Edição N° 22 - Jornal de Paulo Lopes | 1ª Quinzena de Dezembro de 2013

Page 1

PAULO LOPES | 1ª QUINZENA DE DEZEMBRO DE 2013 | Ano I | Nº 22 CIDADANIA

RECICLÁVEL

Universitário de Paulo Lopes representa o estado em competição nacional Pág 3

Entrevista Uma moto OK...

...e muito mais prêmios!

Compre nas lojas participantes, pegue o seu cupom e participe!

Certamente uma das épocas mais emocionantes do ano, o natal está chegando para deixar que o amor invada os nossos corações e que possamos ter momentos de congraçamento com todos aqueles que são nossos queridos.

Boas Festas! CERPALO Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes

Boas Festas! COMERCIAL MELO Rua Santa Catarina, 33 Centro - Paulo Lopes - SC 48 - 3253-1372


Paulo Lopes, 1ª Quinzena de Dezembro de 2013 jornaldepaulolopes.com.br

2

facebook.com/jplmais

Nunca me esqueço de que lá pelos meus 16 anos, já me formando no antigo Magistério no Instituto Estadual de Educação em Florianópolis, fui para casa no final de semana em Imbituba e resolvi vasculhar umas caixas de papelão carregadas de cadernos escolares de 5ª a 8ª serie que guardava durante aquele tempo todo.

GERAL

Estado. Tabela esta construída com muitas lutas, greves e mobilizações durante longos anos.

Obrigado autoridades, por me fazer entender que neste país, do futebol, do carnaval e das praias, as verdadeiras causas sociais, de relevância e importância para o povo – como saúde, educação e segurança – Um desses cadernos, mais precisamente de só são construídas e efetivadas depois de língua portuguesa de 5ª série, me chamou muitas lutas, greves, manifestações e atenção pela pergunta que nele constava e confronto com as autoridades constituídas. pela resposta dada. A professora perguntava: o que você quer ser quando crescer? Obrigados autoridades, por me fazer entender, que lutar contra as injustiças, Resposta imediata: Professor. descaso, desrespeito e incompreensão e a Não sei se aquilo foi uma resposta rápida, de favor do que é de significativa importância crianças que se inspiram em profissões para as pessoas é uma atitude inerente ao ser adultas para responderem a esse tipo de humano e que é só nas lutas e nas grandes pergunta, ou se foi uma resposta pensada batalhas que reinos se tornaram poderosos, ainda que se quer sabia verdadeiramente o q u e m o v i m e n t o s d e t r a b a l h a d o r e s que seria ser professor. O fato é que a conquistaram direitos históricos e que resposta se tornou uma realidade concreta e grandes nomes só se destacaram – ainda que hoje depois de exercer por mais de 13 anos pagassem com sua própria vida - após aquela profissão respondida no caderninho fazerem fortes embates com aqueles que d e 5 ª s é r i e , q u e r o a g r a d e c e r a s defendem o sistema e que prezam a morte e não a vida, a injustiça e não a justiça, a AUTORIDADES, por este ano que passou. incompreensão e não a compreensão, o Obrigado autoridades, por não pagar o confronto e não o dialogo. Piso Salarial Nacional na carreira dos professores e professoras desse país Obrigado autoridades, por me fazer conforme mencionado em lei federal – a desanimar de ser educador/professor a cada 11.738/2008 e recomendado pelo Supremo dia que passa, não pelos alunos, que são ótimos e esculturas a qual moldamos a cada Tribunal Federal. momento quando estamos em sala de aula, Obrigado autoridades, por não pagar um nem pela profissão que em si é nobre e digna terço de hora-atividade conforme estabelece de respeito e admiração, mas pelo descaso, desprezo, desrespeito e incompreensão com essa mesma lei. que vocês autoridades, tem tratado a Obrigado autoridades, por rebaixar a Educação e os profissionais da Educação nos tabela salarial dos profissionais da educação – últimos anos neste município e neste Estado. usando de omissão, por não estabelecer uma nova, ou colocando batalhão de Policia de Este artigo é dedicado a todos os prefeitos/as O p e ra ç õ e s E s p e c i a i s n a A s s e m b l e i a e governadores/as que não cumprem as leis Legislativa conforme fez o Governador do neste país.

O ponto central da primeira encíclica do Papa Francisco, “Evangelii Gaudium” (a alegria do Evangelho) é a descentralização da Igreja Católica. Segundo Francisco, “uma centralização excessiva, ao invés de ajudar, complica a vida da Igreja, e sua atribuição missionária”. Por isso, prega que a Igreja deva “apontar novos caminhos para a chamada “nova evangelização”, o que significa tanto atrair quem ainda não é cristão para o catolicismo, quanto, principalmente, fazer com que os fiéis não praticantes, distantes ou mesmo descrentes, voltem para a Igreja. Para isso, é preciso apostar na dimensão local, descentralizando-a”. Esta é a mesma lógica adotada pelos governos e pelas gestões privadas mais eficientes. São exemplos de governanças descentralizadas a Alemanha, a Inglaterra, os Estados Unidos e os demais países anglosaxônicos. Foi lá que nos inspiramos para criar os 36 territórios de desenvolvimento, administrados localmente por Secretarias Regionais, com base nas deliberações dos conselhos constituídos pelos prefeitos, presidentes das Câmaras Municipais e cidadãos destacados nas comunidades. Numa entrevista à revista Veja, Luíza Trajano, a gestora do Magazine Luíza, atribuiu o sucesso da sua rede de varejo à descentralização. Foi a descentralização que impulsionou uma lojinha do interior de São Paulo a se transformar num dos maiores êxitos da história do setor no Brasil. Todo mundo exalta a velocidade com que cresce a Havan, que em 25 anos de

existência, construiu 50 lojas de 10 mil metros quadrados. A meta de seu proprietário, Luciano Hang é chegar a 100 até 2015. Qual é o segredo da Havan? A descentralização. Pois, cada gerente, cada equipe de cada loja é treinada para tomar decisões, fazendo que cada uma delas seja como uma unidade quase autônoma. O papa Francisco quer para a Igreja Católica exatamente isso. Ao invés de um comando absoluto, de cima para baixo, ele quer comunidades eclesiásticas fortalecidas, fazendo as decisões da Igreja fluírem de baixo para cima. Talvez com essa despressurização, a Igreja Católica caminhe firme e rapidamente para a revogação do celibato, que é uma negação da natureza humana, e fonte de tantos desvios de conduta no seio de congregações sacerdotais. Aliás, o papa já deu um sinal claro, ao desejar que a Igreja recrute sacerdotisas. Vejamos o que diz a “Alegria do Evangelho”: “A reivindicação do legítimo direito das mulheres (...) não pode ser deixada de lado superficialmente. O sacerdócio reservado aos homens (...) pode se tornar motivo de especial conflito quando se identifica em demasia a posição sacramental com o poder”. O papa Francisco quer uma Igreja mais autônoma, para discutir os seus erros e suas fraquezas, traçando, na base de cada comunidade, os novos caminhos que precisa percorrer. Esses novos caminhos – está certo o papa – s ó s e r ã o t r i l h a d o s s e a Ig r e j a s e descentralizar, dando voz a quem só ouve a palavra que vem de cima.

Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Melhor é ser dois do que um… Porque se um cair o outro levanta o seu companheiro… E o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. (Eclesiastes 4:9-12)

Previsão do tempo para Paulo Lopes

Fonte: INPE/CPTEC

Verão 21/Dez

21

27

Nublado Muitas nuvens com curtos períodos de sol.

22

28

Variação de Nebulosidade Períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens..

EXPEDIENTE

22

30

Nublado Muitas nuvens com curtos períodos de sol.

22

Parcialmente Nublado Sol entre poucas nuvens.

FALE COM A REDAÇÃO

@ jornaldepaulolopes.com.br

30

jornaldepaulolopes@hotmail.com

23

29

Parcialmente Nublado Sol entre poucas nuvens.

Editor: Christian Martins Jornalista SC/4311 Comercial: Marcelo Martins 48/9916-4181 Arte e Diagramação:

22

28

Nublado Muitas nuvens com curtos períodos de sol.

22

29

CHEIA 17/12

CRESCENTE 25/12

NOVA 01/01

MINGUANTE 08/01

Parcialmente Nublado Sol entre poucas nuvens.

Circulação: Paulo Lopes, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Palhoça, Florianópolis e São José Impressão: Soller Indústria Gráfica LTDA

Esta edição:

seis78 Comunicação & Marketing 8 páginas | 1.000 exemplares

Editado e distribuído por seis78 Comunicação & Marketing |Rua José Pereira da Silva, 155 Sala 04-Centro-Paulo Lopes-SC|Cep: 88.900-000

Filiado a: Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina

INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

SINDEJOR/SC Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de SC


GERAL

Paulo Lopes, 1ª Quinzena de Dezembro de 2013 | jornaldepaulolopes.com.br

3

Universitário de Paulo Lopes representa o estado em competição nacional Leonardo Ávila Custódio participou neste mês do Desafio Universitário Empreendedor 2013 O estudante de Ciências Contábeis Leonardo Ávila Custódio - Penha, Paulo Lopes, participou neste mês do Desafio Universitário Empreendedor 2013, uma competição Universitária Nacional, promovida pelo SEBRAE que teve ao todo 17mil inscritos e selecionou 3 universitários por estado, que participaram previamente de uma competição durante 75 dias numa etapa estadual, disputando as vagas para competir na final em Brasília/DF.

A final aconteceu de 29/11 a 03/12 através de um projeto de negócio e jogos empresariais que simulavam a gerência de uma empresa. PE, SE e RN foram os 3 primeiros classificados no projeto e o estado de SC conseguiu classificação nacional na etapa de jogos empresariais, ficando em 2ºlugar, sendo a colocação MG, SC, SP. Os outros 2 representantes de SC, eram Volnei Chechetto de Porto União e Nilton Augustin de Canoinhas.

Pequenos municípios Paulo Lopes ganha de SC poderão um veículo do Pacto pleitear uma pela Proteção Social biblioteca pública A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lançou o edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, que vai premiar 26 propostas de municípios com até 10 mil habitantes. As inscrições vão de 11 de dezembro de 2013 a 11 de fevereiro de 2014. Os contemplados receberão R$ 50 mil em acervo e mobiliário, que serão entregues pela FCC, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina. O kit será composto de, no mínimo, 1 mil exemplares de diversos gêneros literários, estantes, mesas, cadeiras, circulador de ar, pufes, almofadas e quadro de avisos. O projeto é resultado de uma parceria do governo do Estado e Ministério da Cultura. As propostas deverão levar em consideração os seguintes aspectos: oferecer as condições para o desenvolvimento humano e social; promover atividades de mediação da leitura; disseminar a informação de forma democrática e acessível; incentivar o interesse pelas artes e pelas ciências; estimular a integração da biblioteca com outras linguagens culturais; contribuir para a inclusão digital da população; e privilegiar, registrar e difundir a tradição da herança cultural da comunidade. Para o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e presidente da FCC, Valdir Walendowsky, a parceria entre Estado e União é fundamental para melhorar a estrutura dos municípios na promoção da leitura, principalmente para o público infantil. “Sabemos que nas pequenas cidades uma biblioteca pública torna-se um referencial de lazer e cultura para toda a família”, acrescenta. A relação de municípios classificados será divulgada em 10 de março de 2014. Todas as informações estarão disponíveis no site da FCC (www.fcc.sc.gov.br) Serviço: Edital de Modernização de Bibliotecas Públicas Lançamento do Edital: 11 de dezembro de 2013 Período de inscrições: de 11 de dezembro de 2013 a 11 de fevereiro de 2014. Quem poderá participar? Municípios com até 10 mil habitantes. Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O governador Raimundo Colombo; o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, entregaram nesta terça-feira, 10, 194 veículos para as prefeituras catarinenses, que serão usados na prestação dos serviços de assistência social. Outros 24 veículos, também entregues, darão suporte operacional da SST, aos Centros de Trabalho, Emprego e Renda, distribuídos em 13 municípios e a Escola de Ofícios Dom Jaime, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Os veículos serão usados pelas prefeituras para a busca ativa e a proteção social dos idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes, que não acessam os programas governamentais e estão desprotegidos. Também ajudarão a dar suporte para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). “A intenção é fazer com que esses veículos façam um trabalho de proteção social e que todas as prefeituras tenham um equipamento melhor para realizar o trabalho nos bairros. Nossa prioridade em 2014 será de atender, de forma muito forte e melhor, as pessoas, em especial os mais pobres”, destacou o governador. A busca ativa refere-se à localização e inclusão no Cadastro Único de todas as famílias em situação de extrema pobreza, assim como o encaminhamento destas famílias aos serviços da rede de proteção social. Estima-se que em Santa Catarina 28 mil famílias estejam fora e possam ser inseridas nos programas sociais do governo.


4

A PE

Paulo Lopes, 1ª Quinzena de Dezembro de 2013 | jornaldepaulolopes.com.br

ESPECIAL SINTRAMAR

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE ANGELINA E REGIÃO UM POUCO DE SUA HISTÓRIA O SINTRAMAR (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Angelina e Região) é um Sindicato que abrange os municípios de Águas Mornas, Angelina, Antônio Carlos, Anitápolis, Canelinha, Major Gercino, Rancho Queimado, São Bonifácio, São Pedro de Alcântara e Paulo Lopes. Foi fundado em 28 de novembro de 2012 e protocolado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego sob o nº 462200064342012-71 e tem como associados funcionários públicos municipais efetivos ativos, inativos, celetistas e de autarquias e fundações dos municípios acima citado. Em seu Estatuto, apresenta como princípio fundamental: “ Defender e zelar pelos direitos dos trabalhadores”. Em Paulo Lopes, o SINTRAMAR conta com mais de 65 associados e desde que realizou a sua primeira assembléia no município tem se pautado por buscar lutar com os trabalhadores em defesa de seus direitos: seja através de negociação com os órgãos públicos, via jurídica ou pelo enfrentamento direto. Assim sendo registro abaixo alguns momentos desse processo: NOSSAS REIVINDICAÇÕES PARA 2013 - No dia 22 de fevereiro de 2013 foi realizado a Primeira Assembleia em Paulo Lopes onde foi aprovada a pauta de reivindicação para 2013 as quais foram: * manutenção da data-base em 1º de março, conforme legislação; * garantia de pagamento de insalubridade a todos os funcionários ocupante do cargo da área da saúde e aos trabalhadores da educação (serventes de escola); * incorporação do vale-alimentação ao salário-base para ter incidência sobre a aposentadoria, 13% salário e 1/3 de férias constitucional; * garantir a reposição das perdas salariais dos últimos anos (29%) por conta da política do salário mínimo nacional; * garantir a isonomia dos horários à todos os servidores ocupantes do mesmo cargo e com a mesma atribuição; * fornecimento de alimentação aos servidores que prestam trabalhos nos trechos (obras no interior); * pagamento efetivos de horas-extras acrescidos de percentual conforme legislação; * suspensão do desconto do vale alimentação quando o trabalhador apresentar atestado médico por motivos de saúde; * solicitar auxílio-transporte nos casos que houver necessidades e/ ou por troca de local de trabalho solicitado pelo gestor; * implantação de um plano de saúde aos servidores públicos municipais * discussão e reestruturação do Plano de Carreira, Cargos e Salários do Magistério Público Municipal com a participação dos educadores e o sindicato; * qualificação dos motoristas que transportam alunos e pessoas com carros do município e terceirizados; * adiantamento de ajuda de custo aos motoristas que estiveram fora do município a trabalho e que permanecem no horário de almoço ou jantar, com a finalidade exclusiva de cobrir despesas com a alimentação; * aplicação do piso nacional do magistério e na carreira à todas as professoras do município. NOSSAS LUTAS EM 2013: De todas as categorias que compõe o SINTRAMAR e agregam o funcionalismo público do município, os funcionários da Educação e, em especial, as professoras, foram as que durante o ano de 2013 forjaram lutas e enfrentamentos para a conquista do Piso Salarial Nacional, definido em Lei Nacional, a 11.738/2008 e que até hoje não é cumprida no município. Vejamos então esse caminho: * no dia 30 de agosto de 2013 os profissionais da Educação da Rede Municipal paralisaram suas atividades reivindicando: * pagamento do Piso Salarial Nacional como determina a Lei 11.738/2008; * progressão funcional horizontal há dois anos atrasadas e não sendo pagas; * licenças-prêmios vencidas e não sendo pagas; * o não desconto no vale alimentação dos funcionários que estão afastados por motivos de doença. Neste dia foi entregue uma Carta Aberta à Comunidade informando o motivo da paralisação em todas as escolas houve paralisações, inclusive com um protesto em frente a Secretaria Municipal de Educação conforme registrado por este jornal; Ainda nos mesmo dia a Secretaria de Educação chamou o Sindicato representado pelo seu presidente Tomaz Vieira Neto e juntamente com o prefeito foi estabelecido o seguinte acordo (conforme registrado em ata): * agendar o dia 14 de setembro para encaminhar e discutir a seguinte pauta: - o pagamento do Piso salarial Nacional na Carreira; - a progressão funcional horizontal; - a concessão de licença-prêmio; o não desconto do vale-alimentação quando da apresentação de atestado médico. Ainda nessa mesma reunião foi formada uma comissão de negociação constituída pelas professoras e uma comissão formada pela Secretaria de Educação. Estavam presentes nesta reunião o Secretario Municipal de Educação, Valdelir sartor, O vereador Joaozinho, o Presidente do Sindicato Tomaz Vieira Neto, a professora Jade, o professor Odair, o jornalista Marcelo – do jornal Paulo Lopes e o advogado (procurador do município) Dr. Orlando.

A partir dessa reunião umas séries de outros momentos aconteceram como: * no dia 18 de setembro em reunião com o Secretario, o mesmo pediu um mês para apresentar uma tabela salarial atualizada de acordo com o piso salarial nacional dos professores. No dia 06 de novembro, o advogado da prefeitura chamou a “Comissão de Negociação” para dizer que “não tinha nada a dizer”. No dia 13 de novembro a Secretaria de Educação chamou a Comissão para que juntos elaborassem o edital de Progressão Funcional Horizontal para o pagamento ser feito ano que vem (2014), nomes de 04 profissionais para pegar licença ano que vem e por fim apresentou uma tabela salarial com um piso salarial nacional que não existe mais. NOSSA ÚLTIMA ASSEMBLEIA: A partir dessas discussões iniciadas com a Secretaria de Educação, o SINTRAMAR marca a última Assembleia do Ano para relatar o que aconteceu nas reuniões com o prefeito e a Secretaria de Educação e para tirar encaminhamentos para 2014. Os Informes e encaminhamentos retirados em Assembleia (26.11.2013) foram: - Informe das AÇÕES na Justiça; - Informe das AÇÕES e das REIVINDICAÇÕES das diversas categorias; - Plano de Carreira, Cargos e Salários das Professoras: * Piso das Professoras (como a Secretaria de Educação e a Prefeitura ainda não acenaram com a possibilidade do pagamento do Piso na Carreira, segue o processo na Justiça. * Licença - prêmio: Cada professora que tem licença prêmio a ser tirada deve procurar a Secretaria de Educação e através de requerimento e solicitar a sua. A Secretaria de Educação concedeu 04 licenças prêmios a ser tirada em 2014 com possibilidade de chegar a 08, começando com profissionais que tem mais licenças-prêmios vencidas. (conquista do sindicato) * Progressão Funcional Horizontal: foi aberto edital de nº 007/2013/SME/PL para que as professoras apresentassem requerimento solicitando a Progressão Funcional Horizontal para 2014. (Conquista do Sindicato) Ainda na última Assembleia foi discutida: - O SINTRAMAR é um Sindicato que atende a toda a categoria, ou seja, todos os funcionários da prefeitura – desde que associados. Não é Sindicato de professoras. Portanto, filie-se e compareçam as Assembleias. - A insalubridade das serventes foi ganha em 1ª instância via judicial, mas ainda aguarda novo julgamento. (Conquista do sindicato) - Sabemos que por pressão do Sindicato, foi concedido o INPC de 6,19% para todos os funcionários a ser pago em dezembro. No entanto, o processo ainda está na justiça, pois não foi pago retroativo a março de 2013 conforme determina a Lei. ENCAMINHAMENTOS PARA 2014: - Formação de um grupo de trabalho (GT) para reelaborar o Novo Plano de Carreira, Cargos e Salários do Magistério Público Municipal; - Formação de um grupo de trabalho (GT) para reelaborar o Novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Servidores Civis; - Maior fiscalização do Conselho do Fundeb sob os recursos que vem para o município (Receitas/despesas); - Boletim Sindical e/ou Informe Sindical, preferencialmente quinzenal no jornal local (Jornal Paulo Lopes); - Ampla campanha de filiação - Criação de um facebook para o SINTRAMAR (seccional Paulo Lopes). O facebook foi criado e está no endereço eletrônico: http://facebook.com/sintramar.paulolopes - Criação de um blog para o SINTRAMAR (seccional Paulo Lopes). O Blog foi criado e está no endereço eletrônico: http://sintramarpaulolopes.blogspot.com O novo endereço de email do SINTRAMAR Paulo Lopes é: sintramar2012paulolopes@gmail.com - Outdoor denunciando o não pagamento do PISO e na Carreira aos profissionais da Educação no município a ser colocado em ponto estratégico da cidade; - Assembleia a ser marcada nas primeiras semanas do ano letivo (em fevereiro). Para consultar online os processos na justiça acesse: www.tj.sc.gov.br – vá ao ícone: consulta processual – comarca: Garopaba. Nome da parte: sindicato dos trabalhadores no serviço público de Angelina e região – e após clique em cima dos processos que aparecerão. NOSSOS TELEFONES SÃO: (48) 3034-0612/ (48) 3204-7840 9 (Escritório Central). Os telefones do Presidente do SINTRAMAR são: (48) 9913-0672 (Claro) - (48) 8480-1647(Oi) (47)9687 – 1010 (Tim) A nossa sede em Paulo Lopes é na sala ao lado da AUTO ESCOLA. Os nossos advogados atenderão os associados toda a última 5ª feira do mês. Tomaz Luiz Vieira Neto Presidente


EDIDO

Paulo Lopes, 1ª Quinzena de Dezembro de 2013 | jornaldepaulolopes.com.br

Representantes dos SINTRAMAR e prefeitura após negociação e marcação de nova reunião | seis78/JPL

Sede do SINTRAMAR em Paulo Lopes 1º JORNAL IMPRESSO DO

SINTRAMAR

Professor Odair e Valdelir Sartor nas negociações | seis78/JPL

Presidente do SINTRAMAR Tomaz Luiz Vieira Neto

Manifestações

Manifestações Assembleias

Manifestações

O sintramar deseja a todos os funcionários e funcionárias da prefeitura municipal de Paulo Lopes um Feliz Natal e um radiante Ano Novo. São os votos de toda a diretoria do SINTRAMAR

5


6 rcn@adjorisc.com.br | www.adjorisc.com.br

Paulo Lopes, 1ª Quinzena de Dezembro de 2013 | jornaldepaulolopes.com.br

A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem.

Esta página circula em 52 jornais.


Paulo Lopes, 1ª Quinzena de Dezembro de 2013 jornaldepaulolopes.com.br

VARIEDADES

7

facebook.com/jplmais

CRUZADAS ____ PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2013

cantinhogourmet@outlook.com

Por Ana Paula Raupp Monteiro

A Estrela da Festa!!

Quando pensamos em ceia de natal, sempre o prato principal é o famoso peru, este prato há algum tempo vem sendo adaptado ao gosto de cada um e aos sabores regionais. Ainda, temos o fato que muitos não apreciam a ave, mas nunca deixam de aproximar-se da tradicional preparação da ceia, substituindo a receita por chester ou frangos especiais. Nossa delícia da semana é especialmente para ceia natalina, mas pode ficar totalmente ao seu gosto. FELIZ NATAL!!!!

Peru de Natal Ingredientes: 1 peru grande )caso prefira compre o temperado - 7 colheres de sopa de margarina cremosa -200 g de azeitonas sem semente 250 g de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas - 2 cebolas médias cortadas em cubos pequenos - 1 1/2xícara de chá de uva-passa brancas ou pretas - 300 g de farinha de mandioca - 3 dentes de alho - 2tomates grande sem pele e sementes Modo de Preparo: Prepare o peru com tempero de seu gosto ou já compre temperado. Se for temperar faça com antecedência para que o tempero se agregue ao peru. Prepare a farofa, coloque ٤ colheres de margarina em uma panela e deixe esquentar. Em seguida coloque a cebola cortada em cubos, deixe dourar um pouco e acrescente os ٣ dentes de alho. Quando estive um dourado homogêneo acrescente os outros ingredientes, a linguiça, azeitona, tomate, dando uma pausa entre a colocação desses ingredientes, deixando a linguiça refogar um pouco.Em seguida coloque a farinha e mexa por alguns minutos e acerte o sal. Desligue a farofa e acrescente as passas. Recheie o peru e reserve o resto da farofa para decorar quando for levá-lo à mesa. Use o resto da margarina para passar no peru e em seguida envolva com papel alumínio e leve ao forno para assar. Pré-aqueça o forno em temperatura média )٢٠٠°C(. Besunte o Peru com ١ colher de sopa de margarina e cubra-o com papel-alumínio. Asse por cerca de ١ hora e ٣٠ minutos, retire o papel e complete o cozimento até o termômetro pular )cerca de ١ hora e ٣٠ minutos(. Enquanto isso, prepare a farofa aqueça uma frigideira larga, de bordas altas, por ٢ minutos em fogo alto e frite os cubinhos de bacon em sua própria gordura, junto com as rodelas de linguiça.Acrescente a margarina restante e a cebola picada, deixando refogar até que esta fique transparente .Misture as passas, a farinha e a salsa .Sirva acompanhando o Peru

Toque Gourmett: BANCO

Solução

DICA DE FILME

Você pode fazer um molho agradoce, como o de maracujá por exemplo, que fica ótimo para acompanhar a receita.

____

BoasFestas HORÓSCOPO Hora para refletir sobre sacrifícios desnecessários que faz por outras pessoas e valorizar uma dedicação maior a si mesmo.

Momento para observar e ponderar antes de decidir sobre algo importante ligado a relacionamentos. Faça valer seu senso de justiça.

Aproveite a semana para retomar contato com pessoas especiais, sejam parentes ou amigos que há tempos não mantém vínculo.

Este é um momento positivo para quem trabalha com eventos e para divulgar projetos autônomos. Ambientes sociais serão mais frequentes.

Este é um momento propício para repensar projetos a longo prazo que envolvam familiares e finanças. Dê mais tempo ao lazer.

Deixe de lado más lembranças que façam perder tempo e impeçam de aproveitar momentos especiais com familiares, amigos e na vida afetiva.

Aperfeiçoar conhecimentos e trocar informações ajudará em projetos profissionais. Tendência a lidar com ajustes burocráticos.

A comunicação será trunfo para resolver problemas e esclarecer mal entendidos. Evite acumular o que precisa dizer.

Reflita sobre sentimentos que não tenham feito bem diante de certas relações. Saber perdoar e esclarecer será fundamental.

Cuide para não exagerar nas finanças em função de diversões ou interesses supérfluos. Dedique mais valor às coisas que possui.

Procure valorizar a ponderação para não se exceder em críticas e não agir de forma impulsiva com as pessoas que mais gosta.

Aproveite o final de semana para exercitar sua criatividade, bem como hobbys artísticos que sirvam como terapia para suas emoções.

TIRINHAS ____ Luluzinha

L A N Ç A M E N T O


8

Paulo Lopes, 1ÂŞ Quinzena de Dezembro de 2013 | jornaldepaulolopes.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.