FLIP 18/07/2012

Page 3

Política

Quarta-feira

Natal, 18 de julho de 2012

O Jornal de HOJE 3

Carlos Eduardo confirma liderança com 57% mas metade do eleitorado não tem candidato DIRETOR DA CONSULT AFIRMA QUE ELEIÇÃO NÃO ESTÁ DEFINIDA; CAMPANHA E HORÁRIO POLÍTICO PODEM MUDAR O QUADRO Ataques à imprensa e aos vereadores, notificação na Justiça Eleitoral, condenação na Câmara Municipal de Natal, nome divulgado na lista de fichas sujas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), pedido de impugnação da candidatura pela coligação adversária. Nada do que foi feito durante essa pré-campanha parece abalar a confiança do eleitor no nome de Carlos Eduardo Alves, do PDT. Na última pesquisa divulgada pela Consult, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o ex-prefeito continua líder, com 57% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Contudo, pelo menos na avaliação do diretor da Consult, a eleição ainda não está definida - faltando pouco mais de três meses para o pleito. "Se a eleição fosse em julho, diria que está decidida, mas não é. Os candidatos têm possibilidade de reverter a situação", avaliou Paulo de Tarso, se referindo principalmente ao fato de muitos ainda "não saberem em quem votar" (quase 50% na pesquisa não estimulada) e o que poderá ser feito durante o período de propaganda eleitoral - e horário político na televisão e no rádio. Na pesquisa não estimulada, o "vencedor" continua sendo "não sabe", com 44,4%. Somada aos que não votam em nenhum dos candidatos, que é 9,9%, esse número chegaria a quase 55% dos pesquisados. "Não é que eles não tenham nenhum candidato, mas estão em dúvida e ainda podem mudar de acordo com a campanha e as ações de marketing e de conduta que podem ser usados pelos candidatos", avaliou Paulo de Tarso. Ainda na espontânea, Carlos Eduardo tem 34% dos votos, dez

metade dos votos de Hermano: 3,4%. O candidato do PSOL, Robério Paulino, com 0,3%, e Roberto Lopes, do PCB, com 0,1%, fecham a lista da pesquisa estimulada da Consult. "Essa pesquisa pode ajudar, inclusive, os candidatos a prefeito na hora de elaboração das ações de marketing e da campanha. Afinal, mostram que, entre outras coisas, Carlos Eduardo é muito forte na zona Sul (61,4%), que nas zonas Norte e Oeste estão os maiores índices de indecisos (14,3% e 14,8%) e que um número considerável de mulheres ainda não sabem em quem votar (15,9%), sobretudo as mais jovens e as de meia idade. Elas são um público fiel que os candidatos poderiam investir", aconselhou Paulo de Tarso. Segundo a Consult, Carlos Eduardo também leva a melhor no índice de rejeição. Dos candidatos, o pedetista é menos rejeitado, com 9,7%. O petista Mineiro é o que terá que trabalhar mais na campanha para reverter a rejeição, visto que tem um número de 20,3%. "Essa pergunta foi de múltipla escolha. Cada pesquisado respondeu três nomes e, com a saída de Micarla da lista, agora que não é mais candidata, Mineiro ficou no topo", acrescentou Paulo de Tarso. Depois de Mineiro, o mais rejeitado é Roberto Lopes, do PCB, com 19,8%; Robério Paulino, com 17,7%; e Rogério Marinho, com 15,9%. Hermano Morais aumentou sua popularidade, mas também sua rejeição. Segundo a pesquisa, agora é rejeitado por 15,2%. "Avaliamos também a rejeição daqueles que já escolheram candidatos. Por exemplo, para o eleitor de Rogério Marinho e o de Mineiro, o nome mais rejei-

‘ ’ Se a eleição fosse em julho, eu diria que está decidida, mas não é. Os candidatos têm possibilidade de reverter a situação. PAULO DE TARSO DIRETOR DO INSTITUTO CONSULT

vezes mais que a segunda colocada, que é a vice da chapa encabeçada por ele: a ex-governadora e ex-prefeita Wilma de Faria, com 3,2%. O candidato do PMDB, Hermano Morais, aparece logo em seguida, com 2,5%, e a frente do nome do PSDB, Rogério Marinho. Fernando Mineiro, do PT, é o seguinte, com 1,4%. Fátima Bezerra, parceira petista de Mineiro e que não será candidata, tem 0,8%. Na avaliação estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados para os pesquisados, os números de Carlos Eduardo Alves chegam aos 57,8%. Em segundo, Rogério Marinho ultrapassa Hermano Morais, com 8,3% das intenções de voto, contra 6,8% do peemedebista. Fernando Mineiro aparece na quarta posição, com metade quase

tado é Carlos Eduardo. Para o de Carlos Eduardo e Hermano, o pior é Mineiro", avaliou Paulo de Tarso.

CARLOS EDUARDO ALVES - PDT

ROGÉRIO MARINHO - PSDB Heracles Dantas

Em janeiro, na primeira pesquisa feita pelo Sinduscon, o ex-prefeito de Natal tinha 42,8% das intenções de voto. Esse número aumentou para 44,2% em março (em fevereiro não houve pesquisa), mas chegou a casa dos 42,5% em abril. No mês seguinte, o candidato do PDT voltou a ter vantagem sobre os adversários, com 47,3% das intenções de voto. Contudo, foi em junho que ele bateu seu recorde pessoal de preferência, alcançando a marca dos 59%. Vale lembrar que foi justamente nesse mês que a ex-governadora Wilma de Faria anunciou a retirada oficial da candidatura e o apoio ao ex-prefeito, fato que acabou encobrindo a condenação na Câmara Municipal que tornou Carlos Eduardo um "ficha suja". Em julho, início da campanha eleitoral, novamente houve redução na intenção de votos: 57,8%.

SATISFAÇÃO

José Aldenir

Um número interessante que a pesquisa da Consult (protocolada com o número 33/2012 no Tribunal Superior Eleitoral) trouxe foi o grau de satisfação do povo natalense. Aproximadamente 45% dos moradores da capital acreditam que sua vida tenha melhorado no último ano, independentemente da política. "A melhora do poder aquisitivo é fundamental para isso", avaliou o diretor do Sinduscon, Francisco Lemos. O presidente do Sinduscon também comentou o número: "isso mostra que a população está vivendo melhor, mas também mais crítica com relação às gestões públicas".

José Aldenir

A segunda colocação de Rogério Marinho já foi mais tranquila. Ele começou a pré-campanha em janeiro com 5,2% das intenções de votos. Em março, o número subiu para os 6,8% e, em abril, foi ainda maior: 8,1%. Contudo, em maio, a superioridade contra o terceiro colocado, Hermano Morais, começou a reduzir. Nesse mês, o candidato do PSDB chegou apenas aos 6,7%. Em julho, voltou a subir, mas acompanhado por Hermano: 8,3%.

HERMANO MORAIS - PMDB José Aldenir

MINEIRO, DO PT

O deputado Fernando Mineiro está se configurando como a "quarta força" das eleições municipais deste ano. Começou o ano com 2,1%, subiu para 3,7%, em março, e chegou aos 4,1% em abril. Contudo, nas pesquisas de maio, junho e julho, voltou a reduzir: 3%, 3,2% e 3,4%, respectivamente, não conseguindo se aproximar de Hermano.

O candidato peemedebista foi um dos que mais cresceu no período de pré-campanha. Em janeiro, teve apenas 3,3% e, em março, só 3,6%, ficando atrás inclusive de Fernando Mineiro. Em abril, a situação melhorou: chegou aos 4,4%. Contudo, no mês seguinte, voltou a cair: 3,7%. A aproximação a Rogério Marinho se acentuou em junho, quando Hermano chegou aos 5%, apenas 1,7% atrás do tucano. Neste último mês, alcançou os 6,8%.

Túlio Lemos POLÍTICA - TÚLIO LEMOS -

ELEIÇÃO

A pesquisa Consult/Sinduscon confirma a superioridade numérica da candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo. Embora haja grande número de indecisos e a campanha ainda não começou de fato, caso não haja reação por parte dos adversários, o filho de Agnelo caminha para ser eleito prefeito novamente.

REJEIÇÃO

Um dado curioso chama a atenção na pesquisa: a rejeição. O deputado Fernando Mineiro, embora tenha baixa aceitação, é o mais rejeitado. Robério Paulinho e Roberto Lopes, que a população sequer conhece, são os dois mais rejeitados depois de Mineiro. Esquisito.

MUDANÇA

A pesquisa Consult/Sinduscon revela aprovação e desaprovação das gestões de forma individualizada por áreas; estranhamente, não

tuliolemosjh@gmail.com / www.tuliolemos.com.br / @tuliolemosrn

foi houve o quesito aprovação/desaprovação de forma geral, como vinha ocorrendo. Porém, se os números forem somados e divididos, a desaprovação às ações do Governo Rosalba chegam a 81%. Devastador crescimento negativo.

DESAPROVAÇÃO

A desaprovação de 90% da população para as ações na área de Saúde Pública do Governo do RN, é um tiro de canhão na arrogância oficial, que teima em não aceitar a realidade desastrosa da gestão de uma médica que não conseguiu sequer resolver os problemas de sua área de atuação profissional.

DECRETO

O detalhe que deveria preocupar ainda mais o Governo do Estado é que a desaprovação de mais de 90% na Saúde, foi depois da decretação de calamidade pública. Apenas 5% aprova o que a Rosa faz no setor.

CORRUPÇÃO

RACHA

A governadora Rosalba Ciarlini tentou colar o rótulo de corrupção e escândalos na gestão de sua antecessora, Wilma de Faria. Porém, para a população natalense, 80% desaprova suas ações de combate a corrupção. Ou seja: também nessa área, a gestão não tem uma resposta positiva. Se houver um escândalo consistente, o Governo cai.

A família Alves vai para a eleição municipal de Natal, mais uma vez, dividida. Não só no palanque, com Carlos Eduardo e Agnelo de um lado e Henrique e Garibaldi do outro. Cláudinho Emerenciano, primo de Carlos Eduardo, não poupa críticas ao período de gestão do primo-candidato e de sua vice Wilma de Faria.

BORBOLETA

Caso os promotores de Justiça no interior do RN resolvessem questionar os candidatos a prefeito e vereador sobre a origem do patrimônio apresentado, já teriam farto material para abrir inquérito que poderia resultar em ação para combater enriquecimento ilícito. O problema é que a turma mudou o foco e está mais preocupada com propaganda do que com o que realmente interessa.

A prefeita Micarla de Sousa também amarga pesados índices de desaprovação, mas já deve ter se acostumado aos números negativos. Como não é candidata e não terá tempo para resolver mais nada, os números pouco importam para a Borboleta. Aliás, se houver comparação entre as duas gestões e o tempo de cada uma, Rosalba superou muito Micarla.

BENS

REFLEXÃO

Márlio Forte flagra o momento reflexão do deputado Henrique Alves, depois que saiu o resultado da pesquisa Consult, em que Rosalba está com mais de 90% de desaprovação na saúde. De acordo com Sherloquinho, o namorado de Laurita disse: "Vou ter que sair de perto dessa mulher; não tem futuro. Vou comer o que der no Governo e depois tiro meu time de campo. Ela está pior que Micarla". A Rosa olha de lado e pressente o que o aliado está pensando: "Esse Henrique é muito esperto; quando eu tô por cima, ele fica bem bonzinho; quando sai uma pesquisa dessas, ele já pensa em pegar o beco; é conhecido já".


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.