Jornal De Fato

Page 1

Jornal de Fato

Fuga tira sossego na região de Mossoró

>> Caçada aos dois criminosos que escaparam do presídio federal chega aos 25 dias. São três semanas de buscas e de transtornos à população da região.

MULHERES

Potiguares são as que mais dedicam cuidados às pessoas

Mulheres do RN, segundo dados do IBGE, dedicam aos cuidados domésticos o dobro de tempo que os homens se ocupam.

Mossoró 1

LARANJA

TSE torna mais rígida regras contra fraude de gênero

CAROLINE VERÍSSIMO

DE UMA BELEZA CUJO AVESSO É O DIREITO

Mossoró 5

Votação pífia será considerada “candidatura laranja”. Justiça Eleitoral insere novas regras para combater fraude.

ESPORTE

Principal 5

CÉSAR SANTOS

PSB de Mossoró quer tirar nomes da nominata do PL

Controlado pelo prefeito Allyson Bezerra, o PSB avança em nomes que estão cotados no PL de Rogério Marinho.

Principal 5

Potiguar encara concorrente direto em estreia no returno

Reforçado de vários jogadores, o Potiguar estreia no segundo turno do Estadual neste sábado, 9, no Barretão.

Mossoró 8

CAFÉZINHO COM CÉSAR SANTOS

Queda de royalties e o equilíbrio financeiro

Prefeito Artur Vale fala como a gestão em Governador Dixsept Rosado enfrenta a redução dos valores dos royalties

Jornal De Fato

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn MOSSORÓ (RN), SÁBADO, 9 DE MARÇO DE 2024 – EDIÇÃO 6.917 – ANO XXIV – R$ 2,50
|
|
|
|
|
E 8 | CADERNO MOSSORÓ/ESTADO P1 A 4
NESTA EDIÇÃO: 48 PÁGINAS OPINIÃO P2
POLÍTICA P3
NACIONAL/OPINIÃO P4
COLUNA CÉSAR SANTOS P5
SEGURANÇA P6
ESPORTE P7
Cedida
Buscas na zona rural de Baraúna incomoda os moradores
Diaz
Marcelo
Principal 3

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Organização: Clauder Arcanjo

clauderarcanjo@gmail.com

Uma leitura de O adolescente, de Dostoiévski

PARTE 2

VERA LÚCIA DE OLIVEIRA

Escritora, membro da Academia de Letras do Brasil. (Brasília-DF) veraluciaoliveira@hotmail.com

Arkadi, diferentemente da maioria dos personagens de Dostoiévski, é misógino. Diz ele: “… Não gosto das mulheres porque elas são grosseiras, porque são desajeitadas, porque usam roupas indecentes!” (p. 34). E completa: “Embora eu registre com um pouco de humor e com minhas características de então, até hoje mantenho aquelas ideias.” (p.35). Mas vai apaixonar-se pela bela Catierina Nikoláievna Akhmákova. Talvez por ter sido criado num internato (em Moscou) sem o amor e os cuidados da mãe, dela tenha guardado mágoas profundas e estendido esse sentimento ao gênero feminino. No internato, em sua infância solitária e sombria, onde era “filho de ninguém”, visitado uma só vez pela mãe (teve vergonha dela a princípio, para depois arrepender-se), foi humilhado e castigado por ser de origem plebeia; travou amizade com o colega Lambert, três anos mais velho e muito cruel, que o subjugava tratando-o como servo. E foi na péssima companhia de Lambert (que lembra Rogójin, de O idiota , e Stavróguin, de Os demônios ) que, aos treze anos, viu uma mulher nua ser maltratada e surrada pelo mau colega. Associa dessa maneira nudez, humilhação e violência. Numa investigação mais profunda, talvez o adolescente tenha projetado, inconscientemente, a imagem da mãe pobre na figura da mulher humilhada, pois, casada com um homem pobre, fora seduzida por um homem rico.

Assim, Arkadi foi acumulando raiva e decepção, revelando-se cada vez mais intransigente em seu pensamento e caráter, que, por vezes, nos faz pensar no lendário homem do subsolo por se encerrar em sua “concha” – e ser completamente livre. Lembrando-se do colégio, diz: “eu quase não era companheiro de

De Fato com e

ninguém, tinha arranjado o meu refúgio e em meu refúgio vivia.” (p. 56). Como o homem do subsolo, trata-se de um ser antissocial, vive num cubículo, mas é também uma bela individualidade e igualmente um dos personagens mais ricos de Dostoiévski, apesar da incompreensão da crítica quanto a esse romance.

À medida que vai se integrando à cidade de São Petersburgo, Arkadi vai ampliando o seu relacionamento social, sempre com muita reserva e desconfiança. (“Não, não posso viver entre gentes; ainda hoje penso assim; falo com quarenta anos de antecedência. Minha ideia é meu refúgio.”) (p. 62). A sua ideia consiste em que o deixem em paz:

“A minha liberdade individual, isto é, a minha própria liberdade em primeiro plano; e depois nada mais me interessa.” (p. 62). No pequeno grupo de jovens intelectuais de que chegou a participar, as discussões políticas são acaloradas – grupos sempre presentes na obra do autor, como em Crime e castigo, O idiota e Os demônios, esses últimos centralizando a ação do livro.

Os temas de O adolescente são recorrentes na literatura do autor, sobretudo o da questão da Rússia:

Quem não pensa no presente momento da Rússia não é um cidadão! Vejo a Rússia de um ponto de vista talvez estranho: sobrevivemos à invasão tártara, depois a dois séculos de escravidão, é claro, porque tanto uma como a outra caíram no nosso gosto. Agora nos deram a liberdade e é preciso suportar a liberdade: será que somos capazes? Será que a liberdade cairá igualmente em nosso gosto? – eis a questão”. (p. 255).

Arkadi defende com veemência

seu pensamento libertário e não abre mão de sua individualidade, em oposição aos que defendem o pensamento social, na contramão do movimento “populista” dos jovens bem-educados da época, que tinham como ideal educar os pobres do país.

O episódio que atravessa toda a narrativa é o da carta que o adolescente recebe, com a incumbência de guardá-la secretamente. Tratase de documento da maior importância, questão de herança que poderá dar uma reviravolta na vida de algumas pessoas, principalmente de Viersílov. Trazia a carta costurada no bolso. Além de tornar-se guardião da carta, Arkadi tem fixação na sua “ideia” (sempre volta a ela), a qual tem dificuldade em expor. Mas expõe-na: “Minha ideia é tornar-me um Rothschild.” (p. 86). Quer ser tão rico quanto “o falecido James Rothschild de Paris”. Para isso, diz, é preciso obstinação e continuidade. O seu objetivo é tornar-se rico para retirar-se da sociedade. Depois de conseguir alguma economia a duras penas, passando a pão e água (é muito avarento), sentiu-se livre e independente:

(…) tenho saúde e cem rublos escondidos no bolso como capital inicial de giro. (...) Além dos cem rublos ainda tenho, como já se sabe, a coragem, a obstinação, a continuidade, o mais pleno isolamento e o segredo. O isolamento é o principal: até o último instante detestei por demais quaisquer relações e associações com as pessoas; de modo geral, eu decidira executar “minha ideia” forçosamente sozinho, era condição sine qua non As pessoas me oprimem, eu não teria paz de espírito e a intranquilidade prejudicaria o meu objetivo. (p. 89.)

Cada vez mais, percebemos o parentesco de Arkadi com o homem do subsolo: a mesma obstinação, a mesma ideia fixa de distanciamento da sociedade, “todo o objetivo de minha ‘ideia’ é o isolamento” (p. 93).

E reforça a sua negação:

(...) É bom que saibam que nos objetivos de minha “ideia” não existe nenhum sentimento de “vingança”, nada de byronia-

no – nem maldição, nem lamentação de órfão, nem lágrimas de bastardo, nada, nada. (p.93).

Mas ao repetir, com tantas negativas, que nessa ideia não há ressentimento, entendemos justamente o contrário: há a lamentação, a mágoa do filho bastardo. Pois na negação está contida a afirmação, não esquece que foi importunado por essa sua condição.

Arkadi, no entanto, difere do homem do subsolo porque quer poderio: “Sim, em toda a minha vida tive sede de poderio, de poderio e de isolamento.” (p. 95). Mas, se nesse romance há algo de O homem do subsolo , há também um diálogo com Os demônios quanto à séria questão do suicídio – de três personagens, como o do jovem Kraft, por desespero e desilusão de considerar o povo russo de segunda classe; inclusive o de uma criança, em páginas sensíveis, e o da mulher pobre, tema que muito preocupou Dostoiévski, que defende as moças pobres, humilhadas, vítimas dos homens ricos ou aproveitadores. Essa cena de suicídio mostra a compaixão do autor pela condição feminina no seu tempo na Rússia. É o Dostoiévski profundamente religioso, sempre apegado às citações bíblicas, que estão nas passagens de sofrimento humano. Tanto a Bíblia quanto Púchkin, o fundador da literatura russa, são referências para o autor em suas citações. Critica o socialismo sem Deus.

Esse romance tem algo do humor de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. Diz Arkadi:

Aqui vai um preâmbulo: talvez o leitor fique horrorizado com a franqueza de minha confissão e candidamente se pergunte: como o autor não corou? Responderei que não escrevo para ser publicado; terei um leitor talvez daqui a dez anos (...) Assim sendo, se nestes escritos às vezes me dirijo ao leitor, isto é apenas um procedimento. Meu leitor é uma pessoa fantástica. (p. 94).

(Continua...)

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos. Direção Geral: César Santos Diretor de Redação: César Santos Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos www.defa to.com E-MAIL : re da cao@defa to.com TWITTER : @jornaldefato_rn REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFONES (084) 99836-5320 (Mossoró) AS CO LU NAS E MA TÉ RIAS AS SI NA DAS SÃO DE RES PON SA BI LI DA DE DE SEUS AU TO RES
FI LIA DO À COMERCIAL/ASSINATURAS : (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 SÁBADO, 9 DE MARÇO DE 2024 2 Opinião Jornal de Fato

CAFEZINHO COM CÉSAR SANTOS

P RE f EITO A RT u R VA l E

“A queda de royalties preocupa, mas nossas finanças estão equilibradas”

Por César santos / Da Redação

Governador Dix-sept Rosado foi um dos mais atingidos pela redução de receita de royalties de petróleo no início deste ano. O município acumula queda de R$ 750 mil nos dois primeiros meses do ano. Um volume considerável para

O início do ano está sendo marcado por uma redução considerável nos repasses dos royalties de petróleo. Janeiro e fevereiro registraram perdas dos municípios com essa fonte de receita; Governador Dix-sept Rosado foi uma das mais atingidas. Como a sua gestão está enfrentado esse cenário?

Governador Dix-sept Rosado é o município do Rio Grande do Norte mais atingido por essa redução nos repasses dos royalties de petróleo. Perdemos nesses dois meses algo em torno de 750 mil reais. Isso é muito preocupante, porque está falando sobre uma das principais fontes de receita do nosso município. Veja que uma queda de arrecadação, de forma inesperada, desequilibra as finanças de qualquer gestão pública. Mas quero garantir que nós estamos acompanhando de perto essa situação, juntamente com a nossa assessoria jurídica, no sentido de buscar soluções. Todos os municípios afetados estão esperando que a situação se normalize, mas nós não vamos ficar apenas aguardando, e faremos o que for necessário para resguardar nossas fontes de receita. Os royalties são importantes não apenas para o município honrar compromissos financeiros, mas, também, para realizar investimentos em obras de infraestrutura, como temos feito em Dix-sept Rosado.

Diante da redução da receita dos royalties de petróleo, quais medidas a sua gestão adotou para enfrentar esse momento de dificuldade?

Eu costumo dizer que todo gestor tem que ter muita caute-

uma Prefeitura do porte de Dix-sept Rosado. Mas o prefeito Dr. Artur Vale garante que a perda de receita não vai prejudicar o bom andamento da máquina pública, isso porque, segundo ele, as finanças do município estão equilibradas.

“Tratamos com responsabilidade cada centavo que entra nos cofres públicos, isso nos deixa protegidos para enfrentar surpresas como a queda nos royalties de petróleo”, afirma Artur ao “Cafezinho com César Santos”, gravado nesta

sexta-feira, 8, em Mossoró. O prefeito faz um balanço de sua gestão, reafirma o projeto de construção do Hospital Municipal e responde se vai pedir aos dix-septienses a renovação de mandato nas eleições municipais de outubro.

la com a gestão financeira, tem que ter responsabilidade para investir cada centavo que entra nos cofres públicos. É isso que temos feito. A nossa gestão é muito comedida com a questão financeira. A gente sempre procura manter uma reserva para que se ocorrer algum imprevisto, como acontece agora com a receita dos royalties, não prejudique o bom andamento da máquina pública. Por isso, mesmo com a redução de 750 mil reais nos dois primeiros meses desse ano, temos honrado com todos os compromissos e mantido em bom funcionamento todos os serviços públicos. Então, tenho dito que não há milagre na gestão pública, mas, sim,

responsabilidade de tratar com zelo o bem público. A nossa gestão cuida de cada centavo que entra nos cofres públicos, transformando em serviços e obras a favor da nossa população, principalmente em áreas vitais como saúde, educação, infraestrutura e social.

Dessa forma, pode-se afirmar que a população continuará sendo atendida de forma plena pela máquina pública municipal? Com certeza. É claro que quando há redução de receita, isso traz preocupação. No entanto, como disse antes, o equilíbrio das finanças nos garante uma tranquilidade. Governador

Ney Lopes

nl@neylopes.com.br

www.blogdoneylopes.com.br

Suíços trazem esperança para aeroporto do RN

Desanimadora para o turismo potiguar a notícia de que a TAP alterou o plano de voos das operações entre Natal e Lisboa, que era de cinco voos diretos por semana e dois voos em conexão com Maceió (AL) para a Europa. A empresa aérea reduziu para quatro os voos diretos e ampliou de dois para três o número de voos em conexão com a capital de Alagoas. Já pensa em escala na cidade de João Pessoa, que poderá reduzir a de Natal. Promete retornar na alta temporada.

Sabe-se que o transporte aéreo de passageiros e de carga é um serviço tratado como um produto, que se diferencia de empresa para empresa. O transporte aéreo depende dos esforços de previsão de vários fatores, que interferem nessa atividade. Um fator da maior importância é a administração ser executada por empresas criativas e modernas, que consigam altas taxas de ocupação e aproveitamento nos aviões.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante passou a ser administrado recentemente pela Zurich Aeroporto Brasil, empresa do grupo Zurique Aeroporto, que tem 100% da operação dos aeroportos de Florianópolis, Vitória, Macaé e Natal. Muito se espera dessa nova gestão, já que a anterior acumulou deficiências e ainda saiu com 200 milhões de indenização no bolso.

A nova empresa é reconhecida mundialmente por investidores suíços em operar aeroportos com alta qualidade, conforto, segurança e eficiência. Anos à frente do Aeroporto de Zurique, na Suíça, colocou-o 20 vezes como o melhor aeroporto da Europa. Recebe cerca de 30 milhões de passageiros por ano.

A Zurich Aeroporto Brasil já conquistou importante reconhecimento pelas práticas sustentáveis ligadas à gestão hídrica nos aeroportos. O Aqua Project recebeu uma Menção Especial, na categoria Economia Circular, no Green Airport Recognition, um prêmio para reconhecer a liderança em toda a indústria da aviação, desde 2010.

Dix-sept Rosado tem uma gestão equilibrada, bem diferente de quando assumimos o município em janeiro de 2021. Naquela época, o município estava em situação de miséria administrativa.

Como assim?

A casa estava completamente desarrumada. A gestão passada deixou o município com enormes contas a pagar. Eram dívidas com precatórios, dívidas previdenciárias, com fornecedores etc. Eram muitos problemas acumulados e nos impôs um desafio muito grande para arrumar a casa.

A implantação do hub dos Correios, centro de logística onde se concentram os fluxos de importação e exportação da carga aérea, ajudará no crescimento do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

A Zurique Aeroporto Brasil tem grande experiência no manuseio preciso da carga. Em 2016, pela quinta vez recebeu em Zurique o Air Cargo Excellence Award para os europeus na categoria 400.000 de toneladas de mercadorias de transporte. Uma carga é tratada profissionalmente por pessoal especializado. O “hub do ECT” poderá ser a porta de entrada para encomendas aéreas no Brasil.

A grande esperança é que a Zurich Airport Brasil se torne na grande parceira do Rio Grande do Norte, amplie os serviços do aeroporto e, sobretudo, abra perspectivas de novas escalas áreas, por exemplo, com a Swiss International Air Lines (SWISS). A confiança é grande. Afinal, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante é para funcionar com todo o seu potencial.

Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

SÁBADO, 9 D e março D e 2024 Política 3 Jornal de Fato
Jornal de Fato
Continua na 4

Jornal de Fato

“O nosso município vive um momento especial, bem diferente de quando assumimos a Prefeitura”

Jornal de Fato

Como foi possível reverter essa situação?

Com muito trabalho e responsabilidade com o dinheiro público. Posso afirmar que hoje a situação é bem diferente. A gente conseguiu renegociar todas as dívidas. Um exemplo disso é a questão da Previdência; o município hoje além de pagar as obrigações atuais em dia, está quitando as parcelas da negociação das dívidas deixadas pela gestão anterior. Isso demonstra um equilíbrio financeiro muito grande e o nosso compromisso com a sociedade de Governador Dix-sept Rosado.

Foi esse equilíbrio, que o senhor faz questão de ressaltar, que permitiu investimentos no município, sobremaneira na infraestrutura?

Veja, nós economizamos cada centavo que o município recebeu ao longo da nossa gestão. Isso nos permitiu realizar obras importantes. Só na parte de pavimentação asfáltica investimos quase 3 milhões e meio de reais. Estou falando aqui do maior investimento em infraestrutura asfáltica da história do nosso município. Essas obras foram feitas com recursos próprios. Repito, esses investimentos só foram possíveis graças a uma gestão financeira competente e a responsabilidade da nossa gestão com o dinheiro da população.

Foi com os recursos economizados que a sua gestão encaminhou o projeto de melhoria de vida na zona rural?

Nós temos um olhar especial para as famílias que residem na zona rural. Fizemos investimentos importantes para

melhorar as condições de vida de quem mora nas localidades fora do perímetro urbano. Por exemplo, recuperamos as estradas vicinais, melhorando o acesso a todas as comunidades rurais, localizadas nas quatro zonas de Governador Dixsept Rosado. Tinha área, por exemplo, que fazia 15 anos que não recebia melhoria nas estradas de acesso e agora a situação melhorou bastante. Conseguimos recuperar quase 200 quilômetros de estradas vicinais e, por consequência, permitimos melhor acesso à cidade daquelas pessoas que moram nas localidades mais distantes do perímetro urbano.

Este ano, o Carnaval Dissé Folia foi considerado como um dos melhores da região. A sua gestão investiu no evento para atrair os foliões. Essa ideia está inserida em projeto cultural maior?

Não apenas cultural, mas, também, econômico e social. A nossa gestão projetou o turismo de eventos e vem fortalecendo essa cadeia econômica importante, a partir da geração de emprego e renda. A nossa gestão faz um investimento significativo na cultura e nos eventos do município. O Dissé Folia é um exemplo disso, que se junta ao Dissé Junino, ao Dissé da Criançada e todos os outros eventos do nosso calendário. A nossa gestão entende que esses investimentos geram oportunidades diretas e indiretas de emprego, fomenta a nossa mão de obra, beneficia os vendedores ambulantes, o pequeno comerciante e todos aqueles profissionais que compõem a nossa rede econômica.

Há um estudo que susten-

te o bom resultado dos investimentos no turismo de eventos?

Nós vamos contratar uma instituição especializada para termos dados mais concretos. No entanto, posso afirmar que os nossos eventos têm resultado muito importante para a economia em geral, mas, principalmente, para os pequenos empreendedores. Esses investimentos movimentam desde o salão de beleza ao vendedor de batatinha, cachorro quente, bebidas etc. Então, não restam dúvidas que o investimento na cultura e nosso calendário de eventos fortalecem toda a cadeia econômica do nosso município.

O grande projeto da saúde pública em Governador Dixsept Rosado, sem dúvida, é a construção do Hospital Municipal. Em que se encontra o processo de edificação dessa obra pública?

O nosso hospital municipal é um sonho muito antigo de toda a população e que assumimos com prioridade. Temos trabalhado incansavelmente desde o início de nossa gestão. Trata-se de um equipamento muito complexo, que muitos acham que o nosso município não tem condições de sustentar. Eu garanto que tem. Sou médico, agora gestor, conheço bem como funciona a administração de um hospital. Hoje, a situação do hospital está pendente somente da questão burocrática, uma vez que toda documentação passa por análise técnica na Caixa Econômica Federal. Tão logo seja aprovado, nós vamos licitar a obra.

Os recursos estão assegurados?

Os investimentos no nosso hospital municipal serão de mais de 5 milhões de reais. Maior parte desses recursos já conseguimos, estão garantidos, por meio de emendas parlamentares de deputados do nosso estado. Eu tenho certeza que a gente vai iniciar essa obra ainda este ano.

O senhor é médico de formação e faz parte de uma família de políticos, mas é a primeira vez que cumpre um mandato eletivo. Na sua avaliação, com base no trabalho que está sendo realizado, o senhor se sente credenciado a pedir à população a renovação do mandato nas eleições deste ano?

A resposta sobre a possibilidade de um segundo mandato eu deixo para a população, que certamente dará no momento oportuno. Agora, eu creio que a nossa população está satisfeita com o trabalho que estamos realizando. Eu afirmo, com muita tranquilidade, que venho cumprindo a missão de fazer o melhor por Governador Dixsept Rosado. Sempre tive o sonho de ajudar às pessoas, buscar o bem ao próximo, e já fazia isso como médico. Agora, como prefeito, a nossa gestão é totalmente voltada para as pessoas, principalmente aquelas que mais necessitam das políticas públicas. O nosso município vive um momento especial, bem diferente de quando assumimos a Prefeitura. Estamos avançando para melhor e, certamente, a sociedade de Governador Dix-sept Rosado não vai querer retroceder.

No Dia da Mulher, muita notícia negativa

Na passagem do Dia da Mulher de 2024, o site G1 informa que a cada seis horas, uma mulher foi vítima de feminicídio em 2023. Segundo relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1.463 mulheres morreram, maior número desde que a lei contra o feminicídio foi criada, em 2015.

O número é 1,6% maior que o de 2022. Além disso, 18 estados apresentaram taxa acima da média nacional de 1,4 morte para cada 100 mil mulheres, sendo Mato Grosso o que teve o pior índice, 2,5, seguido por Acre, Rondônia e Tocantins, empatados em segundo lugar, 2,4 e Distrito Federal, em terceiro, 2,3.

Apesar de ter a menor taxa desse crime entre as demais regiões, com 1,2 caso por 100 mil mulheres, o Sudeste apresentou o maior crescimento de mortes do tipo em um ano, passando de 512 para 538.

A rede CNN Brasil também registra que outro levantamento, do boletim ‘Elas Vivem’, da Rede de Observatórios da Segurança, aponta que houve 586 vítimas apenas nos oito estados avaliados no estudo: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Pará, Piauí, Maranhão e Ceará. E o perigo está sempre próximo. Em 72,70% dos casos, o criminoso era parceiro ou ex-parceiro da vítima. “O Estado precisa chegar nessas mulheres antes mesmo que a violência aconteça. É necessário facilitar a denúncia e não chamar atenção dos agressores”, diz a pesquisadora Bianca Lima.

A Folha de São Paulo diz que entre as várias violências a que as mulheres são expostas diariamente, está a dificuldade de conseguir realizar aborto nos casos previstos em lei.

No Youtube, consta que ninguém muda valores arraigados em uma sociedade apenas porque quer ou porque acredita. Então, não adianta apenas as mulheres terem consciência de seus direitos, se não tiverem do outro lado um interlocutor que os reconheça.

MuITAS ObRAS

o jornalista ricardo Pereira registra no twitter: o presidente Lula anunciou anteontem, em brasília 222 bilhões em investimentos nas áreas de saúde, educação, Cultura, esportes, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura social e Inclusiva, por meio do PaC seleções mostra que enquanto os cães ladram Lula trabalha para transformar a vida do nosso povo.

bOMbA NO PARANá

rosângela moro muda título eleitoral para o estado e pode ser candidata caso moro seja cassado!!!

A imagem

este episódio vai provocar o questionamento sobre a necessidade de se ter domicílio eleitoral no estado ou município onde se quer obter um mandato. estamos na arquibancada para assistir ao desfecho deste debate.

FASCISTA dE lá E dE Cá o que Joe biden falou sobre o Trump serve perfeitamente ao fascista de cá: “Vimos com os nossos próprios olhos uma insurreição não de patriotas, mas daqueles que queriam impedir a transferência pacífica do poder”

PT tem 68 deputados. PDT, PSB, PSOL e Rede, têm 45 deputados. Ou muda muito o tom da prosa em 2026 para se eleger uma grande bancada de esquerda ou continuaremos a ver novos Nikolas e Carol De Tonis em comissões da Câmara. Simples assim.

sábado, 9 de março de 2024 4 Política

Votação pífia será considerada “candidatura laranja”

MULHER/ TSE insere novas regras para combater fraudes na cota de gênero nas eleições municipais deste ano

Agê NCIA B RASIL

Para as eleições municipais deste ano, pela primeira vez o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inseriu diretamente nas regras que regem o pleito diversos critérios objetivos para caracterizar fraudes na cota de gênero.

A medida foi tomada em fevereiro quando os ministros aprovaram uma inédita resolução sobre ilícitos eleitorais, visando afastar dúvidas sobre quais condutas o tribunal considera delituosas, segundo o estado da arte da jurisprudência.

Pela nova norma, por exemplo, incorre automaticamente em fraude a candidata à vereadora com votação zerada ou pífia, sem importar o motivo alegado para a baixa votação.

Também será considerada laranja a candidatura feminina com prestação de contas idêntica a uma outra, ou que não promova atos de campanha em benefício próprio. Tais situações configuram fraude mesmo se ocorrerem sem a intenção de fraudar a lei, segundo as regras aprovadas.

Outro ponto consolidado foi o de que todos os votos recebidos pela legenda ou coligação envolvida com a fraude devem ser anulados, o que resulta, na prática, na

cassação de toda a bancada eventualmente eleita.

Considerada rígida pelos partidos, a regra é resultado de anos de julgamentos e condenações, sobretudo, no último ciclo das eleições municipais, destacam especialistas ouvidas pela Agência Brasil. Desde 2020, o TSE condenou diversas legendas por fraude na cota de gênero, em ao menos 72 processos oriundos de municípios de todas as regiões do país.

“Ao colocar os critérios numa resolução, a Justiça está passando um sinal ainda mais forte”, disse a advogada Luciana Lóssio, que foi ministra do TSE entre 2011 e 2017 e participou dos primeiros passos desse avanço jurisprudencial.

Chamadas “candidaturas laranjas” serão combatidas com regras mais rígidas

Caminho lento da luta das mulheres na política

Até chegar às regras atuais, foi percorrido um caminho de décadas. A primeira política afirmativa para candidaturas femininas data de 1995, quando foi aprovada a reserva de 20% das candidaturas para mulheres, mas sem a obrigação dessas vagas serem de fato preenchidas, o que nunca ocorria.

Desde então, as cotas para candidaturas femininas subiram para 30% e se tornaram obrigatórias. Num dos avanços mais recentes, em 2022 foi inserida na Constituição a obrigação expressa dos partidos aplicarem os recursos

públicos de campanha em candidaturas femininas, na mesma proporção do número de candidatas e no mínimo em 30%.

Na mesma emenda constitucional, contudo, o Congresso Nacional aprovou uma espécie de perdão aos partidos. Aqueles que tiveram contas reprovadas por não aplicarem dinheiro na promoção de candidaturas femininas ficaram livres de qualquer punição.

“O que tinha que ser feito em termos de aprimoramento legislativo e jurídico foi feito. Agora é contar com o amadurecimento civilizatório dos dirigentes dos par-

César Santos

cesar@defato.com

PRECISAMOS DE MAIS MULHERES

ORio Grande do Norte aparece, nos dados do Censo 2022, como o estado com a maior proporção de mulheres em cargos de vereadoras no Brasil. Das 1.654 vagas nas 167 câmaras municipais disputadas em 2020, 357 são ocupadas por mulheres, numa proporção de 21,6%, acima da média nacional que é de 16,1%. Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do RN, não acompanhou o bom desempenho. Em 2020, elegeu apenas três vereadoras e atualmente conta com apenas duas. Bem diferente do pleito de 2016, quando a cidade elegeu cinco vereadoras e a Câmara Municipal foi presidida por quatro anos por uma mulher. Nas eleições de 2022, o RN, dentre as candidaturas para a Câmara dos Deputados, a proporção do número de mulheres em relação aos homens foi de 38,5%, ou seja, dos 187 candidatos, 72 eram mulheres. E apenas uma mulher se elegeu, Natália Bonavides (PT), o que equivale a 12,5% em proporção. No Brasil, a proporção foi um pouco maior (17,9%). Números que merecem ser refletidos para as eleições municipais de 2024.

OFENSIVA

O PSB de Mossoró, controlado pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), está avançando para tirar nomes da nominata do PL à Câmara Municipal. As propostas, bem vantajosas, estão chegando por meio de “pombos correios”. A ordem é esvaziar o partido do senador Rogério Marinho na cidade.

Os jardins de muitas conquistas sempre em frente com muita fé”

ROSALBA CIARLINI

Ex-prefeita em mensagem no Dia da Mulher

OFENSIVA II

Antes de ter o PL como alvo, o prefeito Allyson esvaziou o Rede, que perdeu quase todos os pré-candidatos a vereador. Os nomes foram distribuídos entre o PSD e Solidariedade, também controlados pelo prefeito. Para esvaziar o Rede, Allyson contou com ajuda do deputado Ivanilson (União).

ROSA

Bastantes concorridas as redes sociais de Rosalba Ciarlini (PP) nesta sexta-feira, 8. O vídeo celebrando o Dia Internacional da Mulher veio com uma mensagem forte e com leitura que movimentou os canteiros da Rosa. “Vamos florescer juntas, com muita esperança”, diz a mensagem.

MULHER

tidos políticos”, afirma Luciana Lóssio. “Os atores do processo eleitoral precisam se conscientizar de que a Justiça não vai mais tolerar o jeitinho que se dava”, acrescenta.

A advogada lembra como, no início, praticamente não havia instrumentos jurídicos para se caracterizar uma candidatura como laranja, por exemplo. “Se exigia requisitos tão precisos, tão difíceis de serem alcançados, que realmente não se vislumbrava a concretização dessa fraude”, recorda. “Hoje, a jurisprudência está altamente solidificada no sentido de combater a fraude na cota de gênero com indícios muito mais concretos e de fácil percepção”, acrescenta.

Nesta data, em 1971, o governador Monsenhor Walfredo Gurgel inaugurava o Quartel de Polícia Militar de Mossoró, depois 12º BPM. A bênção do prédio foi dada pelo bispo dom Gentil Diniz Barreto.

Há 17 anos, Mossoró passava a contar com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM). Obra da governadora Wilma de Faria, instalada no Nova Betânia.

Neste domingo, 10, o Baraúnas estreia no segundo turno do Estadual contra o América. Com o Nogueirão enterrado pelo “coveiro”, o jogo será realizado em Natal, longe do torcedor.

Mossoró dará início neste sábado, 9, à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com ponto de imunização no Partage Shopping, das 10h às 18h. Prioridade para Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Nesta data, em 2012, então governadora Rosalba Ciarlini inaugurava o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em prédio no bairro Nova Betânia. Hoje, o Hospital da Mulher está instalado em estrutura nova.

UFERSA

Está aberto o período de inscrição de chapas para a disputa pela Reitoria da Ufersa. Três candidaturas devem ser confirmadas: Atual reitora Ludimilla Oliveira e dos professores doutores Rodrigo Codes e Jean Berg. As chapas podem ser inscritas até segunda-feira, 11. As eleições estão marcadas para o dia 4 de abril.

FUGITIVOS

Encerrada a terceira semana de buscas aos fugitivos do presídio federal de Mossoró. De concreto, apenas rastros supostamente deixados por Tatu e Martelo. E, cada dia somado, aumentam os gastos e o desgaste do Ministério da Justiça.

1 2 3 4
É notícia...
SÁBADO, 9 De MARÇO DE 2024 Gerais/Opinião 5 Jornal de Fato
Reprodução

Quase 3 mil doses da vacina contra a dengue foram aplicadas em Mossoró

SAÚDE / As doses foram aplicadas em crianças e adolescentes que têm entre 10 e 14 anos, que são o público-alvo da campanha iniciada em 19 de fevereiro

AMINA COSTA

Da redação

Iniciada em 19 de fevereiro, a campanha de vacinação contra a dengue é destinada para crianças e adolescentes que têm entre 10 e 14 anos. Em Mossoró, de acordo com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, das quase 7 mil doses que chegaram ao município, quase 3 mil foram aplicadas na população, até o momento.

A informação é do coordenador do setor de Imunização, Etevaldo de Lima, que avalia a adesão a esta campanha como tranquila. Ele informou que o último levantamento feito pelo setor sobre a aplicação das doses foi em 6 de março e que, por isso, os números ainda são maiores do que os últimos dados.

“No último levantamento que foi feito, no dia 6 de março, o município tinha aplicado 2.647 doses da vacina. De acordo com o número médio diário que

as Unidades Básicas de Saúde estão mandando, o município já deve está atingindo a marca de 3 mil vacinas contra a dengue aplicadas no público-alvo da campanha”, explicou.

A expectativa para o aumento da adesão da campanha contra a dengue cresce diante do início da oferta da vacina contra a influenza. O Município já recebeu as doses da vacina e inicia a campanha ainda neste sábado, 9, com ponto de vacinação instalado no Partage Shopping Mossoró, das 10h às 18h.

De acordo com Etevaldo de Lima, a partir de segunda-feira, 11, as vacinas estarão sendo disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural do município. O intuito da Secretaria de Saúde é que, à medida que os usuários busquem pela vacina contra influenza, eles também possam tomar a vacina contra a dengue.

A vacinação contra a Influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes

das infecções pelo vírus da influenza na populaçãoalvo da campanha. Neste primeiro momento, a vacina é direcionada a grupos prioritários, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Sobre as expectativas em relação à campanha contra a influenza, que começa hoje, o coordenador do setor de Imunização falou que são as melhores possíveis. “A expectativa é das melhores. Espero que a população venha a aderir, principalmente porque, nos últimos anos, o

município não conseguiu cumprir a meta de cobertura vacinal da campanha. Então, espero que a população busque a vacina contra a influenza, bem como a da dengue”, falou.

A vacina da Influenza ofertada é a trivalente, capaz de proteger contra os principais tipos de vírus da gripe em circulação no país. É importante que as pessoas integrantes dos grupos prioritários das campanhas de vacinação apresentem documentos comprobatórios para garantir a proteção.

Cedida

GRUPOS PRIORITÁRIOS DA CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA 2024 A SEREM VACINADOS SÃO:

• Pessoas em Situação de Rua;

• Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

• Profissionais das Forças Armadas;

• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

• Trabalhador da Saúde;

• Gestantes;

• Puérperas;

• Professores do ensino básico e superior;

• Povos indígenas;

• Idosos com 60 anos ou mais de idade;

• Pessoas com deficiência permanente;

• Caminhoneiros;

• Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

• Trabalhadores Portuários;

• População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

SÁBADO, 9 DE MARÇO DE 2024 6 Gerais Jornal de Fato
Setor de Imunização define como tranquila a adesão da vacina contra a dengue

No RN, 122 mil mulheres são donas do próprio negócio

EMPREENDEDORAS / Em todo o país são 10,34 milhões de mulheres liderando negócios, segundo dados do IBGE

NNunca tantas mulheres empreenderam no Brasil: de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, com base em dados do IBGE, em todo o país são 10,34 milhões de mulheres liderando negócios, o que representa 34,4% dos empreendedores brasileiros.

Considerando o Rio Grande do Norte, a proporção de mulheres em relação ao total de empreendedores é de 33% - o que representa 122 mil empreendedoras no estado, a maior parte delas de microempreendedores individuais (MEIs) ou à frente de Pequenas e Médias Empresas (MPEs).

Para esse público, a concessão de crédito do Sicredi, instituição financeira cooperativa, para a abertura de novos negócios ou investimentos em empreendimentos já existentes alcançou a marca de R$ 155 milhões no Rio Grande do Norte ao longo de 2023, de acordo com números da Central Sicredi Nordeste.

Apesar de ainda ser necessário um longo caminho para uma verdadeira equidade de gênero no empreendedorismo, os números são animadores e representam um recorde histórico. Conforme explica Wellington Silva, diretor executivo da Central Sicredi Nordeste, a tendência de expansão no número de negócios chefiados por mulheres tende a se intensificar nos próximos anos.

“O crescimento contínuo no número de empreendimentos liderados por mulheres reflete um ambiente propício para a expansão da participação feminina no cenário empreendedor. O Sicredi, como promotor do empre -

endedorismo, apoia e incentiva ativamente essa tendência e está confiante de que tais avanços contribuirão significativamente

para um futuro mais inclusivo e dinâmico no empreendedorismo, especialmente no Nordeste”, afirma Wellington.

Apoio a negócios liderados por mulheres

Em junho de 2022, o Sicredi emitiu a primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil com captação de R$ 780 milhões e séries de dois e três anos.

Com os recursos gerados na operação, a instituição financeira cooperativa concedeu financiamentos considerando critérios de elegibilidade verdes e social.

Por meio da Letra Financeira Sustentável, foram disponibilizados R$ 234 milhões para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) lideradas por mulheres em todo o Brasil.

NÚMEROS

rN tem 122 mil mulheres empreendedoras

Proporção em relação aos homens empreendedores é de 33% 155 milhões em negócios no RN no ano de 2023

No Brasil são 10,34 milhões de mulheres liderando negócios

Planejamento é fundamental para empreender com sucesso

Ana Margarida Formiga é uma das mulheres que empreendem e é associada do Sicredi. Ela resolveu abrir uma loja de artigos esportivos há 11 anos, quando deixou o emprego para realizar o sonho de ter o próprio negócio.

“Acho que empreender sempre foi minha maior vocação”, diz Ana Margarida. “Onze anos atrás, deixei meu emprego com o desejo de possuir minha própria loja. Hoje, possuímos duas unidades e empregamos um total de quatro pessoas, além de estarmos no processo de seleção para estagiários”, conta. De acordo com Ana, contar com apoio e suporte profissionais tanto na abertura da empresa quanto nos planos de expansão foi fundamental para que o negócio desse certo. “Hoje, cada uma das unidades, possui conta de Pessoa Jurídica junto ao Sicredi, além da maquininha de cartão de crédito. Também já fiz financiamento para o capital de giro com a cooperativa - sempre com muito aconselhamento, planejamento e responsabilidade”, explica.

Além de acompanhamento e planejamento adequados, a empreendedora diz que fazer o que gosta, saber administrar o tempo e ouvir o cliente são outros pontos fundamentais para quem quer ter um negócio de sucesso.

“É um sonho ver cada vez mais mulheres tendo a vontade e a coragem para empreender no Brasil”, diz Ana Margarida. “Além de contribuir para uma sociedade mais justa, o empreendedorismo feminino tem um papel fundamental nas conquistas da liberdade e independência financeira das mulheres”, conclui.

Ana Margarida Formiga é uma das mulheres que empreendem Sicredi - Divulgação
SÁBADO, 9 De março De 2024 Gerais 7 Jornal de Fato

Frustração de dividendo faz ações da Petrobras despencarem na bolsa

MERCADO / Resultado foi influenciado por uma queda de 18% no preço do petróleo nos mercados internacionais

Isabela b olzan I do g1

As ações da Petrobras despencaram na bolsa de valores brasileira nesta sexta-feira, 8, após a empresa frustrar as expectativas de analistas com os dividendos propostos — que são uma parcela do lucro das empresas dividida entre os acionistas — na divulgação dos resultados de 2023.

O mercado esperava um pagamento de dividendos extraordinários, o que não ocorreu. Foram anunciados R$ 14,2 bilhões em dividendos para o trimestre, dentro do modelo mínimo da companhia.

Se aprovado, o total de dividendos pagos referentes a 2023 será de R$ 72,4 bilhões. Em 2022, foram distribuídos R$ 194,6 bilhões.

Assim, as ações despencam mesmo depois de a empresa registrar seu segundo maior lucro histórico no ano passado, de R$ 124,6 bilhões. Apesar de sólido, o valor representa uma redução de 33,8% em relação ao ano anterior.

Segundo a própria companhia, esse resultado foi influenciado por uma que -

da de 18% no preço do petróleo nos mercados internacionais, mas parcialmente compensado pelo aumento no volume de vendas da empresa.

A Petrobras adotou o valor mínimo para pagamento, que é de 45% do fluxo de caixa livre

de freio traseiro e na suspensão do veículo Tipo Van, marca FIAT, modelo Ducato ENGESIG EXE, (ano 2021), Placa RGI0B42, Chassi: 3C6EFVEK5ME558555, com o fornecimento de peças, pertencente a frota de veículos da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital, cuja abertura aconteceria 11 de março de 2024, às 14h00min, para o dia 26 de março de 2024 às 08h00min A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas.com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 26 de março de 2024 às 08h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/ pncp www.portaldecompraspublicas.com.br www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso.

Portalegre/RN, 08 de março de 2024.

EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro

Portaria nº 004/2024 – GP/PMP

Por que as ações da Petrobras estão caindo ? A empresa frustrou as expectativas de analistas após registrar uma redução nos lucros em relação ao ano anterior, mas ana -

listas dizem que o foco do mercado está no que não foi anunciado pela petroleira no balanço de resultados: a distribuição de dividendos extraordinários.

A Petrobras adotou o valor mínimo para pagamento, que é de 45% do fluxo de caixa livre (ou seja, o dinheiro que fica à disposição no caixa da empresa).

“Ainda que [a distribui -

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MUNICÍPIO DE UPANEMA PREFEITURA DE UPANEMA

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 001/2024 –PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 066/2024

Objeto: A Prefeitura Municipal de Upanema/RN, através do seu Agente de Contratação (Pregoeiro), nomeado pela Portaria Nº 0151, de 18 de Abril de 2023, torna público a quem interessar, que estará realizando Pregão Eletrônico SRP nº 001/2024, do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, no modo de disputa ABERTO, dia 27/03/2024 às 09h:00m, cujo objeto é Contratação de empresa visando o fornecimento de água potável, para o abastecimento das comunidades rurais do município de Upanema/RN. O Edital com seus anexos encontram-se a disposição dos interessados no site: https://portaldecompraspublicas. com.br/processos/RN/Prefeitura-Municipal-de-Upanema-3330/ RPE-001-2024-2024-282204 ou através do E-mail: pregoes.upanema@gmail.com ou ainda junto ao Setor de Licitações da Prefeitura Municipal, sediada na Rua João Francisco, S/N, Centro, Upanema/ RN. Informações: nos horários das 08h00min às 12h00min em dias úteis, no endereço supracitado. Upanema/RN, 07 de março de 2024 Carlos Henrique Bezerra de Andrade Pregoeiro

Histórico de investimentos da companhia gera receio nos investidores

Para analistas, o histórico de investimentos da companhia gera receio nos investidores de que a empresa esteja tomando um rumo ruim de alocação de capital.

No plano estratégico da Petrobras de 2020 a 2024, ainda na gestão passada, a companhia havia anunciado o desejo de realizar de R$ 20 bilhões a R$ 30 bilhões em desinvestimentos (venda de ativos, como edifícios, equipamentos etc.) para o período. Mas isso já foi revertido no planejamento até 2028.

Em entrevista à GloboNews, o economista André Perfeito afirmou que o que está na mesa agora são as dúvidas do mercado a respeito do que a companhia vai fazer com o dinheiro que ficou como recurso dentro da estatal.

“Já se viu no mercado que a Petrobras vai se orientar para mais investimentos. Mas que investimentos? De que jeito? Vai ser transição energé -

ção de dividendos anunciada] esteja em linha com a política de remuneração, [o número] ainda é uma grande decepção”, avaliaram os analistas Pedro Soares, Thiago Duarte e Henrique Péres, do BTG Pactual, em relatório.

A estimativa do BTG Pactual era de que a Petrobras pagasse um dividendo adicional de cerca de US$ 4 bilhões (aproximadamente R$ 20 bilhões), ba -

tica? Isso vai dar quanto lucro? É natural que [...] o mercado e os investidores estrangeiros queiram saber o que vai ser feito com esse lucro”, afirmou.

“Tal valor implica em um rendimento de 2,7% no 4T23 e 10,8% em termos anualizados – interessante, mas não o suficiente para justificar um posicionamento mais agressivo no papel”, pontua Vitor Souza, analista de Setor Elétrico e Saneamento da Genial Investimentos.

Em relatório, Souza destaca que os números apresentados pela petroleira são vistos como “neutros”. “Ainda que abaixo do consenso, é importante mencionar que o resultado trimestral foi puxado para baixo devido a um evento não-recorrente e não-caixa (ou seja, situações específicas e que não são previstas para os próximos trimestres) de valor expressivo: R$7,4 bilhões”, comenta.

seado no resultado fiscal da companhia do ano passado.

Em vez de ser distribuído, o lucro remanescente do exercício, que totaliza R$ 43,4 bilhões, será integralmente destinado para a reserva de remuneração de capital da empresa –uma reserva recém-criada para assegurar os pagamentos aos acionistas em outros compromissos financeiros.

Contato:

C M Y K sábado, 9 de MaRÇo de 2024 8 Publicidade
Jornal de Fato
Ricardo Moraes - Reuters
AVISO DE PRORROGAÇÃO DE LICITAÇÃO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 003/2024 – PE/PMP AMPLA PARTICIPAÇÃO O Município de Portalegre/RN, através da Prefeitura Municipal de Portalegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que, em razão do lapso ocorrido onde a licitação foi cadastrada como Exclusiva ME/EPP quando deferia ser, conforme solicitação da secretaria demandante, para Ampla Concorrência, PRORROGA o prazo de abertura, referente ao Pregão Eletrônico nº 003/2024, tipo Menor preço por lote, para Contratação de empresa especializada na prestação dos serviços de manutenção corretiva da caixa de câmbio, no sistema
s ede da Petrobras, no Rio de Janeiro
ESTAMOS CONTRATANDO VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)
(84) 99121-1219 E-mail: oestefruits@coopyfrutas.com

Potiguares estão entre as que mais se dedicam aos cuidados de pessoas

Mulheres do Brasil / Elas dedicaram 24,1 horas contra 11,1 dos homens, o que equivale mais que o dobro

edinaldo moreno Da Redação

OInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a terceira edição do estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, que traz uma sistematização de informações fundamentais para análise das condições de vida das mulheres no País. A pesquisa revela estatística de gênero no Rio Grande do Norte, como cuidados com pessoas e afazeres domésticos; gravidez na adolescência; mortalidade materna; e violência contra mulheres.

De acordo com o levantamento, as mulheres potiguares dedicaram aos cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos mais que o dobro de tempo que os homens (24,1 horas contra 11,1 horas), valores acima da média nacional, que, para as mulheres, foi de 21,3 horas. Os dados referem-se ao ano de 2022.

Ainda conforme o estudo, a desigualdade no estado para este indicador é a segunda maior do país, acima da média nacional (23,1 horas contra 11,7 horas) e da região Nordeste (23,5 horas contra 11,8 horas). No recorte por cor ou raça, embora as mulhe -

o percentual registrado está acima da média nacional

res pretas ou pardas estivessem mais envolvidas com o trabalho doméstico não remunerado que as mulheres brancas (0,9 hora a mais), a desigualdade entre elas foi a menor desde 2016.

O IBGE destaca ainda

que o nível de ocupação das mulheres adultas (25 a 54 anos) diferia entre as que tinham ou não presença de crianças de até seis anos nos domicílios. Em 2022, o indicador para mulheres em arranjos domiciliares com crianças era 6,1 pontos per-

centuais menor do que para mulheres que residiam em domicílios sem crianças no estado. Esse número levou o Rio Grande do Norte a estar entre os quatro estados menos desiguais no indicador.

No Brasil, essa diferen -

RN registra queda de quase 50% no número de nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos entre 2010 e 2022

O estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também traz as estatísticas de nascidos vivos. Segundo o órgão federal, houve uma redução

de aproximadamente 7,6 mil nascimentos entre 2010 e 2022, o que representa cerca de 16% de diminuição. Quando observado o mesmo período para o indicador por gru -

pos de idade, verifica-se que houve tendência de diminuição nos grupos de 10 a 19 anos (49,1%) e de 20 a 29 anos (24,4%).

Ao mesmo tempo, observa-se a tendência de

aumento de nascimentos no grupo de idade das mulheres entre 30 e 39 anos e de 40 e 49 anos, que cresceram de 11,3 mil para 14 mil (24,6%) e de mil para 1,7 mil (67,9%) nasci -

ça alcançou 9,6 p.p. e no Nordeste, 8.6 p.p. Já quando comparado o nível de ocupação entre homens e mulheres com presença de crianças de até seis anos no domicílio, a diferença é de 37,5 p.p., com 86,9% para homens contra 49,3%

mentos no mesmo período, respectivamente.

Em 2022, o IBGE informou que indicador de razão da mortalidade materna no estado potiguar (mortes maternas obstétricas diretas e indiretas por 100 mil nascidos vivos) foi de 79,9 mortes por 100 mil nascidos vivos, acima das médias do Brasil (57,7) e do Nordeste (67,3). O número apresentou queda de 46,6% em relação ao ano de 2021, cuja razão de

para mulheres.

Quanto às taxas de desocupação, as mulheres no Rio Grande do Norte apresentam taxas mais elevadas que a dos homens. Em 2022, 14,2% das mulheres e 10,3% dos homens estavam desocupados.

mortalidade materna alcançou 149,7 óbitos por 100 mil nascidos vivos.

Já a taxa anual de mortalidade de crianças com menos de 5 anos – probabilidade de uma criança nascida em um determinado ano morrer antes de completar essa idade – em 2021, foi de 14,6 por mil meninos nascidos vivos e de 12 por cada mil nascidas vivas para meninas. Em 2013 essas taxas eram de 17 mil e 15,6 mil, respectivamente.

Mossoró
de
SÁBADO, 9 De MARÇO De 2024
Jornal
Fato •
M
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Ilustrativa

FOTOS:

Gente De fato

marilene.paiva@gmail.com

Todos os vivas para a aniversariante muito querida de segunda, 11, a professora e pisicóloga Érika Pedrosa, mãe de Sophia, filha amada de Rocha Neto e Bráulia. Parabéns!

A ex-vereadora Maria das Malhas festeja mais um ano de vida e recebe os cumprimentos da amiga Rosalba Ciarlini, a Rosa de Mossoró. Saúde e paz.

O empresário Valney Dantas celebra idade nova hoje e ganha os mimos da esposa Silvia Roberta. Tintin!

A executiva Roayl Face Mossoró, Débora França visitando a Unidade Royal em Uberaba, Minas Gerais. Owww trem bão!

A semana inicia com sessão bolo confeitado para muitíssimo amada Irlanda Carlos que brinda dia 11 com o marido Morais em família. Tintin! Saúde e alegrias.

Champanhe no gelo

Apagam velinhas hoje: Valney Dantas, Maria das Malhas, Suely Vale, Adélia Azevedo, Emília Vale e Renan Diniz. E, amanhã 10, festejam idade nova: Rosangela Gurgel, Carlos Lima, Alana Gondim, Mirtes Duarte, Cecília Lopes, Kátia Mônica, Arison Rodrigues da Silva, Amanda Lima, Aretha Brito, Eduarda Costa, Adrielle Lisieux, Raquel Ribeiro e Samuel Oliveira. Antecipamos os votos de feliz aniversário para os queridos de segunda, 11: Érika Pedrosa Rocha, Maria Liduína de Souza Leite, Luiz González, José Maria Lima Filho, Cláudia Fernanda, Júnior Balinha, Karol Oliveira, Irlanda Carlos, Carlos Alberto de Faria, Nanda Albuquerque, Saly Faria, Diego Arrais e Rafaella Lopes. Parabéns!

Hospital do Rim

a Psicóloga Patrícia m ota ao lado do Dr b ráulio recebe dia 14 de março amigos, familiares e pacientes renais para um dia inteirinho de palestras e atividades de conscientização das doenças renais. Louvável iniciativa.

Prestenção

sábado, 9 de março de 2024 2 Opinião Jornal de Fato
MARILENE PAIVA
“Porque eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço, não do tamanho que as pessoas me enxergam.” Do Itabirano mais que maravilhoso, Carlos Drummond de a ndrade. CEDIDAS

Jean Rodrigues

Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues

Os gerentes Show de Preço Mercado, Mateus Maia e Tayná, fazem homenagem às clientes e funcionárias no Dia Internacional da Mulher.

Kleidenberg Tavernard, empresário do Intense Hall Bar, novo point musical da night.

Desembargadora Zeneide Bezerra, homenageada com o Tributo Ana Floriano da PMM, recebe flores da prefeita Iraneide Rebouças.

Thomas Magno e Sara Oliveira oficializaram casamento civil em Mossoró, com recepção para família.

Marcos Souza, gerente do Hotel Thermas, convida ao Camarote do Pingo MCJ 2024, com música ao vivo e open bar.

Prefeito Allyson Bezerra/primeira-dama Cíntia Raquel no Thermas receberam a imprensa para o lançamento da programação do MCJ 2024.

José Gaspar e Jane Rebouças em viagem à Itália, a convite do aniversariante Luciano Italiano.

Taxa de homicídios de mulheres é maior entre as de cor ou raça preta ou parda

Em 2019, no Rio Grande do Norte, a proporção de mulheres de 18 anos ou mais de idade que sofreram violência psicológica, física ou sexual nos 12 meses que antecederam a pesquisa e cuja agressão mais grave foi praticada por parceiro íntimo, atual ou anterior, foi de 5,7%, um pouco abaixo da média nacional (6%).

Já em relação à faixa etária, a maior parte das mulheres que relataram ter sofrido violência oriunda de parceiro ou ex-parceiro íntimo tinha entre 18 e 29 anos (7,4%) ou entre 50 e 59 anos (7,3%). Das 51 mil mu-

lheres de 18 anos ou mais de idade que sofreram violência física nos últimos 12 meses no estado, em 90,3% das ocorrências, o agressor era uma pessoa conhecida. Em 82,9% dos casos, o local da única ocorrência ou ocorrência mais grave era a residência da mulher que sofreu a violência.

Conceitualmente, na pesquisa, pessoa conhecida inclui parceiro ou ex-parceiro íntimo, parente, amigo, colega ou vizinho. Pessoa desconhecida ou outra pessoa inclui empregado, patrão, policial, além de desconhecidos.

VIOLÊNCIA LETAL

Com relação à de violência letal contra mulheres no estado, nos últimos anos, houve redução progressiva na taxa de mulheres mortas a cada 100 mil mulheres no estado. Em 2017, a taxa era de 8,4; em 2018, foi de 5,7; em 2019 foi de 5,5%; em 2020 foi de 4,5%; e em 3,8%. Dos casos, 1,1% ocorreram em suas residências e 2,7% fora do domicílio. Enquanto 0,5% das mulheres atingidas por violência letal em seus domicílios eram brancas, 1,5% eram pretas ou pardas. Já fora do domicílio, 0,7% eram brancas e 3,9% eram pretas ou pardas.

Em 82,9% dos casos, o local da única ocorrência ou ocorrência mais grave era a residência da mulher que sofreu a violência

Amigo Valmir Mendonça Promoções, homem das atrações e festas nas antigas, dono da Shock Casa Show

A conterrânea educadora Francisca Galvão e o submarinista Alderi Vale que festejou aniversário com família em Natal.

Márcio Rebouças, atuante secretário de licitações e compras da PMAB. Presente aos bate-papos da FM. Obrigado, amigo.

R. da Independência, 1705Centro, Pau dos Ferros - RN, 59900-000

Telefone: (84) 3351-2502

SÁBADO, 9 DE MARÇO DE 2024 Opinião 3 Jornal de Fato
Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida
Cedida Cedida Cedida
Cedida Cedida
em Natal.

Jornal de Fato

Egresso da Uern constrói rede de colaboração interdisciplinar de pesquisa

Ciên C ia / Seus esforços resultaram em sete artigos publicados, e um submetido, em periódicos europeus e americanos, além de ter recebido um prêmio em um congresso internacional

Maxsuel Marcos Fernandes de Lima defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em 29 de fevereiro. Além da aprovação, o agora doutor se destacou por construir, durante seus estudos, uma rede de colaboração interdisciplinar em pesquisa.

Seus esforços resultaram em sete artigos publicados, e um submetido, em periódicos europeus e americanos, além de ter recebido um prêmio em um congresso internacional promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Para os responsáveis pelo programa de pós-graduação na Uern, esse resultado é um marco importante tanto para ele quanto para a Instituição.

De acordo com Maxsuel, as colaborações foram construídas de várias formas e em diferentes áreas.

Na sua tese, a proposta inicial era estudar algumas propriedades do genoma de animais. Enquanto sistemas complexos, deve-se estudá-los utilizando as chamadas estatísticas generalizadas – modificações feitas na mecânica estatística convencional de Boltzman-Gibbs. “Em uma conversa com meu orientador,

decidimos expandir isso também para os vegetais e os vírus”, disse.

Surgiu, então, o nome do professor Glauber Henrique, da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) e referência nacional em melhoramento genético de cucurbitáceas. Foi a primeira colaboração. Houve ainda a submissão de projeto para pós-doutorado para continuar a pesquisa.

Com o sucesso, as colaborações continuaram. Da Uern, com o professor Vamberto Dias Mello. Da Universidade Federal do RN (UFRN), os professores Raimundo Silva, Umberto Fulco, Manoel Vasconcelos e Jonas Ivan. Nesses trabalhos, publicados em revistas A1 e A2, as mais altas categorias em pesquisa, Maxsuel aparece como autor principal, mas ele não parou por aí, e está em outros trabalhos como segundo autor.

Nessa condição, a primeira pesquisa foi com o professor Raimundo Silva e seu estudante de doutorado Jonathan Pessoa Correia, ambos da UFRN. Trabalhou-se sobre o comportamento multifractal do genoma de algumas espécies de coronavírus.

Outra colaboração foi com o doutor Moisés Pereira, amigo de Maxsuel, e seu orientador, professor José Dias do Nascimento. “Apli-

Cedida/Arquivo

camos os métodos que utilizei para estudar o genoma vegetal e viral para estudar rotação estelar, e obtivemos sucesso. A colaboração

rendeu um artigo publicado em outra revista de renome internacional com qualis A1”, disse. Por fim, houve uma co-

Resultados refletem compromisso da Universidade com pesquisas de alta qualidade

Cedida/Arquivo

laboração com os professores da Uern José Ronaldo, do Departamento de Física, e Kleberson Porpino, do Departamento de Biologia,

Para a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Uern, Maxsuel é um exemplo do comprometimento e excelência acadêmica que se busca cultivar na Universidade. “O sucesso de Maxsuel não apenas é um testemunho de sua dedicação e capacidade, mas também reflete o compromisso contínuo do PPGF em promover uma pesquisa de alta qualidade”, comentou.

Os colaboradores do agora egresso também elogiam a iniciativa. Para Moisés Pereira, “Maxsuel é um cara multidisciplinar e com muita sede de fazer ciência. Em particular, a área que ele traba-

sobre o uso de uma ferramenta da biologia para classificar galáxias. Os trabalhos constituíram marcos para o PPGF.

lha (estatísticas generalizadas, por exemplo, as estatísticas de Tsallis e kaniadakis) é muita promissora, tem aplicações em diferentes campos do conhecimento, indo da biologia a astrofísica”.

“Ele é um estudante fora da média, de fato, é um rapaz muito proativo, é uma pessoa muito organizada, trabalha duro, compreendeu o que é ser um pesquisador, que é buscar ideias, não em livros, mas em artigos científicos, e se mostrou uma pessoa muito competente no que faz”, disse o professor Raimundo Silva, para quem Maxsuel poderá, num futuro breve, contribuir com a ciência na região Nordeste.

sábado, 9 de MaRÇo de 2024 4 Mossoró
Maxsuel Marcos, num dos eventos de que participou O egresso foi bastante elogiado na sua defesa de doutorado
pessoal
pessoal

Operação já se aproxima de completar um mês

Buscas aos fugitivos / Caçada aos dois presos que escaparam da Penitenciária Federal em Mossoró já completa 25 dias neste sábado (9), com saldo de seis prisões de suspeitos de prestarem apoio à fuga

Acaçada aos dois presos que conseguiram escapar da Penitenciária Federal em Mossoró já se aproxima de completar um mês. As buscas aos fugitivos completam 25 dias neste sábado (9), com um saldo de seis prisões de suspeitos de prestarem apoio à fuga. Nesta sexta-feira (8), a Polícia Federal (PF) deteve no estado do Ceará mais um suspeito de auxiliar a dupla, dentro de uma alegada “rede de apoio” criminosa.

As buscas aos dois fugitivos caminham para chegar aos 30 dias. Ontem, quando a operação de caça aos dois presos atingiu a marca de 24 dias, a informação, pelo menos até o fim da tarde, horário de fechamento desta matéria, era de que a dupla ainda continuava oficialmente com o paradeiro incerto, e que as forças de segurança pública federal e estaduais seguiam com as ações de procura da dupla.

Em meio ao silêncio dos órgãos oficiais envolvidos nas buscas em relação aos mais recentes andamentos da ação, sob a alegação de ‘não atrapalhar as investigações’, a informação que circulou na última quarta-feira (6) é de que a forçatarefa intensificava as buscas a Deibson Nascimento e Rogério Mendonça nas imediações do Parque Nacional da Fur -

Reprodução

na Feia, situado em uma extensa área de mata localizada entre as cidades de Mossoró e de Baraúna, na região do presídio federal potiguar, onde se concentram as ações de

caça aos dois fugitivos desde o último dia 14, data da fuga deles da unidade considerada de segurança máxima. Nessas quase quatro semanas de buscas, a for -

Secretaria de Segurança do MT afirma que cão farejador segue nas buscas aos fugitivos

A Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso (SESP/MT) garantiu nesta sexta-feira (8) que o cão farejador do Estado do Centro-Oeste segue nas buscas na região de Mossoró, à procura dos dois presos que conseguiram fugir da Penitenciária Federal na cidade potiguar no último dia 14.

A reportagem manteve contato com a assessoria de imprensa da SESP/MT na manhã de ontem, após ter acesso a uma informação que daria conta de que o cão teria sido retirado das buscas, temporariamente, depois de ter sido atacado por um tejo durante as ações de caçada aos

dois fugitivos nesta semana.

A assessoria da SESP/ MT disse que a informação não procedia. “O cão Fúria esteve em buscas normalmente durante o dia de ontem (quinta-feira, 7)”, detalhou, encaminhando também um vídeo de um dos momentos das buscas. Na manhã desta

ça-tarefa que está à frente da operação, que conta com mais de 600 agentes, helicóptero, drones e cão farejador, tem acumulado um considerável saldo de pistas e rastros ligados aos

dois fugitivos. As equipes já efetuaram a prisão de ao menos seis suspeitos de prestarem apoio à fuga, dentro de uma alegada “rede de apoio” criminosa; e também já encontra -

ram materiais como roupas, comida e até celulares que estariam relacionados aos presos que escaparam da considerada unidade de segurança máxima potiguar no último dia 14.

sexta, circulou a informação de que o cão teria sido atingido pela cauda de um tejo durante as buscas, tendo sido até levado para um hospital veterinário local.

A Secretaria de Segurança Pública do MT informou no fim de semana passado, ao confirmar a vinda da equipe para o RN, que o cão “Fúria” e os dois policiais penais mato-grossenses são especialistas em recaptura humana; e destacou que

o animal é treinado em farejamento.

“Os policiais penais Leudyson Arruda e Jezial Marques, do Serviço de Operações Especiais (SOE), da Polícia Penal, junto com o cão treinado, devem contribuir de forma decisiva com mais essa operação de buscas”, ressaltou a secretaria de Segurança de MT, na ocasião, pontuando ainda que seria uma missão difícil, tendo em vista que os trabalhos de buscas já se

estendiam por semanas, mas enfatizando que a equipe estava empenhada e disposta a trabalhar pela captura dos dois fugitivos.

A liberação do cão e dos agentes atendeu a uma solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais feita ao Governo de Mato Grosso, por meio da Polícia Penal e das secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária.

sábado, 9 de MaRÇo de 2024 Segurança 5 Jornal de Fato
Buscas aos fugitivos foram reforçadas nesta semana por um cão farejador e dois agentes especializados do Mato Grosso

Sábado,

Site afirma que líder de facção em Baraúna estaria ‘por trás da fuga’

Bastidores da fuga / Portal Metrópoles publicou na manhã de ontem que ‘um líder do Comando Vermelho (CV) em Baraúna foi responsável por montar rede de apoio e ajudar’ fugitivos

Um homem considerado o líder de uma facção criminosa no município de Baraúna, na região onde se concentram as buscas aos dois presos que fugiram da Penitenciária Federal em Mossoró no último dia 14, estaria ‘por trás da fuga’. A afirmação é do site Metrópoles, que publicou na manhã desta sexta-feira (8), matéria sobre o assunto.

A reportagem diz, inicialmente, que ‘informações obtidas com exclusividade pela coluna Na Mira apontam que um líder do

!Reportagem

detalhou que ‘João Carlos de Almeida Bezerra, conhecido como JC ou Dog, teria demandado ao braço direito –José Gustavo Farias, o Gugu –que prestasse apoio aos foragidos’

Comando Vermelho (CV) em Baraúna (RN) foi responsável por montar uma rede de apoio e ajudar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça na fuga’. Ainda segundo o site, “João Carlos de Almeida Bezerra (foto em destaque), conhecido como JC ou Dog, teria demandado ao braço direito – José Gus-

tavo Farias, o Gugu – que prestasse apoio aos foragidos”.

O portal acrescenta que à polícia um casal que abrigou os fugitivos por oito dias teria confirmado que Gugu pagou R$ 5 mil para que eles fornecessem roupas, abrigo e alimentação a Deibson e Rogério. “Os moradores do imóvel onde a

dupla ficou disseram que cederam aos pedidos devido às ameaças. Contudo, o dono da casa, identificado como o mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, acabou preso”, detalhou o site.

A matéria pontua ainda que José Gustavo Farias chegou a ser flagrado por câmeras de segurança enquanto comprava roupas

Polícia Federal detém no Ceará mais um suspeito de auxiliar os fugitivos

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta sexta-feira (8), no estado do Ceará, mais um suspeito de prestar apoio aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. A informação foi divulgada pela própria PF na tarde de ontem.

A PF disse que a prisão desta sexta aconteceu na cidade de Fortaleza e que foi resultante do cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara federal de Mossoró. A corporação

não deu detalhes do envolvimento na alegada “rede de apoio” desse homem capturado ontem e destacou que com mais essa detenção, e, desde a data da fuga, já foram efetuadas um total de seis prisões.

As diligências incluem uma em flagrante delito, além da realização de buscas em diversos endereços em cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará, como Mossoró/RN, Baraúna/ RN, Aquiraz/CE e Quixeré/CE. No último dia 26, a PF já tinha cumprido, em

Mossoró/RN, um mandado de prisão preventiva contra outro suspeito de fornecer apoio aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró.

Na ocasião, a PF explicou que o homem detido teria fornecido abrigo, alimentos e outros itens aos foragidos; e detalhou que um esconderijo localizado no último dia 23, na zona rural de Baraúna, é de propriedade de um possível apoiador. De acordo com a PF, ele teria atuado em conjunto com outro apoia-

dor da fuga, preso no último dia 22, sob a acusação de fornecer transporte e armamento aos foragidos.

Já no último dia 23, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Acre (FICCO/AC) tinha detido o irmão de um dos foragidos. Na ocasião, a PF informou que o homem preso no estado do Acre era condenado por roubo e participação em organização criminosa, que estava com mandado de prisão em aberto e que os policiais

para os foragidos em uma loja de Baraúna. “As imagens mostram o suspeito acompanhado de uma mulher, identificada como Melyssia”, detalhou a reportagem, informando que uma das camisetas compradas pelo casal era vermelha, mesma cor que um dos fugitivos usava, segundo moradores que alegaram ter

tinham chegado até ele em virtude das investigações acerca da fuga. E no último dia 21, a PF já tinha cumprido nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró, Quixeré/ CE e Aquiraz/CE, contra possíveis envolvidos no fornecimento de apoio aos foragidos.

Na oportunidade, a PF também cumpriu mandado de prisão temporária, e outra prisão foi efetuada em virtude de mandado em aberto, além de ter apreendido telefones celulares e um veículo que, supostamente, teria sido utilizado no auxílio aos criminosos para fornecimento de armamento a ser empregado

visto a dupla no último domingo (3).

“As apurações revelaram que o casal fez a compra na manhã de sábado (17/2) e entregou as peças no mesmo dia ao mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, dono do sítio em Baraúna onde os fugitivos se esconderam por quase uma semana”, relatou o site.

na fuga. Ao divulgar na tarde de ontem a mais recente prisão envolvendo a operação, a PF enfatizou que a ação de recaptura seguia em prosseguimento e era integrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, representada pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ainda há o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás.

Reprodução
Metrópoles publicou ontem foto do homem que, segundo o portal, estaria ‘por trás da fuga’
9 de março de 2024 6 Segurança
Jornal de Fato

Fábio Oliveira

Fábio Oliveira

fabiowillard@hotmail.com

fabiowillard@hotmail.com

fabio willard de oliveira

Está institucionalizada

Além do horizonte

a venda do mando de campo

ODepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.

que era uma proibição virou opção legal. O Baraúnas vendeu o seu mando de campo ao levar o jogo contra o América para a Arena das Dunas. O regulamento específico do estadual permite. Mas o que hoje é legal, não deixa de ser imoral. Tornar a Arena das Dunas um espaço comum, segue, na prática, sendo uma inversão de mando e não a torna campo neutro. Continuará sendo a casa de ABC e América, pelo tamanho de suas torcidas e por estar edificada em sua cidade sede. O Baraúnas, como mandante, dificulta o acesso de sua torcida apenas por interesse financeiro, esquecendo o valor de seu maior patrimônio, a quem recorre com frequência para compra de ingressos, camisas, feijoadas e temporadas de acesso. Abre mão de qualquer proveito que poderia tirar, como o cansaço do adversário com a viagem, a falta de costume com o campo e suas dimensões, até. O tricolor já se dá por satisfeito pelo que fez até aqui e, praticamente, desiste de seus objetivos esportivos na temporada, além de passar uma mensagem de que o clube segue preso a velhas práticas e que muitos foram enganados acreditando que algo realmente novo estaria acontecendo. Por essa decisão, não está. É só mais do mesmo, mudando apenas os CPFs. Perde a razão qualquer um que ouse a citar o passado com herança ruim. Comem no mesmo prato.

Imagem que marca

Imagem que marca

Time representando o Potiguar, em jogo beneficente ao ex-jogador e roupeiro Baterista (in memoriam): Ibiapino, edinho, Deleon, Paulo Júnior (in memoriam), Onesimar, Cléber, Jocelito, Paulo Renato e Romildo; Aldivan, Cícero Ramalho, Raério, Biola, Genilson, Cepeta e João Neto.

A semana na história

A semana na história

Tiago

ANTÔNIO RIVELINO

Bairro Santo Antônio

Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, bom jogador de futsal. O caraubense tem história no esporte. Parabéns!

Na próxima quarta-feira (13), o ex-jogador Michel zagueiro vice-campeão estadual pelo Potiguar em 2006, completa 43 anos de idade. Também tem passagem por ABC, Baraúnas, entre outros. encerrou carreira em 2016.

Torcedor do Flamengo

Torcedor do Flamengo

Todo homem tem seu preço, e eu sei o preço de cada um”

O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG.

frase que nunca perdeu a validade, de autoria do saudoso senador potiguar Dinarte Mariz.

Política

J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.

Contra rebaixamento

Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”

A mudança do jogo do Baraúnas contra o América, do estádio edgarzão para a Arena das Dunas, também tem conotação política. A diretoria leonina tenta, com a decisão, jogar a torcida contra a Prefeitura, para lhe atribuir a culpa pela mudança e eventuais fracassos, quando na verdade foi ela quem decidiu se distanciar ainda mais da torcida.

Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.

Piada

Complicou

A nota emitida pelo clube, tentando justificar a mudança, dizendo que a Arena das Dunas é campo neutro, é uma afronta à inteligência alheia. Ultrapassa os limites do ridículo.

Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.

Piada II

Complicou de novo

Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.

Também é piada dizer que a comunidade mossoroense que mora em Natal e que frequenta a Arena é maior que a quantidade de mossoroenses que moram aqui e que viajariam até Assú para ver o jogo, caso fosse lá.

Paredão

Piada III

Nem na final do estadual de 2004, com o Potiguar, ou na final da Copa RN de 2007, com o próprio Baraúnas, os mossoroenses foram maioria, o que dirá agora. Parar de pagar mico tentando justificar o injustificável já seria um bom início para amadurecer.

O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Cena que se repete

Azedou

Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.

A torcida do Potiguar segue nas redes sociais expondo a guerra com a atual diretoria, a qual cobra renúncia, devido ao fiasco deste ano. Atrelado, como protesto, propõe público zero para os jogos do clube em Assú, no estadual.

Emocionados

Divisor

Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.

Combustível

O jogo de hoje, do Potiguar, contra o Santa Cruz, pode ser um ponto de retomada e impulso para uma recuperação do alvirrubro. É o maior adversário, hoje, para seus objetivos. Vencer significa pontuar, frear o adversário e injetar ânimo no elenco e torcida.

Ridículo

A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.

Reconhecimento

O ex-jogador Casagrande segue ridículo. Questionou publicamente o que Neymar fez pela seleção até hoje, como se ele tivesse feito algo maior. Neymar não é o filé, mas muito maior e melhor é que o Big House, também dublê de comentarista. Mais jogos, mais gols, mais assistências e títulos, como o até então inédito olímpico de 2016.

Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.

SÁBADO, 9 De MARÇO De 2024 Opinião 7 Jornal de Fato SÁBADO, 10 DE FEVEREIRO DE 2024 Opinião 7 Jornal de Fato
Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Nilson, Zé Francisco e Toinho (falecido). Reprodução fabio willard de oliveira Divulgação

Jornal de Fato

Potiguar encara concorrente direto em estreia no returno

ESTADUAL/ Duelo contra o Santa Cruz de Natal será hoje, em Ceará-Mirim

MARCOS SANTOS

Da Redação

Reforçado de vários jogadores, o Potiguar estreia no segundo turno do Campeonato Estadual contra o Santa Cruz neste sábado, 9, às 15h, no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim. O alvirrubro busca apagar a má impressão deixada no turno inicial, quando somou apenas 6 pontos em 18 possíveis, ficando de fora da semifinal.

Os reforços são o zagueiro Arthur Henrique, ex-Cruzeiro/BH e Náutico/PE, os laterais Jáder, ex-Bahia de Feira, e André Gomes, exNova Iguaçu/RJ, e o meia-

atacante Wilson, que retornou ao alvirrubro depois de defender o Sousa/PB no Campeonato Paraibano. O atacante Talisson se recuperou de lesão no joelho, que o tirou de combate na primeira fase, e também reforça a equipe hoje.

Dos cinco, a única é se Arthur inicia ou será opção no banco. Os demais têm presença certa entre os 11 iniciais, conforme apresentou o técnico Robson Melo nos ensaios durante a semana.

Mesmo estando só no começo do returno, o jogo é vital para as pretensões do Potiguar, porque o Santa Cruz é concorrente direto por vaga à Série D de 2025. Aliás, o tricolor natalense

De Letra

MARCOS SANTOS

está à frente 7 pontos, o que obriga o time mossoroense a reduzir essa distância.

O fato de a fase classificatória do segundo turno ser rápida, com apenas quatro jogos, também pressiona o Potiguar a buscar o resultado, sob pena de ter calendário comprometido para 2025.

A provável formação para este sábado será Oliveira, Jáder, Douglas Santos, Anderson Júnior (Arthur Henrique) e André Gomes; Geovani Silva, Fernando Portel e Walber; Wilson, Talisson e Pedrinho.

O Santa Cruz de Natal também conta com reforços. O zagueiro Yan, ex-ABC e Santa Cruz de Recife, e o atacante Vitinho, que estava

msantos@defato.com

jogando o Campeonato baiano pelo Bahia de Feira, estão à disposição do técnico João Paulo. Ambos chegaram com a parte física em dia e podem estrear sem problema.

!O atacante Talisson se recuperou de lesão no joelho

Baraúnas e Potiguar estreiam no returno

Oque esperar de Baraúnas e Potiguar na rodada de estreia do segundo turno do Estadual? Que o tricolor não seja o que foi no último diante do América, o próprio adversário deste domingo, na Arena das Dunas, porque naquele dia o Leão não competiu.

Deu a bola, foi frouxo na marcação, sendo presa fácil. Se tiver atitude e confiança para jogar, o tricolor pode obter alguma coisa. Independente como virá, se com time misto ou titular, o América colocará o seu favoritismo à prova.

Iguala recorde mundial

Ao vencer o Al Riyadh por 3 a 1 nesta sexta, 8, pelo Campeonato Saudita, o Al Hilal alcançou a 27ª vitória seguida e igualou o recorde mundial de triunfos em sequência. O clube comandado pelo técnico português Jorge Jesus está agora empatado com The New Saints, do País de Gales, que conseguiu chegar ao mesmo número de vitórias consecutivas entre 2016 e 2017, sequência que assegurou a conquista do Campeonato Galês. O Al Hilal é o líder do torneio nacional com 65 pontos.

Fechado com clubes

Os times que compõem o grupo Libra fecharam o contrato de direito de transmissão das partidas com a Globo. O prazo

Fluminense e Flamengo iniciam briga

Já o Potiguar, praticamente meio time mudado com a chegada de reforços e algumas outras mudanças, pegará uma pedreira, o Santa Cruz de Natal, fora de casa. O alvirrubro está em dívida com o seu torcedor e com sua diretoria devido ao primeiro turno triste, decepcionante.

Antes de qualquer coisa, o Potiguar precisa olhar para seu umbigo, os atletas cobrarem uns aos outros, fazerem uma autoavaliação de que o time precisa ter vibração, competitividade, atenção máxima, o que lhe faltou na primeira-fase.

do contrato vai de 2025 a 2029, incluído o direito de transmissão em todas as mídias do grupo, com um valor previsto de R$ 1,2 bilhão ao ano, totalizando R$ 6 bilhões por cinco temporadas. A Globo pagará cerca de R$ 600 milhões no ato da assinatura, como forma de antecipação.

Componentes da Libra

Fazem parte da Libra os times da Série A Atlético Mineiro, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Vitória e São Paulo, além de nove da Série B. A Rede Globo fará a transmissão dos jogos dessas equipes enquanto mandante.

Final Copa Ouro

Brasil e Estados Unidos decidem neste domingo, 10, a Copa Ouro de futebol fem-

inino. A seleção brasileira está invicta, enquanto as americanas perderam um jogo na fase classificatória. A última vez que as equipes se enfrentaram foi em 2023, pela SheBelieves Cup, e as americanas saíram com a vitória por 2 a 1. A decisão começará às 21h15 (de Brasília), no estádio Snapdragon, no Canadá.

ABC x Potyguar

Outro jogo deste sábado, 9, além de Santa Cruz x Potiguar, o duelo entre ABC e Potyguar de Currais Novos, às 16h, no Frasqueirão. O alvinegro vai com tudo depois de perder o 1º turno para o América, enquanto o Leão seridoense promete engrossar o caldo depois de trazer alguns reforços para a sequência do campeonato.

Rio – O Fluminense enfrenta o Flamengo neste sábado, 9, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, às 21h, no Maracanã. Na próxima semana acontecerá o jogo da volta. Por ter se classificado em quarto lugar, o tricolor não tem a vantagem de avançar em caso de empate na soma dos resultados.

Durante o treino desta sexta-feira, 8, Marlon sentiu dores no joelho e iniciou tratamento no CT Castilho. Além do zagueiro, a lista de desfalques do time de Fernando Diniz cresceu com André, Samuel Xavier e Douglas Costa.

Com os desfalques, é possível que o técnico do Fluminense dê oportunidade para alguns jogadores que não têm atuado regularmente, como Marquinhos, que veio do Arsenal, e Terans, que veio do Pachuca. Vindo de uma série de jogos, o clube tenta mesclar seu elenco para que não sofra com lesões no início desta temporada. No Flamengo, além de anunciar Léo Ortiz de forma oficial na quarta-feira, 6, o clube também já regularizou o zagueiro, que

apareceu no BID e está pronto para fazer sua estreia. Como já vinha jogando pelo Red Bull Bragantino, o defensor está em plenas condições físicas e a tendência é que fique à disposição de Tite.

O lateral-direito Wesley e o atacante Gabigol voltaram aos treinos, mas seu aproveitamento é uma incógnita até mesmo para serem opção no banco.

O clássico Fla-Flu já aconteceu em 379 oportunidades e, apesar dos números equilibrados, o Flamengo leva uma certa vantagem sobre o Fluminense. O Rubro-Negro venceu, até aqui, 138 vezes, empatou 122 e perdeu 119 jogos para o Tricolor. Na última vez que os rivais se enfrentaram, no Estadual deste ano, o Fla venceu por 2 a 0.

O Fla terminou a primeira fase na liderança do Carioca, com 27 pontos, sendo oito vitórias, três empates e nenhuma derrota, enquanto o Flu foi o quarto colocado na tabela de classificação, com 21 pontos, sendo seis vitórias, três empates e duas derrotas.

SÁBADO, 9 DE MARÇO DE 2024 8 Esporte
Arthur Henrique pode estrear neste sábado
por vaga à final Marcelo Diaz

Jornal de Fato • sábado, 9 de MaRÇo de 2024

A vida da mulher tem muitos desafios bem característicos, então tento conciliar da melhor forma possível”

Dirigir é uma paixão, algo que faço com muita responsabilidade e zelo, e o reconhecimento que recebo na profissão me mostra que estou no caminho certo"

Mulheres desafiam estereótipos de gênero

PROFISSÃO / Empresa de terceirização conta com mulheres em funções antes exercidas exclusivamente por homens

No cenário atual, cada vez mais mulheres estão desafiando estereótipos de gênero ao ocuparem posições de trabalho que, tradicionalmente, são associadas aos homens. A empresa de terceirização JMT Service, que conta com uma média de 4.350 mulheres no seu quadro de funcionários efetivos e terceirizados, busca a promoção de oportunidades iguais de trabalho independentemente do gênero.

Entre as colaboradoras da empresa, três mulheres inspiradoras vivem no seu dia a dia de trabalho os desafios e a satisfação de atuarem com serviços como motorista de ônibus e auxiliar de manuten-

Diante da cultura machista, muitos podem pensar que o trabalho que eu faço deveria ser feito por um homem. Mas eu não me sinto inferior por isso”

ção predial. Erica Mayara Dos Santos, Luziane Cristina Xavier e Ieda Silva têm em comum a determinação de buscar realização pessoal e profissional por meio do que fazem.

Erica é uma profissional que atua como auxiliar de manutenção predial, realizando uma variedade de tarefas que muitos poderiam afirmar não serem indicadas para uma mulher. "Diante da cultura machista, muitos podem pensar que o trabalho que eu faço deveria ser feito por um homem. Mas eu não me sinto inferior por isso. Faço o que gosto e me sinto realizada profissionalmente”, afirma a auxiliar. Ela também destaca a importância de separar sua vida pessoal e profissional para encontrar um equilíbrio saudável: "Consigo conciliar minha função profissional com minha vida pessoal tranquilamente, sabendo separar cada um".

Já Luziane e Ieda trabalham pela JMT como motoristas de ônibus escolar. Feliz e realizada com o que faz, Luziane encontrou na profissão motivo para se orgulhar de si mesma. "Como mulher, é natural para mim colocar muito amor em tudo que eu faço. Dirigir é uma paixão, algo que faço com muita responsabilidade e zelo, e o reconhecimento que recebo na profissão

me mostra que estou no caminho certo", afirma a motorista.

Colega na função de motorista, Ieda entende o estranhamento de algumas pessoas e não se abala com isso. "Acho supernormal as pessoas terem esses pensamentos um pouco machistas, faz parte da nossa cultura. Mas não é algo que eu mesma pense e nem vejo a empresa me limitar em nenhum aspecto. É um sonho conquistado com muita alegria", explica Ieda.

"A vida da mulher tem muitos desafios bem característicos, então tento conciliar da melhor forma possível para que todas as minhas funções não se tornem cansativas ou estressantes. E me sinto realizada profissionalmente por ter conquistado tanta coisa, sempre com alegria", complementa a funcionária da JMT.

Esses depoimentos ilustram como as mulheres estão redefinindo seu papel na sociedade, conquistando sucesso em áreas antes dominadas pelos homens. Na JMT Service, as mulheres correspondem a 65% do corpo de funcionários e elas têm demonstrado que paixão, dedicação e competência transcendem quaisquer barreiras impostas pela sociedade.

Fonte: Ideia

M @jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn Mulher
CMAK
IEDA SILVA, motorista de ônibus escolar LUZIANE CRISTINA XAVIER, motorista de ônibus escolar ERICA MAYARA DOS SANTOS, auxiliar de manutenção predial

SÉrGio CHaveS

Festa

> Hoje é dia de festejar a jornalista Adélia Azevedo, Emília Vale, Josivan Barbosa, Suely Vale, Walney Dantas, a ex-vereadora Maria das Malhas, José de Anchieta Queiroz, Mara Adriana Carlos, dr Eduardo Medeiros, Gracita Lima e o advogado Emmanoel Antas Filho. Amanhã (10), é dia de vivas para Newton Santana de Albuquerque, dr. Paulo de Medeiros Fernandes, a sra. Regina Leite Vale, o deputado Gustavo Carvalho, Caio César Pereira Paiva, o jornalista Maricélio Almeida, o vereador Genilson Alves, Arison Rodrigues (Fofão) e a dra. Nastassja Figueiredo. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

As Feras

e dando continuidade ao quadro “de cara com as Feras”, amanhã (10), eu, saudade Azevedo e Nelsinho Filho vamos conversar com o vereador Tony Fernandes, líder da oposição na Câmara Municipal de Mossoró. Tem ainda o Sacolão das Feras, sorteio de brindes e aquela seleção musical que todos adoram. a partir das 19h, na 93 FM/Nossa TV. até lá!

Do Seu Jeito

O comunicador Nilton Giacomelli estreia o “do seu Jeito”, na segunda (11), às 9h30, na TeleCab 10. o programa promete prender o telespectador com um mix de atrações e quadros bem interessantes. sucesso, Giacomelli!

Destaques

O amigo/irmão Lisboa Batista anuncia a edição 2024 da sua tradicional Festa dos destaques, evento maior de Pau dos Ferros e do Alto Oeste. Noite de homenagens, de reencontros e da certeza de momentos felizes. Na aabb. agendado!

MCJ

Lançado na última quarta (6), a edição 2024 do Mossoró Cidade Junina promete ser a maior de todas. em ano eleitoral então, a festa tem que estar garantida, né? ou não?! Tudo cresceu. a festa segue do dia 1º/6, com o tradicional Pingo da Mei dia (bell Marques, Zé Vaqueiro e Tarcísio do acordeon), até o dia 29, com o boca da Noite (Léo santana e muito mais). entre um e outro a estação promete ferver com Wesley safadão, Nattan, Murilo Huff, Gusttavo Lima, bruno e Marrone, simone Mendes, Leonardo, Jorge e Mateus, alok, Luan Santana, entre outros...

R.

Circuito Food & Jazz 2024

o Food & Jazz 2024 – etapa Mossoró chega ao fim hoje. Na Cozinha show teremos: 17h – 1ª aula show com o Chef Potiguara spíndola alcântara com o tema “Inovação na gastronomia: sabores do Nordeste”. 18h – 2ª aula show com o Chef Flávio Magalhães com o tema “da terra ao mar: a incrível combinação de raízes e frutos do mar”. 19h – 3ª aula show com o Chef Moisés batista com o tema “a história da gastronomia brasileira e os impactos das influências indígenas, africanas e europeias na nossa cultura”. das 20h às 23h30, shows com Happy street band (RN), Grupo Chorinho Ingênuo (RN) e Felipe Cazaux & soul Groovers feat Marília Lima (Ce). Na arena do Partage shopping com entrada gratuita.

Margarida Costa, Zilene

Dr. Cure de Medeiros, Neuzo Leite e dr. Paulo Henrique Monte inaugurando a Casa Rosa, sede da Rede Feminina!

O advogado Emmanoel Antas Filho amanhece em idade nova nesse sábado (9). O nosso desejo de muita saúde!

Mary Esther em festa para o marido, o dr. Paulo Fernandes, aniversariante do domingo (10). Saúde e paz!

A coluna antecipa a festa!

Aquele que te convence a acreditar em absurdos, também te convence a cometer atrocidades.”

VOLTAIRE

121 anos do Colégio Diocesano

Na sexta (1º), no Ginásio Carecão, uma missa em ação de graças comemorou os 123 anos do Colégio diocesano santa Luzia e 14 anos da Faculdade Católica do RN. Na ocasião, a professora Raimunda almeida (tia Mundinha) recebeu a Medalha do Mérito educacional “Pe. sátiro Cavalcanti dantas, a maior honraria do CdsL. Manhã festiva que reuniu muita gente querida. Parabéns!

Queridos! Casal Morais Noronha/Irlanda

Pe. Flávio Augusto, Dom Francisco de Sales, Pe. Charles Lamartine e Pe. Demétrio Júnior com a homenageada, professora Mundinha Almeida!

Dra. Nastassja Figueiredo, aniversariante do domingo (10).

Felicidades!

Monalisa, Morgana e Valéria em coro de vivas para Monique Escóssia, com aniversário na sexta (15). Parabéns!

sábado, 9 de MaRÇo de 2024 2 Social Jornal de Fato
Contexto
www.sergiochaves.com | sergiodefato@gmail.com
Antônio Vieira de Sá, 440 Tel.: 3317-4545 / 3316.0409
Casal Karla Diana e Luís Sérgio Monte. Ela comemorando a vida na sexta (15). Carlos. Ela com idade nova na segunda (11). Parabéns! Sônia Araújo, folhinha da quarta (13). Tim tim! Medeiros, Natália Negreiros esteve na Itália com sua Companhia de Dança onde participaram do Festival Internacional de Livorno. Sucesso, lindona! Ivana Linhares festeja a amiga Gracita Lima, com idade nova neste sábado (9). Vivas!

Conexão saúde

neY roBSon vieira aLenCar

conexaosaude.defato@outlook.com

A alimentação infantil adequada é garantir o nosso futuro

Em uma fase marcada pela descoberta e pelo rápido crescimento, a infância tem carregado consigo uma preocupação muito séria: muitos pequenos estão adotando hábitos alimentares prejudiciais. Em meio às curiosidades gastronômicas típicas desse período da vida, é surpreendente observar o elevado consumo de açúcar e comidas industrializadas, que, muitas vezes, enraízam-se na rotina alimentar infantil sem que ao menos percebamos.

Obesidade infantil se multiplicaram cinco vezes

Nesse contexto, é essencial compreender que a má alimentação na infância não é apenas um problema imediato, mas que acarreta sérias consequências no futuro e na qualidade de vida dessas crianças. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), os números alarmantes da obesidade infantil se multiplicaram cinco vezes entre 2005 e 2019, revelando que 13% das crianças de 5 a 9 anos e 7% dos adolescentes de 12 a 17 anos já sofrem com a obesidade.

Quando consideramos o cenário após a pandemia de Covid-19, a situação se torna ainda mais grave. O Ministério da Saúde alerta que 20% dos pequenos com menos de 5 anos sofrem com anemia por falta de ferro, enquanto 17% apresentam déficit de vitamina A.

Diante deste panorama desafiador, a nutrição na infância desponta como um elemento imprescindível para melhorar o futuro das crianças. Por isso, é chegada a hora dos pais assumirem a responsabilidade de orientar e supervisionar a alimentação de seus filhos, criando um ambiente propício para o pleno desenvolvimento, tanto físico quanto mental, das novas gerações.

Os riscos e consequências da ingestão excessiva de alimentos não nutritivos

No universo das escolhas alimentares infantis, é imprescindível compreender de maneira aprofundada os riscos e consequências

NUTRIÇÃO / É essencial compreender que a má alimentação na infância não é apenas um problema imediato, mas que acarreta sérias consequências no futuro e na qualidade de vida dessas crianças

associados a uma alimentação não saudável. Neste sentido, os dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) lançam luz sobre uma realidade preocupante: 70% das crianças entre seis e 23 meses consomem açúcar com frequência, alcançando a marca alarmante de 87% na faixa etária dos dois aos cinco anos.

Ao observar este contexto vale destacar que a glicose, principal fonte de energia para o cérebro, tem sua maior parte proveniente do açúcar e o excesso dessa ingestão representa uma ameaça à saúde física, além de impactar negativamente o desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil. Dessa forma, a sobrecarga cerebral gerada por esse consumo massivo pode resultar em problemas como má concentração, hiperatividade e variações abruptas de humor, fatores que reverberam diretamente no rendimento escolar e no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.

É compreensível que, em ocasiões pontuais, como fins de semana e feriados, a rotina alimentar se afaste um pouco do padrão saudável. Contudo, incorporar essa prática no cotidiano das crianças é

extremamente prejudicial. Mesmo que muitas famílias enxerguem nesses momentos a chance de proporcionar experiências gastronômicas únicas, a oferta constante de alimentos fora do padrão saudável pode desencadear a recusa alimentar e modificar drasticamente o paladar infantil. Assim, a conexão entre diversão e alimentação prejudicial impacta negativamente a percepção dos pequenos, resultando em quadros de desânimo, sonolência, problemas intestinais e dores abdominais, decorrentes da má absorção e da presença de gases pelo excesso de açúcar e gorduras saturadas.

O impacto da alimentação saudável no desenvolvimento infantil

Compreender a importância dos nutrientes é fundamental para garantir um crescimento saudável e criar um ambiente propício para o desenvolvimento das crianças. Por conta disso, os pais precisam ser determinados em resistir aos desejos momentâneos dos pequenos, entendendo que eles ainda não têm discernimento para fazer escolhas nutricionais conscientes. Dentro dos nutrientes essen-

ciais na alimentação infantil, o ferro, presente em vegetais verdes, leguminosas e cereais integrais, é necessário para o desenvolvimento imunológico e cognitivo. Proteínas, importantes para o desenvolvimento muscular, podem ser encontradas em carnes e leguminosas. Fibras, que contribuem para o funcionamento adequado do intestino, também devem fazer parte da dieta diária.

A água, muitas vezes esquecida, é vital para o pleno funcionamento físico e mental. Por isso, os pais devem incentivar a hidratação de seus filhos, especialmente considerando que algumas crianças têm dificuldade em beber água e optam por alternativas açucaradas, como sucos e refrigerantes, o que não deve ser incentivado.

Neste sentido, é importante que as crianças compreendam a importância de estabelecer uma rotina de alimentação saudável para si mesmas, reconhecendo que as refeições diárias são oportunidades para nutrir seus corpos de forma equilibrada e proveitosa. Essa compreensão pode ser promovida de maneira lúdica e educativa, transformando a alimentação em uma experiência positiva.

Assim, é possível encontrar maneiras de flexibilizar a alimentação, evitando ultraprocessados e açúcares. A produção caseira desses alimentos, por exemplo, além de oferecer maior controle sobre os ingredientes, também transforma o ato de cozinhar em uma atividade inclusiva e envolvente, proporcionando não apenas nutrição, mas também momentos de aprendizado e interação entre pais e filhos.

O papel da escola no incentivo à alimentação saudável

A contribuição da escola no estímulo à alimentação saudável é de extrema relevância, considerando que as crianças passam longas horas nesse ambiente, frequentemente realizando mais de uma refeição no local. Neste sentido, a presença de profissionais qualificados, aliada a projetos voltados à promoção de uma alimentação consciente, desempenha um papel transformador, despertando o interesse dos estudantes por alimentos nutritivos e colaborando ativamente com a formação de hábitos saudáveis.

Ademais, é fundamental que a escola ofereça refeições adequadas a diferentes faixas etárias, adotando abordagens afetuosas e respeitosas. A realização de projetos de conscientização sobre a importância dos alimentos, conduzidos por nutricionistas e professores, também é uma forma ativa de alertar pais e filhos sobre os riscos relacionados ao consumo exagerado de alimentos industrializados e ultraprocessados. Conscientizar pais, familiares e escolas sobre a importância da alimentação infantil é um passo necessário na construção de um futuro mais saudável. Superar os desafios relacionados aos hábitos alimentares demanda esforço coletivo, mas a recompensa é imensurável. Ao nutrir crianças de forma adequada, estamos investindo não apenas no presente, mas construindo um alicerce sólido para um futuro mais saudável e promissor, garantindo que as gerações futuras cresçam com saúde física e mental.

sábado, 9 de MaRÇo de 2024 Saúde 3 Jornal de Fato

Show de sensualidade

> Atuando há 25 anos no mercado, a marca paraibana La Paola Lingerie reinaugurou a unidade Mossoró com pocket show recheado pelo cast Tráfego Models e produção deste colunista na manhã do dia 2 de março.

Na passarela, os clientes e convidados puderam conferir peças em lingerie, moda praia e moda fitness, para homens e mulheres, adultos e crianças, e a coleção Plus Size. Só elogios!

FICHA-TÉCNICA:

Direção de Moda: Georgiano Azevedo | Fotos: Matheus Martins |

Beleza: João Paulo Oliveira | Cast: Estela Bessa, Jaerton Oliver, Ellen Saturno e Lamanda (Tráfego Models Mossoró)

QUARTA�FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2023

sábado, 9 de MaRÇo de 2024 4 Moda Jornal de Fato
Geor G iano a zevedo
Style georgianoazevedo@gmail.com
ZEVEDO georgianoazevedo@gmail.com Cedida Contato 84.99411-3130 CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

2 d omingo

Abram as cortinas para Carlos André

Ele está com 85 anos de idade, mas com ardor de um jovem cheio de expectativas por seu maior sonho: subir ao Palco da Estação das Artes e cantar os seus sucessos à nação do Mossoró Cidade Junina. Carlos André, mossoronse da gema, que nasceu Oséas Lopes, do Trio Mossoró, construiu uma trajetória de sucesso nos palcos do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Cantor, compositor e produtor, ele colocou o seu DNA em trabalhos vitoriosos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Cauby Peixoto, Núbia Lafayete, Luiz Ayrão, Genival Lacerda e tantos outros. A sua história foi resgatada por Túlio Ratto, na Papangu, agora repercutida por DOMINGO. Confira.

Boa leitura!

César Santos

Balada do Impostor

talento da terra

Abram as cortinas para Carlos André.

De uma beleza cujo avesso é o direito

A arte em bordados livres e ilustrações digitais da artista mossoroense Caroline Veríssimo

3 P

a rtigo de o pinião:

Quando eu entender o Amor

r ECEI ta

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Rick Waekmann

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• Impressão – Gráfica De Fato

• Revisão – Ângela Karina

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo

E-mail: pautadefato@gmail.com

DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

Sábado, 9 de mArço de 2024
Jornal de Fato
P
4 P 10 P 14 P 15

BALADA DO IMPOSTOR

Diálogo para o emudecimento

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

O que não suporto é esse seu desinteresse em reagir.

Esse comportamento ultra racional é inconveniente à própria vida e ao direito de liberdade particular. Reagir é necessário em tudo e é por não reagir que estamos assim, não somente você e eu, mas todos nós. Passivos a todas as decisões que nos põem inseguros e sem segurança. A vida é dura, abaporu e insistentemente ingrata. Não deveria ter de lhe dizer isso sempre que conversamos; isso já era para ser um lema, um pensamento seu sobre o mundo e sobre nós. Mas você não reage.

Eu sei que de tanto tentar a gente destenta e resigna-se, mas é isso que se quer: que se entregue às primeiras dificuldades e que se cale para sempre. É a palavra, bem, a palavra que determina o todo. Tudo é palavra: o banco, as finanças e o amor. O cartão é a palavra que antecede o bombom e o beijo, mas é também o que paga a conta do nosso jantar e do vinho que nos põe agora.

Viver é uma palavra, assim como você e eu somos duas pessoas, embora nos comportamos numa só, como se o pronome definisse as caras, mas não define. Veja onde estamos.

Se não fosse essa sua passividade, talvez fossemos outros; ou talvez seja esse ranço que trago dos que não reagem. Vai ver é isso e nunca entendi: ser indiferente nos torna mais atraentes e eu nunca soube. Mas como esperar isso de

alguém de outro tempo, você espera? Não espere.Não posso me conformar que tudo seja explicado com números e que todo sapato tenha de ser igual e que não possamos mais usá-los sem meia.

Sempre que brigamos você diz coisas e finge-se vítima de um ladrão. Se roubei você, não soube quando. As pessoas agem assim, reclamando que são roubadas e só reclamando. É estranho. É estranho o jeito como me olha tentando

livrar-se de mim. Como se dissesse sempre que a discussão é tardia e sem finalidade, porque melhor é calar-se e entregar-se ao tato e aos sorrisos que adjetivam a palavra.

Não sei ser assim, por isso, não compreendo quando nos calamos em seu rito de emudecer os conflitos. Calado com isso eu não sou eu.

(...)

Então, você não vai mesmo dizer nada?

Sábado, 9 de mArço de 2024 d omingo Jornal de Fato 3

4 d omingo

TAL en TO DA T e RRA

Abram as cortinas para CARLOS ANDRé

Sábado, 9 de mArço de 2024
Jornal de Fato

Jornal de Fato

PoR CésaR santos

Jornal de Fato

Será que Oséas Lopes, o Carlos André, subirá ao palco do Mossoró Cidade Junina 2024? Ou a Prefeitura de Mossoró continuará ignorando o talentoso filho da terra, que há anos sonha retornar ao seu chão para ser aplaudido na Estação de todas as Artes?

A riqueza cultural de Carlos André foi contada em uma das edições da revista Papangu, com a escrita de Túlio Ratto, que DOMINGO resgata - a seguir – os melhores capítulos da história desse artista que ganhou o Brasil, mas é em Mossoró que ele sonha cantar.

TúlIO RATTO:

Nosso bate-papo é com Oséas Lopes, nosso querido Carlos André. Com 82 anos (hoje, 85), ele até se vangloria de não tomar remédio algum. “Sou juventude acumulada, só tomo caldo de cana com pastel”, sustenta.

Grande na altura — cerca de 1,90 — e no talento, Oséas “Carlos André” Almeida Lopes é um dos maiores artistas que o RN já concebeu. A trajetória de Carlos André é bastante conhecida, mas é sempre prazeroso relembrar a sua introdução à música.

Filho de uma prole de 16, do comerciante Messias Lopes de Macedo e da senhora Joana Almeida Lopes, Oséas trabalhava em Nonato Aires, uma oficina de carroceria de caminhão, seu primeiro emprego. Pintava aqueles “frisos” de madeira que tem nas carrocerias, de verde, ver-

melho… “E enquanto eu pintava, ficava cantando as músicas de Luiz Gonzaga. E sempre passava por ali nosso amigo que já se foi, o Canindé Alves. E ele certo dia disse que seria o aniversário da Rádio Tapuyo e perguntou se eu queria participar. ‘E o que é que eu vou fazer’, perguntei. E ele responde: o que você está fazendo aí: cantar. E fui. Souza Luz e João Newton da Escóssia faziam parte da diretoria e me contrataram. Lá fiquei do ano de 1956 até 1959.

O melhor salário de Mossoró era o de Oséas Lopes cantando.

Foi durante um encontro em evento do aniversário de uma rádio da cidade do Crato-CE que Oséas recebe convite de Jackson do Pandeiro para trabalhar no Rio de Janeiro. “Resolvi realizar meu sonho e fui morar no Rio de Janeiro. Jackson havia me dito que o procurasse, deixou até o endereço dele, e que me ajudaria. Souza Luz, da rádio Tapuyo, chamou-me de ma-

Sábado, 9 de mArço de 2024 d omingo
5

luco quando disse que iria embora para o Rio. E perguntou como é que eu ia pro Rio sem conhecer nada e deixando o salário que eu ganhava em Mossoró”. O cantor resume essa fase da história na Cidade Maravilhosa para uma pergunta:

— Se eu tivesse ficado em Mossoró, como seria hoje? Rádio à época pagava salários a artistas, músicos, a todos, e hoje? Estava rodando bolsinha, né, bicho?

O TRIO MOSSORó

Quando pergunto se o grupo dos jovens forrozeiros, com Oséas Lopes, Hermelinda e João Batista, já existia antes dele ir ao Rio de Janeiro e sobre o fim, ele diz que já existiam “Oséas Lopes e Seus Cangaceiros do Ritmo”, mas que tiveram de mudar o nome ao chegar ao Rio, pois esse nome para gravar o primeiro disco não ficava legal. Surgia aí o Trio Mossoró. Sobre o fim, diz que nunca teve um ponto final no grupo. Ainda estão juntos até hoje.

Em 1962, quando lançaram o

primeiro disco intitulado “Rua do Namoro”, abriram-se as cortinas para conquistas importantíssimas no cenário musical brasileiro, co-

mo o troféu Elterpe, em 1965, pela música “Carcará”, do segundo disco do Trio, “Quem foi vaqueiro”. Esse prêmio era o de maior impor-

Sábado, 9 de mArço de 2024 6
Jornal
de Fato

Jornal de Fato

tância da Música Popular Brasileira à época. Dois anos depois, “Carcará”, de autoria de João do Valle, seria regravado por Maria Bethânia. “Eu me sinto orgulhoso de ter levado o nome de Mossoró para fora do estado. Porque naquela época, nos anos de 1960, ninguém sabia que existia a cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte”.

Em livro biográfico de Carlos André, escrito pelo professor Almir Nogueira, o cantor Raimundo Fagner apresenta o livro dizendo: “O Trio Mossoró conseguiu colocar a cidade de Mossoró no mapa”. O grupo gravou 12 LPs e 4 compactos. “No início dos anos de 1960, existia um cavalo que ganhava tudo no Rio, e que tinha o nome de Mossoró. Daí eles pensavam que a gente estava homenageando o cavalo. é mole? (risos).”

Carlos André lembra com carinho do auge do Trio na Região Sudeste do Brasil e fala que um sobrinho dele conseguiu recortes das

manchetes de jornais da época no Rio e São Paulo.

“Enviei para os nossos amigos de Mossoró Herbert Mota e o Paulo Linhares — com fotos e que falava sobre nós. O Rio Hit Parade mostrava os grandes sucessos, como os de Roberto Carlos e a onda daquela época. E o Trio Mossoró estava no meio. Tinha também o programa Hoje é Dia de Rock. Eram o Erasmo, Roberto, Eduardo Araújo… Só a nata do Rock. O produtor/apresentador do programa, Jair de Taumaturgo, era fã do Trio Mossoró. Tanto que nos colocava juntos com eles no programa de Rock. “Aí lá vem o Trio Mossoró, todos com chapéu de couro na cabeça e os caras tudo no rock” — conta aos risos.

MOSSORó PREcISA

REcOnhEcER cARlOS AnDRÉ

Algo que vira e mexe vem à tona em nossa conversa é a questão da valorização ou desvalorização em

sua terra natal. Carlos André lembra quando o Trio Mossoró foi fazer um show em São Paulo e quando chegou ao aeroporto duas garotas em uma camioneta receberam o Trio para acompanhá-los até o hotel e se colocaram à disposição para passeios pela cidade, se eles quisessem.”

Parecia até Mossoró, ó, bicho?”, ironiza, e diz que enviou o material para a ex-prefeita Rosalba Ciarlini, queria mostrar aquela recepção. No palco, ele conta, foi preciso até segurança, pois era grande a multidão para ver ao show, “e de jovens, universitários. Por que isso não acontece em Mossoró, meu Deus?”, pergunta desapontado.

Carlos André lembra ainda que quando foi fazer show em um São João, de Mossoró, nem camarim tinha para ficar. Até teriam direito, se pagassem pelo camarim. “é mole? Isso dói na gente.” Em outra ocasião, relembra que o cachê do Trio deveria pagar todas as custas,

Sábado, 9 de mArço de 2024 d omingo
7

8 d omingo

como translado, hotel, alimentação. E, caso não aceitassem, o secretário de cultura mandara avisar que não seriam contratados.

Carlos André, sua grande mágoa seria essa indiferença com que Mossoró tem com o seu nome e o nome do Trio?

“Dos governantes? Total. Vou aproveitar para desabafar agora. Na época que o produtor de TV Zé Messias veio a Mossoró, fui com ele assistir ao espetáculo Chuva de Balas, depois da apresentação dele o convidaram para ver a peça, e disseram que pra mim não tinha um lugar lá na frente, que só tinha pra ele. é uma vergonha, bicho. O amigo Herbert Mota sempre me diz que tudo tem sua hora, que minha hora vai chegar. Mas a minha hora será quando eu partir? é como meu amigo Nelson do Cavaquinho falava, que depois que eu partir só quero reza. Se você pode fazer algo por mim, que faça agora. Quem mais fez divulgação do nome de Mossoró fomos nós, eu e o Trio Mossoró. E não sou reconhecido.”

Nosso mais ilustre cantor se emociona ao falar sobre o irmão Cocota. “Há cinquenta anos eu gravei uma música. A Praça dos Seresteiros seria uma grande homenagem ao meu irmão. Mas foi engavetada pela prefeitura (de Mossoró). O nosso irmão Cocota cantava muito também. Daí criou-se uma espécie de escolinha. Já fazia um relativo sucesso no rádio. Tudo incentivado por nossa mãe. Naquela época ela ‘mandou’ logo os meninos aprenderem algum instrumento”.

O REI DO BAIãO

Sobre o impulso dado a Luiz Gonzaga quando o rei do baião co-

meçava a desacelerar na carreira, alerta-me que não fica bem ele mesmo falar, mas, emenda: “Em 1983 eu estava com a corda toda no Rio de Janeiro como cantor e produtor. Em reunião com o presidente da gravadora RCA, soube que muitos iriam ser dispensados, inclusive o Luiz Gonzaga e o Nelson Gonçalves, pois há quase uma década iam mal nas vendas. Defendi os dois, eles não poderiam ser dispensados. O que esses dois já haviam feito pela gravadora não está escrito… Então assumi a responsabilidade de ser produtor musical de Luiz com a missão de fazê-lo retomar a carreira de sucesso. E deu certo”.

Até o ano de 1987, Carlos André produziu os discos “Danado de bom” (1984), “Luiz Gonzaga & Fagner” (1984), “Sanfoneiro macho” (1985), “Forró de Cabo a Rabo” (1986) e “De Fiá Pavi” (1987), álbuns com vários sucessos que imortalizaram o velho “Lula” e que renderam a Gonzagão discos de ouro e platina.

Coincidentemente, em 1984, mesmo ano do lançamento de “Danado de bom”, Carlos André lança o disco dele com a música Siboney, que estourou nas paradas. Ele fala que esteve em Mossoró para lançar os dois discos, dele e de Gonzagão, e, ao chegar à recepção de uma rádio, pediu pra falar com o programador. Foi atendido. Disse que estava vindo do Rio pra fazer divulgação do disco de Luiz Gonzaga, que até então já havia vendido um milhão de cópias, e o seu, recémlançado. O programador pegou os discos, disse obrigado e virou as costas. “Na minha cidade eu passar por isso?” — lamenta.

Jornal de Fato

Encerro o bate-papo com Carlos André pedindo suas considerações finais e ressaltando que seu talento, trabalho, pioneirismo, o que o Trio Mossoró representa para a cidade deveriam ser — e nós torcemos muito para que isso ocorra —, lembrados pela nova administração. Acredito que o novo prefeito deva saber sobre essa longa história de sucesso e que o mossoroense tem o dever de lutar e defender o nome do Trio Mossoró e seus integrantes, pois foram vocês que mais divulga-

Sábado, 9 de mArço de 2024

Jornal de Fato

ram o nome de nossa cidade pelo Brasil. Posso até queimar minha língua, estar superestimando o novo prefeito, Allyson Bezerra, mas arrisco em dizer que vocês serão, enfim, reconhecidos.

Mais de 100 Músicas gRAVADAS

Oséas Carlos André Almeida Lopes nasceu no dia 28 de outubro de 1938, em Mossoró/RN. Foi um dos fundadores do Trio Mossoró, em 1959. Trabalhou nas rádios Ta -

puyo, Mayrink Veiga e Nacional. Nos anos 1970, seguiu carreira solo com o nome de Carlos André, quando fez enorme sucesso e chegou a vender mais de 1 milhão de cópias com o compacto duplo “Apaixonado”, pela gravadora Beverly, que trazia no seu lado B a música “Se meu amor não chegar”, que até hoje “quebra as mesas” de norte a sul do país.

Compositor de sucesso, com mais de 100 músicas gravadas, Oséas Lopes também ficou conhe-

cido como produtor musical, tendo trabalhado com dezenas de artistas de forró, entre eles Luiz Gonzaga, com quem produziu 5 LPs. O primeiro, Danado de Bom, vendeu mais de um milhão de cópias em seis meses. Sanfoneiro Macho, Forró de Cabo a Rabo, Forró de Fiá Pavi, Duetos Luiz Gonzaga & Raimundo Fagner foram alguns outros trabalhos desta parceria.

Outro grande nome do forró que passou pelas mãos do produtor foi Dominguinhos e a sua “Olha isso aqui tá muito bom”, com a participação de Chico Buarque de Holanda. Também temos nessa lista Genival Lacerda com “Severina Xique Xique”, Luiz Vieira, Jorge de Altinho, Alcimar Monteiro, Trio Mossoró, Antônio Barros & Cecéu, Zito Borborema, Eliane, a Rainha do Forró, Sirano e Sirino, João Gonçalves, Bastinho Calixto, Jair Alves, Quinteto Violado, Grupo Carrapicho de Manaus, Pinduca, Manoel Serafim, Nordestinos do Ritmo, Hermelinda, Nonato do Cavaquinho, Teixeira de Manaus, André Amazonas e Nando Cordel, entre outros.

Além do forró, Oséas Lopes também produziu diversos cantores românticos, como Cauby Peixoto, Nilton Cesar, Vanusa, Luiz Ayrão, Silvinho, Núbia Lafayete, Trio Yrakitan, Paulo Diniz, Lana Bittencourt, Orlando Dias, José Ribeiro, Balthazar, Fernando Mendes, Odair José, Waleska, Leonardo Sullivan, Anísio Silva, Bartô Galeno, Genival Santos, Roberto Muller, Adilson Ramos, Adelino Nascimento, Ivanildo Sax de Ouro, Messias Paraguai, Claudia Barroso, Valdirene, Abílio Farias, Banda Labaredas e Alípio Martins.

Sábado, 9 de mArço de 2024
d omingo
9

10 d omingo Jornal de Fato

C AROLI ne Ve R í SSIMO

De uma beleza cujo avesso é o direito

Sábado, 9 de mArço de 2024

máRCIo DE LIma Dantas Professor, escritor e crítico literário

“Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.”

Coríntios 13:12

Caroline Veríssimo (Mossoró, 1997) é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Logo cedo, interessou-se pelo bordado livre e pela ilustração digital, vindo a aprender a bordar através de vídeos na Internet. Dessa maneira, direcionava seu trabalho para dois vetores: valorizando a arte do desenho e resgatando a mais conhecida forma de bordar: o bordado livre, usando a linha de meada de círculo.

Desde sempre conhecida nos bordados advindos da cultura popular. Mas é preciso remarcar que essa artista detém uma pronúncia original, pois o bordado tradicional foi o ponto de partida para que decalcasse sua gramática estética. A artista confessa que aprendeu a bordar buscando sites que ensinam a bordar, é bom lembrar que aqui há uma profusão de bordados, sugerindo tecidos, agulhas, linhas e estilos.

Com efeito, podemos categorizar sua obra em duas vertentes, cujas técnicas são bastantes distintas. A primeira são os bordados, com releituras intervenções da artista. Depois, temos um declive para onde escorrem desenhos resul-

tados do uso de um programa de computador: o Procreate no Ipad, fazendo uso do tablet e caneta.

Vejamos os bordados. Não há muito segredo, visto que a artista manuseia procedimentos de há muito empregados nos limites dos bastidores. Para além do que se encontra entre bordadeiras de pequenas cidades ou cooperativas, buscando fomentar e resgatar a arte do bordado, para não apenas engenhar um meio de vida, mas uma ocupação saudável, regada a conversas e opiniões de uma sobre o trabalho da outra.

Com efeito, há um trabalho da nossa artista cujo resultado pode ser aqui empregado como capaz de organizar uma metáfora resumidora do conjunto da sua obra. Falo de uma andorinha bordada com apenas duas cores e seus matizes. Aqui constatamos a habilidade de bor-

dar da autora. A simplicidade do desenho, coisa sempre difícil de se lograr êxito em arte, delineia o pássaro em seu voo, sobre um céu constelado de miúdas estrelas.

Talvez o fato de resguardar menos recursos em sua feitura seja justo o que torna a andorinha uma espécie de síntese do bordado como releitura contemporânea, na medida em que os procedimentos manuseados desde sempre no bordado são mantidos, o que faz a diferença são as intervenções por meio de acréscimos, como o uso de canutilhos ou contas coloridas.

Outra coisa, a maneira como a autora apresenta seus trabalhos por meio da fotografia, desde já parece fazer parte da obra. Muito interessante é que não abre mão da moldura dos bastidores, pondo o trabalho com um fundo que ressalta a beleza das suas obras. Não

Sábado, 9 de mArço de 2024 d omingo
de
11
Jornal
Fato

12 d omingo

há como não dizer isso, pois seus bordados são realçados, assim como se fossem integrantes dos desenhos, conseguidos por meios de cores ou discretas texturas. Contudo, o bordado no centro dos bastidores detém um valor em si, não por relação. Creio que essa maneira de fotografar um trabalho se deve ao fato de uma busca de evidenciar as cores empregadas no bordado. Com relação ao nosso segundo arranjo, logo que nos detemos sobre eles, é assaz curioso o fato de nos intrigarmos, visto deter um diferencial do que conhecíamos até então.

Com relação aos trabalhos da segunda arrumação, não são mais bordados, mas frutos do manuseio de um programa de computador, configurando uma série de obras deveras interessantes. Dois trabalhos retratam lugares de diversão da cidade: um bar e um cinema. A ausência de uma perspectiva mais ortodoxa, tão cara aos pintores acadêmicos, como se fosse uma obrigação, conduz o artista, - que não fazem uso dela, por exemplo, Paul Gauguin -, a se valer de outros meios, quando se trata do figurativo. Há que lembrar, também, Paul Cézanne, cuja ausência da perspectiva parecia ser de caráter deliberado, alcançando uma dicção estética de rara originalidade, para sempre.

Com efeito, o Bar da Saudade se define por uma fachada e um conjunto de cadeiras de plástico, no qual há apenas uma figura. Duas árvores parecem velar o que fora um dia, talvez, frequentado. Agora restando uma lembrança. Salta aos olhos a simetria bilateral, permitindo que se divida a tela em

duas partes iguais. A cor ocre vai se repetir nos outros três trabalhos. Como o ocre se opõe ao azul, e está relacionado à terra, ao que fomos acostumados a indigitar como realidade, eis que sucede nos quatro trabalhos a recorrência dessa cor.

Na verdade, quase que desponta uma monocromia, só não o é por conta das outras poucas cores da paleta predileta da autora. A parte da tela que compete ao céu encontra-se no firmamento um azul límpido, contrastando e fundando uma harmonia com a cor ocre. O azul é a cor da imaginação, do oposto ao real concreto, por oposição aos tons em terracota. Aqui ocorre

Jornal de Fato

a boda entre céu e terra. Em núpcias de uma possibilidade que nos conduz a, mesmo que seja difícil, operarmos tentativas de fundir essas duas partes em uma unidade que nos conduza a compreender o humano e sua condição plena de obstáculos. Contudo, nada é impossível, considerando que o que nos aparece como inimigo também é nosso aliado, pois nos ensina a arte da paciência.

Por fim, não há como discorrer acerca de dois trabalhos extremamente interessantes. A tomada vista de cima de um banheiro bastante comum, não há a visão da totalidade, apenas ressalta o box e os azulejos que revestem em cor ocre. Não há motivo algum de demandar o motivo pelo qual a figura humana não se encontra no recinto. Faz-se necessário contemplar parte de um banheiro com seu desenho e os azulejos de cor ocre. Não é um banheiro, mas uma obra de arte.

O outro trabalho é um terraço com quatro cadeiras de plástico, as mais modestas, visto que se tivessem mais valia seriam de madeira ou outro material. Sobre cada cadeira um gato dorme. A cor ocre assoma com grande intensidade. Os ladrilhos do piso e o fundo do lugar são de cor ocre, sendo que há uma retomada do que fora outrora matéria de valor, esquecendo o cimento queimado das famílias mais humildes. Era encontrado nas igrejas, com geometrias de rara beleza, alagando o sentido da visão de um puro prazer de colocar os pés e desatar o enlinhado sentido da visão comum.

Há um forte pendor para o adorno, mesmo que seja com parcimônia. O que interessas é preencher

Sábado, 9 de mArço de 2024

o enquadramento através de múltiplos elementos. No caso do piso, há ladrilhos (mosaico), como os de antigamente, imprimindo beleza a ausência da figura humana. As paisagens ou cenas internas são revestidas de um silêncio sobrepujando o que se contempla.

Caroline Veríssimo resgata uma técnica de adorno conhecida e apreciada desde sempre. Consabido é a valia do bordado em diversas culturas. Quando se desejava imprimir a uma peça de tecido a elegância, a excelência e a delicadeza, bastava ataviar com bordados, seja qual fosse o tipo de riscado. Não precisa ir muito longe, haja vista o uso nas roupas femininas ou vincular ao sagrado, adornando as alfaias da Igreja Católica e os vasos manuseados na liturgia: toalhas de altares ou mesmo as pequenas coberturas do sacrário, do cálix, da âmbula, do ostensório. é interessante observar que a escolha de bordados remete ao que podemos evocar como um conteúdo que torna todos os elementos mais valorizados, franqueando às sendas que dizem respeito ao sagrado.

Em suma, o bordado reveste toda e qualquer indumentária com uma aura de beleza e simplicidade, chamando atenção para uma tradição que outorga às peças o que é digno de recobrir os vasos sagrados ou cobrir os altares. Quase sempre se selecionava as melhores bordadeiras para fazer esse trabalho. Não nos custa ainda lembrar o primor dos bordados que se faziam nos pálios, véus de ombro, para serem usados na procissão de Corpus Christi.

Acontece que a artista aqui tratada procede a toda uma sorte de re-

leituras do bordado, tanto semântica quanto na intervenção de bordar com canutilhos ou pequenas contas, fazendo valer as cores e texturas.

Contudo, permanece o que se encontra desde muito concernente à arte do bordado: tecido, agulha

e linha. O mais diz respeito à criatividade de quem busca resgatar uma forma de arte quase sempre associada ao silêncio e à concentração, pois que bordar, antes de qualquer coisa, ocupa a mente, afastando determinadas espécies de pensamentos, deixando-se estar junto a si, contemplando o que se é, em uma incondicional quietude, lançando para bem longe o que atribula nossa alma, revestindo de paciência o que o destino outorga de bulir com nossos nervos, transformando em enfermidades aquilo que é da natureza da alma, mas há de lembrar que alma e corpo não estão dissociados.

O ato de bordar também serve para engendrar um outro panorama, e que seja para si ou para outrem. Nos limites circulares dos bastidores, o artista imprime uma outra gramática, distinta da realidade. Antes de qualquer coisa, há o domínio de um desenho, assim como se fosse uma pessoa com uma rotina previamente determinada, sabendo de antemão o que virá acontecer: manhã, tarde e noite. Eis que o Tempo borda com suas linhas algo bastante interessante, quer dizer, muitas meadas de linhas, com atenta preocupação de nunca esquecer se o avesso e o direito estão alinhados em um concubinato gratificante para quem lavra no tecido, não importando se isso ou aquilo difere do que conhecemos como o mundo que nos rodeia.

Para não dizerem que fui omisso em se tratando de bordado, digo o seguinte: quando for comprar uma peça bordada, olhe primeiro o avesso, se estiver igual ao direito, então o trabalho é bom.

Sábado, 9 de mArço de 2024 d omingo
13
Jornal de Fato

14

A RTI g O D e O PI n I ãO

Quando eu entender o Amor.

A RTUR lEITE

Expositor Espírita prea838998@gmail.com

“Deus é Amor: aquele que permanece no Amor permanece em Deus...”

1ª Epístola de João; 4, 16

Amitologia Grega, ainda sobre a sombra do Politeísmo, defendia a existência de vários deuses, entre os quais

Eros, o deus grego do amor e do desejo. Na mitologia romana, era conhecido como Cupido.

Na contemporaneidade, talvez baseado na mitologia, ainda, há quem defenda o fragmentar do amor, mas se Deus é Amor, o Amor também é uno.

Mesmo em nossa miopia diante dos atributos da Divindade; reconhecemos que Deus é : onipotente, onipresente, onisciente; soberanamente bom e justo...

Vejo o Amor como a carta magna da Divindade a qual rege o Universo. E, para sermos amparados por essa Lei; precisamos observar seus Mandamentos. Quais sejam: Caridade, Fraternidade, Indulgência, Benevolência, Perdão etc.

Na observância de seus mandamentos, seremos livres; no ato de transgredir, seremos aprisionados de nós mesmos.

Eis algumas das infrações à Lei do Amor que estão em nós que precisamos vencer: orgulho, egoísmo, avareza, ciúmes; apego desacerbado ao materialismo...

Como Poeta, mostro minha incom-

preensão do Amor:

Se um dia eu entender o Amor.

O Amor é um sujeito difícil de se entender; está sempre à nossa frente e nós insistimos em não ver. Usamos de toda forma, pensando que amamos, mas basta uma pequena falha e já o desprezamos.

Procuro o Amor por toda parte. Mas Jesus o deixou comigo e disse; dele nunca se aparte!

Fiz ouvido de mercador, pratico todo tipo de sentimentos, mas esqueço do Amor.

Digo que ser feliz é se divertir! Sou egoísta e orgulhoso, esqueço-me de o pão com meu irmão dividir.

Quando a dor vem me visitar, me alerta e grita! Comece a Amar e logo você se curará.

Penso, reflito que foi que fiz para hoje não ser feliz.

A malvada da dor maltrata o meu

ser; imploro aos céus misericórdia para meu sofrer.

Faço prece, oro e suplico de noite e de dia, Jesus, tire-me dessa agonia.

Ele manda-me um irmão a me visitar, esse chega, olha-me a mendigar.

Senhor, peço misericórdia e mandame aperreio, como posso melhorar?

Quando tive fome, senti cede e frio você não me acudiu.

Desprezando meu irmão, sofre agora toda nação.

Suplico: mostre-me um remédio, por favor!

Ele está em vós, chama-se Amor. Ame! e tudo vencerá: a dor, orgulho, o egoísmo...

Todo sentimento sem sentido, e as mãos de Deus te acolherá.

(Artur Leite).

Quando o Homem entender o Amor, entenderá a Deus, ao Próximo e a si mesmo.

Sábado, 9 de mArço de 2024
d omingo Jornal de Fato

Jornal de Fato

SAlADA de berinjela

A salada de berinjela é uma opção saborosa e saudável para os amantes da culinária mediterrânea. Com um toque leve e refrescante, essa receita oferece uma combinação única de texturas e sabores que encantam o paladar.

O primeiro passo para preparar essa salada é cortar as berinjelas em cubinhos e deixá-las de molho em água com sal, um processo que ajuda a eliminar o sabor amargo característico desse vegetal. Depois de cozidas até ficarem macias, as berinjelas são combinadas com uma variedade de ingredientes frescos. O refogado de alho, cebola e pimentões, delicadamente dourados no azeite, traz uma profundidade de sabores à salada. Os tomates, adiciona-

15 d omingo

dos posteriormente, oferecem uma textura suculenta e um toque de acidez ao prato. O aroma do orégano seco complementa os sabores, enquanto o limão acrescenta um toque cítrico que realça toda a composição.

Depois de misturar todos os ingredientes, a salada é temperada com sal, pimenta-do-reino e um toque de shoyu ou molho inglês, criando um equilíbrio perfeito entre os sabores. O tempo de descanso na geladeira permite que os ingredientes se unam, resultando em uma salada de berinjela deliciosamente refrescante, perfeita para servir como entrada ou acompanhamento em qualquer refeição. Sirva com pães ou aproveite como um prato versátil e saboroso para diversas ocasiões.

IngrEdIEntEs (8 porções)

2 berinjelas grandes cortadas em cubinhos

1 dente alho fatiado fino

1 cebola cortada em rodelas

4 tomates pequenos em rodelas

1 colher de sopa de orégano

2 pimentões médios cortados em cubos

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de shoyu ou molho inglês

1/2 limão

Sal pimenta do reino a gosto

m odo d E p r E paro (40min)

1 Corte as berinjelas em cubinhos e deixe de molho na água com sal por no mínimo 30 minutos para tirar o sabor amargo.

2 Após isso, cozinhe as berinjelas até estarem bem macias.

3 Doure no azeite, o alho, a cebola e os pimentões, desligue o fogo e acrescente os tomates, misturando muito bem.

4 Jogue esses ingredientes já prontos na berinjela cozida e escorrida e misture tudo.

5 esprema o limão, coloque o sal, a pimenta do reino, o orégano e o shoyu.

6 Leve à geladeira por no mínimo 4 horas e sirva com pães ou mesmo durante as refeições.

Fonte: Por TudoGostoso

Sábado,

9 de mArço de 2024

Televisão

TTalento eterno

>> Aos 85 anos, Arlete Salles estrela a trama de “Família é Tudo” com papel duplo

Jornal de Fato • sábado, 9 de març o de 2024 @jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

2 Televisão

Mundo inédito Seriais por Geraldo Bessa

Destaques das séries e conteúdo “on demand”

Expansão

francesa

Jornal de Fato

> A superprodução "Napoleão" estreia no Apple TV+. O longa mostra as origens e a implacável jornada do imperador Napoleão Bonaparte, com ênfase nas visionárias políticas e táticas militares que o fizeram uma figura tão singular de seu tempo. Tudo isso é visto através de seu volátil relacionamento com Josephine, sua esposa e único amor da vida. O longa é estrelado pelo premiado Joaquin Phoenix e ainda conta com Vanessa Kirby, Ben Miles e Ludivine Sagnier no elenco. O roteiro ficou a cargo do norte-americano David Scarpa. Já a direção do longa é de responsabilidade do britânico Ridley Scott.

Fome de tudo (Netflix, seg, dia 11)

Phil rosenthal, fervoroso entusiasta da comida e explorador insaciável, está de volta para uma sétima temporada da sua série documental de sucesso na Netflix "Phil's Culinary Tribulations". e sta nova temporada, repleta de descobertas, convida os espectadores a seguirem Phil numa aventura culinária sem precedentes em volta do mundo. d e b ombaim a Washington, passando por Quioto, Islândia, d ubai, a "verdadeira" o rlando, Taipé e, finalmente, e scócia, cada episódio é um convite à descoberta dos sabores únicos e das tradições culinárias de cada destino. Com oito novos episódios, Phil rosenthal continua a criar ligações profundas através da linguagem universal da comida.

Ação total (Prime, ter, dia 12)

sucesso do cinema, "super mario bros. - o Filme" chega ao catálogo do amazon Prime Video. baseado na famosa franquia de jogos mario bros., da Nintendo, a trama acompanha um encanador que, junto de seu irmão, partem juntos em uma jornada para salvar o reino da Princesa Peach. a animação tem direção de aaron Horvath e michael Jelenic, roteiro de matthew Fogel e elenco original de vozes com Chris Pratt, anya Taylor-Joy e Jack black. o longa-metragem teve distribuição internacional pela Universal Pictures, enquanto a animação ficou por conta da Illumination mac Guff.

Doce de viver (Max, qua, dia 13) o filme "Wonka" já está disponível no catálogo da m ax. e strelado por Timothée Chalamet e dirigido por Paul King, o longa é um musical que revive o passado de Willy Wonka, protagonista de "a Fantástica Fábrica de Chocolate", sendo um prequel para o clássico de sucesso. No longa, Wonka revive o passado de Willy Wonka. d esde sempre, o inventor foi excêntrico e despertou a curiosidade de todos que encontrava. m as, obstinado a mudar o mundo, Wonka decide vender "o melhor chocolate do universo" e torná-lo acessível para todos.

Amor real (Netflix, qui, dia 14) a Netflix estreia a terceira temporada de "Young royals". a temporada será a última da série, que acompanha a paixão dos jovens Wilhem

sábado, 9 de març o de 2024

( e dvin r yding) e s imon ( o mar r udberg), um deles, príncipe da família real, e o outro, um jovem sem dinheiro que estuda na mesma escola de Wilhem graças a uma bolsa integral. o seriado "teen" sueco foi lançado originalmente em julho de 2021 no catálogo, tornando-se uma das produções mais populares do serviço. a direção do projeto é comandada por rojda s ekersöz e e rika Calmeyer. a segunda temporada está disponível na Netflix desde novembro de 2022.

Poderes e problemas (Prime, sex, dia 15)

a segunda temporada de "Invencível" foi um dos destaques do Prime Video em 2023. No entanto, após quatro episódios, o seriado entrou em hiato novamente. a boa notícia é que, agora, finalmente os próximos capítulos chegam ao serviço. a trama de Invencível segue m ark Grayson, um adolescente comum que descobre que seu pai, Nolan Grayson (também conhecido como o mni- m an), é na verdade um extraterrestre poderoso e renomado super-herói. Com a revelação de que ele também possui superpoderes, m ark decide seguir os passos de seu pai e se torna o herói Invencível. No entanto, à medida que a história se desenrola, segredos sombrios vêm à tona, e m ark enfrenta desafios épicos que questionam sua compreensão de heroísmo e moralidade.

principal / Aos 85 anos, Arlete

Salles estrela a trama de “Família é Tudo” com papel duplo

Talento eterno

Arotina extenuante da televisão pode exigir uma redução do ritmo ao longo dos anos. Com mais de cinco décadas na tevê e ostentando mais de 40 novelas no currículo, Arlete Salles está na contramão dessa tendência, com um aumento significativo na carga de trabalho como protagonista e antagonista de “Família é Tudo”, novíssima novela das 19 horas. Além de estrelar o enredo de Daniel Ortiz, a atriz de 85 anos vive, pela primeira vez, gêmeas na ficção. “Adoro o ofício em qualquer espaço que seja. Tivemos uma estreia bacana, trazendo esperança e coisas novas. Espero chegar ao fim desse projeto feliz como estou hoje”, valoriza.

Na novela, Arlete interpreta Frida e Catarina, duas gêmeas de personalidades completamente opostas. Animada, maternal e excêntrica, Frida Mancini é a avó que muita gente gostaria de ter. Dona da gravadora Mancini Music, ela se casou cedo e trabalhou com o marido para erguer a empresa da família. Carismática e

com espírito jovem, ela sonha em reunir os cinco netos novamente. Já a gêmea Catarina, ao contrário da irmã, é uma mulher frustrada e invejosa. Amarga, vive às custas da irmã rica e não se conforma que seu único filho, Hans, de Raphael Logam, não seja o sucessor na gravadora, já que é ele quem comanda a empresa. Por conta do testamento de Frida, que obriga os cinco netos a viverem juntos por um ano, Catarina e Hans farão de tudo para que os netos não se unam. “Não cheguei a ver ‘Mulheres de Areia’, mas a Ruth e a Raquel estavam desenhadas entre o bem e o mal. Essas duas irmãs também. Uma é cheia de amor e vida. A outra é só inveja e mágoa”, compara.

P – Mesmo com os avanços dos últimos anos, a televisão ainda é um ambiente bastante etarista. Qual é a sensação de protagonizar uma novela e viver gêmeas aos 85 anos e com mais cinco décadas de carreira?

R – Foi muito estimulante. Poder viver duas personagens é algo muito estimulan-

te. “Família é Tudo” é um trabalho renovador. É muito bom ver seu trabalho ser reconhecido. Espero que isso inspire outros autores e convoquem outras atrizes da minha idade para trabalharem. Eu, por enquanto, não penso em aposentadoria. Mas, quando chegar a hora, vou saber.

P – Na história, você vive as irmãs gêmeas Frida e Catarina. Como tem sido a rotina de encarar duas personagens diante do vídeo?

R – É a primeira vez que vivo essa experiência de contracenar comigo mesma. Lembro da Gloria Pires (em “Mulheres de Areia”), que mereceu todos os nossos aplausos e merece sempre, porque é bem cansativo. E olha que isso acontece só nos primeiros capítulos, já que a Frida logo desaparece. Mas um dia de gravação, por exemplo, é bastante extenuante.

P – O que torna o processo cansativo?

R – Contracenar comigo mesma é dificílimo. São muitas mudanças em um único dia de gravação. Tem de mudar cabelo, roupa, maquiagem... É uma correria. Então, você precisa incorporar outra personagem, né? A Catarina anda de um jeito, coloca as mãos assim... Os sentimentos da Frida são de outra forma. É trabalhoso, mas aí é que está o grande barato da profissão.

P – E como foi seu processo de construção para diferenciar as personagens?

R – As duas são muito bacanas, né? A Frida é mais compatível com meu temperamento. Ela é a que dá uma sumidinha (risos). A Frida é alegre, feliz e solar. A Catarina é muito boa para mim como intérprete. Mas não me identifico com ela em nenhum aspecto.

sábado, 9 de març o de 2024 3 Televisão Jornal de Fato

close / Em “Matches”, Fernanda de Freitas celebra retorno à comédia

Boas risadas

Adramaturgia é uma porta de entrada para diversos universos. Fernanda de Freitas, que pode ser vista na série “Matches”, encontrou um mundo completamente novo ao viver a romântica Lara na produção do Warner Channel. A novíssima sitcom conta a história de um grupo de amigos que, sem sorte no amor, decide se aventurar em um aplicativo de relacionamentos. Engatando relacionamentos há mais 10 anos, a atriz nunca teve a chance de desbravar o ambiente de namoro online fora da ficção. “É uma nova forma de se relacionar, né? Mas não faço ideia de como funciona. Nunca entrei. Eu, no entanto, conheço pessoas que se conheceram por aplicativo, casaram, tiveram filhos e estão juntos há quase 10 anos”, explica a atriz, que confessa preferir a maneira antiga de se relacionar. “Gosto de sentar num boteco, paquerar, tomar um vinho e conversar para ver se é legal”, completa.

Criada por Carolina Castro e Marcelo Andrade com direção de Anita Barbosa e Manuh Fontes, “Matches” está em sua segunda temporada. Com elenco total -

mente renovado e novos enredos, a produção é estrelada por Fernanda e Raphael Logam (o Hans de “Família é Tudo”), que vive Benjamin. Ele está recémdivorciado e vai visitar o amigo Escovão, papel de George Sauma, no Rio de Janeiro, mas fica na cidade por mais tempo depois de conseguir um emprego como chef no restaurante do amigo. Escovão ajuda Benjamin a criar um perfil no aplicativo Matches e, enquanto ainda está aprendendo sobre essa nova aventura, ele logo dá match com Lara. “Foi uma delícia de trabalho. Foi meu primeiro projeto no audiovisual após a pandemia. Então, foi um alívio voltar a gravar sem regras ou protocolos. ‘Um Lugar ao Sol’ (novela da Globo) foi uma batalha. Eu vivia uma mãe e não podia abraçar o meu filho. Tinha todo um ambiente pesado do momento que vivíamos”, relembra.

A série “Matches” não foi o único encontro dramatúrgico de Fernanda e Raphael nos últimos meses. Os dois também contracenaram juntos na série “Capoeiras”, original Star+, que ainda não tem data de estreia prevista. Totalmente

gravada, a produção dramática foi criada por Tomás Portella. “Faço a dona de uma boate em Copacabana e sou casada com um contraventor. Ele é meio envolvido em lutas clandestinas. Quando o personagem do Raphael chega, os dois começam a ter um caso. Foi muito bom encontrar o Raphael em enredos tão diferentes”, afirma.

Aos 44 anos, Fernanda acumula uma trajetória frutífera na televisão com va -

riados projetos. A passagem pela série “Tapas e Beijos”, que ficou no ar entre 2011 e 2015, ainda reverbera entre o grande público. “Sempre que entro no Globoplay ‘Tapas e Beijos’ é uma das três séries mais vistas. Ano que vem vai fazer 10 anos que acabou. Mas até hoje me perguntam se não vai voltar ou se não terá algum filme da série. É um tipo de sucesso que acontece apenas uma ou duas vezes na vida”, valoriza.

sábado, 9 de març o de 2024 4 Televisão Jornal de Fato

ponto de vista / “As Five” não se encerra de maneira conclusiva e deixa vários ganchos para novas temporadas

Fios soltos

Quem acompanha séries ao longo de temporadas sabe: despedidas normalmente pedem uma conclusão para a trama. Pois bem, decididamente não foi isso que trouxe os episódios derradeiros de “As Five”, spin-off de “Malhação – Viva a Diferença”. Depois de duas levas de capítulos, em que as protagonistas se reuniam e enfrentavam os dilemas da vida adulta, o projeto se mostrou bem-sucedido e inclusive abriu espaço para que rodassem a despedida. Só que esse tchau não tem a menor cara de conclusão da história nesta segunda temporada, disponibilizada no Globoplay desde o último dia

1º de março. Ao contrário: o que fica é a curiosidade sobre como cada uma das cinco mulheres vai levar a vida agora, quando a independência parece ter se tornado, de fato, uma realidade. Inclusive entre elas.

Sem dar spoilers, “As Five” se propôs a mostrar a rotina adulta daquelas cinco adolescentes que se juntaram no seriado juvenil da Globo. Mas, verdade seja dita: em inúmeras situações, elas seguiram se comportando como adolescentes no spin-off. E nem se trata de um prejuízo para a trama, porque é fato que muitos jovens têm dificuldades para passar por essa transformação, que acontece entre o fim

da adolescência e o início de uma vida adulta. Ali, na verdade, a que mais era obrigada a se deparar com as responsabilidades de uma mulher era Keyla, vivida por Gabriela Medvedovski, até pelo fato de já ser mãe de Tonico, papel de Matheus Dias. Nesta reta final, a situação não é tão diferente: Keyla segue sendo a que foge menos de assumir os compromissos de uma vida adulta.

Na primeira sequência da terceira temporada de “As Five”, tudo parece caminhar para um foco grande na vida profissional das jovens. Nada disso. Os oito episódios desta despedida são mesmo sobre o amor – inclusive o que existe entre elas – e, prin-

cipalmente, sobre o quanto não importa a idade que se tem, sempre há tempo para fazer mais cagadas. Mas há também novas camadas bem densas que dão outro tom a algumas interpretações. Ana Hikari, por exemplo, encara uma Tina que começa a ter consciência de que seus exageros – principalmente com o álcool – precisam, de fato, serem revistos. E isso dá à atriz a possibilidade de mostrar uma profundidade em seu trabalho que até então, mesmo com a morte da mãe e a movimentação já caminhando para a reabilitação de Tina na temporada passada, não chegava a ser atingida. Pelo menos não nessa intensidade.

Vale mencionar que todas as protagonistas, sem exceção, fazem um trabalho incrível em “As Five”. Além de Ana e Gabriela, dividem esse espaço Manoela Aliperti, a mimada e impulsiva Lica; Daphne Bozaski, a inquieta e doce Benê; e Heslaine Vieira, na pele da dedicada e estudiosa Ellen. De maneira geral, as cinco amigas têm seus conflitos explorados ali. Keyla deixa um pouco de lado as investidas na música para se firmar como comerciante e produtora de sucesso, tentando ajudar Tina a não ter recaídas depois do período de reabilitação que, no começo da temporada passada, chegou a ser mantido em segredo.

sábado, 9 de març o de 2024 5 Televisão Jornal de Fato

6 Televisão

resumo das novelas

>> Elas por Elas

Globo –18h15

s egunda – Jonas implora por socorro. renée repreende o comportamento de e du. roberto orienta Cris e Júlia a se defenderem da acusação de Ísis. Taís se irrita com Pedro por ter tentado impedir a investigação de rico. sérgio questiona Helena sobre o sumiço de Jonas. Lara promete ajudar Cris, caso a filha conte a verdade sobre o caso das fake news. Vilma depõe sobre a relação com roberto e átila. Ísis confronta Cris na frente de Giovanni, s érgio e m arcos. Giovanni exige que Cris confirme as acusações de Ísis.

Jornal de Fato

sábado, 9 de març o de 2024

Terça – Giovanni afirma que Cris não sabe o que é amor e pergunta se Helena a ajudou em suas falcatruas. Lígia nota que Helena possui dois celulares. Giovanni procura Ísis, que aproveita a chegada de marcos para despistar o rapaz. Helena aconselha Cris a como reconquistar Giovanni. márcia visita Wagner. m ário e Natália conversam e descobrem que bruno era envolvido com contrabando. Pedro tem uma crise de ciúmes de Taís.

>> Família É Tudo

Globo –19h15

segunda – Vênus questiona o advogado sobre a missão imposta por Frida para ela e seus irmãos. Tom se incomoda com o tratamento de Paulina. m ila implica com Lupita, e Guto fica contrariado. Júpiter acusa Hans e Catarina de terem falsificado o testamento da avó. Luca pensa em retirar a medida cautelar contra electra. mila se assusta com o comportamento de Hans ao questioná-lo sobre a morte de Frida e seu testamento. Paulina e brenda confabulam contra Vênus. Tom vê mathias com Gina. Leda convida Flávia e Carla para a missa de Frida. Lulu e Nanda se estranham na igreja. Tom revela para Vênus a traição de mathias.

Terça – Vênus não acredita na denúncia de Tom contra mathias. Júpiter se encanta com elisa. mathias tenta convencer Vênus de sua inocência. Luca vai à missa de Frida e reencontra electra. Flávia e Carla chegam à igreja e descobrem traição de Júpiter. Plutão e electra pensam em aceitar a missão deixada por Frida. Gina alerta m athias que Vênus será investigada no caso de desvio de dinheiro praticado por ele. brenda garante a Paulina que fará tudo para que ela fique com Tom. Vênus é presa.

Quarta – Taís repreende o marido. Jonas cede aos pedidos de Helena, depois que ela ameaça adriana. Ísis conta para adriana que Giovanni pediu perdão. adriana recebe a mensagem grava da por Jonas sob o comando de Helena e marlene desconfia. Vic engana m árcia para viajar sozinha com Nando. mário sugere que Érica converse com renée sobre rico. Natália conversa com Lígia sobre Carol. Ulisses revela a Carol que conseguiu uma vaga para ela em um laboratório no Canadá. Jonas tenta escapar do cativeiro.

Quarta – Vênus é levada para a delegacia. thias e Gina fogem. Paulina se insinua para Tom. Leda e marieta se divertem com o vídeo de Júpiter apanhando de suas noivas na igreja. Tom descobre que m athias foi para o aeroporto. Vênus tenta explicar na delegacia. Jéssica se irrita ao saber Luca foi à missa de Frida. Tom agride m athias aeroporto e acaba contido por policiais. Hans con ta para mila que sabia do golpe de mathias. Tom preso por desacatar o delegado.

>> Renascer Globo –21h15

segunda – ritinha conta a José Inocêncio que damião desapareceu. eliana propõe uma aliança a eriberto contra Venâncio. egídio repreende Tião Galinha. damião mata o intermediário, sem saber quem foi o mandante do atentado contra José Inocêncio. Norberto alerta José Inocêncio para o perigo de uma nova tocaia. bento pensa em acessar um crédito agrícola em nome de João Pedro. d amião volta para casa, e José Inocêncio exige que o empregado lhe conte por que se ausentou do serviço. José Inocêncio é questionado sobre a morte do intermediário e declara guerra a egídio.

Terça – Padre s anto se sente culpado por ter falado com José Inocêncio sobre a desconfiança de egídio. deocleciano comenta sobre sua desconfiança de que foi egídio quem mandou matar José Inocêncio. d epois de uma conversa com Pastor Lívio, Inácia decide dedicar sua vida aos orixás. José Inocêncio decide que damião será seu braço direito. Inácia avisa a damião que uma porta abriu em seu destino por ele não ter matado José Inocêncio. eliana desconfia da gravidez de buba. Joana reclama com Tião sobre a galinha, que ele carrega pra todos os lados e insiste em mantê-la dentro de casa.

Quarta – egídio se incomoda com a presença da filha, e discute com dona Patroa. dona Patroa repreende s andra por ter trancado a faculdade. eriberto encontra Neno e Pitoco, e diz que está procura de du. João Pedro, que está na estrada com o carro, ajuda s andra, que está com dificuldades de domar o cavalo. os dois se conhecem, mas João Pedro se afasta assim que sandra conta que é filha de egídio. deocleciano deixa a entender a damião que alguém pode vir atrás dele por conta da morte do intermediário. José Inocêncio hesita diante ideia de m ariana de abrir uma escola para adul tos.

>> A Infância de Romeu e JulietaSBT –20h30

s egunda – Na festa surpresa de alex, m auro identifica a mulher loira misteriosa como Laura, sua mulher dada como morta. Fausto reúne Hélio, Clara e Leandro para falar sobre o mundo da Imaginação e que retirou os livros de shakespeare de lá, só que agora ninguém conhece o clássico autor. Laura abraça mauro, mas ele quer explicações sobre o paradeiro dela em todos esses anos. Laura diz que bateu a cabeça e ficou sem memória. Leandro fala para Pórcia que Fausto precisa de tratamento psicológico. Clara e Hélio comentam sobre o Fausto e Hélio acha que Fausto está ficando maluco.

Terça – alex conta para Lívia sobre a mãe e expressa que está muito confuso com a situação, diferente de Ian, que está contagiado pelo retorno dela. Fausto pede a ajuda de d imitri, e llen, Ian e Nath para recuperar os livros de s hakespeare e devolver ao mundo da Imaginação. mauro fala para m ariana que ela o faz feliz e que o retorno de Laura não vai atrapalhar o namoro dos dois. Vitor cobra de Glaucia o apartamento prometido. Laura relembra mauro que eles ainda são casados. mauro apresenta mariana como namorada a Laura, que pergunta se ele ainda a ama.

Quarta – dimitri, ellen, Ian e Nath vão atrás livros de shakespeare. Lado Vila e Lado Torre resol vem selar um acordo de paz, mas Téo e Karen gostam da ideia. Telma e d aniel se beijam. Telma fala para d aniel superar m ariana. Laura encontra alex na praça e o convida para tomar sorvete. a diz que precisa encontrar Lívia. e mpática, Clara pede a Hélio que se aproxime de Fausto. em con versa com m auro, m ariana sugere dar um tempo no namoro para ele se resolver com Laura, já eles ainda são casados.

cede ameaça lhe gravaarlene sozinha com sobre uma Jonas

sábado, 9 de març o de 2024 7 Televisão Jornal de Fato

Quinta – Jonas consegue pegar a chave da porta com Fagundes, mas Helena interrompe sua fuga. Cris consegue convencer Giovanni a se casar com ela. m arlene aconselha adriana a desconfiar do vídeo que Jonas enviou. Natália exige saber por que Pedro esconde informações dela. Taís se desentende com Pedro e volta para a casa de raquel e e vilásio. m ário deduz que Petrúcio Jardim é o pai de roberto. márcia e renée discutem por conta de Vic. Carlinhos apoia a ida de Carol para o Canadá. Túlio avisa a marcos que míriam desapareceu.

sexta – marcos decide ir até a pensão onde míriam estava hospedada. mário, Yeda, aramis e Lara confabulam sobre roberto e Petrúcio. renée alerta márcia sobre a mentira de Vic. Jonas se insinua para Helena, a fim de escapar do cativeiro. marcos e Natália analisam o conteúdo do celular de míriam. Carlinhos comenta com Ísis que acredita que Cris esteja mentindo para Giovanni. sérgio pede ajuda a Ísis para impedir o casamento de Giovanni e Cris. maninha vê Cris beijar marcos. Jonas seduz Helena. Natália procura Carol.

sábado – Como um plano para escapar, Jonas tenta convencer Helena de que deseja reatar o relacionamento. renée e márcia confrontam Vic, que desabafa sobre a situação com as duas mães. Lara confessa a m ário sua preocupação com as atitudes de Cris. maninha revela a Ísis que viu Cris e marcos juntos. Começa a cerimônia de casamento de Cris e Giovanni, que flagra a namorada com marcos. Ísis chega para desmascarar Cris. Giovanni expulsa Cris de casa.

maTom. Júpiter descobre tenta se que athias no conTom é

Quinta – Tom é levado para a cela e Vênus ouve sua voz. Catarina paga a fiança de Vênus. Paulina diz a Vênus que Tom está casado com ela. Plutão não deixa murilo contar para electra sobre Jéssica e Luca. Lupita revela a mila sua paixão por Júpiter. elisa confirma a veracidade do testamento de Frida. Vênus descobre a dívida que m athias fez em seu nome com os bancos. mila incentiva Lupita a se insinuar para Júpiter. Lupita vê Júpiter e e lisa aos beijos. Tom descobre que Paulina mentiu para Vênus. e lectra e Plutão convocam uma reunião com os irmãos para ajudar Vênus.

s exta – Vênus, Júpiter, e lectra, andrômeda e Plutão decidem aceitar a missão deixada por Frida. Paulina tem um surto e é agressiva com Pudim e Laurinha. Tom tira satisfações com Paulina sobre a mentira contada para Vênus. mila demite Lupita, e Guto a consola. elisa pede para viajar com Júpiter. Hans e Catarina se surpreendem com a decisão dos netos de Frida. Tom se declara para Vênus.

presença Patroa faculdade. está à com dificuldades João filha amião morte diante da adul -

Quinta – Lu repreende Zinha por debochar de João Pedro, que pegou livros para ler com a professora. Joana confessa a egídio que sente medo do patrão. José augusto comunica ao pai que se separou, e que permanecerá na fazenda. Inácia fica confusa, e se comporta como se estivesse no passado. Teca flagra Pitoco e Neno tentando abrir o apartamento de buba. deocleciano conta a morena que, durante a confusão repentina de Inácia, a funcionária mencionou que José Inocêncio queria afogar João Pedro. Teca conta para Pitoco e Neno que buba ficará com seu filho. maria santa aparece para Inácia em uma visão.

s exta – m aria s anta demonstra preocupação com os filhos para Inácia. Inácia confunde mariana com maria santa. João Pedro alerta José augusto para o perigo que corre ao ficar perto de r itinha. egídio revela a Joaninha que a deseja. augusto fica impressionado com o trabalho de João Pedro e sua equipe. José augusto se interessa por Lu. sandra deixa m ariana enciumada ao ver a filha de egídio conversando com José Inocêncio. José augusto comenta com João Pedro que Lu pode estar interessada nele. Norberto atira acidentalmente em direção a João Pedro e José augusto.

sábado – Vênus fica impactada com a declaração de Tom. Paulina implora que brenda arme novamente contra Tom e Vênus. Catarina pede para andrômeda e Júpiter devolverem os bens que estão no nome de Frida. Chantal tenta consolar Lupita. Tom afirma a ramón que convencerá Vênus de que não a traiu. Nanda sugere que electra procure Jéssica. Catarina leva Vênus, Júpiter, andrômeda e Plutão para o casarão de Frida. electra vê Luca pedir Jéssica em casamento na festa de aniversário da ex-melhor amiga. Júpiter e andrômeda ficam em choque ao ver o casarão em que terão que morar com os irmãos.

sábado – Norberto fica aliviado por não ter acertado em João Pedro e José augusto, e questiona o que os irmãos fazem na casa que era de Jacutinga. egídio avisa a Tião Galinha que dona Patroa pediu para levar Joaninha para ajudá-la no serviço de casa. Venâncio não aceita a proposta de divórcio de eliana, e buba percebe que ele está com ciúmes da ex com e riberto. Norberto pede a Inácia para consultar Ifá, um oráculo africano. sandra discute com egídio. Inácia diz a José augusto que ele acertou em voltar para a fazenda, e que deve cumprir sua missão de fazer o bem. Norberto sofre de saudades de Jacutinga.

dos resolnão Telma encontra alex Clara contempo que

Quinta – Laura quer sair com Ian, mas o garoto diz que mauro não quer que ele fique sozinho com a mãe. romeu fala para bernardo que sabe que ele e Vera estão dormindo em quartos separados e afirma que o pai está saindo muito com Téo. b ernardo marca um encontro com romeu e Téo juntos. Laura fica brava com mauro por proibi-la de ver os filhos. mauro diz que não reconhece Laura como a mesma pessoa. dimitri, ellen, Ian e Nath propõem que romeu e Julieta se encontrem no m undo da Imaginação, já que são proibidos pelas famílias de se verem na vida real.

s exta – Vera encontra b ernardo com Téo na sorveteria. Téo pergunta a b ernardo se a família monteiro não o aceitou. Laura se encontra com os filhos na residência de mauro. Vera fala para bernardo que ele está dando muita atenção para Téo e esqueceu de romeu. alex e Ian perguntam para mauro e Laura se eles vão continuar juntos. daniel comenta com Telma que não quer viver mais na sombra de m ariana e que quer ser feliz com ela. Vitor fica cara a cara com Leandro monteiro e diz que tem uma coisa para falar.

cinco perguntas / Fernando Pavão exalta autonomia artística na pele do interesseiro Mathias de “Família é Tudo”

Lobo bobo

Fernando Pavão foi um dos principais nomes da Record durante 15 anos. Lá, emendava trabalhos por conta do contrato, mas no final de 2022 não teve o vínculo renovado. Este procedimento é cada vez mais comum no mercado audiovisual e o próprio ator já ensaiava buscar outros rumos e mais diversidade na carreira. Livre para trabalhar por obra, ele teve a oportunidade de retornar aos Estúdios Globo na pele do oportunista Mathias de “Família é Tudo”, a novíssima novela das sete.

O personagem inicia a trama casado com a carismática Vênus, papel de Nathalia Dill, e vai mostrando suas reais intenções aos poucos. “Fiz o teste e fiquei muito feliz de saber que faria uma novela das sete. Mathias é um grande interesseiro e quer dar um golpe para não ter de trabalhar mais. Ele consegue enganar as pessoas à sua volta por muito tempo. É um legítimo lobo em pele de cordeiro. Me sinto fazendo dois personagens em um”, celebra o ator.

Paulistano radicado no Rio de Janeiro, Pavão estreou na tevê no final dos anos 1990, no remake de “Meu Pé de Laranja Lima”, da Band. Na década seguinte, passou por produções da

Record, SBT e Globo, atuando durante três temporadas na extinta “Malhação”. Em 2007, se tornou exclusivo da Record, onde fez sucesso como protagonista da minissérie “Sansão e Dalila” e do folhetim policial “Pecado Mortal”.

Embora tenha se destacado em diversas produções, também encarou percalços na controversa “Máscaras” e na transição da teledramaturgia da emissora, que passou a investir apenas em produções de caráter religioso. “Foram anos incríveis. A Record me deu uma carreira cheia de personagens diferentes e propostas arrojadas. O fim foi amigável e a porta está aberta”, garante. Feliz em retornar aos Estúdios Globo depois de tanto tempo, ele celebra o novo trabalho e os encontros que ele tem proporcionado. “É muito bom rever as pessoas que trabalharam comigo lá

R – Antigamente, a gente chamava de Projac, né? (risos). Fui muito bem-recebido e acabei encontrando um monte de gente conhecida e também fazendo novas amizades. O próprio Fred (Mayrink, diretor), que eu nunca tinha trabalhado, mas conhecia da época que fazia “Malhação”. Passa um filme na cabeça mesmo.

P – Como surgiu a oportunidade de integrar o elenco de “Família é Tudo”?

atrás e também fazer novas amizades e parcerias profissionais”, conta.

P – Você foi contratado da Record por 15 anos. Como encara esse trabalho por obra na Globo?

R – Os tempos são outros. Por muito tempo, os atores tinham contratos bem rígidos em relação à exclusividade. É claro que ter um vínculo de longo prazo era a certeza de uma certa estabilidade. Porém, ter a possibilidade de assinar por obra e transitar entre empresas e projetos devolve ao ator o poder de selecionar melhor seus personagens. O contrato por obra é um modelo de trabalho que ganhou força nos últimos anos e acho que o resultado é muito positivo.

P – Sua última aparição na Globo foi em “Pé na Jaca”, de 2006. Como foi esse retorno aos Estúdios Globo?

R – Depois de muito tempo, voltei a fazer testes. Fiz um teste para integrar produções da Globo em meados do ano passado. Em novembro, me ligaram e falaram que seria para a futura trama das sete do Daniel (Ortiz). Fiquei feliz de fazer uma novela das sete.

P – Depois de tantas produções bíblicas na antiga emissora, é uma forma de oxigenar um pouco sua própria atuação?

R – Com certeza. Até porque, é um personagem cheio de ambiguidade. O Mathias é um cara ambicioso, ardiloso e interesseiro. Ele se aproxima da Vênus desde o início já com intuito de tomar à frente dos negócios dela e aplicar um grande golpe. É um personagem que vale por dois.

P – Como assim?

R – Ele leva uma vida paralela. Vão descobrir que o Mathias tem outra mulher e ele acaba fugindo, deixando o país. Eu sei que ele volta e terá de pagar pelos seus atos, mas não sei se terá uma redenção.

sábado, 9 de març o de 2024 8 Televisão Jornal de Fato

raio-x / Ca roline Dallarosa embarca no sucesso dos streamings com papel de destaque em “Tá Escrito”, filme disponível no Globoplay

O futuro é ag ora

Oavanço dos streamings no Brasil fez com que o cinema se aproximasse cada vez mais da televisão. Em dezembro do ano passado, Caroline Dallarosa podia ser vista em cartaz com o filme “Tá Escrito”, protagonizado pela amiga Larissa Manoela. Desde o mês passado, porém, o longa já pode ser visto pelos assinantes do Globoplay. “O streaming veio com muita força na atualidade. Poder saber que estamos a um clique de qualquer pessoa é incrível. É sentir que, de alguma forma, estamos eternizados para que toda uma futura geração possa nos assistir também”, valoriza a paranaense, que completou 26 anos em janeiro.

A história é focada no público jovem e, para isso, aposta em diversos dilemas cotidianos dessa fase da vida. Alice, interpretada por Larissa, é uma leonina romântica e insegura, não adepta aos holofotes e que sonha com a independência financeira. Um dia, porém, recebe um livro com todas as páginas em branco. E percebe que todas as previsões que escreve ali se tornam

realidade. Depois de ver seu relacionamento amoroso ruir, ela passa por uma reviravolta com a ajuda da amiga Marina, interpretada por Caroline Dallarosa. “Marina é determinada e sabe exatamente o que quer. Nesse ponto, somos muito parecidas. Ela não tem medo do futuro, se arrisca e acredita que pode chegar aonde sonha, sem medir esforços”, descreve Caroline, que aprendeu bastante sobre Astrologia com esse trabalho. “Depois de saber um pouco mais sobre signos, tenho total certeza de que tenho tudo em Capricórnio, que é para mim um dos signos mais legais”, entrega ela, que nasceu dia 19 de janeiro de 1998.

A chance para participar do elenco de “Tá Escrito” veio quando gravava suas cenas como a espevitada Arminda da novela “Além da Ilusão”, protagonizada justamente por Larissa Manoela. “O convite veio através dela. Foi emocionante porque já éramos melhores amigas naquela trama e poder refazer essa dupla, mas em duas personalidades diferentes e no cinema foi uma sensação indescritível”, derrete-se.

Nome: Caroline Dallarosa.

Nascimento: 19 de janeiro de 1998, em Campo Largo, no Paraná.

Atuação inesquecível: Como Anjinha em “Malhação – Toda Forma de Amar”, última temporada do seriado infantojuvenil, exibida pela Globo entre 2019 e 2020.

Interpretação memorável: Johnny Depp como o capitão Jack Sparrow na franquia cinematográfica “Piratas do Caribe”.

Momento marcante na carreira: “Quando fui convidada para fazer uma novela sem precisar de teste (‘Além da Ilusão’)”.

O que falta na televisão: “Gosto de fantasia, algo relacionado a conto de fadas ou histórias reais de reis e rainhas”.

O que sobra na televisão: “Histórias de amor com mocinhas perfeitas”.

Com quem gostaria de contracenar: Johnny Depp.

Se não fosse atriz, seria: Arqueóloga.

Ator: Johnny Depp.

Atriz: Anne Hathaway.

Novela: “Além da Ilusão”, escrita por Alessandra Poggi e exibida pela Globo em 2022.

Vilão marcante: Carminha, papel de Adriana Esteves em “Avenida Brasil”, novela escrita por João Emanuel Carneiro e exibida em 2012.

Que novela gostaria que fosse reprisada: “Malhação – Toda Forma de Amar”.

Que papel gostaria de representar: Uma vilã.

Filme: “Peter Pan”, dirigido por P. J. Hogan e lançado no Brasil em 2004.

Autor: J. K. Rowling.

Diretor: Tim Burton.

Projeto: “Pode-se chamar de sonho, mas chamo de projeto: um dia, trabalhar com Tim Burton”.

sábado, 9 de març o de 2024 9 Televisão Jornal de Fato

inside / Com jornalismo e entretenimento, SBT estreia o matinal “Chega Mais”

Manhãs de informação

Oêxito da programação infantil colocou as telenovelas para crianças em lugar de destaque na grade do SBT. A emissora, porém, ainda tem um público adulto bastante fiel. E esses telespectadores são a mira do canal a partir do próximo dia 11. Comando por Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias, o matinal “Chega Mais” segue a já conhecida fórmula de misturar jornalismo e entretenimento, visando suavizar a programação das manhãs da emissora. “Vamos assumir um horário em que o SBT vinha com jornalismo, com muita informação desde cedo, então a ideia é trazer informação com um pouco mais de leveza e entretenimento. O programa tem um perfil jornalístico, mas a gente quer fazer uma entrega mais leve, com pautas de comportamento e principalmente prestação de serviço. Vamos sair um pouco da informação para trazer um pouco de leveza e prestação de serviço dentro desse horário”, explica o diretor Carlos Aleixo.

No palco da produção, o trio de apresentadores irá dividir o palco com artistas e especialistas para falar de assuntos diversos, com leveza e relevância jornalística. “O sonho de qualquer comunicador um dia é poder trabalhar na emissora de Silvio Santos. E eu terei a oportunidade de viver isso agora”, valoriza Paulo Mathias, que celebra as novas parcerias no vídeo. “Poder trabalhar também com Regina Volpato e Michele Barros será uma honra para mim. Bora trabalhar”, completa.

O “Chega Mais” marca o retorno de Regina ao SBT. A apresentadora fez sua primeira passagem entre 2004 e 2008, quando comandou a primeira fase do “Casos de Família”. Na emissora, Regina também trazia ao público os acontecimentos da casa de ensaios do reality-show “Protagonistas de Novelas,” e comandou ao lado de João Marcelo Bôscoli a transmissão do Grammy Latino 2005. Ao deixar o SBT, Regina passou pela Rede TV e pela TV Gazeta, de onde se desligou recentemente. “Estou ani -

mada, confiante, feliz, mas muito consciente do desafio que será. Estou preparada para a gente ter de fazer muitos ajustes. Um programa de tevê é uma coisa viva. Cada dia é um dia. Tem um dia que a gente sente que deu match e isso acontece só com o tempo”, afirma Regina.

Já Michelle Barros, que ficou por mais de uma década no jornalismo da Globo, fazia parte do quadro de

apresentadores do SBT desde o ano passado. A novíssima revista eletrônica vai contar com toda a estrutura nacional da emissora para trazer links ao vivo de diversas partes do Brasil. “Esse projeto vai ao encontro do que eu sonhava fazer! Mais ainda por ser numa casa tão receptiva, que sempre me acolheu com grande afeto e que acredita no meu trabalho”, vibra Michelle.

sábado, 9 de març o de 2024 10 Televisão Jornal de Fato

bastidores / Fábula nordestina feita sob medida para a faixa das seis, “No Rancho Fundo” tem a missão de reconquistar audiência do horário

Raiz brasileira

Em um horário consagrado por tramas mais românticas e pueris, a novela das seis cumpre o importante papel de iniciar o horário nobre da Globo. Por isso, de forma estratégica, é uma faixa sem grandes ousadias ou experimentalismo, revezando folhetins de época, flertes com a religiosidade e enredos de tons regionalistas. Após a equivocada aposta na urbana “Elas por Elas”, que chega ao fim como a pior audiência da história do horário, a emissora retorna a um terreno mais seguro com “No Rancho Fundo”.

Escrita por Mário Teixeira e dirigida por Allan Fiterman, a trama tem estreia prevista para 18 de abril, exatamente dois anos depois da bem-sucedida “Mar do Sertão”, primeiro trabalho da dupla. Além de ambas as obras serem ambientadas no Sertão Nordestino, repetições no elenco, estética semelhante e história com mesmas referências fazem da nova novela uma espécie de continuação. “São histórias do mesmo universo. Inclusive, estou gostando muito de brincar em rever alguns personagens. Mas acredito que essa trama ganha em complexidade ao ter fortes personagens femininas no

centro da história. São elas que comandam a ação agora”, entrega o autor.

“No Rancho Fundo” é uma comédia romântica contemporânea que aposta nas belezas, riquezas e contrastes entre o sertão e a cidade. A trama principal gira em torno de Quinota, papel de Larissa Bocchino, atriz revelada pelo SBT e que faz sua estreia na Globo. Nascida e criada na pequena e fictícia Lasca Fogo, Quinota acredita que encontrou o grande amor de sua vida quando conhece o sedutor Marcelo, de José Loreto.

Após se entregar ao amado, surge um casamento forçado entre os dois, orquestrado pelos pais da moça, Zefa e Tico, de Andrea Beltrão e Alexandre Nero. Afinal, em uma cidade pequena onde a honra de uma família é defendida com todas as forças, a reputação de Quinota estaria arruinada sem a união oficial. Porém, Marcelo acaba a abandonando no altar e fugindo para a cidade de Lapão da Beirada, polo urbano da região. “Ela é uma moça ultrarromântica que, ao longo da novela, vai se tornar uma mulher forte como a mãe. É bonito o processo de amadurecimento da personagem”, adianta Larissa.

Apesar da aposta em um nome pouco conhecido do grande público como atriz principal, “No Rancho Fundo” consegue a proeza de escalar Andréa Beltrão e Alexandre Nero como protagonistas mais experientes da história. Foi com muito esforço que o casal conseguiu garantir o sustento de toda a família Leonel e conquistar o respeito de todos na região, muito por conta da profissão de Zefa, uma famosa justiceira local. “Fiquei encantada com o tom de fábula do texto e em como a Zefa não tem medo de nada. Ela é amorosa, mas também é boa de briga. É uma história muito brasileira contada por um elenco incrível. Me sinto em ótima companhia”, valoriza Beltrão.

Na busca por uma visão de Nordeste sem grandes estereótipos, os ensaios para a novela acontecem desde o final do ano passado. Para Nero, é a simplicidade dos personagens que fazem a história brilhar. “Estou me divertindo muito. É um tipo de novela que a gente vê poucas vezes na televisão. Ela resgata um pouco daquele humor brasileiro, com toques de chanchada, onde o ator pode exagerar um pouco mais na interpretação”, detalha.

Com passagens pelos estados da Bahia, Paraíba e Minas Gerais, as gravações externas de “No Rancho Fundo” começaram em janeiro. Nos Estúdios Globo, duas grandes cidades cenográficas foram erguidas para representar as cidades de Rasca Fogo e Lapão da Beirada.

9 de març o de 2024 11 Televisão Jornal de Fato
sábado,

12 Televisão

Mundo inédito Zapping por Caroline Bor G es

Tudo novo de novo

Jornal de Fato

> Marcos Palmeira sabe que irá trilhar uma trajetória totalmente diferente no “remake” de “Renascer”. O ator, que vive o protagonista José Inocêncio, quer trazer discussões atuais para a trama adaptada por Bruno Luperi. “Minha preocupação é contar da melhor maneira possível essa história. Vamos trazer essa realidade do cacau 30 anos depois, uma nova forma de produzir cacau. Mostrar essa agrofloresta”, explica o ator, que vê um enredo que atravessa o tempo. “Daqui a 20 anos, alguém pode querer contar essa história de novo. É um clássico que fala dos sentimentos e inseguranças humanas”, completa.

Novidade no “streaming”

a novela “os Gigantes” chegará ao Globoplay dentro do projeto “Fragmentos”. Com dina sfat, susana Vieira e Tarcísio meira no elenco, a trama estreia no próximo dia 18.

Depoimentos de peso

a minissérie “o Ninho: Futebol & Tragédia”, original Netflix, contará com depoimentos de Zico e Vanderlei Luxemburgo. Com estreia em 14 de março, a produção reconstitui a investigação que buscou entender as causas da tragédia e trazer justiça às vidas perdidas no incêndio.

Atenção, respeitável público

o humorista Tirullipa irá comandar o “Circo do Tiru” na grade do sbT. o programa tem estreia marcada para o próximo dia 16 de março.

Gente que chega

d anton m ello participará da segunda temporada de “Justiça”, original Globoplay. a produção estreia em abril na plataforma.

Dose dupla

No ar em “ e las por e las”, rayssa b ratillieri também pode ser vista no filme “amor em Hong Kong”. a produção está disponível para os assinantes Globoplay.

Reverência merecida

Lima duarte irá estrelar uma edição do especial “Tributo”, original Globoplay. Na produção, o veterano ator recorda histórias marcantes da carreira e vida pessoal. em meio a lembranças da família e de trabalhos inesquecíveis, ele recebe a visita de sergio Guizé. a produção estreia no próximo dia 29.

Acordo fechado

Todos os jogos do santos como mandante durante a disputa da série b do Campeonato brasileiro de 2024 terão transmissão exclusiva e multiplataforma da Globo. o acordo prevê a exibição de todas as partidas que o clube tiver o mando de campo no Premiere, além de exibição de jogos também no sporTV e na Globo.

sábado, 9 de març o de 2024

Mais risadas

Valentina Herszage está desbravando uma área pouco explorada diante das câmeras. Na pele da vaidosa Cris, de “elas por elas”, a atriz exercita sua veia cômica. “ está sendo uma diversão fazer humor. É muito bom fazer as pessoas rirem”, explica. Na história, Cris é filha da protagonista Lara, papel de deborah secco. Valentina ficou surpresa ao descobrir que viveria a filha da veterana atriz. “Tão falando que eu estou parecida com ela. Pensei até que estavam falando da d eborah errada. mas a Cris é meio Lara ‘wanna be’”, aponta.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.