26/03/2011 - JORNAL SEMANÁRIO

Page 31

Polícia 31

Sábado, 26 de março de 2011

Polícia Civil

PLANTÃO

Delegacia ao alcance de todos

Autuados por dirigir sem habilitação

Uma das quatro delegacias móveis do Estado esteve em Bento, durante a Fimma Brasil 2011 Felipe Zibell

O

s micro-ônibus têm capacidade para motorista e quatro passageiros, com local adequado para atendimento ao público, registro de ocorrências e cela, que pode ser usada em caso de prisões em flagrante. Estas são as delegacias móveis utilizadas pela Polícia Civil em grandes eventos e operações policiais pelo Estado, inauguradas no final de janeiro. Uma delas esteve na Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil 2011). A Delegacia Móvel da Polícia Civil ficou, durante todo o evento, à disposição da comunidade. Na abertura da feira, na segunda, 21, estiveram presentes o delegado Regional de Polícia, Paulo Roberto da Silva; delegados de Bento Gonçalves e policiais civis. Adquiridas por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), as delegacias móveis são utilizadas como equipamento

FELIPE ZIBELL

auxiliar em operações policiais em locais estratégicos. Segundo a delegada Cristiane Pasche, plantonista da Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil de Bento Gonçalves (DPPA), a delegacia móvel tem o papel de atender a população diretamente nos eventos de maior porte, realizados no interior do Estado. Apesar de pouco utilizado – somente duas ocorrências foram registradas durante toda a feira, sendo uma por estelionato e outra por furto em veículo – o micro-ônibus ficou disponível para receber denúncias e qualquer tipo de ocorrência, sob a coordenação dos delegados plantonistas da DPPA. O veículo possui três guichês, cada um com quatro cadeiras de espera, computador portátil com gravador de DVD, sistema de internet sem fio (Wireless), leitor de impressões digitais, Bluetooth, duas impressoras e máquina de fotocópias. A delegacia móvel conta ainda, com cela de detentos com paredes sem vidro, para os casos extremos. reporter3@jornalsemanario.com.br

REVISTA NO PRESÍDIO

Duas vítimas fatais na ERS-122

Comunidade pôde registrar ocorrências durante a 10ª edição da Feira

MORTE NO TRÂNSITO

do 819 pedras de crack, 126 buchas de cocaína, 47 trouxinhas de maconha, 47 facas artesanais, 36 celulares e 18 chips de celular apreendidos. A operação teve a participação de 125 militares do Batalhão de Operações Especiais de Passo Fundo e do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul. Como resultado final da operação, dois presos – incluindo um dos maiores traficantes da serra – devem ser transferidos para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), pela suspeita de comandar o tráfico de drogas dentro da prisão. A quantia de R$ 2,5 mil em dinheiro foi localizada na cozinha da penitenciária, e confiscada.

O motociclista Peterson Gomes Sisty, de 22 anos, que colidiu de frente com uma caminhonete, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O acidente aconteceu no final da tarde da terça-feira, 22, na rua Carlos Dreher Neto, uma das principais vias de acesso ao bairro Vila Nova. A motocicleta, pilotada pelo jovem, trafegava em direção ao bairro Fenavinho, quando foi atingida frontalmente por uma caminhonete GM/D-20, que vinha no sentido contrário. Com o impacto, a motocicleta foi arremessada a cerca de dez metros do veículo e ficou completamente destruída. O rapaz chegou a ser socorrido e enca-

Às 16h da quinta-feira, 24, ocorreu um acidente de trânsito na ERS122, em Farroupilha. O veículo GM/ Corsa, com placas de Caxias do Sul transitava sentido Caxias/Farroupilha quando, na altura do Km 73, colidiu com a van Hyundai H100, que trafegava em sentido contrário. Os dois tripulantes do GM/Corsa morreram. A caroneira, Celestina Maria Nora, 51 anos, ficou presa às ferragens e morreu no local. Idelber Melo Maschio, 40, condutor do veículo, morreu no hospital durante a madrugada. O motorista da van permanece internado em estado grave.

Presa em flagrante após assalto

Drogas, armas e Rapaz morre em celulares apreendidos acidente no Vila Nova A operação pente-fino realizada por agentes da Susepe e do 12º Batalhão da Polícia Militar, com apoio do Pelotão de Choque de Passo Fundo, iniciou por volta das 5h da terça-feira, 22, e surpreendeu os presos na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS). Todos os condenados foram acordados e levados ao pátio do presídio para que todas as celas pudessem ser revistadas. Houve tumulto de alguns presos, que precisaram ser dispersados com a ajuda da polícia militar e uma quantidade de droga foi abandonada pelos apenados na saída das celas. A revista interna terminou por volta das 14h, contabilizan-

Duas pessoas foram autuadas, na terça-feira, 22, por dirigir sem carteira de habilitação, depois de envolverem-se em um acidente de trânsito. A colisão aconteceu na rua Fiorelo Bertuol, quando um VW/Quantun colidiu na traseira do VW/Santana, que havia freiado bruscamente. Os proprietários dos veículos também foram autuados por entregar a direção a pessoa não habilitada. Um dos condutores afirmou à polícia que tinha adquirido o veículo há poucos dias, mas ainda não havia realizado a tranferência para seu nome.

minhado ao hospital Tacchini, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois da meia-noite da quarta-feira, 23. Segundo o relato dos bombeiros, que atenderam o acidente, a vítima já foi encontrada sem sinais vitais. Esta foi a primeira morte no trânsito, dentro do perímetro urbano, em 2011. No entanto, de acordo com os registros do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, foram atendidos, desde o início do ano, 88 acidentes envolvendo motociclistas. Destes, 18 foram registrados somente nos bairros Fenavinho, Vila Nova e arredores, todos com vítimas com escoriações pelo corpo, ou suspeita de fraturas.

Na quarta-feira, 22, às 15h45min, uma guarnição da Brigada Militar deslocou-se até a rua Cândido Costa, Centro, onde o segurança de uma loja, deteve uma mulher, de 19 anos, que havia furtado cinco calças jeans do estabelecimento - uma das quais foi encontrada usando - e um alicate pequeno, de cabo laranja, que era utilizado para retirada dos lacres (sensores) das peças furtadas. Todos os produtos foram encontrados com a etiqueta da loja. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão para a acusada, que ainda desacatou a guarnição. A moça foi levada ao PA 24h e, logo após, para a Delegacia de Polícia, para ser lavrado o flagrante. Às 23h40min, a BM atendeu a outra ocorrência parecida, quando um segurança deteve um homem, que havia tentado arrombar uma empresa industrial na rua Giovani Grando Filho, juntamente com outro individuo, que conseguiu fugir.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.