11 minute read

Sensores de balão chinês abatido são recuperados no Atlântico pelos EUA

O Comando Norte da Marinha dos Estados Unidos confirmou ter encontrado “destroços significativos no local

Os sensores do primeiro balão chinês abatido em 4 de fevereiro sobre águas territoriais norte-americanas foram recuperados do Atlântico. O Comando Norte da Marinha dos Estados Unidos confirmou ter encontrado “destroços significativos no local, incluindo todos os sensores prioritários e peças eletrónicas identificadas”, incluindo um fragmento de nove a 12 metros que corresponde à antena do balão. O equipamento visível, que incluía antenas, “era claramente para vigilância de inteligência e inconsistente com o equipamento a bordo dos balões meteorológicos”, disse o Departamento de Estado. Desde o dia 4 de fevereiro e o abate do primeiro equipamento, houve pelo menos mais três incidentes, incluindo um abatido no domingo (12) sobre o Lago Huron, no estado do Michigan, viajando a uma altitude tão baixa – 12 mil metros – que representava risco para o tráfego aéreo civil. Os balões não representavam “nenhuma ameaça direta para as pessoas no solo”, mas foram destruídos “para proteger nossa segurança, nossos interesses e segurança de voo”.

Advertisement

Os investigadores acreditam que a maior parte dos componentes eletrônicos continua espalhada no fundo do oceano.

Desabrigados viram o foco de atenção após terremoto devastador na Turquia e Síria

A Rússia agora controla faixas das regiões de Kherson e Zaporizhia, no sul, incluindo sua usina nuclear, quase toda Luhansk e mais da metade de Donetsk, incluindo a capital regional. Apesar de não controlar totalmente nenhuma das quatro regiões, Moscou afirma ter anexado todas elas. Forças russas bombardearam tropas ucranianas e cidades ao longo da linha de frente na região de Donetsk, nesta terça-feira, no que pareciam ser as primeiras salvas de uma nova ofensiva, enquanto aliados ocidentais se reuniam em Bruxelas para planejar o aumento de suprimentos de armas para o governo de Kiev. A cidade de Bakhmut, em Donetsk, alvo principal do Exército invasor do presidente russo, Vladimir Putin, estava em uma posição precária. – Não há um único metro quadrado em Bakhmut que seja seguro ou que não esteja ao alcance do fogo inimigo ou dos drones – disse o governador regional Pavlo Kyrylenko à emissora nacional da Ucrânia. Ele afirmou que a artilharia russa estava atin- gindo alvos ao longo das linhas de frente em Donetsk, que junto com a região de Luhansk compõe Donbas, o coração industrial da Ucrânia e um dos principais objetivos dos russos. Com a aproximação do primeiro aniversário da invasão, o Kremlin tem intensificado as operações em uma ampla área do sul e leste da Ucrânia, e uma grande nova ofensiva foi amplamente antecipada.

Centenas de milhares de desabrigados continuam passando fome e frio na Turquia e Síria, onde as autoridades tentam enfrentar o grave desastre humanitário provocado pelo terremoto que deixou mais de 35.000 mortos. Mais de uma semana depois do terremoto de 7,8 graus de magnitude, as esperanças de encontrar sobreviventes nos escombros são mínimas e a atenção se concentra agora em fornecer alimentos e refúgio aos desabrigados. De acordo com o governo turco, quase 1,2 milhão de pessoas estão alojadas em campi universitários, mais de 200.000 barracas foram instaladas e 400.000 vítimas foram retiradas de áreas devastadas. A catástrofe de 6 de fevereiro também tem consequ- ências consequências psicológicas entre a população. Serkan Tatoglu conseguiu salvar os quatro filhos do violento terremoto que destruiu sua casa no sudeste da Turquia. A família está em segurança no momento, mas a filha de seis anos não para de perguntar: “Papai, nós vamos morrer?”, conta à AFP o homem de 41 anos. Apenas na Turquia, pelo menos 574 crianças resgatadas dos escombros ficaram sem família, segundo o vice-presidente do país, Fuat Oktay. Apenas 76 foram reunidas com suas famílias novamente. Uma psicóloga voluntária que trabalha em um centro de ajuda na província de Hatay (sul) disse que vários pais procuravam desesperadamente os filhos desaparecidos. “Recebemos milhares de ligações sobre crianças desaparecidas”, disse Hatice Goz. “Mas se a criança ainda não fala, a família não consegue encontrá-la”. Mais de sete milhões de crianças foram afetadas pelo terremoto nos dois países, afirmou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Nova Zelândia declarou estado de emergência nacional pela terceira vez em sua história, após o ciclone Gabrielle atingir a Ilha Norte com ventos e chuva, derrubando a energia de dezenas de milhares de casas. Rajadas de vento de mais de 140 quilômetros por hora foram registradas ao longo da costa, com ondas de aproximadamente 11 metros de altura na Baía das Ilhas, segundo o Serviço Meteorológico da Nova Zelândia. O primeiro-ministro Chris Hipkins disse que a escala total do desastre só se tornou aparente quando o país. “Com um evento do tamanho e da escala que vimos nas últimas 24 horas, o que temos a fazer é garantir que estamos lidando com as necessidades mais urgentes em todo o país o mais rápido possível”, disse ele a repórteres. O ciclone é o segundo evento climático significativo a atingir Auckland e a parte superior da Ilha do Norte em apenas algumas semanas. No mês passado, Auckland e arredores foram atingidos por chuvas recorde que provocaram inundações e mataram quatro pessoas. Este último desastre é o terceiro estado de emergência nacional após o terremoto de Christchurch em 2011 e a pandemia de Covid em 2020.

Relações bilaterais foram discutidas entre Brasil e Croácia

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi recebido em Zagreb, pelo primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković. Segundo nota do Itamaraty, no encontro, que durou cerca de 40 minutos, foram abordados entre outros temas, as relações bilaterais, com possibilidades de ampliar os fluxos do comércio. Os dois trataram do processo de acessão dos dois países à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Tanto o Brasil quanto a Croácia participam no momento do processo para se tornarem membros da organização. Além do encontro com o primeiro-ministro, Vieira também participou de uma reunião de trabalho na Chancelaria croata, onde foi recebido pelo Chanceler Gordan Grlić Radman. Na ocasião, foram assinados acordos bilaterais nas áreas de cultura e educação.

O Ministro será recebido pelo presidente da Croácia, Zoran Milanović. Na semana passada, Vieira esteve nos Estados Unidos, como parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde participou do encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, em Washington. A reunião, segundo a presidência, marcou a retomada das relações entre os dois países, que em 2024 vão completar 200 anos de diplomacia.

Prefeitura de Barueri investe em grandes obras para conter enchentes

Com mais de 80% das obras concluídas, o piscinão ao lado da estação ferroviária do Jardim Silveira já está em funcionamento, evitando alagamentos na região central da cidade

Tamboré, na construção de um túnel para ajudar a escoar as águas da chuva naquela região”, relata Piteri.

A Prefeitura de Barueri vem acelerando as obras na cidade para conter as enchentes, ainda que o regime de chuvas neste ano esteja bem acima do registrado em anos anteriores. Com mais de 80% das obras concluídas, o piscinão ao lado da estação ferroviária do Jardim Silveira (linha 8 – Diamante da CPTM) já está em funcionamento, evitando alagamentos na região central da cidade. O sistema de bombas hidráulicas usado para conter o excesso de água do rio Barueri-Mirim já vem sendo usado parcialmente sempre que necessário. Depois de totalmente pronto, o piscinão terá cerca de 24 mil metros quadrados de área e aproximadamente 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. Esse reservatório deverá ser capaz de reter mais de 200 milhões de litros de água. Os beneficiados dessa grande engenharia são os estabelecimentos ao longo do Boulevard, no Centro da cidade, onde o Barueri-Mirim é canalizado. Para o secretário de Obras, Beto Piteri, a Prefeitura não tem poupado esforços para diminuir substancialmente os alagamentos na cidade. “Estamos quase finalizando esse reservatório ao lado da estação ferroviária, estamos ainda com obras em um outro piscinão próximo do complexo esportivo do Jardim Silveira para contenção das águas do córrego Laranja Azeda, e ainda com 60% das obras já feitas no

Reservatório no Laranja Azeda Também próximo ao reservatório da estação ferroviária, o piscinão do córrego Laranja Azeda terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água em caso de chuvas torrenciais, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região da via – divisa com a vizinha Jandira. De acordo com Ronaldo Dantas de Lima, diretor da Coordenadoria de Obras Viárias e Hídricas da Secretaria de Obras, foi construída a primeira cortina (“parede de contenção”) para em seguida começar a escavação vertical do reservatório, que depois de pronto terá profundidade de 24,5 metros. O terreno do reservatório localiza-se na avenida Alziro Soares.

Túnel liner

Na região do Tamboré, um túnel para canalização e drenagem de águas da chuva está sendo construído com cerca de 60% da obra já executada. O túnel compreende uma extensão de um quilômetro, que vai da alameda Araguaia até a avenida Piracema. Depois de pronto, a água será escoada diretamente para o rio Tietê, contando com uma ligação já existente no local. Trata-se de um sistema de construção “não destrutível”, do chamado “túnel liner”, executado a cerca de seis metros abaixo do nível da rua.

A Prefeitura de Barueri está reformando o Centro de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL João

Ricardo Pelúcio Rosa

A obra está sendo realizada pela Secretaria de Obras de Barueri

Pensando em dar mais qualidade no atendimento aos munícipes, a Prefeitura de Barueri vem implementando uma série de melhorias estruturais no Centro de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL João Ricardo Pelúcio Rosa, localizado na rua Honduras, s/n, no bairro do Engenho Novo. A reforma está sendo realizada desde dezembro de 2022 pela Secretaria de Obras de Barueri. Os reparos e melhorias estão sendo realizados nos espaços de convivência, salas de aula e ambientes de lazer e recreação. Como a unidade é ampla, os cursos e atividades continuam sendo ministrados sem interrupção. Atualmente, a Prefeitura Municipal de Barueri mantém seis Centros de Capacitação Profissional e Lazer, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social - SADS, em parceria com o Instituto Ânima. Além da unidade que fica no Engenho Novo, há outras localizadas no Parque dos Camargos, Jardim Paraíso, Jardim Califórnia e duas no Parque Imperial. São equipamentos públicos que proporcionam qualificação profissional, convivência comunitária, vivências artísticas e culturais, além de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades. Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer – CCPL de Barueri oferecem mais de trinta opções

Prefeitura de cursos e atividades, que incluem certificado de conclusão e material didático. Tudo gratuitamente. Os interessados podem se inscrever em uma de nossas unidades ou entrando em contato pelo nosso WhatsApp (11) 4382-4684. Mais informações no site: www.ccplbarueri. com.br.

Prefeitura de Carapicuíba realiza Carnaval da Família na Praça da Aldeia

Alguns dos elementos que demonstram a qualidade de uma gestão são suas certificações e prêmios. Diante disso, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio dos serviços públicos que são oferecidos à população parnaibana, recebeu uma das qualificações mais importantes para as organizações: a certificação ISO 9001:2015, que certifica padrões de um modelo de gestão de qualidade. Após um longo processo, duas secretarias foram contempladas com a ISO. A Secretaria da Casa Civil, que atendeu os requisitos de prestar atendimento ao munícipe no encaminhamento de suas solicitações aos setores de protocolo, expediente, ouvidoria e homologação, direcionando as necessidades às Secretarias da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, e ao Departamento de Iluminação Pública. Agregando uma política de qualidade baseada nas legislações vigentes a partir do aprimoramento, e melhoria contínua de todos os seus processos. A outra contemplada foi a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI), por prover a melhor infraestrutura Tecnológica da Informação, por meio da gestão da inovação, englobando desenvolvimento de soluções informatizadas e gestão dos processos operacionais (Service Desk, infraestrutura de rede e telefonia, implantação de infraestrutura e Data Center) a fim de prover as atividades das secretarias, que tem a missão de inovar, desenvolver, implementar, disponibilizar e dar suporte às soluções informatizadas em atendimento às necessidades advindas de acordo com as legislações vigentes, por meio de melhoria contínua e aprimoramento dos serviços. Para a população os principais benefícios são a padronização, melhoria nos processos e maior confiabilidade nos serviços públicos com qualidade e excelência.

Festa do Peão 2023 de Jandira receberá Bruno & Marrone, Murilo Huff, Gustavo Mioto e muito mais

Evento acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro e terá música ao vivo, artesanato gastronomia e brinquedos infláveis A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza o Carnaval da Família, nos dias 20 e 21 de fevereiro, na Praça da Aldeia, das 10 às 21 horas. O evento contará com alguns espaços de artesanatos, gastronomia e brinquedos infláveis, além de uma programação especial. Confira:

Dia 20/2 (segunda-feira) - das 10 às 21 horas Aula de Zumba, Leon e Banda, Maracatu da Oca, Grupo Mulekagem.

Dia 21/2 (terça-feira) - das 10 às 21 horas. Aula de Zumba, Bloco Chama o

Serviço:

Carnaval da Família

Dias: 20 e 21 de fevereiro

Das 10 às

Após mais de 10 anos sem nenhuma edição, Jandira receberá, no próximo mês, a 23ª edição da Festa do Peão da cidade, no período de 09 a 12 de março. Para dar início à festividade, foi realizada uma festa de lançamento, ocorrida no último dia 1º, onde autoridades e empresários da região celebraram o retorno do tradicional evento. A festa acontecerá na Praça de Eventos e contará com camarotes decorados, praça de alimentação, rodeio, baile da rainha, queima do alho, shows diversificados e muitas atrações. Confira a programação completa: 09/03 (quinta-feira):

Bruno & Marrone; 10/03 (sexta-feira):

Murilo Huff; 11/03 (sábado): Gustavo

Mioto e Yasmin Santos; 12/03 (domingo): Eduardo Costa.

Ingressos com, com ingressos disponíveis a partir de R$5,00. Em caso de dúvidas e/ ou informações referentes ao camarote, entre em contato pelo número (11) 93030-5505.

As vendas estão liberadas e há diversas maneiras para adquirir o ingresso. É possível doar 1kg de alimento não perecível no Jandira Plaza Shopping a partir da próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, e trocar pela entrada ou então garantir através do site seoingresso.

Ação beneficente

Todos os alimentos e valores dos ingressos solidários arrecadados serão revertidos ao Fundo de Solidariedade, com o intuito de auxiliar as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Rainha do Rodeio

Estão abertas as inscrições para a “Rainha do Rodeio”. Elas podem ser realizadas na Secretaria de Comunicação (Rua Elton Silva, 1.000 - Centro) ou no próprio escritório do evento (Rua Carmine Gragnano, 108 - sala 4).

Realização: Roberto Ribas Eventos & Shows, sob o apoio da Prefeitura de Jandira, Sulmetal Equipamentos Industriais e Câmara Municipal de Jandira. É possível acompanhar tudo sobre a 23ª edição da Festa do Peão de Jandira pelo Instagram @festadopeaojandiraoficial.

Infância e Juventude da prefeitura de Osasco faz campanha de conscientização no carnaval

A Secretaria Executiva da Infância e Juventude (SEIJ), da Prefeitura de Osasco, realiza uma campanha de conscientização durante o carnaval para os blocos de rua do município, que consiste em frases que fazem referência ao respeito, diversão e limites. Além das orientações, diversas “praguinhas” (adesivos colantes redondos, tradicionalmente usados em campanhas diversas), são distribuídas aos participantes durante os desfiles. Frases como: “Não é não”, “Meu corpo, minhas regras”, “Meu padrão de beleza é ser feliz”,

“Respeita as minas!”, “Não existe idade para diversão”, “Eu me visto para mim, não para te provocar” e “Se beber, não dirija!” fazem referência, principalmente, ao enfrentamento à violência sexual. A secretária da pasta, Vitória Silvestre, apontou: “Acreditamos que a diversão é importante, mas a conscientização também. É essencial que nós, mulheres, nos sintamos protegidas onde estivermos. Precisamos combater o assédio todos os dias em todos os espaços, sobretudo nas ruas e nos blocos de carnaval”.