Edição 100

Page 1

Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:07 Página 1

UM JORNAL QUE QUESTIONA

ANO VIII - Nº 100 - Mérito Radiofônico - 2ª quinzena de agosto de 2014 - DISTRIBUIÇÃO DIRECIONADA - 5000 EXEMPLARES - R$1,00

Ficha técnica

Fotografias: Jane liana Cruz TrinIsa da Rocha dade, Núbia Aparecida Pereira e Filmagem: Renato Luiz Felipe. Patrick de Souza Trajes: Cláudia Música: Fábio Au- Guimarães gusto dos Santos Textos: Afonso Decoração: Ari- Guerra-Baião mar da Silva Fonseca Diagramação: Geraldo Heleno Pires Buffet: Grand Batista Gourmet Buffet Fotos dos laureaCerimonial: Alinne dos: Divulgação Mendes, Jeane Viana, Vilmar da Apresentação: GeSilva Barbosa, Pau- raldo Magela de

Abreu

Realização: Jornal “E agora?”

Apoio AVON

cultural:

Agradecimentos Especiais: Clube da Imprensa de Curvelo e Região, C u r v e l o Clube/Clube Beer, Ângela Emídio Decorações e Sargento Raimundo de Oliveira.

Dia: 23/08/2014 Horario: 21:00 Local:Curvelo Clube Traje: Esporte Fino Idealizado por Geraldo Magela, o prêmio terá como patrono Aurélio Joaquim Araguaia da Silva e contemplará as seguintes categorias: colaborador, colaborador institucional, jornalista, radialista, colunista em jornal, cantor, escritores, agência de publicidade, designer gráfico, publicitário, homenagem póstuma e empresa anunciante. Aos contemplados, que fazem a imprensa de Curvelo e região acontecer, abrimos nossos braços e saudamos: sejam bem vindos!


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 2

“E agora?” - Página 02 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Em sua edição de 2014, o Prêmio do Mérito Radiofônico, promovido pelo Jornal E agora?, homenageia um grande homem e um extraordinário escritor: João Guimarães Rosa. Sua obra de caráter universal foi construída sobre motivos, personagens e linguagem da região sertaneja de que faz parte a nossa Curvelo, tantas vezes citada em seus livros. Em um dos contos de “Tutaméia”, a protagoRonan Tito de Almeida Colaborador

Ronan Tito de Almeida, filho de Edmar Tito de Almeida e Rosa Pereira de Almeida, foi comerciante, caminhoneiro , fazendeiro, empresário. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e membro do conselho curador da Universidade Federal de Uberlândia. Filiou-se ao MDB no início dos anos 70 e elegeu-se deputado federal. Foi membro do diretório estadual do PMDB e Secretário do Trabalho e Ação Social dos governos Tancredo Neves e governo Hélio Garcia. Votou em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985. Em 1986 foi eleito senador e foi líder do PMDB. Foi candidato ao governo de Minas em 1990. É casado com Laiz Sampaio de Almeida. O laureado recebeu, entre muitas outras, as medalhas do Mérito Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, Medalha da Inconfidência e Medalha do mérito Aeronáutico Santos Dumont, do Governo de Minas Gerais.

Ronaldo Ronem Felix Empresa Anunciante

Ronaldo Ronem Felix, filho de Ana Ferraz de Souza e João Batista Felix de Souza, é pai de João Lucas, João Victor, Iasmim e Laís. Ronaldo Ronem Felix é bombeiro civil, mas também atua como salva vidas, empresário e árbitro de futebol, além de ser chefe de segurança da empresa Comando Bravo. Além disso, o laureado exerce sua vocação solidária através da ajuda às pessoas necessitadas, com doações de remédios, roupas e alimentos. Nesse sentido sua atuação se desenvolve principalmente junto à comunidade carente do bairro Esperança. Realiza um reconhecido trabalho no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Curvelo, transportando com carinho e desenvoltura todos os que buscam atendimento.

ANUNCIE CONOSCO

(38) 3721-5055 / 9861-5218

nista afirma: “Todo o mundo vive para ter alguma serventia”. Se muitos são chamados e poucos os escolhidos, aqui estamos para, cultuando Guimarães Rosa e sua obra, laurear aqueles cujas vidas comprovam o atendimento a essa vocação essencial: viver em sintonia com o próximo e a serviço da comunidade. Esse é o sentido do Prêmio Mérito Radiofônico.

Cristiane Pereira Leite Locutora

Clínica de Reabilitação Funcional Empresa Anunciante

Carlos Magno dos S. Gonçalves Colaborador Institucional

Cristiane Pereira Leite, filha de Leopoldina Pereira de Oliveira e Mozart Cassimiro de Oliveira, é casada e mãe de Renata Pereira Leite. Cristiane é Assistente Social com bacharelado em Serviço Social. Fez ainda o curso de extensão universitária sobre Prevenção do uso de drogas; participou da Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, bem como de Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social, a nível municipal e estadual. É conselheira Municipal de Saúde e diretora social da Associação Comunitária do Bairro Bela Vista; está à frente do Programa Dedo de Prosa e assina uma coluna com a mesma denominação no jornal E agora?. Contribuiu com o Ponto de Cultura como secretária geral. Atuou ainda nos conselhos da assistência social, da saúde, do idoso, da criança e do adolescente e desenvolvimento econômico e social. Contribui na estruturação da Pastoral da Sobriedade.

A Clínica de Reabilitação Funcional, inaugurada em março de 2005 pela fisioterapeuta Renata Oliveira, filha de Benigna e Eustáquio, trouxe para Curvelo uma proposta diferenciada na arte de fazer Fisioterapia. Com um acolhimento humanizado e adaptado às necessidades individuais de cada paciente, sem dispensar o uso de tecnologias inovadoras, a Clínica Funcional tem como objetivo principal promover melhoria na qualidade de vida dos seus clientes. Situada na Praça Voluntários da Pátria, próximo ao Santuário de São Geraldo, atenta ao compromisso de ser a referência no atendimento Fisioterapêutico em Curvelo, expandiu a administração através de dois novos sócios - os fisioterapeutas Karla Santos Cordeiro e Gláuber Carvalho Cezar. Com qualificados profissionais nas áreas de Neurologia, Ortopedia, Ginecologia, Urologia e Proctologia, Disfunção de ATM, Drenagem Linfática, RPG, e Pilates, a Clínica Funcional atende em ambiente confortável e com a dedicação e o carinho que seus clientes merecem.

Carlos Magno é advogado, e durante a carreira recebeu prêmios de destaque como promotor público adjunto, por oito vezes como advogado, diversas vezes pelo jornal “Curvelo Notícias”, medalha JK em Diamantina pelo governador do Estado e presidente da Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça de Minas Gerais e destaque Mérito Radiofônico, entre outros. É presidente do Curvelo Clube, ex-presidente da OAB/MG/seção Curvelo, ex-vereador e presidente da Câmara por quatro mandatos. Foi o criador do Programa “O povo e a Câmara”, pela Rádio Clube de Curvelo. Foi o responsável pela reabertura do Curvelo Clube após seis anos fechado. Criador de importantes leis, como “O povo e a Câmara através da Tribuna Livre”. Iniciador do movimento público em favor da aquisição do Cine Teatro Virgínia, do movimento junto ao governo Federal e à firma Queiroz Galvão para a criação do trevo da entrada de Curvelo após o posto e restaurante Denise. Diretor de vários clubes futebolísticos, incentivador de esportes.

EXPEDIENTE

UM JORNAL QUE QUESTIONA

G.M.A. PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA. CNPJ: 04.930.180/0001-61 - INSC. EST.: Isento INSC. MUN.: 1281-5 Endereço Avenida Dom Pedro II, 742, 2º andar, Centro - Curvelo-MG – CEP: 35790-000 Fone: (38) 3721-5055 / 9861-5218 E-mails: jornal_e_agora@yahoo.com.br radialistageraldomagela@hotmail.com

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”

Diretores: Geraldo Magela de Abreu e Roberto de Abreu

Reportagens: Geraldo Magela de Abreu Diagramação: Geraldo Heleno - (38) 9810-2677 Copydesk: Afonso Guerra-Baião Departamento Jurídico: Cynara Costa Oliveira - OAB/MG 121.402 Marina Maria de Campos - OAB/MG 127.961 Tiragem: 5.000 exemplares Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores

Área de circulação: Curvelo, Augusto de Lima, Abaeté, Araçai, Buneópolis, Caetanópolis, Carbonita, Cordisburgo, Corinto, Morro da Garça, Datas, Diamantina, Felixlândia, Gouveia, Inimutaba, Joaquim Felício, Morada Nova, Monjolos, Paraopeba, Presidente Juscelino, Presidente Kubistichek, Santo Hipólito, Pompéu, Paineiras, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Bom Despacho e Três Marias.


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 3

“E agora?” - Página 03 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Devanir Pereira da Silva Colaborador Institucional

Gilceu Ferreira da Costa Colaborador Institucional

José Adonias Ribeiro Diretor de Jornal

Raimundo de Oliveira Colunista de Jornal

Marcelino Teixeira da Silva Colaborador

Devanir Pereira da Silva, nasceu em Serro, filho de João Pereira da Silva e Dulce Pereira. Casado com Leila Pereira Silva é pai de Palwanny Kevelin Silva e Nawana Lessa Magri Silva. É membro da Igreja Assembleia de Deus. Começou como ambulante. Mudando-se para Inimutaba, trabalhou na empresa Goiânia Exportadora e Importadora de Cristais, e preside, desde 2010, a empresa Cristais Cristo Rei. Como comerciante, atendeu ás comunidades de Curvelo, Presidente Kubitscheck, Diamantina, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. É membro fundador da Associação Mineral do Centro de Minas e COPERMINERAL CENTRAL. Entre os títulos e homenagens recebidas, destacam-se: Título de Cidadão Honorário de Inimutaba, Título de Comerciante Destaque, Vereador Campeão de Votos, Mérito Radiofônico Emilinha Borba e Medalha Ulysses Guimarães Colar de Ouro - Mérito Eleitoral. É o vereador mais votado da história de Inimutaba, estando em seu terceiro mandato.

Gilceu Ferreira da Costa, filho de Juracy Medeiros Costa e Adolfo Ferreira da Costa, Gilceu é bancário - empregado da Caixa Econômica Federal, desde agosto de 1982. É técnico em Contabilidade, concluiu o Curso Superior de Ciências, possuindo ainda a habilitação de acadêmico de Direito. Presidente do Sindicato dos Bancários de Curvelo e Região (Curvelo, Corinto, Diamantina, Gouveia e Morro da Garça), com processo de extensão de base territorial, em fase final no Ministério do Trabalho e Emprego, quando o Sindicato passará a representar os bancários de mais de sessenta cidades. É membro da Academia Curvelana de Letras. Exerceu mandato de vereador entre 2001 e 2004. Atuou na Pastoral da Comunicação da Paróquia Imaculada Conceição, onde foi editor do Jornal Voz da Comunidade por mais de seis anos. Prestou serviços em várias entidades de promoção e assistência social em Curvelo.

José Adonias Ribeiro, filho de Lourdes Ferreira Guimarães e José Ribeiro Guimarães, é pai de Matheus de Mello Gonçalves Ribeiro; Marlon de Mello Gonçalves Ribeiro; Mayara de Mello Gonçalves Ribeiro e Maria Antônia Rodrigues Braziolli Ribeiro. É formado em jornalismo e exerceu o cargo de assessor parlacomo Começou mentar. assistente do jornalista Nilson Gonçalves, no jornal O MOMENTO REGIONAL. Fundou o jornal CENTRO DE MINAS, do qual foi diretor-presidente por 18 anos. Foi ainda consultor e assessor de diversas personalidades políticas nas esferas estadual e federa Por sua atuação como jornalista, o laureado tem recebido inúmeras homenagens e condecorações como: Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Curvelo; medalha do mérito da Polícia Militar; e prêmio Personalidade Notável do Ano, do Jornal Folha de Curvelo. O Jornal CENTRO DE MINAS recebeu, em 2006, o prêmio PQN Ouro de Melhor Jornal do Interior.

Raimundo de Oliveira, sargento Raimundo, cursou pela Polícia Militar a formação de soldado e cabo e fez o curso de formação de sargentos, em todos sendo 1º colocado no Estado. Natural de São José do Buriti, é historiador e pesquisador da PMMG e palestrante. Pertenceu a vários batalhões, dentre eles: Batalhão Escola (BVP), Batalhão da Polícia de Choque, 5º Batalhão da PM (Célula Máter do Policiamento Ostensivo), 13º BPM (Batalhão Tiradentes), todos na capital mineira. Pertenceu ao 3º Batalhão sem Diamantina (Casaca Parda) e ao 10º Batalhão de Montes Claros (Sentinela do Norte). Atuou como segurança pessoal do Consulado Chileno, da Síria, de Portugal e outros. Recebeu inúmeras condecorações do Exército Brasileiro, como também comendas da Polícia Militar e de órgãos privados. Comunicador nato, é colunista de diversos veículos de informação, inclusive do jornal “Segurança”, no Estado da Bahia.

Marcelino Teixeira da Silva, filho de Hermínia Fernandes da Silva e Juvercino Teixeira da Silva, casado com Gilsa Mendes Costa Silva, é pai de Macella, Mariana, Marcelino Junior e Guilherme. Marcelino é extensionista agropecuário (técnico Agrícola) e professor de História e Geografia, sendo pós-graduado em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Trabalha na Emater-MG. Atuou no Vale do Jequitinhonha, na organização dos agricultores famiem liares, com ênfase associações comunitárias, fruticultura, horticultura, piscicultura e apicultura. Em Monjolos contribuiu com desenvolvimento da bovinocultura e fruticultura (cultura da Pinha). Em Felixlândia, onde também lecionou no Curso Técnico em Agropecuária, contribuiu para que a cidade se destacasse na produção estadual de pescados, tornando-o um dos maiores produtores de Tilapia em tanque rede de Minas. Hoje trabalha em Gouveia, desenvolvendo trabalhos de consolidação da agricultura familiar.

Hospital Santo Antônio Empresa Anunciante

Jonatas Antônio Pereira Colaborador

Emerson de Souza Colaborador Institucional

Edna da Conceição P. de Nazareth Ouvinte de Rádio

Geraldo da Silva Pereira Diretor de Rádio

Hospital Santo Antônio (Irmandade de Santo Antônio do Curvelo). Situado em Curvelo, região central de Minas Gerais, o Hospital Santo Antônio é uma entidade filantrópica, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social e reconhecida como Utilidade Pública pelo Ministério da Justiça. Há mais de 147 anos presta atendimento médico/hospitalar, sendo mais de 70% destes atendimentos destinados aos pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde - além dos atendimentos aos Convênios e Particulares. Em 2013 sob a direção do atual provedor Gilmar César Ireno e dos administradores Adauto Ribas e Anderson Matias, o Hospital conta com o apoio integral de seus administradores, corpo clínico e seus mais de 300 funcionários, trabalhando com garra e determinação para o crescimento e modernização dos serviços oferecidos.

Jonatas Antônio Pereira, filho de Luzia Lopes Vieira e Ângelo Pereira do Nascimento, é pai de Rômulo, Roberto e Raquel. Além de militar, sendo 2º sargento da PMMG, é também auxiliar de enfermagem. Seu engajamento social e sua vocação cidadã conduziram-no à vida pública, elegendo-se vereador de Morro da Garça por 03 mandatos. Foi presidente da Câmara Municipal daquela cidade por 02 mandatos. Além disso é vicentino, fundador da Sociedade São Vicente de Paulo de Morro da Garça. Como policial, prestou serviços em Diamantina, Matozinhos e Datas, tendo servido á corporação por trinta anos e oito meses. Pelo vário e extenso leque de serviços prestados à comunidade, o laureado recebeu o Título de Cidadão Honorário de Morro da Garça.

Emerson de Souza, conhecido como Erminho e, pelos amigos do esporte, como Ofertão, é filho de Genira Maria Rosa de Souza e Edson Paulo de Souza. Casado com Daniela da Silva Costa Chaves, é pai de Luiz Phylipe da Silva Souza. Possui ensino médio completo e concluiu cursos de Gerenciamento de Empresas, além de ser habilitado como mototaxista. O SINDIMOTOS Curvelo, está localizada na Rua General Carneiro, 495, centro, ao lado do Cartório. Participou da Associação Esportiva do Santa Rita Futebol Clube. Atualmente é membro do Maria Amália Esporte Clube, do qual foi diretor de esporte e tesoureiro. È Presidente fundador do SINDIMOTOS Curvelo. Faz parte do conselho municipal de Trânsito. Foi candidato ao cargo de vereador no ano de 2012 pelo PCdoB, sendo suplente de sua bancada na Câmara Municipal de Curvelo.

Edna da Conceição Pereira de Nazareth, filha de Manoela Ferreira da Silva, é viúva e mãe de Marcos Pereira, Marcelo Pereira e Mércia Pereira. Ouvinte de rádio desde tenra idade, tendo como preferência os programas voltados para as áreas de informação, além dos programas musicais e de entretenimento. É apreciadora da música popular brasileira e, entre seus cantores favoritos estão: Roberto Carlos, Evaldo Braga, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Ângela Maria, Roberta Miranda, Valdir Silva e seresteiros em geral. Possui vasto acervo de LP’s, fitas e Cd’s dos grandes nomes da música popular brasileira, que conserva com muito carinho. É ouvinte assídua das rádios Itatiaia, Inconfidência, de Belo Horizonte e Rádio Comunitária, de Curvelo. Cidadã ativa, participa do grupo da 3ª idade do CRAS, Polo Bela Vista.

Geraldo da Silva Pereira, filho de Maria do Amparo de Sales, casado com Ana Maria Reis, é pai de Glaydston, Denise e Daniela. Geraldo da Silva Pereira é pintor, concluiu o ensino médio e os cursos de locução e fotografia. É presidente da UMAC, mantenedora da Rádio Comunitária FM. Foi, por 04 mandatos, Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Rita, mantenedora da Creche Menino Jesus. Participa da diretoria do SINDIMOTOS de Curvelo, assim como do CONSEP. Com uma atuação social dinâmica e diversificada, integra ainda os conselhos municipais de Trânsito, da Criança e Adolescente e da Merenda Escolar. Fez parte do Conselho Municipal de Habitação.


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 4

“E agora?” - Página 04 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Charles Generoso Baracho Colaborador Institucional

Albany de Souza Colaborador Institucional

Antônio Carlos Costa Radialista

Cláudia Guimarães Empresa Anunciante

Luxus Produções e Marketing Empresa de Comunicação

Charles Generoso Baracho, filho de Anália Souza Baracho e José Generoso Baracho, é pai de Laura Campos Baracho. Tenente Coronel PM, fez o Curso de Formação de Oficiais, e o Curso de Especialização em Segurança Pública. Comanda a 14ª Cia PM Ind MAT, sediada em Curvelo, com responsabilidade pelo policiamento ostensivo de meio ambiente e trânsito rodoviário em 58 municípios. Comandou o projeto para redução dos índices de acidentes de trânsito rodoviário com vítimas, nas rodovias estaduais e federais delegadas sob sua responsabilidade, com efeitos altamente positivos, tendo batido a meta estipulada pela PMMG, no ano de 2013. Implementou o Programa de Educação Ambiental – PROGEA na 14ª RPM, seguindo o modelo bem sucedido do PROERD, como referência para educação do público infantil, objetivando a conscientização sobre a preservação ambiental. Por seu brilhante trabalho recebeu medalhas de mérito da PMMG e do município de Sete Lagoas.

Albany de Souza, solteiro, filho de Maria de Lourdes Souza e Alvanir José de Souza, trabalha na Vigilância Ambiental e Controle de Vetores da Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Curvelo, onde coordena o setor de Educação em Saúde. À frente do Setor de Educação em Saúde, com toda a equipe, realizou trabalhos voltados a saúde, com reconhecimento nas esferas municipal, estadual e federal, tornando-se referencia em mobilização em saúde em Minas, ganhando destaque no Jornal Nacional, MGTV, Portal Pequi, e em rádios mineiras e locais. No ano de 2014, recebeu do Governo de Minas o Prêmio Geral que foi disputado por profissionais e cidadãos comuns em todo o estado no combate à dengue. O laureado também recebeu outras homenagens, como: Notáveis do Ano de 2013, Mérito da Saúde 2013, além de sete prêmios de primeiro lugar, oferecidos pelo Governo de Minas para Ações Exitosas no combate à Dengue.

Antônio Carlos Costa, o Toninho das Lajes, filho de Maria Cadete de Oliveira Costa e João Raimundo Costa, é pai de Carolyna Lays Pires Costa e João Antonio Pires Costa. É comerciante do ramo de Premoldados e Material de Construção. Há 16 anos fundou a Associação Cultural Comunitária Rádio Kobu-FM e, desde então, vem fazendo um grande trabalho de comunicação. Apresenta semanalmente, seu programa “Manhã de Domingo”, um programa de rádio engajado na promoção da cultura, dos direitos e valores da comunidade. Juntamente com seus amigos e locutores, fez da Rádio Kobu um instrumento de suma importância para a população da cidade de Gouveia em seu pleno exercício da cidadania. Por tudo isso o laureado recebeu os prêmios de Cidadão benfeitor da cidade de Gouveia (no aniversário de 50 anos da cidade) e Consagração Pública em Rádio Comunitária, Notáveis do Vale do Jequitinhonha.

Ousada e determinada. Estas são as palavras que melhor definem a empresária Cláudia Guimarães, nascida em Belo Horizonte - mas curvelana de coração - filha de Gersonita Santana e Dalmir Guimarães, casada com Anderson Matos é mãe da bela Larissa Guimarães. Cláudia se destaca pelo atendimento e requinte de sua loja - Cláudia Guimarães Noivas e Festas - e como coordenadora do evento Miss Empresarial e Miss Minas Gerais, revelando as beldades da terra. Atuante, mantém moderna e luxuosa loja em ponto privilegiado da cidade, bem ao alcance de sua seleta clientela, oferecendo o que há de mais moderno e avançado em roupas para todas as ocasiões. Dinâmica, espontânea e alegre, Cláudia Guimarães está sempre antenada e ligada à moda com estilo e bom gosto, como bem o comprova sua constante participação em eventos locais e regionais como jurada e colaboradora de concursos da área da moda.

Luxus Produções e Marketing é uma empresa integrada, que desenvolve projetos publicitários, de marketing, web e áudio. Mais que uma prestadora de serviços, oferece soluções únicas para os seus clientes. Criação de Campanhas e mídias publicitárias, desenvolvimento de web sites, gerenciamento de e-mail marketing e Fan Pages empresariais, produção fonográfica e gravação de jingles e Cd’s autorais. Com apenas pouco mais de um ano de existência, vem se destacando pela excelência dos serviços prestados, o que se traduz no considerável crescimento do número de clientes. Situada na Avenida Dom Pedro II, 699, sala 202, no Centro de Curvelo, a Luxus Produções e Marketing tem como proprietários os empresários Alessandro Antonny Rocha Santos, administrador de empresa, especialista em Marketing; e Felipe Antonny de Souza Santos, engenheiro de Imagem.

Antônio Luiz de Oliveira Colunista em Jornal

Antônio Nilzo Duarte Escritor

Valéria Carneiro Condé Colunista em Jornal

Adriana Gonçalves de Souza Empresa Anunciante

Cristina de Abreu Empresa Anunciante

Antônio Luiz de Oliveira, filho de Maria Idalina e Oliveira e Joaquim Luiz Filho, é Sacerdote católico, conhecido como Padre Toninho, sendo Pós graduado em Gestão Estratégica em Finanças, bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia e formado em Administração. Padre Redentorista há quase 25 anos, foi responsável pela formação de novos padres. Atualmente atua como secretário de Administração e Ecônomo da Congregação Redentorista, Província do Rio, Minas e Espírito Santo, sendo responsável pelos projetos sociais realizados pela Congregação Redentorista nesses estados, como coordenador geral de projetos. É também diretor da Obra Social São Geraldo, em Curvelo. O laureado recebeu a Medalha de Honra da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por sua participação na luta contra o crack e outras drogas.

Antônio Nilzo Duarte, o Nilzo, filho de Nadir Siqueira Duarte e Thomaz Duarte Júnior, é pai de Marcos, Jussara, Beatriz, Kátia, Izabel, José Eduardo, Elza Violeta, Silvana, Luciana e Gelson. Formado como técnico em Contabilidade e Prática Jurídica, Nilzo é escritor. Em seu livro "Sentimentos da Esperança", Antônio Nilzo Duarte fala de sua trajetória de vida, do amor e das tristezas, mas, acima de tudo, do otimismo e do relacionamento de 45 anos de união, de um amor que transcende a vida carnal. Lançou seu quarto livro, "Cartas Inesquecíveis de Amor", que reproduz as 156 correspondências trocadas entre Nilzo e sua falecida mulher, Neusa, na época de noivado, entre 8 de fevereiro de 1950 e 6 de julho de 1951, quando ela morava em Sete Lagoas e ele, em Curvelo. Nilzo, já começou a escrever seu quinto livro.

Valéria Carneiro Condé, filha de Vera Lúcia Gomes Carneiro e do saudoso Jurandyr Moreira Condé, é mãe de Victória Carneiro Dornas. Valéria Carneiro Condé é técnica em Contabilidade, também formada em Pedagogia e com bacharelado em Assistência Social. É gerente de vendas da Avon Cosméticos Ltda. Foi professora durante 12 anos na cidade de Curvelo, atuou também durante 12 anos no ramo de restaurante, eventos e cerimonial. Por sua eficiente atuação como gerente de vendas da Avon, Valéria venceu o campeonato “sonho de ouro” em vendas pela Avon no ano de 2011, em Curvelo em região; conquistou ainda o bi campeonato “Programa do Presidente”, em vendas pela Avon, no ano de 2012; como premiação por essas conquistas, Valéria ganhou viagem a Nova Yorque.

Adriana Gonçalves de Souza, filha de Neuza Gonçalves Lopes e Onil Mendes Souza, é mãe de Júnior e Gustavo Henrique. Adriana Gonçalves de Souza é esteticista, maquiadora e também ministra palestras sobre suas especialidades. Concluiu cursos de Especialização em Maquiagem, estética e moda, além de se aprimorar através de cursos de Beleza, Estética e Saúde. É proprietária da Lavanderia Flor de Lótus, da Estética e Beleza Adriana Ribeiro e da Transkal Transportes. Para além de suas atividades profissionais, Adriana presta serviços nas pastorais de saúde e do amparo social, ajudando na arrecadação de agasalhos, vestimentas e nas doações de cestas básicas. Cidadã solidária, dedica-se, na medida de suas possibilidades ao auxílio a menores e a idosos carentes. Por tudo isso, a laureada recebeu o prêmio Notáveis do Ano.

Cristina de Abreu, filha de Wanda Maria de Abreu e Elyzio Teixeira de Abreu, é mãe de Márcia Cristina de Abreu P. e Luís Gustavo de Abreu B. Cristina de Abreu é empresária no ramo imobiliário. Entre seus principais empreendimentos está a realização de vários loteamentos em Curvelo, como Palmeiras I, Palmeiras II, Cidade Jardim, Aeroporto, Serra Verde e outros. A empresa CCA Imóveis, de sua propriedade, no mercado há mais de 20 anos, tem sua sede na Rua Cícero Marques, 73 A, centro, em Curvelo. O atendimento ao público se dá no horário de 08:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.

ANUNCIE CONOSCO

(38) 3721-5055 / 9861-5218


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 5

“E agora?” - Página 05 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Vida e Obra de “O renovador da ficção literária” João Guimarães Rosa nasceu em única mulher homenageada no Jardim dos Justos entre fundem nas páginas enigmáticas de João Guimarães Cordisburgo/MG no dia 27 de junho de 1908 e foi um as Nações, no Yad Vashem que é o memorial oficial de Rosa, desaparecido prematuramente aos 59 anos de dos mais importantes escritores brasileiros de todos os Israel para lembrar as vitimas judaicas do Holocausto. idade, no ápice de sua carreira literária e diplomática. tempos. Foi também médico, militar e diplomata. No Brasil, em sua segunda candidatura para a Realismo mágico, regionalismo, liberdades e inOs contos e romances escritos por Guimarães Academia Brasileira de Letras, foi eleito por unanimidade venções linguísticas e neologismos são algumas das caRosa ambientam-se quase todos no characterísticas fundamentais da literatura mado sertão brasileiro. A sua obra desde Guimarães Rosa, mas não as suficientaca-se, sobretudo, pelas inovações de tes para explicar seu sucesso. Guimarães linguagem, sendo marcada pela influência Rosa prova o quão importante é ter a linde falares populares e regionais que, soguagem a serviço da temática, e vicemados à erudição do autor, permitiu a versa, uma potencializando a outra. criação de inúmeros vocábulos a partir de Nesse sentido, o escritor mineiro inauarcaísmos e palavras populares, invenções gura uma metamorfose no regionalismo e intervenções semânticas e sintáticas. brasileiro que o traria de novo ao centro Foi o primeiro dos seis filhos de Florduardo da ficção brasileira. Pinto Rosa ("Flor") e de Francisca GuimaGuimarães Rosa também seria incluído Guimarães Rosa, sua segunda esposa, Aracy de no cânone internacional a partir do rães Rosa ("Chiquitita"), ("Tabata Dalava") Carvalho, e os gatos do casal Começou ainda criança a estudar boom da literatura latino-americano diversos idiomas, iniciando pelo francês pós-1950. O romance entrara em decaquando ainda não tinha 7 anos, como se dência nos Estados Unidos (onde à pode verificar neste trecho de entrevista época era vitrine da própria arte literáconcedido a uma prima, anos mais tarde: João Guimarães Rosa, na viagem ao Sertão Miria, concorrendo apenas com o cinema), neiro, em 1952 “Eu falo: português, alemão, francês, inespecialmente após a morte de Céline glês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; (1963). Temendo ser tomado (1951), Thomas Mann (1955), Albert leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicio- por uma forte emoção, adiou Camus (1960), Hemingway (1961), Faulknário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; es- a cerimônia de posse por ner (1962). E, a partir de Cem anos de tudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, quatro anos. Em seu dis- João Guimarães Rosa em seu escritório de tra- solidão (1967), do colombiano Gabriel balho, no ano de 1964 do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japo- curso, quando enfim decidiu García Márquez, a ficção latino-amerinês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei assumir a cadeira da Academia, em 1967, chegou a afir- cana torna-se a representação de uma vitalidade artísum pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho mar, em tom de despedida, como se soubesse o que se tica e de uma capacidade de invenção ficcional que que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas passaria ao entardecer do domingo seguinte: "…a gente pareciam, naquele momento, perdidas para sempre. São ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma morre é para provar que viveu". Faleceu três dias mais desse período os imortais Mario Vargas Llosa (Peru), Carnacional. Principalmente, porém, estudando-se por di- tarde na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de novembro. los Fuentes (México), Julio Cortázar (Argentina), Juan vertimento, gosto e distração”. Se o laudo médico atestou um infarto, sua morte perma- Rulfo (México), Alejo Carpentier (Cuba) e mais recenteAinda pequeno, mudou-se para a casa dos avós, mente Angel Ramá (Uruguai). em Belo Horizonte, onde concluiu o curso primário. IniÉ o terceiro ocupante da cadeira 2, eleito em 6 ciou o curso secundário no Colégio Santo Antônio, em de agosto de 1963, na sucessão de João Neves da FonSão João del-Rei, mas logo retornou a Belo Horizonte, toura e recebido pelo acadêmico Afonso Arinos de Melo onde se formou. Em 1925 matriculou-se na então "FaFranco em 16 de novembro de 1967. culdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais", Guimarães Rosa, considerava Curvelo “a capital” com apenas 16 anos. de sua literatura. Em 27 de junho de 1930 casou-se com Lígia Cabral Pena, de apenas 16 anos, com quem teve duas fiOBRAS lhas: Vilma e Agnes. Ainda nesse ano se formou e passou 1936: Magma, 1946: Sagarana, 1947: Com o Vaqueiro a exercer a profissão em Itaguara, então município de Mariano, 1956: Corpo de Baile, 1956: Grande Sertão: VeItaúna/MG, onde permaneceu cerca de dois anos. Foi redas, 1962: Primeiras Estórias, 1964: Campo Geral, nessa localidade que passou a ter contato com os ele- O presidente Juscelino Kubitschek e João Guimarães Rosa, na 1965: Noites do Sertão, 1967: Tutaméia – Terceiras Esmentos do sertão que serviram de referência e inspira- cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras, em 1967 tórias, 1969: Estas Estórias (póstumo), 1970: Ave, Palavra ção a sua obra. (póstumo) e 2011: Antes das Primeiras Estórias (pósDe volta de Itaguara, Guimarães Rosa serviu tumo). como médico voluntário da Força Pública (atual Polícia Militar), durante a Revolução Constitucionalista de 1932, Fonte: Wikipédia Fotos: Internet indo para o setor do Túnel em Passa-Quatro/MG onde tomou contato com o futuro presidente Juscelino Kubitschek, naquela ocasião o médico-chefe do Hospital de Sangue. Posteriormente, entrou para o quadro da Força Guimarães Rosa com Mário Palmério e o editor José Olympio Pública, por concurso. Em 1933 foi para Barbacena na qualidade de Oficial Médico do 9º Batalhão de Infantaria. nece um mistério inexplicável, sobretudo por estar preAprovado em concurso para o Itamaraty, passou alguns viamente anunciada em sua obra mais marcante — anos de sua vida como diplomata na Europa e na Amé- Grande Sertão: Veredas —, romance qualificado por rica Latina. Rosa como uma "autobiografia irracional". Talvez a exNo início da carreira diplomática, exerceu, como plicação esteja na própria travessia simbólica do rio e do primeira função no exterior, o cargo de Cônsul-adjunto sertão de Riobaldo, ou no amor inexplicável por Diadodo Brasil em Hamburgo, na Alemanha, de 1938 a 1942. rim, maravilhoso demais e terrível demais, beleza e No contexto da Segunda Guerra Mundial, para auxiliar medo ao mesmo tempo, ser e não-ser, verdade e menjudeus a fugir para o Brasil, emitiu, ao lado da segunda tira, estar e não estar. Diadorim-Mediador, a alma que esposa, Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, mais vistos se perde na consumação do pacto com a linguagem e do que as cotas legalmente estipuladas, tendo, por essa apoesia. Riobaldo (Rosa-IO-bardo), o poeta-guerreiro ação humanitária e de coragem, ganhado, no pós- que, em estado de transe, dá à luz obras-primas da liteGuerra, o reconhecimento do Estado de Israel. Aracy é a ratura universal. Biografia e ficção se fundem e se conGuimarães Rosa e José Konder no lançamento de Sagarana


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 6

“E agora?” - Página 06 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Carta de Guimarães Rosa aos curvelanos AOS MEUS AMIGOS E CURVELANOS, peço um longo perdão

(Eu, mesmo, é que não me perdoo) Tão bom pudesse vir até aqui: linda e significativa a ocasião, simpático o interesse, generosa a expectativa, enfim, honroso e magnífico o convite – tudo tão a favor! - ...e eu não pude, não posso, não estou podendo estar com Vocês. Só por causa de um reles senão, de mera circunstanciazinha contra, de uma fada má ou menos concorde. Só por um pormenor negativo de saúde. Creiamme, séria, sinceramente. Pois, o castigado, sou eu. Mas, isto só tem a ver com o físico, com o pesado corpo, o arcabouço da matéria ingrata – que, a imaginação ajudando, poderemos dispensar, sem maior esforço de abstração. Porque, o João Guimarães Rosa, coração e espírito, este veio. Aqui está. Ou, melhor, também não veio, agora, porque aqui já estava, daqui nunca se ausentou, aqui sempre e apegadamente permaneceu. Meus livros não o comprovam? Em todos eles, o Curvelo vive, Curvelo se faz presente, como se fosse bem um de seus centros – sede, núcleo, pólo de cristalização de sua área de paisagens: “cidade capital” da minha literatura. Este Curvelo projeta-se na minha infância, com um prestígio exato e quase mítico. “Era uma vez o Curvelo...” – poderia resumir. (Era e é, graças a Deus – por favor corrijam-me, já que a cidade cresce e floresce, avançadamente, por indetenível imperativo, dos de constatação mais animadora: de quando o sertanejo empreende e o sertão sabe realizar!). Porque sempre senti o Curvelo indissolúvel de Cordisburgo, como se jamais os dividisse o nosso bonito e quieto ribeirão da Onça, que eu tantas e pressurosas vezes transpunha, para ir em inesquecíveis pas-

seios a território já curvelano, à Fazenda da Ponte, do memorável Sérgio Correia, ou à Fazenda do Remanso, do meu amigo Oliveiro de Oliveira Tôrres e sua gente querida. Depois, pelos contactos, dos mais afetuosos e válidos, com filhos desta terra – de mulheres encantadoras e de homens corajosos e francos – descobri que neles se marcava realmente o sinal, a característica, inconfundível, de um tom, uma tônica, uma aura Curvelana. De onde vem? Se do ar, da água, de irradiações telúricas, da incomparável luminosidade de tôda esta nossa região – a gente não sabe. Isto acontece. Confere-se, apenas, e basta. Mais tarde, ainda, andando por outros lados, por este mundo de Deus grande, aprendendo a me lembrar melhor daqui, sempre me convenci, mais e mais, disso. Com muito cerne e ramos longos, Curvelo é uma árvore de afirmação no meio de Minas Gerais. Cidade feliz, de gente positiva, inteligente, forte: de espírito aberto e de coração no lugar. Daí, haver também uma alegria de ser curvelano; mesmo mais: um orgulho, justíssimo. Por tudo – pelo dito e pelo que as palavras não me ajudam a expressar – estou hoje reconhecido a Santo Antônio do Curvelo, e a Vocês, curvelanos. Muito. A dois amigos de prazerosa confiança – meu tio Vicente (“Vovô Felício”) Guimarães, e meu companheiro Embaixador Edmundo Barbosa da Silva – pedi que, falando, falem também de minha fidelidade e saudade. Através deles, sairei melhor servido. Pois, esta mensagem, aqui é tão-somente o abraço, apertado e grato, que eu queria dizer festivamente a Vocês, na “Semana da Comunidade”. Guimarães Rosa Livro: Joãozito Infância de João Guimarães Rosa Autor: Vicente Guimarães

Biografia do Patrono

Aurélio Joaquim Araguaia da Silva, 43 anos, casado, pai de 04 filhos. Mestre em Direito, empresário, produtor rural e Registrador de Imóveis de Esmeraldas-MG, cidade metropolitana da grande BH. Aprovado em vários concursos das carreiras jurídicas, exerceu os cargos de Procurador Federal, Procurador da Fazenda Nacional, Tabelião no Estado de Mato Grosso e Registrador de Imóveis em Curvelo-MG.

Composição Musical do curvelano Luiz Cláudio e Guimarães Rosa O GALO CANTOU NA SERRA

Cordisburgo um conto e cem. Mas Curvelo não tem preço, porque lá mora meu bem.

As ruas de Curvelo são todas feitas de chão. Quando passa um automóvel, alevanta um poeirão

A poeira de Curvelo não faz mal pra ninguém, não... do pulmão, lá ninguém morre: o que mata é o coração!

O galo cantou na serra da meia-noite pro dia; o touro berrou na vargem ao meio da vacaria; coração se amanheceu de saudade que doía...

Quero poeira de Curvelo com lama de Pirapora. Aqui é que mais num fico, amanhã eu vou-me embora.

Minha gente, vou-me embora, mineiro tá me chamando... Mineiro tem esse jeito: chama a gente e vai andando..

Correspondência recebida

As Lages vale um conto,

Caríssimo confrade Geraldo Magela de Abreu:

Com imenso pesar, justifico minha ausência no Mérito Radiofônico 2014, em virtude de compromisso anteriormente agendado e inadiável. Sempre fiz questão de participar de seus eventos. Afinal, são eles do mais alto nível e perpassados de cultura, emoção e espírito de fraternidade. Quanto ao Mérito Radiofônico, trata-se de feliz iniciativa, uma vez que a láurea criada pelo "E agora?" distingue pessoas de valor em nossa comunidade e comprometidas com um projeto coletivo de desenvolvimento. Sempre reconhecendo a importância de profissionais da área de comunicação e de outras personalidades envolvidas direta ou indiretamente com o setor, essa vitoriosa promoção, pelo elevado alcance, conta com o apoio do Clube da Imprensa de Curvelo e Região, entidade da qual me orgulho de ser secretário-geral. Em edições anteriores, o evento homenageou estrelas de

primeira magnitude, como Clara Nunes, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba e Assis Chateaubriand. Em 2014, todas as homenagens se dirigem ao mestre da nossa melhor literatura, João Guimarães Rosa, figura tutelar à qual também me ligo, já que sou membro da Academia Cordisburguense de Letras, e esta o tem na honrosa posição de Epônimo desde que a fundou a inesquecível Sinhá Araújo. Diante de realização tão profícua, só me restar cumprimentálo, meu amigo Geraldo Magela, e a todos os seus colaboradores, augurando-lhes pleno êxito na festa deste 23 de agosto. Aos jornalistas, radialistas, produtores, diretores e proprietários de emissoras de rádio, jornais e televisão, cantores, compositores, empresários, comerciantes, autoridades políticas e outros contemplados com o Mérito Radiofônico também externo minhas sinceras e profundas congratulações. E viva o sertão rosiano! Abraço,


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 7

"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura"

“E agora?” - Página 07 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

O Circuito Turístico Guimarães Rosa é um circuito de cunho literário que nasceu de experiências realizadas por amantes da literatura, que percorrem o sertão de Minas pelo prazer “de tocar com a mão e ver com os próprios olhos” as paisagens e os lugares onde se passam as estórias de Guimarães Rosa. O sertão primitivo e mágico é apresentado por Guimarães Rosa como aquela “outra voz”, que normalmente se cala, tímida, diante de uma sociedade dita “moderna”, urbana, de “altas tecnologias”. É essa outra voz, a voz do poético, que o escritor nos convida a escutar no sertão real, na sua terra natal e no seu espaço de andanças. Neste circuito, inspirado na vida e na obra do escritor, são realizados expedições, caminhadas eco-literárias, momentos de contação de estórias e encontros culturais, no território iluminado pelas estórias de amor, de humor e de pura poesia.

Atualmente fazem parte do Circuito os municípios de: Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Garça, Pirapora, Presidente Juscelino, Santo Hipólito e a Basílica de São Geraldo em Curvelo, que constituem o centro irradiador dos cenários da literatura roseana. Dentre os atrativos existentes nos 9 municípios do circuito destacamos o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo (terra natal do escritor) e Município de Honra do Circuito, com a presença dos Contadores de Estórias Miguilim, que narram trechos da obra, nos locais onde as estórias se passam, que exibe acervo das estórias e da vida do lendário vaqueiro. No livro “Joãozito: Infância de João Guimarães Rosa”, o escritor escreve uma belíssima carta em resposta ao convite recebido para participar da Semana da Comunidade em Curvelo.

Destinado às pessoas que gostam de estórias, de literatura e que desejam conhecer e usufruir da vida simples, da cultura rica e bela do sertão mineiro, retratadas na obra de Guimarães Rosa, este Circuito propõe roteiros relacionados à: Visitas e excursões pelos municípios-cenário da obra de Guimarães Rosa, podendo ser realizado para grupos em qualquer época do ano, mediante solicitação prévia. Manifestações culturais do sertão mineiro, na vida cotidiana dos municípios e em suas festas populares religiosas e tradicionais. Em síntese: Pelos caminhos do sertão podemos apreciar o engenho e a arte de viver do sertanejo; os sons das violas e dos berrantes; as festas tradicionais, religiosas e populares; cavalgadas; passeios de barco pelo rio São Francisco; capelas e fazendas; cafés sertanejos; “causos”, estórias e belas caminhadas literárias com contadores que narram trechos

da obra de João Guimarães Rosa. - Curvelo, Pirapora são as cidades de maior estrutura de hospedagem, tem maior número de hotéis, restaurantes.

- Morro da Garça, Araçaí, Inimutaba, Presidente Juscelino, Buritizeiro possuem pequenos meios de hospedagem (simples hotel, pensão ou pousada) e alguns bares e/ou restaurantes (porém todas elas estão se organizando para tal). São cidades também acolhedoras e de uma singeleza cativante. O Circuito foi criado legalmente em 05 / 12 / 2003 e certificado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais em 11 / 02 / 2005. Morro da Garça é a sede do Circuito, cidadezinha sertaneja, cenário do conto “O Recado do Morro” de João Guimarães Rosa. Está localizada no Centro de Minas Gerais, a 210 km da capital mineira.

Curiosidades...

Com sua singularidade, é um convite para adentrar o sertão e descobrir na singeleza aparente e na sutileza de expressão um universo raro, com patrimônio cultural e natural jamais concebido no âmbito de um turismo convencional. “(…) a tudo quanto enxergava dava um mesmo engraçado valor: fosse uma pedrinha, uma pedra, um cipó, uma terra de barranco, um passarinho atoa, uma moita de carrapicho, um ninhol de vespos”. O Recado do Morro, em No Urubuquaquá no Pinhém. O ambiente e a paisagem aparentemente não se destacam, porém aguça o visitante a desvendar,conhecer, compreender e valorizar um mundo onde o imaterial vem fortalecer um potencial único e singular, num contexto sertanejo, onde o diálogo entre força e a fragilidade fazem do sertão, ainda, um espaço especial. “No que a cidade e o sertão não se dão entendimento: as regalias da vida, que as mesmas não são.” Buriti, em Noites do Sertão. Os lugares, historias e estórias, a engenhosidade dos saberes e fazeres que muitas vezes, foram inspiração para o escritor, é um mundo desconhecido, imaginário para muitos que ainda não vislumbraram percorrer a região e contactar com a população que ali vive. “Todo caminho da gente é resvaloso. Mas, também, cair não prejudica demais – a gente levanta , a gente sobe, a gente volta! Deus resvala? Mire e veja. Tenho medo? Não. Estou dando batalha”. Grande Sertão Veredas. O sertão é apresentado aos visitantes por meio de: contadores de estórias que narram trechos de obras, às vezes, onde elas se passam: caminhadas literárias, cujo roteiro contempla a cidade e o campo festas religiosas, com suas procissões do santo padroeiro festas populares, com barracas típicas e forró ate o sol raiar; manifestações tipicamente sertanejas tendo o carro-de-bois e a cavalgada como o ponto alto de alguns eventos, museus, memoriais, arquiteturas simples, igrejas centenárias e pequenas capelas rurais. Rituais de grupos folclores e religiosos como o Congado, Pastorinhas, Folia de São Sebastião, Guaiana, Dança de São Gonçalo e, principalmente, a Folia de Reis que ilustra o cenário de todos os municípios, do natal até 6 de janeiro – Dia de Reis. Terras vermelhas ou arenosas; o pequi, o araticum, o ipê amarelo florido no meio do preto das queimadas; o cerrado ameaçado, assim como as veredas, os buritis e os animais. “Sertão: estes seus vazios. O senhor vá. Alguma coisa, ainda encontra. O sertão é confusão em grande demasiado sossego…”, Grande Sertão Veredas. Fonte: www.circuitoguimaraesrosa.com.br


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 8

“E agora?” - Página 08 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Paulo Rubens Pereira Diniz Colaborador Institucional

Markus & Leandro Músicos

José Simões de Paiva Netto Radialista

Margarete Vieira Gomes Colaboradora

Valério Diniz Mourthé Colunista em Jornal

Paulo Rubens Pereira Diniz, filho Casimiro Pereira Diniz e Virgínia Machado Pereira. Casado com a senhora Maria do Carmo Brenke Pereira Diniz, é pai de Paulo Rubens Brenke Pereira Diniz, Marcus Vinicius Brenke Pereira Diniz, Cláudia Brenke Diniz Vieira e Christine Brenke Pereira Valério. É coronel da Reserva do Exército Brasileiro, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, na Arma de Infantaria e CPOR/BH, na Arma de Artilharia, sendo ainda Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Kennedy. Cursou a Escola de Comunicações do Exército e a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. É formado em Administração Hospitalar. Comandou o 11º BI em São João Del Rei; 12º BI em Belo Horizonte; Colégio Militar de Belo Horizonte; CPOR-BH; 4ª Brigada de Infantaria; 55º BI em Montes Claros; Guarda Presidencial no Distrito Federal; Comando Militar da Amazônia. Recebeu por seus méritos inúmeras medalhas e condecorações, no Brasil e no exterior.

Marcos Augusto dos Santos Cruz e Leandro Marques da Costa formam a dupla de cantores curvelanos “Markus & Leandro”. Marcos é filho de Eunice Augusta dos Santos e de José Matias da Cruz. Leandro é filho de Ervonete Marques de Souza Costa e de Luciano Guimarães da Costa. Markus & Leandro começaram a cantar juntos em apresentações na escola, ainda no ensino médio, em meados de 1999/2000, se apresentando até então como Leandro e Marcos. Incentivados por professores, familiares e amigos, partiram para voos mais altos. Em 2000 mudaram o nome da dupla para Markus & Leandro e começaram a tocar em bares, restaurantes e festas na região. Tocando com banda fizeram vários shows, conquistando público em toda região. No ano de 2013, gravaram o primeiro CD, “Pra sempre do meu lado”. Numa estratégia de divulgação, gravaram dois clipes com músicas de trabalho e já estão produzindo o terceiro clipe e o segundo CD, que deverá ser lançado no segundo semestre de 2014.

José Simões de Paiva Netto, filho de Idalina Cecília de Paiva e Bruno Simões de Paiva, é casado e pai de 07 filhos. Paiva Netto é jornalista, radialista, escritor, compositor e poeta. É membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter); filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); à International Federation of Journalists (IFJ); ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro; ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro; ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro; à União Brasileira de Compositores (UBC); e, integra também a Academia de Letras do Brasil Central. É autor de referência internacional na conceituação e defesa da causa da Cidadania e da Espiritualidade Ecumênicas. É Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), cujo trabalho teve o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Paiva Netto recebeu inúmeras condecorações e medalhas de mérito no Brasil e no exterior.

Margarete Vieira Gomes e Souza, filha de Geralda Vieira Gomes e Divino Francisco Gomes, casada com Marcelo Ribeiro de Souza, é mãe de Otávio Augusto Gomes e Souza e Sofia Gomes e Souza. Margarete é advogada, formada em Ciências Exatas e Biológicas pela FACIC – Faculdade de Ciências de Curvelo. É formada em Direito pela UNIFEMM. Fez curso de pós-graduação em Direito Público na PUC-MG e pós-graduação em Direito do Trabalho pela ANAMAGES. Foi congressista do Congresso Nacional de Processo Civil, promovido pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito. É membro da Comissão de Eventos da Diretoria da 10ª Subseção da OAB – Curvelo. Homenagens recebidas: Mérito Estudantil – Prêmio “Dr. Marcelo Vianna” e Prêmio “Marco Aurélio de Deus”, pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas; Prêmio Destaque do Ano de 2006 do Centro Norte de Minas. É advogada da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária e atua nas áreas Cível e Trabalhista.

Valério Diniz Mourthé, filho de Francisca Diniz Mourthé e Antônio Mourthé Sampaio, ex-prefeito de Curvelo. Casado com Viviane Diniz Mourthé, é pai de Thiago Diniz Mourthé, Kenia, Lílian Diniz Mourthé Matsumoto, Ricardo, Lucas Diniz Mourthé e Matheus Diniz Mourthé. Engenheiro civil, formado pela PUC MG, é profissional liberal, responsável técnico por três empresas de engenharia. Sócio diretor da Construtora Diniz Mourthé Ltda, realiza trabalhos para APAE de Curvelo, hospitais Imaculada e Santo Antônio. Foi sócio da Diniz Mourthé Materiais de Construção Ltda. Como Secretário de Obras do Município de Curvelo, participou do projeto da retirada dos trilhos do centro e da urbanização desse espaço. Presidiu a Associação Centro Mineira dos Profissionais de Engee Agronomia nharia, Arquitetura, foi membro do Conselho Municipal de Habitação. Hoje é colunista do jornal E agora?. Luta pelo Plano Diretor de Curvelo e pela revisão do contrato firmado pelo município com a Copasa.

Maria Andréia Cristina é filha de Geralda Maria Cristina e mãe de Gabriel Almeida Santos. A laureada é Radialista, e atuou nas seguintes emissoras: 104 FM, em Três Marias; 97 FM, hoje Jovem PAM, em Diamantina; Rádio Guaicui, em Várzea da Palma; FAC, em Sete Lagoas; Centro Minas FM e Rádio Comunitária, em Curvelo. Além do seu trabalho como radialista, Maria Andréia Cristina é estudante universitária do Curso de Pedagogia. Em todas as emissoras e nas cidades onde exerceu sua profissão, Maria Andréia é sempre um exemplo de profissionalismo e cidadania. Por esse motivo, recebeu a Homenagem dos Comerciantes da cidade de Três Marias, no ano 2000, sendo escolhida com Locutora Destaque.

Sidnei Magno Costa, filho de Maria Noemi Costa e Eugênio Costa, casado com Simone Fernandes Costa, é pai de Luiz Fernando e Matheus Henrique. É Major da PMMG, com especialização em Segurança Pública, tendo estudado na Academia de Polícia Militar e na Fundação João Pinheiro. Na PMMG, atuou nos setores de Assessoria, de Comunicação Organizacional, e de Orçamento e Finanças. Em Curvelo sempre atuou no setor de comunicação, onde sempre participa de entrevistas visando à ditrabalhos dos vulgação realizados pela Polícia Militar. Prestou serviço em diversas funções em Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina, Sabinópolis, Corinto. Atualmente serve em Curvelo, exercendo com profissionalismo a função de elo comunicador entre a Polícia Militar e a sociedade civil.

Guilherme Antunes Machado, Adiles Maria Antunes Machado e Sebastião de Aguiar Machado, casado com Érica Silva Magalhães Machado, é pai de Érick Willian, Aléxia e Emily. Capitão da PMMG, possui as seguintes habilitações: bacharel em Ciências Econômicas, curso de Formação de Oficiais da PMMG, pós graduado em Análises Criminais, Segurança Pública, instrutor de Direitos Humanos. É chefe da Seção Logística do 42º BPM, em Curvelo e região. Comandou a PM em Buenopolis, entre 2003 e 2010, inaugurando o atual quartel de Buenopolis. Há 04 anos contribui para a segurança pública em Curvelo, participando de atividades civis e beneficentes. Por seu profissionalismo e sua inserção cidadã na comunidade, foi condecorado com medalhas de Mérito Militar e outras.

Renata Lopes Pereira, filha de Áurea Lúcia Lopes Pereira e Antônio Luiz Teotônio Pereira, é 3º sargento da PMMG. Tem em seu currículo o curso de Formação de Soldados, feito em Sete Lagoas, tendo também concluído com distinção o Curso de Formação de Sargentos em Belo Horizonte. Renata Lopes Pereira trabalha na Secção de Orçamentos e Finanças do 42º BPM, realizando procedimentos para apoiar o serviço operacional da Polícia Militar de Mina Gerais, no aspecto logístico, visando à prestação de uma segurança pública de qualidade à população de Curvelo e de toda a região. Prestou serviços na Secção de Planejamento e Estatísticas no 41º BPM e no patrulhamento operacional nas cidades de Belo Horizonte e Sete Lagoas nos anos de 2009 a 2011.

Valéria Alves dos S. Procópio Empresa Anunciante

Valéria Alves dos Santos Procópio, conhecida como Valéria Florista, é filha de Iracema Crispim dos Santos e Sebastião Alves dos Santos. Valéria é viúva e mãe de Fabrício, Fabíola, Andressa e Raquel. Para melhor atender a comunidade, fez os cursos Artesã, artesanato em flores e decoração em geral. É comerciante, atuando em fabricação de flores, boques, arranjos e lembrancinhas. Além de seu trabalho, ministra aulas gratuitas de artesanato para pessoas carentes. Cidadã consciente e solidária, foi eleita secretária da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Guimarães Rosa. Sua empresa, Belas Artes Flores, funciona na rua Rebouças, 44, no bairro Bela Vista. Faz apresentações especiais em datas como Dia das Mães ou Dias dos Namorados, através da Rádio Comunitária FM e de carros volantes.

Maria Andréia Cristina Radialista

Sidnei Magno Costa Colaborador Institucional

Guilherme Antunes Machado Colaborador Institucional

Renata Lopes Pereira Colaborador Institucional

ANUNCIE CONOSCO

(38) 3721-5055 / 9861-5218


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 9

“E agora?” - Página 09 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Valério José Soares Pereira Colaborador Institucional

Waldiney da Cruz Pereira Colunista em Jornal

Geraldo Moreira da Costa Filho Colaborador Institucional

Giovanni Idalmo de Faria Colaborador Institucional

Jair Faria de Souza Colaborador

Valério José Soares Pereira, filho de Hilce Soares Pereira e Filogônio da Silva Pereira, casado com Ludmila Faria Guimarães e pai de Luísa Faria Guimarães Soares e Lívia Faria Guimarães e Soares, é Cirurgião Dentista e Policial Militar. Graduado em Odontologia pela faculdade Federal de Diamantina, especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pela UFMG, ingressou nos quadros da saúde da PMMG, onde trabalha no Núcleo de Assistência Integral à Saúde da PMMG, 42º BPM. Atende em consultório particular, além de integrar o corpo clínico dos hospitais Santo Antônio e Imaculada Conceição, onde atua na área de cirurgia e trauma buco-maxilo facial, bem como presta atendimentos no pronto socorro municipal na mesma área. Ministra palestras em escolas e meios de comunicação. Outras homenagens recebidas: destaque Profissional e Medalha Alferes Tiradentes.

Waldiney da Cruz Pereira, filho de Helena da Cruz Pereira e Germano Pereira, é casado e pai de Diego de Fátima Pereira e Caroline Moreira Pereira. É 2º tenente do Corpo de Bombeiros Militar, comandante do 2º pelotão de Bombeiros de Curvelo. Possui as seguintes habilitações: curso de Habilitação de Oficiais, curso de Resgate, curso de Sistema de Comando e Operações, curso de Defesa Civil, especialização em Combate a Incêndio Urbano, Salvamento em Altura, curso de Auxiliar de Enfermagem pela FAFEID. Outras homenagens recebidas pelo laureado: Colaborador Benemérito pela PMMG, destaque operacional pelo CBMMG, medalhas grau bronze e prata pelo CBMMG. Atuando em interação com a comunidade, promoveu a Formação de Brigadistas na cidade de Curvelo e região, faz blitz educativas relativas a acidente automobilístico, dá palestras em escolas e dicas de segurança para população via imprensa escrita e falada.

Nasceu em Monjolos, filho de Geraldo Moreira da Costa, exprefeito do Município e Cléia de Assis Moreira, ex-vereadora e educadora. Estudou em escolas públicas. Em 1992 veio trabalhar na Cooperativa Agropecuária de Curvelo. Aqui montou seus empreendimentos (Nitrocentro, Casa da Vaca, Desinsetizadora Líder) e casou-se com a curvelana Andréa Lopes Diniz, tendo três filhas: Bruna, Júlia e Laura. Eleito Vereador em 2012, pelo PDT, foi vice-presidente da Câmara no biênio 2013/2014. É presidente da Comissão de Finanças, Tributação, Orçamento e Tomada de Contas e faz parte da Comissão da Reforma Administrativa. Foi membro do Conselho Municipal de Saúde; diretor do CDL/Curvelo; membro do CODEMA; vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais e foi Coordenador do Departamento da Vigilância Sanitária. Foi um dos fundadores da Associação Curvelana de Proteção aos Animais. Seus projetos são voltados para as demandas sociais.

Jair Faria de Souza, filho de Raimunda Faria de Souza e Henrique Correa de Souza, é casado com Maria do Carmo Alves de Souza e pai de Maria Antonieta Souza Magalhães, Antônio Eustáquio Alves de Souza, Claudete Maria Souza e Costa, Vera Lúcia Alves de Souza, Dulce Helena Alves de Souza Lopes e Ana Cristina Souza Moreira. É coronel reformado da Polícia Militar, com as seguintes habilitações: curso de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais, curso Superior de Polícia, curso Técnico de Contabilidade. Foi comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar de Diamantina, professor do curso de Comércio e Contabilidade do Colégio Diamantinense, delegado especial e chefe do Serviço de Subsistência da Polícia Militar e Imperador da Festa do Divino. Autor do livro "Uma justa homenagem", dedicado ao coronel Lemos da Silva. Entre outras, recebeu a Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek, por relevantes serviços prestados ao país.

José Raimundo Godinho Filho Radialista

Rodrigo Mendes Leal Empresa Anunciante

Rogério Tavares Leite Colaborador Institucional

Giovanni Idalmo de Faria é filho de Maria Salomé Faria e Carlito Antônio de Faria. Casado com Elaine Cristina Coimbra de Faria, é pai de João Pedro Coimbra de Faria e Ana Lívia Coimbra de Faria. É tenente coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, comandante do 42º BPM, com as seguintes habilitações: curso de Formação de Oficiais, curso de Especialização em Segurança Púbica, bacharel em Direito, curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública, especialista em Direito Público. Na condição de subcomandante do 25º BPM (Sete Lagoas), chefe do Estado Maior da 14ª RPM (Curvelo) e comandante do 42º BPM (Curvelo), trabalhou na prevenção e repressão ao crime, gestão de recursos humanos, logísticos, operacionais e de inteligência de segurança pública. Pelos relevantes serviços prestados à comunidade, o laureado recebeu ainda os prêmios: Medalhas de Mérito Profissional, Mérito Militar graus Bronze e Prata, Medalha de Mérito Intelectual e Medalha Alferes Tiradentes.

Francisco Neves Tinoco Colaborador

Guerino Cardoso de Oliveira Colaborador Institucional

José Raimundo Godinho Filho, filho de Maria de Lourdes Godinho e José Raimundo Godinho, é pai de Anna Carolina, Júlio Cesar e Pablo Vinícius. Além de policial militar, Raimundo Godinho exerce os trabalhos de radialista, publicitário e músico com mais de quarenta premiações. Desenvolvendo suas atividades sempre em sintonia com as aspirações da comunidade, promove o Natal solidário e organiza corais de crianças de escola. Sobre si próprio, ele declara: “Gosto de lidar com os mais necessitados, carentes. Sou contra a burguesia. Participo de festivais por este Brasil a fora”. Por méritos de sua atuação artística e cidadã, o laureado foi agraciado por cinco vezes com o prêmio Notáveis do Vale do Jequitinhonha.

Rodrigo Mendes Leal é solteiro, filho de Silvana Alves Mendes e José Geraldo Mendes Leal. O laureado exerce a profissão de técnico em Informática e é estudante de Administração de Empresas. Em janeiro de 2014, aos 22 anos, Rodrigo abriu sua própria escola de informática, denominada Leal Comp, localizada a Rua Goiás, 31, Bela Vista, em Curvelo. Dentro de uma proposta de ensinar informática com qualidade, eficiência, sempre através de métodos inovadores, a Leal Comp vem, ao longo de seus seis meses de existência, trazendo palpáveis benefícios para a população de Curvelo, oportunizando qualificação para o mercado de trabalho a todos os interessados, em especial aos jovens.

Rogério Tavares Leite (Roger), filho de Elza Tavares Guedes Souza e João Correia Leite, é casado com Ana Paula Cruz Trindade e é pai de Nathália, Natielle e Nayara. É ajudante florestal e, atualmente, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Curvelo, Inimutaba e Morro da Garça , em seu terceiro mandato. Como cidadão e sindicalista, Roger define assim o seu papel social: “Ser sindicalista é acima de tudo lutar. Mas lutar por vocação. Nada de importante no mundo foi realizado sem vocação. A vocação do sindicalista é lutar pela utopia, pela missão que abraçamos: defender os direitos da classe, mesmo que em alguns momentos portas se fechem, sempre acreditando que pelo menos uma janela se abrirá.”

Francisco Neves Tinoco é militar. Fez o curso de Formação de Oficiais da PMMG, além do curso de Mestrado em Segurança Pública e do curso de Doutorado em Segurança Pública, na Fundação João Pinheiro. Filho de Inez Joaquim de Jesus e José Tinoco Filho, é viúvo, pai de Taiene, Francisco Jr. e Arthur. Por relevantes serviços prestados às comunidades que serviu, o laureado recebeu outras homenagens como: Medalha Mérito Militar graus Bronze e Prata; Medalha Alferes Tiradentes; Medalha Mérito Legislativo Municipal de Bom Jesus do Galho/MG; Títulos de Cidadão Honorário pelas cidades de Itaobim, Nanuque e Morro da Garça. Como historiador, poeta, cronista e contista, com diversas obras já publicadas, procura preservar a memória e a cultura do sertão.

Guerino Cardoso de Oliveira, Vereador, no exercício de seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Curvelo. Filho de Terezinha Cadeth de Oliveira e Raimundo Cardoso Fagundes. Casado, é pai de Anne Flávia Ferreira Cardoso e Gustavo Henrique Ferreira Cardoso. Sua formação escolar é o segundo grau completo. É taxista por profissão. O laureado tem recebido por seu desempenho na Câmara Muncipal outras homenagens, como o Mérito da Saúde, conferido pelo Conselho Municipal de Saúde de Curvelo. Seu trabalho como taxista lhe facilita o contato com moradores das mais diversas regiões da cidade, mas sua atuação como vereador se concentra prioritariamente nos bairros Ipiranga I, II, III e IV e Ponte Nova, onde é majoritariamente votado.


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 10

“E agora?” - Página 10 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Manoel Ferreira Colunista em Jornal

Solon Francisco Borges Colaborador

Fábio Antônio de Oliveira Colunista em Jornal

Laudimir Rodrigues da Silva Colaborador Institucional

Adelmo Teixeira da Silva Colaborador Institucional

Manoel Ferreira, filho de Maria Elba Lacerda, é casado e pai de Sacha Lucien Moser Ferreira e Kayros Christian Moser Ferreira. Manoel Ferreira é escritor, poeta, ensaísta, crítico literário, ex-professor de Português, Literatura e Redação. Escreveu e publicou: Cont. Ando (coletânea de contos – Gráfica FUMARC – 1979); Ópera do Silêncio (Romance, Armazém de Ideias 2000 – BH); Alteridade do Outro em Sartre – Gráfica Diamantina – 2003 – Diamantina; Suplemento Caderno Literário Filosoficio – Razão In – Versa – 47 edições – 2008/2011. Colaborador do tabloide “E agora?” – 2007/2009 – Curvelo; colaborador do tabloide “Centro de Minas” – 2007/2009 – Curvelo; Grupos Páginas de um Sonho – Escritores e Poetas – Facebook; diversas matérias em ilustres jornais (CN – “Curvelo Notícias”); entrevistas na Rádio Comunitária de Curvelo com João Comunitário e Geraldo Magela Abreu.

Solon Francisco Borges , filho de Laura César Borges e Sebastião Dias Borges. Casado, é pai de Símon César, Mary Carla, Míria Cléia e Said Célio. Polícial Militar, promovido nas graduações de praças, a partir do curso de formação de sargentos, até chegar ao posto de 2º tenente na reforma, através de diplomas. Entre as homenagens recebidas, a mais importante foi uma placa do 10º BPM, ao ser reformado como 2º tenente, pelo bons serviços prestados à corporação. Antes de ingressar na PMMG, foi estudante combativo pelas causas sociais através da música, chegando a tocar no conjunto musical Les Cheris, existente no site de Montes Claros/MG. Como policial militar trabalhou em várias cidade: Belo Horizonte, Montes Claros, Patos de Minas, Mirabela, Pirapora, Grão Mogol, Presidente Olegário dentre outras. No final de carreira, reformado, dedicou seu tempo ao hobby de escrever crônicas para revistas e jornais.

Fábio Antônio de Oliveira, filho de Zelita Xavier de Oliveira e Francisco de Paula Oliveira, é pai de Rejane, Karine e Fause. Sua atuação profissional se desenvolveu em dois campos: Cirurgião Dentista e professor. Sua prática social, no entanto, foi mais extensa: diretor social do Clube Recreativo Curvelo, membro do Rotary Clube de Curvelo, secretário da Associação dos Aposentados Frequentadores da Praça Benedito Valadares, presidente do PMDB em Inimutaba, assessor especial da prefeitura de Inimutaba, vice-prefeito de Inimutaba, prefeito de Inimutaba, Secretário de Assuntos Municipais de Prefeitura de Curvelo, secretário da ABO sub-seção de Curvelo, professor de Moral e Cívica e OSPB na Escola Estadual Bolívar de Freitas. Como reconhecimento a seu trabalho, o laureado recebeu o Troféu e o selo comemorativo dos 50 anos do município de Inimutaba. Atualmente assina a coluna “Cá entre nós”, neste tabloide.

Adelmo Teixeira da Silva, filho de Adelmo Teixeira da Silva, é casado e pai de Debóra, Grasielly, Matheus Victor e Gustavo Ramos. Foi Vereador por 20, sendo presidente da Câmara em dois mandatos. Como Presidente do Social Esporte Clube, adquiriu o terreno para construção da sede do mesmo. Como vereador conseguiu vários benefícios para os produtores rurais: ponte Brejinho da Serra, trator para produtor rural, várias quadras de esporte, sistema abastecimento de água para São Geraldo do Salto. Votou sempre a favor dos projetos que beneficiassem o povo e sempre contra os que o prejudicassem. Funcionário destaque da Prefeitura de Felixlândia me 1987, tendo servido àquele município como chefe de Almoxarifado, chefe de Transporte, chefe de Gabinete e do Setor de Esporte. Foi Presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Felixlândia, presidente do SINDIFELIX e presidente do PMDB de Felixlândia.

Eder Mendes de Sousa Empresa Anunciante

Fernanda Diniz Oliveira Empresa Anunciante

Geraldo Heleno P. Batista Designer Gráfico

Nascido em Saco Novo, desde cedo esteve envolvido em movimentos de jovens, comunitários e de Igreja. Com os conhecimentos adquiridos em eventos é solicitado a colaborar em festas e eventos em toda região, sempre se dispondo a dar sua contribuição; participa ativamente nas comunidades de Saco Novo, São Geraldo do Jataí, Santa Rita do Cedro e vários bairros de Curvelo e cidades vizinhas. Graduado em Gestão Ambiental, deixou marcas na Associação de Catadores de Recicláveis – ASCARE, quando lá esteve a serviço da Prefeitura Municipal de Curvelo, instituição da qual é servidor. Esteve também à frente da Coordenação da Base da Força Tarefa-Previncêndio, localizado no Aeroporto de Curvelo, e esteve à frente do Terminal Rodoviário e Cemitério das Palmeiras e Santa Rita, cuidando com zelo destes patrimônios. É casado com Regina, com quem tem os filhos: Laércio, Nathália e Matheus. Foi eleito vereador pelo Partido Verde, com 862 votos, no pleito de 2012 e vem prestando relevantes serviços à comunidade curvelana.

Marco André Oliveira M. Malaquias Colaborador Institucional

Éder Soares Chaves Empresa Anunciante

Eder Mendes de Sousa, filho de Valma Mendes de Sousa e Deusdedith Barbosa de Sousa, é pai de Breno Lima Souza. Eder Mendes de Sousa é gerente de loja, possui o 2º grau completo e é formado no curso de gerentes trainées, especializado na área de administração de empresas. É gerente da Loja Zema, em Curvelo. Não se limitando à sua área profissional, mas ampliando sua atuação cidadã no sentido da colaboração solidária, o homenageado também presta serviço social, atuando como diretor financeiro da AASC (Associação de Amparo Social e Cultural de Curvelo), no centro de recuperação Betel, uma clínica que trabalha em prol da recuperação de dependentes químicos.

Fernanda Diniz Oliveira, Nanda. Filha de Maria Lúcia Diniz Oliveira e Sebastião de Oliveira Machado, é mãe de Pedro Diniz e Luiz Paulo. Nanda é destacada empresária em nossa cidade, atuando na área do comércio varejista de confecção, brinquedos, papelaria, presentes e decoração. Não se limitando à atividade empresarial, Nanda auxilia na festa de Santo Antônio e promove doação de brinquedos durante o Natal, levando um pouco de sonho e felicidade para as crianças carentes. Colabora ativamente com o Asilo de Curvelo, através de doações e de visitas que são ocasião de alegria para os idosos ali atendidos. Por sua prestação de serviço de qualidade e por suas ações solidária, a laureada foi também contemplada com o prêmio Notáveis do Ano.

Geraldo Heleno Pires Batista, filho de Maria Geralda Pires e Geraldo Heleno Marques Batista, é formado por diversas instituições de ensino em Informática Avançada e Designer Gráfico, habilitado em Corel, Photoshop, Premiere e demais programas. Especializou-se em edição áudio, tendo sido DJ por 04 anos. Atualmente é diagramador arte finalista no setor jornalístico. Sendo Cabo reservista do Exército Brasileiro, pretende fundar a Associação dos Reservistas do Exército Brasileiro de Curvelo e Região. Há três anos, dedica-se ao jornal “E agora?” na diagramação. Na área de designer gráfico, possui vasto portfólio, o que conseguiu graça à rica variedade dos serviços que presta e à acolhida que tem recebido da comunidade.

Marco André Oliveira Martins Malaquias, filho de Benedita de Oliveira Martins e Ivo Marques Martins, é pai de Leandra Ottone Malaquias. Marco André é turismólogo, formado pela Universidade FUMEC. Concluiu curso de especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade FUMEC. É técnico em Regionalização do Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também se habilitou com técnico em Segmentação do Turismo. É gestor da Associação dos Municípios do Circuito Turístico Guimarães Rosa e seu trabalho tem como principal objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, gerando mais postos de trabalho, emprego e renda, tendo como consequência a sustentabilidade econômica em todos os segmentos da economia local. Marco André assina a Coluna de Turismo no Jornal Top Gol.

Éder Soares Chaves, filho de Onesima Soares Chaves e Antônio Domingos Chaves, casado com Valdirene Benevenuto, é pai de Ítalo, Thiago, Hugo e Maria Eduarda. Éder é produtor de eventos, sendo proprietário da empresa ES Produções e Eventos, que funciona na organização de festas e exposições agropecuárias. Exercendo a promoção de eventos em Curvelo e região, a ES Produções organiza festividades como a Festa da Lavoura, em Morro da Garça, bem como presta assistência há quatro anos na Festa de São Judas Tadeu, no bairro Ipiranga. Tem convênio de trabalho com as bandas: Camisa Suada, Banda Tarraxinha, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Don e Juan, Calcinha Preta e Bonde do Forró.

ANUNCIE CONOSCO

(38) 3721-5055 / 9861-5218


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 11

“E agora?” - Página 11 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

Cynara Costa de Oliveira Colunista em Jornal

Gilson Barbosa Amaral Diretor de Jornal

Leandro da Costa M. Neto Diretor de Rádio

Moacir Vieira de A. Júnior Colaborador

Ernesto Ricardo Diretor de Jornal

Cynara Costa de Oliveira, filha de Vanda Costa de Oliveira e José Augusto Bispo de Oliveira, casada com Vitor Guerra, é mãe de três filhos. Cynara possui gradução em direito na Unifem e concluiu o curso de pós-graduação em Direito Penal pela Faculdade de Jacarepaguá, no Estado do Rio de Janeiro. Profissional do Direito, atua em suas diferentes áreas. Além disso, mantém, há alguns anos, a coluna “E agora, doutora?” no tablóide curvelano “E agora?”. Nessa coluna, a laureada trata de assuntos de interesse público ligados à esfera do Direito.

Gilson Barbosa Amaral, o Gilsinho, é filho de Regina Severino Barbosa e Gilvan Alves do Amaral. É pai de João Victor. Tem destacada atuação no setor de comunicações de Curvelo e região, através do informativo que dirige: o Jornal Top Gol. Por seu trabalho jornalístico e por sua positiva atuação na sociedade curvelana, Gilson Barbosa Amaral tem recebido homenagens e prêmios de reconhecimento. Entre esses destacam-se os títulos de: Parceiro da Marinha do Brasil, Amigo da Polícia Civil e Parceiro da Aeronáutica Brasileira.

Leandro da Costa Moreira Neto, filho de Maria Aparecida da Costa Moreira e Edilson Pedro Moreira, é casado com Kelly Lilian Soares Moreira. Leandro é Radialista, diretor da Rádio Milênio FM 106,5, onde também exerce as funções de locutor e apresentador. É Pastor, ordenado pelo ministério Igreja Pentecostal Nova Jerusalém de Cristo, juntamente com sua esposa. Esse ministério tem a presidência do senhor pastor Aleidilson Santos, com mais de 400 congregações em todo mundo, e há três anos em Curvelo. Leandro da Costa Moreira Neto atua como pastor regional e diretor do Grupo Milênio de Comunicação, com mais 02 emissoras afiliadas. Pelo trabalho prestado durante três anos à empresa Carrefour, o laureado recebeu o prêmio “A Voz que Ajuda a Vender”, da Revista Gôndola.

Moacir Vieira de Araújo Júnior, filho de Tarcísia Fernandes de Araújo e Moacir Vieira de Araújo, é pai de Alexandre Araújo e Daniel Araújo. É Técnico de Futebol e Professor de Educação Física, Pós Graduado em Treinamento Desportivo-UFMG, Licenciado em Educação Física pela Unileste MG. Possui ainda o Curso de Educação Física e Desporto, pelo CEDF e o Curso de Futebol Prático, pelo ENAF. Atual treinador de futebol do América Mineiro, Moacir Júnior, conquistou inúmeros títulos e atuou profissionalmente em grandes times do futebol brasileiro. Dona Tarcisia, mãe de Moacir júnior representou muito para a população curvelana, tendo sido professora e administradora do posto de Saúde do antigo INAMPS. Durante muitos anos ela era conhecida como a Tarcisia do INPS.

Ernesto Ricardo, filho de Maria Catarina Leite Ricardo e Oreste Ricardo, é pai de Alexandre, Henrique, Gláucia e Ernesto Júnior. Ernesto Ricardo é cirurgião dentista, mas também se destacou no setor jornalístico e em atividades desportivas e sociais em nossa cidade. Foi o fundador do jornal Central Notícias. É ex-presidente do Curvelo Clube e do Clube Recreativo Curvelano. Foi o pioneiro idealizador dos eventos: Forró de Curvelo, no ano de 1981 e do SHOWÇAITE de Curvelo, em 1981. Foi condecorado como o cirurgião dentista destaque de Curvelo em 1981. Recebeu ainda a medalha do Mérito Jornalístico em Belo Horizonte. Seu nome consta da Placa em homenagem dos fundadores do Tauá Clube de Curvelo.

Hilce Soares Pereira Homenagem Póstuma

Cláudio Roberto Pereira Diniz Homenagem Póstuma

Raymundo José Tolentino, filho de Maria do Espírito Santo Tolentino e Belarmino José Tolentino, pai de Linda Denise, Heloisa, Raimundo Filho, Anselmo, Ana Marisa, Maurílio e Emiliano, foi destacado empresário rural em Curvelo, além de atuar no ramo de transportes e hotelaria. Nascido em Paraopeba, chegou a Curvelo em 1942, quando fundou a empresa de ônibus “Irmãos Tolentino”. Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Curvelo em 1969. Além da empresa de ônibus que chegou a ligar BH ao Norte de Minas, construiu várias rodoviárias particulares e o Hotel Bandeirantes que, à época, inovou, oferecendo apartamentos com melhores condições de conforto aos visitantes. Foi fundador do Lions Club, participou da Maçonaria. Foi presidente do Curvelo Clube, da Associação Comercial e da AMCZ. Sua ajuda foi decisiva para a Cooperativa Agropecuária de Curvelo. Colaborou com a Justiça de Curvelo oferecendo passes aos juízes e delegados, como também a pessoas necessitadas.

Hilce Soares Pereira, mais conhecida como Cicinha Santana é filha de Maria José de Santana e José Soares de Santana. Casou-se com Filogônio da Silva Pereira, com quem teve os filhos: Valério José Soares Pereira e Wander José Soares Pereira. Cicinha era formada em Magistério, tendo exercido essa função por 05 anos, quando, por concurso, passou ao funcionalismo público, trabalhando na prefeitura municipal de Curvelo por mais de 35 anos. Foi pessoa extremamente comunicativa e querida, tanto no trabalho da prefeitura quanto no meio social. Participava do grupo de serestas Zé de Beta, subscritava convites e diplomas, realizava trabalhos manuais em crochê e outros. Participou por vários anos como festeira nas barraquinhas de Santo Antônio. Concorreu às eleições para vereadora em 1989. Após sua morte, o grupo de serestas Zé de Beta lançou um CD com músicas interpretadas por ela.

Cláudio Roberto Pereira Diniz, o Dedé, filho de Casimiro Pereira Diniz e Virginia Machado Pereira, era casado com Beatriz Ferreira Diniz com quem teve os filhos: Maria Beatriz, Viviane, Cláudia e Alexandre. Descriança, desde portista praticava futebol com paixão. Jogou em vários clubes da cidade, inclusive na terceira idade. Foi Sócio colaborador do Curvelo Esporte Clube e sócio fundador do Lions Clube de Curvelo. Era sempre humilde e conhecido por atender com carinho a todos que o procuravam sem nunca fazer alarde sobre isso. Seu relacionamento amistoso explica a longa permanência dos funcionários na sua empresa ou na residência. Natural de Curvelo, trabalhou na antiga Usina de Algodão de Curvelo antes de fundar do Posto São Geraldo, empresa que repetidas vezes recebeu o diDestaque de ploma Empresarial. O posto é atualmente administrado pelos filhos.

Raymundo José Tolentino Homenagem Póstuma

Fany Cristina Rezende Diretora de Jornal

Paulo Dayrell de Oliveira Colaborador

Fany Cristina Rezende, filha de Maria da Penha Longo Rezende e Joel Rezende, é mãe de Thaís Longo Rezende. Fany Cristina Resende é Bacharel em Administração de Empresas, além de ser coordenadora do Comissariado de Justiça da Comarca de Curvelo, sendo também diretora administrativa do jornal O Sinal. Desenvolve um trabalho voltado para a assistência à infância e a juventude. Já foi coordenadora do Abrigo de Menores Bem Querer. Participa dos trabalhos sociais promovidos pela entidade Sopro de Vida. É diretora social da Assistência Social Bom Pastor, atuando na captação de recursos para auxílio a famílias carentes e para o amparo de menores em risco. Por sua competência profissional e sua dedicação às causas sociais, a laureada também recebeu a homenagem do prêmio Notáveis do Ano 2012.

Paulo Dayrell de Oliveira, filho de Ana Dayrell de Oliveira e João Evangelista de Oliveira, casado com Terezinha Arrieiro de Oliveira, é pai de Adriana, Cibele, Joyce e Paulo César. Formou-se como Técnico em Contabilidade, cursando ainda Psicologia e Técnica de Vendas, Práticas de Escritório, Legislação Trabalhista, Redação e Oratória. Foi Prefeito de Curvelo por dois mandatos, sendo atualmente Assessor Especial do Prefeito Maurílio Guimarães. É colunista em vários jornais da cidade. Por sua brilhante carreira política e por sua atuação cidadã, o laureado recebeu inúmeras homenagens, entre elas: Prefeito Expressão nacional, Prefeito Destaque 1985, Medalha Tiradentes, Medalha Paul Herris Rotary Internacional, Medalha do Mérito Legislátivo, Medalha Juscelino Kubistchek.


Edição 100 - atual_Layout 1 20/08/2014 17:08 Página 12

“E agora?” - Página 12 - 2ª quinzena de agosto de 2014 - Edição 100 - Mérito Radiofônico

CNPJ Candidato: 20.568444/0001-35 - Valor: R$ 200,00

Andréia (38) 9989-5424 Garçonete

ANUNCIE CONOSCO E FAÇA BONS NEGÓCIOS Coligação + Minas - PHS / PT do B / PRP / PEN - CNPJ Candidato: 20.575.615/0001-53 - Valor: R$ 250,00

(38) 3721-5055 9861-5218


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.