Jornal De Fato

Page 1

José Nicodemos partiu, milhares de crônicas e contos depois...

Jornal de Fato

Governo terá que nomear 762 para a saúde de Mossoró

>> MPRN e Governo do RN assinam TAC para transferência temporária dos serviços do Hospital Tarcísio Maia. Acordo prevê contratações de profissionais.

Prefeito perde apoio de cinco partidos e passa a contar com apenas três

SOLIDARIEDADE

Ufersa enviou 14 toneladas de doações para o RS

Donativos chegarão sexta, 24, à Universidade Federal de Ciências da Saúde, localizada no centro histórico de Porto Alegre.

Sem estádio e sem apoio, Baru ameaça tirar time de Campeonato

MOSSORÓ (RN), TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2024 – EDIÇÃO 6.965 – ANO XXIV – R$ 2,00 NESTA EDIÇÃO: 12 PÁGINAS OPINIÃO P2 | POLÍTICA P3 | NACIONAL/OPINIÃO P4 | COLUNA CÉSAR SANTOS P5 | SEGURANÇA P6 | ESPORTE P7 E 8 | CADERNO MOSSORÓ/ESTADO P1 A 4
Arquivo
/jornaldefatorn @defato_rn
@jornaldefato
Principal 2 PAIVA REBOUÇAS:
Mossoró 3 Principal 7 Mossoró 1 Principal 3
Governo começa a recuperar mais de 210 km de rodovidas na região Oeste
MALHA VIÁRIA POLÍTICA
HOSPITAL Principal 4 Carlos Costa

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Organização: Clauder Arcanjo

José Nicodemos, a partida e os reencontros

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

é escritor e jornalista

josedepaivareboucas@gmail.com

Casmurro, sorumbático. É engraçado ser as primeiras palavras que me vêm à cabeça para lembrar um sujeito de tamanha competência e sensibilidade literária. Talvez porque essas palavras me remetam àquele tempo magistral da literatura parnasiana, embora José Nicodemos tenha sido, em toda a sua carreira de cronista, arrisco a dizer, um realista, tanto pela assertividade da palavra, quanto pelo estilo literário acadêmico adotado.

Tinha a cara marrenta sim: respostas curtas, paciência limitada e um passado com histórias de impaciência que até ele ria ao lembrá-las. Não era, nem nunca foi, má vontade ou maldade humana, é que se tratava de um genial artista das letras, comportamento que o levava à impaciência, talvez provocado pelos tempos que atuou como copidesque. Revisor de textos de alto gabarito, acabou contratado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para tal função, coisa que lhe rendeu muitos anos.

Poucos se lembram, mas Nicodemos foi político de sucesso em Areia Branca, terra natal e inspiradora, onde atuou como vereador entre 1976 e 1981, chegando ao alto posto de presidente da Câmara Municipal. Porém, de todas as profissões que assumiu ao longo de suas mais de oito décadas de vida, a que mais o marcou, ao menos para nós, foi o de cronista, irretocável cronista das cenas cotidianas de seu litoral e das histórias que dava vida ao quebrar o silêncio do papel.

O que é muito estranho é o fato de seu Nicó, como o chamávamos na redação, ser o mesmo na vida e na literatura, mas ser ainda mais surpreendente quando escrevia. Para seus leitores distan-

tes, muito comum sua capacidade de articular poesia nas linhas rígidas de seus textos, para mim, um colega de jornal e de crônicas, um pré-conceito: de onde alguém tão duro e recluso tirava tamanha sensibilidade para dizer, de forma tão reta, aquilo que dizia?

Cronista do Jornal de Fato desde sua fundação, Nicó mantinha a coluna “Outras palavras”, e deixava contos na revista Domingo. Histórias curtas, bem elaboradas, com personagens nunca desatentos. Uma técnica muito particular para compor os cenários e planos de fundo de acontecimentos fictícios, até que se prove o contrário. Quanto daquela contação foi ouvida, vivenciada ou confirmada, poucos ou só ele sabia, embora o certo mesmo seja dizer que ele escrevia como quem visse um filme passando.

Não guardo vaidades, e ninguém deveria, de dizer que recebi dele elogios por uma coisa ou outra que escrevi. Eu e o diagramador Augusto Paiva, que trabalhou com Nicó por pelo menos vinte anos, sempre dávamos um jeito de fazer uma pausa e puxar uma conversa quando ele estava pela redação para deixar sua crônica num pen drive, quando não enviava por um de seus filhos – teve cinco. Nessas horas me dizia: – Li seu texto, gostei, parabéns. E, depois, completava com alguma análise crítica sobre os personagens ou mesmo a linha “melódica” que eu havia trilhado. Ego à flor da pele. Não era de se demorar, nem nas passadas pelo jornal, nem nas composições literárias. Baixinho, entroncado e de cabelos brancos, olhava pequeno sob seus óculos de corrigir borrões. Era nítido que carregava algum peso, não sei se nos ombros ou na cabeça; na cara, talvez. Mas que peso era, difícil dizer: a luta constante para viver

a vida de trabalhador? A luta de escrever todos os dias sendo o único cronista pago do Rio Grande do Norte, suponho? A violência do sol de Mossoró? A quantidade de pensamentos, histórias e contos gritando em seus pensamentos acelerados e pedindo para serem escritos? Quem saberá.

O reconhecimento de um autor vem de muitas maneiras, grande parte pelo esforço próprio de fazer o seu trabalho acontecer. Esforço físico e financeiro. A Velhinha de Preto , título homônimo de um conto de Nicó, deu nome ao seu primeiro livro, cujo lançamento pela Coleção Mossoroense gerou divulgação em todos os jornais e blogs do Estado, além de críticas de alguns dos mais renomados literatos do RN, entre os quais o saudoso Carlão de Souza. Estava sacramentado como escritor, pela via natural que é a de publicar um livro, todavia feito da maneira mais elegante e real, pelo reconhecimento do outro.

José Nicodemos não contava com nada mais, até que os escritores e editores Clauder Arcanjo e

David Leite convidaram o poeta Raimundo Leontino para fazer uma seleção de suas crônicas e contos para compor, finalmente, um novo livro físico. Tarefa árdua que mobilizou Leontino durante meses, tendo de ler milhares de textos nos arquivos do jornal.

Tive a sorte de encontrar os dois, Nicó e Leontino, para uma daquelas conversas rápidas ao pé da mesa de Augusto. Por vezes, até Arcanjo aparecia e, do nada, a redação do De Fato ganhava um status de editora literária. Eu sabia que um dia eu me lembraria, com saudade e orgulho, desses pequenos momentos vividos nessas tardes quaisquer do passado.

Em 2012, Clauder e David viabilizaram o projeto e foi lançado a segunda obra de Nicodemos, Rastros nas Areias Brancas , também de crônicas; no entanto, voltadas para as memórias de sua terrinha, onde foi político, professor e compositor; afinal, Nicó é autor do hino da cidade de Areia Branca. Como todo areia-branquense, aí cito Deífilo Gurgel, Francisco Fausto Paula de Medei-

ros, Francisco Rodrigues da Costa, o “Chico de Neco Carteiro”, ele teve a oportunidade de retornar à sua cápsula atemporal da infância e ao começo de vida e contar, para registro, mas também para os anais do município, um pouco de suas reminiscências que ficarão para toda a posteridade. Milhares de crônicas e contos depois, José Nicodemos partiu no dia 18 de maio, aos 86 anos, deixando, como muitos de seus últimos feitos, a oportunidade do reencontro. A notícia me foi dada por César Santos que tinha falado há pouco com o escritor David Leite. Eu, por minha vez, liguei para Leontino Filho, com quem também não falava há tempos. Por último, me ligou Clauder, o que me levou a tirar dúvidas com Augusto Paiva. Quer dizer, se a realidade inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela filosofia, ciência ou qualquer outro sistema de análise, posso dizer que, na realidade, Nicó proporcionou um daqueles encontros saudosos, e esta crônica é o ambiente desse encontro.

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
www.defa to.com E-MAIL : re da cao@defa to.com TWITTER : @jornaldefato_rn REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFONES (084) 99836-5320 (Mossoró) AS CO LU NAS E MA TÉ RIAS AS SI NA DAS SÃO DE RES PON SA BI LI DA DE DE SEUS AU TO RES
clauderarcanjo@gmail.com
e FI LIA DO À COMERCIAL/ASSINATURAS : (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2024 2 Opinião Jornal de Fato
De Fato com
Jornal de Fato

Prefeito perde apoio de cinco partidos e agora conta com apenas três

ELEIÇÕES / Allyson Bezerra tinha o apoio de oito legendas, mas perdeu o PL, PSDB, PSB, Podemos e agora o Rede

CÉSAR SANTOS

Da Redação cesar@defato.com

Oprofessor universitário Ronaldo Garcia é, mais uma vez, o nome do Psol à Prefeitura de Mossoró. A decisão foi tomada no fim de semana pela direção do partido na cidade e acatada por Garcia. Ele foi candidato à sucessão municipal em 2020, ficando na quinta colocação com apenas 611 votos (0,44%).

Mesmo sem capilaridade política e de pouca influência junto ao eleitorado mossoroense, o Psol mexe no tabuleiro da sucessão ao decidir por candidatura própria. É que esta decisão tira o partido Rede, com quem forma federação, da aliança com o prefeito e candidato à reeleição Allyson Bezerra (União Brasil). A decisão do Psol ainda não foi comunicada ao Rede.

A direção do Rede havia fechado acordo com Allyson no início de abril, quando o prefeito bancou a transferência para o partido dos 22 pré-candidatos à Câmara Municipal que eram do PSB. O prefeito usou o Rede depois que perdeu o apoio do PSB, inclusive, transferindo o assessor Wilson Fernandes da presidência do PSB para o mesmo cargo no Rede.

Na época, a direção estadual do Psol discordou da negociação entre o presidente estadual do Rede, João Gentil, com o prefeito Allyson, alegando que o União Brasil, partido de Allyson, está na lista das legendas que a federação Psol/Rede não deve fazer aliança para as eleições municipais deste ano.

Agora, com a pré-candidatura do professor Ronaldo, o Psol praticamente enterra a aliança do Rede com o União Brasil de Allyson Bezerra. E, por gravidade, estabelece uma linha alternativa à sucessão municipal, uma vez que o Psol também encerrou diálogo com a federação formada pelo PT/ PCdoB/PV, tendo em vista a tendência desses partidos apoiarem o nome do presi-

dente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (PSDB), à Prefeitura de Mossoró.

O Rede é a quinta baixa na base de apoio do prefeito Allyson. O primeiro a sair foi o PL, do senador Rogério Marinho, que lançou a pré-candidatura a prefeito do ex-vereador Genivan Vale. Os liberais queriam indicar o vice de Allyson, mas ele fechou portas para essa possibilidade.

O PSB foi o segundo a pular fora. A decisão foi tomada em Brasília, pela Executiva nacional, ao tomar conhecimento que o partido no estado está apoiando nomes contrários à aliança política com o PT. Com isso, o PSB destituiu o ex-deputado Rafael Motta da presidência estadual, substituindo pela ex-vereadora mossoroense Larissa Rosado, e,

em Mossoró, a direção saiu das mãos de Wilson Fernandes, assessor de Allyson, para o comando do ex-vereador Lairinho Rosado, irmão de Larissa.

Depois de PL e PSB, foi a vez do Podemos sair da base de apoio de Allyson. O partido, liderado no estado pelo senador Styenson Valentim, passou a apoiar o PL de Mossoró.

Por fim, o prefeito perdeu o apoio do PSDB, que decidiu lançar a pré-candidatura de Lawrence Amorim. O rompimento ocorreu depois que Allyson reduziu os valores do duodécimo repassados à Câmara Municipal, como forma de sufocar a gestão do presidente Lawrence. O prefeito também não quis ter o PSDB como companheiro de chapa.

Dos cinco partidos que deixaram a base políticoeleitoral do prefeito Allyson Bezerra, quatro terão nominatas completas à Câmara Municipal de Mossoró. Ou seja, o prefeito perdeu um batalhão de candidatos e candidatas ao Legislativo que iriam às ruas defender o seu projeto de reeleição.

Como cada partido pode lançar até 22 nomes à Câmara, contando com os

30% da cota de gênero, significa que as quatro legendas terão 88 candidatos e candidatas proporcionais pedindo votos para outros nomes à Prefeitura. E se esses partidos se reunirem em ampla aliança de oposição, o batalhão defenderá a chapa unificada. A princípio, antes da saída dos quatro partidos, Allyson Bezerra teria o apoio de sete legendas, somando o União Brasil, PSD

e Solidariedade, que continua controlando. Seriam 154 candidatos e candidatas à Câmara pedindo votos para o prefeito. Agora, Allyson terá 66 candidatos e candidatas das três legendas que permanecem em sua base política, ou seja, 88 apoiadores a menos. Além dos partidos, Allyson Bezerra perdeu nomes que foram importantes para a sua eleição em 2020, como Tony Fernandes, que

hoje é o líder da oposição na Câmara e pré-candidato a prefeito pelo Avante; Lawrence Amorim, que foi decisivo na aprovação de projetos de interesse de Allyson na Câmara; senador Rogério Marinho (PL), que conseguiu os recursos para a construção do novo anel viário; os ex-vereadores Genivan Vale e Tomaz Neto, que foram da linha de frente da campanha vitoriosa de 2020; empresários Tião Couto, excandidato a prefeito e excandidato a vice-governador, e Stênio Max, presidente da CDL, entre outros.

Ney Lopes

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

Acidente muda o poder no Irã

Opresidente Ebrahim Raisi e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã morreram num acidente de helicóptero, deixando o país sem duas das suas figuras mais influentes. O momento é particularmente tumultuado de tensão internacional e descontentamento interno.

Com a morte do presidente Ebrahim Raisi, o primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, torna-se presidente interino. Mokhber é um agente político conservador com uma longa história de envolvimento em grandes conglomerados empresariais estreitamente ligados ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

Mokhber deve trabalhar com os chefes do Legislativo e do Judiciário para realizar eleições para um novo presidente dentro de 50 dias. O líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, disse em comentários sobre o acidente que “não haveria interrupção” no trabalho do governo. Ele também disse que altos funcionários permaneceriam no controle da segurança nacional e da segurança das fronteiras. A longo prazo, a luta que mais importa é aquela que se centra no programa nuclear do Irã. O programa foi em grande parte contido depois de a administração Obama ter negociado um acordo em 2015. Mas o Presidente Donald J. Trump abandonou o acordo e o Irã retomou a produção de combustível nuclear – enriquecido a um nível pouco abaixo do que seria necessário para produzir várias bombas. Embora o país de quase 90 milhões de habitantes pareça estar sob o controlo estrito de um único clérigo, a elite governante da República Islâmica entrou de facto num período de mudanças significativas. À medida que as facções se preparam para a batalha para suceder ao idoso líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, o futuro do regime é cada vez mais moldado pelas suas forças armadas e pela linha dura.

Khamenei é inequivocamente o principal tomador de decisões em todas as grandes políticas internas e externas. O homem de 85 anos rejeita o que considera ser o Ocidente tirânico, nomeadamente os EUA e Israel.

Ele diz que o mundo islâmico deve ser autossuficiente na sua luta pela justiça e tem defendido as políticas externas e militares do Irã, bem como um controverso programa nuclear que, segundo ele, tem fins puramente pacíficos, citando textos religiosos.

A situação política do Irã se resume nos reformistas querendo reduzir as tensões – com os EUA e em todo o Médio Oriente – para dar prioridade ao desenvolvimento econômico e atrair investimento estrangeiro. Mas a linha dura vê isto como um cavalo de Tróia que permitiria à América mudar o regime. Os radicais defendem parcerias com a Rússia e a China, argumentando que as sanções dos EUA contra o Irã ajudam o país a aumentar a sua autossuficiência.

PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE?

Os últimos 30 anos têm sido cruciais na luta contra a pobreza, com o surgimento de inúmeras políticas e esforços para mitigar a miséria em todas as partes do Mundo. Em 1990, estima-se que existissem 1,9 mil milhões de pessoas (36% da população) em situação de pobreza, sendo que em 2015, esse número caiu para cerca de 729 milhões (10% da população), segundo um estudo da Brookings. A COVID-19 acentuou a pobreza no Mundo, mas apenas afetou um dos lados da balança, com 63% da riqueza gerada desde 2020, cerca de 14,7 triliões de euro, a cair nos bolsos de 1% da população. A verdade é que se tem cavado um fosso profundo entre os ricos e os pobres. Vivemos na era dos multimilionários, onde 1% da população possui quase dois terços da riqueza do resto do Planeta e, pela primeira vez em 25 anos, a riqueza e a pobreza extremas aumentaram simultaneamente, de acordo com dados da Oxfam International. O mais grave é que não existem políticas definidas para erradicar a pobreza. É o caso de indagar para onde caminha a humanidade?

Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

Política 3
Prefeito Allyson Bezerra tem base de apoio político-eleitoral fragilizada numericamente Arquivo
Com saída de partidos, Allyson perde 88 pré-candidatos a vereador
TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2024 Jornal de Fato

Governo terá que nomear 762 profissionais para a saúde de Mossoró

SAÚDE / Ministério Público e Governo assinam PAC para transferência temporária dos serviços do Hospital Tarcísio Maia

OMinistério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Governo do Estado firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) objetivando a transferência temporária dos serviços de saúde ofertados pelo Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). A medida é necessária para a execução da reforma, recuperação e ampliação da unidade de saúde e a continuidade da assistência à saúde hospitalar de média e alta complexidade ofertada na região de Mossoró.

O TAC foi assinado pela 1ª Promotoria de Justiça de Mossoró e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). De acordo com o TAC, a reforma deverá seguir até 2025 e será realizada por etapas. Cada serviço deverá ser transferido em um período definido no documento.

As demandas serão direcionadas para o Hospital Regional da Polícia Militar de Mossoró (HRPMM) e para o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia (HRMPMC).

A pactuação busca regulamentar ações e orientações com o objetivo de garantir condições adequadas, dentro dos prazos estipulados no cronograma, para a execução da reforma, recuperação e

Hospital Regional Tarcísio Maia é a maior unidade de urgência e emergência do interior do RN

ampliação do HRTVM.

Para que o atendimento seja mantido à população, deverão ser nomeados 762 profissionais, entre eles candidatos aprovados em concursos públicos para provimento de cargos vagos. As nomeações deverão ser realizadas em um prazo de até 30 dias a contar da homologação judicial do TAC.

InvestImento

Os investimentos em ampliação e reforma no Hospital Regional Tarcísio Maia ultrapassam os R$ 10 milhões. Esse é o maior investimento que o principal hospital público de Mossoró receberá desde a sua inauguração, em 1986. As obras envolvem a reforma e recuperação do setor de

urgência e emergência, da pediatria, do centro cirúrgico, da central de material esterilizado, da lavanderia e do necrotério, além de ampliação do setor de nutrição e dietética. Somamse a esses serviços, a melhoria nas instalações elétricas, com a construção de uma nova subestação e instalação de um novo gerador.

O Hospital Tarcísio Maia é um equipamento importantíssimo e as obras serão fundamentais para qualificar, cada vez mais, o atendimento à população. Desde a porta de entrada, que é área de urgência e emergência, até áreas menos ‘visíveis’, mas fundamentais como a parte elétrica que, com a instalação do gerador, garantirá autono-

mia e autossuficiência para o hospital.

Referência para diversos atendimentos na região, há muito o hospital necessitava deste investimento.

A obra no Hospital Regional Tarcísio Maia não é a única que o Governo do Estado executa na área de saúde. São R$ 48 milhões a serem aplicados, com recursos de emendas parlamentares e do Governo. O pacote de ações, costurado em parceria entre as secretarias da Infraestrutura e Sesap, inclui outras dez obras, das quais já beneficiaram os hospitais de Caicó e Currais Novos, Laboratório Regional de Mossoró e Policlínica de Canguaretama.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DEMOSSORÓ/RN - SINDUSCON/Mossoró

EDITAL PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO

O Presidente do SINDUSCON/Mossoró, no uso de suas atribuições Estatutárias convoca todos os Associados aptos para votar na Assembleia Geral Extraordinária para Alteração do Estatuto, para fins da ampliação da base territorial da abrangência do SINDUSCON Mossoró, que contempla: Alexandria, Almino Afonso, Apodi, Augusto Severo, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Patu, Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Umarizal e Upanema. O pleito será realizado no dia 20 de Junho de 2024, em primeira convocação às 10h00, com a presença da maioria absoluta dos Associados, e em segunda convocação às 10h30, com no mínimo 1/3 dos associados, na sua sede provisória, localizada na Rua Jeremias Rocha, 100, Bairro Santo Antônio, Mossoró/RN. Mossoró, 21 de Maio de 2024.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE MOSSORÓ – SINDUSCON MOSSORÓ

CNPJ: 40.772.410/0001-75 Pedro Augusto da Escóssia Chaves Presidente

CRISPINIANO NETO crispinianoneto@gmail.com

Pimenta numa pasta extraordinária evita de Leite esconder que os bilhões são mandados por Lula

Na hora de pedir apoio ao Governo Federal todos os governadores e prefeitos, assim como deputados e senadores, são ágeis e querem que a democracia e o republicanismo funcionem. Maravilha. O problema é que eles querem que as verbas sejam enviadas e fiquem nos seus controles administrativo e político.

Na maioria dos casos, escondem a origem do dinheiro e faturam politicamente negando que a verba vem de Brasil.

Na tragédia do Rio Grande do Sul, Lula está chegando junto com força. Com muita força. E não tem tido nenhum gesto de exclusão, de discriminação ou de disputa política com o governador Eduardo Leite, que é adversário e, como restou provado na eleição anterior, tem pretensões de concorrer à cadeira presidencial que ele ora ocupa.

Mandando “uma enchente” de bilhões para o Rio Grande do Sul, Lula, por óbvio, está criando uma pasta extraordinária para ‘apoiar’ a reconstrução do Rio Grande do Sul e para tanto nomeou Paulo Pimenta, seu ministro na área de comunicação, mas que também é deputado federal gaúcho e tem potencial para ser candidato a governador do Estado em 2026.

Daí começou a ciumeira. Eduardo Leite, por mais que disfarce não esconde que não gostou. Fala que ele vai reconstruir o Rio Grande o Sul depois das enchentes. E é dele mesmo a responsabilidade de fazê-lo, por ser o governador que foi eleito pelo povo.

Paulo Pimenta não vai querer tomar o seu lugar. Não vai administrar diretamente as verbas federais que chegarão ao Rio Grande do Sul, rigorosamente, por meio de convênios com o Estado e as Prefeituras, ficando a gestão delas a cargo do governador e dos prefeitos.

O problema do governador não é chamar Paulo Pimenta de preposto, porque a palavra define pessoas que agem em nome de uma empresa ou organização. No caso, a organização que ele representa é a Presidência da República. E o faz de forma absolutamente legal e legítima.

O que incomoda o governador não é a criação de uma pasta extraordinária para apoiar o salvamento do seu Estado. O que lhe dói, a nosso ver, é não poder esconder que os bilhões de que ele vai dispor são mandados por Lula. Simples assim.

LuLA NA COVID

Eduardo Bolsonaro fez um questionamento sobre como teria sido a situação dos brasileiros se Lula estivesse na pandemia naquele momento em que seu pai deixou milhões de contaminados morrerem por falta de vacina, a ponto de o Brasil ser o segundo País com maior número de mortos. É muito simples a resposta: Lula, como qualquer outro político de responsabilidade, teria comprado as primeiras vacinas e tomado as providências de prevenção, além de estimular o povo brasileiro a se cuidar e evitar que mais de 700 mil morressem. teria morrido gente? Sim. Lula não é deus. mas todas as mortes evitáveis teriam sido evitadas. Simples assim.

PuRA VERDADE

frase de José Simão: têm duas que só existem no Brasil e não servem para nada. Uma é a tomada de três pinos e outra é rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

QuESTãO DE GOSTO

o documentário produzido por oliver Stone sobre Lula foi aplaudido por quatro minutos em Canes. Por aqui, já se sabe que a mídia vai dizer que não vale nada.

terça-feira, 21 de maio de 2024 4 Gerais
Reprodução
Fato
Jornal de

STF anula leis municipais contra linguagem neutra

POLÍTICA / Ministro é o relator de duas de 18 ações apresentadas por associações contra legislações municipais e estaduais sobre o tema

Por G1

Oministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu duas leis municipais que proíbem o uso e o ensino da linguagem neutra na administração pública e nas escolas públicas e privadas.

As normas são dos municípios de Ibirité (MG) e de Águas Lindas (GO). Elas impedem o uso da linguagem neutra ou do “dialeto não binário” na grade curricular ou material didático das escolas públicas e privadas, em editais de concurso público, ações culturais, esportivas ou sociais que recebam verba do município.

Na decisão, o ministro afirmou que a competência para legislar sobre normas gerais sobre educação e ensino é da União e lembrou que já há uma lei sobre o tema – a Lei de Diretrizes e Bases da educação.

“Nesse contexto, os municípios não dispõem de competência legislativa para a edição de normas que tratem de currículos, conteúdos programáticos, metodologias de ensino ou modos de exercício da atividade docente. A eventual necessidade de suplementação da legislação federal, com vistas à regulamentação de interesse local, jamais justificaria a edição de proibição à conteúdo pedagógico”, pontuou o ministro.

“A proibição de divulgação de conteúdos na atividade de ensino em estabelecimentos educacionais, nos moldes efetivados pela lei municipal impugnada, implica ingerência explícita do Poder Legislativo municipal no currículo pedagógico ministrado por instituições de ensino vinculadas ao Sistema Nacional de Educação”, completou.

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca adotar termos neutros no lugar de expressões femininas ou masculinas (por exemplo, artigos e

Para Alexandre de Moraes, competência é da União

pronomes com marcadores de gênero). A ideia é tornar a linguagem inclusiva, com o objetivo de evitar a discri-

minação de pessoas com base em sua identidade de gênero, sexualidade, ou outros aspectos de identidade.

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 005/2024-SRP

Município de Taboleiro Grande/RN, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 09:00 horas, horário de Brasília/DF, do dia 03 de junho de 2024, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 005/2024, do tipo “menor preço” para o Sistema de Registro de Preços que versa sobre aquisição de material elétrico destinados aos pequenos serviços a serem executados em prédios públicos, praças e canteiros, Unidades Escolares e Unidades de Saúde, a fim de suprir as necessidades das Secretarias Municipais de Obras e Urbanismo, Educação, Saúde e Saneamento e Assistência Social e Habitação deste município, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência, anexo I do Edital, de acordo com o que determina as normas legais vigente. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 007/2023, de 16 de março de 2023, Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014 e demais legislação aplicável. O Edital e seus Anexos se encontram à disposição dos interessados na sede da PMTG, sito a Avenida Alexandre Soares, nº 96, Centro, Taboleiro Grande/ RN, no horário de 7h30 min às 13h00min e na internet nos endereços: http://www.taboleirogrande.rn.gov.br/ ttps://www.portaldecompraspublicas.com.br http://licitafacil.tce.rn.gov.br/. Taboleiro Grande/RN, 21 de maio de 2024. Suêldo Maia Pinheiro Pregoeiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ/RN

AVISO DE LICITAÇÃO – CREDENCIAMENTO 001/2024

Objeto: CREDENCIAMENTO de ARTISTAS DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ PARA REALIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES MUSICAIS NO “SEXTOU DA GENTE” CONFORME DATAS PREVIAMENTE AGENDADAS DURANTE O EXERCÍCIO DE 2024, conforme Termo de Referência anexo aos autos do processo; Sessão Pública às 09h do dia 12/06/2024. O edital e todos anexos estão disponível para download no endereço eletrônico: https://www.riachodacruz.rn.gov.br/ ou pelo e-mail: licitacao@riachodacruz.rn.gov.br

Riacho da Cruz/RN, 21 de maio de 2024.

ANDERSON RAPHAEL SILVA DE OLIVEIRA AGENTE DE CONTRATAÇÃO

César Santos

cesar@defato.com

FALA SÉRIO

Oprefeito Allyson Bezerra (União Brasil) diz que está sendo perseguido. Gravou vídeo para reclamar e jogou nas redes sociais. Deu uma de Silveirinha, o seu mentor político, que em 2016, diante da enxurrada de escândalos, foi às redes sociais dizer que estava sofrendo com tanta perseguição. Silveira não rebateu as denúncias. Allyson, também não. Agora, o cidadão deve ficar atento para não ser enganado, de novo. A “perseguição” que o prefeito diz sofrer é que a imprensa livre noticiou três grandes suspeitas de corrupção na sua gestão, todas com provas inquestionáveis: 1 – superfaturamento do projeto “Estação Natal”; 2 – negociação de contrato superfaturado na Secretaria de Cultura; 3 – e o caso de Kadson Eduardo, condenado à prisão pela Justiça Federal, com trânsito em julgado, que ele manteve por 13 meses de forma ilegal. Sem resposta para esses escândalos, ele usa a habilidade que tem na produção de conteúdo para tentar mexer com o emocional das pessoas. Deu certo em 2020, com a história do “pobrezinho”, mesmo naquele momento já montado na grana e com grande estrutura de campanha. Temos agora a versão do “menino perseguidinho”, tentando manipular a opinião das pessoas de bom coração. Quem sabe as instituições responsáveis pelo controle da coisa pública não dão uma resposta à altura dos escândalos na gestão municipal. Quem sabe...

SEU NICÓ

Vamos pensar a Diocese nesses próximos dez anos”

DOM FRANCISCO DE SALES

Bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró no “Cafezinho com César Santos”

SEU NICÓ II

José Nicodemos de Souza, escritor, cronista, contista, jornalista. Um homem das letras, que nos presenteou nas páginas do Jornal de Fato por mais de 20 anos, com a coluna “Outras Palavras”. decidiu partir no sábado, 18, aos 86 anos, deixando saudades a todos que aprenderam com ele.

É notícia...

1 2 3 4

Seu Nicó deixou o acervo rico em sua casa, agora sob os cuidados de d. Marinete e dos filhos marcos Túlio, arístida, Jean Paul Sartre e Públio Virgílio. Uma herança que a família quer doar para a cultura de mossoró e do Rio Grande do Norte. Com a palavra, os gestores da cultura da cidade e do estado.

Nesta data, em 1979 , o bispo dom Gentil Diniz Barreto decidiu que a Diocese de Mossoró passaria a ter um bispo coadjutor, nomeando para o cargo dom José Freire de Oliveira Neto. Depois, dom José Freire foi nomeado 5º bispo de Mossoró pela Santa Igreja.

Domingo, 26, tem festa beneficente “Sopro da Vida” em prol de Berg Bone. Será no Clube Carcará, a partir das 12h, com vários artistas da terra como André da Mata, Alan Jones, Nida Lira, Tremendões, entre outros. Senhas no Musical Eletro Som.

A barragem de Umari, em Upanema, terceiro maior reservatório do RN, sangrou nesta segunda-feira, 20. Tem capacidade para 292.813.650 m³.

Evite a rua Alfredo Fernandes, centro da cidade. A artéria recebe serviços de drenagem e tem trecho interditado.

BEM DISPOSTO

o ex-deputado Carlos augusto recebeu alta depois do desconforto na saúde. Realizou uma bateria de exames em Natal e ainda esta semana estará em mossoró. o esposo da ex-prefeita Rosalba (PP) está cheio de disposição e antenado com os bastidores da sucessão mossoroense.

CULTURA

a produtora cultural Katharina Gurgel é a nova diretora executiva de eventos e políticas culturais de mossoró. Um nome de respeito, de competência inquestionável, no momento que a Secretaria de Cultura passa por turbulência e coisas, digamos, nada republicanas. Boa sorte, Katharina.

DEQUINHA

Nesta data, em 2000, o largo do Estádio Nogueirão ganha o busto do craque d equinha, mossoroense que brilhou no Flamengo do Rio e na Seleção Brasileira. a obra, da terceira gestão Rosalba Ciarlini, revitalizou a área do Nogueirão. Hoje, 24 anos depois, abandonado pela atual gestão municipal.

PODER

PARALELO

a facção criminosa PCC controla mais de mil postos de gasolina e está adquirindo usinas de etanol para expandir os negócios no Brasil. É o poder paralelo avançando e ditando o ritmo.

terça-feira, 21 de maio de 2024 Gerais/Opinião 5 Jornal de Fato
Antonio Augusto/SCO/STF

RN forma primeira turma de oficiais combatentes após quase 20 anos

AspirAntes / Governo do RN formou 131 novos oficiais da Polícia Militar. É a 1ª turma desde o último concurso realizado em 2005

OGoverno do Rio Grande do Norte formou 131 novos aspirantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO). É a primeira turma de oficiais combatentes formada desde o último concurso realizado em 2005. A cerimônia ocorreu na Academia de Polícia Militar Coronel Milton Freire, com a presença do governador em exercício, Walter Alves. Participaram da solenidade de formatura, além de oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e familiares dos aspirantes formados, o dispositivo de autoridades foi formado pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, bem como o procurador geral do Estado, Antenor Roberto. Também estiveram presentes, representando a Câmara Federal o deputado sargento Gonçalves, e o deputado estadual Coronel Azevedo representando a Assembleia Legislativa; o desembargador Amílcar Sobrinho, presidente do TJRN, e o desembargador Expedito Ferreira, presidente do TRE. Estiveram presentes ainda o vicealmirante Alexandre Reis

Leite, comandante do 3º Distrito Naval, além de outras autoridades das Forças Armadas.

De acordo com a PMRN, os aspirantes de 2024 constituem a 10ª turma formada na Academia de Polícia Militar e a 21ª turma da PMRN, designada este ano de “Turma Centenário do Coronel Milton Freire de Andrade”, em homenagem ao coronel do Exército Brasileiro e excomandante geral da PMRN. O curso contou com uma carga horária total de 2.580 horas-aula, iniciado em março de 2023 e com duração de 14 meses.

Os formandos da turma deste ano são os primeiros que ingressaram a partir da Lei Complementar 683 de 2021, que extinguiu a diferenciação por sexo para entrada de soldados e oficiais na corporação. “Isso representa um avanço significativo para a nossa sociedade no sentido de promoção da igualdade de gênero”, disse o governador em exercício. Durante seu discurso, Walter Alves afirmou que, mesmo enfrentando dificuldades financeiras, o governo do Rio Grande do Norte tem trabalhado para promo-

ver melhorias na área da segurança pública. Desde 2019, a Polícia Militar retomou a abertura de concursos públicos.

“O atual governo sabe a importância da segurança pública. Temos plena consciência de que concursos, promoções, investimentos, equipamentos e formação geram resultados,” afirmou o governador em exercício.

CONCURSO

O governo potiguar informou que em 2020, o primeiro concurso chamou 1.014 novos policiais militares. Em dezembro de 2021, o segundo concurso formou 290 policiais, sendo 197 mulheres. Outros concursos ofereceram 78 vagas para oficiais na área da saúde. Além disso, há a turma dos 131 oficiais que se formaram nesta sexta-feira.

Durante a solenidade, os 131 novos oficiais foram declarados aspirantes. A partir de agora, todos estão aptos a exercer suas funções na fiscalização do policiamento ostensivo e fortalecer as unidades operacionais e especializadas da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

2ª fase de Operação Caronte prende mais 3 integrantes de grupo de extermínio

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) prendeu mais três pessoas de integrarem um grupo de extermínio. A 2ª fase da “Operação Caronte” foi deflagrada neste fim de semana no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Caronte, na mitologia grega, era o barqueiro de Hades, que carregava as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

A nova fase, segundo as investigações, apurou um duplo homicídio ocorrido na cidade de Ielmo Marinho, no dia 7 de janeiro de 2024, quando quatro homens armados invadiram um supermercado e executaram com vários disparos de arma de fogo o seguran-

ça Sérgio Silva, de 34 anos, e o cabo da Polícia Militar

Sebastião Antônio de Lima, de 54 anos. Dos quatros envolvidos no duplo homicídio, a Polícia Civil localizou três suspeitos. Dois dos atiradores, inclusive, foram capturados durante a primeira fase, deflagrada na última quinta-feira (16). O quarto membro, Alexsandro Victor do Nascimento, conhecido como “Furico”, segue foragido.

A Polícia Civil informou que, por meio da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), seguirá realizando diligências no intuito de identificar e prender integrantes do grupo criminoso.

1ª FASE

A primeira fase da operação foi deflagrada no

último dia 16 deste mês. Na oportunidade, os Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), com apoio da Polícia Federal, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), prenderam sete pessoas envolvidas, dentre elas um policial militar. Segundo as investigações, o grupo é responsável por aproximadamente 41 homicídios, além de extorsão, tráfico de drogas e vendas de munições e armas ilegais. Ao todo, 33 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão foram cumpridos em bairros da Zona Norte de Natal e no município de Extremoz.

“Estamos aqui com os declarados aspirantes a oficiais de 2024, prontos para trabalhar em prol da sociedade potiguar. Quero agradecer imensamente à governadora do Estado, Fátima Bezerra, pela oportunidade, confiança e dedicação em autorizar o início do concurso e agora a declaração de aspirantes,” disse o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior.

LAUREADO

Além da formação dos oficiais, a solenidade também laureou o melhor alu -

no entre os concluintes.

Na ocasião, a premiada foi Giulianny Ingrid da Costa, de 28 anos, natural de João Pessoa (PB). O ingresso nas carreiras militares sempre foi um sonho de infância dela, que trouxe toda a família para prestigiá-la. “É uma emoção indescritível, principalmente porque é uma medalha que reconhece o mérito intelectual e o esforço. Não foi fácil, mas estou realizando um sonho, é mais do que eu esperava. Uma classificação que jamais imaginei na minha vida, é um orgulho ter

recebido essa medalha. E agora, com o nosso poder, integrando a corporação,” disse ela.

Já formada e com a medalha Tiradentes no peito, para o orgulho do pai, o professor público Edson Araújo da Costa, a nova oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte diz que não vê a hora de contribuir com a sociedade. “Após um ano e dois meses de curso, a sensação que todos estão sentindo aqui é de gratidão a Deus por ter dado certo. Os novos oficiais vêm para somar e proteger a sociedade,” encerrou.

PRF prende seis pessoas e recupera três veículos no fim de semana

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu seis pessoas no último fim de semana no Rio Grande do Norte. As prisões ocorreram em Mossoró, Natal, Macau e Santa Cruz. Também foram recuperados três veículos e a apreensão de duas aves.

De acordo com a PRF, durante fiscalização no km 109 da BR-226, em Santa Cruz, um homem de 27 anos foi preso por possuir em seu desfavor um mandado de prisão pelo crime de roubo. A ocorrência foi registrada na madrugada do último sábado (18) e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Plantão do município.

Ainda no mesmo dia, os policiais rodoviários federais recuperaram uma motocicleta CG 125, com registro de roubo no mês de janeiro do ano passado, na cidade de Macau. O condutor do veícu-

lo, um homem de 41 anos, foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do mesmo município. A prisão aconteceu no km 5 da BR-406.

Na manhã do domingo (19), no km 6 da BR-406, ainda em Macau, uma equipe PRF abordou uma motocicleta CG 150, com dois ocupantes. O condutor da motocicleta, um homem de 36 anos, foi preso pelo crime de receptação, após ser constatado que o veículo apresentava registro de furto no ano de 2017, e o passageiro, um homem de 38 anos, que transportava de forma ilegal duas aves silvestres da espécie Azulão, foi preso por crime ambiental. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.

No fim da mesma manhã, no km 54 da BR-304, em Mossoró, policiais rodoviários federais prenderam um ho-

mem de 19 anos, condutor de uma motocicleta CG, de cor vermelha, pelo crime de adulteração veicular. Foi constatado que o veículo estava com os sinais identificadores adulterados. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Plantão, do município. Já no domingo, uma equipe PRF foi acionada a respeito de um sinistro de trânsito sem vítimas, no km 78 da BR-101, em Natal. No local estava um homem de 62 anos, condutor de um automóvel Palio, que apresentava sinais de embriaguez. O motorista realizou o teste do bafômetro que resultou no valor de 1,12 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Ele foi preso pelo crime de embriaguez ao volante e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão da Polícia Civil.

6 Segurança
terça-feira, 21 de maio de 2024 Jornal de Fato
A cerimônia ocorreu na Academia de Polícia Militar Coronel Milton Freire Divulgação

Sem estádio e sem apoio, Baraúnas ameaça tirar time Sub-15 do Campeonato Estadual

DIFICULDADE / Desde o começo, a diretoria tenta junto à Prefeitura cessão de um ônibus para evitar o prejuízo, mas em vão

Baraúnas s ub-15 se classificou para a semifinal do Estadual

Marcos santos Da Redação

OEstádio Nogueirão fechado por descaso da gestão e, ainda assim, a falta de apoio da Prefeitura,

De Letra

podem resultar em uma decisão drástica. Nesta terça, 21, a diretoria do Baraúnas se reúne para definir se mantém ou tira o time Sub-

msantos@defato.com

Raphael Oliveira ta temporada.

Com o Nogueirão interditado, o Baraúnas vem jogando suas partidas de mandante no Sub-15 em Natal. Já foram quatro de mandante dos oito jogos realizados, o que representou um gasto total de aproximadamente

15 do Campeonato Estadual. Quanto à participação do Sub-17 e Sub-20 no Estadual, de momento é quase certa a sua exclusão nes-

Potiguar: Crise de resultados, e o ganho de nova opção para o ataque

OPotiguar vive crise de resultados. Últimos três jogos, três derrotas, empurrando o time para rabeira da tabela de classificação pelo A3 da Série D. Precisa, urgente, vencer os próximos jogos. O grupo é equilibrado, duas ou três vitórias seguidas colocam lá para cima, mas não pode passar tanto sem vencer. Esmorece, perde confiança, pressão, elementos que ampliam as dificuldades.

E o jogo contra o América?

Bons primeiros 20 minutos, tocando bem a bola, chegando à área adversária com quatro e cinco peças, agredindo. Depois disso, parou.

Porque ficou pendido para o lado direito de Wilson, com jogada manjada, facilitando a marcação adversária.

O balanço ofensivo, melhor dinâmica, só veio com a entrada do garoto Gabriel Mamede, lá para metade do 2º tempo, passando o time a ter alternativa pelo lado esquerdo, infiltração. Assim, a defensiva americana já não tinha tanta tranquilidade.

Mas a essa altura estava 2x0 para o time americano, que fez um jogo melhor, razoável, mas suficiente para manter-se na zona de classificação.

Chamou a atenção o garoto Mamede, que está emprestado pelo Fortaleza, filho do ex-meia Vaninho, aquele mesmo que foi campeão pelo Potiguar em 2013.

É apenas o primeiro jogo, mas deixou boa impressão. Rápido, vai para cima, movimenta-se, faz o facão, suge rindo ser boa opção para o ataque.

Só tem 19 anos, mas idade não é documento. Teve personalidade, jogo, comprometimento, escala-se por si só.

100%

do grupo a3, o treze dispara, é 100% de aproveitamento sobre os jogos. O Galo da Borborema chegou aos 12 pontos em 12 possíveis, liderando a chave que tem os representantes potiguares américa, Potiguar e Santa Cruz de Natal.

Manauara/aM de todos os 64 participantes, só dois apresentam campanha 100%. além do treze, também o Manauara, do amazonas, pelo grupo a1.

PossibilidadE

O próximo jogo do Potiguar como mandante será contra o Santa Cruz, pela 5ª

rodada, no domingo, 26. O duelo está agendado para assú, mas pode ser transferido para Natal para o estádio do aBC, o frasqueirão. Por duas razões: primeiro, o gramado do frasqueirão é melhor do que o do edgarzão; e segundo, para a diretoria fugir da pressão da torcida. No último jogo, um grupo de torcedores hostilizou o presidente e o vice, sem economizar palavras.

PriMEiro tEtra é do city

O Campeonato inglês teve sua primeira edição iniciada em 1888, finalizada com o triunfo do Preston North end. foram necessários 136 anos até que um time o levasse quatro vezes consecutivas. O feito coube ao Manchester City,

que conquistou no domingo,19, o certa me de 2023/24, após vencer West Ham por 3x1. Um time formidável, uma má quina humana.

oPosição Var Por falar no campeonato inglês, há uma oposição ao Var, o árbitro de vídeo, que, comparado ao brasileiro, é uma máquina de agilidade e precisão. Segundo o Wol verhampton, embora o sistema tenha sido criado em boa-fé, houve "numerosas consequências negativas que estão pre judicando a relação entre os torcedores e o futebol". O clube propôs a abolição do Var, e a questão será debatida em as sembleia marcada para 6 de julho.

R$ 20 mil. A despesa é basicamente com transporte, já que a alimentação é bancada por um patrocinador. Desde o começo do campeonato, a diretoria leonina tenta, junto à Prefeitura, a cessão de um ônibus para evitar o prejuízo, mas em vão. As demandas são enviadas à Secretaria de Esporte e Lazer do Município (AEL), mas a pasta não consegue atender ou viabilizar o pedido, e nem mesmo marcar uma agenda da diretoria do clube com o prefeito Allyson Bezerra. Não se descarta vir do prefeito ordem para evitar tal contato.

Uma fonte informou à reportagem do De Fato que os dirigentes estão indignados com o tratamento dispensado pela gestão com o futebol local. Além de não ter o devido apoio, também a questão do estádio, que é de responsabilidade da Prefeitura.

O Nogueirão está fechado desde o dia 7 de fevereiro por decisão judicial, atendendo a uma ação do Ministério Público (MP). A Prefeitura tinha dois anos para executar obras de acessibilidade conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas desprezou, fin-

dando em sua interdição. Um problema causado pela gestão e que impacta, sobretudo, na vida dos clubes. Além do Baraúnas, o Potiguar também vem gastando para jogar fora de Mossoró na Série D do Campeonato Brasileiro, aliás, desde o Estadual.

ca MPan H a E IMPacto

O “Leãozinho” está na semifinal do campeonato e enfrentará o QFC no próximo fim de semana. Mas se irá jogar ou não, isso será decidido em reunião entre os dirigentes nesta terça. Até o momento, somando os jogos da primeira-fase e das quartas de final, a equipe atuou oito vezes, sendo 5 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Fez 13 gols e tomou oito.

Uma desistência seria um baque nos planos da comissão técnica e frustrante para os garotos, que sonham em ser campeão e também na carreira profissional. Sem estádio e sem apoio, os planos do Baraúnas para ativar as categorias Sub-17 e Sub-20 estão teoricamente distantes. É pretensão do clube resgatar essas equipes, mas o cenário de momento infelizmente não é favorável para colocar o projeto em prática. O Estadual Sub-17 começará assim que terminar o Sub-15, e o 20 será disputado em paralelo ao Estadual da segunda divisão, em setembro.

PEDIDO DE LICENÇA OPERAÇÃO ASSÚ SOL SOLAR PARTICIPAÇÕES E GERAÇÃO DE ENERGIA S.A., CNPJ 35.591.186/0001-85, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA, a Licença de Operação - LO para a Subestação Coletora Assú (SE Coletora 34,5/500 kV Assú), localizada na Rodovia BR-304, km 99, na Zona Rural município de Assú/RN.

Giuliano Pasquali Diretor de Implantação

terça-feira, 21 de maio de 2024 Esporte 7 Jornal de Fato
Marcos s antos
terça-feira, 21 de maio de 2024 8 Jornal de Fato

Mossoró

Jornal de Fato • terça-feira, 21 de MAIO de 2024

Mais de 210 quilômetros de rodovias serão recuperados na região Oeste

OGoverno do Rio Grande do Norte

começou a recuperar mais de 210 quilômetros de estradas estaduais na região Oeste, que tem Mossoró como cidade polo. Os serviços foram iniciados pela RN-117, no trecho que liga Mossoró ao município de Governador Dix-sept Rosado. No fim de semana, com as máquinas e homens trabalhando, apenas um dos lados da rodovia ficou livre para o trânsito de veículos.

O secretário de Infraestrutura do Estado, engenheiro civil Gustavo Coelho, disse, em entrevista ao Jornal de Fato, que o Lote 1 do programa de recuperação de malha viária estadual contempla também a RN-015, entre Mossoró e Baraúna e 41 quilômetros da RN-177, de Pau dos Ferros a São Miguel, no Alto Oeste. Esse lote totaliza 210,5 km de estradas, que teve ordem de serviço assinada pela governadora Fátima Bezerra no início deste mês.

De acordo com Gustavo Coelho, o programa irá contemplar quase 800 quilômetros nos sete distritos rodoviários do Rio Grande do Norte, num investimento de R$ 428 milhões, financiado por recursos da primeira parcela do empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio (PEF).

O prazo, que era para iniciar em junho está sendo antecipado devido a um esforço de trabalho da Secretaria de Infraestrutura (SIN) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN). Este primeiro lote representa investimento de R$ 134 milhões.

De acordo a diretora de Obras e Operações no Departamento de Estradas de Rodagem do RN, Natécia Nunes, nesta semana terá início a obra do trecho do entroncamento da BR-304, saída de Mossoró /Baraúna.

MALHA VIÁRIA / Obras são iniciadas no trecho que liga Mossoró ao município de Governador

Dix-sept Rosado, no Médio Oeste potiguar

e Governador Dix-sept Rosado

Lote 2 prevê a recuperação de 301,1 Km de estradas

A obra de recuperação do lote 2, maior trecho em extensão, com 301,5 km em dez trechos das regiões Seridó e Central, deve ser iniciada nos próximos dias, incluindo a RN-288, entre Acari e Caicó, com passagem pelos municípios de Cruzeta e São José do Seridó.

A diretora adiantou que já na próxima semana darão início à recuperação pela estrada que liga Caicó/Jardim de Piranhas. Em paralelo, também serão beneficiados os trechos Ipanguaçu/Alto do Rodrigues, e Caicó/São José do Sabugi, Ipueira até a divi-

sa com a Paraíba. "Esse é um importante programa de recuperação de rodovias e vai atuar em trechos críticos da rodovia, onde existe muita deformação, então a gente vai reciclar a base, em seguida vamos recapear toda a rodovia, todo o trecho, inclusive, com sinalização vertical e horizontal. Isso não é nenhum programa de manutenção e conservação de rodovias, não é um tapaburacos", disse Natécia.

A ordem de serviço para o início das obras do terceiro lote será assinado nos próximos dias pela governadora Fátima Bezerra.

LOTE 1

1° Distrito (Mossoró)

RN-015 - Mossoró/Baraúna - 44,0 km

RN-117 - entroncamento da Br-304 (Mossoró) a Governador dix-sept rosado - 34,0 km

Estrada: tibau/Grossos - 17,5 km

Total no Distrito: 95,5 km

6° Distrito (Pau Dos Ferros)

RN-079 - entroncamento Br-405/Marcelino Vieira/ alexandria/divisa rN-PB - 38,0 km

RN-177 - rodolfo fernandes/entr. Br-405 - 11,0 km

RN-177 - Viçosa/Portalegre - 8,0 km

RN-177 - francisco dantas/ entroncamento Br-226 (Pau dos ferros) - 8,0 km

RN-177 - Pau ferros/encanto/São Miguel - 41,0 km

RN-177 - São Miguel/Coronel João Pessoa - 9,00 km

Total do Distrito: 115,0 km

Total do lote 1: 210,5 km

Carlos Costa
Obras foram iniciadas no fim de semana entre Mossoró
M
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Gente De fato

MARILENE PAIVA

Restaurante Trattoria

> Parceria é, antes de tudo, reconhecimento e gratidão. Ser parceiro é acreditar no produto. O Restaurante Trattoria é parceiro nosso desde sempre. Tenho um carinho e uma gratidão a todos que envolvem a família Trattoria e Serraboi. Atendimento e cuidado com o cliente. Obrigada, Cleciano e Sheyla.

Ácida, eu?!

marilene.paiva@gmail.com

Champanhe no gelo

Celebram idade nova hoje: Sandra Maria Pereira, Ramona Rosselline, Diogo Almeida, Carlos Pestana, Lara Leite, Daniel Pinto Lima, Raniere Kléber de Oliveira, Marcílio Costa do Nascimento, Márcio Dantas, Tarciana Dantas Nogueira, Maria Clara Veríssimo Fernandes e Luindson Lima. Parabéns, meus amores!

Digamos que nem meiguinha e nem muito menos ácida, como escreveram por aí. Aos 5.8, com 38 de colunismo e mídias, reservo-me ao direito de dizer, escrever e expor o que penso, logo, existo. Né, René Descartes? Então, aperto o botão e sigo. O Engenheiro Civil e prefeito de Recife, João Campos é um exemplo de popularidade real. Renova o mandato, e, futuramente será Governador de Pernambuco e, quiçá, Presidente deste Brasil Varonil. Tem berço. Filho de Eduardo Campos. Bisneto de Miguel Arraes. NÃO é um personagem.

A Liga de Mossoró

De Estudos e Combate ao Câncer deu início ontem ao projeto “Conectando Esperança e Saúde: Detectando precocemente o câncer infantojuvenil e doenças raras”, cuja primeira apresentação ocorreu na cidade de Caraúbas, reunindo secretários de Saúde de municípios vizinhos. Ainda teremos apresentações nas cidades de Assú e Pau dos Ferros, chegando à grande parte dos municípios do Vale do Açu, Médio e Alto Oeste. O projeto objetiva identificar sinais e sintomas e o diagnóstico em um serviço especializado, favorecendo o aumento da probabilidade de cura e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Duas pessoas especiais que comandam suas profissões com muita sapiência e amor ao próximo. Médicos ortopedistas

Rodrigo Perez e Nayara Souza. Ele abriu a semana celebrando idade nova. Como rubro-negra do Sport Clube do Recife, shipo os dois. Parabéns!

O todo espetacular João Arthur Dantas Caldas, filho de Renata e Erick Caldas, apaga 15 velinhas hoje. Sessão bolo confeitado?! Em Sampa, meus amores, atendendo ao pedido do aniversariante. Felicidades e alegrias!

ganha bolo confeitado da família Ateliê Fátima Carlos. Felicidades. Saúde e paz.

TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2024 2 Opinião Jornal de Fato
Cedida Cedida Cedida
Cedida
Direto do Clube Internacional do Recife, a cervejada dos formandos em Medicina 2024. Meu amorzinho Marina Saraiva com os pais nutri Nara Saraiva e médico veterinário Valdeci Silva. Adoro de paixão a toda maravilhosa Sandrinha Pereira, que festeja idade nova hoje e Reze. Ore. Faça a sua prece. Converse com Deus. Vibre em sintonia com o universo. Sossegue sua alma.

Wandilson Ramalho

wr.ramalho@hotmail.com

Lembrete:

A felicidade não se guarda: é para consumo imediato.

O ATOR CARAUBENSE

O ator caraubense Pedro Lucas Gurgel sabe muito bem que nas diversas vezes que ele se apresentou como ator na Festa de São Sebastião, no espetáculo “A Promessa”, ele foi aplaudido e reconhecido. A plateia riu e chorou em suas apresentações. Cada gesto, cada palavra foram motivos de risos ou choros. Ele empresta, com segurança, seu corpo, sua voz, sua alma, sua sensibilidade para expor sem nenhuma reserva todo um texto, antes lido e ensaiado. Pelo seu talento, ele foi convidado para integrar o time do grande espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró.

A empresáriA e grande amiga Leila Karla oliveira de amorim hoje brindando à vida. o esposo Paulo Everton em festa. Vivas!

O grAnde ArtistA que Caraúbas aplaude, Pedro Lucas Gurgel convocado para integrar o Chuva de Bala no País de

MARTINS

o Festival Gastronômico em martins será rico em variedade de estilos musicais, manifestações artísticas e garantindo momentos inesquecíveis e que trarão belas recordações. Tudo ocorre de 19 a 21 de julho com uma programação cultural com a cantora Vanessa da Mata, Geraldo azevedo, Marina elali (somos fãs) e também o renomado Poeta antônio francisco.

Ufersa enviou 14 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

Solidariedade / Entre os itens enviados estão mais de cinco mil litros de água, bem como produtos de higiene e roupas.

Desde que começou, no início deste mês, a campanha de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) conseguiu arrecadar 14 toneladas de donativos, que foram, cuidadosamente, separados e embalados pelos servidores da universidade.

As doações foram enviadas nessa segunda-feira, 20, para o estado do Rio Grande do Sul, transportadas em carretas. Os donativos chegarão sexta, 24, na Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), localizada no centro histórico de Porto Alegre. Ao todo, foram

de arrecadação dos itens que

arrecadadas mais de cinco mil garrafas de água, produtos de higiene e roupas. De acordo com Ludimilla Oliveira, reitora da Ufersa,

o trabalho dos servidores e da Pró-reitoria de Cultura e Extensão foi fundamental no processo de separação e organização dos itens doa-

dos. “Nós desde o início da campanha tivemos o cuidado de orientar as pessoas a só trazerem peças e produtos que elas mesmas usa -

MÃE RAINHA

d omingo, 19, dia de Pentecostes, na missa dominical na m atriz de São Sebastião ocorreram dois momentos importantes: a coroação de 12 capelas do Movimento do a postolado de m ãe Rainha em Caraúbas e a renovação da a liança de a mor de m ãe Rainha e Vencedora Três Vezes a dmirável de Schoenstatt. a coordenadora Lúcia m edeiros muito feliz com a participação de todas.

VIAJAR

Com diz Mario Quintana: “Viajar é mudar a roupa da alma”. Concordo plenamente. a convite de 5 casais curtimos o fim de semana em m artins, onde ficamos hospedados na Chácara Flor da Terra, linda e aconchegante. Gratos aos casais Otávio e Mayria, Geneildo e Laura, i smar e e dinare, Yure e Taís e em nossa companhia i sak m aia.

riam. Ainda assim, tudo que chegou passou por um trabalho de separação e limpeza”, informou.

Os produtos doados estão sendo levados até o Rio Grande do Sul por quatro motoristas da instituição, em uma viagem de 3.908 quilômetros prevista para durar cinco dias. No ato de envio das doações para o Rio Grande do Sul, cuja saída das carretas foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ludimilla Oliveira enfatizou que a arrecadação dos donativos faz parte da política de cooperação com a sociedade que é adotada pela Ufersa.

“Esse é o papel da nossa instituição. A Ufersa vai atravessar o país para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul nesse momento, porque nós também temos a obrigação de cooperar com a sociedade em situações como essa”, afirmou a reitora.

O processo de arrecadação e organização de todos os itens doados foi coordenado pela servidora aposen-

tada Maria do Carmo dos Santos Galdino, conhecida por toda a comunidade acadêmica como Mariquinha. “Sem esse trabalho de Mariquinha nós não estaríamos aqui hoje enviando esses caminhões”, destacou a reitora da Ufersa.

A campanha de arrecadação envolveu os quatro campi da Ufersa e contou com a colaboração de servidores de diferentes setores, passando pelo Cerimonial, Pró-reitorias, gabinete e comando local de greve, já que os técnico-administrativos da instituição estão com as atividades paralisadas desde o dia 11 de março.

“Além de reforçar a necessidade de doação, o comando de greve fez a compra de itens de higiene e mobilizou servidores durante uma semana para trabalharem na separação e organização dos itens”, afirma a Coordenadora Geral da Seção Sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest-RN), Kaliane Morais.

terça-feira, 21 de maio de 2024 Mossoró 3 Jornal de Fato
A campanha foram enviados para o Rio Grande do Sul envolveu os quatro campi da Ufersa. O gente finA Renato Fernandes amanhã festejando seu niver. Vivas!! A lindA e inteligente Celine deyse (até o nome é lindo), hoje celebrando seu aniversário. Vivas!! mossoró. Ele merece! Foto: Cedida Foto: Cedida Foto: Cedida Foto: Cedida
UFERSA
mA ri O QuintA n A

Paixão de Cristo

Demais

GEORGIANO AZEVEDO

No feriadão da Semana Santa, registramos alguns conterrâneos conferindo o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Brejo de Madre de Deus (PE).

georgianoazevedo@gmail.com

Subindo a serra…

Festival gastronômico e cultural

A prefeita de Martins, Maria José Gurgel, reuniu na última quinta-feira, 16, imprensa e parceiros para o lançamento da 16ª edição do Festival Gastronômico e Cultural em solenidade no Mirante do Canto, em Martins. Na ocasião, anunciou todas as novidades e atrações, como Marina Elali, Geraldo Azevedo, Vanessa da Mata e o poeta Antônio Francisco. O festival vai acontecer nos dias 19, 20 e 21 de julho. Agende aí!

Comercial e de Novos Mossoró para Desenvolvimento do Varejo Requinte Buffet.

Benjamim e

PARABÉNS!

para segunda-feira, 1º

Shooting

No dia seguinte após o lançamento do Festival Gastronômico e Cultural, aproveitamos para fotografar a nova coleção Marluce Store, nos cenários lindos de Martins, com recheio da empresária Marluce Bezerra e da digital infleuncer Kadidja Nascimento com acessórios Keyla Muniz, calçados Arezzo e fotos de Pedro Sobrinho.

Lisboa Filho com a esposa Ivana e as filhas Marina e Marília no espetáculo Paixão de Cristo.

A prima Ceiça Azevedo, aniversariante de 20 de maio, ganhou “bolinho surpresa” antecipado no domingo, 19, no restaurante Holl Grill, ao lado do filho João Guilherme.

Morais e Irlanda Carlos prestigiando Érica Lopes.

> Em Martins, fomos hóspedes do Hotel Chalé Lagoa dos Ingás e Hotel Serrano, sempre bem recebidos. E fizemos refeições no Mirante da Carranca (almoço) e Mirante do Canto (jantar). Ambos, com excelente serviço gastronômico.

Casa de Chocolate

No Hotel Serrano, em Martins, vimos de pertinho a obra da Casa de Chocolate, com projeto arquitetônico assinado pela arquiteta mossoroense Anninha Fernandes. Tá ficando incrível!

e felicidade!

Cacio Santos aproveitou o feriadão e foi conferir o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém.

ELE É O TAL!

O sábado, 18, foi de festa para o empresário Alvanilson Carlos pela passagem do aniversário. Grande abraço!

TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2024 4 Social Jornal de Fato
MAKING OF. Marluce Bezerra em Shooting para Marluce Store, em Martins, fotografada por Pedro Sobrinho. Aguarde! A prefeita de Martins Maria José Gurgel ao lado de Flavio Júnior no lançamento oficial do XVI Festival Gastronômico e Cultural.
APAGANDO VELINHA!
Maria José Gurgel recebendo Egilson Fernandes, Tuca Viegas, Jefferson Monteiro, Marluce Bezerra, Marilene Paiva, este colunista e Zeza Fernandes. Adriana Dantas, aniversariante querida de 17 de maio. Desejamos muita saúde, paz, amor
DE 2024
Cedida
QUARTA-FEIRA, 3 DE ABRIL
Cedida Cedida Cedida Martha a filha Miriam na #Selfie em Nova Jerusalém (PE). Cedida Cedida
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.