Edição 296

Page 1

Sabe o Claudio? “o do museu?” Pois, é, Claudio e o museu histórico e pedagógico Dr. Costa Jr. são quase uma coisa só. Ele é extremamente dedicado, procura instalar ali a história da cidade de Cachoeira Paulista, inserir sua importância na revolução de 1932, inserir as pessoas que moldaram sua personalidade: Nelson Lorena, Percy, Ruth Guimarães, faz questão de correr atrás dos parentes dessas personagens para obter o maior número possível de informações, de obras, imprime fotos de seu próprio bolso para fazer das exposições um evento memorável e também para ter o seu arquivo pessoal. Convida artistas que nem sabíamos que faziam arte! Joaquim Cardoso fez ali sua primeira exposição de arte naïf, com quadros que chamaram a atenção da população. Compra livros, compra tecnologia para arquivar material. Ele tem uma missão essencial: a conservação das obras do espírito, trabalho árduo. Tem o dever da memória. E faz o seu trabalho com maestria. Procura também honrar o nome desse museu, que é antes de tudo ‘pedagógico’. Outra das missões mais visíveis desse tipo de estabelecimento, após a conservação, é de caráter educativo. Seu sucesso com um público majoritariamente familiar certamente tem essa dupla dimensão: apresentar as crianças de hoje à vida de seus avós; reconectar com o passado laços que foram rompidos ou distendidos. Claudio pensa na memória recente, tenta impedir que esses laços sejam rompidos. Ele é guia de turismo e conversa muito bem, conhece os nomes de nossas ruas e quais suas origens – sim, vá lá no parque ecológico, onde o museu está situado e pergunte para ele porquê de rua da Raia, quem foi o Major (como é mesmo o nome da rua onde ficava a Light?), pedir para falar sobre o Jairo Ramos, ou outras curiosidades. Até lendas ele conta quando levamos nossas visitas para dar uma passadinha no parque. A filha do Dr. Danilo disse que não conhecia o museu, ora vejam só! Levou as filhas e ficou apaixonada pelo lugar, pela estética das exposições, as fotos, os quadros, “nossa, como é legal!”. O museu é muito limpo, muito bem cuidado. A estrutura do parque deixa a desejar, principalmente os banheiros, levar crianças é bem delicado nesse sentido, mas vai voltar para apreciar, porque valeu muito a pena exatamente por causa do museu. Por causa dessa dedicação apaixonada do seu diretor. Nem dá para imaginar o museu sem o Claudio! E nem o Claudio sem o museu. Precisamos fazê-lo ainda mais feliz: vamos ao museu, ouvir a História, ouvir suas histórias, fazer do museu uma parte viva de nossa cidade.

Conheça, visite, compartilhe: https://www.facebook.com/museucachoeirapaulistapedagogicocostajunior

Júnia Botelho

Homenagem

Jornal Vale Vivo

permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil” - Joaquim Nabuco Claudio Fernandes Silva e a história de Cachoeira Paulista
Não jogue este impresso em vias públicas Compartilhe com seus amigos GENTE QUE FAZ Claudio Fernandes Silva “A escravidão
Foto: Divulgação Edição 296 24 de setembro a 07 de outubro de 2022 ANO XII
Filósofo e escritor estreia Coluna no Vale Vivo Walter Cezar Addeo Página 11 Em Lorena, bairro Vila Rica acumula problemas e moradores pedem socorro Página 07 Página 11 Página 03Página 05 Página 03Página 05 Cunha e São José do Barreiro sediam encontro para discutir Turismo Vereadora Wanessa Andrea faz balanço do Dia da Juventude em Lorena Prefeitura de Roseira inaugura primeira academia adaptada ao ar livre Município de Queluz conta com câmeras de segurança Centro de Eventos e Exposição na cidade de Silveiras ESPORTES Divulgação Secretaria de Esportes e Lazer de Lorena Copa Mazza de Futsal Ricardo Mendes/Jornal Vale Vivo Essas e outras notícias de Esportes na página 12 Guaratinguetá sedia Olimpíadas Especiais Areias realiza exame de faixas em Taekwondo Judô de Lorena é destaque em torneio regional

Opinião

Mobilidade

Um tema por vezes debatido à exaustão, mas na prática, só ilusão. Desculpem a rima, mas é o que sentimos ao ver que o assunto mobilidade é pouco explorado. Um exemplo, corroborado pelo Prof. Dr. Humberto Felipe da Silva, está em seu artigo na página 7 desta edição, intitulado “Mobilidade em Lorena, um enfoque em semáforos”. Nela está retratada a falta de estudo e planejamento para uma mobilidade harmônica no trânsito das cidades. Vale a pena a leitura!!!

DIRIGIR SEM POSSUIR CNH É CRIME?

Há poucos dias, perguntaram-me sobre as consequências apontadas pelo legislador no Código de Trânsito Brasileiro para aquele que, sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação, conduz veículo automotor em via pública.

Nesse contexto, imaginemos a seguinte situação: Tício não possui habilitação e quer sair com seus amigos de carro. Então, requer ao Sr. Caio, seu genitor, o veículo emprestado. O pai, inadvertidamente, empresta-lhe o possante. Acontece que, no retorno à sua casa, Tício é abordado em uma blitz.

No que se refere à seara administrativa, Tício será autuado por conduzir o veículo sem possuir carteira de habilitação (CTB, art. 162, I), infração gravíssima. Multa no valor de oitocentos e oitenta reais e quarenta e um centavos (R$ 880, 41). No entanto, não serão

PARABÉNS!!!

Vereador Vicente Braga pelo Título de Cidadão Cachoeirense recebido na quartafeira, 21, em evento na Câmara Municipal de Cachoeira Paulista, título este proposto pelo vereador Dil Fonseca.

Parabenizamos a todas as demais pessoas que receberam honrarias nessa Sessão Solene e destacamos, em respeito e resposta aos diversos questionamentos que o Jornal Vale Vivo recebeu por não cobrir o evento, porquanto não termos recebido CONVITE para participar da Sessão Solene, como fizemos em anos anteriores.

DESASSOREAMENTO

O serviço de limpeza nos rios Pitéu e Minhocas em Cachoeira Paulista segue adiante. É visível a mudança no cenário do rio Pitéu (na foto) que segundo relatos de moradores no entorno, havia anos que não viam o rio bonito dessa forma.

computados pontos no prontuário do condutor, uma vez que ele não é habilitado.

Já o Sr. Caio, proprietário do veículo, deverá ser autuado também por ter cometido a infração de trânsito com previsão no artigo 164 do Código de Trânsito, isso porque permitiu que seu filho inabilitado dirigisse o seu veículo, gravíssima, 7 pontos e multa de oitocentos e oitenta reais e quarenta e um centavos (R$ 880, 41).

Na esfera criminal, a mera conduta de permitir, confiar ou entregar a direção do veículo automotor a pessoa que não seja habilitada é crime (CTB, art. 310; Súmula 575 do Superior Tribunal de Justiça). Para piorar, se Tício, na direção do automóvel, gerar perigo de dano, risco à coletividade, deverá responder pelo crime de “dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir, gerando perigo de dano” (CTB, art. 309).

Na instrução criminal, o Ministério Público deve provar que o fato gerou perigo de dano. Caso o MP não consiga essa comprova-

*Palestrante. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Administrativo, Constitucional Aplicado e Trânsito. Observador Certificado e Membro do Núcleo de Esforço Legal do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Coautor do livro “O trânsito como ele é – causos de sobrevivência”. Contato (12) 991728206. Instagram: @menezesespecialista

A CÉSAR, O QUE É DE CÉSAR. NEM UM CENTAVO A MAIS.

O ”Big Brother” fiscal

Não é novidade que a fiscalização é mais eficiente a cada dia, em especial pela tecnologia disponível. A Receita Federal usa inteligência artificial, a nota fiscal é eletrônica e o contribuinte ainda acredita que será fiscalizado se recorrer contra a Fazenda ou reaver tributos pagos indevidamente.

Recentemente, o Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, um colegiado das Fazendas estaduais e distrital, publicou o Convênio ICMS 50/22, que reinseriu no Convênio ICMS 134/16 o envio, pelos bancos, das informações de transações de empresas também via PIX, retroativo ao início desse serviço, e traz um cronograma para o envio de informações sobre as demais transações.

Parece que as Fazendas estaduais querem auditar

com rigor as movimentações bancárias recentes, porém, tal ação deve obedecer à mesma legalidade que a autoriza.

A Lei Complementar – LC 105/01, que trata do “sigilo bancário”, diz, no art. 5º, que a União deve estabelecer critérios para as informações sobre operações efetuadas pelos usuários, e o STF, quando julgou constitucional a transferência de informação dos bancos para o governo (RE 601.314 e ADI’s 2.390, 2.386, 2.397 e 2.859), posicionou-se no sentido que Estados e Municípios não são isentos de estabelecer tais critérios.

O art. 6º diz que a fiscalização deve ter acesso aos registros somente com processo administrativo instaurado ou procedimento fiscal em andamento.

Dessa forma, cabe averiguar, em cada Estado e Município, se, na fiscalização, a transferência das informações e seu uso estão efetivamente dentro

da legalidade.

Convênio do CONFAZ não é lei, e sim, deve obedecer à lei.

Enquanto isso, caso alguma empresa não esteja com a operação fiscal adequada às transações financeiras como PIX e cartões, é prudente implementar o devido planejamento tributário para evitar prejuízos devido à fiscalização.

Distribuição

Angelo Silva - Advogado OAB 450975/SP

@angelomarion.adv.tributario

Cachoeira

www.jornalvalevivo.com.br contato@jornalvalevivo.com.br

ção, o réu será absolvido, nos termos do artigo 386, III e VII do Código de Processo Penal. Por derradeiro, é imperioso sinalizar que as multas no âmbito administrativo são de responsabilidades do proprietário do veículo (CTB, art. 282, §3º).
Editorial Editorial
24 de setembro a 07 de outubro de 202202 Jornal Vale Vivo
Jornal Vale Vivo CNPJ: 13.463.982/0001-08 Lorena - SP Departamento Comercial: Ricardo Mendes: (12)98895-1500 Expediente As opiniões e conceitos emitidos nos artigos assinados, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade dos autores. Jornalista Responsável: Maria A.F.B. Matias MTB:68.138 Diagramação: Rafael Gomes de Andrade (12) 99186-3127 / 98140-1119 Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Comarca de Lorena, n° 25, página 028, Livro B-1 Tiragem: 6.000 exemplares
quinzenal nas cidades: Lorena, Aparecida,
Paulista, Queluz, Areias, Lavrinhas, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Piquete, Potim, Roseira, Silveiras, Pindamonhangaba.

Passeata em Lorena confirma apoio a Marangoni e Ortiz Jr.

Evento reuniu centenas de moradores e políticos regionais

As ruas da re gião central de Lorena foram tomadas por apoiadores da campanha de Fernando Marangoni, para deputado Federal, Ortiz Júnior, para depu tado Estadual, e Rodrigo Garcia, governador.

A concentração de apoio aconteceu na conhecida Praça do Quartel, no fim da manhã de quinta-fei ra (15), mesmo no frio e debaixo de uma garoa fina. O friozinho não im pediu que centenas de

lorenenses manifestassem publicamente seu carinho e confiança nos candida tos que disputam essas eleições.

Em seguida, o grupo de simpatizantes desceu caminhando em direção ao centro, percorrendo a Rua Dr. Rodrigues de Azevedo (Rua Principal), área comercial. Na região central, a passeata rece beu novas manifestações afetuosas de vários mo radores, comerciantes e empresários.

Entre os apoiadores es

tavam três atuantes verea dores de Lorena, Dr. Fábio Longuinho, presidente do Legislativo, Wanessa Andréa e Beto Pereira, além do prefeito Sylvio Ballerini (PSDB), e ou tras lideranças políticas regionais, reconhecendo o trabalho desenvolvido por Marangoni e Ortiz Jr. na cidade. “É o verdadeiro reconhecimento de quem trabalhou por Lorena. Fer nando Marangoni e Ortiz Júnior, quando estavam no Governo do Estado, tiveram compromisso com

Lorena inicia Programa Frente de Trabalho

Dr. Fábio Longuinho, em março de 2021, defendeu a criação da iniciativa

Mais de cem moradores de Lorena vão auxiliar na manutenção urbana e na limpeza da cidade nos próximos meses.

Os selecionados foram convocados para atuarem no Programa Municipal Frente de Trabalho, or ganizado pela Prefeitura.

A convocação dos 130 selecionados aconteceu na quarta-feira (21), na qua dra poliesportiva do CSU (Centro Social Urbano), no bairro Nova Lorena, com a presença do prefeito Sylvio Ballerini (PSDB) e do vice-prefeito, Humber to Ballerini.

Os participantes, além de cursos de qualificação, vão receber uma bolsa -auxílio mensal no valor de R$ 500 e mais R$ 100 (cesta-básica), no período de contrato.

Antes da implantação da ação empregadora e temporária, o presidente da Câmara, Dr. Fábio Lon guinho (PSD), em março do ano passado, defendeu

urgentemente a criação da Frente de Trabalho, antes mesmo do Governo do Estado lançar o Pro grama Bolsa do Povo, em agosto de 2021. “Na época apresentei uma Moção de Apelo (nº 521/2021), contendo uma minuta com o Projeto de Lei da Frente de Trabalho, solicitando à Prefeitura a criação desta iniciativa. A medida foi uma das formas de auxiliar o Executivo a implantar a ação”, lembrou.Longui nho ainda sugeriu que os contemplados fossem in cluídos em cursos de qua lificação, oferecidos pela Administração Municipal, por meio da SADS (Se cretaria de Assistência e Desenvolvimento Social).

“Ainda sugeri ao prefeito Sylvio Ballerini que os participantes recebessem qualificação e o auxílio financeiro”, defendeu.

O chefe do Legislativo mostrou-se satisfeito com o início do programa, ago ra em setembro. “É preci

so auxiliar os moradores de Lorena desemprega dos que precisam de uma renda para ajudar suas famílias. Parabenizo o prefeito e a sua equipe pela convocação nesta semana dos 130 beneficiados”, destacou.

o nosso município. Juntos liberaram inúmeros recur sos financeiros, além da legalização de centenas de imóveis e a entrega de novas moradias. Esse trabalho precisa continuar na Assembleia Legislativa e em Brasília”, atestou Longuinho.

A passeata finalizou na praça Arnolfo de Azevedo, recebendo a participação de novos apoiadores. “É hora da chegada! Lorena vota Marangoni e vota Or tiz Jr”, expressavam os ad miradores dos candidatos.

Vereadora Wanessa Andrea faz balanço do Dia da Juventude em Lorena

Da Redação contato@jornalvalevivo.com.br

O Dia da Juventude do Brasil é celebrado nacional mente em 22 de setembro, pelo histórico de grandes lutas e importantes mu danças políticas no cenário nacional.

“Por isso venho agrade cer as ações realizadas no mês de agosto e setembro. Foi realizado pela Câmara Municipal de Lorena em parceria com o COMJUV (Conselho Municipal de Juventude), Subsecretaria de Juventudes, Escolas Pú blicas e Privadas, UNISAL, Serra Dourada, UNIFATEA e o Centro SocioeducativoCasa Lorena, o Parlamento Jovem com 17 Vereadores Jovens trazendo proposi turas em favor das nossas juventudes”, destacou a vereadora Wanessa Andrea (CIDADANIA), 1ª secretá ria da Câmara.

No Teatro São Joaquim/ UNISAL aconteceu o 1º Fó rum de Juventudes com a participação de Instituições Socioassistenciais, Facul dades e Escolas Públicas e Privadas, o Centro Socioe ducativo - Casa Lorena.

“Especialmente quero

agradecer a Mesa Adminis trativa da Câmara na pessoa do Presidente Dr. Fábio Lon guinho e ao Vinicius Pereira, conselheiro do COMJUV, por todo empenho nessas ações.

Foram 10 jovens em medida socioeducativa de internação que abriram e abrilhantaram o Fórum com uma apresenta ção de dança, na sequência a palestra do Defensor Púbico de Taubaté, Dr. Fabricio e em seguida os jovens foram divididos em grupos de tra balho com eixos das políticas públicas para juventudes”, ressaltou a parlamentar que também é Presidente da Co missão de Interesses e As suntos da Mulher na Câmara Municipal de Lorena.

O plenário da Câmara Mu nicipal de Lorena também recebeu jovens universitários

do Curso de Direito da UNI SAL numa visita monitora da para conhecer o trabalho do legislativo.

“Estive presente na Es cola Gabriel Prestes falan do com os jovens sobre a valorização da Vida. Apro vamos dois projetos de Lei pautados nas juventudes. Que possamos continuar bravamente fomentando a garantia das políticas públicas para as nossas juventudes. Legislativo, Executivo, Judiciário e So ciedade Civil JUNTOS pelos nossos jovens, por uma Sociedade mais justa! Pa rabéns Juventudes de Lo rena e região!!!”, finalizou a vereadora e Presidente da Comissão Permanente Legislativa de Juventudes, para a nossa reportagem.

Longuinho, vereadores de Lorena e lideranças regionais apoiam Marangoni e Ortiz Jr. Francisco J. Guatura Fonte: Assessoria da Presidência Presidente do legislativo de Lorena, vereador Dr. Fábio Longuinho 1º Fórum de Juventudes no Teatro São Joaquim Unisal
Política 24 de setembro a 07 de outubro de 2022 03Jornal Vale Vivo Rosa Filippo pede informações sobre planos para reforma do prédio da antiga sede da prefeitura de Guará - https://bit.ly/3fhvtOn

Prefeitura Municipal de Roseira

Aviso de Audiência Pública LOA 2023, Metas Fiscais (2º Quadrimestre 2022)/Saúde (2º Quadrimestre 2022) na Câmara Municipal de Roseira no dia 30/09/2022 :

- 09:30 horas LOA 2023 e Metas Fiscais (2º Quadrimes tre 2023);

- 10:00 horas Saúde (2º Quadrimestre 2023).

R. Dom Epaminondas, 8, Roseira - SP

EXTRATO DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO Nº026/2022 – PRO CESSO N°1649/2022

OBJETO: AQUISIÇÃO DE ME DICAMENTOS INJETÁVEIS, CON FORME TERMO DE REFERÊNCIA. PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA

EMPRESAS VENCEDORAS: JHONYS A.C. DOS SANTOS LTDA ME – CNPJ Nº43.425.351/0001-57

VALOR TOTAL DE R$ 25.819,50 (VINTE E CINCO MIL, OITOCENTOS E DEZENOVE REAIS, CINQUENTA CENTAVOS);

KADFAR MEDICAMENTOS LTDA ME – CNPJ Nº32.116.161/0001-31

VALOR TOTAL DE R$ 30.200,00 (TRINTA MIL E DUZENTOS REAIS); RHODES DISTRIBUIDORA DE MAT. HOSPITALARES LTDA EPP –CNPJ Nº29.196.670/0001-07

VALOR TOTAL DE R$ 164.488,00 (CENTO E SESSENTA E QUATRO MIL, QUATROCENTOS E OITENTA E OITO REAIS);

SOMA/SP PRODUTOS HOSPITALARES LTDA – CNPJ Nº05.847.630/0001-10

VALOR TOTAL DE R$ 110.955,00 (CENTO E DEZ MIL, NOVECENTOS E CINQUENTA E CINCO REAIS).

DATA DA ASSINATURA DAS ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS: 27/09/2022

VIGÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: 12(DOZE) MESES.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: FUNDA-SE NOS PRECEITOS DE DIREITO PÚBLICO, PELO QUE DETERMINA A LEI FEDERAL N°. 8.666/93, APLICANDO OS PRIN CÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS CONTRATOS E AS DISPOSIÇÕES DE DIREITO PRIVADO. ROSEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2022

PREFEITO MUNICIPAL:FER NANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

EXTRATO DE HOMOLOGA ÇÃO – REGISTRO DE PREÇOS PREFEITURA MUNICIPAL DE ROSEIRA PREGÃO Nº026/2022 – PRO CESSO Nº1649/2022

OBJETO: AQUISIÇÃO DE ME DICAMENTOS INJETÁVEIS, CON FORME TERMO DE REFERÊNCIA. EMPRESAS VENCEDORAS: EMPRESAS VENCEDORAS: JHONYS A.C. DOS SAN TOS LTDA ME – CNPJ Nº43.425.351/0001-57

ITENS:4,15,16, 17,18,31,32,33 ,34,41,42,43,44,45,46,55,56, 57,5 8,66,101,102,115,116,117,118,119 ,120,121,122,123, 124,131,132,13 9,140,143,145,146, VALOR TOTAL DE R$ 25.819,50 (VINTE E CINCO MIL, OITOCENTOS E DEZENOVE REAIS, CINQUENTA CENTAVOS);

KADFAR MEDICAMENTOS LTDA ME – CNPJ Nº32.116.161/0001-31

ITENS: 93,94,97, 98, VALOR TOTAL DE R$ 30.200,00 (TRINTA MIL E DUZENTOS REAIS); RHODES DISTRIBUIDORA DE MAT. HOSPITALARES LTDA EPP –CNPJ Nº29.196.670/0001-07

ITENS: 7,8,50,75,76, 83,84, 87,88,89,90, 91,92,109,110,133,134, VALOR TOTAL DE R$ 164.488,00 (CENTO E SESSENTA E QUATRO MIL, QUATROCENTOS E OITENTA E OITO REAIS);

SOMA/SP PRODUTOS HOSPITALARES LTDA – CNPJ Nº05.847.630/0001-10 ITENS:1,3,9, 21,23,25,27,47, 49,51,53, 59,61,65,79,81,85,99,103, 111,113,129,135,147, VALOR TOTAL DE R$ 110.955,00 (CENTO E DEZ MIL, NOVECENTOS E CINQUENTA E CINCO REAIS).

PREFEITO MUNICIPAL:FER NANDO AUGUSTO DE SIQUEIRA PREGOEIRO:LUÍS HENRIQUE CALTABIANO DATA DA ASSINATURA DA HO MOLOGAÇÃO: 27/09/2022 ROSEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2022

PREFEITO:FERNANDO AUGUS TO DE SIQUEIRA PREGOEIRO: LUÍS HENRIQUE CALTABIANO

24 de setembro a 07 de outubro de 202204 Jornal Vale Vivo

Cidades

Prefeitura de Roseira inaugura primeira academia adaptada ao ar livre

APrefeitura do município de Ro seira inaugurou oficialmente, na quarta-feira (21), a Aca demia Adaptada no Jar dim Primavera, a primeira do município. O espaço, ao ar livre, é totalmente adaptado para pessoas com deficiência (PCD), contan do com equipamentos que apresentam biomecânica e oferecem conforto, além de praticidade, funcionalidade e versatilidade.

Há equipamentos insta lados no local, todos adap tados: barra alta giratória tripla cadeirante; máquina

de bíceps; máquina de puxa dor alta; máquina de supino e outros.

Para as pessoas com de ficiência, os exercícios físi cos melhoram a condição cardiovascular, aprimoram a força, a agilidade, a co ordenação e a flexibilidade motora. Além disso, na es fera social a implantação de uma academia ao ar livre adaptada promove maior oportunidade de socialização e autonomia ao público PCD.

A academia adaptada é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secre

taria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Enquanto o Estado cedeu os equipamentos, a Admi nistração Municipal fica responsável pela manuten ção do local e dos aparelhos.

Além do chefe do Execu tivo estiveram presentes na cerimônia de inauguração a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa; vereadores, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Michele Custódio, diretores das secretarias municipais e diretores das escolas.

Fonte: PMR

Atividade Delegada é retomada no município de Lorena

A Atividade Delegada, uma iniciativa que permite a atua ção de mais policiais militares no município, entrou em vigor em Lorena no mês de agosto, durante a Festa da Padroeira 2022. O convênio, firmado entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar, possui um valor estimado de R$ 2,6 milhões e validade de 5 anos, sendo este prazo prorrogável.

Há também um Policial Militar trabalhando presen cialmente nas dependências do Centro de Operações In tegradas (COI), operando no monitoramento das câmeras de segurança em período

integral, juntamente com a equipe da Guarda Civil Mu nicipal (GCM).

Neste formato, o Estado disponibiliza os PMs e seus equipamentos de trabalho,

enquanto o município arca com os custos para subsidiar esses serviços. Dessa forma, os policiais participantes au xiliam nos trabalhos preven tivos e ostensivos.

O secretário de Segurança de Lorena, Alfredo Pereira, destaca a importância desse convênio. “A gente fica muito contente com esse trabalho da Polícia Militar ajudando na segurança da nossa cidade, são mais viaturas e policiais no centro e nos bairros de Lore na, trazendo mais sensação de segurança aos munícipes. Com o início do convênio na Festa da Padroeira, o saldo já foi bem positivo, é um mar co para a cidade”, destacou Pereira.

Município de Queluz conta com câmeras de segurança

No mês de agosto a pre feitura da cidade de Queluz anunciou a finalização da primeira fase da instalação de câmeras de monitora mento nas praças públicas e entradas da cidade. De

acordo com o executivo ao todo foram instaladas 11 câmeras que já se estão em funcionamento.

Com o objetivo de refor çar a segurança pública, o sistema de monitoramento também já foi instalado nas escolas municipais e no hospital municipal, “esse

investimento mostra cui dado com o patrimônio público e principalmente com as pessoas. Com o sistema operando, teremos mais segurança para to dos”, ressalta a publicação da prefeitura.

Débora Primo, Diretora de Turismo no município

destacou o trabalho em conjunto com outras áreas da prefeitura. “Essa é uma das ações realizadas em conjunto e parceria com a secretaria de Planejamento, Obras e Serviços e o COM TUR que é o nosso Conse lho Municipal de Turismo”.

Primo agradeceu e des tacou o apoio do Governo do Estado. “Gostaria de agradecer ao governo do Estado de São Paulo que disponibiliza esse recurso à Queluz. Através dele conseguimos realizar di versas melhorias de obras de infraestrutura, criação de ambiente que remete à história de Queluz e forta lecendo também o turismo e desenvolvimento econô mico no município”.

Na página oficial da rede social da prefeitura, a popu lação manifestou o conten tamento pela instalação das câmeras através de dezenas de comentários, muitos parabenizando o prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Setembro Amarelo na cidade de Roseira

A Vigilância em Saú de de Roseira esteve com as mulheres do Pro jeto ‘Mãos que Criam” no bairro da Roseira Velha promovendo uma ação sobre o Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil

em 2015, e que visa conscientizar as pes soas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

O Projeto tem como coordenação da monito ra Angelita Rangel, que vem desempenhando um belo trabalho e de empoderamento com a comunidade do bairro da Roseira Velha.

Centro de Eventos e Exposição em Silveiras

No início do mês de se tembro o vice-prefeito de Silveiras, Matheus Mota, anunciou “com muita ale gria e felicidade junto com Guilherme Carvalho” em sua rede social o “PROJETO DO CENTRO DE EVENTOS E EXPOSIÇÃO CULTURAL”.

De acordo com a posta gem, o Centro de Eventos terá aproximadamente 2,5 mil metros quadrados de área, sendo nove lojas de

vendas produtos, quatro Lanchonetes, banheiros, palco de apresentações.

Mota destaca na publi cação que “O Centro de Eventos e um atrativo a mais para receber bem nossa po pulação e turistas, gerando empregos e renda para nos sa cidade”.

Em sua página a popu lação manifestou alegria com centenas de curtidas e dezenas de comentários.

Momento da ação Setembro Amarelo em Roseira Momento do descerramento da placa de inauguração da Academia Adaptada Câmeras de alta qualidade auxiliarão na segurança do município Imagem ilustrativa do Centro de Eventos Policial Militar trabalha no COI em conjunto com a Guarda Municipal
24 de setembro a 07 de outubro de 2022 05Jornal Vale Vivo Criação de Secretaria de Políticas para mulheres é aprovada na câmara de Guará - https://bit.ly/3UzcvmI
Fonte: PMR
24 de setembro a 07 de outubro de 202206 Jornal Vale Vivo

Mobilidade em Lorena, um enfoque em semáforos

Lorena é uma cidade com sérios problemas de mobi lidade urbana. Uma cidade muito antiga, formada a partir de vielas para passa gem de muares, que assim permaneceu no tempo, mo dificou-se, mas, manteve, por razões óbvias o dimen sionamento de suas ruas no centro da cidade. Por esta razão, existem cruzamentos intensos que mereceriam um sistema automatizado de controle do fluxo do trá fego, como um semáforo. Não é preciso discutir muito sobre este problema nem ser especialista em enge nharia de tráfego. Basta dirigir pelo centro da cidade nos chamados horários de pico para enfrentar situ ações típicas de cidades maiores. Quem trafega pela

Av. Targino Vilela Nunes, no cruzamento com a Av. Eurico Gaspar Dutra, por exemplo, se depara com um semáforo de três fases. Trafego por este cruzamento em diferentes horários, principalmente nos horários de maior movimento, horário do almoço e ao final da tarde. Não sou especialis ta em trânsito, mas observo que na maioria das vezes o referido semáforo represa os veículos que trafegam na Av. Targino, hora na direção do centro, hora na direção da Rodovia, formando uma fila, sem que haja, na maioria das vezes veículos trafegando pela Av. Eurico Gaspar Dutra. Por outro lado, várias ruas do centro da cidade, como comento acima, têm tráfego intenso sem qualquer sistema de controle, seja automático

ou manual. Um exemplo desta situação de cruzamento com tráfego intenso e interseção com via férrea se dá na av. Dom Bosco. Tráfego intenso sem sinalização com inter seções obliquas. Não sei o quanto os responsáveis pelo trânsito de Lorena conhecem de engenharia de tráfego. Eu particularmente não entendo nada. Mas, como sou inte lectual, procuro, sempre que me desperta o interesse, ler trabalhos científicos para me ilustrar sobre diferentes assun tos. Uma pesquisa simples no Google Acadêmico com os ter mos “critérios para instalação de semáforo”, retornou mais de 7 mil ocorrências, entre as quais destaco o Capítulo 5 do “Manual Brasileiro de Sinali zação de Trânsito”, intitulado “Sinalização Semafórica” que

se encontra neste link: https:// bit.ly/3BZdqpl. Ao pesquisar os termos “trânsito na cidade de Lorena” retornam mais de 9 mil e 500 documentos. Por sinal o primeiro artigo que retorna tem a minha autoria e o segundo é de autoria da MSc. Eriane Fialho de Carvalho, lorenense, expert no assunto. Analisando o Manual acima referido, com toda a ignorância confessa por mim, fica claro que o aludido semáforo da Av. Targino é des necessário e não se enquadra nos critérios em tela. Por outro lado, gostaria de lembrar, e disto já o fiz em várias ocasi ões e meios de comunicação, que nossa cidade abriga a mais importante universidade da América Latina e uma das mais influentes do mundo. Esta universidade, a USP, abriga em seus quadros, na

Escola Politécnica e na Escola de Engenharia de São Carlos, os principais especialistas em engenharia de tráfego do mundo. Lembro que os maio res especialistas do mundo em várias necessidades de Lorena, são encontrados na quela Entidade. Por que será que as administrações de nossa cidade, pelo menos a meu conhecimento, nunca se utilizaram da expertise da Uni versidade de São Paulo para ajudar a trazer solução para os diferentes problemas que afligem nossa querida cidade?

E olha que um dos Reitores esteve em nossa cidade para colocar a Universidade à nossa disposição. Precisamos de soluções urgentes para o trânsito de nossa cidade. Estou propondo uma, retirar um semáforo que, a meu

* Administrador, Doutor em História Econômica, professor da Escola de Engenharia de Lorena, palestrante e conferencista. Ex-presidente e atualmente membro do Conselho de Notáveis do Instituto de Estudos Valeparaibano (IEV) É Membro Fundador da Academia de Letras de Lorena (ALL)

ver tem pouca utilidade, transferindo para um dos muitos cruzamentos de alta intensidade de tráfego e de grande risco de acidentes em nossa cidade.

Em Lorena, bairro Vila Rica acumula problemas e moradores pedem socorro

Lixo e resíduos sólidos espalhados por vá rios terrenos baldios sem muros, ruas sem pavimentação e esbura cadas, córrego canalizado com odor forte de esgoto, ruas pavimentadas com bloquetes soltos e valetas enormes e sem galerias de águas pluviais.

Após um passeio pelas ruas do bairro Vila Rica na cidade de Lorena, esse é o quadro que nos depa ramos. A população clama por atenção do poder pú blico há tempos.

De acordo com o mo rador Maurício de Castro Lima, 42, residente no bairro há 10 anos, existe muitas reclamações que já foram feitas em relação ao Vila Rica, mas o destaque é para o Meio Ambiente.

“O essencial que a popu lação está pedindo é sobre o Meio Ambiente, esse lixo jogado no nosso córrego, próximo à escola CAIC, o cheiro forte de esgoto no córrego. Eu acho que a população precisa de um Meio Ambiente melhor, não só pra mim como para

os meus filhos e netos e toda a população”, destaca Lima.

O morador lamenta a quantidade de lixo e entu lho jogado nos terrenos bal dios e questiona a falta de muros e calçadas nos lotes.

Existe lei para que os proprietários façam muros e calçadas nos terrenos, mas estamos à Deus dará, falta fiscalização na cidade, se tem lei, vamos agir, in felizmente os proprietários só irão agir depois que me xer no bolso deles”, reforça Lima quanto à necessidade da construção de muros e limpeza dos lotes.

No bairro existe uma bica de água potável, onde foram feitas melhorias com recursos próprios pelos moradores para preserva

ção do local, sendo coleta do água diariamente.

“A plantação de árvo res no local, limpeza, so mos nós moradores que fazemos, mas é pouco, estamos pedindo auxílio para que sejam feitas mais melhorias no local”, diz o munícipe.

Outro problema que o morador mostrou à nossa reportagem, são ruas que estão com os bloquetes soltos, colocando em risco quem transita pelo bairro.

“Conforme vocês podem observar, os bloquetes es tão desse jeito porque mui tas carretas, moradores até de outros bairros, passam pelas ruas arrebentando calçadas, ruas e fiações, causando transtornos no bairro e já reclamamos,

mas até agora nada foi feito”, relata Lima.

Maria do Carmo, 59, mo radora do bairro há 1 ano e 9 meses e com problemas de saúde, reclama da falta de pavimentação da Rua Alemanha, onde reside, devido ao barro em época de chuva e poeira na seca.

“Nós estamos pedindo que façam a pavimentação do restante da rua que tem uma parte arrumada so mente. Já reclamei várias vezes, mas nada é feito. Tenho renite alérgica, sinu site, diabetes, pressão alta e quando o tempo está seco é uma poeira danada, quando chove é um barro só, que não dá nem para transitar, do jeito que está não dá”, reclama a moradora.

Meio Ambiente

Entre tantos problemas, o descarte irregular de lixo e resíduos sólidos nos ter renos baldios e poluição no final do córrego no bairro chama a atenção de quem transita pelo Vila Rica.

“Falta manutenção nesse córrego, a prefeitura fala que a responsabilidade é da MRS (empresa responsável pela linha férrea) e a MRS fala que é da prefeitura, um joga nas costas do outro e ninguém resolve, essa sujei rada a céu aberto, crianças passando aqui para ir do Vila Rica para o CAIC (es cola)”, destaca o morador.

Ainda de acordo com Lima, a população tam bém é responsável, mas falta fiscalização por parte da prefeitura. “A prefei tura vem e limpa, outros

moradores vêm e jogam lixo, mas falta fiscaliza ção, deveriam colocar câmera do COI, vamos fiscalizar, multar, tem que fazer melhorias para o Meio Ambiente”.

Promessas

De acordo com Lima, du rante a campanha da última eleição, o atual mandatário fez promessas de iluminação pública, escola, praça, cre che, posto médico e outros, mas ficou só na promessa.

“Infelizmente isso só está na promessa, da boca pra fora e papel, que até agora não saiu nada do papel. No bairro não existe área de lazer principalmente para as crianças. Eu brinco que a área de lazer aqui é lá na entrada da cidade, eu levo a minha filha para escorregar no tobogã, lá na Peixoto (entrada da cidade onde muitas crianças escorregam no gramado)”, lamenta o morador do bairro.

Prefeitura

Contatada a comuni cação social através de WhatsApp e e-mail sobre os questionamentos de mo radores do bairro Vila Rica, a prefeitura de Lorena até o fechamento desta edição não havia se manifestado.

Bica de água no bairro Bloquetes soltos e lixo fazem parte da paisagem do Vila Rica Ricardo Mendes/Jornal Vale Vivo
24 de setembro a 07 de outubro de 2022 07Jornal Vale Vivo CotidianoVereadores de Pindamonhangaba garantem aprovação de Projeto de Lei que disponibiliza equipamentos dimensionados para pessoas com sobrepeso ou obesidade - https://bit.ly/3LBMoHH

CÂMARA MUNICIPAL DE QUELUZ

Estado de São Paulo

Extratos de Dispensa de Licitação e Contrato DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2022

Data do Ajuste:30/08/2022

Objeto: Contratação de empresa especializada para a execução de procedimentos de dedetização e desratização nas instalações do prédio da Câmara Municipal de Queluz.

Vigência: imediata.

Valor Total: R$ 600,00 (seiscentos reais).

Empresa: Tecnoclean - LTDA.

24 de setembro a 07 de outubro de 202208 Jornal Vale Vivo
24 de setembro a 07 de outubro de 2022 09Jornal Vale Vivo

CÂMARA MUNICIPAL

AUTÓGRAFO Nº 1.214

01.650.934/0001-31

SETEMBRO

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS

Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO

VALE HISTÓRICO

AUTÓGRAFO Nº 1.215 DE 19 DE SETEMBRO DE 2022

“CORPORAÇÃO MUSICAL

MAMEDE DE CAMPOS”

Fundada em 04/02/1875 Considerada de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 159 de 14 de Julho de 1952.

“DISPÕE SOBRE

CRÉDITO ADICIONAL SUPLE MENTAR

“DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL

ORÇAMENTÁRIA ANUAL

DESCRIÇÃO DE AÇÃO

TÁRIAS DO MUNICÍPIO DE SILVEIRAS VIGENTE NO EXERCÍCIO DE 2022, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º. - Fica autorizado o Executivo Municipal a proceder à abertura de Crédito Adicional Suplementar até o valor de R$ 255.000,00 (duzentos e cinquenta e cinco mil reais) observado o disposto no inciso I do artigo 41 e artigo 42 da Lei Federal nº 4.320 de 17 de março de 1964 sob as seguintes classificações e fontes de recursos:

À LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA E ACRESCENTA AÇÃO NO PLA NO PLURIANUAL - PPA E NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS- LDO DO MUNICÍPIO DE SILVEIRAS VIGENTE NO EXERCÍCIO DE 2022, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE SILVEIRAS APROVA:

ARTIGO 1º. - Fica autorizado o Executivo Municipal a proceder à abertura de Crédito Adicional Especial até o valor de R$ 191.000,00 (cento e noventa e um mil reais) observado o disposto no inciso II do artigo 41 e artigo 42 da Lei Federal nº 4.320 de 17 de março de 1964 sob as seguintes classificações e fontes de recursos:

Sede Própria na Rua Hepacaré nº 133 Centro de Lorena/SP CEP 12600-340 Assembleia Geral Ordinária

Edital de Convocação

ARTIGO 2º.- Os créditos adicionais serão cobertos por recursos prove nientes de tendência a excesso de arrecadação, nos termos do inciso II, do § 1º, do art. 43, da Lei Federal nº 4.320 de 17 de março de 1964.

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigência na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 19 de setembro de 2022

MESA DA CÂMARA MUNICIPAL Ver. PEDRO PAULO CARDEAL CAMPOS PRESIDENTE Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA VICE-PRESIDENTE

SIDNEI FERREIRA DA SILVA

SECRETÁRIO

Publicado na Secretaria da Câmara

de São Paulo,

Silveiras

ARTIGO 2º.- O crédito adicional será coberto por recurso proveniente de tendência a excesso de arrecadação, nos termos do inciso II, §1º, do art. 43, da Lei Federal nº 4.320 de 17 de março de 1964.

ARTIGO 3º.- Esta Lei entrará em vigência na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Plenário, Ver. José Carlos Ferraz, 19 de setembro de 2022

MESA DA CÂMARA MUNICIPAL

Ver. PEDRO PAULO CARDEAL CAMPOS PRESIDENTE

Ver. VICENTE PEREIRA BRAGA VICE-PRESIDENTE

Ver. SIDNEI FERREIRA DA SILVA 1º SECRETÁRIO

O Presidente do Conselho de Administração da Cor poração Musical Mamede de Campos, infra-assinado, no uso de suas atribuições, Convoca embasado nos ter mos dos Artigos 17 item I, 19 item I, do Estatuto Social, Assembleia Geral Ordinária para o dia 19 de outubro de dois mil e vinte e dois (19/10/ 2022), os Associados colaboradores e ocupantes de cargos do Conselho de Administração, Conselho Fiscal em sua Sede Social, Rua Hepacaré nº 133 Centro de Lorena SP, às dezenove horas em primeira (1ª) Convocação e em segunda (2ª) convocação as dezenove e trinta minutos (19 h) com qualquer número de presente, conforme Artigo 21 do Estatuto Social, para em Assembleia Geral Ordinária, Eleger e Empossar o Presidente e demais membros do Conselho de Administração (Artigo 22) e três (3) com ponentes efetivos, seus suplentes do Conselho Fiscal (Artigo 31, secção III) ambos do Estatuto social desta entidade e dar-lhes posse para o mandato de dezenove de outubro de 2022 a dezenove de outubro de 2025. Lorena, 14 de setembro de 2022

Maestro David Alves Silva

Presidente do Conselho de Administração

AVISO ADIAMENTO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº027/2022

dezenove

do

de setembro de 2022. Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

Publicado na Secretaria da Câmara Municipal de SilveirasEstado de São Paulo, aos dezenove dias do mês de setembro de 2022.

Registrado em Livro Competente.

ANTÔNIA DE FÁTIMA CARDOSO FERREIRA GOMES DIRETORA DE SECRETARIA

O Município de Roseira/SP, torna público o adiamento SINE-DIE, para alteração do edital - processo licitatório na modalidade pregão presencial, que seria realizado no dia 14/09/2022, às 09:00 h, tendo como objeto: contratação de empresa especializada em cartão de vale alimentação. A íntegra do edital de licitação pode ser obtida na Prefeitura Municipal de Roseira, na Praça Santana,201-Centro - Roseira ou pelo site www.roseira. sp.gov.br, link licitações, Pregão Presencial. Roseira, 12 de setembro de 2022.Luís Henrique Caltabiano-Pregoeiro

24 de setembro a 07 de outubro de 202210 Jornal Vale Vivo - Publicação Legal
DE 19 DE
DE 2022
A ABERTURA DE
NA LEI
E ALTERA
NO PLANO PLURIANUAL E NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMEN
Ver.
Municipal de
- Estado
aos
dias
mês
Vereador Profº Antônio de Santa Terezinha Maciel ESTADO DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ
Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br PORTAL DO VALE HISTÓRICO
DE SILVEIRAS
DE SÃO PAULO Rua Maestro João Batista Julião,100, Centro, Cep. 12.690-000 Fone/Fax (0xx12) 3106-1115 / 3106-1188 - CNPJ 01.650.934/0001-31 Email-silveirascm@terra.com.br / secretaria@cmsilveiras.sp.gov.br PORTAL DO

Cultura e Turismo

FILOSOFIA É PARA TODOS

Chegando para um encontro com vocês aqui no Vale Vivo e para dizer que o ato de viver já é uma maneira de filosofar diariamente. Toda vez que tomamos uma decisão e colocamos em marcha alguma ação que decide um pouco os rumos de nossa vida, estamos exercendo alguma forma de filosofia em nosso cotidiano. Fazemos isso todos os

dias sem nos dar conta. Portanto, não se iludam, para sobreviver temos que ser filósofos da nossa existência de alguma maneira.

Esta coluna é para exercitarmos juntos essa nossa capacidade de pensar, analisar e decidir.

Em algum momento da evolução neste planeta, adquirimos consciência autorreflexiva e com

ela, nossa capacidade de imaginarmos mundos que não existem. Isto nos mudou para sempre. Essa capacidade nos tornou, para o bem e para o mal, eternos filósofos. A única espécie que pode imaginar o futuro e tentar realizá-lo. Somos, portanto, uma espécie sonhadora.

Por sermos sonhadores, instauramos mundos novos, hábitos novos, cria-

mos tecnologias e novos modos de relacionamentos. Ou seja, fazemos da vida uma aventura constante. Aventurar-se no futuro é exclusivo dos humanos. Nossas ações riscam continuamente o presente e nos definem. Dizem a que viemos. Criam nossa assinatura no mundo.

Então, vamos pensar juntos. Esta coluna é para todos que queiram exercitar o pensamento crítico levando-o para os limites incomensuráveis e misteriosos da existência.

Uma viagem que vale a pena começar. Uma viagem que não tem fim.

Uma viagem sem mapas.

O único guia somos nós mesmos e a qualidade e profundidade de nossos pensamentos. Uma viagem que fazemos sempre de mãos dadas com nossos semelhantes que também tentaram. Uma viagem que tem milhares de anos. O navio, bem, o navio é este planeta que nos deu origem. Uma boa viagem para nós.

Pensou em saborear uma pizza curtindo um som ao vivo?

LA BELLA Pizzaria, Restaurante & Chopperia em Pindamohangaba é uma ótima opção

Desde 2012, mantém a tradição da boa pizza, combinada a um ambiente aconchegante, tornando seu jantar ainda mais especial.

Oferece Pratos à La Carte, Pizzas no Forno à Lenha e Deliciosas Porções. Carta de

Vinhos Selecionados, Chopp e uma variedade de Bebidas e Cervejas.

Aos clientes também é disponibilizado gratuitamente, Estacionamento, Espaço Criança e Música ao Vivo.

Aberto de terça a domingo, das 18h até a meia noite.

Rua Dr. Laérte Machado Guimarães, 160 - Entrada também pela Av. Albuquerque Lins, 450 - São Benedito, Pinda.

Telefones: (12) 36455055/ 3645-5056/ 36424442/ 3642-5911.

Na foto o cantor Júnior Ribeiro, um dos

músicos que animam o ambiente da La Bella e que também pode ser contratado através do telefone: (12) 988890586 ou contatado nas redes sociais: Instagram: junior_grilo_ribeiro; Facebook: Junior Ribeiro.

Cunha e São José do Barreiro sediam encontro para discutir Turismo

Na manhã de quartafeira, 21, aconteceu no município de Cunha o encontro do programa Turismo SP em Ação, uma parceria da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado com a FIA (Fundação Instituto de Administração) USP.

O evento contou com a participação de representantes dos municípios da Região da Fé e Vale Histórico e foram apresentados projetos de ampliação na estrutura do turismo dessa região, que envolve 19 cidade, com investimentos de mais de 65 milhões.

Municípios do Vale

Histórico apresentaram três projetos, da Região da Fé foram quatro projetos e a secretaria do Estado apresentou três projetos.

De acordo com o secretário de Estado, Vinicius Lummertz, a proposta é investir fortemente nessa área bem como uma nova modelagem dos recursos do DADETUR, que hoje só podem ser utilizados em infraestrutura e passariam a ser utilizados em divulgação, manutenção de espaços, custear projetos e outros.

No período da tarde, o município de São José do Barreiro sediou o 1º

Encontro de Turismo do Vale Histórico, onde estiveram presentes ges-

tores públicos (prefeitos, secretário de Turismo do Estado e demais secretários de municípios), empresários do ramo turístico e associações.

O secretário apresentou o Plano de Turismo 20-30, falou de investimentos e programas da secretaria para a região e a importância do turismo para a economia do estado.

Daniela Campos, secretária de Turismo e Cultura de Lavrinhas, ressalta a importância de encontros como esses para fortalecimento do Turismo na região e principalmente nos municípios do Vale Histórico.

“As cidades estão estruturando cada qual o seu Turismo e regionalmente nós procuramos nos fortalecer para potencializar o Turismo no geral, por isso a importância de parcerias, a exemplo do Polo 5 com a Região da Fé, para que todos possam

se beneficiar dos turistas que visitam, por exemplo, a cidade de Aparecida, para que possam conhecer o que as cidades do Vale Histórico tem a oferecer para eles”, diz Campos que finaliza, “com a vinda da secretaria de Turismo do Estado, nós mostramos que estamos desenvolvendo o turismo na região e necessitamos de uma atenção cada vez maior”.

Plano de Turismo 20-30

O Programa visa estabelecer diretrizes, objetivos, metas e mecanismos de controle que sejam capazes de transformar o estado de São Paulo em nova referência nacional e internacional para o turismo.

*Mestre em Filosofia pela USP. Membro da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte. Autor de “Um Passeante pelas Mostras de Arte: Ensaios Críticos”, Editora Penalux. Escritor e ensaísta. Prefeito de Lavrinhas, Zezinho; secretária de Turismo e Cultura de Lavrinhas, Daniela Campos; Ana Paula secretaria de Turismo de São José do Barreiro; Débora Primo diretora de Turismo de Queluz e Flávia Carvalho assessora da diretora Débora Secretário de Estado, Vinicius Lummertz fala aos presentes durante evento sobre Turismo Ricardo Mendes/Jornal Vale Vivo Divulgação PML
24 de setembro a 07 de outubro de 2022 11Jornal Vale Vivo
Prefeitura de Pinda promove Semana do Turismo https://bit.ly/3dBgu1m

Felipe FreelancerRodrigues

feliperodrigues@jornalvalevivo.com.br

Judô de Lorena é destaque em torneio regional

No último domin go, 18, a equipe de Judô da Asso ciação Ju Gonin Gumi (Pólo FA DENP), participou do “40º Torneio da Inde pendência”, realizado no Ginásio de Esportes do Tênis Clube de São José dos Campos.

A competição faz parte do Calendário Regional da Federação Paulista de Judô e rendeu excelentes resultados aos judocas

lorenenses.

Vários atletas obtiveram medalhas no individual.

No somatório, a equipe de Judô da Associação Ju Gonin Gumi ficou em 11º lugar entre 23 academias participantes.

A comissão técnica da associação, bem como os atletas, agradece ao apoio da Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Esportes.

No Sábado 24/09 - As Classes Sub 09, Sub 11,

Sub 18 e Adulto Asp. da Ass. Ju Gonin Gumi (Polo da FADENP) preparam-se para disputar a II Etapa do Campeonato Paulista de Judô - Fase Inter-Regio nal em Suzano-SP.

A Classificação vale uma vaga para a fase final do Campeonato Paulista que ocorrerá em Araras -SP nos dias 15 e 16 de outubro.

A equipe do Jornal Vale Vivo deseja a todos uma excelente disputa!

Areias realiza exame de faixas em Taekwondo

Areias sediou recente mente o exame de faixas do projeto de Taekwon do, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes. A ativida de ocorreu no pátio da EMEF “Prof Júlio César da Costa Sampaio Filho”.

Ao todo, cinco alunos do município foram gra duados. Sendo, Bruna Paiva, Felipe Sampaio, Júlio de Paula, Kayki Mira, Isabely Men des e Pedro Cunha. Já

Ajude atleta do Vale a disputar campeonato brasileiro de judô, em Curitiba

Os pais da campeã pau lista Sub 15 - 2022, Maju Monteiro, estão promo vendo uma vaquinha para custear a ida da atleta a Curitiba para disputar o Campeonato Brasileiro de Judô.

De Pindamonhanga ba, Maju possui diversas medalhas em disputas, conforme mostra a ima

gem. A judoca pretende agora representar o Vale em Curitiba em um grande e importante campeonato, que ocorre entre os dias 15 e 16 de outubro.

Para colaborar, basta enviar um PIX, de qual quer valor, para a chave: 12 99222-4434.

Silveiras, três atletas conquistaram a faixa, Pedro Martins, Kauan Bueno e o próprio Prof. Wellington que recebeu o 3°dan.

Os alunos foram ava liados pelo Mestre re presentante da Liga Bra sileira de Taekwondo, José Góes. A conquista tem grande representa tividade no esporte. Ao atleta, significa o alcance da maturidade e do co nhecimento.

Luizinho é campeão do circuito brasileiro do skate no park

Luiz Francisco Ma riano, o Luizinho, é o campeão do Circuito Brasileiro de Skate Park masculino em 2022. O lo renense desbancou Pedro Carvalho na última etapa do STU. A competição ocorreu em Recife no

domingo (18).

O atleta olímpico fechou a competição com 90 pon tos. Um fato marcante é que seu irmão, também skatista, André Mariano, ficou na terceira coloca ção, garantindo o pódio em família.

Guaratinguetá enfrenta São José no Sub-17 feminino

O Atlético Clube Gua ratinguetá vai enfrentar a equipe de São José na sexta rodada do Campe onato Paulista Feminino sub-17. A partida ocorre às 15h no Estádio Mu nicipal Martins Pereira (Martins Pereira).

A equipe perdeu o úl timo jogo, que aconteceu no domingo (18), em Mogi das Cruzes. A partida contra o União Mogi foi de fortes emoções ao tor

cedor.

O União abriu o placar, mas logo viu o Guara tinguetá empatar e, em seguida, virar a partida. Porém no segundo tempo, a equipe da casa virou o placar novamente e fez três gols, para fechar a partida em 4 a 2.

Com isso, o Atlético Guaratinguetá segue na lanterna do Grupo 2, que tem o Corinthians como líder.

Copa Mazza de Futsal

Lorena sediou a Copa Mazza de Futsal 2022. A competição ocorreu no sábado (17) no ginásio esportivo do Unifatea.

Guaratinguetá sedia Olimpíadas Especiais

A cidade foi sede da ‘Special Olympics’ ou ‘Olimpíadas Especiais’ no último fim de semana. Mais de 200 atletas de 19 instituições do estado de São Paulo estiveram presentes.

A abertura foi reali zada na sexta-feira (16) no Complexo Esportivo do Parque do Sol, local onde teve competições de Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa e Basquete 3x3 durante o sábado e domingo.

O torneio também teve a competição de atletismo que foi realizada na Ae ronáutica, a competição de bocha no Ginásio Mu nicipal, tênis de quadra na Sociedade Hípica e a natação em Pindamo nhangaba.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Gua ratinguetá, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com Fun dação Special Olympics e com o apoio do Lions Clube e ESPN.

Os times fazem parte de obras sociais. Sen do, o Provim de Lorena,

Cemari Lorena, Canção Nova, Puríssimo Coração de Jesus e Casa Betânia.

A competição também contou com o apoio dos professores do FADENP na arbitragem. Confira os vencedores:

Sub - 12 e 14 masculinoPuríssimo Coração de Jesus;

Sub - 14 femininoCasa Betânia;

Sub - 16 masculinoProvim

Sub -16 femininoCemari;

A competição teve o apoio da Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Fotos: Marcelo Oliveira Divulgação
24 de setembro a 07 de outubro de 202212 Jornal Vale Vivo Esporte Pinda é campeã masculina na ginástica artística https://bit.ly/3dEsgbm
Divulgação / Prefeitura de Guaratinguetá
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.