita pelos próprios protagonistas (professores, alunos, pais, funcionários e gestores)”. “Hoje há um grande investimento na formação de professores e alunos, bem como toda a comunidade escolar por meio do Pacto Pela Educação. As oportunidades que estão surgindo para a nossa rede, em especial os cursos do Pronatec - Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, que estão sendo disponibilizados para a 9ª CRE nesse ano de 2014, curso de idiomas Inglês Básico, Intermediário e Espanhol Básico”, lembrou Guareschi. Também foi falado na reunião sobre o PDDE Interativo, ferramenta de apoio à gestão escolar disponível para todas as escolas públicas do país.

Encontro Família e Escola: parceria que dá certo

Novo prédio da biblioteca está quase concluído

O

coordenador de Desenvolvimento Institucional do IFRS Campus Ibirubá, Luis Claudio Gubert, explicou esta semana o andamento dos projetos da instituição de ensino, no que se refere à estrutura física. Por exemplo, a biblioteca de 100m² será substituída por um espaço de 600m². Em janeiro de 2013 o Campus Ibirubá obteve aprovação para construir uma biblioteca no padrão que as outras unidades do IFRS possuem. O projeto original previa área total de 1.247m², mas foram solicitados mais 300m² para uma garagem, o que também exigiu mais tempo para con-

cluir a obra. O edifício de dois pavimentos teve orçamento de cerca de R$ 1,8 milhão. O térreo comportará quatro banheiros – inclusive dois para pessoas com deficiência –, dois miniauditórios para aulas e palestras, hall para exposições, elevador, laboratório de línguas e mais uma sala ainda sem função definida. O primeiro andar será destinado à biblioteca. Haverá uma sala grande de estudos, duas outras menores com divisórias para grupos, sala para recuperação de acervo, sala do acervo literário, sala para a bibliotecária e banheiro. A cobertura foi projetada

para otimizar a ventilação e a iluminação natural. A biblioteca será aberta ao público, mas a retirada de livros só será permitida para alunos do Instituto Federal. O prédio será finalizado neste mês pela empresa PP Engenharia. Depois serão organizados os livros, cadeiras, mesas, computadores e equipamentos, antes da inauguração, que deve acontecer na segunda quinzena de abril. A inauguração da biblioteca se dará junto com a do Módulo Esportivo, cujo ginásio recebeu um piso emborrachado importado e reforma dos banheiros.

Oficinas de Artes Cênicas têm mais uma edição

E

studantes de todas as escolas do município puderam assistir terça-feira, 18, o espetáculo “Coração de Estudante”, do Grupo Teatral Cara de Pau, na Casa de Cultura. A peça marca o lançamento das Oficinas de Artes Cênicas 2014 para professores e alunos a partir do 6º ano. Os atores interagiram com a comunidade escolar para apresentar o trabalho que será realizado nas oficinas. Estão previstas atividades teóricas e práticas ministradas por Isabel Cristina Benvenuto de Almeida. As aulas são gratuitas e ocorrem durante todo o período escolar, sempre na Casa de Cultura.

Dr. Paulo falou da importância da participação familiar na educação dos filhos

O

Colégio Sinodal Ibirubá promoveu quarta-feira o 1º Encontro Família e Escola: Uma parceria que dá certo! Cientes da importância da parceria entre família e escola e preocupados com a formação integral dos seus alunos, os professores do Sinodal oportunizaram palestra

do professor dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, da Unijuí. Ele falou a pais e professores sobre “Educação: o lugar da família e da escola”. Ficou clara a urgente necessidade de pontuar o papel da família e da escola em relação ao processo de formação do indivíduo.

Grande espetáculo Coração de Estudante... Público se divertiu com a peça...


VISÃO REGIONAL

Edital de Loteamento José Antônio Zamprogna, Oficial do Registro de Imóveis e Especiais desta Comarca de Ibirubá- RS. FAZ SABER a todos quantos virem o presente Edital ou dele tiverem conhecimento que, de conformidade com o art. 18 e parágrafos da Lei 6.766/77, RAFAEL KLASENER AUGUSTO, brasileiro, autônomo, CPF: sob nº 752.287.500-53, RG nº 7061097593, SSP/RS, e sua esposa MARA RUBIA PRASS AUGUSTO, brasileira, professora, CPF sob nº 961.674.080-68, RG nº 1064753931, SSP/RS residentes e domiciliados em Santa Clara do Ingaí, no Município de Quinze de Novembro/RS; Consoante plano, planta, e Memorial Descritivo, aprovado pela Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro/RS, requereu o registro de Loteamento Klasener, constituído por uma fração de terras urbanas, de forma irregular, com área superficial de 26.327,45-m², sem benfeitorias, situado no Distrito de Santa Clara do Ingaí, no município de Quinze de Novembro/RS, localizado a margem direita da Rodovia ERS/824 no sentido município Quinze de Novembro a Fortaleza dos Valos, confrontando e medindo: ao norte, na direção leste, por uma linha de 79,80-m com parte das terras de cultura de propriedade de Herno Weimer; ao leste, na direção sul, por uma linha de 377,40-m com parte das terras de cultura de propriedade de Cleri Maurer Kurtz, Clarice Maurer Kurtz Fabris e seu marido Neivo Ângelo Fabris e de Rodrigo Maurer Kurtz; ao sul, na direção oeste, por uma linha de 73,00-m com a área de terras de cultura de propriedade de Rafael Klasener Augusto e sua esposa Mara Rubia Prass Augusto; ao oeste, na direção norte, por uma linha de 343,90-m com parte das terras de cultura de propriedade de Rafael Klasener Augusto e sua esposa Mara Rubia Prass Augusto, sendo o imóvel matriculado no Oficio Imobiliário sob nº 20.188, L º 02, fl.1. Eventuais impedimentos poderão ser opostos junto a este Oficio, sito na Rua do Comércio, nº 1049, no horário de expediente, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da última publicação e, não sendo apresentada impugnação, efetuar-se à o registro na forma da Lei.

Quinze de Novembro

Sábado | 22 de Maço de 2014

Assistência Social reinicia atividades dos grupos N

este mês, o Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação retomou os trabalhos com os grupos de mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência. As reuniões são realizadas nas sedes dos grupos, na ci-

dade e no interior. Durante o ano serão realizados cursos e encontros mensais visando a interação e o incentivo de práticas de bem-estar. “Nosso objetivo é reunir o maior número possível de pessoas, em especial as famílias

beneficiárias do programa Bolsa Família. Os encontros promovem o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário e os cursos oferecem alternativas de complementação de renda para estas famílias”, explica o coordenador Luciano Weber.

Abre em Quinze a Pastelone O vereador Laudeno Eickstaedt, sua esposa Nelcinda, o filho Wallace e a cunhada Noemia Guntzel abriram na noite do último sábado, 15, a Pastelone Lanches e Petiscos, na Rua Gonçalves Dias, perto da Prefeitura. Além de pastéis doces e salgados, a Pastelone também serve porções de peixe, fritas e outros lanches. O atendimento é diário, a partir das 14h. A Prefeita Nilva esteve presente e elogiou a iniciativa. Também prestigiaram a inauguração os vereadores Angelica Horst, Jacques B. Güntzel, Elton Scarsi, GéricoWotrich, Sigmar Pause Horbach, Gilmar Galera e Laudeno Eickstaedt.

Equipe da Pastelone

Curtas de Quinze ENERGIA – A RGE desligará a rede de energia em alguns pontos da cidade nos próximos dias para efetuar obras. A Rua Etelvina será atingida na terça, dia 25, das 11h45min às 18h45min (do nº 2100 ao 2406) e na quinta-feira, 27, das 11h15min às 18h15min (do nº 2085 ao 2406). No dia 28, sexta-feira, faltará em energia das 15h15min às 16h55min

Ibirubá (RS), 10 de março de 2014. José Antônio Zamprogna – Oficial.

9

na Rua Carlos Graf (nº 512 ao 554), Rua Edmundo Prante (452 a 698), Rua Frederico Merg (560 a 695), Rua Fredolino Muller (367 a 796) e na Rua Tiradentes (nº 758 ao 784). CAPITAL – No último dia 14 a Prefeita Nilva esteve em Porto Alegre, na Secretaria da Educação, onde foi informado sobre o projeto da quadra da Escola Menino Deus. No Daer

foram novamente solicitadas defensas para o aterro da barragem e medidas imediatas em relação à água da chuva que se acumula na rodovia. A prefeita também esteve na Secretaria da Agricultura em busca de recursos e para acompanhar projetos do município. EDUCAÇÃO – Terça-feira alunos da Rede Municipal de Ensino receberam do Depar-

Nosso Site: www.jornalvr.com.br

tamento de Educação a Agenda Escolar 2014, instrumento de organização para os estudantes e de contato entre pais e professores, além de conter informações gerais sobre o município. A coordenadora Maidi Schneider diz que é o quinto ano consecutivo de distribuição e aprovação da agenda por pais, alunos e professores.


10

Sábado | 22 de Maço de 2014

Publicações Legais

VISÃO REGIONAL


VISÃO REGIONAL

Publicações Legais

Sábado | 22 de Maço de 2014

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura de Quinze de Novembro

11


12

Sábado | 22 de Maço de 2014

Publicações Legais

VISÃO REGIONAL


Publicações Legais

VISÃO REGIONAL

Sábado | 22 de Maço de 2014

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Poder Judiciário

Prefeitura de Quinze de Novembro

Edital de Citação de Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos – Usucapião

Km 61 da Rodovia ERS 223, no distrito sede do Município de Ibirubá (RS), medinDo e confrontante: NORTE, na direção les-

Vara Judicial – Comarca de Ibirubá

te, por uma linha de 588,81m, com a faixa marginal da rodovia ERS 223 de domínio do DAER; ao SUDESTE, na direção su-

Prazo : 30 (trinta) dias Natureza: Usucapião

doeste, por uma linha de 376,12m com terras de propriedade de Antonio Reni Dalmolin Nicolodi”.

Processo: 105/1.13.0000460-7 (CNJ: 000086234.2013.8.21.0105)

Prazo de 15 (quinze) dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (art. 232, IV, CPC), sob pena

Autor: Antonio Reni Dalmolin Nicolodi e outros Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a

de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es).

seguir descrito. IMÓVEL: “UMA ÁREA DE TERRAS rurais de cultura, de forma irregular, sem benfeitorias, com área super-

Ibirubá (RS), 19 de fevereiro de 2014. SERVIDOR: Cecília Simone Teixeira Maciel

ficial de 2.4925ha, situada na localidade de Passo Bonito, no

JUIZ: Ralph Moraes Langanke

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura de Quinze de Novembro Processo Seletivo Simplificado 03/2014 – Edital 01/2014 Nilva Lopes Maldaner, Prefeita de Quinze de Novembro/RS, no uso de suas atribuições, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado regido pelas normas estabelecidas neste Edital e no Decreto nº 2.073/2010, de 28/10/2010, visando a contratação de pessoal por prazo determinado para desempenhar funções de PSICÓLOGO (40 horas) no total de 01 VAGA, junto ao Departamento Municipal de Educação e Desporto. As inscrições serão aceitas no período de 25 a 28 de março de 2014. Cópia detalhada do edital pode ser obtida na sede Prefeitura de Quinze de Novembro, pelos fones 54-3322-1500 ou pelos e-mails dmed@pm15nov.rs.gov.br ou rhxv@pm15nov.rs.gov.br. NILVA LOPES MALDANER Prefeita Municipal

13

Extrato de Contrato A Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro/RS torna público que celebrou os seguintes contratos: Contrato DL 02/2014 Objeto: Locação das dependências de sede social visando viabilizar espaço físico para realização das atividades artísticas e culturais. Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: ASSOCIAÇÃO CULTURAL E BENEFICENTE - Valor: R$ 10.000,00 Empenho: 001139/2014 Contrato CT 04/2014 Objeto: Contratação de profissional na área da musica, visando o desenvolvimento de atividades de instrução musical, com crianças e adolescentes do município. Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: NEURI BLASI - Valor: R$ 7.744,90 Empenho: 001140/2014 Contrato PP 04/2014 Objeto: Aquisição de um rolo compactador autopropelido novo, modelo vap 70lt, marca Muller Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: SHARK MÁQUINAS PARA CONSTRUÇÃO LTDA - VALOR: R$ 283.500,00 Empenho: 001026/2014 Fundamento legal: Lei Federal nº 8.666/1993 Contrato 03/2014 Objeto: Elaboração de relatório técnico relativo a limpeza e retirada de rejeitos junto a estação de Transbordo do Município, a ser apresentado junto a FEPAM Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: AMBIAGRI REPRESENTAÇÕES LTDA - CNPJ: 14.473.856/0001-99 VALOR: R$ 7.980,00 Contrato PP 06/2014 Objeto: Aquisição de Produtos Farmacológicos Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: MEDPLUS COMÉRCIOS DE ARTIGOS MÉDICOS LTDA. CNPJ: 01.706.665/0001-68 Valor: R$ 1.412,92 Empenho: 000954/2014 Contratado: DALEX COMÉRCIO DE MEDICAMENTOS EIELI ME CNPJ: 15.025.636/000165 Valor: R$ 2.295,70 Empenho: 000957/2014 Contratado: PLASMEDIC COMÉRCIO DE MATERIAIS USO MED. E LAB. LTDA CNPJ: 09.200.303/0001-22 Valor: R$ 4.837,76 Empenho: 000958/2014 Contratado: G. GUOTUZZO CNPJ: 87.651.345/0001-93 Valor: R$ 428,49 Empenho: 000959/2014

RESULTADO DE LICITAÇÃO PP 07/2014 Objeto: Aquisição de 100 toneladas de pedra brita, 270 toneladas de pedrisco e 7 toneladas de pó de brita. Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: BRITA IBIRUBÁ - Valor: R$ 14.220,00 Empenho: 001141/2014 Fundamento legal: Lei Federal nº 8.666/1993 EXTRATO DE ADITIVO A Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro/RS torna público que celebrou o seguinte termo aditivo: Contrato PP 03/2013 Objeto: Prestação de serviços de publicidade e jornal de abrangência regional Contratante: Prefeitura de Quinze de Novembro/RS Contratado: J.L PUBLICIDADES LTDA - CNPJ: 93.393.783/0001-00 1º Termo aditivo: Prorrogado até 1º de março de 2015 Fundamento legal: Lei nº 8.666/1993 Valor: 7.431,60 Empenho: 001259/2013


Policial

Sábado | 22 de Maço de 2014

BRIGADA MILITAR LIXÃO – Houve furto qualificado no dia 14, sexta-feira, registrado às 9h no aterro sanitário de Linha Duas. SOSSEGO – Dia 14 foram registrados casos de perturbação da tranquilidade às 20h40min na praça do Bairro Jardim e às 23h40min na Rua 1º de Maio. TRÂNSITO – Às 12h do último sábado ocorreu um acidente na Rua Júlio Rosa, onde uma S-10 e uma bicicleta colidiram. O ciclista foi levado ao hospital pelos bombeiros. Terça-feira foram registradas ocorrências de trânsito na Rua Claudino Thiesen (10h30min) e na Sete de Setembro (10h40min).

DESOBEDIÊNCIA – À 1h30min de domingo a BM deslocou efetivos até a Rua do Comércio, onde foi lavrado termo circunstanciado (TC) para um indivíduo que resistiu a abordagem. BRIGAS – Domingo, 9h, esteve no quartel da BM um senhor que efetuou registro de lesões corporais. AMBIENTE – Terça-feira, perto das 10h, os PMs estiveram na Travessa Imigrante, onde houve crime ambiental. DANO – Quinta-feira houve dano ao patrimônio público na Rua Edmundo Rower, com registro às 22h, depois de uma divergência entre alunos.

VISÃO REGIONAL

Acidente fatal sobre a ponte do Rio Pulador ERS 223 ficou interditada até a noite na quarta-feira Bombeiro Luis Eduardo de Andrade

14

POLÍCIA RODOVIÁRIA FOTO1: Carro colidiu de frente contra o caminhão FOTO2: Ford Ka foi totalmente destruído FOTOS 3, 5 e 6: Ponte sobre o Rio Pulador foi fechada

TAPERA – À 1h20min do dia 13 o Toyota Corolla FNR 9009, de Tapera, e o Ford Focus DAI 0130, de Ibirubá, atropelaram uma vaca no Km 15 da ERS 223, localidade de Esquina da Sorte/Tapera. SELBACH – Os veículos placas IUU 6074, de Santa Maria, e IUX 4994, de Santa Maria, colidiram no Km 37 da ERS 223, às 8h30min do dia 13. NÃO ME TOQUE – Dia 13 colidiram os carros placas KGL 1828 (Passo Fundo) e IGI 7565 (Nicolau Vergueiro), às 9h25min, no Km 25 da ERS 142. A sexta-feira, 14, registrou o choque no Km 14 da ERS 142, às 7h30min, entre os veículos placas IUJ 2407, de Nova Prata, e IUV 3545, de Carazinho. Uma vítima foi encaminhada ao Hospital de Não Me Toque. O veículo IHD 1703 capotou às 4h50min do dia 16 no Km 10 da ERS 142. O condutor teve ferimentos e foi encaminhado ao hospital. EMBRIAGUEZ – Dia 14, 1h, ocorreu abalroamento no Km 8 da ERS 142, em Não Me Toque, entre os veículos IFE 1255 e IDA 8101, ambos de Carazinho. Os tripulantes de ambos os veículos foram encaminhados ao hospital daquela cidade. O condutor do primeiro veículo foi apresentado na DP por conduzir o veículo sob efeito de álcool. SOLEDADE – Quatro veículos abalroaram às 18h do dia 14 no Km 214 da ERS 153: ITE 2647, de Não Me Toque; ITE 6939, de Não Me Toque; IGO 7621, de Passo Fundo; e IPX 6552, de Passo Fundo. IBIRUBÁ – Às 10h45min do dia 16 a motoneta IVB 2891 foi colidida na traseira pelo veículo de placas ILJ 4972. O condutor da moto teve ferimentos leves. Uma colisão com morte foi registrada às 17h do dia 19 na ERS 223, Km 49. Envolveram-se o Ford Ka MCE 6550, de Ibirubá, o caminhão ITX 2484, de Ibirubá, e o furgão IUX 8546, de Selbach. O veículo Ford Ka, após rodar na pista, colidiu frontalmente com o caminhão, que trafegava em sentido contrário, resultando no óbito do condutor do Ka. Houve interdição da via por aproximadamente cinco horas para levantamento pericial. RADAR – A Polícia Rodoviária orienta aos condutores que está trabalhando com o novo sistema de radar móvel e estático 2014, para reduzir os acidentes de trânsito. Para tanto, é necessário que o motorista dirija com atenção, mantenha a distância de segmento ou de segurança, obedeça a sinalização e os limites de velocidade da rodovia. Antes de iniciar a ultrapassagem, sinalize, certifique-se de que você tem visão total da estrada, observando também os retrovisores.

P

or volta das 17h da última quarta-feira, 19, ocorreu mais uma tragédia na ERS 223, em Ibirubá. Envolveram-se o Ford Ka placas MCE 6550, o furgão Renault placas IUX 8546 e um caminhão de placa ITX 2484. O acidente ocorreu no Km 049, exatamente sobre a ponte do Rio Pulador. O Ford Ka azul/cinza teria rodopiado na pista e ido em direção ao caminhão, que vinha em sentido contrário. Raimundo Viana, natural de Ibirubá, que o conduzia, perdeu a vida. Os outros motoristas nada sofreram. Todos estavam sozinhos em seus veículos. A ERS foi interditada por cinco horas para o levantamento pericial. O Ka ficou totalmente destruído com o choque. A Polícia Rodoviária Estadual e demais forças de segurança tiveram muito trabalho. Centenas de curiosos foram até o local. O fluxo foi desviado pelo acesso secundário (Rua Claudino Thiesen) e Rua Júlio Rosa, passando sobre trecho recentemente asfaltado, o que gerou críticas devido ao trânsito pesado. Há controvérsias sobre as circunstâncias do acidente. Os envolvidos deram depoimentos distintos. A Polícia Civil investigará o caso. O laudo da perícia deve sair dentro de quatro meses. Viana tinha 58 anos e residia atualmente em Pontão (RS). Ele vinha com frequência a Ibirubá, onde morava a sua companheira. Seu corpo foi enterrado na tarde de quinta-feira, 20, em Pontão.

Encontro do CT e Comdica será dia 27 O 91º Encontro Regional de Conselheiros Tutelares do Planalto Médio (Coplame) ocorrerá em Tapera, na próxima quinta-feira, 27, na Afuco. A

realização é do Conselho Tutelar de Tapera e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) A programação ini-

ciará às 8h e contará com duas palestras. Os temas abordados serão “Jornada Estadual do Combate à Erradicação do Trabalho Infantil” e “Frente

Parlamentar em Defesa das Prerrogativas do Conselho Tutelar”. Para finalizar, será realizada a eleição da nova diretoria do Coplame.


Policial | Esporte

VISÃO REGIONAL

Acidente faz vítima fatal no centro P or volta do meio-dia do último sábado, 15, ocorreu um grave acidente de trânsito na Rua Júlio Rosa, envolvendo uma camionete S-10 e uma bicicleta. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar e o ciclista foi levado com lesões corporais graves ao Hospital Annes Dias pelos Bombeiros. O menino, que completaria 13 anos este mês, foi transferido em seguida

para o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. Segunda-feira foi constatada a sua morte cerebral. O corpo de Leonardo da Costa Oliveira Júnior foi enterrado na terça-feira à noite no Cemitério Vera Cruz, em Passo Fundo. Ele era filho de Leonardo da Costa Oliveira e Adriana Quadros. O motorista da S-10, Rafael Togni, não sofreu lesões graves.

Sábado | 22 de Maço de 2014

15

ESPORTE

ASIF vence amistoso contra o Passo Fundo

A

ASIF/Vence Tudo realizou no último domingo à noite o primeiro jogo amistoso contra a equipe de Passo Fundo Futsal, treinada por Tiago Bortolon, ex-jogador da ASIF. Um adversário que rendeu uma boa partida em preparação para o Estadual de Futsal Série Prata 2014. O jogo iniciou às 19h. A plateia

lotou as arquibancadas do Ginasião, ansiosa para ver as novas estrelas do time. A ASF/Vence Tudo venceu por 2 a 1, gols de Paulinho Cambalhota e Lucas Peres, enquanto Batata descontou para o visitante. Hoje a equipe ibirubense faz novo amistoso, desta vez contra a Associação Esporte Salto do Jacuí, às 20h, no Salto do Jacuí.

CURTAS DO ESPORTE

Acesso à Asfuca cada vez mais perigoso No último domingo, 16, a moto placa IVB-2891 e o Fiat Palio ILJ-4972 colidiram na VRS 824, altura do acesso para a Asfuca e o campus Ibirubá do Instituto Federal e Asfuca, trecho entre Ibirubá e Quinze de Novembro. O acidente não foi grave e o condutor da moto sofreu apenas algumas lesões leves. Moto teve alguns estragos...

Suspeito de roubo é preso em Cruz Alta No final da manhã de segunda-feira (17) Polícia Civil efetuou a prisão de I.J.P., em Cruz Alta, que tinha contra si mandado de prisão preventiva pela prática de roubo qualificado na cidade

QUINZE – A 2ª fase do Municipal de Bocha iniciou quinta e tem rodada no próximo dia 25, terça-feira. Jogam em Sede Aurora Bar do Barão x Linha Jacuí (Individual), Bar do Barão x EC 15 de Novembro (Dupla e Quarteto). BANGU – Na noite de 14/3 foi escolhida a nova diretoria do Clube Atlético Bangu: presidente Neri Orlando Hentges, vice do esporte Ércio Greff e vice de patrimônio Luís Flávio

Alves de Oliveira. SESI – Hoje à tarde tem rodada do Futebol Sete Livre dos jogos do Sesi, em Ibirubá. Os jogos ocorrem na Asfuca, onde se enfrentam Vence Tudo A x Vence Tudo B (13h45min) e Indutar x AGCO (15h). SELEÇÃO – O Internacional de Porto Alegre estará em Ibirubá de 28 a 30 de março selecionando atletas, no Estádio Carlos Jacob Simon. Mais informa-

ções pelo fone 9108-6418. BOCHA - Terça-feira, 18, representantes das equipes de bocha que participarão do Municipal de Ibirubá reuniram-se no DMD, quando foram sorteados os grupos. A competição inicia dia 11/4. CAMPO - O Departamento de Esportes realizou quinta-feira na Câmara (19h) reunião de avaliação do Municipal de Campo e planejamento para a próxima edição.

Sociedade Independente de Bolão elege diretoria

de Ibirubá. O acusado apresentou-se, acompanhado por seu advogado, na 1ª DP de Cruz Alta, onde foi preso e recolhido ao presídio local.

Autoescolas iniciam aulas com simuladores Em fevereiro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estipulou o prazo de até 30 de junho para os centros de formação de condutores (CFCs) se adequarem e passarem a utilizar o simulador de direção veicular para habilitação da categoria “B” (automóveis e comerciais leves). Sábado passado, 15, o CFC Zeni estreou o novo simulador, de acordo com a Resolução 435/2013 do Contran, que torna necessário o seu uso para a primeira habilitação de carro. Nesta quinta foi a vez do CFC Jeremias estrear o equipamento, que visa acelerar o aprendizado, facilitando a vida do aluno. Até agora, são poucos os estados que já adquiriram os simuladores, como Rio Grande do Sul, Acre e São Paulo. Os CFCs de Ibirubá têm todos os serviços e equipamentos exigidos nas resoluções, para tornar a habilitação de dirigir veículo um processo prático e seguro.

A nova diretoria reunida

N

a manhã do último domingo, 16, foi realizada assembleia para escolher a nova diretoria na Sociedade Independente de Bolão. Também foram premiados os atletas Marco Antonio Pianesso, José Claudio Schwaab e Gilson Freiberg, que fizeram 180 pinos (uma vez), e Irini Radaeli, que em seis vezes fez 180 pinos no ano passado. pós a premiação foi escolhida a nova diretoria. O presidente Lodemar Heller e o vice Jair Vieira contarão com Milton Luft, Irini Radaeli, Mário Pedersen, Luiz Hutner, capitão Gilson Freiberg, Artur Schwanke e Airton Budke. O conselho fiscal tem Maurício Radaeli, Leonir Brignoni, José Cláudio Schwaab, Leomar Schweig, Darci Brignoni, Volmir Fao e oradores Valdir Roque Graminho e Gilson Freiberg. Em seguida foi servido um almoço para sócios e familiares.

Óbitos Leoci de Fátima Martinez da Silva Bender - 16/3 Celvina Pasinato - 13/3


O governo do Estado acredita que 200 mil visitantes estarão em Porto Alegre para assistir aos cinco jogos da Copa do Mundo, em junho. A estimativa é que o seu consumo em hotéis, restaurantes, lojas e serviços traga um retorno de até R$ 90 milhões em ICMS.

JORNAL COM VISÃO DE FUTURO

EDIÇÃO Nº 1255 | Sábado, 22 de Março de 2014

Circulação: Região do Alto Jacuí | www.jornalvr.com.br | visao@jornalvr.com.br

Sicredi Ibirubá conclui Assembleias de Núcleo

Presidente Celso Endres conduziu as reuniões

A

Sicredi Ibirubá RS finalizou esta semana suas Assembleias de Núcleo com a participação de mais de 1,3 mil associados. Os eventos foram realizados nos dias 10 e 11 no município de Quinze de Novembro e nos dias 13, 14 e 17 em Ibirubá. O presidente da instituição financeira cooperativa, Celso Endres coordenou os encontros, com apoio do vice Paulo Rogério Prediger e dos gerentes Clóvis Strehl e Volmir Giacomolli, de Quinze de

Novembro e Ibirubá, respectivamente. Em pauta a prestação de contas, a destinação do resultado, a eleição dos membros do Conselho Fiscal, a destinação dos recursos do FATES e as principais ações realizadas em 2013. Cooperativa de crédito é uma sociedade de pessoas destinada à captação de recursos para financiar as atividades dos seus associados e prestar serviços próprios de uma instituição financeira, por isso as

decisões são compartilhadas e o que a maioria decide pelo voto é realizado, lembrou o presidente. As assembleias anuais da Sicredi são o ponto alto deste modelo de gestão democrática e participativa, que tem na transparência um dos seus maiores valores. “Quanto mais o associado estiver ciente de como funciona sua cooperativa e quanto maior for sua participação, melhores serão os resultados para a nossa comunidade”, destacou Celso Endres.

Participação Popular em debate

O

debate da Participação Popular e Cidadã para a construção do Orçamento Estadual para 2015 já começou. O início da discussão ocorreu em audiência pública regional, ocorrida quarta-feira, em Cruz Alta. Participaram da reunião representantes dos 14 municípios que compõem o Conselho

Regional de Desenvolvimento (Corede Alto Jacuí). Ainda marcaram presença o presidente do Corede Alto Jacuí Roberto Luis Visoto, o coordenador regional de Participação Popular Ederson Barbosa de Silva e integrantes da reitoria da Unicruz. Das 15 áreas temáticas elencadas para definição

O trecho da BR 290 conhecido como Freeway, entre Gravataí e Porto Alegre, deve ganhar uma 4ª faixa em ambos os sentidos. A promessa é que haverá R$ 160 milhões em recursos federais para a obra, que desafogaria o trânsito na chegada e saída da capital.

do Orçamento Estadual 2014/2015, dez foram escolhidas: Cultura e Inclusão Digital; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Rural; Saúde; Segurança Pública e Defesa Civil; Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres; Esporte, Lazer e Turismo; Habitação, Desenvolvimento

Urbano e Saneamento; Educação Superior; Educação Básica, Profissional e Técnica. Agora, cada município poderá selecionar cinco destes temas, em audiências públicas a serem marcadas. Os temas escolhidos comporão a cédula de votação da Participação Popular.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.