Jornal da Universidade - Edição 178

Page 1

JORNAL DA UNIVERSIDADE /jornaldauniversidade

Porto Alegre | RS | Brasil

Ano XVIII | Número 178

Mala Direta Postal

Básica 9912315177/2012/DR/RS UFRGS CORREIOS ISSN 2237- 4086

Março de 2015

Contra o desperdício GUSTAVO DIEHL/JU

Pesquisa em rede A fim de desenvolver novas tec-

nologias para melhorar a preservação de alimentos, a UFRGS passou a integrar uma rede de pesquisadores dedicada a combater o desperdício. Segundo relatório

da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), um terço da produção mundial para o consumo humano é perdido anualmente. E esse índice pode chegar a 50% na fase de pós-colheita. Na

RUMOS DA ECONOMIA

FLÁVIO DUTRA/JU

Litoral Norte investe na agroecologia

Ceasa/RS, que concentra a comercialização de 35% do que é consumido no estado, a exposição ao calor e ao sol, somada à ausência de câmaras de refrigeração, prejudica a conservação dos produtos.

P11

AMAZÔNIA

PATRIMÔNIO

Madeireiros, agricultores e pecuaristas trocam acusações, refutando sua responsabilidade pelo desmatamento da região. Enquanto isso, técnicos do Ibama criticam a falta de rigor na lei para punir os infratores. Uma das estratégias de combate à devastação adotadas pelo órgão tem sido a apreensão das criações de gado em áreas desmatadas ilegalmente.

A construção mais antiga da Universidade já abrigou casamentos de professores da Facul­d ade de Agronomia e agora faz parte do projeto de Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS. Reconhecida como símbolo da Estação Experimental Agronômica, a Capela de São Pedro tem o custo de seu restauro estimado em 225 mil reais.

P4

P7

FALTA D’ÁGUA

CadernoJU

P9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.