Edição 1529 - Jornal de Araraquara

Page 1

O Instituto dos Cegos Santa Luzia – localizado na Av. Padre Antônio Cesarino nº 875, Vila Xavier – passa por dificuldades. A reportagem do Jornal de Araraquara visitou o local para fotografar e conhecer o ambiente, tivemos a oportunidade de conversar com o administrador – José Carlos Zanoni – e toda a equipe que colabora com ele. Ele nos conta mais sobre as dificuldades pelas quais o Instituto passa. Pag. 08

SANTA LÚCIA

Comemora seu anivers á r i o d e 6 3 a n o s c o m muita diversão para toda a comunidade. Pag. 14

VILACOPOS

Traz para o leitores do JA, mais uma receita deliciosa e de dar água na boca. Pag. 12

Destaque Empreendedora

Destacamos a empreendedora Daniela Lupo Stella, Pr o f e s s o r a , Fo r m a d a e m Letras, na Unesp de Araraquara, com especialização em Crítica Literária e Marketing, estudou história da A r t e e d a M o d a e m F l orença em 1994. Desde os 15 anos trabalha no varejo de moda. Pag. 19

PROGRES S O

O colégio agora com novas instalações abre matrículas para o novo ano letivo. Pag. 09

GEPOL

O JA recebeu reclamações de pessoas que trafegam pela Avenida 22 de Agosto. Pags. 03 e 04

Edição 1.529 16 a 20 de dezembro 2022 (distribuição gratuita) Geraldo Polezze (1945-2021) Isenção, respeito e responsabilidade
Verdade seja dita, JA é infor mação per manente sem possibilidade de alteração”

Destaque

02/11/1997

M o d e r n i z a ç ã o do A eroporto

OS e c r e t á r i o M u n i c ipal de Transportes, João Luiz Ultramari, quer apressar as reformas de modernização do Aerop o r t o “ B a r t h o l o m e u d e Gusmão”. Segundo ele, a secretaria está estudando a melhor forma de viabilizar a liberação da verba de 1,2 milhão de reais para a ampliação da pista.

A morte da empatia

No mundo que vivemos hoje, está cada dia mais difícil a convivência entre humanos.

Mas por que entre humanos? Essa é uma condição intrínseca a nós?

Percebe-se claramente que entre os animais - os pets, por exemplo - nada mudou. Eles amam incondicionalmente seus donos e, na maioria das vezes, acontece o mesmo vindo de seus donos.

Mas, o que está levando o ser humano a ficar tão amar go, tão insensível com o p r ó x i m o ? A i d e i a d e g an h o p r ó p r i o i m e d i a t o – m u i t a s v e z e s – s u p e r a o s d e m a i s s e n t im e n t o s . L ó g i c o , h á e x c e ç õ e s p o nt u a i s , c o m o n a a t u a l é p o c a n a t a l in a . M e s m o a s s i m , a p r e o c u p a ç ã o perante o próximo se torna mais uma exceção do que uma regra.

O motivo disso? Acreditamos que seja o aumento das informações. No instante em que um evento ocorre do outro lado do planeta, aqui já estamos sabendo e, na maioria das vezes, sofrendo a influência psicológica do que acontece por lá.

Nossas mentes vão acumulando todos os fatos do mundo, o que leva a esgotar a paciência e vai mor rendo a tão abençoada empatia. Hoje, vemos notícias de crimes e acidentes horríveis, entretanto, não há mais comoção, nem choque, que tínhamos justamente porque se tornou algo do nosso cotidiano.

Não é difícil perceber isso nas pes-

soas, ressaltando que sempre há exceções.

É só conversar com alguém que não esteja ligado em rede social, Internet e pouco assista à TV, que passe a maioria de seu tempo ocioso fazendo leituras agradáveis, para perceber que é uma pessoa tranquila e que troca ideias sem conflitos. Logicamente, encontrar alguém assim está difícil.

Não existe a troca de falta de afabilidade com o interlocutor. Por isso a apatia está dando lugar a empatia.

Precisamos driblar nossos sentimentos e apelar, sem medo de er rar, a voltar a constr uir a empatia. Fazer disso uma lição diária e em qualquer momento de nossas atividades diárias, não somente por ser dezembro, mês de Natal.

“Ah, mas dá trabalho!” Sim, dá. Mas, é a única alternativa para não olhar com rancor a um transeunte –vizinho, por exemplo - que ao passar por você lhe diz "bom dia" e responder "bom dia porquê"? ou simplesmente ignorar o cumprimento.

É a realidade que estamos vivenciando atualmente. Infelizmente, a empatia morreu. São brigas entre alunos e professores; de motoristas nas r uas; dentro dos lares, entre pais e filhos; no ambiente de trabalho entre colegas; e vai por aí a fora.

Chegando o Natal, vamos começar a repensar em mudar nossas atitudes e distribuir amor ao próximo, tanto agora, quanto depois.

02 JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022
(Editorial) Pub icação semanal JORNAL DE ARARAQUARA Fundado : Gera do Po ezze in memor am” Ed ora: Mar ene Volpa t Po ezze - MTb 33 937 Assessor Lu g Polezze Reg st ado no Ca tór o C v sob o nº 36 264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End Rua Ceará 1063 - Araraquara - SP -CEP 14810-165 Home page: www orna deara aquara com b e-ma redacao@ orna deara aquara com b Wha sApp 16 99444-5816 facebook com/ orna deara aquara you ube: Jorna de Ara aquara mp essão: G á ca & Ed tora Va e do F amboyan

Em 2020 o Prefeito Edinho trouxe a notícia de um Novo Centro Comercial que iria trazer milhares de empregos para Araraquara. Seria a constr ução do Outlet D'Arara

R e u n i u t o d a i m p r e n s a para dar a maravilhosa notícia que seria o sonho para muitos O JA trouxe essa notícia na ocasião, com muita expectativa. Mas ficou só no sonho. Não se ouve falar mais no assunto

A c i d a d e d e S e r r a n a , c o m a p r o x i m a d a m e n t e 5 0 m i l h a b i t a n t e s , f o i c o n s i d e r a d a - d e n t r e o s 5 1 0 2 m u n i c í p i o s b r as i l e i r o s - a p i o r c i d a d e e m I n d i c a d o r e s d e G e st ã o Po l í t i c a s P ú b l i c a s . L e m b r a n d o q u e o M un i c í p i o p o r o c a s i ã o d a Pa n d e mia foi uma das escolhidas para vacinação em massa da Covid e f o i n o t í c i a n o m u n d o todo.

O JA se solidariza com a p o p u l a ç ã o d e S e r r a n a por essa classificação tão desagradável.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 03
(Luigi Polezze)
GESTÃO MUNICIPAL Foto: Silvio Por firio
PROMES SA

(Continuação)

RECLAMAÇÃO

O JA recebeu reclamações de pessoas que trafegam pela Avenida 22 de Agosto - Vila Xavier - na altura da Rua José do Patrocínio.

"Está impossível transitar de moto no local Uso esse caminho para ir ao meu trabalho diariamente. A moto pula demais, pois não dá para desviar de um buraco que já cai em outro", desabafa Cleide. As reclamações que nos chegam diariamente sobre o es-

tado de buracos na cidade são impressionantes.

“ C o m a s c h u v a s q u e e s t ã o ocorrendo a tendência só é aumentar a quantidade” - diz Sérgio.

Lembrando: com chuva dificilmente o buraco que é fechado dá resultado. Vem outra chuva e o dinheiro do contribuinte vai para o ralo.

"A cidade não tem Gestão", comenta Cristina Ficam as obser vações.

O Lar São Francisco de Assis (Asilo de Mendicidade) faz uma campanha de Natal diferente este ano Querem presentear seus 150 hóspedes com per fumes e cremes hidratantes. Quem puder e quiser colaborar é só levar a doação até o Lar, que fica na Rua Gavião

Peixoto, 472 - Jardim Santa Mônica.

Qualquer dúvida ligar para (16) 3334 7233 que passam o PIX para quem quiser usar essa forma de doação. Vamos fazer o Natal dessas pessoinhas que chegaram ao inverno da vida e merecem todo nosso respeito.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 04
NATAL NO A SILO
Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o per mitir. Animais para adoção FLY ROS QUINHA Macho, 1 ano, porte pequeno Castrado, vacinado Muito dócil e amoroso Contato: Lígia 16 981612343 GUDI Macho, 1 ano, porte pequeno Castrado e vacinado, adora brincar Contato: Alessandra 16 981027468 JACK Macho, 2 anos, porte pequeno Castrado e vacinado Dócil e brincalhão Contato: Karina 16 99717-1303 Todos os interessados passam por entrevista e preenchimento de questionário via WhatsApp.

Câmara Municipal Principais notícias de vereadores

Plataforma de biocombustível propõe geração de emprego e renda

Ve r e a d o r J o ã o C l e m e n t e (PSDB) solicita criação de ferramenta para motivar cenário propício para movimentar a economia. Com o objetivo de motivar a produção e o consumo de bioetanol como alternativa para a geração de emprego e renda, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou indicação, solicitando a criação da Plataforma Municipal de Incentivo à Produção e ao Consumo de Etanol. A iniciativa, inspirada no Programa Abasteça Consciente e criação do Conselho Municipal das Bio - oportunidades - bioe n e r g i a s , b i o c o m b u s t í v e i s e biomassas, contribui, de acordo com o parlamentar, para estimular a utilização do bioetanol. Clemente cita dados da União da Indústria de Cana-deAçúcar e Bioener gia (Unica), apontando a importância do uso do etanol, nas duas últimas décadas, o que evitou o lançam en to d e a p r o x im a d a men te 600 milhões de toneladas de CO2eq na atmosfera. A medida CO2eq é um padrão internacional que equivale à quantidade de gases de efeito estufa (GEE) como o dióxido de carbono (CO2) e o metano lançados na atmosfera. Para se ter uma ideia desse valor, o vereador acrescenta que seria necessário plantar mais de quatro bilhões de ár vores nativas nos próximos 20 anos.

Criação de plataforma propõe desenvolvimento econômico sustentável no município

O vereador João Clemente (PSDB) indica a iniciativa ao Executivo para incentivar a diversidade, a equidade e a inclusão

Com o objetivo de propor uma política de governança municipal que contribua para um ambiente adequado ao desenv o l v i m e n t o e c o n ô m i c o s u stentável, estabelecendo metas para incluir a iniciativa privada, o vereador João Clemente (PSDB) recomendou a Prefeitura a criação da Plataforma Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico, Diversidade, Equidade, Inclusão e Meio Ambiente (PMIDE-DEI Meio Ambiente)

Para o parlamentar, a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento econômico sustentável.

Divulgação do Edital

Entra na Roda é sugerido ao Executivo O vereador João Clemente

(PSDB) solicitou ao Executivo a divulgação do Edital Entra na Roda – Fortalecimento, Fomento e Premiação de Negócios Liderados por Pessoas Negras, nas principais plataformas de comunicação e informação do poder público municipal, potencializando o empreendedorismo negro nos segmentos d e a l i m e n t a ç ã o , e n t r e t e n imento, beleza, moda, dentre outros

Para Clemente, o edital é fonte de inspiração para políticas públicas de fortalecimento do empreendedorismo iniciado, g e s t a d o e d e s e n v o l v i d o p o r pessoas negras Prédio do Quilombo Rosa necessita de reparos na parte hidráulica

A vereadora Filipa Br unelli (PT) solicita ao Executivo conserto de infiltração e de torneira estragada Depois de visitar o prédio do Quilombo Rosa, que fica na Avenida Lázaro Machado, 1150, no Valle Verde, a vereadora Filipa Br unelli (PT) protocolou as indicações nº 5362/2022 e

nº 5364/2022

Nos documentos enviados à Prefeitura, a parlamentar sugere reparos no prédio, depois de constatar que o local, voltado a cursos para geração de trabalho e renda para as mulheres da região Nordeste de Araraquara, está com infiltração, necessitando de manutenção, e com a torneira da pia do banheiro feminino estragada, precisando de reparo

Programa prevê visibilidade a catadores de materiais recicláveis

O vereador João Clemente (PSDB) sugere a realização de estudos e análises acerca da criação, elaboração, sistematização, acompanhamento de resultados e melhoria contínua da Plataforma Municipal Visibilidade & Plus Ambiental para Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis De acordo com o parlamentar, os catadores de materiais recicláveis, juntamente com as cooperativas de catadores, são importantíssimos para manter os espaços, o mundo, a cidade e o meio ambiente ecologicamente equilibrados. Por isso, algumas iniciativas são necessárias para dar visibilidade a esse trabalho. Algumas das ações propostas são: recuperar as car roças utilizadas no trabalho de coleta de recicláveis; disponibilizar equipamentos de segurança como luvas, fitas refletivas e blusas com manga; promover campanhas que sensibilizem as pessoas sobre a

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 05
Plataforma de biocombustível

Câmara Municipal: Principais notícias de vereadores

importância dos trabalhos de catadoras e catadores, garantindo -lhes o respeito e dignid a d e p e r t i n e n t e s ; p r o m o v e r capacitações e treinamentos; dentre outros.

Por fim, Clemente sugere criar, por meio de parcerias com empresas que mais produzem resíduos de embalagens plásticas, uma forma de pagar aos catadores de materiais recicláveis um “plus ambiental” pelos ser viços de coleta e encam i n h a m e n t o a d e q u a d o . “ O ‘plus ambiental' seria uma retribuição pecuniária pelos relevantes ser viços ambientais prestados por eles, a chamada 'moeda verde’”, detalha o vereador.

Educação esclarece sobre micro -ônibus que não estariam sendo utilizados no NGSAT Informações foram fornecidas

após fiscalização do vereador R afael de Angeli (PSDB)

Em visita ao Núcleo de Gestão de Suprimentos, Almoxarifado e Transporte (NGSAT), repartição pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação, localizado no Centro de Event o s d e A r a r a q u a r a e R e g i ã o (Cear), barracão “Isabel Cristina Medeiros”, no final de setembro, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador R afael de Angeli (PSDB), obser vou, no local, cinco micro -ônibus aparentemente sem utilização. Por isso, o parlamentar solicitou, em requerimento à Prefeitura, informações referentes a esses veículos no NGSAT. No documento, Angeli questionou por qual motivo os micro-ônibus estariam parados no NGSAT; qual a previsão para que esses veículos voltassem a ser utilizados; quando e de qual for-

(continuação)

ma esses micro -ônibus foram adquiridos; e para qual finalidade são utilizados.

Em resposta, a secretária mun i c i p a l d e E d u c a ç ã o , C l é l i a M a r a d o s S a n t o s , i n f o r m o u que alguns desses micro-ônibus estão aguardando manutenções e outros são veículos extras que estão como reser va para, caso ocor ra algum incidente, possa ser feita a substituição sem que atrapalhe os atendimentos. Segundo Clélia, a l g u n s d e s s e s m i c r o - ô n i b u s foram adquiridos com recursos próprios e outros em convênio com o Estado.

“ C o n t i n u a r e m o s a v erificar e a fiscalizar a utilização e a manutenção desses veículos. É d e g r a n d e i m p o r t â n c i a q u e eles sejam mais utilizados pelos estudantes da Rede Municipal, quando solicitados pela direção das unidades”, pontua Angeli.

Cinema

Programação até

21 de dezembro

Avatar – O Caminho da Água

Moviecom 1: Dublado (3D): Sexta a Quarta-feira, sessões às 15h30 e 19h10.

Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 20h20.

Moviecom 3: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 17h M o v i e c o m 3 : Le g e n d a d o : Sexta a Quarta-feira, sessão

às 20h40.

Moviecom 4: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 16h20 e 20h.

Moviecom 5: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 13h50 e 19h45.

Ir mão de Honra Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 14h20.

Impr udência de condutores torna necessária instalação de semáforo no início da Rua 2

Ve r e a d o r a F i l i p a B r u n e l l i (PT) fez pedido ao Executivo A v e r e a d o r a Fi l i p a B r u n e l l i (PT) solicita a instalação de semáforo ou outro dispositivo redutor de velocidade e de sinalização na Rua Nove de Julho (Rua 2), esquina com a Avenida Quinze de Novembro. De acordo com a parlamentar, existe a necessidade de entrar em entendimento com o dep a r t a m e n t o c o m p e t e n t e n o sentido de realizar o ser viço na via, que é bastante movimentada, com ur gência. “Os moradores da região relataram que muitos condutores não têm respeitado as sinalizações do local, o que tem ocasionad o r e c o r r e n t e s a c i d e n t e s ” , finalizou.

Mundo Estranho

Moviecom 4: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 14h10

Pronto Falei

Moviecom 1: Nacional: Sábado e Domingo, sessão às 13h40.

Moviecom 3: Nacional: Sexta, Seg, Ter e Quarta-feira, sessão às 15h.

Pantera Negra –Wakanda para Sempre Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 17h10.

A Saga Crepúsculo: Eclipse

M o v i e c o m 3 : Le g e n d a d o : Sábado e Domingo, sessão às 14h30.

Noite Infeliz

Moviecom 5: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 17h30.

O jor nal recebeu a programação diretamente dos promotores.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 06

Férias com saúde e autocuidado

Final de ano e o período de férias é o momento em que buscamos relaxar, passear, aproveitar com a família e amigos. Por vezes, aproveitamos este tempo para fazer coisas que não conseguimos durante o ano, por conta da rotina corrida, como uma reforma em nossa casa, o ajuste de pequenos reparos, colocar a or ganização em dia, etc. E este também é um ótimo período para darmos a nossa saúde a atenção necessária, que por vezes, acaba ficando em segundo plano.

A Or ganização Mundial da Saúde (OMS) estima que milhões de pessoas do mundo todo sejam acometidas pela cegueira No Brasil, de acordo com o IBGE, são mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiên cia visual Destas, temos a parcela que são incapazes de enxergar e outra das que possuem baixa ou subnormal visão - grande e permanente dificuldade de enxer gar É interessante obser var que atualmente muito se fala em autocuidado nas redes sociais No Instagram, a hashtag autocuidado conta com quase sete milhões de publicações que vão desde dicas de cuidados com a pele até a importância da prática de exercícios físicos Entretanto, para estar com a saúde em dia, não basta apenas comprar os melhores cremes e manter uma rotina de treinos, é preciso visitar o médico com frequência e se manter atento às doenças que muitas vezes não apresentam sintomas. Sendo assim, o check-up deve ser realizado por crianças e adultos de todas

idades, principalmente a partir dos 40 anos. É importante, que uma vez ao ano, sejam feitos exames de rotina amplos, que possam abarcar a saúde integral do sujeito Por vezes, especialidades como a oftalmologia fica em segundo plano nesses check-ups, o que é um erro grave. A questão educacional e a falta de informação sobre as doenças ditas como silenciosas chamam atenção e fazem que poucas pessoas estejam atentas à saúde dos olhos. O diagnóstico precoce ainda é essencial para garantir que muitas doenças oculares possam ser revertidas, garantindo ao paciente o tratamento mais adequado e uma melhor qualidade de vida, vendo ela em todas suas formas, cores e particularidades.

Então, deixo meu convite para que essas férias sejam aproveitadas não apenas com momentos de lazer, mas também de autocuidado.

(*) É Of talmologista da Clínica Visão - Porto Alegre/RS - CRM: 10565 - Email: rmagnonunes@gmail com (Niágara Braga - Usina de Notícias - e-mail: niagara@usinadenoticias com br)

Aniversariantes

19-

20-

1

18-

21- Jaime Reino Cor rêa da Silva, Aroldo Bolsoni, Regina Célia Cataneu, Wagner Roberto Fanelli e Elza Figueiredo Bongiovani.

22- Marcos da Silva, Julio Sudario Guimarães, Valdir Massucato e Especioso Martinez Alonso Neto

ALMEIDA

+ ONOFRE DOS SANTOS, 91 anos. Sepultado, d i a 1 1 , C e m i t é r i o d o s Britos

+ ALMIR PINHEIRO REIS, 65 anos. Sepultado, dia 15, em Matão.

+ JOSÉ EDGARD MACHADO, 98 anos. Sepultado, dia 15, Cemitério São Bento.

+ BENEDITO MOREIR A D E F R E I TA S , 6 5 anos. Sepultado, dia 15, em Guatapará.

+ T E R E Z A C O N C E IÇ Ã O J AC O B , 7 7 a n o s . Viúvo José Aparecido Jacob. Sepultada, dia 16, C e m i t é r i o Pa r q u e d o s Lírios.

FONTERI

liense.

+ F R A N C I S C O J O S É DE ABREU, 59 anos. Sepultado, dia 10, Cemitério São Bento.

+ EIDI MARLENE NILS O N B A R S E T T O , 8 3 anos. Sepultada, dia 14, Cemitério São Bento.

+ ROBERTO SENA SILVA, 56 anos. Sepultado, dia 14, em Nova Paulicéia.

+ SYLVINO PEDROS O DE OLIVEIRA, 87 anos. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento.

+ S A N D O VA L A LV E S BARBOSA, 63 anos. Sepultado, dia 15, Cemitério dos Britos.

+ G I L B E R T O M A RTINS, 68 anos. Sepultado, dia 15, Cemitério São Bento.

+ TEREZINHA BENEDITA MOTA VENANCIO, 65 anos. Sepultada, dia 12, em Américo BrasiÀs famílias enlutadas o pesar do J.A .

+ MANOEL DA SILVA, 82 anos. Sepultado, dia 15, Cemitério São Bento.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 07
• • • • • • • • • • • •
as 1 6 - M a r c o s A n t ô n i o d o s R e i s J ú n i o r, Eduardo Augusto Bandeira, Maria Isabel Leite Caires, Serafim Gonçalves Lemes, Dário Manoel Trizolio, Celso Guerino Furlan, Luzia Ap Pincetta, Loren Bianco Regolão e Adjamar Augusto. 7 - Lu c a s M a r q u e s , F l a v i a n o A f f o n s o Giansante, Mário Mariano Franzin, Natalino Fer reira, Jaivon da Silva Lima e Marco Antônio Mattoso Mendonça Luiz Lacerda Biagi, Yaek a Miura Nak achima, Onofrio João de Mori, Denise Faccio Giroletti, Dayse Rodrigues da Cunha e Getúlio José Tor res Maria Cristina Marçon Mar rocos, Kátia Regina Múcio, Eduardo Mendonça de Andrade, Rogério Mendonça de Andrade e Kioko Chinen Donizete Ap. Pasquini, Everlene Ap. Luchesi, Jor ge Louzada e Athaide Patreze

Instituto dos Cegos Santa Luzia passa por dificuldades

OInstituto dos Cegos Santa Luzia – localizado na Av. Padre Antônio Cesarino nº 875, Vila Xavier – passa por dificuldades A reportagem do Jornal de Araraquara visitou o local para fotografar e conhecer o ambiente, tivemos a oportunidade de conversar com o administrador – José Carlos Zanoni – e toda a equipe que colabora com ele. Ele nos conta mais sobre as dificuldades pelas quais o Instituto passa.

O maior problema atualmente é a verba: o governo do Estado repassa somente 5 mil reais por mês, sendo que as despesas – incluem pagamento de salários, alimentos, produtos de limpeza e higiene – giram em torno de 35 mil reais Lógico, a comunidade ainda contribui, mas não o suficiente por conta dos aumentos ge-

rais nos últimos tempos

Esse problema sur giu tanto por causa da pandemia, quanto pela própria situação econômica do país, que causou dim i n u i ç ã o n a s a r r e c a d a ç õ e s para o Instituto As despesas no supermercado subiram. Hoje, no final do ano, o pagamento de dezembro (e o décimo terceiro) é o que gera a maior preocupação para o Instituto.

A Prefeitura de Araraquara auxilia por meio de cestas básicas eventuais, que não chegam a ser mensais

Por isso, o Instituto hoje pede ajuda ao povo de Araraquara com doações, que podem ser tanto de produtos (como alimento e produtos de limpeza, sendo que sabonete e pastas não precisam). Também aceit a m a d o a ç ã o e m d i n h e i r o através do PIX, que é a CNPJ local: 43.971.449.0001 00. Conta Bradesco.

Para aqueles que não te-

nham PIX, preferindo transferência, a conta é: agência –0 0 0 3 ; c o n t a c o r r e n t e –0174330-9; Código do banco –237.

Já para aqueles que desejam conhecer o instituto, podem visitá-lo de semana, das 13h às 17h, e fins de semana, das 15h às 17h. Só havendo a necessidade de aviso prévio caso seja em gr upos Z a n o n i t a m b é m p a s s a

uma mensagem para todos os leitores do JA :

“Eu gostaria de agradecer a quem puder colaborar e aqueles que não podem também, porque a gente sabe que a situação está brava para todo mundo Mas eu desejo a todos um feliz Natal, as bênçãos de Deus, de Nossa Senhora e que t e n h a m u m p r ó s p e r o A n o Novo.”

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 08
Colégio Progresso Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Fone: (16) 3322-0733 - site: progresso.or g.br
09 JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022

AEROPORTO: NOS SA SENHORA DE LORETO - PADROEIRA DA AVIAÇÃO

Nessa quarta-feira que passou, tomando conhecimento do risco que poderia ocor rer com a imagem da Nossa Senhora de Loreto, que estava instalada em uma pequena capela constr uída ao lado do antigo terminal de passageiros, hoje desativado em razão das novas instalações em outro local, sob administração do Consórcio Voa NW e Voa

I m e d i a t a m e n t e c o m p a r ecemos no local e confirmamos o risco que poderia ocorrer em razão da desativação do antigo terminal de embarque e desembarque de passageiros Realmente, conforme fotos abaixo, a pequena capela está abandonada, com vidros quebrados onde pudemos fotografar a Padroeira da Aviação, imagem linda restaurada na administração De Santi, quando era Secretário dos Transportes e Trânsito, com apoio do DAESP , a t r a v é s d o c o o r d e n a d o r d o

Aeroporto na época Sr. Ginato e apoio também da iniciativa privada “EMPRESA ALUMINIO RAMOS, através do proprietário Ademar R amos, que além da restauração, constr uiu a pequena capela constante da foto abaixo.

PADROEIRA DA AVIAÇÃO

Nossa Senhora de Loreto foi proclamada pelo Papa Bento XV, após a primeira guer ra mundial, como padroeira da Aviação. Sua imagem restaurada foi colocada na Capela constr uída no Aeroporto, onde contou com a benção do Bispo Constantino e com a presença do Delegado Federal na época, pilotos e funcionários da Polícia Federal que estavam na cidade

PROVIDÊNCIA S TOMADA S

Imediatamente procuramos

a administração do Aeroporto, onde pedimos pelo menos a transferência de local Na quinta-feira, demos conhecimento ao Vice-prefeito, Secretaria da Cultura e Secretaria de Obras e pedimos apoio para um dos vereadores da Câmara Municipal, solicitando a presença da Polícia Militar que elaborou ocorrência e acompanhou a solução do problema Contamos com o apoio do a s s e s s o r d o v e r e a d o r L i n e u Carlos de Assis, Giovani Peroni, que muito colaborou, inclusive comunicando a Cúria Diocesana de São Carlos, que indicou o padre Nicolau, da Igreja São Dimas, para acompanhar, uma vez que a capela deveria estar integrada à uma das Igrejas próximas ao Bairro, estava presente também o Sr Gilberto, do Conseg.

Com a participação do coordenador João, do Aeroporto, administrado pelo Consórcio Voa

COLABORAÇÃO: JOÃO LUIZ ULTRAMARI

NW e Voa, o problema foi resolvido, estando a Imagem em local seguro.

Agradecemos a todos quer participaram dessa empreitada e à Polícia Militar, espec i a l m e n t e a o c o o r d e n a d o r do Aeroporto, que imediatamente ligou para a administração geral.

Abaixo as fotos tiradas na quarta e quinta-feira, mas voltaremos ao assunto, pois muito temos que falar do nosso Aeroporto, bem como da nova administração iniciada há poucos meses e o retorno da linha regional.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 10

ARARAQUARA BICAMPEÃ DO BA S QUETE FEMININO

Com a vitória sobre Santo André a equipe do SESI Araraquara sagrou-se bicampeã estadual de Basquete Feminino Um fato inédito que mostra a atual per formance desse esporte Parabéns a diretoria, ao departamento técnico e atletas E também para a Prefeitura, Secretaria de Esportes e Fundesport pelo apoio ir restrito a modalidade

CICLISMO GRANDE

DESEMPENHO O DA COPA SÃO PAULO

Da mesma forma que começou, o ciclismo bicampeão da Fundesport/Nacional Bikes terminou muito bem a temporada nas provas da Copa São Paulo.

Na última etapa desta competição, disputada no domingo (11), em Buritizal, região de Franca, a equipe de Araraquara confirmou o título de 2022 com quase mil pontos à frente da 2ª colocada, Franca, além de ser campeã também em várias categorias individuais.

Com mais um grande desempenho dos atletas, a exemplo de todas as nove etapas da Copa São Paulo este ano, foram conquistados mais nove pódios em Buritizal

NADADORA DA FUNDESPORT

No último fim de semana, a atleta da Fundesport, Marcela Miranda Martines, de 11 anos,

conquistou quatro medalhas de p r a t a , e m S ã o Pa u l o , p e l o Campeonato Paulista de Natação, na categoria petiz

A nadadora araraquarense ganhou as medalhas nas provas dos 200m e 400m nado liv r e , 2 0 0 m n a d o m e d l e y e 100m nado costas Com estes resultados, terminou a competição como vice-campeã geral em sua categoria.

O campeonato foi realizado pela Federação Paulista Aquática, nas piscinas do Sport Club e C o r i n t h i a n s , e n v o l v e n d o cerca de 600 nadadores de todo estado de São Paulo, com faixas etárias entre 11 e 12 anos

ELEIIÇÃO NA LIBA

Em janeiro acontece eleição para nova diretoria da LIBALiga Bochófila de Araraquara,

V VÔLEI I FEMMININO O COONQUUISSTA DOIS TÍTULOS

Em apenas dois dias da última semana, o vôlei feminino da Fundesport/Araraquara conquistou mais dois títulos regionais na temporada Na última terça-feira (6), as meninas foram campeãs invictas da APV (Associação PróVoleibol) ao ganhar, em casa, da ABB/Limeira, por 3 sets a 0, após a vitória por 3 a 2, em Limeira, no primeiro jogo dessa decisão.

No dia seguinte, quarta-

feira (7), a equipe bateu Valinhos por 3 a 1, em Valinhos, mesmo placar do primeiro duelo, em Araraquara, e sagrou-se campeã da LR V - Liga Regional de Voleibol.

No Ginásio Guilherme Fragoso Fer rão, o Ginásio da Pista, a vitória sobre Limeira, na terça, teve parciais de 25/17, 25/21 e 25/21 Fora de casa, sobre Valinhos, na quarta, as parciais foram 25/20, 25/22, 23/25 e 25/22.

HAANDEBBOL F FEMININO É 3º COLLOCAADO NO O CAMPPEONATO P PAULIISTA

O handebol feminino júnior da Fundesport/Unicesumar/Araraquara ganhou do Centro Olímpico, de São Paulo, no sábado (10), em Gavião Peixoto, por 28 a 26, no último duelo da temporada 2022

Com mais essa vitória, no Ginásio de Esporte Osvaldão, a equipe comandada pelo técnico Robison dos Santos conquistou o 3º lugar do Campeonato Paulista da categoria. Robison destaca a importância de mais uma conquista no ano, considerando "uma medalha de bronze que vale ouro", após um jogo bastante equilibrado, com muita proximidade no placar. “Terminamos o ano de 2022 com um saldo extremamente positivo, entre as quatro melhores equipes do Estado de São Paulo nos cinco campeonatos que disputamos”, comemora o treinador

Na Moldura

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 11
Dever de vereador é fiscalizar o Executivo
Hortência grande campeão amador de 2022 em Araraquara A nossa homenagem. Flaviano Barbosa Leite é candidato único a presidência
ou
Unimed Regional Jaú contrata Neuropediatra (PJ) para atendimento ambulatorial. Exige-se titulação. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (14) 3602-8910
email diretoria@unimedjau.com.br
Foto: Marcos Limonti/FPB Foto: Pedro Junqueira

Parque Infantil recebe Campanha de A doção de Animais no sábado (17)

No próximo sábado (17), das 9h30 às 13 horas, será realizada a Campanha de Adoção de Animais no Centro de Adoção Permanente Cão Gabriel, localizado no Parque Infantil A campanha é realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Chefia de Gabinete Vale salientar que, em caso de chuva, as atividades serão canceladas.

A mesma ação foi realizada no último sábado (10), quando cinco bichinhos ganharam um novo lar A campanha, que conta com cães e gatos, adultos e filhotes, também tem o objetivo de promover e alertar para a adoção responsável No momento, aproximadamente 550 animais e s t ã o d i s p o n í v e i s p a r a a d o ç ã o , aguardando uma chance de ter um espaço onde possam receber e também doar amor e carinho

Para adotar um animal, o interessado deve ser maior de 18 anos e apresentar cópia de CPF e RG e

c o m p r o v a n t e d e e n d e r e ç o Va l e lembrar que é de suma importância portar os documentos no ato da adoção Os interessados em adotar gatinhos devem levar uma caixa para transporte do animal, já para adoção de cachorros devem levar coleira e guia O interessado passará por uma entrevista, onde será advertido de todas as responsabilidades e cuidados com relação ao animal. Os animais são todos saudáveis, castrados, chipados, vacinados ou em processo de vacinação.

O Centro de Adoção Permanente "Cão Gabriel" está localizado no Parque Infantil, que fica na Av São Geraldo, s/nº, entre as Ruas 3 e 4, no Centro da cidade Vale destacar que as fotos dos bichinhos podem ser conferidas na página "Bem-estar Animal Araraquara" no Facebook Para mais informações, é possível agendar horário para conhecê-los através do telefone (16) 3339-4441, das 7h30 às 14h30 Lembrando ainda que há outros animais acolhidos

pela Prefeitura no Canil Siciliano, que também podem receber visitas a g e n d a d a s a t r a v é s d o W h a t s a p p

(16) 98877-7604. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite 1/2 cebola picada 2 dentes de alho picado 200g de bacalhau dessalgado 1 pitada de sal pimenta-do -reino a gosto 1/3 de xícara de azeitona preta

1/2 xícara de cheiro -verde 100g de requeijão cremoso

1 pão de rabanada

R abanada Salgada

1 xícara de leite

2 ovos

2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Coloque o azeite em uma frigideira Frite a cebola e o alho até dourar Junte o bacalhau e misture bem

Coloque o sal, a pimenta, as azeitonas e o cheiro -verde Misture e reser ve até esfriar Coloque em um recipiente e coloque o re-

queijão. Misture super bem. Corte o pão de rabanada em pequenas fatias, como se fosse uma torrada grossa Em uma das fatias, coloque o bacalhau e feche com a outra fatia. Coloque o leite em um recipiente e misture os ovos Passa a rabanada nessa mistura

Esquente uma frigideira e coloque a manteiga. Frite a rabanada. Sir va!

Preparo: 35 min - Rendimento: 4 porções

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 12

Conheçam o Instituto dos Cegos Santa Luzia

Loca liz a d o n a Av. Pa d re Antônio Cesarino nº 875, Vila Xavier, o Instituto, além de fornecer ajuda para os deficientes visuais, também abriga 11 residentes que necessitam de maiores cuidados. O Instituto conta com uma área de lazer e quartos individuais para cada um dos residentes: há 4 homens e 7 mul h e r e s , t o d o s d i v i d i d o s p o r sexo

A reportagem do Jornal de Araraquara teve a oportunidade de conhecer alguns dos moradores e entrevistá-los.

O primeiro foi Silvio Joaquim, que conta como é seu d ia a d ia : u m a ca m in ha d a matutina pelo Instituto, conversar com residentes, acompanhar a sua novela preferida e se entreter com algumas visitas que chegam. Silvio está muito ansioso para o Natal, pois irá viajar para casa de sua irmã para as festas em família.

O segundo entrevistado foi José Celso, formado em artes cênicas e aspirante à vida teatral Ele conta como sua vida no Instituto acaba por ser divertida graças às pessoas que lá trabalham, o local é realmente como uma grande fa-

mília Contudo, ele anda inquieto, pois sonha em trabalhar novamente com artes cênicas e visitar o museu da ferroviária para tocar nos troféus do time. Por ser deficiente visual, é incapaz de ver e imaginar como eles são, portanto deseja tocá-los para ter em mente como verdadeiros são t r o f é u s d a Fe r r i n h a E le j á morou em 27 instituições: de todas elas, a Santa Luzia é uma das melhores.

Nossa terceira entrevistada é Carla Regina Cabral, que conta a respeito do seu amor por música. Ela é quem lidera o coral local, sua verdadeira paixão é cantar no gr upo musical Santa Luzia. Para o ano que vem, deseja retornar às suas aulas de canto.

Nossa quarta entrevistada é Gislaine Cristina, que conta como é sua rotina – apesar de possuir dificuldades visuais –envolve fazer brincos, pulsei-

ras e colares, tudo para vender Sente falta de como as coisas eram antes da pandemia, havia mais visitas e os dias eram mais animados. Diz que hoje as coisas estão paradas demais. Para 2023, deseja completar a escola.

Por fim, Fernanda Silva de Lima, a residente mais nova do local: entrou no meio da pandemia, há 2 anos. Fernanda conta como o pessoal do Instituto é sua família. Para o ano que vem, tem grandes aspirações, deseja cursar faculdade de psicologia; sonha também em poder visitar a praia, algo que nunca teve a oportunidade de fazer

Por fim, vale ressaltar, para aqueles que desejam visitar o instituto, podem fazê-lo durante a semana, das 13h às 17h, e de final de semana, das 15h às 17h. Só havendo a necessidade de aviso prévio caso esteja em gr upos

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 13

Comemoração do aniversário de Santa Lúcia 63 anos

às

A tenção para o dia 19 das 13
18h. Muita alegria, diversão e entrega dos presentes para todas crianças de 0 a 10 anos, com a presença do Papai Noel, Robô da Alegria e a Car reta da Alegria.
JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 14 Parabéns Santa Lúcia, 63 anos de progresso

TTe eessttee oo ssee e u uu PPoorrttuu u gguuêêss ((7700 0 2 22))

“Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança”.

(Hannah Arendt)

Podemos afirmar, sem medo de errar, que a Literatura, buscando a universalidade e a multissignificação, leva-nos a sentir profundas emoções.

veis fruições, em especial quando o discurso da comunicação se revela contaminado pela maneira literária de apreensão do mundo Eis então a retórica do texto jornalístico inserida no texto literário Críticos e historiadores do romance moderno já registraram anteriormente a contaminação que o romance recebeu do texto jornalístico

Um olhar dialógico sobre o duplo objeto: texto de periódico e texto de livro impresso revela a transd i s c i p l i n a r i d a d e e n t r e o s d o i s campos de conhecimento (imbricações do sistema de textos informativo versus literário)

A crônica tem assumido, na literatura brasileira, um papel cada vez mais relevante, destacando -

se como o gênero literário mais lido pelo grande público Veiculada geralmente em jornais diários ou em revistas periódicas, a crônica foi aos poucos abandonando o caráter exclusivamente jornalístico, voltado apenas para os fatos ocor ridos no dia a dia, e penetrando lentamente o universo da ficção Hoje, o gênero é diversificado apresentando feições que vão do jornalístico à ficção, do humor à crítica social, da reflexão filosófica à defesa de idéias, mas tendo sempre como base um olhar crítico sobre a vida presente e cotidiana O cronista geralmente é aquele que tem a capacidade de ver os fatos da realidade de forma diferente, mais sensível e/ou crítica

reça inútil e até intempestiva, porque não se põe fora da literatura, mas dentro dela É a contundência da crítica (e não sua história, na confusão de alguns) que a faz avançar Seu poder de injetar ardor no texto, de soprálo para que acorde – seja o que for essa voz que se levanta 1 E no jogo linguístico, Per roneMoisés (apud CA STELLO, 2003, p 8) rebate, no atual prefácio: “Castello sofre de algumas dúvidas a respeito do valor daquilo que escreve, o que é, por si só, prova de inteligência e de valor Ai daqueles – tantos! – ‘gênios para si mesmos’, como dizia Álvaro de Campos ”

um jornalista-escritor/ um escritor-jornalista Segundo Per rone-Moisés, "a dupla que vale a pena conhecer" (apud CA STELLO, 2003, p 12)

Coloque-se porém o leitor, o ingrato leitor, no papel do cronista Dias há em que, positivamente, a crônica não baixa! O cronista levanta-se, senta-se, lava as mãos, levanta-se de novo, chega à janela, dá um telefonema um amigo, põe um disco na vitrola, relê crônicas passadas em busca de inspiração e nada Ele sabe que o tempo está cor rendo, que os linotipistas o estão esperando com impaciência, que o diretor do jornal está provavelmente coçando a cabeça e dizendo a seus auxiliares: “É Não há nada a fazer com Fulano " aí então é que, se ele é cronista mesmo, ele se pega pela gola e diz: “Vamos, escreve, ó mascarado! Escreve uma crônica sobre esta cadeira que está em tua frente! E que ela seja bem feita e divirta os leitores!"

E o negócio sai de qualquer maneira (MORAES, 1962, p 9-11) Sabemos que a crônica é um folhetim que encurtou O folhetim do século XIX era publicado em

forma de rodapé, que muitas vezes ocupava quase metade da página do jornal A crônica moderna é mais curta, mais sucinta, mais econômica de espaço O folhetim borboletava em torno de vários assuntos; a crônica, em geral, limita-se a comentar um só que pode ser, inclusive, a própria falta de assunto

Um retrospecto da história do jornal, desde o seu surgimento em 1605, revela que ele resistiu a todos os embates da tecnologia e das mudanças sociais Ele condicionou o ser humano contemporâneo a um processo de saber E subsist i r á , e n q u a n t o p e r m a n e c e r e m inalterados: a personalidade da informação, o ponto crítico da periodicidade e a amplitude

No momento em que a imprensa brasileira se afirmou, os folhetins da França nela se aclimataram, flor e s c e r a m e en c o nt ra r a m u m a feição de tal modo própria, que muitos críticos contemporâneos afirmam ser a crônica um fenômeno literário brasileiro Sabemos ser a linguagem uma espécie de tesouro Dele, constantemente, exaurimos nossas experiências Transformadas em palavras, estas se abrem a inesgotá -

Leyla Perrone-Moisés

Per rone–Moisés, em seu prefácio “interessantíssimo”, dá a Castello o epíteto: “um cronista fantástico” (apud CASTELLO, 2003, p 7)

E continua, revelando com propriedade: “Quem quiser conhecer o ‘ verdadeiro’ Castello, só o encontrará em breves interstícios de suas crônicas”

E ninguém melhor que o próprio a u t or, a o e n t r e v i s t ar Pe r r o n e –Moisés e fazer a crítica literária de sua obra, Inútil poesia e outros en-

saios breves (2000), para assim se pronunciar: A crítica de Leyla é poética: ela não se limita a perfurar a crosta das interpretações dogmáticas, mas sobre ela abre uma capa multifacetada de olhares, contraditórios, perigosos, é verdade, mas que por isso, em vez de petrificar, enriquecem a leitura Crítica que murmura ao lado da obra, segredando seus hiatos, suas fendas, seus fracassos, sem piedade (porque falhar é se alargar) Uma crítica, também ela, que, à primeira vista, talvez até pa-

Perrone-Moisés (apud CA STELLO, 2003) prefacia as setenta crônicas, num murmúrio incompleto, ir realizado, apenas pressentido, que se camufla por trás das palavras Eis o r umor da língua Eis o destemor, a atenção penetrante, próprios do poético da autora Ela transcende a palavra e nos desnuda Castello

(Fragmento da Dissertação de Mestrado, apresentada para obtenção do título de mestre, na área de Comunicação – UNESP/Baur u, 2005)

(*) Pesquisadora do GEPEFA –Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias – UNESP/Franca

Texto: Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman (*) OB S : Colunista semana dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jorna de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal RegionalAraçatuba (SP) - Diár o da Serra - Tangara da Serra (MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP José Castello:
JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 15

Pandemia acelerou envelhecimento do cérebro de adolescentes, afirma estudo

Apandemia e o consequente isolamento social foram extremamente prejudiciais para a saúde mental da sociedade como um todo, no entanto, esses impactos negativos podem ser mais intensos entre os adolescentes

É o que indica a nova pesquisa realizada por um gr upo de cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos e publicado pela revista científica Biological Psychiatr y: Global Open Science, que afirma que o isolamento social causado pela pandemia estimulou o envelhecimento precoce de cerca de três anos nos jovens

O estudo analisou dados de ressonâncias magnéticas de um grupo de 128

adolescentes durante o primeiro ano de pandemia, e identificou alterações no desenvolvimento de áreas importantes do cérebro como o hipocampo, amígdala e córtex cerebral, responsáveis por funções como memórias, sentimentos, linguagem e percepção social

Essas alterações estão normalmente relacionadas a situações traumáticas como violência, dependência e disfunções familiares, causando geralmente doenças como depressão, ansiedade, doenças cardíacas e dificuldade em lidar com emoções

Esse envelhecimento acelerado pode causar uma série de problemas durante a vida dos jovens, como alerta o Pós PhD e m n e u r o c i ê n c i a s , D r Fa b i a n o d e

Abreu Agrela.

"O envelhecimento precoce do cérebro de adolescentes é uma situação séria pois desenvolve de forma anormal áreas do cérebro responsáveis por importantes funções, como a formação de memórias e regulação de emoções, ter alterações nessas funções pode significar uma estimulação ainda maior ao aumento de casos de ansiedade e depressão entre os jovens" Ressalta

O estudo não indicou se as alterações são permanentes, no entanto, as mudanças não foram identificadas em gr upos de outras faixas etárias, de acordo com os responsáveis pela pesquisa, após os participantes completarem 20 anos, serão reanalisados para

identificar como os impactos se mantêm ao longo do tempo

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu - é um Pós-doutor e PhD em neurociências. (Créditos : MF P ress Global)

A cademia Clube Náutico

Associado, vem treinar!

Associado, tá na hora de espantar a preguiça e colocar mais saúde e ener gia na sua vida! Vem pra Academia Clube Náutico! Profissionais experientes, equipamentos de última geração, treinos personalizados, aulas inovadoras e um espaço projetado especialmente para o seu bem-estar. Ligue (16) 3303 2380 e informese sobre as aulas, valores, planos familiar e individual, Estúdio de Pilates, Gr upos de Cor rida e Bike e muito mais! Não fique parado! Coloque o corpo para mexer com o Náutico!

O Clube Náutico

Um paraíso, onde as belezas naturais convivem com a arquitetura ar rojada e planejada para oferecer sempre o me-

lhor aos seus associados. Assim é o Clube Náutico Araraquara, que oferece lazer, esporte e diversão para toda a família!

A sede de campo do Náutico é o local ideal para viver grandes momentos! Paisagismo exuberante, cuidado com o meio ambiente e estr utura grandiosa garantem a alegria de crianças, jovens e adultos. E ainda tem a Academia, um espaço de saúde e bem-estar completo para os associados!

No Clube Náutico, a natureza e o ser h u m a n o c o n v i v e m e m h a r m o n i a , numa grande celebração à vida. Venha viver toda essa diversão: tornes e a s s o c i a d o ! S a i b a c o m o p e l o site: www.clubenauticoararaquara.com ou ligue (16) 3303 2360.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 16
De acordo com estudo, a pandemia causou um envelhecimento precoce do cérebro de jovens em cerca de três anos
Foto: FreePik

Subestudo de vacina da dengue do Butantan recr uta voluntários em São Paulo, Porto Alegre e Pelotas

Pesquisa integra o estudo clínico de fase 3 do imunizante; maiores de 18 anos podem se voluntariar

Adultos residentes da cidade de São Paulo interessados em contribuir para a pesquisa da vacina da dengue do Instituto Butantan agora também podem participar do subestudo de consistência de lotes, que até novembro estava sendo conduzido apenas em Porto Alegre e Pelotas (RS) Centros de pesquisa das três cidades vão recr utar mais 500 participantes até o final de janeiro para completar 700 voluntários. O subestudo é um braço do ensaio clínico de fase 3 do imunizante, em andamento desde 2016.

Em São Paulo, os participantes serão recrutados a partir do dia 3/1 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC -FMUSP) No sul, os centros de pesquisa responsáveis são o Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, e o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas.

"Nós vamos analisar a imunogenicidade de três lotes consecutivos da vacina, que é uma das exigências da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para um ensaio clínico de fase 3 O novo centro de pesquisa em São Paulo ajudará a acelerar o recr utamento dos participantes", afirma o gestor médico de desenvolvimento clínico do Butan-

tan, José Moreira.

Podem participar adultos de 18 a 59 anos sem comorbidades. Não serão aceitas mulheres gestantes e lactantes ou que desejam engravidar nos próximos três meses a partir da data de entrada no estudo; pessoas com doenças crônicas sem o devido controle ou que usem medicamentos que comprometem o sistema imunológico; e pessoas que já participam de outro estudo clínico. Dos 700 voluntários, 600 tomarão uma d o s e d e u m d o s t r ê s l ot e s d a v a c i n a e 1 0 0 r e c e b e r ã o p l a c e b o O s c i e n t i s t a s i r ã o c o mp a r a r o s t í t u l o s d e a n t i c o r p o s p r o d u z i d o s p e l o s p a r t i c i p a n t e s , a partir da coleta de sangue no 28º d i a após a aplicação da vacina Caso os valores sejam iguais ou muito semelhantes, a produção é considerada consistente

O estudo clínico de fase 3 da vacina da dengu e a c o m p a n h a m a i s d e 1 6 m i l p a r t i c i p a n t e s d e 2 a 5 9 anos desde 2016 As conclusões da f a s e 2 f o r a m p u b l i c a d a s n a T h e L a n c e t I n f e c t i o u s D i s e a s e s e m o st r a r a m q u e o i m u n i z a n t e é s e g uro e induz produção de anticorpos c o n t r a o s q u a t r o s o r o t i p o s d o v ír u s e m c e r c a d e 8 0 % d o s i n d i v íd u o s , t a n t o e m q u e m j á t e v e d e ng u e c o m o naqueles que nunca tiveram contato com o vír us

Para se voluntariar, entre em contato com o centro de pesquisa mais próximo de você:

Centro de Pesquisa Clínica do Instituto Central – Hospital das Clínicas – FMUSP (São Paulo) Telefones: (11) 2661-7845 e 26617846 (das 7h às 17h, de segunda a sexta)

Endereço: Av Dr Enéas de Car valho Aguiar, 155, 4º andar, Bloco 15 – Prédio dos Ambulatórios – São Paulo/SP

C e n t r o d e Pe s q u i s a C l í n i c a d o Hospital São Lucas da PUCRS (Por-

to Alegre)

Te l e f o n e s : ( 5 1 ) 3 3 2 0 - 3 2 6 0 o u 3320-5610 (das 8h às 18h, de segunda a sexta)

Endereço: Av Ipiranga, 6690 –Jardim Botânico – Porto Alegre/RS

Centro de Ensaios Clínicos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas)

Telefone: (53) 3284-4949 (das 8h à s 1 8h , de seg un d a a se x ta ) e 99135-5903 (24 horas)

Endereço: Rua Almirante Guilobel, 221, Bloco 3, 1º andar, Fragata – Pelotas/RS (E-mail: imprensa@butantan.gov.br)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 17

Não digam que não avisei!

As tragédias anunciadas já estão ocor rendo e com frequência que deveria apavorar qualquer ser racional. Tivemos aqui no Brasil deslizamentos em Petrópolis, inundações no Nordeste e em Minas, fenômenos saarianos no i n t e r i o r d e S ã o Pa u l o . M a s ainda sofreremos mais, se não acordarmos imediatamente

“O que aconteceu no Paquistão não vai ficar no Paquistão”, estava escrito no estande do país na COP-27, realizada no Egito. Ali, as enchentes inundaram mais de um terço do país, mataram 1700 pessoas e afetaram milhões de outras Isso vai ocorrer em outras partes do mun-

do Nunca se viu der retimento tão rápido de toda a neve que cobre os Alpes, os Andes, as D o l o m i t a s e o d e s a p a r e c imento das calotas polares.

António Guter res, o Secretário -Geral da ONU, foi contundente em seu discurso: o mundo está “numa estrada p a r a o i n f e r n o c l i m á t i c o e com o pé ainda no acelerador ” . Se alguém ainda tiver alguma dúvida sobre as perdas e danos do aquecimento global, é só visitar o Paquistão. Ali há pesadas perdas e vultosos danos Exemplo para o mundo insensível, que não quer se converter

Não é profecia catastrofista. É c o n s t a t a ç ã o d o q u e t e m acontecido, acontece e acontecerá, cada vez com frequên-

cia maior: “A humanidade tem u m a e s c o l h a : c o o p e r a r o u mor rer ” . O mundo está perigosamente próximo ao ponto de não retorno. “Ou é um pacto de solidariedade climática ou um pacto de suicídio coletivo”.

Não é por falta de aviso que governos e sociedade civil p o d e r ã o a l e g a r d e s c o n h e c imento da g r a v i d a d e d a s ituação Já passou a fase de se c o n s i d e r a r e c o l o g i a a l g o s of i s t i c a d o , o b j e t o d e a t e n ç ã o d e e l i t i s t a s , o u f a n á t i c o s O f a n a t i s m o e s t á h o j e n a e st ú p i d a n e g a ç ã o d o a q u e c im e n t o g l o b a l e n o d e s c on h e c i m e n t o d e q u e d e s m at a r, i n c e n d i a r, d e s t r u i r, e xt e r m i n a r, n ã o a c a b a c o m a Te r r a , m a s a c a b a c o m o s e r

h u m a n o

As pessoas sensíveis têm o c o m p r o m i s s o d e n ã o p e r d e r a c a p a c i d a d e d e i n d i g n a ç ã o e de exigir dos seus gover nos – e m t o d a s a s t r ê s e s f e r a s : m u n i c i p a l , e s t a d u a l e f e d er a l – s e r i e d a d e e c o m p o s t ur a n o t r a t o d a q u e s t ã o e c ol ó g i c a N e m a d i a n t a r á m a i s t a r d e d i z e r : “ N ã o d i g a m que não avisei!”. Já não haverá ninguém para escutar

(*) É Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pósgraduação da UNINOVE e P residente da Academia Paulista de L etras – 20212022. (Imprensa Renato Nalini - e-mail: imprensanalini@gmail.com)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 18
José
Av. José do Patrocínio (ao lado da UPA) Ligue e peça 3339-1707 98161-5977 “Não tenha receio, peça ajuda a quem sabe ouvir e entender ” - CVV - Telefone 188

Professora, Formada em Letras, na Unesp de Araraquara, com especialização em Crítica Literária e Marketing, estudou história da Arte e da Moda em Florença em 1994 Desde os 15 anos trabalha no varejo de moda Teve sua própria butique por 6 anos e tem anos de experiência como franqueada

Em 2014 começou a estudar Coolhunting e não parou mais em busca de qualificações e pensar em futuros possíveis para marcas atuais. Desde então foi se aprimorando em tendências, comportamento de consumo, branding e tudo que se refere aos bastidores de marca de sucesso como lideranças: gestão de pessoas, comportamento, imagem, stor ytelling, trilha do colaborador e experiência do cliente

Em 2018 abriu uma empresa de consultoria com duas amigas em São Paulo, mas, na pandemia continuou sozinha e hoje atende o varejo, marcas corporativas e pessoais.

É formada em Consultoria de Imagem pela Oficina de Estilo, com Andrea Furco em Paris, se aper feiçoou em Imagem e Estilo para o Varejo e mercado de Luxo, Consultoria de Imagem Corporativa com a Ana Vaz, Coolhunter; com a Sílvia Scgliano, se especializou em mercado de Luxo na MCFconsultoria; com os métodos aprendidos com a Ilana Berenholc conduz os atendimentos de posicionamento de imagem profissional; pela WomanTobe é especializada em Liderança Feminina; e pelo Instituto Feliciencia, tem certificação em Felicidade no Trabalho, Segurança Psicológica no Trabalho e ESG.

Hoje tem sua própria marca de Varejo novamente, a Stella Multibrand

Junto com Patrícia Corbi trabalha com eventos de diversos formatos sempre com a intenção de valorizar e divulgar marcas.

• Como sua história começou e qual foi a inspiração para seu atual empreendimento?

Minha história com o varejo, que é minha expertise, começou com meu avô Ele tinha um comércio em Araraquara – chamado de Casa Estella – e eu adorava ficar dentro da loja que vendia um pouco de tudo. Cresci vendo um fio virar um produto dentro da Lupo também graças a minha família, me encantava o jeito que minha família falava com seus clientes, isso que me inspirou, meu avô e as pessoas dentro da Lupo, com seus cuidados especiais.

Minha mãe também foi uma grande outra inspiração, sempre trabalhou muito, diretora da biblioteca de Araraquara, para depois ser diretora do departamento de Cultura. Vivia dentro de livros, vendo ela fazer exposições e valorizando muito a educação e a cultura

• Quais foram as dificuldades que passou no meio empreendedor até chegar aonde está hoje?

Passei por muitas dificuldades quando me tor-

nei empresária, passei por um aperto administrativo quando era mais amadora. Não basta o conhecimento no produto que você está vendendo, na forma como está vendendo O empreendedor precisa de ajuda sempre, ainda mais com a parte administrativa, que incluem: desde as contas para pagar, contas a receber, estoque do seu negócio, planejamento de negócio, estratégias e até a presença de pessoas mais experientes

Não é simples vender um produto que está na sua mão, o trajeto do produto sair de você e ir ao cliente, é um trajeto repleto de burocracia que precisa ser levado muito a sério

Essas foram minhas maiores dificuldades, me levaram a ter grandes problemas, inclusive financeiros. Além do mais, tive de abrir mão de várias oportunidades bacanas por falta dessa administração, então eu tenho grandes ar rependimentos por falta de conhecimento na área administrativa ou até por delegar para outras pessoas algumas coisas, pois, por mais que não tenha como você saber de tudo, é bom ter um certo domínio sobre cada aspecto do que você faz

• E como mulher, encontrou alguma dificuldade? Se sim, qual?

Eu acho que sendo mulher eu nunca tive uma dificuldade explícita, mais um preconceito velado de pessoas que não acreditavam na minha capacidade Acho que a maioria das mulheres viveu – e ainda vive – essa situação de ser desacreditada, de ser pouco levada a sério

Acho que essa dificuldade – como mulher –continua sendo essa, em vários aspectos quando se diz respeito a vida profissional e de empreendedora

• Como procura atender seus clientes? Se diferenciar.

Eu procuro atender meus clientes de uma forma muito comprometida, eu tenho muito respeito por pessoas e empresas que me procuram para melhorar, de alguma forma, suas relações de trabalho ou a sua entrega para clientes Eu acho que uma empresa que se preocupa com isso, já está no futuro

A questão não é de eu me diferenciar, mas sim para que meus clientes descubram seu próprio diferencial Eu faço um trabalho de autoconhecimento, onde, através das forças e da singularidade de cada pessoa/marca/ empresa, a gente consiga comunicar isso de uma forma autêntica através de: comportamento, imagem, escolhas de como vão se apresentar, ter contato e de como será a experiência do cliente através dessa singularidade.

Esse é o meu jeito de atender, como cada marca, cada pessoa, se sentir bem sendo quem é e conseguindo comunicar isso através de imagem de comportamento para seu público. E que quando essa marca tenha uma equipe, que esse gr upo também esteja alinhado com o ideal da empresa para passar essa sensação nas relações profissionais

• Tem planos para o futuro? Ou alguma expectativa imediata?

Meus planos para o futuro é de dar continuidade na minha empresa de consultoria, tenho um plano de estar mais presente nas redes sociais, pois é onde eu aconselho meus clientes a olharem com muito cuidado e dedicação. Sendo que não tenho feito isso para mim mesma, então vou melhorar Minha expectativa é que – junto a Patrícia Corbi – a gente continue os eventos, onde é uma parte de meu trabalho que dá muito prazer e alegria, que é mostrar para as pessoas quantas marcar, produtos e ser viços existem em nossa cidade. Divulgar o varejo de Araraquara, como artistas e demais talentos em diversas áreas que – com o cor rido presente – muitas vezes a gente nem fica sabendo, pois muitas vezes não temos mais uma porta de um varejo aberto pelas r uas Esses eventos me dão muita alegria para mostrar os profissionais que temos por aqui em diversas áreas, minha expectativa é que esses eventos venham com muito mais força em 2023, trabalhamos muito para isso.

• Que conselho daria a futuras

empreendedoras que sonham

em ser como você?

Eu não sei se alguém sonha em ser como eu, no entanto, meu conselho é que as pessoas procurem mentores Procurem outras pessoas – de preferência do ramo que querem empreender – para conversarem, aprenderem, leiam, pesquisem bastante sobre o assunto para saber que direção tomar no sentido de ouvir mais profissionais, e menos as pessoas que estão a nossa volta nos desvalorizando

Ent ã o e u d i g o p a r a a c r e d i t ar e m m a i s e m v o c ê s e s e o r g a n iz e m , p l a n e j e m , t e n h a m c o n t r ol e d o s e u n e g ó c i o , n ã o p a s s e m a r esp o n sa bilid a d e d o s eu n eg ó cio para outras pessoas E não é todo m u n d o q u e t e m e s p í r i t o e mpreendedor, muitas pessoas pref e r e m t r a b a l h a r p a r a / c o m e mp r e e n d e d o r e s , e e s t á t u d o b e m Pr e c i s a m o s d e s c o b r i r n o q u e a g e n t e é b o m e o q u e f a z e r c o m n o s s o s t a l e n t o s , p o i s , a s v e z e s o n o s s o t a l e n t o é o q u e a g e n t e f a z com facilidade, por isso não é visto Em suma, meu maior conselho é: autoconhecimento.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 16 A 20 DE DEZEMBRO DE 2022 19
Daniela Lupo Stella Daniela Lupo Stella
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.