Jornal Lampião - edição 16

Page 6

6

Outubro de 2014 Arte: Daiane Bento

ESPECIAL

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

IlustraCões: Lorenzo Henriques

VIDA

na mineraçã

Proteção para Cabeça - capacete de segurança

Proteção para o Cabelo - capuz

Proteção para a Visão - protetor ocular

Proteção para a Face e Pescoço máscara para soldador

Proteção para o Tronco - jaqueta

Os riscos d

Marília Mesquita Stênio Lima Mina do Germano. Mina Timbopeba, Mina de Fábrica Nova, Mina de Alegria, Mina Fazendão São Luis. Cinco minas compõem o Complexo Mariana. São aproximadamente 140 mil hectares de terreno, o que equivale a 3.384 campos de futebol de subsolo recheado de minério. Cerca de 10,5 mil funcionários tomam os ônibus, alternam turnos, ocupam escritórios, pilotam escavadeiras, extraem e pelotizam minério, limpam e vigiam espaços para que a Samarco Mineração S/A e a Vale S/A possam produzir. São homens e mulheres sujeitos à insegurança de trabalhar em uma mina. Para extrair minério do solo, é necessária a utilização de equipamentos móveis de grande porte, a incidência de ruídos é alta e os riscos de queda de rochas e deslizamentos são constantes. “O risco de acidente é de quase 100%”, conta um funcionário que prefere não se identificar. O Relatório de Sustentabilidade da Samarco, referente a 2013, indica a ocorrência de 49 acidentes em Germano, além de 5.535 quase acidentes e 19.202 condições inseguras. Já a Vale, em relatório equivalente, apresenta ocorrências gerais dos países em que atua. Foram sete mortes, seis no Brasil. O Ministério do Trabalho e Emprego classifica a mineração como o segundo setor da economia em taxa de mortalidade por acidentes de trabalho e o quarto com mais acidentes de trabalho no país. A mineração é considerada arriscada em todos os dados levantados sobre a saúde e a segurança do trabalhador. “Existe muita pressão em cima da produção. A cobrança da segurança é só pra inglês ver. Quando aperta mesmo, a produção vem em primeiro lugar”, revela uma funcionária que, com medo, também não quis se identificar. “A segurança é usada como marketing”, completa. A Vale, no relatório já citado, “reconhece que tem um longo caminho a percorrer para chegar ao dano zero”, o que significa um gerenciamento de risco para que também não ocorram lesões ou doenças aos empregados. Até o fechamento desta edição, a assessoria de comunicação da empresa não esclareceu as questões do LAMPIÃO sobre as falhas. A Samarco, através da assessoria de comunicação, afirma ter implantado um trabalho há cinco anos para analisar os postos de trabalho e atividades das diversas áreas, além de mapear potenciais riscos à segurança dos trabalhadores. Tensão Cortes, lesões, contusões, perda da visão e audição, problemas respiratórios e dores lombares. Essas são algumas das consequências físicas a que os mineiros – trabalhadores de turno – estão vulneráveis devido à má iluminação, ao pó de minério, à ventilação deficiente, a atividades repetitivas e à negligência com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os danos à saúde física são nítidos. Estão em laudos, ocorrências, pesquisas e no corpo de quem sofreu um acidente. Não menos importante, mas muitas vezes invisível, a saúde mental do trabalhador também é um problema decorrente da atividade mineradora. As-

Proteção para os Membros Inferiores calçado com biqueira de aço

sédio moral, metas de produção e exposição contínua a riscos são gatilhos para a depressão, consumo excessivo de álcool e uso de drogas ilegais pelos mineiros. Uma fonte do LAMPIÃO diz que “a mineração mata, mutila e enlouquece”. A mineração não é só um trabalho desgastante, é viver em estado de tensão permanente. A qualquer segundo, um desastre pode ocorrer, como o de um operador de máquina fora de estrada que esmagou um carro com dois colegas de trabalho e não percebeu. “Depois de alguns meses trabalhando nesse grau de tensão, pessoas mais frágeis, mais sensíveis, podem desenvolver problemas psiquiátricos, além de estarem sujeitas ao consumo de drogas legais e ilegais.” Outra fonte revela as sequelas crueis do trabalho. “Hoje durmo cerca de duas, três horas de relógio por noite. Não durmo mais do que isso.” Para a psiquiatra Lais Mendes, esse é um dos danos consequentes da mineração: “O diferencial da mineração são os turnos, que trazem a longo prazo o transtorno no sono e pode desenvolver a depressão”. As mineradoras apresentam visões diferentes de quem vive o trabalho diário na mineração. A Vale informa que “a vida é mais importante do que a produção”. Por isso, sustenta que investe “em políticas e procedimentos elaborados para minimizar riscos e proteger vidas”. A Samarco também pontua a valorização da vida frente à produção. “Todas as nossas ações nos eixos de saúde ocupacional e segurança do trabalho são guiadas por nosso valor Respeito às pessoas, dentro e fora das operações da Empresa”. Segurança Para a proteção e a segurança dos trabalhadores, desde 2011, as empresas que ofertam atividades de risco aos funcionários têm o compromisso com a lei, garantia da Norma Regulamentadora 6 (NR6), de disponibilizar gratuitamente EPIs. A fiscalização dos equipamentos é de responsabilidade interna e externa. Fora das empresas, o Ministério Público do Trabalho garante a forma da lei. “Seguindo a NR22, os auditores fiscais vão até as minas e verificam se estão sendo cumpridas as exigências mínimas”, explica a procuradora do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, Elaine Nassif. Dentro das empresas deve haver um técnico de segurança responsável para cada grupo de 50 funcionários. Porém, a técnica em segurança diz que isso não acontece. “Geralmente os técnicos ficam no escritório. Já vi várias vezes chegar alguém pra descarregar um caminhão, pra fazer alguma coisa na pressa, e não tem ninguém fiscalizando.”

Proteção para os Membros Superiores - luvas e mangas

Proteção para Audição - protetor tipo concha

Proteção Respiratória aparelho purificador

páginas 6 e 7 - Daiane.indd 2

14/10/14 22:30


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.