3 minute read

Camada de rocha derretida é encontrada sob placas tectônicas da Terra

Camada recém-identificada está localizada a 161 quilômetros abaixo da superfície terrestre; descoberta pode ajudar nos estudos sobre terremotos

Pesquisadores detectaram uma camada desconhecida de rocha parcialmente derretida sob a crosta terrestre. A descoberta pode ajudar os cientistas a aprender mais sobre os movimentos das placas tectônicas da Terra, que não apenas criam montanhas e terremotos, mas também contribuem para formar ambientes com as condições químicas e físicas certas para sustentar a vida na Terra primitiva. A camada mais externa do nosso planeta é a crosta – na qual vivemos – e abaixo dela estão o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. Os oceanos e continentes do mundo ficam em 15 blocos principais que se movem e mudam, chamados de placas tectônicas, que compõem a crosta inferior e o manto superior. A camada derretida recém-identificada está localizada a 161 quilômetros abaixo da superfície da Terra. Esta camada é uma parte da astenosfera, que fica abaixo das placas tectônicas. A astenosfera existe como uma camada macia de rocha sólida, mas maleável, que pode fazer com que as placas tec- tônicas se movam e se desloquem. Os pesquisadores se perguntam quais fatores tornam a astenosfera macia e consideram as rochas derretidas como parte da equação. Embora o interior da Terra seja em grande parte sólido, as rochas podem mudar e se mover lentamente ao longo do tempo. Junlin Hua, pós-doutorando na Jackson School of Geosciences da Universidade do Texas, em Austin, estava estudando imagens sísmicas do manto da Terra localizado abaixo da Turquia para sua pesquisa de doutorado quando avistou sinais de rocha parcialmente derretida. Ele começou seu trabalho em 2020, enquanto estudante de doutorado na Brown University. Os cientistas já haviam visto partes dessa camada rochosa e pensaram que fosse uma anomalia, mas Hua e seus colegas pesquisadores encontraram evidências de que ela tinha uma presença mais ampla. A equipe de pesquisa confirmou que a astenosfera é composta por rochas sólidas e derretidas e que, embora a rocha posteriormente esteja parcialmente fundida, ela não contribui para o movimento das placas nem facilita o movimento delas.

Advertisement

O que são falhas geológicas e quando causam terremotos?

A Turquia sofre demais com terremotos, e frequentemente ouvimos que isso ocorre porque ela tem diversas falhas geológicas. Mas o que é uma falha e por que ela está associada a terremotos? “Tão rápido quanto unhas crescendo é nessa velocidade que as placas se mexem.” Jessica Hawthorne está falando sobre as cerca de 15 grandes lajes de rocha conhecidas como placas tectônicas que, juntas, compõem a ca- mada mais externa da Terra. A professora do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Oxford estuda a mecânica dos terremotos e explica a relação deles com as falhas. Embora elas se movam muito lentamente uma em relação à outra (apenas alguns centímetros por ano), um movimento brusco ou deslizamento pode liberar grandes quantidades de energia, fraturando a rocha e provocando um terremoto. Isso acontece relativamente perto da superfície, porque a rocha mais quente.

Videogames “fitness” podem ser boas alternativas para a fisioterapia

Pesquisadores descobriram que videogames que promovem a atividade física são mais eficazes para melhorar o equilíbrio do que as formas tradicionais de fisioterapia. Jogos do tipo ajudariam a “produzir melhorias no equilíbrio postural e melhor manutenção da postura”, sendo benéficos para diversas partes da população. Os estudiosos revisaram e analisaram milhares de trabalhos que focam em videogames ativos – jogos que promovem o movimento como Wii Fit e Just Dance. Os participantes dessas pesquisas tinham idades variadas, desde 3 anos até idosos quase centenários – com 41,1% delas sendo focadas exclusivamente na terceira idade. Na elaboração do seu próprio artigo, os pesquisadores se voltaram para pesquisas que abordavam especificamente o equilíbrio e a postura, totalizando mais de cem textos. Por fim, acharam evidências claras de que esses videogames “forneceram um efeito positivo significativo no desempenho do equilíbrio”. A equipe também descobriu que a incorporação desses videogames em tratamentos teve o maior efeito em crianças e em adultos mais velhos.

Elas vão integrar a equipe que disputará o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16

A excelente campanha do vôlei feminino do Barueri Esporte Forte em 2022 repercutiu favoravelmente no meio esportivo estadual: sete atletas campeãs das equipes Sub-14 e Sub-15 foram pré-convocadas para a seleção paulista Sub-16. Elas vão integrar a equipe que disputará o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 (Divisão Especi- al) a ser realizado de 13 a 18 de março na sede da Confederação Brasileira de Vôlei em Saquarema (RJ). A comissão técnica formada por Nathália Monteiro Fraga (ADC Bradesco) e pela assistente Daniela Berto Arosti (Clube Paineiras do Morumby) definiu a convocação das seguintes atletas que atuam ou já atuaram em Barueri: - Eduarda Sabino