100

Page 21

ENTREVISTA 7 TAC’s, hemodiálise, provas de esforço e o Campos da Saúde tem essa finalidade. Uma clínica onde uma pessoa doente que vá lá, é tratada, tira sangue, faz a radiografia, sem sair desse Campos de Saúde. Além disso, está prevista uma área de ocupação de no máximo 50%, o que quer dizer que os outros 50% vão ser zona verde. Tem também uma ribeira que atravessa o espaço e vamos juntar o útil ao agradável. É um projecto a 20 anos e que será para os nossos filhos, com certeza. Mas é algo que vai trazer muita dignidade à Maia. MH - O Projecto Parque Maior promete revolucionar todo o centro da cidade da Maia. Em que ponto está este empreendimento? BF - É um projecto audacioso, também a longo prazo, mas que já começou. Fazem parte do Parque Maior uma urbanização que nascerá no lugar do Bairro do sobreiro e uma zona desportiva. Quanto à urbanização, vamos ter para já que alojar cerca de 650 a 700 famílias. Nós já temos um plano da autoria do arquitecto Souto Moura, onde existem umas manchas de construção já devidamente aprovadas na Câmara, e que iremos vender. Algumas já estão prestes a ser negociadas, referentes ao tal projecto que estivemos a apresentar em Vigo e em Barcelona. Fomos bem sucedidos com várias pessoas da Galiza e também de Barcelona a virem cá. É muito mais fácil para eles lidarem com a autarquia do que lidarem com um empreiteiro, porque com a autarquia as coisas andam muito mais depressa. Entretanto, vamos começar os alojamentos muito brevemente. Espero que a Praça do Oxigénio esteja pronta até princípios, meios de 2005.

ALUNOS DA ESCOLA DO SOBREIRO VÃO PARA A PAMAIAL MH - Face à demolição da escola do Sobreiro qual é a alternativa para os alunos? BF - Nós temos a “Pamaial” que em princípio vai ser usada para o alojamento temporário desta escola, até que seja construída uma nova escola. Temos um amplo pavilhão, que vai ser remodelado, para que os meninos que estão na escola sejam transferidos para aquele local. Vai ser bom porque estão inseridos na zona desportiva, ficam com melhor acessibilidades e não ficam no meio do

MAIA HOJE Sexta-Feira, 27 de Fevereiro de 2004

bairro. Ficam numa estrada principal, onde os acessos e os transportes públicos chegam mesmo à porta. MH - Mas a Pamaial não é actualmente o refeitório dos serviços? BF - Em princípio, irá ser para o refeitório da Câmara Municipal, mas entretanto estamos a fazer obras no refeitório existente. As condições vão melhorar muito substancialmente, já que estava previsto só o uso do primeiro andar. Agora vamos dar uso também ao rés-do-chão, que vai dar espaço para duzentos funcionários almoçarem. Aliás, eles preferem manter aquele espaço. Para já, está dentro dos serviços e para o pessoal é muito mais rápido.

PAVILHÃO MUNICIPAL DE PEDROUÇOS ARRANCA EM BREVE E VERMOIM VAI TER A “PRAÇA DOS ALTOS” MH - Que outros projectos salienta? BF - Temos dois estádios, o Estádio do Nogueirense e o Estádio Municipal de Pedras Rubras. Tanto uma obra como a outra são dispendiosas, mas espero que no espaço de um ano já possam jogar nesses campos. As relvas escolhidas são de topo de gama, sintéticas. São dois grandes melhoramentos, que provam mais uma vez a grande aposta na qualidade e no desporto na Maia, tanto com o Pedras Rubras como com o Nogueirense e não só. Vamos construir também um polidesportivo em Nogueira, junto às escolas que já foi adjudicado e portanto vai começar muito brevemente. Vamos duplicar igualmente o Pavilhão Municipal de Gueifães, junto à escola. Outra obra importante, que já está lançada, é o Pavilhão Municipal de Pedrouços, uma obra de 700 mil contos, que vai arrancar muito brevemente. Em termos de ambiente, temos o Parque de Avioso, um terreno tem cerca de 35 hectares. A obra vai custar cerca de 1 milhão de contos e terá todas as condições para quem queira gozar um pouco de lazer. Tem bar, restaurante, casas de banho distribuídas, tem mesas para pequenos piqueniques e também vai ter uma Casa da Juventude, para os jovens que queiram pernoitar, possam lá ficar. Vamos construir também um Parque em Vila Nova da Telha tal como aqui no

Altos. Já está lançado o concurso e muito brevemente vai ser edificada a Praça dos Altos. Outra obra importante, neste caso, para Vermoim é um “parque” para a Igreja. Já conseguimos o acordo com os herdeiros do Dr. Germano. Vamos tentar fazer ali um parque. É uma obra dispendiosa, mas tem que ser. Para além destas obras, muitas estão em vias de discussão que é o caso de um Parque Natural e a Quinta da Caverneira, que vai inaugurada muito brevemente.

CENTRO CÍVICO EM VERMOIM MH - E o Centro de Saúde de Vermoim? BF - O Centro de Saúde vai ser lá (centro cívico). Por falar nisso, está também em curso o Centro de Saúde do Castêlo e este ano ainda vão arrancar mais dois centros de saúde, o de Gueifães e o de Pedrouços. Queremos também que este ano

arranque a GNR do Castêlo, já temos o protocolo assinado. Estamos a fazer o projecto para que o processo ande mais depressa. Queremos também, mas ainda não está protocolado, que a PSP de Moreira rapidamente tenha luz verde. Para isso, temos um edifício praticamente preparado para o efeito, é uma questão de fazer pequenas obras. MH - O périplo que fez pelas freguesias, foi importante para conhecer as necessidades do Concelho? BF - Eu já conhecia as necessidades, foi mais para ficar a saber o que é que as Juntas de Freguesia queriam. Acho que os maiatos devem estar satisfeitos com a nossa dinâmica. Só dão valor à Maia as pessoas que não estão na Maia, porque os maiatos são muitos exigentes, pois já têm tudo e querem sempre mais. Quem mora fora e vem morar para a Maia é que sente realmente e acham que vale a pena vir para a Maia. Não é por acaso que a Maia foi o segundo Concelho que cresceu mais na área Metropolitana do Porto.

MENSAGEM DE 4º ANIVERSÁRIO A vitalidade de uma Cidade, de um Concelho, também se pode medir pela Comunicação Social que tem. Neste como noutros aspectos, o Concelho da Maia está forte e vivo. Quatro anos e cem edições depois, o “Maia Hoje” continua a cumprir o caminho que se propôs percorrer. Está, pois, de parabéns. Como Presidente da Câmara Municipal, tenho de o felicitar (e aos que número após número, o tornam realidade) e desejar-lhe muitos e muitos anos de vida, certo de que estará ao serviço do Concelho que lhe dá razão de existir. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA (ENG.º ANTÓNIO GONÇALVES DE BRAGANÇA FERNANDES)

PUB


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.