Farol Autos | Ed. 95

Page 1

MERCADO:

Campanha do Fusion reúne rivais Piquet e Mansell pág 9 DESTAQUE: Triumph busca scensão no mercado brasileiro em 2013

pág 12

jornaldofarol.com.br Ano 2 | No 95 | Publisher: Luciano Maciel | De 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013 | Distribuição Gratuita

MATENHA A CIDADE LIMPA, NÃO JOGUE ESTE JORNAL NA RUA!

Carros na telona

PROJETO GRÁFICO: COMUNNICA.COM.BR

Carros deixam coadjuvantes e viram protagonistas em Hollywood. pág 8

ce

: arol EMldof O S rna - N m/jo G A .co S I book

fa

SENSOR DE ESTACIONAMENTO:

A “mãozinha eletrônica” na hora de estacionar o carro pág 6


serviço

02

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.br

Diferencial

Manutenção garante duração do equipamento Os motoristas mostram indiferença ao tocar no assunto, mas o eixo traseiro também precisa de cuidados para garantir o maior tempo de duração e evitar transtornos futuros. Por conta disso, o supervisor de serviços da Spicer, Jair Silva, passou algumas dicas para garantir uma vida longa do equipamento. Antes de mais nada, o eixo traseiro, também conhecido como diferencial, tem a função de agmornizar a força e a velocidade de um veículo, além de distribuir o torque aos semi-eixos, auxiliando na direção. “Num veículo estradeiro se prioriza a velocidade então é utilizado uma relação mais longa (resultado da divisão do número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão). O mesmo modelo operando fora de estrada, um canavieiro, por exemplo, a prioridade é a força, pois ele vai exercê-la mais a que a velocidade é então utilizado uma relação mais curta”, comenta.

“Hoje, há veículos que excedem 1 milhão de quilômetros rodados sem grande manutenção no diferencial”

Para preservar a vida útil do conjunto do diferencial, o supervisor recomenda alguns cuidados. “É preciso evitar tranco e arrancada muito forte para tirar o veículo da inércia. Isto pode trazer danos ao conjunto”, ressalta. Outra situação que pode causar danos no equipamento é a patinação prolongada, principalmente, se o veículo estiver atolado com uma roda em desnível da outra. O limite de carga, recomendado pela montadora, também deve ser respeitado. “Às vezes, o carreteiro transporta mais peso do que o veículo pode suportar, comprometendo diversas peças. Uma delas é o diferencial que se desgasta rapidamente e acaba tendo sua vida útil reduzida”, adverte. Outro item bastante importante para garantir a longevidade da peça é o óleo. Se usar o óleo lubrificante de um diferencial convencional num blocante, em poucos dias, os discos apresentarão desgaste muito grande, com risco para todo o conjunto do diferencial. “Ao realizar a troca do lubrificante é necessário ficar atento à especificação indicada pela montadora”. Caminhões até 9 toneladas pode ter o diferencial blocante, que requer óleo especial com um aditivo para evitar o travamento dos discos”, esclarece Silva. São cuidados simples, mas, que, de acordo com o supervisor de serviços, podem elevar a vida útil do componente. t diz.

Expediente: Publisher: Luciano Maciel / Diretor Comercial: Luciano César Guastaferro / Diretor de Marketing e Criação: Waltinho Saavedra Editores: Francisco X. Sampaio e Gil Campos Diagramação e Arte: Ana Flávia Canto e Laisla Silva - Fotos: Divulgação Editado e distribuido por: Grupo MG Com, Rua João Bueno, 75 - Jd. Barbosa - Guarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800 - www.jornaldofarol.com.br Projeto Gráfico: Comunnica Soluções Integradas - www.comunnica.com.br / Impressão: Folha Gráfica / Tiragem: 100 mil exemplares auditados pela

siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

03


montadora

04

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.br

Volkswagen realiza Festival Amarok Experience no Guarujá A Volkswagen promove desde a última quinta-feira até o dia 17 de fevereiro o Festival Amarok Experience, no Guarujá, no litoral de São Paulo. O evento contará com test drive da pick-up, que poderá ser dirigida em suas versões Trendline manual e Highline automática pelos visitantes em uma pista off-road montada na Avenida Dom Pedro I, altura do número 2.131, na praia da Enseada. A pista foi preparada especialmente para o modelo e é formada por subidas e descidas íngremes, buracos com lama e muitos outros obstáculos que possibilitarão ao consumi dor conferir como funcionam todos os sistemas do veículo como ABS off-road e a tração integral. Essa é a primeira vez que a empresa promove o Festival Amarok Experience na região praiana.

Para testar os carros, sempre com acompanhamento de pilotos profissionais da Volkswagen, basta apresentar a CNH válida. O Festival funcionará de quinta a domingo, das 9h às 19h. Durante o Carnaval, funcionará também segunda e terça-feira. A entrada é gratuita. A Nova Amarok 2013 é oferecida em oito opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x2 e tração 4x4, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas e motor 2.0 turbo diesel de 122 cv e motor 2.0 biturbo diesel de 180 cv. A pick-up teve em 2012 o melhor ano de vendas de sua história, registrando 19.825 unidades comercializadas no mercado nacional. O valor representa crescimento de 93,8% sobre as vendas em 2011.

Foto: Divulgação

Aposta da Volkswagen para o mercado das picapes A Amarok é a principal aposta da Volkswagen para disputar no mercado das picapes. O veículo é equipado com motor TDI (turbodiesel) 2.0L 16V. Produzido na Alemanha, o propulsor oferece 163 cv de potência, com um torque de 40,7 kgfm a 1.750 rpm, com dois turbocompressores sequenciais. A suspensão dianteira é independente, com eixo rígido e molas elípticas na traseira, a tração é 4×2, mas oferece opção 4×4 e reduzida, as quais são acionadas eletronicamente por botão no console central. O veículo também vem com freios ABS com EBD especiais para uso no 4X4. O veículo já chamou a aten-

ção no último ano, recebendo o prêmio de “Picape do Ano”, no prêmio Melhor de Auto Press 2013. Entre os destaques da Amarok, os jurados apontaram a transmissão automática de oito marchas, o desempenho do motor 2.0l biturbo diesel de 180 cv, o acabamento interno e a segurança. Em 2013, o modelo traz novidades como o sistema de alívio de peso da tampa traseira como item de série em todas as versões do modelo, uma nova opção de cor (Marrom Toffee, metálica) e a ampliação de ofertas de equipamentos opcionais para a versão Trendline.

siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

05


acessórios

06

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.br

Sensor de estacionamento A “mãozinha eletrônica” na hora de estacionar o carro

Os motoristas tem muito problema na hora de realizar a baliza de seu veículo em lugares bastante difíceis. Mesmo com a ajuda dos retrovisores, muitos condutores encontram dificuldades em realizar as manobras sem danificar o carro. Por conta disso, os sensores de estacionamento (parking sensor) vêm sendo mais comuns entre os carros atuais. Considerados como itens de luxo há muito tempo atrás, hoje eles se popularizaram e ganharam espaço no mercado automobilístico. Existem diversas marcas que disponibilizam este dis-

positivo e preços trazendo assim uma unanimidade na hora da escolha do acessório veicular. Este equipamento tem como objetivo auxiliar o motorista enquanto realizam a baliza. Sensores de ultrassonografia ou eletromagnéticos são utilizados para medir a distância do carro com o objeto imóvel e, quando muito próximo, acionam um alarme, que pede para o motorista parar de dar ré. Os modelos de ultrassonografia dividem-se em dois submodelos, os de 4 e 8 pontos. Esses pontos são os receptores aplicados no para-choque do veículo, podendo variar de acordo com o tamanho do veículo. Já o sensor eletromagnético é dedicado a todos os tipos de veículos, sendo vedados somente os com para-choques metálicos, pois o sinal pode ser prejudicado pela interferência de metais. Este sensor geralmente é utilizado em carros utilitários e SUV’s.

siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

07

Você e seu carro em alto estilo! SEU CARRO COM MAIS SEGURANÇA SÓ NA CLASSIC !!!

O mundo do seu carro! Desde 1986

A REDE CLASSIC OFERECE O MELHOR PREÇO EM SENSOR DE ESTACIONAMENTO, SEMPRE COM AS MELHORES MARCAS ALÉM DE DIVERSOS PRODUTOS PARA O SEU CARRO.

Várias marcas hoje estão no segmento de sensores de ré. Além dos equipamentos com sistema sonoros, também existem os que oferecem os modelos de sensores que funcionam em parceria de câmera de vídeo, o que auxiliam ainda mais na hora do estacionamento. Isso acontece para o motorista também ter o uso da visão na hora de estacionar o carro.

Câmeras de ré As câmeras de ré também vêm ganhando espaço no mercado automobilístico. O dispositivo funciona como dispositivos de ultrassonografia, onde as informações são enviadas aos pequenos receptores que repassam a exata distância entre o veículo e os possíveis obstáculos. O sensor emite uma frequência sonora, onde o sinal emitido reflete no obstáculo próximo ao veículo. Ao debater no obstáculo o sinal volta rapidamente ao receptor que informa a localização exata do obstáculo, além de fornecer a imagem em uma tela, algumas vezes, onde é o retrovisor do veículo.

- Seu carro em alto estilo - Bancos em couro - Padrão original - Vidros e travas elétricas - Automatização: teto - vidro e trava - Calhas de chuva - Faróis de milha - Engates - Frisos - Xenon - Desbloqueio DVD - orig/ Tv Free

Novidades

Os sensores de ré e de estacionamento passaram por algumas mudanças com o passar dos anos. Hoje, com grande gama de empresas desenvolvendo este dispositivo, como a Positron, Bosh, Zapos, Rexter e Sur – Vision, eles vem apresentando novidades para atrair o público. Entre elas, estão os equipamentos que são instalados e respondem com um GPS por meio de um sinal Bluetooh , que pode ser retirado do carro.

TUDO EM ATÉ

10 X

SEM ENTRADA NOS CARTÕES

"Rede Classic a maior rede de som e acessórios de São Paulo" Participe você também deste sucesso, seja um franqueado Classic

CASA VERDE C (11) 3858-4411 | VILA GUILHERME C (11) 2901-1353 | GUARULHOS C (11) 2447-2587 MOEMA C (11) 5542-9177 | ITAIM - VL. OLÍMPIA C (11) 3045-5221 | ITAIM - JK C (11) 3071-1045 SANTO AMARO C (11) 5686-1193 | INTERLAGOS C (11) 5523-6128 | FRANCISCO MORATO C (11) 3773-7948 CHÁCARA SANTO ANTONIO C (11) 5181-2188 | VILA MARIANA C (11) 5579-8026 IPIRANGA C (11) 2274-4094 | MORUMBI C (11) 3624-6460 | MOOCA C (11) 2694-2330 SÃO MIGUEL C (11) 2545-8607 | TATUAPÉ C (11) 2941-2429 | OSASCO C (11) 3683-8681 PINHEIROS C (11) 3068-0174 | BUTANTÃ C (11) 3733-2324 | LAPA C (11) 3872-3061 BARRA FUNDA C (11) 3392-4465 | ABC C (11) 4423-2085

www. redeclassic.com.br


compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.br

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

por: Chrystian Gedra fotos: Divulgação

Luz, câmera.... motores!

Carros ganham destaque na indústria do cinema O universo dos carros sempre virou tema de Hollywood para elaborar diversos filmes. Os gêneros são diversos, ode drama, ação ou terror, mas os automóveis sempre foram um dos focos das produções cinematográficas, ou estiveram presentes em boa parte das cenas. Neste último ano, por exemplo, filmes como “Missão Impossível- Protocolo Fantasma” e “007- Operação Skyfall”, por exemplo, tiveram boa participação de veículos importados das mais diversas marcas. Além disso, em 2013, o sexto filme da franquia “Velozes e Furiosos” vai manter esse enfoque, já que ele tem como base os rachas. Essa paixão da indústria

cinematográfica em colocar os carros na telona acontece desde antes da década de 1950. Um desses filmes é o “Two-Lane Blacktop” (1971), que conta a história de dois homens que atravessam os Estados Unidos em um Primer 55 Chevy. Outro filme chamou a atenção do público sobre os carros. Bullitt (1968) conta a história do inspetor de polícia (interpretado por Steve McQueen) que investiga o assassinato da testemunha da máfia estadunidense e tenta encobrir dos bandidos a morte do jovem, irmão do chefe da organização criminosa, Peter Ross. No entanto, os destaques ficam pela perseguição de carros com os modelos 68 Mustang

GT 390 e do 68 Charger. Com o passar dos anos, os carros deixaram de ser apenas coadjuvantes e ganharam status de protagonistas. Por conta disso, diversas montadoras resolveram patrocinar alguns projetos, com o objetivo de também expor seus produtos. O mais conhecido é a franquia Transformers (2007), onde o Camaro, da General Motors, se transforma no robô Bumblebee, o Autobot encarregado de proteger a dupla Sam Witwicky (Shia LaBeouf ) e Mikaela Banes (Megan Fox). Além dele, outros modelos também aparecem como o Pontiac Solstice, o caminhão 379 Peterbilt, GMC Topkick e o Hummer H2. Para dar mais opções aos amantes do automobilismo, o Farol Autos apresenta uma lista dos mais variados filmes que tem os carros como coadjuvantes ou protagonistas. Com certeza, essa lista vai agradar amantes de automóveis de todas as idades.

Os principais filmes de carros 60 segundos

Velozes e Furiosos

Uma das principais franquias envolvendo automobilismo, Velozes e Furiosos contam a história dos rachas. A maioria dos filmes dá destaque para as corridas com os pilotos Dominic Toretto (Vin Diesel) e o ex-policial de Los Angeles, Brian O’Connor (Paul Walker). No entanto, existem filmes que tem apenas um deles fazem participações especiais, caso de “Velozes e Furiosos- Desafio em Tóquio”, onde Toretto aparece apenas no final do filme.

O lendário ladrão de carros Randall “Memphis” Raines (Nicolas Cage) decidiu largar a vida de roubo de carros após ver o cerco se fechar. No entanto, ele retorna da aposentadoria após ver o irmão mais novo seguir o seu caminho e se meter em uma baita confusão. Durante o filme, carros como Porsche Cayman, Ferrari, dentre outros aparecem para serem roubados por Raines e seu grupo, que tem como destaque Sarah ‘Sway’ Wayland (Angelina Jolie). Durante o filme, diversos carros da Nascar, uma das principais competições dos Estados Unidos, são vistos.

siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

Novo Fusion

Campanha reúne rivais Piquet e Mansell nas pistas

A

Ford iniciou a campanha de lançamento do novo Fusion, que conta com a participação dos ex-pilotos Nigel Mansell e Nelson Piquet. A campanha online, chamada Fusion Grand Prix, é composta de quatro episódios e mostra o reencontro dos astros depois de mais de duas décadas afastados da Fórmula 1, no site (www. ford.com.br/fusiongp). O conceito da campanha criada pela JWT é “A New Legend is Born” (“Nasce uma nova lenda”) para o lançamento de um carro. A proposta do Fusion Grand Prix é explorar os diferenciais do carro e estabelecer uma conexão com o público, que vibrou com as disputas entre os pilotos dentro e fora das pistas. Os primeiros episódios ainda entram no ar em 22 e 29 de janeiro, respectivamente, mostrando a preparação dos pilotos para a corrida e diferencias do carro. O episódio final, com o confronto dos rivais, será exibido a partir de 5 de fevereiro.

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

Nissan

apresenta crescimento nas vendas em 2012 O ano de 2012 foi positivo para a Nissan do Brasil. Além de ser uma das fabricantes que mais cresceu, a marca ultrapassou pela primeira vez a casa dos 100 mil automóveis vendidos no mercado brasileiro. Os resultados são expressivos, considerando-se os problemas enfrentados pela montadora com a escassez de carros nas revendas por alguns meses. As 104.778 unidades comercializadas no ano passado garantiram um crescimento de 56% sobre 2011 e 2,9% de participação de mercado, 0,9 ponto porcentual superior ao resultado anterior. Em 2012, os compactos March e Versa, lançados no fim do ano passado, alcançaram 33.151 e 19.670 unidades, respectivamente. Já a picape Frontier cresceu 28% em um segmento que recebeu inúmeras novidades, fechando o ano com 17.563 unidades.

09 mercado

especial

08


compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.br

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

Piloto campeão de rally prepara atrações com o New Fiesta em 2013

Campeão Mundial de Rally e da série Gymkhama, o piloto Ken Block vai realizar diversas atrações dirigindo o New Fiesta. Sem revelar maiores detalhes sobre as ações, a Ford confirmou que deverá acontecer uma exibição inédita no Brasil ainda nesta temporada. Além de inaugurar uma sede nova em Utah, nos Estados Unidos, o piloto anunciou a troca do nome da equipe Monster World Rally para Hoonigan Race Division. A nova sede usa 17 contêineres reciclados para criar ambientes, separados em duas alas. Uma delas, com capacidade para 25 empregados, abriga a área de criação, marketing e administração. Na outra fica a oficina, de última geração, para cuidar dos carros da equipe. O projeto levou dois anos para ficar pronto. Sua proposta foi criar um novo padrão de instalação para os esportes a motor e, ao mesmo tempo, rivalizar em criatividade com as grandes agências de propaganda.

Salão de Detroit Estande faz homenagem a Henry Ford

Quem visitar o estande da Ford no Salão do Automóvel de Detroit irá ver uma homenagem da montadora pelos 150 anos de Henry Ford. No estande, a marca exibiu um modelo A, apresentado ao público por um ator caracterizado como o fundador da empresa, que faz o papel de guia, no estande, mostrando as atrações e os mais de 65 veículos que a montadora exibe. O espaço da marca no Salão ocupa uma área de 5.500 metros quadrados. O roteiro começa com um Modelo A original, um dos primeiros veículos produzidos por Ford, e avança para a linha atual: novo Fusion, New Fiesta, Focus, Escape, Transit, Mustang e Série F, além de conceitos e modelos especiais, incluindo uma picape de bombeiros e os policiais Ford Police Interceptors. Outro destaque é a tecnologia de motores EcoBoost, hoje presente em nove diferentes linhas de veículos da marca. As atrações incluem também um simulador de direção do Focus ST e uma estação de colagens musicais com as palavras “Eco” e “Boost” que podem ser compartilhadas nas mídias sociais.

OFERTAS DE VERÃO JAPAUTO. CB 300 12/12 de R$

12.391,

por R$

11.190,

NX 400i Falcon 12/13 por R$

16.990,

Titan 150 ESD 12/13 - COMPLETA

CONSULTE

CG 150 Fan ESi 12/13 48x de R$

199 SANTO AMARO LOJA - F.: 5645-1000 - AV. JOÃO DIAS, 1313 SANTO AMARO SHOW ROOM - F.: 5545-4277 - AV. SANTO AMARO, 7250 LIBERDADE - F.: 3207-6300 - R. VERGUEIRO,20 (ao lado Metrô São Joaquim) ALPHAVILLE / BARUERI / CARAPICUÍBA / FRANCISCO MORATO / FRANCO DA ROCHA / ITAIM PAULISTA ITAQUERA / MAIRIPORÃ / MAUÁ / PIRITUBA / SANTO ANDRÉ / VILA MARIA CG FAN ESI 12/13 a/v 7.031, ou entrada de 2.000 + 48 x 199,. Juros 2,68% a.m. (37,35% a.a.). NXR 400i Falcon 12/13 a/v 16.990,. CB 300R 12/12 a/v 11.190,. Consulte as opções em nosso showroom. Banco Honda. CET máximo 51,65 % a.a. TC e IOF inclusos. Promoções válidas somente para os modelos anunciados até o término do estoque (2 unidades de cada).Ofertas não cumulativas com outras. Imagens ilustrativas. Reservamos o direito de corrigir possíveis erros gráficos e de digitação.

+ entrada

O T U A JAP .com.br

pauto www.ja

Respeite os limites de velocidade.

siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

tem bom desempenho Montadora confirma preço Yamaha no Rally Dakar 2013 do Peugeot 208 Premier A Peugeot confirmou os preços da edição limitada Premier para o mercado brasileiro. O veículo, que será comercializado com 208 unidades será disponibilizado para o público por R$ 54.990 e será entregue aos clientes da Marca um mês antes do lançamento oficial do veículo, marcado para 13 de abril. Cerca de 3.300 pessoas participaram da ação por meio de umhot site específico e no próprio estande da montadora no Salão do Automóvel de São Paulo, ocorrido em outubro de 2012. No evento, inclusive, foi apresentado o veículo para o mercado brasileiro. Os interessados serão comunicados nesta terça-feira (15/01) dos próximos passos: preenchimento de uma ficha cadastral para geração da nota fiscal e pagamento de um sinal de RS 5 mil até o dia 21. O valor residual deverá ser quitado até o dia 28/02. O 208 Premier será então entregue ao cliente na concessionária indicada por ele no momento do cadastro no dia 14/03.

A equipe de quadriciclos da Yamaha comemorou na final do Rally Dakar 2013. O argentino Marcos Patronelli conquistou sua segunda vitória na competição, que aconteceu na América do Sul, passando pelo Peru, Chile e Argentina. O piloto percorreu 8423 quilômetros em 49h42m42s desafiando areias, dunas, chuvas, aluviões e pedras. Além da primeira colocação, o chileno Ignacio Casale (1h50m35s atrás do primeiro colocado) veio na segunda colocação também em cima de uma Raptor Yamaha. Na categoria motos, a Yamaha conquistou o 6º lugar na classificação geral com o piloto francês Olivier Pain, que completou a prova em 44h30m52s. O piloto Frans Verhoeven, também de Yamaha, terminou em 9º com 44h50m57s. No total, na categoria motos, a Yamaha ocupou 32 posições no Dakar 2013.

Renault apresenta nova campanha publicitária

11 mercado

mercado

10

A Renault lançou nesta semana a nova campanha publicitária da montadora. Com a participação direta de colaboradores do Complexo Industrial Ayrton Senna, onde estão instaladas as fábricas da Renault (PR), o filme mostra a expansão da montadora ao longo de 2012. Em 30 segundos, o filme reforça o aumento da capacidade produtiva instalada no País. De acordo com a marca, esse crescimento resultará em uma série de benefícios aos consumidores brasileiros como mais carros de qualidade, mais crescimento econômico e “mais cheirinho de carro novo”. No final do filme, a assinatura “Renault, crescer com o Brasil é crescer com cada brasileiro” encerra a peça institucional produzida pela Neogama/BBH, agência de publicidade que atende a Renault desde 2007.


duas rodas

12

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013

compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.br

Triumph busca ascensão no mercado brasileiro em 2013 A Triumph apresentou na última semana durante o Salão Bike Show 2013 algumas das novidades da montadora para o mercado brasileiro. Lançados no final do ano passado, os modelos Tiger 800 XC, Triumph Bonneville T100, Triumph Speed Triple, Triumph Tiger Explorer, Triumph Rocket III Roadster e Triumph Thunderbird Storm fazem parte do projeto da montadora, que pretende comercializar duas mil motos neste ano. No ano passado, a empresa investiu R$ 19 milhões para se instalar no Brasil com a construção da empresa em Manaus (AM) mais o escritório em São Paulo (SP). Além disso, desde novembro opera na capital paulista Triple Triumph, primeira revendedora da marca. A linha atual de motocicletas Triumph no Brasil inclui três modelos nacionais - a Bonneville T100 (R$ 29.900,00), a super naked Speed Triple (R$ 42.900,00) e a Tiger 800XC (R$ 39.900,00). Além disso, as importadas Thunderbird Storm (R$ 49.900,00), Tiger Explorer (R$ 62.900,00) e Rocket III Roadster (R$ 69.900,00) também estão a venda. Com exceção apenas da Bonneville T100, todos vem equipados de série com o sistema de freios ABS.

Por volta de julho deste ano, dois novos modelos deverão ser incorporados à linha no Brasil: a Street Triple, que foi reformulada na Inglaterra no final de 2012, e a esportiva Daytona, totalmente remodelada e exposta com destaque na última edição do Salão de Milão. Ambas também serão produzidas na linha de montagem de Manaus. A fábrica da Triumph em Manaus ocupa uma área de 2.000 m² e emprega diretamente 38 pessoas. Sua capacidade atual de produção é de cinco mil motocicletas por ano, entre os diversos modelos. Em 2013, com o aumento da produção, a quantidade total de trabalhadores na fábrica deverá chegar a 50 profissionais. As próximas concessionárias da Triumph serão inauguradas até abril e estão localizadas em Porto Alegre (RS) e Ribeirão Preto (SP). De acordo com a instituição, a meta é abrir oito revendas até o final de 2013 e chegar a uma rede com 12 distribuidores até dezembro de 2014. Outra preocupação da empresa é com o centro de armazenamento de peças, instalado em Louveira (SP), que abriga motocicletas (nacionais e importadas), peças e a linha de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos. O estoque inicial tem 4.000 itens diferentes, quantidade que deve chegar aos 10 mil itens até o final de 2013 com o lançamento dos novos modelos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.