3149 Página Um

Page 1

Na redação : R$ 3,00 EDIÇÃO FECHADA ÀS 16 HORAS DE SEXTA-FEIRA

Diretor / Editor: Sandro Adriano Carrilho

Castro-PR, Sexta-feira, 25 a 28 de Maio de 2018 * Ano XXVIII *

www.paginaum.com

Nº 3149

Alegra foods e Frísia interrompem suas atividades Divulgação / Renato de Oliveira

página 7

PERTO DE 500 PESSOAS PARTICIPARAM

Comércio fecha as portas e sai em passeata Na tarde de sexta-feira (26), boa parte dos lojistas da principal rua do comércio de Castro fechou suas portas, e saiu em passeata, em apoio à greve dos caminhoneiros. Famílias inteiras e também simpatizantes, uniram-se e engrossaram as fileiras, estimada em quase 500 pessoas, gritando palavras de ordem. A manifestação teve início às 16h30, em frente a agência Banco do Brasil e seguiu em direção a entrada principal de Castro, na rodovia PR-15l, onde caminhoneiros estão concentrados desde segunda-feira (21). Dezenas de página 5 vans também seguiram o cortejo.

MANIFESTAÇÃO em favor da greve dos caminhoneiros iniciou na Dr. Jorge Xavier da Silva

linhas reduzidas

Greve afeta setores e comércio local Em Castro, no quarto dia de greve dos caminhoneiros, vários setores já começaram a ser afetados de diversas maneiras, como por exemplo o transporte coletivo, da limpeza pública e da rede de supermercados. Em função da falta de combustíveis, a Viação Cidade de Castro adiantou que pretende promover redução no número de linhas atendidas pela empresa. “Nesta sexta-feira (25), vamos trabalhar normalmente, entretanto já para o final de semana estamos estudando e traçando novos rumos para página 5 nossos ônibus.

SE A GREVE CONTINUAR

Alimento pode faltar no hospital de Castro

Em função da greve dos caminhoneiros na rodovia PR151, setores primordiais de Castro, a exemplo do hospital municipal gerido pela Cruz Vermelha Internacional, começa a ser afteado.Em conversa com a diretora da unidade hospitalar, Eliana Reynaldo, a alimentação de pacientes e até mesmo de funcionários, começa a ser prejudicada. “Em função da greve, os supermercados que normalmente nos atendem, não estão conseguindo fazer a entrega, uma vez que os próprios estabelecimentos estão de certa forma desabastecidos e ainda página 5 sem combustível.

Divulgação / Renato de Oliveira

Divulgação

em brasília

Sandro Alex 'exige' cumprimento de lei Divulgação

Motoristas de vans param na sexta-feira página 7

Deputado Pauliki se reúne com secretários página 3

reunião em Brasília pressiona

investimento superior a R$ 1 milhão

Ministro 'garante' pista de canoagem em Tibagi

A Lei Federal 13.013, que garante o não pagamento de pedágio para eixos suspensos de caminhões sem carga, precisa ser cumprida por todos os estados. Essa foi a cobrança feita pelo deputado federal Sandro Alex (PSD) ao Governo Federal durante reunião entre

representantes dos caminhoneiros e deputados, realizada na noite desta quarta-feira (23) em Brasília. Sandro Alex é o autor da lei dos eixos suspensos e afirma que estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso não estão página 3 cumprindo.

Divulgação

Divulgação

Divulgação / João Pedro Agostinho e Eurides Gabriel

come

Ministro Leandro Cruz Fróes da Silva com o prefeito Rildo, autoridades, e canoistas O município recebeu na manhã desta sexta-feira (25) uma visita histórica, a do Ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, que confirmou a construção de uma pista de canoagem no Rio Tibagi. O prefeito Rildo Leonardi recepcionou o ministro no

Campo Almir Ribas, juntamente com o secretário de Estado do Turismo e Esporte, João Barbiero. O deputado Federal João Arruda e o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, também vieram página 4 acompanhando o ministro.

Noite das Sopas Europeias

Dia 10 tem Caminhada da Natureza

O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí aproveitou para agendar para 8 de junho a terceira edição da Noite de Sopas Europeias. Esta será uma ótima oportunidade para quem adora sopas e caldos fazer uma viagem por sete países diferente, para conhecer o sabor página 4 desses pratos.

As belas paisagens naturais de Tibagi serão o cenário da 11ª Caminhada Internacional na Natureza - Rota do Barreiro - realizada no dia 10 de junho pela Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com a Emater. O percurso de 12 quilômetros conta com trechos de mata nativa, riachos, cachoeiras e paisagens página 5 exuberantes.


2

SEXTA-FEIRA, 25 A 28 DE MAIO DE 2018

Informe Publicitário

DE

Sandro A. Carrilho

JOSÉ ALMEIDA FONSECA

LEÃO DO IAPÓ LEMBRA VIAGEM A SANTOS

EDITORIAL

INSATISFAÇÃO E APOIO Foram essas as duas principais razões que motivaram centenas de castrenses a saírem na tarde de sexta-feira, em passeata pela rua do comércio, em apoio a paralisação dos caminhoneiros. Portando bandeiras do Brasil, faixas e cartazes, os manifestantes, a maioria lojistas, seguiram até o trevo principal de acesso a cidade, onde foram recebidos, de forma calorosa e com aplausos pelos caminhoneiros em greve. Foi um dia para mostrar a todos, a enorme insatisfação de boa parte do povo em relação a atual situação do País, pela prática abusiva no preço dos combustíveis. Um recado dado de forma pacífica, ordeira, de uma comunidade que exige e espera por mudanças.

Greve dos caminhoneiros: impactos poderiam ser menores com política de gestão de riscos

FORÇA FEDERAL A decisão de Michel Temer de convocar as forças federais faz lembrar um certo presidente da República – Collor de Mello - que desafiou a população brasileira a ir para a rua de amarelo e verde e acabou tendo que renunciar mais tarde. O caminho de Temer não está muito longe disso!

veis teriam que parar, para que a gasolina e o álcool baixassem os preços’, mostra o quanto esse governo é despreparado, para não falar outra coisa. Afirmar que “era o único assunto de hoje”, referindo-se a decisão de ontem a noite de reduzir apenas o preço do diesel, é como pedir para levar um tapa na cara.

VAI TER COMBUSTÍVEL Tem quem cogitasse em Brasília, que a decisão de usar as forças federais poderia não acontecer. O motivo, imagine: não haveria combustível para transportar as tropas. DE MAU TOM A resposta descabida do Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, ao ser indagado por um jornalista se ‘os motoristas de automó-

MOACYR NA PASSEATA Acostumado a não comparecer aos eventos em que é convidado, o prefeito Moacyr Fadel Junior vem marcando presença. Pela manhã esteve com o ministro do Esporte Leandro Cruz, em Tibagi, e à tarde participou da passeata organizada pelas entidades de classe em favor da greve dos caminhoneiros. Teve até quem se surpreendesse com a sua presença!

Greve um direito constitucional

Luiz Felipe da Veiga

* Alexandre Pierro A greve dos caminhoneiros, que hoje chegou ao quarto dia, está paralisando o Brasil. A falta de abastecimento levou vários setores ao caos. Segundo os líderes do movimento, a principal exigência é a queda no preço do diesel, que tem inviabilizado o transporte de mercadorias no país. O preço dos combustíveis varia de acordo com a cotação do dólar e do petróleo no mercado internacional. Sendo assim, caminhoneiros pedem que o governo estabeleça uma regra para os reajustes do produto, reduzindo a volatilidade nos preços. A paralisação defende a aprovação do projeto de lei 528, de 2015, que cria a política de preços mínimos para o frete, bem como a criação de um marco regulatório para os caminhoneiros. O fato é que, com esses profissionais de braços cruzados, agora diversos setores da economia estão sofrendo. Embora a causa dos problemas seja externa às empresas que se utilizam do transporte, portanto não-controlável, um melhor planejamento dessas empresas certamente faria com que o impacto fosse menor num momento como esse. Independentemente do porte ou segmento, toda empresa precisa ter um plano para gerenciamento de risco. A análise de riscos pressupõe um processo de compreender a natureza do risco e determinar o nível de sua magnitude e abrangência. O assunto é tão importante que existe até uma norma ISO, a 31.001, de gestão de risco. Essa norma nasceu em 2009, da necessidade das empresas de lidar com

as incertezas que podem afetar seus objetivos estratégicos. Entre eles podemos citar os financeiros, operacionais, projetos, novos produtos, marketing, impactos ambientais, entre outros. Essa norma visa padronizar as melhores práticas e abordagens que a empresa pode adotar para analisar e mitigar seus riscos. Cabe destacar que ela apenas sugere e não define o que a empresa deve fazer. Por esse motivo, essa não é uma norma certificável. Junto com a norma ISO 31.001, surgiu o conceito de Auditoria Baseada em Riscos (ABR), onde o foco é identificar eventos que possam vir a impactar os objetivos estratégicos da empresa. A ABR tem o foco preventivo e no futuro. Ela não olha para o que foi feito e sim para o que “pode” ser feito. A ABR não trata de auditar os riscos, mas sim as respostas adotadas pela administração, criando assim um plano de ação para emergências. Tendo atenção ao gerenciamento de riscos, certamente os impactos advindos da greve dos caminhoneiros certamente seria menor em diversos setores. Desenvolver uma cultura de prevenção, focada na gestão baseada em melhoria contínua, é o melhor caminho para construirmos empresas mais saudáveis e menos vulneráveis. * Alexandre Pierro é engenheiro mecânico, bacharel em física aplicada pela USP e fundador da PALAS, consultoria em gestão da qualidade.

O Boletim Leão do Iapó, publicação mensal do Lions Clube de Castro, lembra a viagem à Cidade de Santos para receber o troféu de melhor boletim do Lions do Brasil, do ano leonistico, conquistado em concurso nacional realizado pelo Lions Clube São José Menino de Santos. Durante a viagem houve jogo de truco, uísque, música e bingo para as domadoras, com vários prêmios inclusive um relógio. Ao amanhecer, a caravana já estava na frente do hotel. Após um pequeno repouso, o café da manhã foi servido ao lado da piscina, com uma panorâmica da Cidade de Santos. Mas, o trabalho maior foi convencer as domadoras e convidadas a aceitarem o seguinte roteiro da viagem.

tos;

Roteiro da viagem: Às 8 horas: chegada a san-

Das 8 horas às 12 horas: para domadoras, visita obrigatória ao convento santa helena. Para os leões, piscina com cascata, uísque no coco, camarão e havaianas;

R$ 40,00 R$ 240,00 R$ 480,00

VENDA AVULSA Sábado e Domingo: Dia de semana:

R$ 3,00 R$ 3,00

Página Um Jornais e Publicações Ltda www.paginaum.com

EXPEDIENTE

Mensal: Semestral: Anual:

CNPJ 81.405.763/0001-14 Fundado em 1º de outubro de 1.989 Redação e Administração Benjamin Constant, 490 Tel. (42) 3232-5148 CEP 84.165-220 - Castro - PR Distribuição MARENDA (42) 3028-8990

Afiliado a

INFORMAÇÕES ÚTEIS

CASTRO E REGIÃO

OUTRAS LOCALIDADES

Às 18 horas: chegada das domadoras ao hotel e chá com bolachas; Às 20 horas: jantar do lions são josé menino; Às 22 horas: entrega das domadoras no hotel para repouso merecido; Às 23 horas: para os leões, aperitivo na boate do cais; Às 24 horas: show com as mulatas do sargentelli com lições de dança; Às 4 horas: chegada ao hotel; Às 5 horas: briga com as domadoras; Às 5horas e 30: acerto final.

A confiança de hoje é o nosso trabalho de ontem!

ASSINATURA R$ 36,00 R$ 216,00 R$ 432,00

Das 13 horas às 18 horas: para as domadoras, passeio de bonde sem permição de parada para as compras. Para os leões, repouso com aplicação de massagem e sauna, por secretárias especializadas;

Esse espaço tem o apoio do Laboratório Castrolabor

25/05 - Dia da Indústria / Dia do Massagista Dia do Trabalhador Rural 26/05 - Dia Nacional do Bombeiro 27/05 - Dia do Profissional Liberal 28/05 - Dia Mundial do Hambúrguer / Assinatura do Decreto de 28 de maio de 1810 (teatro nacional)

Mensal: Semestral: Anual:

Às 12 horas: encontro com as domadoras e almoço formal;

Impressão FOLHA DE LONDRINA

Diretor-Editor SANDRO ADRIANO CARRILHO Reg. Prof. nº 2447/10/43V-PR sandrocarrilho@paginaum.com

Muito se discorreu acerca do Direito de Greve nos últimos dias, a paralisaçãodos caminhoneiros traz à tona uma temática já muito conhecida de nossa Constituição. Cada greve possui suas peculiaridades, seja de classe, como dereivindicações, portanto, este artigo não tem o condão de discorrer acerca da legitimidade, prejuízos ou benefícios específicos de uma paralisação, mas sim, os aspectos jurídicos deste direito. O Art. 9º da Constituição Brasileira traz: “É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”. A dificuldade de abordagem deste tema vem desde os primórdios de nosso ordenamento, contudo, mesmo com todas essas dificuldades a Constituição da República de 1988 trouxe expressamente a garantia deste direito. As reivindicações dos trabalhadores são legítimas, a luta pelos seus direitos deve ser assegurada, todavia, observando-se sempre os limites impostos pela nossa legislação, o § 1º. do Art. 9º da Constituição traz: “A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento de necessidades inadiáveis da comunidade”. Neste ponto há menção à Lei 7.783 de 1989, que regula o direito de greve e elenca as atividades consideradas essenciais à população em seu Art. 10º. A paralisação dos Caminhoneiros neste mês de maio de 2018 trouxe consigo algumas peculiaridades no que tange o caráter Essencial, descrito na Lei 7.783/89. Embora a atividade de transporte não esteja expressa no rol de Serviços Essenciais, é evidente que, indiretamente, este setor tem grande influência em todos os serviços considerados essenciais. Exemplo é de que, apesar desta paralisação não ser exclusivamente do transporte de combustível, o abastecimento dos postos restou prejudicado, e consequentemente, serviços de transporte coletivo, captação de lixo, policiais, dentre outros foram afetados. Ainda, a distribuição de remédios e até comida para hospi-

* Luiz Felipe da Veiga (OAB/PR 85.867) é formado em Direito pelas Faculdades Secal. Atua na área Trabalhista e Criminal do escritório Dickel Advogados Associados, especialmente em matéria preventiva empresarial.

Previsão do Tempo - Castro* Dia

Clima

Sexta

A) Os conceitos emitidos em artigos assinados podem não representar a opinião do jornal;

25/05

B) É expressamente proibido qualquer reprodução de texto publicado;

26/05

C) Página Um circula nas cidades de Castro, Carambeí, Palmeira, Tibagi, Sengés e Curitiba (Centro Cívico).

tais e escolas também é afetada. Diante do rol do Art. 10 da Lei 7.7830/89, o serviço de transporte não é essencial, logo, os limites impostos não se aplicam, em tese, para esta categoria. Contudo, existem decisões, baseadas que levam em consideração a essencialidade dos serviços afetados, bem como a própria utilização das rodovias (bens públicos). A própria AGU (Advocacia Geral da União) tem legitimidade para propor ação de Reintegração de Posse, como o fez, e obteve uma liminar, proferida pela 16ª Vara Federal do DF, para que fossem liberadas as Rodovias Federais. Além da AGU, qualquer empresa que for, fundamentadamente, prejudicada com as paralisações pode ingressar com uma ação de reintegração de posse mista com interdito proibitório com pedido liminar. O pleito dos Caminhoneiros é legítimo, entretanto, como todas as Greves, devem ser observados os limites estipulados em lei, não podendo um Direito Constitucional se sobrepor a todos os outros direitos dos cidadãos. Assim como estipulado o Direito à Greve em Lei, o direito de não ser Obrigado a participar da mesma também é regulado pelo Art.6º § 1º da Lei 7.7830/89. Ações que intimidem outros empregados a ingressar na paralisação são terminantemente proibidas, sob pena, em tese, de incorrer até em crimes como, Exercício Arbitrário das Próprias Razões (Art. 345º do Código Penal), Constrangimento Ilegal (Art. 146 do Código Penal), ou outros, além da eventual responsabilidade por danos causados em veículos e outros bens, como cargas, conforme estabelecido no Art. 15º da Lei 7.7830/89 e § 2º do Art. 9º da Constituição Federal.

Temperatura

18 ºC 11 ºC

Umidade 91% 99%

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite nublada com possibilidade de garoa.

Sábado

19

ºC

11 ºC

94% 100%

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Domingo 26/05

21 ºC 10 ºC

85% 93%

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Segunda 28/05

20 ºC 8 ºC

79% 83%

Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam ao decorrer da tarde.

Fonte: ClimaTempo

*Consulta realizada em: 24/05/2018


SEXTA-FEIRA, 25 A 28 DE MAIO DE 2018

NÃO PAGAMENTO DE PEDÁGIO PARA EIXOS SUSPENSOS

3

Sandro Alex exige cumprimento de lei Divulgação

Lei dos eixos suspensos vai ajudar desonerar o setor Da Assessoria

PARENTE, O INCENDIÁRIO A Lei Federal 13.013, que garante o não pagamento de pedágio para eixos suspensos de caminhões sem carga, precisa ser cumprida por todos os estados. Essa foi a cobrança feita pelo deputado federal Sandro Alex (PSD) ao Governo Federal durante reunião entre representantes dos caminhoneiros e deputados, realizada na noite desta quarta-feira (23) em Brasília. Sandro Alex é o autor da lei dos eixos suspensos e afirma que estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso não estão cumprindo. A lei é de 2015, na última grande paralização dos caminhoneiros em todo o país. “Vamos exigir um posicionamento dos órgãos competentes do Governo Federal para que façam cumprir a lei que tira a cobrança de pedágio para os caminhões sem carga com eixos suspensos”, afirma Sandro Alex.

Lideranças dos caminhoneiros pediram a retirada de 100% da Cide, Pis e Cofins Reivindicações O parlamentar ressalta que as reivindicações dos caminhoneiros são bem mais amplas, mas a lei dos eixos suspensos vai ajudar a desonerar o setor. Na reunião comandada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, as lideranças dos caminhoneiros pediram a retirada de 100% da Cide, Pis e Cofins que incidem no diesel. Na terça-feira (22), o Governo se comprometeu em zerar a Cide. Entretanto, a solicitação da classe também engloba Pis e Cofins. A retirada da Cide está atrelada à aprovação de projeto que promove a reoneração da folha de pagamento dos servidores federais, em trâmite no Congresso e

que deve ser votado nos próximos dias. Sobre o Pis e Cofins Sandro frisa que Rodrigo Maia se comprometeu em chegar a 50% de redução, que seria o limite a se chegar com a economia de gastos públicos a ser gerada com a reoneração da folha. Marco regulatório e tabela mínima Os caminhoneiros reivindicaram ainda a votação do marco regulatório da categoria. O projeto também está em trâmite na Câmara e o compromisso é de que seja votado na próxima segundafeira (28), segundo Sandro. O presidente da Câmara também se comprometeu em agilizar a

votação da Medida Provisória que determina a tabela mínima do frete no país, outra solicitação dos caminhoneiros. “A Câmara está tentando contribuir para desonerar os caminhoneiros. Muitas coisas dependem do governo, mas estamos fazendo a nossa parte. Trata-se de uma mobilização legítima, uma vez que a classe sofreu bastante com 12 aumentos no combustível em 30 dias. Entretanto, também é preocupante porque as cidades ficam desabastecidas e toda a população sofre”, declara Sandro. O movimento dos caminhoneiros vai continuar até que as medidas solicitadas sejam atendidas pelo governo federal.

'PARANÁ SEM DROGAS'

Deputado Pauliki se reúne com secretários Da Assessoria Autor do projeto de lei que institui junho como o “Mês Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas”, o deputado estadual Marcio Pauliki se reuniu com secretários do governo estadual para traçar ações que possam ser praticadas em todo o Paraná. Nesta semana foram realizados encontros com a secretária estadual de Educação, Lúcia Cortez Martins, e com o secretário estadual de Esportes, João Barbiero. Conhecida como a lei “Paraná Sem Drogas”, a ideia é implantar uma política pública eficiente que estimule ações preventivas e campanhas educativas sobre o uso indevido de entorpecentes,

Colégio Irênio simula eleção para prefeito e vereadores Tibagi - O Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento recebeu o prefeito Rildo Leonardi no saguão da escola na manhã desta quarta-feira (23) para participar de mesa redonda com autoridades do poder legislativo e judiciário. O evento faz parte do “Projeto Cidadania", que simula um processo eleitoral desde a escolha do candidato por um partido político até a eleição, que escolherá um prefeito e dois vereadores. Rildo, juntamente com presidente da Câmara, Eduardo Torres, os vereadores Gilson Roberto, Elizeu Cortez, Cecília Pavesi, Jorge Cardoso e o chefe do Cartório Eleitoral de Tibagi, Jaime Nunes Filho, compartilhou experiências e falou um pouco mais sobre as esferas de poder. “É muito importante este tipo de discussão. Aproximar os jovens da política e, muitas vezes, desmistificar algumas questões é sem dúvida um caminho que precisa ser seguido. Não temos mais como deixá-los de lado nos processos eleitorais. Despertar a cidadania e o espírito crítico desde cedo é fundamental para que tenhamos cidadãos comprometidos”, enfatizou o prefeito.

além da inserção de usuários nos programas de assistência e tratamento. “A política sobre drogas envolve uma série de setores e por isso se faz necessária uma política multidisciplinar. Precisamos prevenir e ter campanhas educativas que informem os riscos de se tornar um dependente químico. Mas também precisamos estar atento às pessoas que querem sair da dependência química”, ressalta o deputado Pauliki. A lei ‘Paraná Sem Drogas’ visa promover esclarecimentos para conscientização sobre a prevenção ao uso das drogas, desenvolver campanhas e estimular a inserção nas escolas e locais de trabalho de dependentes quí-

micos em tratamento. Com isso, equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e também especialistas na área visitarão colégios públicos e particulares para realizar palestras e ações juntamente com os estudantes. Dados preocupantes Os números alertam para a necessidade de se intensificar ações contra o consumo de entorpecentes. De acordo com a Secretaria de Segurança do Paraná e Administração Penitenciaria (Sesp), em dados divulgados em abril deste ano, o Paraná teve um aumento no número de usuários de drogas, comparado entre 2016 e 2017. O crescimento foi de cerca de 21,68% - registrando mais de 12 mil

usuários em 2016 e cerca de 15 mil em 2017). Além disso, segundo levantamento divulgado pelo G1 em 2017, o Paraná constava como o estado com o maior índice de presos por tráfico de drogas. De acordo com os dados, no estado, 59% dos presos respondem por tráfico. O índice nacional é de 32,6% “Muitos crimes que vemos por aí tem a droga como principal motivador. Campanhas educativas, intensas e que conscientizem os males que os entorpecentes provocam em toda sociedade são fundamentais. Ter um mês inteiro para debater esse importante tema de maneira séria e intensa contribui muito para toda a nossa sociedade”, enfatiza Pauliki.

PARADA HÁ QUASE UM ANO

Aliel cobra julgamento de ação Divulgação

Da Assessoria O deputado federal Aliel Machado (PSB) cobrou celeridade ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) no julgamento da ação proposta por ele e assinada também pelo vereador Pietro Arnald (Rede), pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Ponta Grossa (Sindiponta), Josmar Richter e por Daniel Prochalski, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-PG, em agosto do ano passado. A ação teve decisão favorável em primeira instância concedida pela juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª Vara do Distrito Federal. Aliel se reuniu na quartafeira (23), com o secretário-geral da presidência, Marcio Lucio Marques, que se comprometeu a dar celeridade ao julgamento do recurso. “O aumento do PISCofins feito por decreto foi completamente irregular. Tanto que entramos com a ação e tivemos vitória em primeira instância. Porém, o Governo entrou com recurso e a ação está parada noTRF1, a quem pedimos cele-

Deputado Aliel reuniu-se com Lucio Taques ridade no julgamento”, revelou ele. O parlamentar destacou ainda a necessidade de uma solução urgente, tendo em vista os transtornos causados pela manifestação dos caminhoneiros em todo o país. “É um movimento legítimo que os caminhoneiros estão fazendo para chamar a atenção da sociedade para os absurdos que esse governo vem fazendo com a população, que é quem está pagando a conta”, defende ele. Relembre O reajuste foi determinado

pelo Governo no dia 20 de julho do ano passado e elevou imediatamente o preço da gasolina ao consumidor em cerca de R$ 0,40 e do etanol e diesel em R$ 0,20. Segundo os autores da ação, “o aumento dos combustíveis afeta não só o consumidor, mas toda a economia, principalmente o setor agrícola, que tem uso intensivo de transporte e é o que mais tem ajudado o Produto Interno Bruto (PIB). O governo está jogando areia em cima de quem estava contribuindo para a retomada da economia”, argumentam os autores.

A desastrosa decisão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, de impor ao Brasil a dolarização da gasolina detonou uma grave crise que deve se agravar, provocando um nível de desabastecimento inédito no País. O presidente Michel Temer não quer demitir Parente, a quem andou elogiando, mas seu pedido de demissão seria recebido com “grande alívio”, dizem fontes do governo. E deixaria quem o nomeou à vontade para encontrar a solução para o problema que ele criou. Assessores não perdoam Parente pela auto humilhação pública de Temer pedindo “trégua” aos caminhoneiros. Em Brasília, Pedro Parente nem sequer ajudou a definir uma solução para o problema que ele próprio criou, tipo “se virem”. Parente diz que a Petrobras apenas “reconhece” a alta do barril e a alta do dólar, mas 80% da composição dos seus preços são em reais. Parente fez a Petrobras se impor à política econômica, ressuscitando a ameaça de aumentos diários no transporte de pessoas e cargas.

CEASA ÀS MOSCAS Ceasa de Curitiba em dias normais: 7 mil caminhões e 20 mil pessoas comprando e vendendo produtos. Ceasa de Curitiba quinta-feira: 70 caminhões. REQUIÃO PRESIDENTE Não importa que o MDB não o queira candidato à Presidência da República, ontem subiu no plenário do Senado para discursar sobre a apresentação de sua candidatura na próxima convenção do partido. "Vamos virar de

ponta-cabeça essas eleições presidenciais. Vamos fazer a diferença e vencer as eleições. É um desafio que coloco ao partido. Minhas ideias são em defesa do Brasil". Quem está levando a sério? Quase ninguém.

OS CARGOS DO TCE Ontem, a Assembleia Legislativa aprovou projeto do Tribunal de Contas do Paraná que versa sobre extinção, criação e transformação de cargos. A justificativa é a necessidade de reestruturação e uniformização da nomenclatura desses cargos e o impacto financeiro, R$ 2,3 milhões. GRECA DESAUTORIZA URBS Ontem, a Urbs anunciou que a frota de ônibus seria reduzida em 30% nos horários de pico e 50% nos demais horários. Greca não gostou, tratou de negar a informação e garantir que o transporte coletivo continua

em operação normal. Mas mandou fazer um pentefino nos estoques de combustível nas distribuidoras e garagens para saber o quanto tem exatamente e por quanto tempo a Urbs aguenta.

QUANTO CUSTA O CONGRESSO? Para manter o Congresso Nacional funcionando em 2017 pagamos R$ 5,3 bilhões para Câmara e R$ 4,1 bilhões para o Senado. O que, trocando em miúdos, significa R$ 25, 7 milhões por dia. Em 2018, a conta é ainda maior: total de R$ 10,5 bilhões, dividindo dá R$ 28,7 milhões por dia.


4

SEXTA-FEIRA, 25 A 28 DE MAIO DE 2018

EM VISITA A TIBAGI NESSA SEXTA-FEIRA

Ministro garante pista de canoagem Orçada em mais de R$ 1 milhão pista será construída no Parque Linear Reinhard Maack Tibagi – O município recebeu na manhã desta sexta-feira (25) uma visita histórica, a do Ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, que confirmou a construção de uma pista de canoagem no Rio Tibagi. O prefeito Rildo Leonardi recepcionou o ministro no Campo Almir Ribas, juntamente com o secretário de Estado do Turismo e Esporte, João Barbiero. O deputado Federal João Arruda e o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, também vieram acompanhando o ministro. Rildo levou o grupo para conhecer o Parque Linear Reinhard Maack, às margens do Rio Tibagi, onde será construída a pista para competições oficiais de canoagem. Alunos

Divulgação / João Pedro Agostinho e Eurides Gabriel

Da Assessoria

Ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva é recebido pelo prefeito Rildo Leonardi, e políticos, no campo Almir Ribas

da escola da Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) e demais autoridades locais e da região, também acompanharam a visita. Os prefeitos de Castro, Moacyr Fadel; de Reserva, Frederico Bitttencourt Hornung (Neto); de Tomazina, Flávio Zanrosso e o vice-prefeito de Ipiranga, Alcides Mayer marcaram presença no evento. Após a visita, todos seguiram para um almoço no Clube de Campo. O ministro Leandro Cruz

EM SUA 11ª EDIÇAÕ

garantiu que a pista será construída e afirmou que ficou muito entusiasmado com a perspectiva de surgimento de novos atletas nas águas do Rio Tibagi. “O nosso compromisso é para construção da pista. Vim hoje aqui para garantir que o projeto vai ser realizado. Administradores sérios como o prefeito Rildo e como João Arruda, são capazes de criar projetos como este. Um projeto barato, que não tem manutenção e que tem um resultado espor-

tivo educacional sem tamanho. Tenho certeza que desta pista sairão grandes atletas olímpicos, grandes atletas nacionais, mas acima de tudo, sairão adultos melhores, jovens melhores, mais bem formados, com valores morais e sociais mais rígidos e é isso que a gente precisa para o nosso Brasil”, concluiu Cruz. O prefeito Rildo Leonardi elogiou a disponibilidade do ministro e enfatizou a importância da construção da pista

5º Esquadrão realiza Operação GLO Divulgação

Da Assessoria

Da Assessoria As belas paisagens naturais de Tibagi serão o cenário da 11ª Caminhada Internacional na Natureza - Rota do Barreiro - realizada no dia 10 de junho pela Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com a Emater. O percurso de 12 quilômetros conta com trechos de mata nativa, riachos, cachoeiras e paisagens exuberantes. A expectativa é que 400 pessoas caminhem este ano. Para atender bem o público, a Setur já está organizando o evento com a confecção de cartazes, mapas e também com a limpeza e manutenção do trajeto. Para a gerente de Turismo, Kellin Ramos, a Caminhada da Natureza é um evento que fomenta o Turismo Rural no município. "A caminhada é um evento importante que ajuda o comércio de Tibagi da produção familiar rural", disse. No dia da caminhada será ofertado ônibus com saída em frente à Prefeitura até a Pousada Rural Longe Vista, ponto de partida da caminhada. O ônibus retorna para Tibagi a partir da 13 horas. E para quem optar por ir de carro, haverá estacionamento gratuito. A caminhada sairá às 9 horas da Pousada Rural Longe Vista, onde os participantes podem tomar café por R$ 12. Durante o trajeto serão comercializados produtos da agricultura familiar. Também é possível visitar o Salto Santa Rosa com entrada de R$ 20. No fim do percurso será servido almoço no Salto Puxa Nervos, com custo de R$ 20, tendo no cardápio arroz, feijão, salada, carne e frutas. Durante o percurso haverá água nos pontos de controle, banheiro, sacolas plásticas para armazenamento de lixo, carros de apoio e ambulância. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site https://www.ecobooking.com.br ou na Setur. Divulgação

Caminhada contará com toda estrutura de apoio

Castro – No período de 21 a 25 de maio, o 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou o seu adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), abrangendo as cidades de Castro e Piraí do Sul. Durante o exercício foram realizados o aprestamento de dois pelotões para esse tipo de operação em ambiente urbano, a ocupação de Postos de Bloqueio e Controle de Estradas, o estabelecimento de Postos de Segurança Estático em pontos sensíveis da região, a condução de uma Operação de Controle de Distúrbios, simulando as

Missões simultâneas pequenas frações, e o emprego em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública locais, como a Polícia Militar do Paraná e a Guarda Municipal de Castro, ressaltando o caráter interagências desse tipo de operação do Exército Brasileiro.

DEVIDO AO FRIO

Noite das Sopas Europeias no Parque Da Assessoria Carambeí - A temporada de frio chegou, o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí aproveitou para agendar para o dia 8 de junho a terceira edição da Noite de Sopas Europeias. Esta será uma ótima oportunidade para quem adora sopas e caldos

Cartões garantem mais transparência Da Assessoria

possíveis formas de emprego nesse tipo de missão e Operações de Busca e Apreensão. Um ponto marcante do exercício foi o emprego modular das frações com missões simultâneas, evidenciando a importância do comandado das

fazer uma viagem por sete países diferente, para conhecer o sabor desses pratos quentes. No cardápio estará representando a Irlanda a anraith pumpkin (sopa de abóbora); da culinária Escandinava será servida a honung soppa (sopa de mel com cenoura); a França será lembrada com o creme de poireaux (sopa de alho poró); também

ministério do Esporte, também citou a importância de projetos deste porte para o fomento da economia e também do turismo esportivo. “Quero agradecer ao ministro por abrir espaço para estar conosco aqui em Tibagi, demonstrando a importância da canoagem. É sem dúvida um sinal de respeito pela cidade e principalmente pelas pessoas que nela vivem. Uma pista neste rio maravilhoso significa muita coisa. Além de promover a inclusão social e o surgimento de novos atletas, vai sem dúvida fortalecer o turismo esportivo e atividades em geral e fomentar a economia da cidade e dos campos gerais. Será um grande avanço para todos”, frisou. A expectativa é que o município entre definitivamente no roteiro esportivo nacional da categoria depois da construção da pista. No início do mês Tibagi recebeu 1° Open Internacional Tibagi 2018 e a Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida e Caiaque Extremo. O evento reuniu 65 atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e do Paraná, com a participação de oito atletas tibagianos.

'CORPORATIVOS'

CASTRO E PIRAÍ DO SUL

Dia 10 tem 'Caminhada na Natureza'

para o município. “É uma honra para Tibagi receber o ministro Leandro Cruz. Nos sentimos privilegiados por ele ter tido o interesse de vir pessoalmente conhecer o nosso município. Porque além dessa pista, uma obra tão importante, de mais de R$ 1 milhão, tem a inclusão social que a canoagem promove com essas crianças. Nós pegamos o boletim escolar antes deles entrarem na escolinha e depois e é inacreditável a mudança no comportamento e nas notas. Só aí já vale o investimento. Temos o compromisso do Ministro, do João Arruda e do secretário João Barbiero que todos os esforços serão feitos para que esta pista seja concretizada o mais rápido possível”, afirmou. Barbiero também destacou que o Estado dará todo o suporte para a realização do projeto. “Me comprometi junto ao Ministro, junto ao prefeito Rildo e com o pessoal da canoagem, que eu vou trabalhar para agilizar todos os trâmites, para que nada atrapalhe o andamento rápido deste projeto”, salientou o secretário. O deputado federal João Arruda, que promoveu os contatos iniciais entre município e o

estará presente o inconfundível sabor da pasulj (sopa sérvia de feijão); borscht é uma saborosa sopa de beterraba que traz o sabor da Ucrânia; e é claro que não poderá faltar a erwtensoep, tradicional sopa holandesa de ervilhas. De sobremesa será servida a aurora boreales, uma sopa sueca de frutas que irá surpreender e cativar o público.

Palmeira - Em reunião realizada na quarta-feira (23), na Secretaria Municipal de Finanças, o Banco do Brasil entregou o 1º lote de cartões corporativos que serão utilizados por servidores da Prefeitura de Palmeira que efetuam atividades externas e viagens, e que dependem de adiantamentos a fim de custear despesas como alimentação, pequenos consertos em veículos e outras de pequeno vulto. Com o cartão os servidores que necessitam de adiantamentos para viagem terão o mesmo trâmite de autorização do valor, porém, o servidor terá o crédito liberado no cartão e o valor será movimentado dentro da conta bancária do Município. Isso irá gerar maior agilidade ao servidor e controle ao órgão responsável, especialmente na finalização do processo de prestação de contas, onde o extrato do cartão irá evidenciar o saldo disponível no cartão, complementando com o valor da prestação de contas da despesa. Atualmente, após a solicitação de despesa ser aprovada e publicada em diário oficial, o servidor recebe o valor em sua conta bancária e depois procede com prestação de contas da despesa e devolução do valor restante através de depósito em conta bancária para o município.

Para a diretora de Prestação de Contas Municipais e Transparência Fiscal, Júlia Moura, este processo gera inovação e otimização das atividades, especialmente na operacionalização dentro da Secretaria de Finanças. “Ganhamos tempo para focar em outras atividades porque este processo será um facilitador para nós dentro da secretaria e também para o servidor que utilizou o adiantamento’’. Voichicoski também reforça que a utilização desta tecnologia gera maior transparência na finalização do processo de prestação de contas. “A utilização do cartão permite gerar relatórios com detalhamentos personalizados, que facilitam a contabilidade e o controle das despesas. Ressalto que todas as notas gastas com adiantamento e o processo em si estão disponíveis no portal da transparência do Município, de maneira clara e objetiva, de fácil acesso para todos os cidadãos palmeirenses’, esclareceu. Conforme informou a gerência do Banco do Brasil durante a reunião, o município de Palmeira é pioneiro em implantar essa operação para adiantamentos de viagens, ficando como referência para a região. O primeiro lote de cartões será entregue aos servidores através das secretarias municipais durante a próxima semana e o segundo lote chegará em aproximadamente 30 dias.


SEXTA-FEIRA, 25 A 28 DE MAIO DE 2018

5

APÓS PASSEATA, PERTO DE 500 PESSOAS SE JUNTAM AOS CAMINHONEIROS

Comércio para em favor dos grevistas Fotos / Renato de Oliveira

Comércio local fecha as portas em apoio aos caminhoneiros Da Redação Na tarde de sexta-feira (26), boa parte dos comerciantes e lojistas da principal rua do comércio de Castro fechou suas portas e saiu em passeata em apoio a greve dos caminhoneiros. Muitas outras pessoas, famílias inteiras também se juntaram e engrossaram as fileiras da passeata, estimada em quase 500 pessoas. A manifestação teve início por volta das 16h30, em frente a agência Banco do Brasil e seguiu em direção a entrada principal de Castro, na rodovia PR-15l, onde os caminhoneiros estão concentrados desde segunda-feira (21). Dezenas de vans também participaram da passeata. Muitos dos participantes estavam vestidos de verde e amarelo e portavam, bandeiras do Brasil, faixas e cartazes em apoio ao movimento de paralisação dos

Manifestantes participaram com faixas e cartazes

Lojistas e apoiadores, encerram passeata no principal acesso a Castro caminhoneiros. No caminho, diversas pessoas fizeram questão de participar. Quem já estava no trajeto, fazia questão de chamar novos integrantes. Na chegada da passeata os manifestantes foram recebidos com aplausos emocionados dos caminhoneiros que estão a cinco dias parados na rodovia. Para seu Antonio Ribeiro que trabalha como caminhoneiro há 35 anos e que está estacionado com seu

caminhão na rodovia desde o primeiro de paralisação, este ato foi muito importante. “Serviu para dar novo ânimo ao nosso movimento que na verdade é de todos nós”, definiu. De outro lado, muitos participantes que iniciaram a passeata na rua do comércio, também fizeram questão de se mostrar solidários a causa dos caminhoneiros. Com 20 anos de profissão, Rafael de Oliveira que vinha de São

Paulo carregado de frangos, se mostrava um pouco preocupado com a carga. “Não sei como está lá dentro (do caminhão), só que está perto do limite. Estou aqui desde de segunda-feira e não saio enquanto isto não se resolver”, destacou. Apoio e insatisfação Para Marioli Simão, presidente do SindiCastro e que marcou presença durante o ato, a

Presidente Temer aciona 'forças federais' na operação para desbloquear rodovias estaduais. Em razão da paralisação, faltam alimentos em supermercados e combustível em postos de gasolina. O transporte coletivo em diversas cidades foi afetado, indústrias pararam atividades e voos começaram a ser cancelados por falta de combustível nos aeroportos. "Comunico que acionei as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos senhores governadores que façam o mesmo." Temer disse que tomou a decisão para evitar desabastecimento generalizado para a população. "Não vamos permitir que a população fique sem gêneros de primeira necessidade. Não vamos permitir que os hospitais fiquem sem insumos para salvar

vidas. Não vamos permitir que crianças sejam prejudicadas pelo fechamento de escolas. Como não vamos permitir que produtores tenham seu trabalho mais afetado", afirmou Temer. O governo vai publicar um decreto na tarde desta sexta-feira para autorizar o acionamento das forças federais. Ainda de acordo com a assessoria, as rodovias devem ser totalmente liberadas. Com isso, caminhoneiros manifestantes não poderão ficar nem no acostamento. Os militares vão poder entrar em caminhões, se for o caso, para retirá-los da via. Os caminhões poderão ser apreendidos e os motoristas, presos. Segundo o governo, a prioridade do desbloqueio é garantir abastecimento de combustível em seis aeroportos e duas ter-

que estava na cabine de seu caminhão e era o terceiro da fila logo após o trevo de Castro e que está parado na rodovia desde segunda-feira (21), a manifestação da comunidade de Castro foi muito importante. Levico é de Ponta Grossa e transporta mudanças. “Foi muito linda a chegada do povo lá na rodovia”, afirmou dona Tânia Queiroz que mora próximo a rodovia onde tem um comércio. “Eu sou a favor da paralisação”, disse , orgulhosa. Um dos momentos altos dessa manifestação, foi quando integrantes da passeata e caminhoneiros, cantaram juntos, o hino nacional, encerrando o ato.

TRANSPORTE COM LINHAS REDUZIDAS

AGUARDANDO PUBLICAÇÃO DE DECRETO

Em pronunciamento no Palácio do Planalto, no início da tarde dessa sexta-feira (25), o presidente Michel Temer determinou que forças federais desbloqueiem estradas, ocupadas por caminhonheiros em greve. A decisão ocorre após reunir-se com ministros para uma "avaliação de segurança" no país, já que a greve dos caminhoneiros persiste, apesar do acordo firmado entre governo e representantes da categoria na noite de quinta (24). Conforme a assessoria do Ministério da Segurança Pública, as forças federais incluem Exército, Marinha, Aeronáutica, Força Nacional de Segurança e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O governo informou que já entrou em contato com governadores, para que as polícias militares também sejam utilizadas

manifestação deu o seu recado. “No que se refere ao comércio local, a situação da paralisação, acaba se refletindo na cidade. Por isso, o comércio, a sua maneira, está demonstrando com este ato, o seu apoio e também a sua insatisfação com o que está acontecendo no país”, observou. “Foi muito bom, tudo o que está acontecendo hoje aqui”, assim definiu Afonso Alves, motorista de Castro que foi levar seu apoio aos companheiros de estrada. Transitando entre os manifestantes, o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Júnior, também marcou presença durante a manifestação. Para Levico Paes , de 54 anos,

melétricas. Entre os aeroportos, estão Brasília, Recife, Congonhas, Confins e Porto Alegre. Minoria radical Temer disse que o governo atendeu aos pedidos dos caminhoneiros, mas, segundo ele, uma "minoria radical" não quis cumprir o acordo. “Atendemos 12 reivindicações prioritárias dos caminhoneiros, que se comprometeram a encerrar a paralisação imediatamente. Esse foi o compromisso conjunto. Esse deveria ter sido o resultado do diálogo”, disse o presidente. “Muitos caminhoneiros, aliás, estão fazendo sua parte, mas infelizmente uma minoria radical tem bloqueado estradas, impedido que muitos caminhoneiros levem adiante o seu desejo de atender a população e fazer o seu trabalho”, completou.

Greve afeta setores e comércio local sente Da Redação Em Castro, no quinto dia de greve dos caminhoneiros, vários setores já começaram a ser afetados de diversas maneiras, como por exemplo o transporte coletivo, limpeza pública e rede de supermercados. Em função da falta de combustíveis, a Viação Cidade de Castro adiantou que pretende promover redução no número de linhas atendidas pela empresa. “Nesta sexta-feira (25), vamos trabalhar normalmente , entretanto já para o final de semana estamos estudando e traçando novos rumos para nossos ônibus. A ideia inicial e tudo vai depender também da continuidade da greve dos caminhoneiros, é fazer remanejamento das linhas e diminuir a cobertura de alguns bairros”, adiantou a gerente administrativa da empresa. Já a coleta de lixo praticada em Castro pela empresa Inova, nos distritos do Abapan, Socavão - “aqueles setores que cruzam as rodovias onde existem

bloqueio dos grevistas, não estamos fazendo cobertura”, adiantou Marilda Iank, do setor administrativo. Isto inclui, também, o bairro Bela Vista cortado pela PR-15l, onde está concentrado um dos pontos de paralisação dos caminhoneiros. Já na área central e outros bairros, tudo segue normalmente e a coleta só será paralisada pela falta de combustível. Já em alguns supermercados da cidade, alguns produtos já começaram a faltar nas gôndolas. Para Lucas Alves de Oliveira, gerente do supermercado Priotto (da Prainha), na quinta-feira (24), no açougue ainda tinha carne vermelha. “Frango e outros produtos do gênero, já acabaram. Leite, temos um pouco no estoque. A padaria é um setor que está abastecido. O setor mais afetado é o de frutas”, destaco Evenilson Cunnighan, gerente do Supermercado Iapó, disse que setores já começaram a passar por desabastecimento. “Carne e gás, vai faltar. Estamos trabalhando só com o estoque", adiantou.

Alimento pode faltar no hospital de Castro Da Redação Em função da greve dos caminhoneiros na rodovia PR-151, setores primordiais de Castro, a exemplo do hospital municipal gerido pela Cruz Vermelha Internacional, começa a ser afteado. Em conversa com a diretora da unidade hospitalar, Eliana Reynaldo, a alimentação de pacientes e até mesmo de funcionários, começa a ser prejudicada. “Em função da greve, os supermercados que normalmente nos atendem, não estão conseguindo fazer a entrega, uma vez que os próprios estabelecimentos estão de certa forma desabastecidos e ainda sem combustível para o deslocamento. Até pelo menos terça-feira (29), temos estoque para nos manter, inclusive com o gás de cozinha”, ressaltou a diretora. Em toda a cidade, o gás de cozinha já está faltando. Já em relação as cirurgias eletivas - aquelas que não tem urgência para serem feitas -, continuam na normalidade. “Isto é possível porque nossa unidade hospitalar não tem um volume alto desse tipo de cirurgia, o que nos garante, inclu-

sive, que estejamos cobertos no que se refere ao oxigênio, uma vez que este item vem sendo entregue normalmente pela distribuidora, sem interrupção”, garantiu a diretora. Na região A situação em hospitais da região tem sido diferente, inclusive com a paralisação dessas cirurgias eletivas. Em Ponta Grossa, já estão sendo transferidas cirurgias que não são consideradas de urgência. O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HUUEPG) já suspendeu as cirurgias eletivas agendadas para a próxima segunda-feira (28). Equipes do Hospital entrarão em contato com os pacientes para avisá-los sobre o adiamento do procedimento. No caso de pacientes de outras cidades da região, já havia comunicado das prefeituras sobre a impossibilidade do transporte dos pacientes até Ponta Grossa. O Hospital da Unimed em Ponta Grossa também decidiu cancelar as cirurgias agendadas para sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28).


6

SEXTA-FEIRA, 25 A 28 DE MAIO DE 2018

PROTEÍNA ANIMAL

Paralisação afeta atividades de carnes Movimento já impacta no setor produtivo de carnes Da Assessoria A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), representando mais de 170 empresas e cooperativas da cadeia produtiva e exportadora de proteína animal em atividade no Brasil, informam que as greves dos caminhoneiros estão impactando diretamente o setor produtivo de carnes em todo o país. Ao todo, 129 unidades produtivas das empresas associadas de carnes bovina, suína e de aves estão paralisadas desde a quarta-feira (23), com previsão de que, até a sexta-feira (25), mais de 90% da produção de proteína anuncio animaljornal seja29,7x26cm_1.pdf interrompida caso a situação não se

normalize, somando mais de 208 fábricas de diversos portes paradas no Brasil. Com os bloqueios nas rodovias, que impedem o acesso dos insumos necessários à produção e impossibilitam o escoamento de alimentos, deixaram de ser exportadas 25 mil toneladas de carne de frango e suínos, o equivalente a uma receita de US$ 60 milhões que deixa de ser gerada para o país. No caso da carne bovina, são cerca de 1200 containers que deixam de ser embarcados por dia. Mais de 85 mil funcionários das indústrias e cooperativas de proteína animal de diversos portes estão com as atividades suspensas nas unidades produtivas. Da mesma forma, os diversos fornecedores de insumos também estão sendo impactados. Os estabelecimentos menores e de cidades pequenas ou regiões metropolitanas – que mantém um ciclo de entrega de produtos a1 cada dois dias – já estão 18/05/18 10:28 com o abastecimento com-

prometido. Essa dificuldade pode atingir os grandes centros nos próximos dias. Além de haver o risco real de desabastecimento, com a paralisação, o setor de proteína animal, que emprega mais de 7 milhões de pessoas e é responsável pela produção de mais de 25 milhões de toneladas de alimento/ano, sofrerá prejuízos incalculáveis. A ABIEC e a ABPA reiteram que o movimento é um direito da categoria, mas reafirmam a importância da manutenção do transporte de alimentos para a população. As consequências já ganharam contornos graves e o setor produtivo entende que é necessário que sejam tomadas as devidas medidas por parte dos governantes para que a situação seja sanada o quanto antes.

Mais de 170 empresas e cooperativas da cadeia, afetadas

EM IRATI E IPIRANGA

FATAEP dialoga hoje com agricultores Da Assessoria Hoje (25), o vice-presidente e secretário de Política Agrícola da FETAEP (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares no Estado do Paraná), Marcos Brambilla, estará em Ipiranga pela manhã e em Irati no período da tarde dialogando com produtores rurais dos municípios e da Região. Os encontros acontecerão na sede dos Sindicatos e terão como propósito discutir o Plano Safra 2018/2019, as políticas de crédito disponíveis para a agricultura familiar e também a atual paralisação dos caminhoneiros por conta dos altos preços dos combustíveis. “Ouviremos do setor de que forma a paralisação está impactando em suas propriedades rurais, no escoamento da produção agrícola, e também repassaremos o posicionamento da Federação diante da paralisação”, comenta, dizendo ainda que para a FETAEP,

apesar dos transtornos causados, o ato dos caminhoneiros torna-se legítimo diante de um cenário cada vez mais abusivo no que diz respeito aos preços dos combustíveis. “Os agricultores também sofrem com esses aumentos, afinal temos os nossos maquinários que dependem do insumo e a sua alta mexe diretamente no nosso lucro”, afirma Brambilla. De acordo com o vice-presidente da FETAEP, o combustível, principalmente o diesel, é essencial para a agricultura. “Afinal nenhum agricultor consegue colocar qualquer insumo em sua lavoura sem ele. Além disso, temos também a colheita e o transporte. Ou seja, está diretamente ligado ao resultado do nosso trabalho, que é o alimento que a gente produz”, afirma. Em Ipiranga e Irati, Brambilla também ouvirá as demandas do setor para o desenvolvimento da cultura do tabaco, que é forte na região, nesta safra.

FALTA DE CHUVAS

Estiagem afeta safra no Paraná Da Assessoria O período de mais de 40 dias sem chuvas entre os meses de abril e maio afetou o desenvolvimento da segunda safra de grãos plantada no Paraná e atrasou o plantio de trigo e outros cereais de inverno. A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento já contabiliza prejuízos com perdas de milho e feijão da segunda safra 2018 da ordem de R$ 1,34 bilhão. A estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgada nesta quintafeira (24), é de uma produção de 36,8 milhões de toneladas, 12% menor que a anterior, que foi de 41,7 milhões de toneladas. Para o diretor do Deral, Francisco Simioni, infelizmente o clima não está favorável ao desenvolvimento da segunda safra de grãos no Estado. O cenário é o mesmo para o trigo e demais cereais de inverno, cujo desempenho está totalmente dependente do clima em que persiste um quadro com chuvas abaixo do esperado.

COMO O AGRONEGÓCIO IRÁ ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS? RESPOSTAS SURPREENDENTES ESPERAM POR VOCÊ NA 2ª DIGITAL AGRO, A MAIOR FEIRA DIGITAL DA AMÉRICA LATINA.

13 e14

• Emerging Mega Trends • Pecuária 4.0 • Agricultura 4.0 • Inovações e Tecnologias Futuras para o Agronegócio

de junho Parque Histórico de Carambeí-PR Av. dos Pioneiros, 4050

VISITE E DESCUBRA�SE DIGITAL Mais informações em:

www.digitalagro.com.br

Apoio:

Realização:


SEXTA-FEIRA, 25 A 28 DE MAIO DE 2018

7

GREVE DOS CAMINHONEIROS

Alegra e Frísia interrompem atividades Divulgação

Todas as atividades estão interrompidas desde a quarta-feira

EM APOIO

Motoristas de vans de Castro param na sexta Da Redação

Da Redação A greve deflagrada pela categoria dos caminhoneiros em todo o país chega ao seu quarto dia de paralisação apresentando reflexos negativos em vários setores e indústrias da região dos Campos Gerais. Em Castro, a Alegra Foods marca de carne suína da intercooperação Unium Frísia, Castrolanda e Capal -, anunciou ainda na quartafeira (23), a interrupção em sua indústria de todas as atividades. Conforme nota oficial “1500 colaboradores serão dispensados em função da impossibilidade de expedição de produto acabado”. O anúncio oficial foi assinado por Ivonei Durigon, Superintendente da Alegra Foods.

Alegra Foods interrompeu todas as atividades de sua indústria

Ainda de acordo com a nota da empresa, as atividades voltarão a sua total normalidade, assim que o impasse da greve chegue ao fim e as rodovias estejam liberadas. A Alegra Foods abate hoje, 3,2 mil suínos por dia e industrializa por mês, 2,5 mil toneladas de carnes. No comércio exterior exporta hoje para 28 países.

Frísia De outro lado, a Cooperativa Frísia também adotou a mesma posição e paralisou suas atividades desde a última quarta-feira. Conforme informações da assessoria de imprensa da empresa, em função da greve, os produtores não estão conseguindo entregar a matéria prima principal e por sua vez a própria a Frísia não está conseguindo escoar a

produção industrializada, uma vez que a rodovia PR-15l, tem diversos pontos de paralisação e com isso os caminhões não estão conseguindo sequer sair do pátio da empresa.

Frísia não consegue escoar a produção industrializada

Em apoio a greve dos caminhoneiros e agora pela falta de combustível nos postos de Castro e da região, a categoria dos motoristas de vans da cidade que trabalham com o transporte escolar, prometem parar já nesta sexta-feira (25). De acordo com Reginaldo de Quadros Castro, na quarta-feira (23), um grupo de mais 70 motoristas de vans decidiram que só iriam fazer o transporte escolar em Castro entre quinta e sexta-feira (25), “depois, vamos parar!" Os pais de alunos que utilizam nosso transporte já estão sendo avisados. Junto conosco, também as vans que transportam universitários também irão paralisar suas atividades. "Da forma que está não dá para continuar”, frisou Reginaldo. “Pense bem, não temos como repassar o aumento do combustível na cobrança da mensalidade e isso pode até nos levar a perder nossos clientes que são os pais dos alunos. Isto afeta tudo, a nós transporte escolar e os próprios caminhoneiros, por isso estamos juntos nesta

greve”, destacou. Reginaldo fez questão de dizer que a população em geral não deve ficar só olhando a luta dos caminhoneiros. “Todos nós temos que aderir, bater no peito e ir junto com eles. A nossa intenção é trabalhar até a sexta, quando então nosso estoque de combustível acaba”, observou. Não muda nada Em relação ao anúncio da Petrobrás que sinalizou redução de 2,3 % no preço do diesel, isto não muda nada. “O que 2% irá influenciar no litro. Minha van, em média, gasta um mil reais por mês de combustível, mais de 200 reais por semana. Isto é inviável, uma proposta sem argumento e não dá nem para falar sobre isso”, desabafou. “Creio que se continuar, o governo irá sentir que esta greve é séria. O povo depende do caminhão para a maioria dos produtos, isso sem esquecer da questão da cobrança do pedágio que é praticada de forma abusiva. Some tudo isto no final do mês para um caminhoneiro'', concluiu.


Classificados a partir de R$ 2,00 SEXTA-FEIRA, 25 A 28 DE MAIO DE 2018

(42) 3232-5148

A forma mais barata de fazer negócio!

LANCER GT R$ 52 MIL Vendo Lancer GT, 164 HP de potência, ano 2014, na cor preta, opção automático e troca de marchas em borboletas. Completo, com kit multimídia, mais teto-solar, câmera de ré. Valor R$ 52.000 (Fipe R$ 56.300). Aceita veículo de menor valor. Tratar no (42) 9 9972-0758.

VENDE-SE TERRENOS RURAIS A partir de 1.000 metros quadrados, a 5 minutos do centro. Tratar diretamente com o proprietário. Fone (42) 9 9852-4227. VENDE-SE CHÁCARA Localidade Campo do Meio, Castro PR, 6km da PR 151, com luz, água, moradia com 200m² e outras benfeitorias. 29 alqueires. Podendo dividir a chácara em duas. Telefone: (42) 99127-9002. VENDO CASA Próximo ao Vivace - Bairro Jardim das Nações. Contendo 2 quartos, 1 banheiro, sala, copa, cozinha e área de serviço. Aceito financiamento. Tratar pelo telefone (42) 9 9993-9068.

VENDE-SE TERRENOS Terrenos de 350 m² a 5.000 m². A partir de R$ 65.000. Direto com o proprietário. Financiamento pela Caixa Econômica, no Minha Casa Minha Vida. Aceito permuta por Chácara. Tratar no fone: (42) 9 9998-5110. VENDO Lote urbano no Jardim das Araucárias. Excelente localização, de esquina com 346 m². Localizado na Rua Adília de Mello Back, quadra 29, lote 1. Contato: Whats (42) 9 9114-4792. VENDO CASAS Próximo ao bairro Santa Terezinha. Valores a partir de R$ 120.000,00. Direto com o proprietário. Telefone (42) 9 8402-6308.

ALUGO CASA FUNDOS DOIS QUARTOS PG Alugo no centro de Ponta Grossa, uma quadra do antigo supermercado Big, duas do Paraguaizinho e Palladium, casa de fundos contendo 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Valor de R$ 600, (já incluso água) mais luz. Sem garagem. Tratar no (42) 9 9972-0758.

VENDE SE 3 salas no Edifício Dona Helena. Em conjunto ou separadamente. Tratar com Imobiliária Imobiliária Prática. Telefone: (42) 3233-7100.

ALUGA-SE CASA Endereço Benjamin Constant n° 100, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, abrigo para carro. Completamente reformada. Telefone: (42) 99997-4454.

VENDE-SE APARTAMENTO EM PONTA GROSSA Excelente localização. 2 quartos, sala, cozinha, lavanderia, banheiro e uma vaga de garagem. Ou troca-se por casa em Castro. Telefone: (42) 99964-8673.

VENDO CASAS NOVAS Vendo casas atrás do Caic, em condomínio fechado, contendo 2 quartos a R$ 130.000,00, e 3 quartos a R$ 150.000,00. Aceito Financiamento. Tratar no telefone (12) 9 9101-1022. VENDE-SE LOTE 200 m² - Jardim Bailly. Telefone: (42) 99964-8673. VENDE-SE LOTES 15X35 E 12X35. Morada do Sol. Telefone: (42) 99964-8673.

BARRACÃO PRÉ MOLDADO USADO Vendo preço ótimo R$ 7.500,00. Medindo 80 m². Barracão usado semi novo. Tratar pelo telefone: (41) 99648-9160.

CRUZADAS

ALUGO QUARTOS Alugo quartos para solteiros e casais, mensalista, no Grande Hotel. Já incluso café da manhã e roupa lavada. Tratar no (42) 3232-4388. LAVAMOS SUA ROUPA Lavamos cobertores e roupas em geral. Interessados, contatar no Grande Hotel, pelo fone 3232-4388.

VENDE-SE BOLA DE AZEVEM Peso 170 à 230 Kg (tipo feno). Valor R$ 90,00 cada bola. Telefone: 42 9 9991-5149.

Áries: Você pode ter ideias incríveis para ganhar dinheiro. Se sentir que pode dar uma guinada na sua carreira, invista.

Libra: Você terá agilidade para resolver as coisas hoje. Bom astral para quem planeja se mudar ou fazer reparos em casa.

Touro: Ótima para fase para fazer cursos e se aprimorar. Com disciplina e organização, você dará conta de todas as tarefas. Viagem pode ter imprevistos.

Escorpião: O diálogo será seu aliado nos relacionamentos. Mesmo que enfrente dúvidas, é com uma boa conversa que vai resolver qualquer questão.

Gêmeos: Sua cabeça pode estar fervendo de ideias ou preocupações. Desabafar com alguém de confiança pode ser bom. Use a criatividade para resolver as coisas no serviço.

Sagitário: Mercúrio dará mais agilidade e criatividade para você no emprego. Só evite misturar amizade com dinheiro: pode ter problemas. Ofereça apoio e companheirismo.

Câncer: Bom momento para firmar uma sociedade com alguém de confiança. Priorize as tarefas que tem mais experiência. Pode enfrentar divergências entre a família.

Capricórnio: O céu aconselha a não se indispor com chefes ou autoridades. Será mais fácil conseguir o que quer com carisma, criatividade e bom humor.

Leão: Inteligência e raciocínio rápido ajudarão você a se destacar em tudo que fizer. É hora de mergulhar na profissão e correr atrás dos seus ideais.

Aquário: Você vai se sentir atraído(a) por tudo possa abrir a sua mente ou novos horizontes para sua vida. À noite, talvez prefira ficar em casa para descansar.

Virgem: Pode ganhar uma boa grana com moda, artesanato e bijuterias. Viagem e diversão estarão com tudo, mas controle bem os gastos. Se seu namoro é à distância.

Peixes: É bem provável que você tenha que mudar alguns planos ao longo do dia. Encare os desafios como oportunidades e mostre que sabe se adaptar a qualquer situação.


SEXTA-FEIRA, 25 A 28 DE MAIO DE 2018

9

OPERAÇÃO 'TOKEN'

Quadrilha desviou mais de R$ 1,2 mi Divulgação

Mandados também foram cumpridos em Ponta Grossa Da Assessoria Uma sofisticada e estruturada quadrilha suspeita de invadir contas bancárias e desviar recursos foi presa na quinta-feira (24) em uma operação batizada de “Token”, deflagrada pelo Núcleo de Combate aos Ciber Crimes (Nuciber) da Polícia Civil do Paraná. Sete pessoas já foram presas e outras cinco estão foragidas – a polícia sabe que duas delas estão na Europa. A Polícia Civil do Paraná já fez contato com autoridades federais para tomar as devidas providências. No Paraná, foram cumpridos mandados em Ponta

Sete pessoas foram presas e outras cinco estão foragidas

Grossa, Curitiba, São Jose dos Pinhais e Pinhais. Com os detidos, a polícia apreendeu mais de R$ 100 mil em dinheiro, cheques, uma máquina que imprimir

cartões, máquinas caça-níqueis, celulares, computadores, relógios e carros de luxo, como um Posche Cayene, um Audi Q5 e um Audi A4. A ação policial aconteceu

DURANTE ASSALTO EM BANCO

EM PONTA GROSSA

Família de funcionário vira família Da Assessoria Jaguariaíva Rendido quando chegava em casa por volta das 18h20 de quartafeira (24), um funcionário de agência bancária de Jaguariaíva, foi tomado como refém por dois homens armados que faziam parte de uma quadrilha de assaltantes e mantido em cárcere até a manhã de quintafeira (25). Enquanto a família dele era mantida como refém, um deles levou o funcionário até a entrada de uma estrada rural, onde se encontraram com cerca de oito homens também arma-

dos com fuzis. Conforme o relato da vítima aos policiais, horas depois todos voltaram até a casa da vítima e permaneceram durante a madrugada tentando extrair todo tipo de informação sobre o funcionamento da agência. Ameaçando as vítimas, eles descobriram o número de funcionários, o horário de abertura do cofre e como funcionava o esquema de segurança do local. No início da manhã, por volta das 8 horas, um grupo deixou a casa e dois deles foram com o funcionário até a agência, enquanto outros dois permane-

ceram no carro da família com os outros reféns. Os criminosos entraram no banco, renderam os seguranças, e roubaram as armas de fogo dos vigilantes. Duas horas depois, saíram do banco com duas malas de dinheiro e fugiram no veículo da vítima, levando os reféns. Pouco tempo depois, as vítimas foram abandonadas no Distrito Industrial e os bandidos fugiram em outro carro. Ninguém ficou ferido durante a ação. Viaturas da região foram acionadas para realizar buscas, mas ninguém foi preso. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.

EM CASTRO

Ladrões roubam casa e são presos Divulgação

Da Redação Em operação da polícia militar de Castro, durante a semana, foram presos dois elementos que praticaram roubo em uma casa de doces na região central, próximo à prefeitura. As equipes estavam fazendo patrulhamento na região central quando foram informados pelo plantão via 190 que dois elementos teriam acabado de praticar um roubo e que estariam armados. Diante dos fatos iniciou-se um cerco, com uma das viaturas postada nas proximidades da prainha, a segunda equipe na região da Vila Santa Cruz e a terceira equipe próximo a linha férrea. A equipe da Vila Santa Cruz

Divulgação

avistou os elementos, e deu voz de abordagem. Durante a busca pessoal foi encontrado aproximadamente duzentos reais. A arma que teria sido utilizada na prática do crime,

não foi localizada. Após reconhecimento das vítimas foi dada voz de prisão aos elementos e encaminhados para a delegacia para lavratura de auto de prisão em flagrante.

deixados na casa, o que poderia comprovar a comercialização da droga. Nova denúncia de populares informava que durante a tarde de terça-feira, o rapaz apontado como suspeito havia deixado o local para tentar comercializar a droga. Uma equipe foi até o local e avistou o rapaz que carregava três buchas de maconha já prontas para a venda e R$ 69 em dinheiro. Mais drogas Na residência apontada nas denúncias a PM encontrou uma

sacola plástica com três blocos grandes e três pequenos da mesma substância, além de outras três buchas já preparadas para comercialização, totalizando 790 gramas da droga. No local foi apreendido, ainda, um aparelho televisor de 32 polegadas, um celular e diversos objetos de origem suspeita. Durante a prisão, os policiais constataram que mensagens com pedidos de compra da droga não paravam de chegar ao celular do rapaz. Ele foi preso e encaminhado para a DP.

Rapaz é morto a tiros em Tibagi Da Redação

Droga estava escondida em um saco de ração Da Assessoria Ponta Grossa - Na tarde de quinta-feira (24), a Guarda Municipal de Ponta Grossa apreendeu 24 quilos de maconha. A droga estava no interior de um saco de ração que teria sido descartado por duas pessoas próximo a um matagal, na vila Francellina. A apreensão aconteceu

Da Redação

Traficante é preso em Piraí do Sul Piraí do Sul - Jovem de 21 anos foi preso por policiais militares de Piraí do Sul no começo da noite de terça-feira (22), suspeito de tráfico de drogas na cidade. De acordo com o boletim policial, o suspeito agia entre os bairros Cristo Redentor e Jardim Benevenuto Antunes Dalcol. Denúncias anônimas levaram a polícia até uma residência no Cristo Redentor. Neste local, muitas pessoas chegavam com objetos que eram

GM apreende maconha no bairro de Uvaranas

durante patrulhamento da GM na região de Uvaranas. Os guardas flagraram dois suspeitos em um terreno baldio. Ao perceberem a viatura, eles jogaram fora o saco e pularam muros de várias residências. A dupla conseguiu fugir. No saco de ração, a GM encontrou 45 tabletes de maconha. A droga foi conduzida à delegacia e ninguém foi preso.

Dupla assalta loja em PG

Dois elementos foram presos após roubar uma casa de doces

bancárias. A organização criminosa já desviou comprovadamente mais de R$ 1,2 milhão. A suspeita é que mais de 30 vítimas tenham caído no golpe e o prejuízo pode chegar a dezenas de milhões. O delegado do Nuciber que coordenou a operação, Demétrius Gonzaga de Oliveira, explica que estes recursos foram usados das mais diferentes formas, desde o pagamento de contas e multas, até para comprar carros de luxo. A quadrilha agia há pelo menos quatro anos e o delegado acredita que mais vítimas devem aparecer. “Esta foi a primeira fase da operação. Com os depoimentos e a análise do material apreendido, outras linhas investigativas permitirão a deflagração de novas ações da polícia, destinadas a alcançar criminosos que agem indiretamente para a quadrilha”, explicou o delegado.

HOMICÍDIO NA QUADRA

NA NOVA RÚSSIA

NO CRISTO REDENTOR

Da Redação

em quatro estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram expedidos 25 mandados judiciais, 12 deles de prisão e 13 de busca e apreensão. Um dos

mandados foi cumprido em uma cobertura de 480 metros quadrados na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, avaliado em cerca de R$ 8 milhões. Interior de São Paulo Durante mais de dois anos policiais do Nuciber investigaram a quadrilha. Eles descobriram que, de forma fraudulenta, os criminosos obtinham dados bancários dos clientes e de posse destas informações faziam contato com as vítimas, solicitando que entrassem em sites falsos para fazer uma atualização do sistema. Uma das formas de enganar os clientes era através dos tokens, disponibilizados pelas instituições bancárias para fazer movimentações financeiras. Por isso o nome da operação. No momento em que colocavam os dados, os criminosos copiavam as informações bancárias e começavam imediatamente a fazer transações

Ponta Grossa - Na quarta-feira (23), uma loja localizada no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa, foi alvo da ação de dupla de bandidos. Um deles, armado de um revólver, rendeu o funcionário que estava no caixa da loja e depois de pegarem dinheiro, um aparelho celular e ainda uma pequena caixa de som,

deixaram o local e fugiram tomando rumo ignorado. Toda a ação foi registrada por volta das 17h30, na avenida Senador Flávio Carvalho Guimarães. A polícia militar foi acionada e passou a fazer buscas na região, mas não logrou êxito em localizar os assaltantes e a ocorrência foi repassada para a policia civil que agora investiga mais este assalto.

AÇÃO CRIMINOSA ACONTECEU DIA 5

Civil prende suspeito de roubo a supermercado Na sexta-feira (25), a Polícia Civil logrou êxito na prisão de C.C.R, de 32 anos de idade. Ele é suspeito de roubo, com o emprego de arma de fogo a um supermercado localizado na Vila Rio Branco. O roubo aconteceu no dia 5 de maio, e imediatamente a Polícia Civil iniciou as investigações para identificar o autor. Com a ação rápida da Polícia Civil e do Poder Judiciário, foi expedido Mandado de Prisão em desfavor do suspeito. Segue as investigações para apurar se mais suspeitos estão envolvidos nessa ação criminosa.

Divulgação

Civil age e prende suspeito

Tibagi - Rafael Bueno Proença, de 19 anos, foi morto por três disparos de arma de fogo em Tibagi. Dois deles acertaram as costas e um outro a face esquerda. Um terceiro tiro atingiu o braço direito. O homicídio foi registrado na primeira meia hora de quintafeira (24). De acordo com o boletim policial, o plantão recebeu uma ligação anônima que havia ocorrido um homicídio na quadra de esportes da vila São José. Uma equipe foi até o local indicado e encontrou a vítima já caída próximo a um barranco, já sem sinal de vida. Junto ao corpo estava um facão. Os policiais fizeram o isolamento do local e acionaram o Instituto Médico Legal de Ponta Grossa e a polícia civil de Tibagi. Na mão esquerda de Bruno Rafael, a polícia descobriu uma bucha de substância análoga a cocaína. A família da vítima que esteve no local, foi orientada quanto aos procedimentos e o corpo encaminhado para o IML de Ponta Grossa. A polícia, agora, investiga a motivação do crime e faz diligências para encontrar o autor ou autores desse homicídio registrado em Tibagi.

EM SENGÉS

Rapazes com mandados de prisão acabam detidos Equipe policial, em patrulhamento, abordou dois indivíuos em atitude suspeita. Na operação foi identificado o rapaz de 29 anos e constatado mandado de prisão em seu desfavor, expedido pelo Fórum de Sengés. O outro abordado, um rapaz de 21 anos, dificultou sua identificação, mentindo seu nome. Na sequência, também acabou sendo identificado, tendo contra ele um mandado de prisão, dessa vez expedido pelo Fórum de Itararé (SP). Diante aos fatos, os envolvidos foram encaminhados à delegacia de polícia civil, sendo lavrado termo circunstânciado em desfavor do jovem de 21 anos por falsa identidade.


10

VENHA TRABALHAR COM A GENTE!

Sexta-Feira, 25 a 28 de Maio de 2018

Poema da Purificação Depois de tantos combates o anjo bom matou o anjo mau e jogou seu corpo no rio. As água ficaram tintas de um sangue que não descorava e os peixes todos morreram. Mas uma luz que ninguém soube dizer de onde tinha vindo apareceu para clarear o mundo, e outro anjo pensou a ferida do anjo batalhador.

O Método Supera Ginástica para o Cérebro está chegando em Castro - Pr e estamos buscando profissionais de alta performance para fazer

parte do nosso time.““Perfil Educador:“- Acima de 20 anos, e “Perfil Consultor de Vendas:“- Acima de 18 anos. “Aos interessados cadastrar o currículo em metodosupera. com.br/trabalhe-conosco e/ ou envie para o email castro@ metodosupera.com.br assunto: CV Educador nome ou CV Consultor de Vendas nome“. Boa Sorte!

Divulgação

Carlos Drummond de Andrade

A lindinha Rafaela Ramos completou seu primeiro aninho no dia 17, para alegria dos pais Everton e Elizabeth Ramos, da Ler Papelaria, de Carambeí Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Ambiente agradável e boa comida, em um ambiente de qualidade, são os principais ingredientes do Empório Castroville, um novo conceito para Castro. Na foto Giovana Quadros, ladeada pelas empresárias Kellen Ziem e Laine Gaino

Patricia Busch, no Palácio Schönbrunn, residência da então princesa Leopoldina, em Viena, até ela casar com D. Pedro

Divulgação Divulgação

Níver José Lourival Diniz comemorou mais um aniversário nessa terça-feira (22). São 63 anos. “Homenagem de seus familiares".

Ainda em tempo de felicitar a bela Ana Rabbers Reichardt que aniversariou na terça-feira (22)

25/05

Luciana Antunes Westphal, Ana Bueher, Cibeli Machado, Douglas Eduardo, Emilene Oliveira, Gabriela Bueno, Josnei Mello, Letícia Dobbis Telles, Lucia Dinnies Santos, Manoel Mateus Wisnievski Marcos R. Pusch Bertolini Paulo Roberto Nocera Roland Rodolfo Rutyna Vanessa F. Aiçar de Sus Willen Alessandro

26/05

Ana Maria Pinheiro, Angela Cristiane, Armando Tomazzoni, Bianca de Almeida Rocha, Dieni Bueno, Jefferson Araujo Bavoso, Jussara Ikeda R. de Paula, Maristela Holowchak Montagna, Ronaldo Biassio, Emerson Napoli Caravalho, Renata Padilha Napoli, Tanaiani Cunnigann, Yara de Paula Pietrobelli,

27/05

Patrick Benke, Cintya Félix Doin, Eduardo Cardoso Amato, Roberta Padilha, Thais Schihomi Hashiguchi,

28/05

Amauri Tomazzoni, Beto Farias, Danton Carlos Kiel, Elenise Ramos, Geovana Sleutjes Geisler, Helena Martins Caneparo da Fonseca, Juliano Koch Mendes, Marilda Czelusniaki Sanson, Marcos Ribas, Matheus Martins, Stefani Esser, Tarcis Junior

Domingo (27) é a radiante Tati Kawasaki que festeja seu aniversário. Felicitações!

Quem aniversariou nessa quinta-feira (24) foi Fernanda Diniz, 17anos. As felicitações são da tia Joselane Diniz

Amanhã (26) quem recebe as atenções por mais um ano é Ricardo Olsen de Carvalho


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.