Construir & Decorar - Maio/Junho 2014

Page 1

PREPARANDO A CAMA Show de novidades para os quartos no inverno 2014

OPORTUNIDADE NA PORTA Cidades da Amurel têm espaço para construtoras investirem

ACONCHEGANTE

E ARROJADO Projeto foi pensado para oferecer uma atmosfera de acolhimento, mas não deixou de lado um toque de ousadia

ESPECIAL TURISMO

Encantos de São Martinho e Imaruí atraem turistas o ano todo

Maio / Junho / 2014 - R$ 10,00 / diariodosul.com.br

10





EDITORIAL Chegamos à 10ª edição da revista Construir & Decorar e, como sempre, procuramos fazer um conteúdo que mereça uma nota 10. Você vai encontrar na revista um pouco de tudo – produtos que são novidade no mercado, lançamentos imobiliários, dicas para repaginar a casa e, claro, projetos diferenciados, escolhidos para levar e mostrar ideias e informação. E nesta edição, em especial, vamos falar também sobre turismo. Pode existir uma arquitetura mais interessante que aquela que tem história em suas paredes? E uma decoração mais linda que a paisagem de belas lagoas e cachoeiras? Por isso a Construir & Decorar mostra as paisagens e construções incríveis de cidades bem próximas de nós – São Martinho e Imaruí. Além disso, como não poderia deixar de ser, falamos do turismo religioso, tão forte na região. Temos ainda três projetos de imóveis que vão encantar quem ama decoração. Pra quem está preparando a cama para o frio que já começou a mostrar a cara, uma matéria cheia de sugestões de produtos especiais para o quarto. As tendências em decoração também são abordadas, e apontam para a diversidade. Ainda na editoria de decoração, um pulinho na Casa Cor SC, mostrando um projeto da arquiteta de Tubarão, Isabela Faraco. Mas não paramos por aí, claro. Muito conteúdo também sobre o mercado imobiliário e o setor de construção, que não para de crescer na região. Litiane Klein | Editora

MAIS ECONOMIA NA HORA DE CONSTRUIR Em uma reforma, além do custo, uma das principais preocupações é com a redução do prazo da obra, evitando transtornos e sujeira, principalmente quando se trata da troca de pisos. Para isso, o ideal é optar por produtos funcionais, que podem ser facilmente instalados e que proporcionem um

acabamento de qualidade. A linha EcoClick, da ePiso, possui o efeito natural da madeira, o piso é resistente e fácil de ser instalado, pois dispensa o uso de cola, utilizando o sistema click (encaixe macho/ fêmea) e pode ser usado tanto em espaços residenciais como comerciais de tráfego moderado.

Novas regras para reformas residenciais Desde o mês de abril, toda reforma de imóvel que modifique ou comprometa a segurança da edificação ou da área em que está localizada precisa ser submetida à avaliação técnica de um profissional, como um arquiteto ou engenheiro. As novas regras para reformas residenciais foram desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e valem para qualquer tipo de imóvel. De acordo com o advogado Rodrigo Karpat, especialista em Direito Imobiliário, a norma esclarece e compila diversos pontos já estabelecidos em leis, e explica de forma clara os procedimentos sobre como realizar obras nos condomínios.

Agilidade e economia à construção civil O sistema Tuper Lajes Mistas Nervuradas é fabricado com aço estrutural galvanizado de alto desempenho. O sistema de lajes é uma estrutura mista, composta por vigotas metálicas e concreto, aliando requisitos como resistência, praticidade, agilidade no processo de montagem, economia no uso de escoras, menor desperdício de materiais no canteiro de obras, racionalização da mão de obra e otimização nos prazos de execução da fase estrutural. O sistema, que alcança grandes vãos, também facilita a passagem de dutos de instalação, diminui as cargas na estrutura e nas fundações – pois assegura uma redução do peso próprio em relação a alguns outros tipos de lajes – e favorece a aplicação de revestimentos e a colocação de forros e acabamentos. MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

5



13

com elegÂncia uma atmosfera de harmonia

17

diferencial no estilo projeto mescla elementos

mercado 09 coluna investimentos

cor 36 casa tubarão se destaca

vitrine 10 coluna asas à imaginação

38 oportunidade espaço para investir

de cama 25 roupas produtos de sonho

40 qualificação construção civil

28 tendências diversidade em tudo

21

cheirinho de café cafeteria tem a cara do aconchego

Diretores: Alessandra Loli Zanini de Oliveira, Lúcio Flávio de Oliveira e Tomaz Viana Albuquerque Edição e textos: Litiane Klein Comercial: Evanir Ramos, Flávia Coelho e Giovani Dal-Bó Fotos: Lougans Duarte e assessorias de imprensa

você mesmo 30 faça mudando as cadeiras

Diagramação: UAW! Comunicação & Design

31

decorados diferencial de mercado

41

especial turismo encantos da região

comercial@diariodosul.com.br | 48. 3631-5024 revista@diariodosul.com.br | 48. 3631-5012



Mercado

CONSTRUIR & DECORAR LITIANE KLEIN

INCANSÁVEL A Eraldo Construções trabalha incansavelmente para atingir a marca de 120.000 m² construídos ou em construção em menos de sete anos. A empresa, que já construiu e entregou 35.000 m², está com 32.000 m² em execução e planeja para os próximos anos mais 50.000 m² de projetos que já estão sendo estudados. O bairro Vila Moema, em Tubarão, foi a região escolhida para receber o próximo lançamento assinado pela construtora, o Residencial Allure. Já o bairro Santo Antônio de Pádua recebe o primeiro loteamento executado pela empresa.

Portabilidade no financiamento Começou a valer em maio a portabilidade do financiamento com recursos provenientes do FGTS. Com a nova regra, os compradores de imóveis que utilizaram o FGTS para fazer financiamento imobiliário poderão transferir a dívida para outra instituição financeira. Conforme o economista Jailson Coelho, o objetivo é intensificar a competitividade entre os bancos, propiciando taxas de juros mais baixas. O economista coloca, ainda, que o valor e o prazo do financiamento não podem ser alterados. “A dívida da pessoa não pode aumentar e ainda deve ser mantido o mesmo sistema de amortização. Ou seja, só o que pode ocorrer é a redução da prestação, através de uma menor taxa de juros e/ou taxa de administração”, sublinha.

Brasil regulamenta trabalho de acesso por corda

CONSTRUTORA CORBETTA LANÇA MAIS UM EMPREENDIMENTO O Residencial Sirena é o mais novo lançamento que a Construtora Corbetta faz em Tubarão. O empreendimento promete movimentar o mercado imobiliário com atrativos financeiros diferenciados. Com boa localização, na Rua Washington Luiz, em frente à Arena Multiuso e próximo ao Farol Shopping, no bairro Aeroporto, o residencial dispõe de apartamentos com dois e três dormitórios, suíte, sacada com churrasqueira, medidor individual de água e opção para duas vagas de garagem. Hall, salão de festas e academia serão entregues mobiliados e decorados. O financiamento, que é direto com a construtora, tem uma poupança que pode ser parcelada durante a construção, sem juros, corrigida pelo CUB de Santa Catarina, e o saldo restante pode ser financiado em até 120 meses.

Já está valendo em todo o território nacional norma que regulamenta o trabalho em altura que utiliza a técnica de acesso por corda. O anexo I à NR-35 foi publicado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em abril, pela portaria nº 593. O anexo define como acesso por corda a técnica de progressão utilizando cordas, com outros equipamentos para ascender, descender ou se deslocar horizontalmente, assim como para posicionamento no local de trabalho, normalmente incorporando dois sistemas de segurança fixados de forma independente, um como forma de acesso e o outro como corda de segurança utilizado com cinturão de segurança tipo paraquedista. Em situações de trabalho em planos inclinados, a aplicação deste anexo deve ser estabelecida por Análise de Risco. MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

9


VITRINE No projeto assinado pela arquiteta Estela Netto, as gaiolas decorativas dão um charme extra ao espaço

ASAS À IMAGINAÇÃO Gaiola? Só se for de portas abertas! Na decoração, esse objeto virou adorno e confere charme e originalidade a diferentes ambientes. O uso de gaiolas como objeto decorativo está em alta. Elas já ganharam espaço em diversos ambientes, compondo a decoração do lar e até de espaços comerciais. Estes objetos conferem um toque romântico e provençal, e, com criatividade, dá pra formular combinações originais e cheias de estilo. Segundo Maria Tereza Duca, uma das sócias da loja paulista Villa Maria, as gaiolas podem ser usadas em qualquer ambiente. “Elas saíram das varandas e áreas externas e entraram para as salas, banheiros, cozinhas e quartos, principalmente nos dormitórios infantis”, aponta.

FOTO: JOMAR BRAGANÇA/DIVULGAÇÃO C&D

Versão de madeira pintada na cor rosa com corrente de pérola FOTO: JULIANA BULI/DIVULGAÇÃO C&D

Aconchego para o revestimento Para quem está buscando a elegância e a sensação de aconchego da madeira para os revestimentos da casa, a IndusParquet, uma das maiores fabricantes de pisos de madeira maciça tropical do país, apresenta cinco linhas de produtos: Décor, Externa (Decks), Pronta, Ecológica e Tradicional.


Estilo do café ao jantar Uma mesa servida com elegância e beleza é o complemento perfeito para uma boa refeição. A toalha de mesa Corinne, da Karsten, possui desenho moderno e diferente de árvores, com muito estilo, nas cores amarela e rosa, com 100% algodão reciclado. Já o kit guardanapo Chermon conta com estampa e textura que coordena com a toalha de mesa Dupla Face Chermon, produzida em percal 180 fios e 100% algodão.

Tudo à mão

Casa no clima da seleção A Copa está chegando e quem quer entrar no clima do Mundial não poderia deixar de ter opções para decorar a casa. Pensando em oferecer aos brasileiros produtos para preparar a casa para torcer com estilo, a Westwing oferece alguns produtos que remetem ao Brasil e aos países que participarão do evento, como almofadas, copos e canecas.

Para compor a decoração com estilo, os organizadores ajudam a manter tudo sempre à mão e também emprestam charme aos ambientes. Bijuterias, esmaltes, maquiagens e até celular podem ficar em locais especiais para estes objetos, compondo a decoração. Os modelos das fotos são de caixas porta-tudo, porta-bijuterias, porta-esmalte e porta-celular, todos da Ludi.

Ajustado, seguro e bonito O Prolongador Maxx é 100% regulável. Trata-se da primeira solução em guarda-corpo e escadas do mercado a ter esta tecnologia, que possibilita que imperfeições ou desníveis das paredes sejam contornados ou então que o vidro seja ajustado no ângulo ideal para acompanhar o formato do ambiente e respeitar fielmente o projeto. O visual proporcionado pelo prolongador da Ideia Glass deixa o ambiente mais sofisticado e diferenciado, ao propor um design leve e moderno pelo uso dos vidros. O objeto suporta até 200 quilos, sendo que a resistência depende do local de fixação. MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

11



MeU projeto HArMONIA INtegrAdA à

elegância O projeto das arquitetas Andréa Guglielmi Piazza e Fabiany Meneghel buscou traduzir a intenção da cliente de chegar em casa e ter uma atmosfera aconchegante, acolhedora e harmônica. “Este foi o ponto principal que norteou toda a concepção desse projeto”, aponta Andrea. Na foto, a utilização de plantas e objetos pessoais confere exclusividade e acolhimento ao ambiente, tornando-o único.

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

13


Destaque O amplo living integrado associa o aconchego e harmonia do espaço à sofisticação e elegância. O projeto como um todo contempla vários focos que destacam cada detalhe, como o uso de elementos quentes, como a madeira natural tratada nos painéis e na bancada da churrasqueira, bem como a madeira de demolição.


Intensidade A combinação das cores intensas nas linhas retas dos móveis foi intencionalmente inserida, juntamente com o vermelho dos tapetes persas, para trazer a energia vibrante ao estar e transformam a beleza dos pequenos detalhes.

O ambiente traduz conforto e acolhimento no formato dos móveis, que também conferem exclusividade ao projeto, com destaque para a beleza e harmonia deste ambiente. O vermelho novamente aparece, dando vida e alegria ao espaço.

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

15


Elegância A mesa de centro e jantar com pés em laca preta conferiu ousadia ao espaço, integrado com painéis em espelho fumê e bancadas em silestone estelar preto, que trouxeram pontos de luz aos elementos no ambiente. A pendente de cristal fumê proporcionou a elegância das formas rebuscadas, que, juntamente com a decoração marcante, se destaca e remete à elegância nesse estar aconchegante e acolhedor.

Andréa Guglielmi Piazza e Fabiany Meneghel Arquitetas (48) 3626 2546 | (48) 8845 4424 contato@guglielmimeneghel.com.br www.guglielmimeneghel.com.br


MEU PROJETO

ESTILO

PARA RECEBER

PROJETO É CONCEBIDO COM FOCO NO CONFORTO E ACONCHEGO PARA RECEPCIONAR

A engenheira Silvana Caporal recebeu duas orientações para conceber o projeto deste imóvel. O gosto da família por receber os amigos foi uma das bases, e a outra, a orientação de que deveriam ser usadas cores alegres. Na foto, a sala de TV e o bar, que são integrados ao estar e ao jantar. Aconchego com móveis em madeira. No bar, o charme das luminárias pendentes em tom cobre dão um toque especial ao ambiente. Luminária de formas curvas traz descontração à sala da TV. MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

17


Brincando com cores No bar, banquetas em tom vermelho dão alegria ao ambiente, e foi usado palha de malaca no encosto. A bancada de mármore translúcida é em rosa português. O móvel da TV mescla MDF Vitta Arauco com Mezzo Castani Vitta Arauco, e tem puxadores em lona. Na circulação, aparador estilo retrô com demolição e espelho retrô vermelho.

Mistura Na sala de jantar, móveis em madeira tipo demolição, com cadeiras de tecidos coloridos. “Acompanhando o layout despojado, usamos um grande banco em uma das laterais da mesa”, destaca Silvana. Também foi agregado o charme do lustre em ferro envelhecido e cristal, que cai sobre a mesa. Para a cozinha, foi procurado um estilo moderno, tipo ilha, deixando os ambientes integrados. O piso é de ladrilho hidráulico.


Banheiro Um dos banheiros traz o pastilhado decorativo como destaque na parede. A bancada traz um toque de neutralidade nas cores bege e marrom, com a cuba se destacando.

M贸veis em MDF Canelato, com puxadores em inox e vidro pintado branco, junto com vidro acidato pintado na cor verde oliva. A bancada 茅 em Recycled White Diamond, com coifa de ilha tipo tubo.

MAIO/JUNHO - 2014 MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br diariodosul.com.br

19 19


Estilo nos quartos O quarto do casal traz um ambiente romântico, com a cabeceira estofada em capitonê com tecidos de seda. Os móveis seguem o mesmo MDF do banho do casal, formando uma composição dos ambientes. Uso de portas de correr e vidro pintado. No quarto dos filhos, alegria e diversão com as cores do papel de parede. Os móveis são em MDF, com persiana romana. O móvel inclinado para a TV possibilita que ela seja vista pelas duas camas. O quarto de hóspedes traz móveis em MDF oliva metalic, trama linha touch Masisa e grigio Masisa. Parede floral compõe o ambiente descontraído.

Silvana Caporal Engenheira civil (48) 3626-7170 silvanacaporal@silvanacaporal.com.br

20

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br


um gostinho de

pASSADo

Café em Laguna apresenta projeto feito para que os CLientes se sintam bem

meu projeto

“A hora do café não serve apenas para repor as

arquitetos responsáveis pelo trabalho, Jean Carlo de

energias e saciar o apetite. É também o momento de

Souza e Raphael Py e Pires, refletir sobre o desenvolvi-

sociabilidade, onde as conversas dão sentido à refei-

mento do projeto é fundamental para que as criações

ção.” Esta frase foi o ponto de partida do projeto do

não sejam vazias. “Tudo que for projetado precisa de

Café Passado, localizado em Laguna, juntamente com

um conceito, ou signo, como chamamos. O pensar vai

a referência da proprietária, Teia Nichele, do desejo

definir não só a ideia inicial, mas solucionar questões

de uma “atmosfera aconchegante, de cuidado, um lu-

da execução do projeto, como fluxos, forma e am-

gar onde a pessoa se sinta bem”. De acordo com os

bientes”, destaca Jean Carlo.

MAIo/jUNHo - 2014

diariodosul.com.br

21


Composição de elementos Um ambiente lúdico e aconchegante é a proposta da cafeteria Café Passado, localizada em um antigo casarão do período Colonial no Centro Histórico de Laguna. Partindo desse conceito, integra o projeto uma mesa coletiva em madeira, que contrasta com as réplicas dos azulejos antigos e com os pufes coloridos feitos com retalhos de tecidos.


Decoração As peneiras expostas no teto foram feitas em bambu, material muito utilizado no período do café. O objetivo foi criar luminárias alternativas e vincular ao processo de fabricação do produto. As peneiras menores, bordadas em ponto cruz, fazem uma releitura das técnicas utilizadas pelas bordadeiras locais e completam a decoração. O processo de restauração da edificação também foi realizado pelo escritório. Toda estrutura de cobertura foi devidamente restaurada, assim como o assoalho, as esquadrias e as paredes mistas em tijolos maciços e pedras, que ora aparecem expostas, mostrando o sistema construtivo original da edificação. Ornamento com vasos, ervas naturais utilizadas na elaboração dos pratos e um vaso com um pé de café natural compõem o paisagismo.

À direita, janela de demolição com painel em vidro e luminária de led, retratando um cafezal. Ao fundo, nicho em MDF preto fosco e prateleiras em vidro formando a boutique que oferece produtos regionais e café.


Estilo próprio As luminárias pendentes são peças únicas produzidas artesanalmente. Ainda compõe o ambiente o pufe cúbico ornamentado com tecido lembrando retalhos, projetados pelo escritório Arte Real Arquitetura. Destaque para os quadros com cópias de trabalhos em aquarela e grafite do artista Jony Coelho.

Jean Carlo e Raphael Py e Pires Arquitetos | Arte Real Arquitetura (48) 3644-6690 | 9956-5857 | 8409-3378 arterealarquitetura@hotmail.com

24

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br


ESTILO PARA SONHAR

ALEGRIA, ROMANTISMO, MODERNIDADE E ARROJO ESTÃO DISPONÍVEIS NAS COLEÇÕES DE ROUPAS DE CAMA

Modernas, divertidas, criativas e com opções para todos os estilos. Assim são as roupas de cama, peças essenciais para garantir a beleza e a harmonia do quarto, além de fundamentais para dar um toque pessoal no ambiente. Do lúdico ao clássico, existem peças para todos os gostos. No estilo despojado, as divertidas peças de bichinhos, como fronhas que alegram e aliviam o quarto. Para quem prefere o arrojo, as estampas modernas e em cores fortes fazem a diferença. Já no estilo clássico, a sofisticação dos bordados, cores claras ou neutras, em peças leves e elegantes.

Abusando das cores

Para quem gosta de cores mais fortes e estampas marcantes, uma opção é a Malti. Os produtos, da coleção da Karsten, são 100% algodão, fio penteado, percal 180 fios, e estão disponíveis nos tamanhos queen, casal e solteiro. O preço sugerido para o jogo de lençol queen é R$ 197,90 e, para o cobre-leito queen, R$ 246,90.

PARA DECORAR E AMAR


Ar romântico Para quem gosta de romantismo, a Santista traz a leveza do jogo de cama de casal em tom rosa e com estampa floral. Produto em 150 fios prata, à venda na Havan por R$ 69,99.

Muito fofo

Recadinho

Diferenciado pela alegria

Para emprestar alegria e descontração ao ambiente, a Ludi oferece as fronhas de bichinhos. Garante muita fofice para o quarto da garotada. Fronha Sapo, a partir de R$ 46,90.

Ainda no estilo divertido e com um toque meigo, fronha Cute, também da Ludi. Um recadinho para quem ama e uma lembrança para os sonhos. Preços a partir de R$ 42,40.

Com cores e estampas alegres e diferenciadas, a Havan propõe um toque a mais no quarto com as fronhas avulsas decore, com estampa digital. Tamanho 50x70cm, preço R$ 9,99.

26

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br


Para os viajantes

Natureza

Arrojo

O jogo de cama casal em malha linea decorata, da Produtex, estampa com leveza e em estilo discreto o gosto por viajar, passando por algumas das mais conhecidas cidades da Europa. O jogo possui quatro peças e custa R$ 89,99 na Havan.

Integrando a coleção Allegra, da Karsten, a linha Kaori é 100% algodão, fio penteado, percal 180 fios e está disponível nos tamanhos king, queen, casal, solteiro. Os preços sugeridos são: jogo de lençol queen, R$ 197,90; cobre-leito queen, R$ 246,90; edredom queen, R$ 239,90.

O estilo discreto, mas arrojado, faz parte da linha Nolan, com peças 100% algodão, fio penteado, percal 200 fios. O preço sugerido no jogo de lençol queen é R$ 252,90; no cobre-leito queen, R$ 309,90 e no edredom queen, R$ 305,90.

Estilo

Proteção

Delicadeza

Com cores neutras, mas com uma estampa marcante, a Arlen traz um diferencial com muito estilo. As peças são 100% algodão, fio penteado, percal 200 fios. Os preços sugeridos são R$ 252,90 para o jogo de lençol queen; R$ 309,90 para o cobre -leito queen, e R$ 305,90 para o edredom.

As capas oferecem proteção para os travesseiros, tendo uma grande capacidade de impermeabilidade. Praticidade, conforto e garantia de mais durabilidade para os produtos. Na foto, capa para travesseiro Pele de Pêssego com zíper, da Havan. Preço na loja, R$ 5,99.

A linha Vicenza combina a delicadeza dos desenhos em um estilo discreto, em tons neutros. Produtos 100% algodão, fio penteado, percal 200 fios. R$ 252,90, R$ 309,90 e R$ 305,90 são os preços sugeridos para o jogo de lençol queen, o cobre -leito queen e o edredom queen.

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

27


tendências

DiversiDaDe na

decoração

TenDências abrem espaço para misTura De cores e maTeriais, sempre De olho na harmonia Do conjunTo Sem medo de ousar e com espaço para a diversidade. Dessa forma pode-se traduzir as tendências para a decoração de imóveis. O uso de cores vivas, mistura de estampas e materiais diversos estão em alta. Basta saber combinar os elementos para uma decoração moderna e diferente, sem exageros. De acordo com a arquiteta Tatiana de Sá foi-se o tempo em que o branco e os tons de bege reinavam nos ambientes. “Hoje, cores fortes e mais divertidas são capazes de trazer vida, acabando

com a timidez de quem tinha medo de ousar na decoração”, salienta. Conforme ela, a tendência da decoração para o momento é uma mistura das estampas, o retrô, sustentabilidade e o equilíbrio das cores. As cores cinzas e terracota estão sendo utilizadas para deixar os ambientes aconchegantes, tanto quanto o vermelho, o amarelo e azul, que emprestam charme ao local. “A tendência mesmo é conforto e bem-estar, tendo a personalidade do morador”, sublinha a especialista.


Diversas opções para os materiais Em relação aos materiais, as possibilidades são bem variadas – depende mesmo é do gosto de cada um. “Há uma infinidade de elementos, como vários tipos de vidros, tecidos, estes muito usados em móveis, madeira de demolição, espelhos, cerâmicas, papel de parede, souvenirs e outros”, salienta Tatiana. Para os tapetes, também são muitas as opções de matériasprimas, sendo que se destacam o algodão, a palha, o couro, o tecido, o sisal e o crochê. “Os tapetes devem estar em harmonia com o estilo e cores do ambiente”, frisa a arquiteta. Tatiana ressalta que os móveis, cortinas, tapetes e elementos de decoração e de iluminação são essenciais e indispensáveis em qualquer ambiente, e formam um conjunto que deve estar em harmonia. “Não para separar”, ressalta.

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

29


FAÇA

VOCÊ MESMO

TOQUE A MAIS

BANCOS E CADEIRAS DE PLÁSTICO PODEM SER REVESTIDOS PARA MUDAR O AMBIENTE Que tal dar uma repaginada na casa fazendo uma mudança simples em cadeiras e bancos? As cadeiras de madeira podem ser reformadas com certa facilidade, em casa mesmo. As cadeiras e bancos de plástico, porém, também podem ser reformados de forma prática.

Material: Cadeira ou banquinho de plástico; Cola branca; Pregadores de roupa para segurar o tecido na cola; Tecido ou retalhos. É recomendado tecido de algodão, como a chita, por exemplo; Termolina leitosa para usar como impermeabilizante; Pincel, lixa e tecido.

Como fazer:

1 2

Lixar as peças para o tecido aderir melhor; Retirar todo pó que fica depois de lixado;

3

Passe a cola aos poucos e vá colocando o tecido, sempre fazendo movimentos do meio para as pontas para evitar que se formem bolhas;

4

Se quiser impermeabilizar, depois que as peças estiverem secas é só passar termolina leitosa e aguardar a secagem final.


EM ESCALA

REAL

DECORADOS

APARTAMENTOS DECORADOS SÃO IMPORTANTE DIFERENCIAL NO MERCADO DE IMÓVEIS

A Vendelar tem hoje o apartamento decorado do Residencial Mar Grosso. “É uma obra grande e o decorado é fundamental para que o cliente entenda o projeto dessa obra. É uma peça essencial, quase sempre quem está em dúvida e entra no decorado compra”, conta o corretor da Vendelar Max Willian Boaventura.

FOTOS: VENDELAR/DIVULGAÇÃO C&D

Quem vai investir em um imóvel não está fazendo uma compra qualquer. Muitas vezes, o comprador economizou por anos para fazer a aquisição e está adquirindo um bem para passar o resto da sua vida. Exatamente por isso, a necessidade de se saber o que está sendo comprado fez com que as construtoras pensassem em uma forma de mostrar o produto, antes do prédio ficar pronto – os apartamentos decorados. Segundo o proprietário da Vendelar e corretor de imóveis Fernando Mattos, o decorado é uma ferramenta muito importante porque dá ao cliente a possibilidade de se situar em escala real. “É importante ressaltar que o decorado também oferece uma sugestão de modelo de decoração e otimização do espaço. Ele propõe ideias que podem ser empregadas pelo comprador para o aproveitamento do imóvel”, destaca. Fernando aponta que o número de equipamentos e utilitários em uma moradia só tem aumentado, por isso a sugestão de formas de aproveitar o espaço é ainda mais importante. “O apartamento decorado dá uma dimensão de espaço, oferece ideia de otimização e ainda sugere formas de deixar o imóvel funcional”, sublinha. MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

31


Opção para venda No segmento de imóveis de luxo, em algumas cidades do Estado, já são oferecidos apartamentos mobiliados e decorados, como um diferencial de mercado na conquista dos clientes. A Procave, incorporadora que atua no Norte de Santa Catarina, investe em uma equipe de profissionais especializados, com destaque para os designers de interiores, no intuito de oferecer esta comodidade para os futuros moradores. Todos os projetos levam a assinatura de Miriam Pinheiro, coordenadora de decoração da equipe Procave. Focada em oferecer imóveis de alto padrão na região de Balneário Camboriú e Itajaí, a empresa atrai um público selecionado e exigente de clientes, que abrange tanto proprietários de apartamentos de veraneio quanto novos moradores. Nessas situações, a praticidade e o conforto de poder adquirir um imóvel já pronto para morar vem se mostrando um grande atrativo. Além de funcionar como uma vitrine para as possibilidades decorativas de cada imóvel, o apartamento decorado possibilita ao novo proprietário usufruir de seus espaços imediatamente após a compra. “Criamos uma condição de comodidade para o futuro comprador que, na maioria das vezes, reside distante e não quer administrar todo o processo de decorar um imóvel”, explica Miriam Pinheiro. Os apartamentos decorados no residencial Costão da Barra, em Balneário Camboriú, e no condomínio Brava Home Resort, na Praia Brava, de Itajaí, são exemplos recentes da excelência alcançada pela Procave na concepção de seus apartamentos decorados de alto padrão.

32

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br


Incorporadora de Balneário Camboriú já trabalha com a opção de venda de apartamentos mobiliados e decorados

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

33


Decisão de compra Para o proprietário da Imobiliária Correta, Ademir Júnior, os apartamentos decorados influenciam na decisão na hora da compra, pois o cliente consegue ver a real dimensão dos ambientes e acabamentos. Ele detalha que a decoração é feita em parceria com empresas de móveis e decorações, que montam a estrutura e, quando é feita a venda do decorado, recebem a sua parte. “O decorado informa ao cliente as possibilidades de uso do espaço a ser adquirido”, completa. Júnior aponta, no entanto, que a prática de fazer apartamentos decorados ainda não é comum em Tubarão. “Muitas construtoras vendem os imóveis na planta. Hoje nós temos decorado no residencial Verona, no Centro de Tubarão”, conta.

Possibilidade de mudanças A Construtora Planen encontrou uma forma de mostrar aos clientes o apartamento que será entregue, mesmo sem ter a opção do decorado. No Royalle Residencial, por exemplo, que ainda está sendo construído, há um apartamento já pronto, pintado e com toda estrutura que será entregue ao cliente – piso, acabamentos, espelhos de luz e outros elementos. “Se a pessoa quiser alguma mudança, ela já pode pedir antes de receber o apartamento. A construtora mesma faz e já entrega como o cliente quer. Se tiver um custo adicional de material ou de obra, isso é acertado com o cliente”, explica o corretor da Vendelar, Max Willian.

34

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br



CASA

COR

TUBARÃO É DESTAQUE NA

CASA COR SC ARQUITETA DA CIDADE AZUL MONTOU QUARTO DE MENINA NA MOSTRA

A arquiteta Isabela Faraco, com o ambiente Sonhos da Menina, leva de Tubarão uma proposta inédita para a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas – a Casa Cor. O trabalho pode ser conferido até o dia 15 de junho no espaço da Casa Cor SC, em Florianópolis, que conta ainda com outros 21 espaços de luxo e requinte. Além da capital, Itajaí também é sede do evento, onde estão outros 23 ambientes. Tendo como tema “SC Décor: Um Estado, todos os estilos”, a Casa Cor Santa Catarina apresenta todo o estilo de vida catarinense, da Serra ao Litoral, longe dos estereótipos.


Sonhos da Menina A arquiteta Isabela Faraco, de Tubarão, assina o ambiente Sonhos da Menina na Casa Cor Santa Catarina 2014. O espaço, situado na sede da Casa Cor em Florianópolis, retrata os sonhos e as vontades de uma menina de cinco anos de idade. O quarto Sonhos de Menina tem 45 m², tendo como principal característica ser um ambiente lúdico, marcado por traços clássicos, tons suaves e atmosfera acolhedora. Isabela buscou explorar cada centímetro do espaço de modo funcional, dividindo-o em três setores: Espaço de Criação, Brincando de Acampamento no Jardim e Dormindo na Casa de Bonecas. O know-how da arquiteta para conceber projetos infantis é incontestável. “Trabalho muito com quartos infantis e quartos de bebê. São ambientes pelos quais tenho um carinho especial em projetar, pois são muito ricos em detalhes e marcam bem meu estilo. Como minha ideia era fugir dos tradicionais ambientes voltados para crianças, surgiu a proposta do espaço Sonhos da Menina, um ambiente onde eu poderia explorar meu diferencial de forma mais livre e solta”, conta Isabela.

Revestimentos O ambiente foi revestido com piso vinílico, material emborrachado, resistente e de fácil manutenção. Nas paredes Isabela apostou em diferentes formas de revestir: uma das paredes serviu de tela para a artista plástica Sônia Lapolli, que desenhou árvores com passarinhos; as demais foram pintadas com Garlic Glove, da Tintas Renner, e receberam papel de parede em tons de verde mynt e branco. O teto foi rebaixado com gesso, com destaque para os detalhes em sanca iluminada e aplicação de papel de parede.

FOTOS: SIDNEI KAIR/DIVULGAÇÃO C&D

Isabela Faraco Arquiteta e urbanista (48) 3626-9482 isabela@isabelafaraco.com www.isabelafaraco.com

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

37


ESPAÇO PARA

INVESTIR

DEMANDA REPRIMIDA

LAGUNA, IMBITUBA E BRAÇO DO NORTE TÊM MERCADO PARA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS DE PADRÃO MÉDIO E DO MINHA CASA MINHA VIDA

Algumas cidades da região da Amurel estão com uma demanda reprimida no setor imobiliário – empreendimentos na faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 250 mil, de dois quartos, procurados especialmente em consequência do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal. É o que dizem profissionais do setor em Imbituba, Laguna e Braço do Norte. Segundo proprietários de imobiliárias dessas cidades, existe mercado para estes imóveis, mas está faltando oferta. O proprietário da Celso Meira Imóveis, de Laguna, Celso Augusto Luzzi de Meira, afirma que os imóveis mais procurados na Cidade Juliana são apartamentos de dois quartos, na faixa de preço de R$ 230 mil a R$ 280 mil. A preferência no município, diz o corretor, é pelos apartamentos novos. “O público desses imóveis

normalmente são veranistas aposentados, que gostam de Laguna e compram o imóvel para vir passar o verão na cidade. Esses são os imóveis mais procurados hoje, e existem poucos apartamentos de dois quartos em Laguna, por isso a necessidade de novos empreendimentos”, aponta. Celso destaca que os empreendimentos de alto padrão também têm conquistado um público mais reduzido, mas que busca apartamentos de 300m² a 500m², com mais recursos, e normalmente localizados na beira-mar. “São imóveis que custam entre R$ 500 mil e R$ 1,1 milhão. É claro que menos pessoas buscam esses empreendimentos, mas existe mercado para eles”, explica. Na cidade, os imóveis que podem ser financiados pelo MCMV também têm sido procurados, comenta o empresário. “É um público diferente, normalmente moradores da cidade que estão buscando o primeiro imóvel e buscam empreendimento de até R$ 130 mil”, conta.


Melhor construir Braço do Norte também tem mercado Outra cidade da região da Amurel que sofre com a falta de oferta de imóveis é Braço do Norte. De acordo com o proprietário da Imobiliária Cinco Estrelas, Bertilo Schlickmann, a maior procura no município é por imóveis de padrão médio, com faixa de preço de R$ 150 mil a R$ 250 mil. “Hoje as famílias estão menores, com menos filhos, e também existem muitas pessoas solteiras e divorciadas comprando imóveis. Por isso, a procura maior é por apartamentos de dois quartos, até de um, porque de três já fica mais caro”, avalia. No entanto, Bertilo afirma que há pouca oferta desses empreendimentos na cidade. “Está faltando, se relacionarmos com a procura. Temos mais empreendimentos de alto padrão, com preço em torno de R$ 400 mil. Há mercado para estes imóveis, mas temos uma demanda reprimida em relação a imóveis mais simples”, pontua. O corretor salienta que não há oferta para quem procura imóveis mais simples e quer utilizar os benefícios do MCMV. “Temos carência desses empreendimentos, até porque o lote em Braço do Norte é muito caro. Mas se uma construtora investir em um empreendimento na faixa de preço do MCMV, com mais unidades para diluir o custo, certamente haverá mercado”, acredita. “Está na hora de mudar o foco e abrir os olhos para este público que existe e não encontra imóveis dentro do que precisa”, conclui.

Em Imbituba, de acordo com o corretor de imóveis Everton Gomes, muitas famílias têm preferido comprar terrenos. “Existe procura por imóveis prontos, especialmente na faixa que está dentro do programa MCMV. O problema está sendo encontrar esses empreendimentos na cidade”, lamenta. De acordo com Everton, existem poucas ofertas realmente atraentes. “O problema é que muitas construtoras fazem imóveis para o MCMV com 50 m², na faixa de preço de R$ 140 mil. Isso é muito pouco, são apartamentos que não oferecem condições para uma família e, na verdade, se você for fazer as contas, o metro quadrado acaba saindo muito caro. Por isso os terrenos têm sido tão procurados, pois as pessoas optam por construir”, detalha. Everton destaca que existem alguns empreendimentos na cidade que já têm um padrão melhor, dentro desta faixa de valores, mas há público para outros. “Os imóveis nessa faixa de preço de R$ 140 mil são os mais procurados hoje”, revela Everton. “O mercado está aquecido, mas é preciso que mais construtoras ofereçam imóveis que valham a pena para os compradores”, completa. MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

39


MÃO DE

OBRA

QUALIFICAÇÃO AINDA É ENTRAVE

SETOR TEM EMPREGADO MAIS NA REGIÃO, MAS AINDA FALTAM OPÇÕES PARA A MÃO DE OBRA SE APERFEIÇOAR

A construção civil segue como um dos setores que mais emprega na região. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2013 este segmento econômico gerou 232 vagas de emprego em Tubarão, sendo o quarto setor que mais empregou no município. O crescimento é espantoso quando comparado com o ano de 2012, quando a construção civil teve a abertura de apenas quatro vagas de trabalho na Cidade Azul durante os doze meses do ano. O número é obtido com a diferença entre todas as demissões e admissões realizadas no setor durante o ano. Em Laguna, a construção civil é o setor que mais emprega. Em 2013, foram 693 admissões a mais que demissões durante todo o ano, número que também cresceu consideravelmente quando comparado aos 268 empregos gerados no setor na cidade em 2012. Além das obras públicas, como a Ponte Anita Garibaldi, a iniciativa privada, com o momento de prosperidade vivido pela construção civil na região, também é responsável por este aumento. Apesar dos dados, porém, empresários e gestores são unânimes em salientar que uma das maiores dificuldades encontradas pelo setor é a falta de qualificação.

40

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

Opções escassas Não são muitas as opções para quem quer atuar na área da construção civil se qualificar, pelo menos em Tubarão. O Senai é uma das instituições que oferece algumas alternativas. “Temos o curso de pedreiro de alvenaria, e outros relacionados com a construção civil, como de hidráulica e pneumática e de eletricista”, detalha Paula Costa, responsável pelas relações com mercado do Senai Tubarão e Capivari de Baixo. Paula conta que a procura pelo curso de pedreiro de alvenaria tem sido muito grande. “O mercado está muito aquecido e falta mão de obra, por isso tem aumentado muito nos últimos tempos. Como dependemos de espaços diferenciados para fazer esse curso, porém, não conseguimos abrir novas turmas com frequência”, relata. Para 2014, por exemplo, ainda não há um calendário definido sobre quais as datas em que devem ser abertas vagas para novos cursos. No Cedup Diomicio Freitas, também em Tubarão, ainda não existem cursos técnicos especificamente na área da construção civil. Segundo o diretor Ademir de Oliveira, porém, existem planos de abrir cursos para este segmento. “Ainda não temos previsão de quando isso vai ocorrer, mas constatamos, através de pesquisa de mercado, que há uma grande demanda nessa área, pois falta mão de obra qualificada”, pontua o diretor.


DE TUDO

ESPECIAL TURISMO

UM POUCO

REGIÃO DE SÃO MARTINHO E IMARUÍ OFERECE UMA GAMA DE ATRAÇÕES PARA OS TURISTAS Uma região com opções para todos os gostos. O

de São Luiz, em Imaruí.

turismo religioso, as belas cachoeiras e lagoas, as op-

Com a conclusão da pavimentação da estrada, a

ções de turismo ecológico, a gastronomia e artesanato

região espera crescimento no turismo e incremento

local, além das belas paisagens, que lembram os vales

na economia local.

europeus, fazem dos municípios de Imaruí e São Martinho lugares únicos.

O prefeito de Imaruí, Manoel Viana de Sousa, aponta que, “apesar das dificuldades que o município enfrenta principalmente em relação às estra-

especialmente pela devoção à beata Albertina Berke-

das estaduais, tem compensado os visitantes com

nbrock, que viveu em São Luiz – deve ganhar uma im-

as belezas naturais e o povo acolhedor, lembrando

portante contribuição em breve, com a retomada das

sempre que a luta é contínua em busca de melhores

obras da SC-407, que liga São Martinho à comunidade

condições para receber os turistas”.

FOTO: KELVIN MARTINS/DIVULGAÇÃO C&D

O elo que liga as duas cidades – o turismo religioso,

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

41


FOTOS: KELVIN MARTINS/DIVULGAÇÃO C&D

A multiplicidade de Imaruí Imaruí é um município de caráter agrícola e pesqueiro do Sul do Estado de Santa Catarina, e está na região turística Encantos do Sul. O município é conhecido pela cultura açoriana e a grande devoção da população. A cidade passou a se destacar no cenário nacional no âmbito do turismo religioso. O calendário festivo possui grandes eventos, tais como a Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos, a Festa do Divino Espírito Santo e a Festa de São João Batista. “Juntos, esses eventos atraem milhares de pessoas em diferentes épocas no ano. O município ainda conta com grande movimentação todos os finais de semana na comunidade de São Luiz, após a beatificação de Albertina Berkenbrock, mártir que aguarda a canonização”, conta o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Deivid Monteiro Torquato.

Belezas naturais e culturais

A cidade está localizada às margens da lagoa de Imaruí e preserva a cultura açoriana, presente nas brincadeiras da Ratoeira, Ternos de Reis, Pau de Fitas, Quadrilhas e Boi de Mamão. Imaruí conta ainda com cachoeiras e pousadas rurais, além de ótimas condições para a prática de esportes como parapente, pesca artesanal, passeios de barco, lanchas e jet ski na lagoa, caiaque, cavalgadas, motocross e trilhas ecológicas. A Cachoeira dos Pilões é um dos pontos que encanta. Localizada na comunidade de São Tomás, a cachoeira é uma das mais belas de Santa Catarina, mas não é o único atrativo da região. A pousada Cachoeira dos Pilões, nos moldes antigos, recebe o visitante como se ele estivesse em sua própria casa, com refeições especiais, como o peixe servido em cima de uma folha de bananeira. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro oferece aos turistas intocadas e belas cachoeiras distribuídas em todas as regiões. A cidade ainda conta com ilhas e lagoas, como a Lagoa Mirim e Lagoa de Imaruí. Com 119 km² de lâmina d’agua, sendo totalmente navegável e atingindo uma profundidade máxima de 6 metros, a Lagoa de Imaruí oferece ambiente ideal para passeios de barcos e a prática de esportes náuticos.


O encanto de São Martinho A colonização do município de São Martinho teve início em 1865, com a vinda de imigrantes alemães para a região. A colônia recebeu o nome de Praia Redonda, por ter uma praia com formato arredondado, mas no ano de sua emancipação, em 1962, passou a chamar-se São Martinho, em homenagem ao padroeiro de várias comunidades alemãs. A cidade tem forte influência germânica ainda hoje, e a população conserva casas em estilo enxaimel, que revelam uma estrutura de madeira preenchida com tijolos e telhados, bastante inclinados. A gastronomia é um dos atrativos locais.

FOTOS: ANTONELLO/DIVULGAÇÃO C&D

Turismo ecológico e rural São Martinho também conta com lindas cachoeiras, como a Cachoeira do Capivari, localizada a 6Km do Centro da cidade, que também é chamada de Salto do Alto São Martinho. O salto possui 2km de comprimento com algumas quedas de 4m de altura. Na área próxima a uma pequena praia na beira do Rio Capivari há infraestrutura adequada para camping. Nomeada pela Embratur como uma das capitais nacionais do Turismo Rural, segundo a prefeitura, São Martinho conta com inúmeras cachoeiras, matas com trilhas, parques e açudes. Os moradores também fabricam e comercializam artesanato e deliciosos produtos caseiros.

Cultura A Casa da Cultura abriga o arquivo e o Museu Histórico de São Martinho, com fotos, livros alemães e peças das casas habitadas pelos colonizadores alemães. A Casa do Rio é um ponto turístico obrigatório, onde uma casa é separada por um pequeno rio e ligada por uma ponte. A Igreja Evangélica também vale a pena ser visitada. Foi construída no período da colonização germânica e é tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural. Quem visita Vargem do Cedro pode muito bem pensar que está num vale europeu. A paisagem ganha encanto com a igrejinha envolta por poucas casas em meio às montanhas, cercada de pastagens e jardins bem cuidados. O local oferece um rico artesanato e deliciosos produtos coloniais.


FOTOS: N.J.CIDADE/DIVULGAÇÃO C&D

SC-307 deve abrir caminho para o crescimento No começo de maio, foi publicado o edital para a nova licitação das obras de pavimentação da rodovia que liga o município de São Martinho à comunidade de São Luiz. Após o encerramento do contrato com a empresa que realizava a obra, o governo do Estado corria contra o tempo para que a licitação acontecesse antes do período eleitoral. “A pavimentação desta rodovia é muito importante para o desenvolvimento da região, que tem um grande potencial turístico e pode crescer muito mais se tiver as condições de infraestrutura necessárias”, frisa o deputado Joares Ponticelli, que acompanhou o processo da obra junto à secretaria de Infraestrutura e sempre defendeu a retomada dos trabalhos. A abertura dos envelopes da licitação está marcada para o dia 10 de junho, às 14h, na secretaria de Infraestrutura do Estado, com um valor inicial de R$ 4.513.333,50. Foram asfaltados 900 metros do trecho, que tem uma extensão de 7,5 quilômetros. O prefeito de Imaruí, Manoel Viana de Sousa, afirma que a pavimentação da SC-407 será um grande marco no município e região. “É a principal estrada que dá acesso ao santuário da Beata Albertina e demais comunidades do nosso interior, que durante o verão, principalmente, tem um grande fluxo de veículos. Com a pavimentação esse fluxo aumentará ainda mais, atraindo cada vez mais turistas ao nosso município”, acrescenta.

44

MAIO/JUNHO - 2014

diariodosul.com.br

A história de Albertina Albertina Berkenbrock teve o decreto de beatificação assinado pelo papa Bento XVI, e foi proclamada Bem -Aventurada em 2007, na Diocese de Tubarão, em uma celebração eucarística presidida pelo cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano. No dia 11 de abril de 1919, na comunidade de São Luiz, em Imaruí, nasceu Albertina Berkenbrock. Filha de um casal de agricultores, Henrique e Josefina Berkenbrock, teve oito irmãos e irmãs. Aos 12 anos de idade, no dia 15 de junho de 1931, Albertina foi assassinada resistindo a uma tentativa de estupro, em nome de sua fé.






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.