Hablacadabra

Page 1

Para se efetuar ligações internacionais, você deve entender primeiramente o funcionamento do sistema. O número é composto de: prefixo internacional DDI (00) + código da prestadora, se houver + código do país + código da cidade + número do telefone Exemplo: 0012121234567, onde 00 (prefixo internacional DDI), 1 (código dos Estados Unidos), 212 (código de área da cidade de Nova Iorque) e 123-4567 (telefone desejado). Chamadas internacionais: São ligações telefônicas entre países distintos. Para isso você deve escolher a empresa prestadora para completar sua ligação entre a Embratel (21), Intelig (23) ou Telemar (31). 00 +XX + XX+XX + numero do telefone desejado. 1º código da ligação internacional; 2º código da prestadora; 3º código do país; 4º código da localidade.

Hablacadabra Pocket Publicação da disciplina de Comunicação, Fronteira e Identidade da Universidade Federal do Pampa São Borja/Santo Tomé, maio de 2011 Ano 1 - Edição 3

Unión de Santo Tomé

Os governos do Brasil e da Argentina assinaram na segunda-feira (31/01), em Buenos Aires, um plano de ação conjunta para cooperação bilateral com objetivo de massificar o acesso à internet em banda larga até 2015 nos dois países, por meio da melhoria na qualidade de conexão e ampliação da disponibilidade do serviço. O plano prevê a implantação de dutos para a passagem de cabos e fibra ótica entre os dois países, a integração das estatais de telecomunicações brasileira e argentina (Telebras e Arsat), a associação estratégica na produção de equipamentos e a troca de informações sobre programas e políticas na área industrial que ampliem o acesso a equipamentos.

Editado pelo jornalista Carlos Zapata há mais de 25 anos, o jornal Unión deixa de circular, para tristeza dos habitantes santo-tomenhos e região onde circulava. Zapata, amigo antigo do pessoal aqui da Folha e figura muito querida, não apenas em Santo Tome, mas com grande prestígio em São Borja, onde seu periódico teve destacada atuação em conquistas bi-nacionais, como a ponte internacional, acredita que cumpriu sua missão com entusiasmo, ética e seriedade nesses anos todos de atuação na imprensa escrita de Santo Tomé. Alvo de inúmeras manifestações de apreços, prêmios, troféus e honrarias, Carlos Zapata pretende descansar da atividade diária, sem no entanto, deixar de acompanhar e colaborar com o desenvolvimento e progresso social da sua Santo Tomé. Durante alguns anos, o Unión foi impresso na antiga sede da Folha de São Borja.

@Santo Tomé

A internet em Santo Tomé

Como fazer ligações internacionais

O fim do jornal Unión de Santo Tomé, de Carlos Zapata


Internet em Santo Tomé A comunicação na fronteira

Com uma tecnologia que cresce muito a cada dia, os países não parecem mais estar divididos e distantes, em termos de comunicação. Os telefones, computadores redes sociais internet e toda a transmissão de informações via satélite unem o mundo e quebram as fronteiras comunicacionais. Os cinco continentes estão unidos a uma grande teia de transmissão de informação chamada tecnologia.

Expediente Publicação experimental do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Pampa – campus São Borja/RS/BR. Reitora: Maria Beatriz Luce, pro-tempore Diretora do campus: Denise da Silva Coordenador Acadêmico: Fábio Corniani, pro-tempore Coordenador de Curso: Miro Bacin Professores responsáveis: Adriana Duval e Gonzalo Prudkin (disciplina de Comunicação, Fronteira e Identidade). Alunos: Daiana Henckes, Gabriella Oliveira, Larissa Zineli, Lanise Morgental, Luciano Costa, Mirela Ferreira e Rogério Savian. Apoio: Projeto Escolas Bilíngues de Fronteira (MEC/SMEC São Borja) – Secretária de Educação e Cultura: Ana Cláudia Gattiboni; Coord. PEBF: Tatiane Rauber Dedé Contatos: adrianaduval@unipampa.edu.br; gonzaloprudkin@unipampa.edu.br

Conheça os diversos tipos de internet existentes hoje e como cada uma funciona: Linha discada: Conexão por linha discada ou dial-up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional para acessar a rede mundial de computadores. Este tipo de conexão está caindo em desuso por ser lenta (não passa de 56 kbs, no máximo) e também devido à popularização dos serviços de acesso em banda larga, que oferecem mais velocidade de transferência de dados. xDSL: Esse tipo de acesso é fornecido por meio da rede de telefonia convencional mas é diferente do acesso discado. Em primeiro lugar, mesmo que o usuário esteja conectado e navegando pela web, a linha telefônica estará desocupada e pode ser usada livremente para chamadas de voz. Isso é possível porque um modem xDSL que deve ser instalado converte as informações em um sinal elétrico que trafega em uma freqüência diferente daquela que é utilizada para a voz. Ou seja, um sinal não interfere no outro. É necessário, também, que o PC tenha uma placa de rede Ethernet instalada. O serviço xDSL também exige a contratação de um provedor de acesso web, já que a concessionária telefônica por lei - não pode ser o provedor. Cada concessionária, dependendo da infra-estrutura que tiver instalada, pode oferecer diversas velocidades de acesso. No ADSL, por exemplo, a velocidade varia de 256 kbps a 8 mbps; o ADSL2 ou ADSL2+ vai 256 kbps até 24 Mbps; já o VDSL pode chegar a 52 Mbps e o VDSL2 até 100 Mbps. Apesar da popularidade desse tipo de acesso, ele não está disponível em todos os lugares. O serviço xDSL tem uma característica importante: o compartilhamento da infra-estrutura. Por conta disso, se muito usuários estiverem usando o serviço em determinada região, ao mesmo tempo, a velocidade de acesso será mais baixa do que aquela que foi contratada. Por conta disso, as concessionárias deixam claro no contrato de serviço que garantem apenas 10% da velocidade nominal contratada. Cabo: A conexão via cabo utiliza a mesma infraestrutura (cabo) do serviço de TV por assinatura, por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. Por isso, a oferta deste tipo de acesso está restrita às regiões onde também existe o serviço de TV paga via cabo.

Tal acesso exige um cable modem e um PC com placa ethernet. Um aparelho chamado splitter separa o sinal de TV dos dados da web, e o cable modem permite o acesso de seu PC à rede mundial. Uma das vantagens desse tipo de serviço é que a conexão com a web está permanentemente ativa; basta ligar o computador e sair navegando. Satélite: Diferentemente dos demais tipos de acesso à internet, o acesso por satélite apresenta disponibilidade superior a 99% do tempo no período de um ano. Você precisa ter uma antena que consiga captar o sinal do satélite e transmiti-lo para o computador (ou computadores) que tenha receptores, que podem ser internos – instalados dentro do PC – ou caixas externas. Trata-se dos modems de satélite. Uma das boas vantagens deste tipo de conexão é que o acesso torna-se independente de localização. Ainda que se esteja em zonas afastadas e esquecidas do Brasil, onde não é oferecido acesso à Internet pelos meios mais convencionais, o acesso via satélite funciona, pois a cobertura atinge todo o território nacional. Só que quanto mais remoto for o local da instalação, mais potência a antena a ser utilizada deve ter. Celular: Não é de hoje que se pode acessar a Internet pelo telefone celular. O problema é que este tipo de conexão sempre foi muito lento, com pouca capacidade de transmissão de informações. O que promete mudar esse panorama é a chegada da chamada rede 3G ao Brasil – que oferece banda larga aos telefones móveis. Velocidade e mobilidade são os dois maiores benefícios da 3G. No caso das redes GSM - usada pelas operadoras TIM, Oi e Vivo, a velocidade de transmissão que hoje é de 50 kbps vai saltar para cerca de 800 kbps. No caso das redes CDMA (Vivo), o trafégo pode ser feito com velocidade de até 2 Mbps, com a tecnologia EV-DO. Rádio: O acesso à internet por rádio é uma forma de estender uma conexão web que chega em banda larga a um ponto qualquer por meio das tecnologias convencionais a outro onde não existe tal serviço. 3G: A queridinha dos usuários de celular. Funciona de maneira semelhante à conexão a rádio e os sinais são enviados praticamente pelas mesmas torres que enviam o sinal de telefonia para o aparelho, o que significa um amplo raio de alcance. Além disso, a conexão pode chegar a 7 Mbps. Presente em praticamente todos os celulares atuais, a internet 3G tornou-se tão popular que recebeu até adaptação para computadores. Pequenos modems exclusivos foram desenvolvidos para que você possa conectar-se à internet em seu notebook através deste tipo de conexão quando não existirem redes Wi-Fi.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.