Jornal da Zona Norte - Edição 566

Page 1

JORNAL DA ZONA NORTE SÃO PAULO - JULHO / 2015 / EDIÇÃO N° 566 Tel: (11) 2239-4028 | (11) 2239-4023 /jornalZN |

@JornalZN | www.jornaldazonanorte.com.br

Lausanne Paulista F. C.

Vai viajar nestas férias? A importância da revisão do veículo antes das férias

Mais de 80 anos de história e tradição

O Centro Automotivo Carango's entende que o seu tempo é precioso. Reserve já a sua checagem grátis!

Bairro

Esporte

Cidade

Férias

Vereador Dr. Rubens Calvo homenageia Dr. Roberto Kalil Filho.

A queda dos técnicos no Campeonato Brasileiro 2015.

Organize a sua viagem e confira as mudanças de preços nas estradas.

Confira as dicas do JZN para a programação de férias.

Pág. 3

Pág. 4

Pág. 8

Pág. 14


2

Julho/2015

CIDADE

JORNAL DA ZONA NORTE

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

Por João Vitor Souza Lira

Atenção Autoridades! O PROBLEMA JÁ FOI RESOLVIDO? O Pronto-socorro Municipal 21 de Junho, na Freguesia do Ó, zona norte da capital paulista, foi alvo de 381 reclamações de pacientes em 2014 (uma queixa a cada 23 horas). Esse hospital foi o campeão de relatos por mau atendimento no ano passado na comparação com as demais 15 unidades da prefeitura especializadas em casos de emergência existentes na cidade. Será que o problema já foi resolvido?

MESMO COM A BAIXA ATUAL DA DENGUE, NÃO SE PODE PARAR Segundo informações do município de São Paulo, a cidade registrou, durante o período que vai de 4 de janeiro a 14 de março, nada menos do que 4.436 casos confirmados de dengue, sendo que todos estes casos são considerados autóctones, ou seja, que foram contraídos dentro do município. O que mais chamou a atenção é que segundo os dados da prefeitura da maior cidade do país, quase a metade de todos os casos de dengue registrados durante este primeiro trimestre foi registrada na zona norte da cidade. Isto significa que a zona norte é onde mora o perigo e é a região que mais necessita de atenção por parte da prefeitura, que pretende fazer ações para atacar a doença, que sempre tem aumento considerável de incidência durante as estações chuvosas. A primeira medida da prefeitura de São Paulo para atacar a doença foi instalar 3 tendas na zona norte, que é a mais afetada, como já dissemos anteriormente, para ajudar no tratamento auxiliar e também no tratamento emergencial da doença.

EDITORIAL

Mirar em um acertar outro

Os constituintes redigiram a Constituição de 1988 com um olho no presidencialismo e outro no parlamentarismo. Não levaram a sério a proposta de se implantar no Brasil uma monarquia constitucional. A palavra final foi dada pela população que, em plebiscito, escolheu o presidencialismo. No entanto as tintas do parlamentarismo já constavam da constituição por isso o país criou mais uma jabuticaba: o presidencialismo de coalizão. O presidente FALTA DE SEGURANÇA? para governar não depenUm grupo de criminosos code apenas de ter sido eleito, locou fogo em um ônibus na precisa ter maioria no ConAvenida Cantídio Sampaio, gresso Nacional. Para isso na região da Brasilândia, precisa juntar os votos do Zona Norte de São Paulo no seu partido e fazer alianças dia 26 de maio deste ano. Era com outros até conseguir aproximadamente 21h quanmaioria na Câmara e no do o grupo abordou o ônibus. Senado. A isso se apelidou Os criminosos mandaram os de base aliada. Os goverpassageiros descerem. Eles nadores também fizeram o ainda pediram para o motomesmo, porém com muito rista deixar o veículo virado menos esforços. No entanna pista antes de colocar fogo. to, quando os presidentes Mesmo sem feridos no acida Câmara e do Senado se dente, a comunidade do bairtornam muitos fortes e rero pede mais segurança das beldes o país se transforma polícias e mais atenção com em um “parlamentarismo os bairros mais próximos, branco”. Sem dúvida tudo para que não ocorra novaisso é muito confuso e só mente tamanho caos. quem acompanha o dia a dia do noticiário político é capaz de entender em que EXPEDIENTE regime se vive. O Jornal da Zona Norte é uma publicação do Grupo Editorial Bosshardt Há outras jabuticabas hisCNPJ Nº .17.077.624/0001-00. Redação, Administração e Publicidade | Avenida Engenheiro Caetano Alvares, 4970, 2º andar | Santa Terezinha - São Paulo - SP - CEP - 02413-000 | Telefones: (011) 2239-4028 / (011) 2239-4023 www.jornaldazonanorte.com.br | Curta nosso facebook.com/jornalzn Corpo Editorial e Administrativo Diretora Comercial: Ellen Bosshardt - comercial@jornaldazonanorte. com.br Diretor Jurídico: David Correia de Mello (OABSP- 221936) davi@correiameloadvocacia.com.br Jornalistas Responsáveis: José Martiniano Sobrinho (MTB 75193/SP) martiniano@ancora.com.br e redacao@jornaldazonanorte.com.br Produção Gráfica: Guilherme Turazza Colaboradores/Colunistas: Heródoto Barbeiro, Vanessa De Mani, Carlos Alberto Biondo, Marcelo Segredo, Marlene Desidério, Pedro Nastri, Major Olimpio, Luci Domingues, João Vitor Souza Lira Tiragem 20.000 exemplares | Periodicidade: Mensal Distribuição Gratuita.

Por Heródoto Barbeiro Jornalista e Âncora do Jornal Record News

tóricas. A constituição de 1824, consagrou um entulho absolutista que era o poder moderador. A principal atribuição desse poder era a livre nomeação dos ministros pelo imperador, sem consultar o Legislativo. Ora, então podia nomear um chefe de governo mesmo que não tivesse maioria no parlamento, por isso o modelo imperial brasileiro se parecia mais uma monarquia presidencial. Afinal é na república que a nomeação de ministro é atributo exclusivo do presidente. O escolhido se virava para conseguir maioria para governar. O imperador resolvia qualquer crise derrubando o chefe do governo e nomeando outro do mesmo partido ou da oposição. Com isso o eleitor era excluído do direito de escolher entre oposição e situação. Por isso é que se dizia na época que nada mais parecido com um liberal do que um conservador. Isto se aprofundou no período Regencial. Com a aprovação de um Ato Adicional à constituição, o regente assumia ainda mais o contorno de um presidente de uma república. O período de Feijo, foi o melhor exemplo. Segundo a constituição do império podiam votar

B

A

V

os analfabetos. Era uma boa jabuticaba. Provavelmente em nenhum lugar do mundo esse direito era concedido aos iletrados. Isto refletia a realidade do Brasil, um país constituído da maioria de analfabetos. Contudo, era preciso ter uma renda anual de pelo menos 100 mil reis para votar. Então só votava aristocrata, ainda que analfabeto? Não Por volta de 1870 o menor salário de um funcionário público era de 600 mil réis anuais. A maioria da população branca, uma vez que os escravos não tinham cidadania, ganhava mais de cem mil reis anuais. Esse sistema deixava no chinelo os sistemas eleitorais das chamadas nações liberais avançadas como a Inglaterra e a França. Nessa época, em um município do interior de Minas Gerais, só 24% dos votantes eram proprietários rurais. Os demais eram funcionários públicos, trabalhadores rurais, artesãos e profissionais liberais. O sistema estava longe de ser democrático, mas o voto censitário tupiniquim era mais acessível do que para os operários das fábricas inglêsas ou francesas.(Carvalho, J.M. Cidadania no Brasil)


JORNAL DA ZONA NORTE

Julho/2015

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

BAIRRO

3

Por Luci Domingues

A importância de Dr. Kalil na medicina brasileira

Vereador Dr. Rubens Calvo entrega Medalha Anchieta ao Dr. Roberto Kalil Filho O auditório do Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo ficou lotado de autoridades, personalidades, amigos e familiares que foram prestigiar, nesta quarta-feira (17), a entrega da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo ao médico Dr. Roberto Kalil Filho. A iniciativa foi do Vereador, e também médico, Dr. Rubens Calvo, que destacou mais uma vez a importância do Dr. Kalil na medicina brasileira, bem como sua dedicação aos pacientes. “O Dr. Kalil é um missionário e que não mede esforços para atender seus pacientes a qualquer hora do dia ou da noite . Ele orgulha e honra a nossa classe. Além disso, Dr. Kalil também é um agregador:

consegue juntar PT e PSDB na mesma mesa. Por seu trabalho nos hospitais onde atua e por sua história na ciência, a cidade de São Paulo lhe devia esta homenagem”, afirmou o vereador Calvo. Presente ao evento, o secretário de Saúde do estado de São

Paulo, David Uip, parabenizou o vereador Calvo pela indicação da honraria. Segundo Uip, Dr. Kalil é persistente no que faz e muito merecedor da Medalha Anchieta. Já a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti,

afirmou ser uma justa homenagem. Ela disse ainda ter sido testemunha do carinho e atenção que o Dr. Kalil tem com os pacientes. Já o homenageado, Dr. Roberto Kalil Filho, em seu agradecimento, fez questão de agradecer ao Dr. Calvo pela indicação: “ Muito me honra estar aqui hoje. Agradeço ao Calvo por me conceder esta homenagem. Já na infância sonhei em ser médico. Sou feliz com o que faço. Como eu me vejo amanhã? Não quero mudar nada! Quero sim o melhor para minha família e para meus pacientes”. Medalha Anchieta A Medalha Anchieta, maior honraria da cidade de São Paulo, é sempre entregue

SAÚDE

acompanhada do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, ambos concedidos a personalidades e instituições que, por meio de suas trajetórias, tenham conquistado a admiração e o respeito do povo paulistano. Roberto Kalil Filho é referência em cardiologia. Formado pela UNISA (Universidade de Santo Amaro), é professor titular da disciplina de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e também diretor clínico do Instituto do Coração (InCor) da (FMUSP) Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É ainda fundador do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, onde criou a residência médica em cardiologia.

Divulgação

Todo dia é dia de doar Doe sangue e ajude! No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) institulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Cada ano um país diferente é escolhido como o anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue. Conforme um documento da OMS, em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixa renda, onde vive 82% da população mundial. Outro problema é que nos países de renda baixa e média, mais de 43% das

doações efetuadas por novos doadores provêm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição. Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. O PROCEDIMENTO É SIMPLES O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus fa-

politana de São Paulo, disponibiliza postos de coleta para a doação durante todo o ano. Faça parte e doe sangue.

POSTOS DE COLETA DA FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

miliares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua

vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro. Na Capital, a Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de mais de cem (100) hospitais da rede pública da Região Metro-

Mandaqui: R.Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui. (Segunda a sexta-feira: 12h as 18h). Clínicas: R. Dr.Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1° andar – Cerqueira César (Segunda a sexta-feira: 07h00 as 19h00, e sábados e feriados: 08h00 as 18h00). Dante Pazzanese: Av.Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera (Segunda a sexta-feira: 08h00 as 17h00, aos sábados: 08h00 as 16h00).


4

Julho/2015

JORNAL DA ZONA NORTE

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

E a “Dança das cadeiras”, já começaram

E A

Em apenas nove rodadas, o Brasileirão 2015 já conta com nove demissões de técnicos.

M

ESPORTE

A famosa “dança das cadeiras” se iniciou muito cedo na edição deste ano do Campeonato Brasileiro. Foram apenas nove rodadas, para que exatos nove (9) técnicos não estivessem mais nos comandos dos seus times, (praticamente um técnico demitido por rodada), dentre eles, técnico campeão do Mundo com a seleção brasileira, técnico com quatro títulos brasileiros, entre outros. Será que isso mostra a ineficiência das atuais administrações do futebol brasileiro? Fomos atrás de gente que entende do assunto para falar sobre este tema. Veja agora uma entrevista com Benê Silva, técnico do Lausanne Paulista Futebol Clube (localizado na Zona Norte de São Paulo). JORNAL: A famosa “dança das cadeiras” dos técnicos iniciou-se no Brasileirão de uma forma muito precoce. Já numa 9ª rodada do campeonato, nove técnicos haviam sido demitidos. Qual a sua opinião sobre estas mudanças tão rápidas? Acredita que em tão pouco tempo, é possível avaliar o trabalho de um treinador? BENÊ: É muito complicado, mal chega o treinador na equipe e ele já deve mostrar resultado no 1° jogo, passou do 3° jogo tem treinador que

Por João Vitor Souza Lira

já é mandando embora, porque o ambiente da mídia já está cobrando e ela traz negócio, a partir do momento que você vê que o seu produto (equipe) não dá resultado, ninguém te compra e ninguém faz negócio contigo, tem treinador que não dura, mal conhece o ambiente do clube e já é mandado embora. JORNAL: Tivemos nestas nove rodadas, a demissão de Felipão, até então técnico do Grêmio e um dos maiores da história do futebol mundial. Foi ele também, que estava no comando da seleção brasileira na derrota do Brasil de 7 a 1 para a Alemanha. Você acredita que a marca negativa da Copa, atrapalhou e prejudicou o currículo do treinador? BENÊ: Na realidade, no futebol brasileiro cometesse um erro. Muitos treinadores estão defasados e muitos foram se reciclar fora do País, em principal, na Europa, para obter conteúdo e aplicar no chamado “futebol moderno”. O 7 a 1 foi na verdade um embate do futebol comum com o moderno. Fomos surpreendidos pelo foco da equipe alemã, e da versatilidade da adversária. JORNAL: Hoje, no futebol brasileiro, você acredita que

falta mais comprometimento de presidentes e diretores dos clubes? A culpa realmente é sempre dos treinadores? BENÊ: Boa parte dos erros está na administração. Tem muito dirigente, que entra no sistema do esporte, mas desconhece de tudo. Ele quer trazer o atleta, negocia sem o aval do treinador e do departamento de esporte saber. Ele investe milhões e por ter sido contratado por ele, o atleta tem que jogar. Mas por outro lado, não é o atleta que o treinador esperava ter. Com isso, o treinador fica descontente e comete fatores que desconfortam o dirigente, vai ter uma hora que o lado mais fraco vai perder. O treinador, não tendo o apoio do dirigente, ele não vai conseguir chegar a lugar algum. Os debates começam a acontecer entre as partes e se dá um conflito interno no clube, e o dirigente que comanda o clube, manda embora. JORNAL: Uma das principais demissões no futebol brasileiro neste ano foi a do técnico Marcelo Oliveira no Cruzeiro, e em questão de horas, Luxemburgo foi anunciado como novo técnico. Vale lembrar que o próprio Marcelo, foi campeão em 2013 e 2014 do Brasileirão com o clube. O que você achou dessa situação?

BENÊ: O que matou o treinador foi o jogo final pela Libertadores contra o River Plate-ARG, o jogo decisivo dele, se ele tivesse ganhado ele estava no cargo, o campeonato foi embora. Às vezes é a forma do dirigente achar que fazendo esta mudança, ele vai injetar sangue novo na equipe. O caso do Luxemburgo, ele também não concordou com a forma dos dirigentes do Flamengo e saiu soltando fumaça pelos quatro cantos, tudo é questão de dar satisfação para a torcida, ela (torcida) cobra muito do presidente, dos diretores, etc. JORNAL: Você considera o futebol europeu mais comprometido em relação aos técnicos? BENÊ: A estrutura é de comprometimento e trabalho. Se você pegar os treinadores da Europa, o conteúdo e conhecimento que eles tem de futebol, é grande. Lá o futebol são negócios duradouros, você pega determinadas equipes que hoje estão voando alto, por exemplo a Juventus-ITA que praticamente sumiu do Campeonato Italiano há alguns anos atrás e agora está subindo o nível novamente, tudo isso é uma boa estrutura, atendimento para o atleta, condição para o treinador, atrativos que façam o atleta se comprometer

mais com o clube, assim você tem resultado. Na Europa, estes profissionais são mais valorizados pela sua própria formação, aqui não.

JORNAL: Você como técnico, acredita que o futebol brasileiro necessita de uma reformulação na profissão de treinadores? Acha que os times brasileiros devem ir em busca de técnicos estrangeiros, como fez o Palmeiras no ano passado e o São Paulo agora com Osorio, ou acreditar no que temos aqui?

BENÊ: O Brasil tem bons treinadores, tudo é uma questão de oportunidade. É mais fácil você ter um treinador que fala demais, que está exposto na mídia, um cara que traz negócio, do que trazer um técnico que vai realmente descobrir o valor de um atleta para montar uma boa equipe. O fato de você trazer estrangeiro para cá, é para dar impacto, e traz também coisas novas e muita mídia.

JORNAL: Na sua opinião, quais são hoje, os 3 melhores técnicos atuando no Brasil?

BENÊ: Para mim os 3 melhores hoje, são: Tite (Corinthians), Marcelo Oliveira (Palmeiras) e dentro do futebol brasileiro, atualmente, o Aguirre (Internacional).


JORNAL DA ZONA NORTE

Julho/2015

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

5

ESPORTE A história de glórias e um futuro promissor

Por João Vitor Souza Lira

Mais de 80 anos de história, Lausanne Paulista Futebol Clube é tradição.

êA história do Lausanne Pau,lista Futebol Clube é apressentada com detalhes ao mundo esportivo tendo seu início graças aos esforços de jovens abnegados que pra-ticavam o esporte bretão, lem princípio na equipe do aPedreira FC, localizado nas o terras vendidas pela família Savoy, onde além da famor -sa Pedreira, já extinta, havia solarias e uma fonte denomionada Fonte Lausanne. -Não poderíamos deixar de falar na fundação do Lausanne Paulista FC, sem resferenciar a figura ilustre de aAlberto Savoy, descendente de pais suíços nascidos em -lugarejo próximo a cidade ede Lausanne, na Suíça. Seus pais quando chegaram ao Brasil, no século passae a ê é a

,

a -

do, instalaram-se no bairro da Luz, onde nasceu Alberto Savoy. No final do século passado a família Savoy, uma das pioneiras da região, possuía grandes glebas de terras na zona norte de São Paulo. Com o passar dos anos, Alberto Savoy e sua esposa Maria Bandini Savoy, resolveram vender parte das terras, cujo comprador foi Francisco Amaro que adquiriu mais de 1 milhão de metros quadrados de área. Como Alberto Savoy era muito amigo de Francisco Amaro, este resolveu homenagear a família Savoy. Sabendo da origem suíça de seus pais, denominou a área de terra adquirida com o nome de Lausanne Paulista, devido também ser a área

montanhosa, semelhante a da Cidade Suíça. A fundação do Lausanne Paulista Futebol Clube foi só uma questão de tempo.

Os jovens dissidentes do então Pedreira FC, capitaneados pelo saudoso e batalhador Francisco Gaboni e Arquimedes Mateuchi, resolveram marcar uma reu-

nião na casa de Francisco Gaboni para tratarem seriamente da fundação de um novo clube. Nessa reunião finalmente ficou determinada oficialmente a fundação do Lausanne Paulista FC, exatamente às 21 horas do dia 20 de março de 1927. O Lausanne Paulista Futebol Clube é um clube particular, com área de 17.860,00 m2, fundado em 20 de março de 1927, localizado no bairro Lauzane Paulista, na Zona Norte da cidade de São Paulo, com entrada principal à Rua Maria Bandini Savoy, 127 e uma segunda entrada de fundo à Rua Plinio Colas. Possui a Arena Lausanne, antiga Praça de Esportes Alberto Savoy, com estádio de futebol de capacidade es-

timada para 2 mil pessoas; Ginásio Poliesportivo Cyro Gilberto Savoy, com capacidade estimada para 600 pessoas; Sauna; Piscina; Academia de MUSCULAÇÃO e Ginástica Localizada; duas Quadras de Futebol Society; Churrasqueiras; Lanchonetes; Salão de Festas com capacidade estimada para 150 pessoas; Escolinhas de FutSal; Estacionamento próprio e duas Quadras de Tênis. Com a Nova Arena, o clube inicia mais uma importante fase de sua história e presenteia de uma forma especial todos os seus torcedores e toda a comunidade do bairro da zona norte. O tigre da Cantareira mostra a sua força. Avante Lausanne!


6

Julho/2015

JORNAL DA ZONA NORTE

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn


JORNAL DA ZONA NORTE

Julho/2015

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

AUTOS

7

Por João Vitor Souza Lira

“Pé” na estrada com responsabilidade Faça antes uma revisão! Se você é um dos que vão aproveitar as férias do mês de julho para viajar, precisa estar atento à revisão do seu carro antes de pegar a estrada. Os cuidados dizem respeito também à documentação do condutor do veículo. São medidas simples, preventivas e importantes para que sua viagem não se transforme em uma terrível dor de cabeça.

O primeiro passo é verificar se os documentos do veículo estão em ordem, com o licenciamento e IPVA em dia. A validade da carteira de habilitação do motorista também deve ser conferida. No veículo, é importante verificar as condições dos pneus, inclusive do estepe. Se houver bolhas é sinal de que existe algum dano na estrutura e uma substituição

deve ser feita. O desgaste irregular na banda de rodagem é indicativo de desalinhamento da suspensão ou de pressão inadequada no pneu por longos períodos. Cheque a pressão de todos os pneus e considere a quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição. O kit formado por chave de rodas, triângulo e macaco, que na maioria dos carros fica no porta-malas, embaixo do estepe, deve estar em ordem. Verifique barulhos na suspensão como batidas secas, rangidos ou ruídos que dão a impressão de algo frouxo. Peças da suspensão sofrem

desgastes e necessitam reparos. A falta de manutenção pode comprometer a segurança dos passageiros. Fique atento ao nível do óleo do motor, sua validade e os demais fluidos e filtros. Caso o prazo de troca esteja próximo, é recomendado que antecipe o processo. A revisão deve checar se faróis, lanternas e piscas estão funcionando. Muitas vezes o problema é resolvido com uma simples substituição de lâmpadas. Confira também o funcionamento dos limpadores, desembaçadores, o estado de conservação das palhetas e o nível do reservatório de limpeza.

Limpe bem os vidros, essa medida facilita o escoamento da água da chuva. Após verificar todas as etapas e tomar todas as medidas necessárias, siga em frente com a sua viagem. Boas férias!


8

Julho/2015

JORNAL DA ZONA NORTE

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

CIDADE

D

Por João Vitor Souza Lira

Como o consumidor pode organizar uma viagem segura

E o preço do pedágio vai subir

Os cuidados com a movimentação do mercado turístico no período de férias.

Pedágios de rodovias paulistas irão subir aM a partir de julho. i

Todo o período de férias gera maior movimentação do mercado turístico e, por isso, consequentemente, possíveis problemas entre consumidores e prestadores de serviço. Nesse mercado é bastante comum a aquisição de pacotes de viagem, especialmente pelo custo mais baixo que podem ser ofertados. Segundo Bruno Boris, professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ainda que muitos pacotes de viagem tenham preços atrativos, é necessário que o consumidor faça uma boa pesquisa de preços antes de contratar.

Os pedágios das rodovias administradas por empresas privadas no Estado de São Paulo ficarão mais caros a partir desta quarta-feira (1º). As tarifas vão subir de 4,11% a 8,47%. O reajuste é válido para carros, ônibus e caminhões. Nas rodovias Anchieta e Imigrantes que obtém o maior valor de pedágios entre todas as outras rodovias paulistas, o valor deverá chegar em R$ 23 para os carros. Na Anhanguera vai a R$ 11,80. No Rodoanel, especificamente no trecho sul, o valor cobrado será de R$ 2,90.

O professor orienta que durante a pesquisa de preços o consumidor também se atente as informações transmitidas pelos fornecedores, pois conforme previsão legal do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor deve informar clara e adequadamente sobre o serviço que está ofertando, suas características, preço, multas na hipótese de cancelamento. Outro ponto importante refere-se às viagens internacionais, pois a entrada em alguns países depende de visto e não cabe ao fornecedor, via de regra, a providência dessa autorização.

“Embora muitos consumidores pensem o contrário, o cancelamento de pacotes de viagem não é algo sem custo. Dependerá muito da política de cancelamento do fornecedor do serviço, devendo o consumidor comunicar imediatamente o fornecedor do eventual cancelamento e averiguar as regras e possível custo dessa operação” explica Boris.

O

p VALORES DE ALGUNSe U PERCURSOS r Capital Paulista – Ribeirão m Preto: R$ 54,30 p Capital Paulista – Campi-t nas: R$ 15,90 a Rodovias com 4,11% de re-d ajuste no pedágio: Anhan-I guera, Bandeirantes, Wa-p shington Luis, Castelloc Branco, Anchieta e Imi-t r grantes. p Rodovias com 8,47% de e reajuste no pedágio: Rodo-p anel, Dom Pedro 1°, Mare-c chal Rondon, Ayrton Sennas e Carvalho Pinto. M O valor do Rodoanel Leste,a r ainda não está definido. u p


JORNAL DA ZONA NORTE

Julho/2015

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

DECORAÇÃO

9

Por Vanessa De Mani Decoradora

Iluminação Residencial O que a luz te proporciona! Muitas pessoas ainda não dão a devida importância que a iluminação deve ter. Já parou para a analisar ao seu redor e o que a luz te proporciona? Uma luz correta, ajuda nas tarefas do dia a dia, pode trazer mais aconchego ao espaço, pode dar sensação de amplitude, pode reduzir, valorizar algo, ser um forte aliado na decoração e dar bem estar. Importante sempre prezar pela luz natural e a relação com a luz artificial. Aproveitando bem durante o dia a claridade. Mas vale ressaltar que para complementar essa luz, e a noite valorizar mais o espaço, a escolha das lâmpadas certas de preferência deverá ser feita por um profissional. Muitas vezes a pessoa leiga acha que para ter algo diferente na iluminação além de um lustre ou plafon, optaria por usar uma dicróica. Bom

essa é apenas uma das opções que existem, como AR70, Par 20, fluorescentes, leds, arandelas, balizadores etc. Além de cada uma delas temos as qualidades de reprodução de cor, que é o que vai determinar se aquilo que estamos vendo está mais próximo ou não da realidade. Um exemplo bem interessante para isto é uma luz para a área de maquiagem, se a luz for errada o tom da maquiagem pode parecer bom, adequado e quando ao sair, notar que exagerou. Outra coisa é roupa, a luz escolhida de forma errada pode dar sensação de que está numa cor e ao sair notar que errou no tom. Dentre outras coisas. Confesso que a iluminação é uma de minhas paixões, a luz para mim," é a alma do projeto". A luz complementa o trabalho. Recentemente

numa reunião com um cliente pude ver claramente a sensação que uma pessoa tem ao ver uma luz bem trabalhada. O cliente disse o seguinte: "Eu nunca dei tanto valor pra iluminação... pra mim bastava ter uma luz geral que iluminasse bem". Então completou, me dizendo que depois de ver um dos apartamentos

que entreguei com um projeto de iluminação: " Agora sim eu vejo o quanto a iluminação é importante e o quanto ela interfere no ambiente, deixando mais aconchegante e mostrando e valorizando o espaço". Realmente fiquei encantada ao ver o quanto uma iluminação bem trabalhada pode in-

terferir na percepção de uma pessoa. Além dos tipos de lâmpadas, hoje já podemos substituir cada uma delas por Leds, com uma excelente qualidade e também com uma maior eficiência que as lâmpadas comuns. Que é a relação entre o consumo e o resultado luminoso. Os leds tem maior vida útil que as lâmpadas halógenas, chegando a 50.000 horas, não emitem infravermelho e por isso o feixe luminoso é frio. Um led de 4w em uso por uma hora não chega a gastar 50 litros de água, sendo que uma lâmpada comum de 100w em uso por uma hora gasta mais de 800 litros de água. Por isso vamos conhecer melhor e aderir as novidades e tecnologias que o led pode nos proporcionar e caprichar na iluminação!


10

JORNAL DA ZONA NORTE

Julho/2015

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

EMPREENDEDORISMO

Por Carlos Alberto Biondo Consultor do Sebrae-SP

E

Pequenas ações, grandes resultados Soluções empresariais: workshops. Em momentos de crise separa-se o “empreendedor empresário” do “empresário empreendedor”. Enquanto o primeiro procura administrar os impactos em sua empresa visando o equilíbrio econômico-financeiro, o segundo gerencia as oportunidades, visando manter ou aumentar a sua participação no mercado. Quanto custa? É o que normalmente pergunta o primeiro. Já o segundo exclama: Quanto ganho! O primeiro visa a redução de custos e despesas (como se antes de uma crise esses pontos não existissem), enquanto o segundo foca a maximização do resultado avaliando as oportunidades de investimento.

Com visão no futuro e olhando para o “empresário empreendedor”, o Sebrae-SP oferece um pacote de soluções em gestão e tecnologia voltadas ao aprimoramento das micro e pequenas empresas (MPEs) do estado de São Paulo, em diversos seg-

mentos como: automotivo, construção civil, alimentos e bebidas, metal mecânico, têxtil e confecções, madeira e mobiliário, entre outros. As soluções são oferecidas por meio de workshops, cursos e assessorias na empresa. O Sebrae-SP subsidia entre

45% e 50% do investimento, e o empresário paga o restante do valor. Sem dúvida, este é um grande incentivo. Todas essas ações são voltadas para desenvolvimento e implantação de melhorias no processo produtivo, permitindo ao Sebrae-SP con-

solidar, cada vez mais, o seu propósito de fomentar o empreendedorismo e contribuir com a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas de São Paulo. O mercado é cada vez mais competitivo. O cliente tem muito mais opções de compras do que em um passado não tão distante. Quem não buscar capacitação e nem tiver um bom planejamento já está muito atrás da concorrência. Oportunidades como esta, oferecidas pelo Sebrae-SP, visam levar conhecimento ao empreendedor, mas, principalmente, mostrar a ele que não deve ficar parado e que é possível mudar para melhor, gerando lucro, emprego e renda.


JORNAL DA ZONA NORTE

Julho/2015

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

EDUCAÇÃO

11

Por Marlene Desidério

A Necessidade da Disciplina Organização é fundamental dentro de qualquer segmento.

uO que acontece quando se -chega frequentemente atrarsado para um compromisso -ou quando não se seguem -prazos na entrega de trabalhos? E se cada operário asssentar o tijolo de seu jeito, em uma construção? Já imam ginou cada músico de uma orquestra tocando como quiosesse? oE o que isso tem a ver com -disciplina? áA definição da palavra nos -esclarece: ordem para o funcionamento de uma organi,zação, observância de regras. ,Enfim, preceitos que regem onossa vida coletiva. -Pensando nisso, ao abordar a equestão em uma instituição eeducacional, temos, necessa-riamente, que levar em conta oa linha filosófica e pedagógica da escola, as relações familiares dos educandos e seu

contexto social, bem como as relações afetivas e profissionais, dentro do ambiente escolar. Ou seja, a disciplina na escola é uma via de mão dupla: traz reflexos do que acontece além de seus muros e é também capaz de expandir valores e comportamentos, na medida em que contribui enormemente para a formação ética de seus alunos. Assim sendo, o fator disciplina envolve a todos, pois sobre todos atua. Focando o espaço escolar, consideremos um pouco a relação aluno-professor, cerne do processo ensino-aprendizagem, e façamos algumas observações sobre a atitude de ambos. Um dos aspectos fundamentais para o bom relacionamento em sala de aula (e, quiçá, fora dela também)

é a clareza do professor, que, pressupostamente, segue as orientações recebidas de uma direção escolar, quanto à postura a ser assumida naquele espaço, com objetivos e limites, firmeza e convicção no que está sendo apresentado. Não nos esqueçamos de que o vínculo professor-aluno é algo construído e reconstruído continuamente; a relação pedagógica não existe fora da vontade humana, e a visão que o educador possui de sua ação é fundamental para o construir do relacionamento educacional, que visa, em última instância, inserir o sujeito no processo civilizatório, bem como na sua necessária transformação, tendo em vista o bem comum. Todos os envolvidos nesse processo precisam ter voz, mas para que objetivos sejam

alcançados, o respeito é fundamental. O professor (e isto vale também para o aluno) não pode exigir que o aluno goste dele ou dos colegas, o que seria, evidentemente desejável, mas o respeito ele deve exigir. E tal exigência perpassa também a boa preparação das aulas e, no caso do aluno, o aproveitamento delas em ambientes adequa-

dos para uma boa atuação e aprendizagem. Só assim, a disciplina será sinônimo de trabalho produtivo, diálogo, afeto e respeito mútuo, condições para a construção de uma vida saudável. Nesse sentido, o espírito de equipe de toda a comunidade escolar, incluindo aí a parceria com as famílias, é quesito imprescindível.


12

Julho/2015

JORNAL DA ZONA NORTE

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

POLÍTICA

Por Pedro Nastri Jornalista

Vaias e Planos na Política Vaias contra Haddad, planos de zoneamento e direito do torcedor são os pontos. VAIA É GERAL I O prefeito Fernando Haddad (PT), foi mais um petista alvo de vaias em um local de acesso público na capital paulista. Com a popularidade em baixa, o prefeito decidiu assistir à peça Chaplin, o Musical na noite de domingo, no Theatro Net, na Vila Olímpia, Zona Sul. VAIA É GERAL II A manifestação de repúdio a Haddad ocorreu após a apresentação, quando o ator Jarbas Homem de Melo, protagonista do musical, agradecia do palco a presença de autoridades Haddad estava acompanhado do Secretário Educação, Gabriel Chalita (PMDB). As vaias causaram cons-

trangimento no elenco. Em nota, a prefeitura disse que a manifestação foi democrática. VAIA É GERAL III Uma aula ministrada por Haddad na Universidade de São Paulo (USP) já havia sido interrompida por uma invasão de manifestantes que cobravam melhorias no transporte na periferia da cidade. Além dele, também foram vaiados recentemente os ex-ministros Guido Mantega (Fazenda), em um hospital e durante um jantar, e Alexandre Padilha (Saúde), atual secretário municipal de Relações Governamentais. A presidente Dilma Rousseff foi recebida com um panelaço no casa-

mento do cardiologista Roberto Kalil Filho. PLANO DIRETOR I O prefeito Fernando Haddad (PT), entregou à Câmara Municipal o projeto de lei que trata da revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Esse projeto revisa a lei 13.885/2004 e é necessário por causa da revisão, já realizada, do Plano Diretor Estratégico do município. PLANO DIRETOR II Zoneamento é o conjunto de regras de parcelamento (tamanho do lote), uso (o que pode ser feito nele) e ocupação (regras de implantação). A lei divide o território da cidade em porções, as chamadas zonas,

cada uma com um conjunto de regras. É nelas que a Prefeitura se baseia para autorizar a construção de novos edifícios e a instalação de novas atividades nos bairros, por meio de alvarás e licenças de funcionamento. PLANO DIRETOR III O texto entregue por Haddad seguirá agora para a Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, para a Comissão de Política Urbana. Segundo o presidente da Câmara, Antônio Donato (PT), já estão planejadas 40 audiências públicas para discutir o projeto nas Subprefeituras e mais oito audiências temáticas. "Teremos esse fim de semestre e todo o segundo semestre de

N

A

debates", afirmou. "NossaO programação é que a genteq consiga votar ao fim do se-d t gundo semestre." d h DEFESA DO TORCEDOR e Foi inaugurado, no últimoc dia 26, o Anexo Judicial deN Defesa do Torcedor, queb passa a funcionar de modoj permanente no Fórum Cri-a minal Ministro Mário Gui-f marães, na Barra Funda. Ag principal novidade do ser-c viço é que, a partir de agora,t v a unidade terá competêna cia para processar e julgarg os crimes conexos àquelesn de menor poder ofensivod já previstos pelo Estatutoj do Torcedor. O Juizado don Torcedor continuará a atu-v ar em caráter itinerante emc p partidas de futebol.


JORNAL DA ZONA NORTE

Julho/2015

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

NEGÓCIOS

13

Por Marcelo Segredo Assessoria Especializada

Acúmulo de função trabalhista

aOcorre o acúmulo de função quando o empregado, além -de trabalhar em sua função, trabalha em outras funções de outros cargos, de forma habitual e ostensiva, que não estão determinadas em seu ocontrato. Na Justiça existem decisões ebem diferentes sobre o tema, ojulgados que são contra o -adicional do acúmulo de -função, dizem que o empreAgado tem que ter a máxima -colaboração, que se não exis,tir lei ou negociação coletiva que regule o adicional de acúmulo de função o empregado não faz jus a receber a snenhum adicional. A funodamentação principal destes ojulgados negando o adicioonal é que não havendo pro-va ou cláusula expressa no mcontrato de trabalho a respeito das funções que devem

ser exercidas, o empregado se obriga a todo e qualquer serviço compatível com sua condição pessoal. O adicional deve ser devido quando a situação de acumular funções quando não

pactuados no começo do contrato de trabalho, quando esta situação representar um grande desequilíbrio nas relações entre empregado e patrão. Tem que haver um acrésci-

mo salarial quando se tratar de acúmulo de funções exercidas, de cargos totalmente distintos e incompatíveis para qual o empregado foi contratado. O dever de colaboração do empregado para

com o patrão não significa fazer tudo que o patrão determinar, pois se assim se permitir e sem a concessão do adicional do acúmulo de função, irá favorecer uma situação de imensos abusos cometidos contra os empregados, bem como, o enriquecimento desarrazoado do patrão devido a exploração de mão de obra.. Portanto deve pagar o patrão um adicional de acúmulo de função para arcar com os prejuízos causados ao empregado, além do adicional pode o empregado pedir a rescisão indireta do contrato de trabalho, pois está situação pode representar exigência de serviços superiores às suas forças, proibidos por lei, contrário aos bons costumes ou alheios ao contrato (artigo 483 “a” da CLT).


14

Julho/2015

JORNAL DA ZONA NORTE

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Por João Vitor Souza Lira

Programe-se para as férias de Julho Veja alguns locais para se visitar: FÁBRICAS DE CULTURA DE SÃO PAULO No mês de julho, as Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo apresentam uma programação especial para todas as idades durante as férias escolares. São atividades gratuitas que incluem jogos, brincadeiras, sessões de cinema, oficinas e muito mais. Entre os dias 1° e 30 de julho. Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados e domingos das 12h às 17h Valores: gratuito

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO Além da programação permanente, com contos de histórias, atividades de artes visuais, programas de leituras, jogos de xadrez, intervenções

e brincadeiras, a Biblioteca ainda preparou oficinas e eventos especiais para que crianças e adolescentes aproveitem o tempo livre que o mês de julho oferece. Quando: de 6 a 28 de julho Onde: Biblioteca de São Paulo - Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana Horário: de terça a sexta-feira das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h Valores: gratuito CLUBE ESPERIA Estão abertas as inscrições para o programa de férias mais divertido de São Paulo, o “Férias Sou + Esperia”. Durante todo o mês de julho o Clube Esperia, considerado um dos maiores centros de lazer, esporte e entretenimento da

Zona Norte, oferece aos seus associados e público em geral uma opção de férias para crianças entre 3 e 12 anos. O Férias Sou + Esperia, tem inspiração nos acampamentos, utilizando toda a infraestrutura de lazer e esportes do Clube. São três semanas (primeira, segunda e terceira semanas de julho) de gincanas e brincadeiras que vão de terça a sexta-feira, com uma programação destinada a crianças com idades entre 3 e 12 anos, que serão divididas em 4 equipes, de acordo com a faixa etária. Com uma rotina diferente a cada dia, deixando a critério tdos pais a quantidade de horas que os filhos permanecerão no Clube, selecionadas entre os períodos matutino, vespertino e integral.

CINEMA

Para saber como fazer a inscrição e saber sobre os valores, basta entrar no site: portal.esperia.com.br e clicar no logo: “Férias Sou + Esperia”. Endereço: Avenida Santos Drummond, 1313 - Santana (Zona Norte) - São Paulo - SP PARQUE LIONS CLUB TUCURUVI Ideal para quem quer curtir e relaxar junto à natureza, o parque conta com quadras poliesportivas, playground e churrasqueiras que oferecem lazer para a população local. Endereço: Rua Alcindo Bueno De Assis, 500 - Barro Branco (Zona Norte) - São Paulo - SP

para crianças a partir dos 3 anos de idade — elas estimulam o desenvolvimento com saltos, rolamentos, ritmo e expressão corporal. Para adolescentes, vôlei, basquete e futsal são algumas opções. Adultos e idosos podem se inscreverem hidroginástica, ginástica multifuncional e iniciação à corrida. De terça a sexta 13h30 - 18h30 Sábado e domingo 13h - 18h Segunda-feira: fechado Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana - SP

SESC – SANTANA O Sesc Santana, é uma referência para a prática de esportes na região. Há atividades Por João Vitor Souza Lira

O JZN mostra as opções do cinema para toda criançada

O filme “Divertidamente” é a mais nova diversão da Disney Pixar para animar as férias de julho.

Direção: Pete Docter Gênero: Infantil Duração: 94 min.

O filme “Minions” estreou no dia 25 de junho e deverá ser um dos maiores sucessos da Universal Studios no mês das férias.

A saga “DragonBall” voltará com tudo para as telonas do cinema.

Após inúmeros sucessos de filmes com super-heróis da Marvel, o mais novo sucesso das férias ficará a cargo do “Homem-Formiga”.

O mundo dos dinossauros volta com tudo as telonas. “Jurassic World”.

Direção: Pierre Coffin, Kyle Balda Gênero: Infantil Duração: 91 min.

Direção: Tadayoshi Yamamuro Gênero: Aventura Duração: 94 min

Direção: Peyton Reed Gênero: Ação, Ficção científica Duração: 117 min.

Direção: Colin Trevorrow Gênero: Aventura, Ação, Ficção científica Duração: 122 min.


JORNAL DA ZONA NORTE

Julho/2015

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn

INFORMATIVO Por Major Olimpio

Dicas de segurança do Major Olimpio para trânsito -

m --> Não coloque adesivos do -local onde mora, clube que frequenta, faculdade, etc. -> Evite trafegar por áreas -consideradas perigosas. Deafina seu itinerário antes de sair para algum destino. Use o guia de ruas, ou o GPS, ao 0invés de parar várias vezes hpara perguntar o caminho a estranhos. -> Sempre que estacionar seu veículo, em qualquer lugar e situação, tranque as portas, suba os vidros e, se possível, acione o sistema de alarme. -> Portas e porta malas sempre travados

-> Instale película refletiva insulfilm. Ela inibe a ação de assaltantes porque com dificuldade de ver o interior do automóvel, o bandido não se sente seguro para agir. A lei permite uma transparência mínima de 75% no para-brisas, 70% nos vidros laterais dianteiros e de 50% nos demais. -> Se estiver num táxi, peça ao motorista para travar as portas e fechar os vidros. -> Mantenha os vidros sempre fechados ou com o suficiente para a entrada de ar.

Mackenzie está com inscrições abertas para cursos voltados à terceira idade Divulgação

A Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU), programa do Decanato de Extensão do Mackenzie, está com inscrições abertas para cursos em diversas áreas do conhecimento. Os programas são direcionados as pessoas que estejam na terceira idade e todas que tenham mais de 18 anos, interessadas em participar de um programa de educação continuada. A UATU é uma rede de saberes compartilhados, que oferece experiências educacionais às pessoas interessadas em ampliar tanto suas vivências de aprendizagem, quanto seu relacionamento social. São oferecidos cursos nas unidades São Paulo e Alphaville, nas áreas de Ciências Humanas e Sociais; Ciências Tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da

Saúde; Linguística, Letras e Artes. Entre os destaques estão os cursos de Informática, com foco em Redes Sociais, Idiomas (Inglês, Espanhol, Francês e Alemão), Design, Dança de Salão, além dos cursos de Filosofia e Psicologia. Os cursos contemplam um mínimo de 16 encontros (aulas), com duração de 90 minutos cada. Os horários oferecidos são: das 10h40 às 12h10; das 13h às14h30; das 14h35 às 16h05 e das 16h10 às 17h40. Somente os cursos de Artes têm a duração de 180 minutos. Os interessados podem se inscrever em quantos cursos desejarem. A relação completa dos cursos e valores, além de outras informações, estão no site: www.up.mackenzie.br/extensao/uatu.

15

Onde encontrar o Jornal da Zona Norte Água Fria

Santana

Banca Gaeta .......................................................................... R. Casa Forte, 438

Banca Altinópolis .................................................................. R. Altinópolis, 45 Banca Copacabana ........................................................... R. Copacabana, 13 Banca Império ....................................................... R. Aluísio de Azevedo, 16 Banca Leal ......................................................................... R. Aureliano Leal, 11 Banca Magalhães ......................................................... R. Alfredo Pujol, 1640 Banca Santa Teresinha ............................ R. Cons. Moreira de Barros, 930 Banca São Camilo ......................................... R. Voluntários da Pátria, 3749 Banca Trevo ................................................................... R. Leite de Moraes, 42 Display - 5 à Sec - Santana .......................................... Av. Bráz Leme, 2032 Display - APCD ................................................. R. Voluntários da Pátria, 547 Display - Bar do Luiz Fernandes .............................. R. Augusto Tolle, 610 Display - Casa das Cópias .............................................. R. Gabriel Piza, 339 Display - Century Pães e Doces ............... R. Voluntários da Pátria, 3749 Display - Chips Burger ........................................................... R. Dr. César, 888 Display - Clube Espéria (nas catracas) .......... Av. Santos Dumont, 1313 Display - Dona Carmela ........................................................ R. Dr. César, 944 Display - Empada Brasil Santana ....................................... R. Dr. César, 243 Display - Escola Palavra Viva ........................................ R. Dr. Zuquim, 1872 Display - Esfiharia Andon ................................... R. Damiana da Cunha, 86 Display - Francisca Julia Pães e Doces .................. R. Francisca Julia, 428 Display - Graça di Napolli Pizzaria ..................................... R. Dr. César, 704 Display - Gran Royally Casa de Pães e Pizzaria ..... Av. Bráz Leme, 2335 Display - Kroke Salgados e Lanches ............ R. Damiana da Cunha, 411 Display - La Brunet Doces e Empório ........................... R. Pedro Doll, 115 Display - La Panqueca ........................................................... R. Dr. César, 888 Display - Lar do Queijo Ltda. ........................................... Av. Água Fria, 284 Display - Leal News ..................................................... R. Aureliano Leal, 462 Display - MS Boulanger Pães e Doces .......................... R. Pedro Doll, 451 Display - Oba Hortifruti .............................................. R. Augusto Tolle, 933 Display - Padaria La Brunet ............................................. R. Pedro Doll, 115 Display - Padaria Polar ................................ R. Voluntários da Pátria, 1973 Display - Padaria Santana ............................... R. Aluísio de Azevedo, 242 Display - Planeta Kids .................................. R. Voluntários da Pátria, 4761 Display - Posto BR ......................................................... R. Augusto Tolle, 401 Display - Rotisseria Pasta Nobre ................................ Av. Bráz Leme, 2067 Display - Salesiano ..................................... R. Dom Henrique Mourão, 201

Display - Padaria Mercúrio .............................................. R. Altinópolis, 289

Bela Vista Display - Câmara Municipal de São Paulo ............. Viaduto Jacareí, 100

Cantareira Display - O Velhão .................................................. Estrada Santa Inês, 3000

Carandiru Banca Duduca ................................................ Av. Gen. Ataliba Leonel, 2292 Display - Bondbico Galeteria .................... Av. Gen. Ataliba Leonel, 2493 Display - Planeta Kids ................................................. R. Maria Cândida, 202

Casa Verde Banca Carandaí ....................................................................... R. Carandaí, 144 Banca Castiglioni ......................................... R. Dr. César Castiglioni Jr., 246 Banca Faria 1 ................................................................... Av. Casa Verde, 1330 Banca Faria 2 ................................................... R. Soror Angélica c/ Leão XIII Display - Cartório Casa Verde ............................................... Av. Baruel, 294 Display - Charles Dog ...................................................... Av. Bráz Leme, 480 Display - Habib's ................................................................ Av. Brás Leme, 550 Display - Padaria Leão XIII ....................................... R. Soror Angélica, 449

Imirim Banca Consolata ..................................................................... Av. Imirim, 1463 Display - Kelita Pães e Doces .............................................. Av. Imirim, 1301 Display - Rede Vida Posto ...................................................... Av. Imirim, 562 Display - Rotisseria Zazza .................................................... Av. Imirim, 2748 Display - Rotisserie Nova Jumara ..................................... Av. Imirim, 1276

Jardim das Laranjeiras

Display - Sul Nativa ........................................................ Av. Bráz Leme, 2125 Revistaria Oficina Cultural ....................................... R. Augusto Tolle, 1029

Banca Porto Seguro ..................................................... R. Profª. Ida Kolb, 200 Banca Porto Seguro ..................................................... R. Profª. Ida Kolb, 220

Tucuruvi

Display - Padaria Favo de Mel .................................................. R. Reims, 594 Display - Principado ................................................................ R. Reliquia. 275 Banca Reims 1 ......................................................... R. Dr. Ribas Monteiro, 70

Jardim São Paulo Banca Fenix ....................................................................... R. Gaspar Soares, 26 Banca Ilha ........................................................ Av. Luiz Dumont Villares, 770 Display - Centro Empresarial Jd. SP .. Av. Leôncio de Magalhães, 1004 Display - Mércure Hotel .............................. Av. Luiz Dumont Villares, 400 Display - Morro Paulicéia ........................................ R. Pedro Cacunda, 284 Display - North Beer .................................. Av. Luiz Dumont Villares, 1543 Display - Sabor Natural ......................... Av. Leôncio de Magalhães, 1297

Lauzane Paulista Banca Toka ...................................................................... Av. do Guacá. 434 - A Display - CPN Guacá ............................................................... Av. do Guacá. 9 Display - Macarroni ................................ R. Cons. Moreira de Barros, 2076 Display - Mister Pão ............................................................ Av. do Guacá. 453 Display - Planeta Kids ............................ R. Cons. Moreira de Barros, 1974

Limão Display - A Lareira .............................................. Av. Dep. Emilio Carlos, 718

Mandaqui Display - 5 à Sec ................................................................. Av. Santa Inês, 916 Display - D'art Pães e Doces ........................................... Av. do Guacá. 718 Display - Flor do Mandaqui Pães e Doces .................. Av. Zunkeller, 140 Display - Pães e Doces Dona Ruth ................................ Av. Zunkeller, 507 Display - Pastelaria Victória Brasileira ............................ Av. Sta. Inês, 806 Display - Perfumaria Arrasee .......................................... Av. Sta. Inês, 1088

Santa Teresinha Banca do Luís .............................................. Av. Eng. Caetano Alvares, 4935 Display - Caetano's Bar ............................ Av. Eng. Caetano Álvares, 5496 Display - Churrascaria Soberana .......... Av. Eng. Caetano Álvares, 5824 Display - Muchachos Paleteria ................ R. Eng. Caetano Alvares, 5728 Display - O Pescador ................................. Av. Eng. Caetano Álvares, 5364 Display - Padaria Bread's Valley ............ Av. Eng. Caetano Álvares, 5814 Display - Panetteria ZN ............................ Av. Eng. Caetano Alvares, 4740 Display - Panificadora Docinho ............................ R. Francisca Biriba, 743

Display - 5 à Sec .................................... Av. Nova Cantareira, 428 - Loja 05 Display - Cooberante ......................... Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 2873 Display - La Verte Pães e Doces ........................ Av. Nova Cantareira, 320 Display - Pá D'ouro ....................................... Av. Gen. Ataliba Leonel, 3259 Display - Planeta Kids .................................. Av. Gen. Ataliba Leonel, 3259

Vila Guilherme Display - Lar Center ............................................ Travessa Casalbuono, 120

Vila Isolina Mazzei Banca Eduardo ................................................................ R. Vitório Mazzei, 10

Vila Maria Display - Queluz Pães e Doces ............................................ R. Curuça, 1342

Vila Mariana Display - Planeta Kids ..................................................... R. França Pinto, 703

Vila Pauliceia Display - Temakeria Makis ........... Av. Águas de São Pedro, 47 - Loja 06

Vila Pompéia Display - Planeta Kids ......................................................... Av. Pompéia, 697

Vila Romana Display - Planeta Kids ...................................................... R. Cerro Corá, 2232 Display - Planeta Kids ...................................................................... R. Tito, 980


16

Julho/2015

JORNAL DA ZONA NORTE

www.jornaldazonanorte.com.br / facebook.com.br/jornalzn


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.