Jornal do CRIPS Nr 10

Page 1

Jornal do

CRIPS

EDIÇÃO 10 FEVEREIRO 2015 1 SORRISO

DISPONÍVEL ONLINE EM WWW.CRIPS.PT

VISITA INTERINSTITUCIONAL À CASA DOS AVÓS // PÁG. 2 Alguns clientes do CRIPS realizaram uma visita à Casa dos Avós, no âmbito da realização de actividades intergeracionais.

CARNAVAL // PÁGS. 3 e 4

ENTREVISTA À FORMADORA NOÉMIA PRATES Formadora do CRIPS “ Fantástico, amo aquilo que faço. Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando propiciamos alegria, sorrisos, entusiasmo… ” // PÁG. 10

VII ENCONTRO

VII

INTERVENÇÃO PRECOCE DISTRITO DE PORTALEGRE ELI PONTE DE SOR E AVIS/ELI SOUSEL, ALTER DO CHÃO E FRONTEIRA

olhem para para mim... mim... eu eu sou sou capaz capaz !! olhem INTERVENÇÃO PRECOCE NA PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO - PEA 27 FEVEREIRO 2015 - TEATRO CINEMA DE PONTE DE SOR

VII ENCONTRO DE INTERVENÇÃO PRECOCE // PÁGS. 6 e 7

HORA DO CONTO // PÁG. 3 VISITA AO TEATRO // PÁG. 5 MENSAGENS DIA DO PAI // PÁG. 9 RECEITA - BACALHAU À LAGAREIRO NO FORNO / / PÁG. 11


EVENTOS VISITA INTERINSTITUCIONAL À CASA DOS AVÓS No passado dia 28 de Janeiro, alguns clientes do Centro de Actividades Ocupacionais do CRIPS tiveram oportunidade de realizar uma visita à Casa dos Avós, no âmbito da realização de actividades intergeracionais, e ouvir a leitura de uma história sobre o envelhecimento activo. Foi uma tarde agradável, na qual os clientes puderam conhecer a instituição e conviver com os seus clientes. No final, ainda receberam uma lembrança destes, nomeadamente um quadro elaborado pelos clientes da Casa dos Avós, que se encontra exposto no CRIPS.

FEVEREIRO 2015

2


EVENTOS HORA DO CONTO No dia 30 de Janeiro, o CRIPS recebeu a visita da Dra. Domicília Rodrigues, do Centro de Artes e Cultura, no âmbito da parceria estabelecida entre o CRIPS e o Município de Ponte de Sor, para a dinamização da hora do conto. Foi uma tarde interessante para os nossos clientes.

CARNAVAL No dia 13 de Fevereiro, e à semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Ponte de Sor promoveu um desfile comemorativo ao carnaval, que percorreu algumas ruas da cidade. O CRIPS participou no desfile com o tema da “Alice no País das Maravilhas”, uma colaboração entre clientes e colaboradores de várias respostas da instituição, que mostraram o seu empenho e dedicação a abrilhantar este dia. Ainda durante o dia 14, os clientes da Instituição comemoraram o dia com um baile muito animado.

FEVEREIRO 2015

3


CARNAVAL

FEVEREIRO 2015

4


EVENTOS CONCURSO ÁRVORES DE NATAL RECICLADAS No dia 13 de Fevereiro, o CRIPS recebeu a entrega dos prémios respeitantes à participação no concurso promovido pelo Município de Ponte de Sor: “Árvores de Natal Recicladas 2014”. Deste modo, foram atribuídos os prémios no valor de 150 euros à 1ª Classificação do Escalão C, pela árvore executada pelo CAO, e de 75 euros à 2ª Classificação do mesmo escalão, pela árvore executada pela Formação Profissional e Emprego.

VISITA AO TEATRO No dia 20 de Fevereiro, os clientes do CRIPS assistiram à peça de teatro “O Filho Pródigo”, uma das

parábolas

mais

conhecidas

de

Jesus,

promovida pela paróquia de Ponte de Sor. Foi um evento interessante para os nossos clientes.

FEVEREIRO 2015

5


VII ENCONTRO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DO DISTRITO DE PORTALEGRE No passado dia 27 de Fevereiro decorreu, no Teatro Cinema de Ponte de Sor, o VII Encontro de Intervenção Precoce do distrito de Portalegre “Olhem para mim…Eu sou capaz!” – Intervenção Precoce na Perturbação do Espectro do Autismo – PEA,

promovido

pelas

Equipas

Locais

de

A

Comissão

Organizadora

agradece

a

colaboração dos oradores e moderadores, bem como a presença e o interesse de todos os participantes

que

contribuíram

para

o

desenvolvimento e o sucesso deste Encontro.

Intervenção (ELI) de Ponte de Sor e Avis, e Sousel, Alter do Chão e Fronteira, do CRIPS. Na sessão de abertura, estiveram presentes o Presidente da Direcção do CRIPS, Sr. Joaquim Castanheira; o Presidente da CMPS, Eng.º Hugo Hilário;

a

Directora

da

Unidade

de

Desenvolvimento Social e Programas do Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, Dra. Ana Costa; o Delegado Regional de Educação do Alentejo da DGESTE, Dr. Manuel Barroso; o Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Dr. José Alberto Robalo; e a Coordenadora da Subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo do SNIPI, Dra. Cristina Miranda. O Encontro pretendeu ser um momento de reflexão e partilha sobre as práticas desenvolvidas em Intervenção Precoce, além do testemunho de famílias de crianças com PEA, dirigido às Equipas Locais de Intervenção, parceiros envolvidos nas diferentes redes locais, famílias e comunidade em geral. A organização e o desenvolvimento do evento contou

com

uma

equipa

constituída

por

colaboradores do CRIPS e parceiros que integram as ELI’s, sob orientação do Núcleo de Supervisão Técnica do Distrito de Portalegre e a Subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo do SNIPI.

FEVEREIRO 2015

6


VII ENCONTRO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DO DISTRITO DE PORTALEGRE Importa salientar que foi fundamental para a realização do evento todo o apoio prestado pelo Município de Ponte de Sor. Além disto, e com o objectivo de envolver a comunidade local, divulgar o Encontro e angariar apoios logísticos foram solicitados patrocínios às instituições promotoras das ELI’s do distrito de Portalegre e a empresas locais e de Lisboa, aos quais agradecemos toda a disponibilidade e colaboração.


em destaque Nos próximos dias 11 e 12 de Março irão ser dinamizadas acções de informação sobre o “Desenvolvimento Infantil dos 0 aos 6 anos”, pela Equipa Local de Intervenção (ELI) de Ponte de Sor e Avis, do CRIPS, na EB n.º1 de Montargil e Escola Básica de Ponte de Sor, respectivamente. Esta iniciativa surge do convite da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, efectuado à ELI de Ponte de Sor e Avis, e o qual pretende

abordar

as

várias

etapas

de

desenvolvimento infantil dos 0 aos 6 anos e os principais sinais de alarme nesta faixa etária. Ambas as acções são gratuitas e abertas ao público em geral.

CURIOSIDADES ORIGEM DO DIA DO PAI

DIA DO PAI

Segundo alguns dados históricos, crê-se que a comemoração teve origem na Babilónia, em 2000 A.C., na qual um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, desejando-lhe saúde, felicidade e muitos anos de vida.

O Dia do Pai, em Portugal, é comemorado no dia 19 de Março, no qual também se celebra o dia de São José, santo popular da igreja católica (marido de Maria, mãe de Jesus Cristo).

Posteriormente, em 1909, nos Estados Unidos da América, Sonora Luise Smart Dood, filha de um militar, resolveu criar o Dia dos Pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, John Bruce Dood (alguns artigos referem que o pai se chamava William Jackson Smart) que a criou sozinho, bem como aos seus irmãos, após o falecimento da sua esposa, em 1898.

Contudo, a celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também se celebra o Dia do Pai a 19 de Março em Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras, Liechtenstein, Bélgica, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau.

A festa foi ficando conhecida em todo o país e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

FEVEREIRO 2015

8


CURIOSIDADES

MENSAGENS DO DIA DO PAI Pode colocar estas frases e mensagens do Dia do Pai como dedicatórias na prenda a oferecer ao seu querido pai neste dia especial:

"Pai, és o melhor pai do mundo. É um orgulho ser

"Pai, obrigada por seres como és. Adoro-te não só

tua filha e poder ter-te como exemplo a seguir na

por aquilo que és mas também por me ensinares a

vida. Feliz Dia do Pai!"

ser uma pessoa melhor."

"O meu pai fez-me acreditar nos sonhos e ajudou-me a concretizá-los, tendo como exemplo a sua força de carácter e disciplina. Feliz Dia do Pai."

FEVEREIRO 2015

9


Entrevista à Formadora Noémia prates Formadora do CRIPS

Em que consistem as suas funções no CRIPS? Sou formadora profissional responsável pelo Curso de Auxiliar de Assistente Administrativo, pelo Curso de Auxiliar de Operador de Informática (ambas de formação

inicial),

pelo

Curso

de

Sistemas

e

Aplicações Informáticas (formação contínua). Sou Quando começou a trabalhar no CRIPS? Comecei a trabalhar nesta instituição em Novembro de 2004. Iniciei como formadora externa, com algumas horas semanais de trabalho. Após um ano, com o aumento do volume formativo, justificava-se a minha presença a tempo inteiro, continuando como formadora externa e em Setembro de 2009 fui contratada como formadora interna.

também formadora das Componentes de T.I.C. e Sociocultural

e

Sensibilização

Ambiental

da

Formação e Emprego e formadora da Componente de T.I.C. no C.A.O.. Como é para si trabalhar com os jovens desta instituição? Fantástico, amo aquilo que faço. Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando propiciamos alegria, sorrisos, entusiasmo… Foi mesmo essa

Qual foi o seu percurso profissional antes de

diferença que me motivou a ficar. Também existem

trabalhar no CRIPS?

momentos de alguma tensão, lidar com pessoas com

Em Fevereiro de 1995, como Monitora InforJovem

necessidades educativas especiais é algo para o qual

num C.D.T.I. da Fundação para a Divulgação das

é necessário uma vertente humana própria.

Tecnologias de Informação, em Fronteira. Agosto

Uma vez que as novas tecnologias de informação

1995 - CDTI em Ponte de Sor, monitora-formadora do

estão em constante evolução, como tem sido a adap-

centro, gestora e orientadora de estágio de jovens que

tação dos jovens a elas?

estavam a tirar o curso de Monitor InforJovem.

Tem sido muito bom. Hoje em dia os nossos jovens

Quando necessário, na delegação de Portalegre, dava

estão muito familiarizados com as novas tecnologias

formação e fui júri de projectos). Maio de 1998 a

por isso a sua adaptação aqui na instituição é boa.

Março de 2000, animadora, jornalista e repórter de cobertura no exterior na Rádio Tempos Livres. De Abril a Agosto de 2000, leccionei aulas de informática e fui directora de turma na Escola Secundária de Ponte de Sor, um desafio muito enriquecedor. Em Agosto de 2000 comecei a dar formação na área das T.I.C. no Centro de Emprego de Ponte de Sor e noutras empresas, chegando ao CRIPS em Novembro de 2004.

Quais são as suas perspectivas como formadora da Formação e Emprego e do C.A.O.? A minha perspectiva é que consigamos, por muitos e bons anos, continuar a promover a aquisição e o desenvolvimento de competências, pessoais e profissionais, dos nossos clientes, para que possam integrar-se na sociedade e alcançarem uma vida familiar feliz. Queremos, cada vez mais, melhorar a prestação de serviços aos nossos clientes e fortalecer a sua autonomia.


PASSATEMPO ADIVINHAS 1. O que é? O que é? Que tem mais de 10 cabeças

4. O que é um monte de pontinhos coloridos no

mas não sabe pensar?

meio do mato?

2. O que é o que é que enche uma casa mas não

5. O que é um pontinho verde brilhando na cama

enche uma mão?

de um hospital?

3. Qual a única pedra que fica em cima da água?

Soluções do passatempo na próxima edição.

RECEITA

Bacalhau à Lagareiro no Forno Ingredientes (4 doses/pessoas): - 4 postas de bacalhau de lombo demolhado; - 1 kg batatas; - 2 dl azeite; - 3 dentes de alho; - pimento vermelho q.b.

Preparação: 1. Coloque as postas de bacalhau num tabuleiro com os dentes de alho picados e o azeite. 2. Mantendo a pele das batatas, lave-as bem, esfregando-as com um pano, e disponha-as num segundo tabuleiro, salpicadas com sal grosso. 3. Leve ambos os tabuleiros ao forno a uma temperatura de 200ºC, durante cerca de 40 minutos. 4. Deverá ir regando o bacalhau com o próprio azeite da assadura. 5. Quando as batatas estiverem assadas, dê-lhes uma “apertadela”, esmagando-as ligeiramente para a pele estalar. 6. Coloque o bacalhau numa travessa com todo o azeite, rodeie as postas com as batatas e decore com cubinhos de pimento vermelho e salsa.

Bom Apetite !

FEVEREIRO 2015

11


PRÓXIMAS ACTIVIDADES Comemoração do Dia do Pai - 19 de Março Comemoração

do

Dia

da

SOLUÇÕES DO PASSATEMPO DA EDIÇÃO ANTERIOR

Árvore/Início da Primavera - 20 de Março Comemoração do Dia Mundial da Água - 23 de Março *

Poderão

actividades

realizar-se de

oportunidades

acordo que

outras com

possam

as ser

desenvolvidas.

ANIVERSARIANTES DO MÊS 11/02/1986 – Ana Pereira (“Nana”) 14/02/1989 – Cláudia Alves 18/02/1987 – Maria Helena Godinho

FICHA TÉCNICA : COLABORADORES (GRUPO DE AUTOREPRESENTAÇÃO) : Carla Alves, Dário Nunes, José Tapadas, Lara Miranda, Octávio Fouto, Rosete Vieira, Teresa Maneta, Vítor Silva EDIÇÃO DE CONTEÚDO : Dra. Elisabete Cortiço REVISÃO : Dra. Ana Paula Correia DESIGN GRÁFICO : Dra. Luísa Costa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.