FLIP 02/07/2012

Page 11

Cidade

Segunda-feira

Natal, 2 de julho de 2012

1 E1 den o O Ja H lrJ

O Jornal de HOJE 11

edadC i

Alex Medeiros alex.medeiros1959@uol.com.br

ESVAZIAMENTO

Já se foi o tempo em que a classe média e setores produtivos do mercado potiguar enchiam ginásios e auditórios para acompanhar as convenções partidárias para homologação de candidaturas. O sábado foi de um vazio só nos eventos em Natal.

PT E DEM

As gravações de 2004 mostrando o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), montando esquema criminoso com Carlos Augusto Cachoeira, deu esperanças à oposição de Rosalba Ciarlini de ver exibido na mídia nacional o caixa 2 da campanha de 2006.

PMDB E PV

Definitivamente sem candidato à sucessão de Micarla de Sousa (ela própria desistiu na última hora), o Partido Verde vai aos poucos encostando na soleira da candidatura de Hermano Morais (PMDB). Um apoio, dizem, decidido por processo de eliminação.

todas as cidades da Espanha, continuaram hoje com a chegada dos craques trazendo a taça. A Espanha de Iniesta conseguiu o que a Alemanha de Beckenbauer quase conseguiu nos anos 1970.

TOP ELEVEN

Ficou assim a seleção da Eurocopa 2012: Iker Casillas, Philipp Lahm, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Fábio Coentrão; Xavi Hernandez, Daniele de Rossi, Andrea Pirlo e Andrés Iniesta; Mário Balotelli e Cristiano Ronaldo. A UEFA elencou 12 reservas.

NEYMAR SUMIU

O Santos completou ontem oito jogos sem vencer, mesmo jogando completinho com Neymar, Ganso e Cia. Ltda. Diante da Portuguesa, os meninos da Vila e do Muricy pararam no velho goleiro Dida, que estreou no time do Canindé. 0 x 0 chocho.

PURO SANGUE

O poder de investigar Editorial da Folha de S. Paulo Em duas frentes distintas, o Ministério Público corre o risco de ver o seu poder de conduzir investigações criminais cerceado. As iniciativas, no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF), decorrem da falta de clareza do texto constitucional sobre as atribuições do órgão, até hoje não sanada. A Constituição define que compete às polícias civis -que são entidades estaduais- e à Polícia Federal a apuração de infrações penais. Ao mesmo tempo, determina que é tarefa do Ministério Público "promover" ações penais públicas, atribuição que poderia incluir, segundo alguns intérpretes, a realização direta de investigações. A Carta não proíbe promotores e procuradores de realizarem inquéritos criminais, mas também não lhes atribui essa competência. Tramita na Câmara uma proposta de emenda à Constituição que determina ser de competência exclusiva das polícias civis e federal a apuração de infrações criminais. Se aprovada, procuradores da República e promotores estaduais continuariam a requisitar a instauração de inquéritos e a ter acesso às investigações policiais, a partir das quais poderiam propor ou não ações penais. Mas não mais poderiam investigar e recolher provas, de maneira independente, para fundamentar suas denúncias.

Essa prática do Ministério Público de conduzir inquéritos sem a necessidade de participação policial, hoje usual, também está sob análise no Supremo. Na semana passada, o STF iniciou o exame de dois casos particulares em que tal atribuição é questionada. Embora a corte já tenha produzido, no passado, entendimentos conflitantes sobre o tema, desta vez decidiu dar efeito definitivo e generalizado à sua deliberação. O STF suspendeu na quarta-feira, porém, o julgamento principal sobre a legalidade das investigações. A interrupção foi provocada por pedido de vistas do ministro Luiz Fux, quando havia quatro votos favoráveis e dois contrários. Os benefícios da atuação do Ministério Público no combate a casos de corrupção e crimes cometidos por poderosos são notórios. Mas também é fato que alguns promotores e procuradores abusam dessa capacidade. A obrigação de conceder aos investigados cópias das provas colhidas, por exemplo, não é seguida em muitos casos. Seria desejável que o Congresso e o Supremo mantivessem o poder de investigação ao alcance do Ministério Público. Mas cumpre ao Legislativo produzir regulamento que balize essa atuação, de modo a definir o devido processo legal para a condução de inquéritos por procuradores e promotores e para o controle sobre sua atuação. (FSP, 02/7/12)

Na última semana antes da convenção, o PMDB de Macaíba tentou duas alternativas para compor na chapa da prefeita Marília Dias, sem êxito: o empresário José Luiz e o ex-prefeito Luizinho Soares. Em cima hora, foi convocado um vice da própria sigla.

VEREADOR

Apesar dos apelos do diretório regional do PSB para compor com a prefeita Marília, o ex-prefeito Luizinho decidiu mesmo disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Macaíba. Nas pesquisas, ele aparecia sempre com índices entre 10 e 15 pontos.

FAVORITO

Mesmo sob a sombra das contas reprovadas na Câmara, o ex-prefeito Fernando Cunha (PMN) foi homologado numa concorrida convenção, no sábado. Seu vice é o médico Olímpio Maciel, do PTB, legenda que na última campanha apoiou Marília Dias.

MENSALÃO

E a quadrilha petralha da dupla Zé Dirceu e Luiz Inácio engendrou mais uma esperteza e estratégia na tentativa de escapar do julgamento no STF. Segundo o Estadão, os mensaleiros pediram a Delúbio Soares (o tesoureiro) para assumir tudo sozinho.

VIVA A ESPANHA

LOUCOS

De acordo com suposições de alguns executivos de vendas das agências de viagens locais, deverá superar meia centena a quantidade de fanáticos corintianos embarcando para São Paulo, para acompanhar a grande final da Libertadores no Pacaembu, quarta.

TRÊS VEZES ESPANHA

Imagens da festa espanhola nas principais cidades do país, durante e depois da conquista histórica de duas Eurocopas e uma Copa do Mundo, seguidas. E o técnico Vicente Del Bosque disse que o time ainda tem fôlego para jogar bonito na Copa de 2014 no Brasil.

As comemorações que vararam a madrugada em

João Ricardo Correia jornalistajoaoricardocorreia@gmail.com / joaoricardocorreia@yahoo.com.br OPERACIONAL O próximo prefeito de Natal precisa entender que trabalhos simples, mas funcionais, são importantes. Não adianta construir prédio, se não existe estrutura para fazê-lo funcionar bem. Deixar as ruas limpas, bem conservadas, o trânsito organizado e serviços como saúde e educação funcionando regularmente é essencial.

MAIS CARO O aumento de 2,7% nas passagens de ônibus interestaduais e internacionais de passageiros de linhas que percorrem mais de 75 quilômetros começou a valer ontem. O reajuste foi autorizado na quarta-feira, 27, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo a Agência Brasil, o reajuste não será aplicado ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, aqueles com distância até 75 quilômetros. De acordo com a ANTT, os reajustes das tarifas de ônibus interestaduais são calculados com base em custos da operação do serviço, como combustíveis, lubrificantes, peças e assessórios e pagamento de funcionários.

BEM FEITO Principal foto da primeira página da Folha de S. Paulo, neste domingo, mostra acusados de estupro e tráfico de drogas sendo enforcados. Isso acontece no Irã.

TRANSPORTE LEGAL A juíza Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, julgou procedente o pedido do autor que solicitou a anulação de um auto de infração lavrado por fiscal do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o autor da ação, ele conduzia veículo de sua casa para o seu local de trabalho, fazendo o itinerário Ceará-Mirim – Natal, quando foi abordado por um agente público do DER/RN, que lhe aplicou as penalidades de multa e apreensão do veículo sob a justificativa de que estaria realizando transporte clandestino de passageiros. Entretanto, segundo o site do Tribunal de Justiça, o autor argumenta que não fazia transporte de passageiros, mas sim que se deslocava para o seu local de trabalho, pois presta serviços como pedreiro em uma construção na cidade de Natal, sendo os demais ocupantes do veículo apenas colegas de trabalho.

COMISSIONADOS 2 A partir de agora, o prefeito e o presidente da câmara não poderão indicar para cargos comissionados pessoas condenadas em instâncias de 2º grau ou colegiados. "Essa votação e aprovação coloca a cidade de Parnamirim em uma posição de vanguarda em relação ao tema, uma vez que emsmo grandes cidades, ainda não se posicionaram sobre este tema", disse o presidente da Câmara, Rosano Taveira. ALERTA Quem usa drogas financia assassinatos e sequestros.

TRANSPORTE LEGAL 2 O motorista afirma que ingressou com um requerimento administrativo, na tentativa de reverter a penalidade imposta, mas não obteve êxito, tendo sido, inclusive, expedido um boleto bancário para pagamento de multa como condição para liberação do veículo. Diante disso, resolveu ingressar com o pedido judicial solicitando a liberação do veículo e a anulação do Auto de Infração. BOCA DE URNA Fontes do colunista garantem que candidatos a vereador e prefeito já começaram a correria em busca de cédulas de R$ 10 reais, para serem distribuídas no dia da eleição. O eleitor deve lembrar: se ele votar por 10, 20, 50 reais, perde completamente o direito de reivindicar qualquer coisa dos eleitos e terá sua consciência avaliada exatamente no valor da nota que receber.

De virar a cabeça O puxa-saco é tão ridículo que tem medo de espelho.

COMISSIONADOS Preocupado com as indicações de futuros prefeitos em Parnamirim, a Mesa Diretora da Câmara Municipal promulgou uma lei de iniciativa do vereador Rosano Taveira (PRB), que adotará para cargos comissionados do Poder Executivo e Legislativo os mesmo critérios utilizados pela Justiça Eleitoral para os candidatos.

José Aldenir

É um pássaro? Um avião? O jornalista Rosinaldo Vieira Lima, editor do jornal O Extremoz, com sua inseparável agenda da capa marrom, sobrevoou o riacho formado pelas recentes chuvas, na praia de Redinha Nova, sábado passado. O salto foi registrado pelo repórter-fotográfico José Aldenir, quando os dois distribuíam a mais nova edição do periódico. Quem conhece sabe: Rosinaldo é um batalhador e não vê dificuldade para ir em busca da notícia. Nem que para isso se arrisque pulando em frente ao bar e pastelaria “Frango Atropelado”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.