Jornal Correio Regional de 29 de outubro de 2022

Page 1

Júlio Eduardo Piva é solenemente empossado na presidência da ACIC

A Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) fez, na noite de 21 de outubro (sexta-feira), no Ran cho Bier, os atos solenes de posse do quadro diretivo eleito para o período 2022/2024. Fi zeram-se presentes, ao acon tecimento que se estendeu até a madrugada de sábado (22/10), lideranças de todos os segmentos da sociedade. Lide ranças municipais, estaduais e federais. Estava encerrando o segundo mandato - e dan do lugar ao seu sucessor Júlio Eduardo Piva - o empresário Cassiano Scheibe Vailatti (so bremaneira elogiado durante o cerimonial).

NOVA DIRETORIA

A diretoria, gestão 2022/2024, ficou constituída da seguinte maneira: presi dente - Júlio Eduardo Piva, vice-presidente comercialCassiano Scheibe Vailatti, vice -presidente industrial - Josué de Oliveira Pres tes, vice-presidente de prestação de serviços - Jocélio Nissel Cunha, vice-presidente de agro negócios - Antônio Augusto Guerra Bocorny e diretor financeiro - Adilson Leonhardt Franck.

Escoteiros Cônego Sorg engajam-se a atividade de cunho ambiental

Em parceria com a prefeitura de Carazinho os ramos Lobinho e Esco teiro percorreram, na tarde do sábado (22/10), a Av. Flores da Cunha cons cientizando pedestres e trabalhadores do comércio sobre a importância da separação, de lixo orgânico do lixo reciclável, antes do descarte nos con têineres.

A prefeitura disponibilizou um pa cote de 1.000 folders para escoteiros e lobinhos cumprirem o trabalho de campo. Foram formadas várias equi pes de 3 agentes. Cada equipe tinha

um questionário com 4 perguntas so bre hábitos de separação de lixo (orgâ nico e reciclável). Respondido o ques tionário o entrevistado recebia folders explicativos da campanha.

Os Escoteiros Cônego Sorg agrade cem à jornalista Denise Caetano, dire tora do setor de comunicação e even tos da prefeitura, pela viabilização da campanha. Agradecimento também à população em geral e aos trabalha dores do comércio que pararam seus afazeres, por um breve momento, para ouvir os jovens escoteiros e lobinhos.

CIRCULA EM CARAZINHO, NÃO-ME-TOQUE, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XLIII - Nº 2.480 - 29 DE OUTUBRO DE 2022 - VENDA AVULSA: R$ 4,00
O Conselho Deliberativo do mesmo perío do (2022/2024) foi assim composto: Membros efetivos - Alberto Gregory Giaretta, Deolindo João Capitânio, Fernando Luiz Vanin, Guilher me Antônio Gobbi Setti, João Carlos Schuster, Juarez Luiz Sanini, Leandro Jacson Walber, Lu ciano Hillebrand Feldmann e Neri Krüger. Su plentes - Leandro Antônio Feldmann, Douglas Edoardo Müller, Giovani Sbruzzi e Luis Augus to Weber. Júlio Eduardo Piva assumiu o compromisso de levar adiante o estafante trabalho da diretoria O Conselho Fiscal tem: Efetivos - João Car los Schwengber, Luís Antônio Siqueira e Pau lo Roberto Zanferrari. Suplentes - Adolfo José Santos Gibbon, Jânio Henrique Siqueira Pache co e Luiz Euclides Di Domênico Júnior. Mais Escoteiros, Melhores Cidadãos.
Revitalização dos canteiros deixa a cidade ainda mais acolhedora.
Página
3.
A ACIC é parceira do Município em quase 100% das iniciativas

Francisco de Campos

Espaço

Silvana Xavier... O paraíso precisa ser reinventado...

Cenário Geral

SALA DO EMPREENDEDOR É OURO PELA SEGUNDA VEZ

Referência em termos de desburocratização e suporte a empre endedores as Salas do Empreendedor foram mais uma vez reconhe cidas, na tarde da quarta-feira (19/10), durante a maior feira de ino vação e negócios da América Latina, a Mercopar, em Caxias do Sul.

Pelo segundo ano consecutivo a Sala do Empreendedor de Ca razinho, ligada à Secretaria de Desenvolvimento, recebeu o Selo Ouro, na certificação concedida pelo Sebrae.

A distinção é resultado de parceria entre Sebrae e Fundação Na cional de Qualidade (FQN). Oficializa reconhecimento aos esforços por melhoria e atendimento qualificado para os empreendedores.

As alternativas de solução criadas pela Secretaria de Desenvolvi mento, por meio da diretoria de indústria e comércio, são com este prêmio aprovadas mais uma vez.

Abraço cheio de ternura. Daqueles que até o nível de aque cimento dos corpos se funde. Afago nos cabelos. Uma mas sagem suave, com a ponta dos dedos, nos seus ombros quase sempre cansados. Poxa, Silvana Xavier, você não tem ideia do bem que estes escritores (Aline Brandt de Campos e Francis co de Campos) sentem o dever de lhe dar.

Silvana Xavier. Já a classificamos de anjo. Achamos, po rém, essa expressão muito comum para definir um ser tão elevado como você. É claro que anjo é sagrado. Mas é muito fácil a gente usar a palavra anjo numa economia de expres sões genuínas e talvez até mais profundas. Então: você, Silva na Xavier, é mais que um anjo.

Nós ainda não tivemos o milagroso privilégio de enxergar um anjo. Porém: Silvana Xavier nós enxergamos de perto, de longe, via redes sociais, via telefone/WhatsApp, envolvida em milhões de compromissos, muitas vezes cansada, mas resis tente, cheia de amor, cheia de esperança, cheia de sonhos... Só que você, Silvana Xavier, prioriza sonhos tipo os nossosAline e Francisco - mesmo que lhe custe noites sem descanso e até dinheiro do bolso.

Silvana Xavier. A gente já lhe disse muita coisa. A gente até faz umas previsões para daqui uns cem anos. Você deve lembrar o que lhe falamos sobre a nossa sonhada casa da cul tura. É, Silvana Xavier, inventora do jeito de se igualar ou, arriscamos dizer, até superar o que o mundo chama de anjo.

Neste instante, Silvana Xavier, mesmo merecendo sema nas de repouso absoluto, você certamente está planejando algo de bom para o mundo, porque sua mente é incansável. Seu coração só inspira para o favorecer. Para o servir. Para o dar tranquilidade e carinho a todos que disso precisam. Você é o amor materializado em uma mulher exuberante, inteli gente, sensível, dedicada, competente, compreensiva. É assim que a vemos.

Perdoe-nos, Silvana Xavier, a ausência de algo mais pre cioso para oferecer-lhe nesta tarde de domingo. Fique certa,

contudo, que a nossa pesquisa mental, em todos os instan tes, presentes e futuros, estará voltada a formas adequadas de fazê-la feliz. Você nos deu uma felicidade jamais imaginada. Então queremos retribuir esse privilégio, claro, dentro das nossas limitações. Nos olhando, olho a olho, minutos atrás, aqui em casa, concluímos que para você o paraíso precisa ser reinventado. Para você o paraíso já existente é muito pouco. Beijo. Nós a amamos. (Aline Brandt de Campos e Francisco de Campos/23/10/2022)

RESPOSTAS NECESSÁRIAS

Francisco de Campos sobre a equipe de Silvana Xavier - Caros amigos da Biblioteca Guilherme Schultz Filho... Em nossa cidade existem mais de uma centena de igrejas e uma só biblioteca. Vocês não vão acreditar... Mas nunca me senti tão bem numa igreja quanto me sinto toda vez que vou à bi blioteca. Lá eu não encontro ninguém gritando o nome de Jesus. Lá eu encontro corações bondosos como dizem ter sido o de Jesus. Cada rosto naquela casa de cultura nos transmi te uma bênção. São olhares suaves de pessoas que trabalham com uma matéria prima que se chama cultura. Num determi nado dia a minha professora de história (ensino médio) disse: “os verdadeiros gênios não têm pecado”. Eu acho que ela foi certeira nessa observação. Na nossa biblioteca há uma equipe ágil, eficiente, genial... Uma equipe sem pecado.

Aline Brandt de Campos ratifica palavras de Francisco Biblioteca Guilherme Schultz Filho... Assino embaixo do que o Francisco escreveu... As queridas Vera, Maria Helena e Rosane são anjos que Deus colocou na terra. Pessoas des prendidas que fazem muito além do necessário. Falei, pes soalmente, para as meninas que não existem palavras para expressar o tamanho da gratidão que sentimos, Francisco e eu, por tudo que fizeram... Gratidão!!! A palavra de hoje e de sempre é gratidão!!! Beijos no coração de todas vocês... Viver sempre feliz..

O reconhecimento é anual. A primeira certificação se deu, em 2019, quando Carazinho recebeu Selo Bronze (permanecendo na mesma categoria em 2020).

Para receber o Selo Ouro estiveram, dia 19 de outubro, em Caxias do Sul, representando o governo municipal, a vice-prefeita Valéska Walber, o secretário de desenvolvimento Gilmar Maroso e o diretor de indústria e comércio João Batista Andrade.

O hospital de Carazinho fez, no sábado (22/10), campanha de captação de sangue em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo - Hemopasso. A Secretaria de Saúde de Carazinho emprestou integral apoio. O trabalho de coleta durou todo o dia. Coram captadas 98 bolsas de sangue.

A enfermeira e gerente assistencial do hospital, Aline Vanessa de Ávila, conta que a população contribuiu, de forma expressiva, para o sucesso da ação... “A campanha com provou, mais uma vez, o senso de solidarie dade dos carazinhenses. Doar sangue para salvar a vidas é um gesto de extremo amor”.

Nem todos os que fizeram o cadastro puderam doar sangue na mobilização de sábado passado (22/10). “Antes da coleta do sangue o doador precisa ser aprovado em

uma série de exames e avaliações. Cada co leta é de aproximadamente 450ml de sangue e dura, em média, sete minutos.”

Depois da doação todos os voluntários receberam um lanche e foram orientados a ingerir bastante líquido, ter boa alimenta ção, evitar fumo, bebida alcoólica, exposição ao sol e prática de exercícios físicos. Isto nas

primeiras horas após a coleta.

A secretária de saúde Anelise Almeida destaca que o retorno da unidade móvel do Hemopasso é de vital importância... A população, como sempre, atendeu ao cha mado. “Foi muito bonito ver o voluntariado doando sangue. Nossa gratidão a todos que ajudaram”.

Francisco de Campos

Telefone:

com a 15 de Novembro/Centro

54-99614-3040

Para alegria da galera apaixonada por carros e velocidade acon tece, dia 5 de novembro, no Aeroclube de Carazinho, com apoio do governo municipal, o 1º Meia Milha do Sul do Brasil. O certame, segundo os organizadores, deve atrair pessoas de todas as partes da região sul do país.

Inscrições de piloto podem ser feitas via WhatsApp 51-981798066. Falar com Dilnei.

Desafios de tempos 201m, 402m e velocidade final de 804 me tros (1/2 milha/exclusivo para carros e motos de estilo esportivo de rua).

Informações sobre ingressos VIP (limite 200 ingressos) e Geral pelo número: 51-99508-7853 ou @cronoesp.

Vendas em Carazinho: Impacto Auto Som, Hotel Plaza-Sul, Barbearia Fagundes e Planalto Ótica e Joalheria. Em Passo Fundo: Diego Loss, Savarauto, SLS Eletric Motors, Coser Auto Serviços e Drift Performance.

- SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 20222 Geral/Opinião
Diretor:
MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19 Chefe de redação: Aline Brandt de Campos Arte final: Nícolas Folle CARAZINHO:
54-99614-3040 Rua Almirante Tamandaré, 290/Esquina
NÃO-ME-TOQUE/RS: Telefone:
E-mails: redacao@correioregionalrs.com.br franciscodecampos@correioregionalrs.com.br publicidade@correioregionalrs.com.br assinaturas@correioregionalrs.com.br opiniaodoleitor@correioregionalrs.com.br Impressão em Off-Set rotativa Gráfica Uma - Grupo RBS - CNPJ 92.821.721/0001-00 Porto Alegre - Rio Grande do Sul MENSAGEM QUE PERMANECE CNPJ: 89.785.638/0001-99 www.facebook.com/ correioregionalrs.com.br
Vital
A PANDEMIA É ALGO RUIM DO PASSADO... COLETA DE SANGUE ALGO BOM DO PRESENTE... NOVEMBRO COMEÇA COM MEIA MILHA NO AEROCLUBE

Lançado projeto de eficiência energética

A beleza das flores trans forma o ambiente... Promove embelezamento... Encanta o dia a dia das pessoas. O gover no municipal tem feito, desde a semana passada, a revitalização dos canteiros da Av. Flores da Cunha. A iniciativa é do gabi nete da vice-prefeita Valéska Walber.

A manutenção dos cantei ros foi feita por equipe da Se cretaria de Obras. O plantio de flores, feito por uma empresa especializadas, teve início na manhã de 21 de outubro. “As es pécies de plantas escolhidas são perenes. Ou seja: possuem um ciclo de vida longo e se mantém de acordo com o fator climático - deixando a cidade mais bonita e alegre em todas as estações.”

Após a conclusão do plantio empresas poderão “adotar” os canteiros. As empresas ficarão responsáveis pela manutenção dos canteiros. Em contraparti da poderão colocar placas pa dronizadas de identificação.

Projeto foi lançado, dia 21 de outubro, no gabinete do prefeito Milton Schmitz da gestão.”

Foi lançado, na manhã de 21 de outubro, no ga binete do prefeito Milton Schmitz, o projeto de Efi ciência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “O projeto terá investimento de R$ 750 mil reais. Será implementado pela Eletro car no Hospital de Caridade de Carazinho.”

O projeto, desenvolvido pela ANEEL, é espe cífico para hospitais. “Proporciona a redução de gastos com o consumo de energia elétrica. Além de ser uma energia sustentável.”

O prefeito Milton Schmitz diz que o projeto é resultado de todo trabalho de qualidade e eficiên cia realizado pelo hospital. “O HCC é referência regional. Este projeto mostra o comprometimento

Conforme o presidente da Eletrocar Jonas Lampert: o projeto é específico... “Beneficia enti dades hospitalares do país. Para a Eletrocar é uma satisfação estarmos participando”.

Para o presidente do hospital, Jocélio Cunha, com o projeto de Eficiência Energética, o HCC irá economizar, aproximadamente, 12% na conta de luz. “Gostaríamos de agradecer por este gesto de solidariedade.”

O evento contou com a presença de diretores do hospital e da Eletrocar, de secretários de gover no e imprensa. (Assessoria de Imprensa da Pre feitura)

3ª Semana Cultural de Carazinho é aberta com apresentação de corais

A música é uma das lin guagens artísticas mais antigas do mundo. Através dela senti mentos e emoções podem ser expressos. Foi por meio desta linguagem que iniciou, dia 22 de outubro, a 3ª Semana Cultural de Carazinho. A coordenação é da Associação Artística e Cultural

Coral Cantábile e do Conselho Municipal de Política Cultural.

O primeiro evento que consta do programa foi o 2º Encontro Re gional de Corais.

As apresentações, na noite de 22 de outubro, tiveram como palco a Igreja Matriz Bom Jesus.

Taxa de alvará deve ser paga até 31 de outubro

O Governo de Carazinho, por meio do Setor de Fiscali zação da Secretaria Municipal da Fazenda e da Arrecadação, com aprovação da Câmara de Vereadores, alterou a data de vencimento da taxa de alvará para 31 de outubro, conforme Lei Complementar nº 251, de 23 de fevereiro de 2022.

A Taxa de Licença, Localização e Exercício de Atividade/ Taxa de Vistoria já está disponível no site da prefeitura - ecida deonline.carazinho.rs.gov.br - ou pode ser retirada diretamen te no Setor de Fiscalização. O vencimento, que anteriormen te era 31 de março, foi alterado para 31 de outubro de 2022. Reforça-se que os MEIs (microempreendedores individuais estão isentos desta taxa).

Sebrae RS reconhece Salas do Empreendedor de 119 municípios gaúchos

Com número recorde de agraciados, iniciativa entregou as certificações em evento na tarde de 19 de outubro durante a 31ª Mercopar, em Caxias do Sul.

Referência em desburocratização e suporte aos empreende dores, em todo o Rio Grande do Sul, as Salas do Empreendedor foram reconhecidas na tarde da quarta-feira (19/10) durante a Mercopar, feira de inovação industrial em Caxias do Sul. Resul tado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS o processo de certificação entregou os tro féus Bronze, Prata, Ouro e Diamante para um número recorde de 119 cidades que se destacaram na excelência do atendimento a empreendedores. A cerimônia foi realizada no Espaço Inspi ração.

“Estamos muito felizes com o resultado de mais uma edição da Certificação das Salas do Empreendedor. Vemos que ano após ano o atendimento aos empreendedores é aprimorado através dos serviços ofertados por esses espaços e por isso a importância desse momento. Valorizar e reconhecer quem investe na melho ria do ambiente de negócios é fundamental para incentivar a con tinuidade dessas práticas que fomentam o empreendedorismo e promovem o desenvolvimento econômico nos municípios”, des taca a gerente de políticas públicas do Sebrae RS, Janaína Zago.

Palco das apresentações foi a Igreja Matriz Bom Jesus Creati/UPF /Campus Carazinho, Cant’Arte Asso ciação Artística e Cultural (de Almirante Tamanda ré do Sul), Coral 25 de Julho (de Atí-Açu/Sarandi) e Associação Artística e Cultural Coral Cantábile (de Carazinho).

O público acompanhou as apre sentações de: Coral Luz e Vida/

Para a coordenadora de cultura, Silvana Souza,

foi uma honra iniciar a Semana Cultural com o En contro Regional de Corais. “A música vai para todos os lugares... Independente de qual o estilo musical. O governo municipal sempre primou pela cultura. Nesta gestão conseguimos aprovar um sistema de cultura.” (Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

Diversão, saúde e acolhimento para moradores do Bairro São Lucas

Uma tarde divertida com muitas parcerias, informação e atividades voltadas à saúde e ao bem-estar...

Assim foi a Feira de Saúde e Ci dadania organizada pelo governo municipal através das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Agricultura.

Uma grande ação que contou com a presença de equipes de estu dantes do curso Técnico de Enfer magem da Escola Sorg, acadêmicos de enfermagem e biomedicina da ULBRA, estudantes de medicina da Universidade Federal da Fron teira Sul/UFFS e Unidade Móvel da Secretaria de Saúde. Foram ofere cidos, para a comunidade daquela parte da cidade, atendimento. Os estudantes e os profissionais de saú de também forneceram orientações sobre saúde preventiva, bem-estar...

Já a equipe da Secretaria de

Desenvolvimento Social fez o pre enchimento de fichas para o Ca dastro Único. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Floresta coordenou um brechó. Já a Secretaria de Agricultura fez dis tribuição de mudas de ervas, chás e temperos.

A tarde foi, ainda, de muita di versão para a criançada... Não fal tou pipoca, algodão doce, brinque dos infláveis, pinturas... Tudo sob a coordenação da equipe do PIM (Primeira Infância Melhor). Já, no caminhão do Sesc, houve apre sentação de Zéu Ferretti e Solange Algayer. “Um evento importante... Que fez a diferença para inúme ras famílias do Bairro São Lucas. Parabéns a todos os envolvidos. A comunidade do bairro agradece.” (Assessoria de Imprensa da Pre feitura)

Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs, na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor destaque atenderam a uma criteriosa metodo logia de avaliação. Hoje existem 172 desses espaços, em todo o Rio Grande do Sul, que impactam 81% das micro e pequenas em presas gaúchas. Neste ano mais alguns critérios foram incluídos, para a certificação, como a presença das salas nas redes sociais, para o selo Bronze; e a realização de curso sobre a Lei de Liber dade Econômica pelo responsável da Sala, para o selo Diamante.

RELAÇÃO COMPLETA DOS MUNICÍPIO ONDE

AS SALAS DO EMPREENDEDOR SE DESTACARAM

Diamante: Alegrete, Bagé, Camaquã, Caxias do Sul, Cruz Alta, Estância Velha, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, General Câmara, Ijuí, Lagoa Vermelha, Montene gro, Nova Santa Rita, Panambi, Pelotas, Portão, Restinga Seca, Rio Grande, Rio Pardo, Saldanha Marinho, Santiago, Santo Ân gelo, São José do Norte, São Lourenço do Sul, São Marcos, Sapi ranga, Sarandi, Torres, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Ouro: Bento Gonçalves, Brochier, Cachoeirinha, Campo Bom, Cândido Godói, Canela, Canoas, Carazinho, Caseiros, Chiapetta, Condor, Dois Irmãos, Erechim, Esteio, Giruá, Grama do, Gravataí, Horizontina, Ibiraiaras, Igrejinha, Lajeado, Lavras do Sul, Marau, Não-Me-Toque, Palmeira das Missões, Pejuçara, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Rosa, Santo Antonio da Pa trulha, Santo Augusto, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Cai, São Sepé, Tapejara, Tapera, Taquara, Tenente Portela e Viamão.

Prata: Canguçu, Itaqui e Serafina Corrêa.

Bronze: Alvorada, Antônio Prado, Araricá, Arroio do Padre, Arroio dos Ratos, Arroio Grande, Barra do Ribeiro, Boa Vista do Buricá, Bom Retiro do Sul, Caçapava do Sul, Campina das Mis sões, Candiota, Capão do Leao, Crissiumal, Cristal, Dilermando de Aguiar, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Garibaldi, Hulha Ne gra, Humaitá, Jaguarão, Jóia, Lagoa dos Três Cantos, Mampituba, Nova Esperança do Sul, Parobé, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Riozinho Santa Margarida do Sul, Santa Vitória do Palmar, San tana do Livramento, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, São Vendelino, Ta vares, Teutônia, Três Passos, Triunfo, Tupanciretã e Tuparendi.

SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 2022 - 3Geral
Revitalização dos canteiros deixa a cidade ainda mais colhedora
Flores já começam a embelezar o centro de Carazinho
Prestação de serviços e muita diversão marcaram a tarde de 22 de outubro no Bairro São Lucas

Assessoria de trânsito especializada em:

Ideias na Mesa ouve a direção da Ulbra

Professores municipais vão em busca da educação um pouco mais eficaz

Professores da Rede Municipal de Ensino de Carazinho partici param do I Congresso Internacional Multidisciplinar de Transtor nos do Neurodesenvolvimento - Diagnóstico, ensino e reabilitação (organizado pelo Espaço Josiana Hertel).

O conclave foi realizado, dias 14 e 15 de outubro, com palestran tes renomados na área de educação. Estes especialistas oportuni zam uma imersão, no tema proposto, possibilitando enriquecedora troca de conhecimentos e dissolução de dúvidas.

O Ideias na Mesa de segunda-feira (24/10) recebeu o reitor da Ulbra Thomas Heimann, o vice-reitor Adriano Chiarani da Silva, a diretora Acadêmica Adriana Ziemer Gallert, o capelão ge ral ver. Maximiliano Wolfgramm Silva, a diretora do Campus Carazinho Frankiele Oesterreich e o assessor de comunicação social e marketing Ro drigo Sjlender para uma conversa sobre “Univer sidade em Conexão”.

“Hoje nossos métodos de ensino se baseiam em extensão, pesquisa, ensino e extensão, desta cando a importância do aluno como protagonis ta, buscando investigar, gerar respostas e assim

devolver as respostas de uma forma a transfor mar histórias em realidade.”

“Acreditamos que comunicação e relacio namento interpessoal são essenciais para a for mação do ser humano”, disse o reitor Thomas Heimann. Ele finalizou a fala afirmando que “existem formas diferentes, públicos diferentes, e necessitamos estar sempre inovando para ser vir a comunidade trazendo competência e bem estar.” Citando ainda a famosa frase de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. (Assessoria de Imprensa da ACIC)

SAE leva orientação sobre DST a Santo Antônio do Planalto

O Serviço de Assistên cia Especializada - SAE fez, na terça-feira (18/10), uma palestra informativa sobre educação sexual. O enfoque básico foi atinente às Infec ções Sexualmente Trans missíveis (ISTs). Na plateia estiveram alunos de 8º e 9º anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antô nio do Planalto.

Comitiva de educadores de Carazinho vai a evento de capacitação em Tapera

Na manhã da terça-feira (18/10) a dirigente municipal da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), Sandra Denise Ban deira Guerra, acompanhada de representantes de outros setores do governo de Carazinho, do PIM, do COMDICA e do Conselho Mu nicipal de Educação, presenciou uma capacitação para “A elabora ção do Plano Municipal pela Primeira Infância nos Municípios do RS”. O conclave teve como palco o Centro de Eventos de Tapera. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo da Regional AMA JA em parceria com a UNCME. Teve como palestrantes a coorde nadora estadual e o tesoureiro da UNCME: Fabiane Bitello Pedro e Charles dos Santos (respectivamente).

“Foi uma manhã que oportunizou importantes reflexões sobre os referenciais teóricos e a articulação de ações intersetoriais sobre o tema de grande relevância para sociedade: a 1ª infância”, infor mou a professora Sandra Denise Bandeira Guerra.

A iniciativa visa orien tar os estudantes sobre as doenças sexualmente trans missíveis e as formas mais adequadas de prevenção. A orientação ficou a cargo da coordenadora do SAE: Ro sane Ebertz e da enfermeira Cristiane Sbardelotto.

cipais de Educação (Undime), visando reforçar o Regime de Colaboração entre Estado e municípios gaúchos.

Conforme o calendário: as aulas do próximo ano terão iní cio em 23 de fevereiro e se en cerrarão em 22 de dezembro. O recesso escolar ocorre entre os dias 19 e 30 de julho. O come ço do 2º semestre está marcado para o dia 1º de agosto.

A Secretaria Estadual de Educação ratificou que inte grarão o calendário das escolas cinco sábados letivos. As datas serão definidas pelas secretarias de educação de cada município e cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de referên cia, de maneira conjunta, a fim de possibilitar o cumprimento dos 200 dias letivos anuais, ten do em vista feriados municipais e especificidades de cada região.

Nas escolas particulares, o calendário letivo de 2023 para a Educação Básica havia sido anunciado em agosto. A pro posta do Sindicato dos Estabe lecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS) é de aulas a partir de 22 de fevereiro e até 22 de dezembro, totalizando o mí nimo de 200 dias letivos, com recesso escolar entre 24 e 30 de julho.

Períodos Escolares

Rede Pública Estadual: 1º trimestre: 23/2 a 31/5. 2º tri mestre: 1º/6 a 15/9. 3º trimes tre: 18/9 a 22/12. Recesso Es colar: 19 a 30/7. Sábados: Serão cinco sábados letivos, a serem definidos pelas respectivas Co ordenadorias (CREs) do Estado e pelas secretarias municipais.

Rede Privada: Início das aulas: 22/2. Término: 22/12. Recesso Escolar: 24 a 30/7. (Se com RS)

- SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 20224 Sociedade civil organizada/Educação
Congresso teve explanações de renomados nomes da educação
Capacitação teve como palco
o Centro de Eventos de
Tapera
- Recursos de pontuação CNH - Recursos de suspensão do direito de dirigir - Cassação da CNH - Recursos de multas - Consultas de multas e CNH MULTAS SOS Cristina Rauber 54-99928-9217
Fabiana Santos
54-99602-8763
“Acreditamos que comunicação e relacionamento interpessoal são essenciais para a formação do ser humano” destacou o reitor Thomas Heimann
O público-alvo
das orientações foi constituído de estudantes de ensino médio
SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 2022 - 5Literatura LITERATURA GERA MAIS DUAS OBRAS AQUI Amor, paixão, carinho, bondade, natureza, família, amizade, educação, cultura... OS LIVROS DE FRANCISCO DE CAMPOS E ALINE BRANDT ESTÃO AÍ... VENDA CONJUNTA - PEDIDOS TELEFONE/WHATSAPP 54-99614-3040 Apoio: Biblioteca Guilherme Schultz Filho Academia Carazinhense de Letras

A Fundação Cultural de Carazinho - FUC CAR comunica que permanecem abertas ins crições para vagas em diversas oficinas do projeto TrilhandoArte- FUCCAR 25 Anos: Mú sica, Artesanato, Artes Visuais e Culturas Po pulares. As oficinas são gratuitas e abertas a para a comunidade em geral... Para pessoas acima de 10 anos.

As inscrições e maiores informações podem ser obtidas no site FUCCAR.COM.BR ou com os coordenadores: MÚSICA Carlon Ramos (54 99160 9514) e Ilse Ana Piva Paim (54 99998 5156) para as demais oficinas.

As oficinas têm diferente durações e horá rios e funcionam nos seguintes locais: Sede da FUCCAR, na avenida Mauá, 10 (próximo ao Terminal de Ônibus); Escola de Música Mu sical Beats (rua Ipiranga, 275 - esquina com avenida São Bento) e APAE, na rua Paissan du, 140 (em frente ao CTG Rincão Serrano).

Secretária Arita Bergmann

visita o hospital de Carazinho

O hospital de Carazinho recebeu, na tar de de 21 de outubro, a Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul Arita Berg mann. A secretária conheceu alguns setores e recebeu uma homenagem da direção pelo apoio oferecido ao hospital durante a pan demia e em projetos (como a reestruturação do Centro Cirúrgico).

CÂMARA DE VEREADORES DE CARAZINHO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL 01/2022 (Aquisição de acesso de internet)

A CÂMARA MUNICIPAL DE CARAZINHO, de acor do com a legislação vigente, torna público para conhe cimento dos interessados, que no dia 10 de novem bro de 2022, às 09horas, no Plenário Antonio Libório Bervian, sito na Av. Flores da Cunha, nº. 799,reunirse-ão o pregoeiro e equipe de apoio, para receber os envelopes de proposta de preço e de habilitação, referentes ao Pregão Presencial nº 02/2022, que tem como objeto a aquisição de 1 (um) Link de Internet de 1 GB + 1 IP FIXO 100% SINAL EM FIBRA OPTICA e com 100% de banda garantida e 1 (um) link de Inter net de 500 MB com as mesmas características para a Câmara Municipal, através de microempresas e/ou empresas de pequeno porte, no valor estimado de R$ 600,00. O Edital e seus anexos poderão ser obtidos na sede da Câmara Municipal, localizada na Avenida Flores da Cunha, n°. 799, na Cidade de Carazinho/ RS, de segunda aquinta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h e sexta-feira, das 8h às 12h; ou pelo site www.camaracrz.rs.gov.br. Telefone para contato: (54) 3330-2322.

Carazinho, 29 de outubro de 2022.

Com o intermédio direto da secretária Arita Bergmann, e apoio do coordenador do escritório de representação do Ministé rio Público do Rio Grande do Sul em Brasí lia Fabiano Dallazen, o hospital foi contem plado, ainda no início de 2022, com R$ 2,5 milhões em recursos oriundos do Programa Avançar na Saúde (para a aquisição de equi pamentos). “O hospital está reestruturan do a quinta sala cirúrgica da instituição de saúde - cerca de 80% dos equipamentos já foram adquiridos.” A secretária Arita Berg mann pode conferir essa reestruturação e conhecer mais alguns projetos do hospital.

Segundo a direção: durante a Pandemia da Covid-19 o hospital precisou inúmeras vezes recorrer a secretária Arita Bergmann - que ofereceu suporte incondicional. “Este apoio, que perdura até hoje, através de di versas articulações junto ao governo esta dual para destinação de recursos para os diversos projetos em andamento e/ou fu turos. Gestos grandiosos e emocionantes

como estes nos encorajam cada vez mais a trabalhar incansavelmente em prol de toda comunidade regional atendida por nossa instituição de saúde.”

Arita Bergmann, por sua vez, falou sobre a importância da visão de futuro das equi pes do hospital, da área de formação e da excelência dos profissionais. “É um hospital que está bonito, que tem uma gestão muito resolutiva e vou sair daqui muito animada, com uma boa experiência. Será inspiração para outros hospitais do Rio Grande do Sul. Passamos por problemas todos os dias e quando vemos algo andando, saindo do papel, isso nos anima e muito. Estou muito feliz com o Hospital de Carazinho.”

Arita Bergmann agradeceu ainda a re cepção e as homenagens que recebeu.

O prefeito Milton Schmitz falou sobre algumas demandas e agradeceu a secretária pela ajuda ao hospital. “Temos um carinho muito grande pelo trabalho da secretária Arita Bergmann que, por muitas vezes, in terveio pelo nosso hospital - que presta uma ótima assistência para nossa comunidade. Aproveitamos o momento, como represen tante do executivo municipal também para agradecer.”

A equipe do SAMU Carazinho tam bém prestou homenagem à secretária Arita Bergmann. (Assessoria de Imprensa do Hospital)

Secretaria da Saúde começa a implantar novas estratégias de controle do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria da Saúde (SES) selecionou os municípios onde iniciará a aplicação de novas estratégias no combate à dengue e a outras arboviroses no Rio Grande do Sul. O assunto foi tratado, na terça-feira (18/10), em reunião entre a secretaria e representan tes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/ RS), da Federação das Associações de Mu nicípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do Ministério da Saúde, com transmissão virtual para gestores das Coordenadorias Reginais de Saúde (CRSs) e municípios.

O estado registrou em 2022, até o mo mento, 65.290 casos confirmados de den gue e 66 óbitos provocados pela doença, a maior incidência da série histórica desde 2011, quando começou o levantamento. De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o número de casos aumentou “assustadoramente”.

Do ano passado, período que havia re gistrado recorde de casos confirmados da doença, para este ano, verifica-se uma inci dência 7,5 vezes maior. Dos 497 municípios gaúchos, foi constatada a presença do mos quito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya, em 453.

A diretora do Centro Estadual de Vigi lância em Saúde, Tani Ranieri, usou o mês de setembro, quando não costuma acon tecer grande circulação da doença, para exemplificar a gravidade da situação. Em 2021, o Estado registrou quatro casos nesse mês; em 2022, foram 51. “Isso significa que a tendência é termos um grande pico no período do verão, por isso é tão importante tomarmos as medidas de prevenção antes do período de maior ocorrência da doença que, no Rio Grande do sul, ocorre a partir de janeiro”, explicou.

Novas tecnologias

Para qualificar as ações de controle e monitoramento do mosquito Aedes ae gypti, a SES desenvolveu dois projetos que começam a ser implantados neste segundo semestre de 2022, em parceria com o Minis tério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz

(Fiocruz).

Ovitrampas são armadilhas que monito ram a presença do Aedes aegyti em deter minadas regiões, que usa levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito. Elas serão utilizadas para mapear as áreas de maior risco e intensificar demais ações de preven ção nessas áreas.

E a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes) trata-se da aplicação de inse ticida com efeito residual dentro dos domi cílios ou de locais que podem ser conside rados estratégicos ou de maior risco, a fim de eliminar as formas aladas do mosquito. A estratégia é complementar às medidas de controle da proliferação do Aedes aegypti.

COMEÇO

Municípios selecionados para receber Ovitrampas: Bento Gonçalves, Campo Bom, Estância Velha, Farroupilha, Igreji nha, Lajeado, Lindolfo Collor, Montenegro, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Santa Rita, Parobé, Santo Ângelo, São Marcos, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Três Coroas, Triunfo, Vacaria e Venâncio Aires.

Municípios selecionados para receber BRI-Aedes: Jaboticaba, Rondinha e Tucun duva.

- SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 20226 Publicações legais/Saúde
COMUNICADO
Estado já registrou, em 2022, 65.290 casos confirmados de dengue. São 66 óbitos provocados pela doença.

Estado implementa uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores de mulheres

Nova tecnologia tem monitoramento interligado em tempo real a um aplicativo para resguardar vítima e prevenir feminicídios.

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, irá utilizar uma nova tec nologia para auxiliar na proteção de vítimas con tra a violência doméstica. Duas mil tornozeleiras eletrônicas serão disponibilizadas para serem colocadas em agressores que cumprem medidas protetivas da Lei Maria da Penha e mostram po tencial de risco para a mulher. A novidade é um aplicativo de celular, interligado à tornozeleira, que monitora o agressor em tempo real e alerta a vítima e as forças de segurança se a zona de dis tanciamento for ultrapassada.

Com o investimento de R$ 4,2 milhões, o pro jeto “Monitoramento do Agressor” é uma inicia tiva do Comitê Interinstitucional de Enfrenta mento à Violência contra a Mulher - EmFrente, Mulher, que busca fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover uma mudança de cultura que valorize a proteção da mulher na sociedade.

“Os indicadores criminais de setembro apon tam queda dos feminicídios no Estado. Com essa medida, avançaremos ainda mais na proteção das mulheres. Vamos começar este projeto pelas cidades de Canoas e Porto Alegre, no prazo má ximo de dois meses, até abranger todo o Estado de maneira gradativa”, afirma o governador Ra nolfo Vieira Júnior.

A contratação dos equipamentos foi autori zada pelo Estado por meio de inexigibilidade de licitação. O contrato será assinado nos próximos dias com o fornecedor da tecnologia exclusiva.

Criado em agosto de 2020, pelo Decreto 55430/2020, o Comitê EmFrente Mulher tem como premissa a atuação integrada e reúne o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de oito secre tarias do Estado. Dentro do projeto do Monito ramento do Agressor foram indicadas 88 pessoas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, na maioria mulheres com alta experiência na área de violência doméstica.

“O uso da tornozeleira eletrônica poderá coi bir e reduzir as agressões, contribuindo, inclusi ve, para que mais mulheres não sofram tentativas de feminicídio e que as medidas sejam cumpri das”, afirma o secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa.

Se agressor se aproximar a partir de uma de terminada distância, vítima e central de monito ramento são informados em tempo real.

O governo do Estado também fez um acordo de cooperação com a London School of Econo mics and Political Science para o processamento de dados do Sistema de Gestão Estatística em Se gurança Pública (GESeg).

O objetivo é estabelecer um fluxo de informa ções estratégicas para fortalecer o enfrentamento da violência contra mulher e estruturar um ban co de dados voltado à formulação de políticas públicas. O projeto prevê uma análise de estudos dos últimos 10 anos sobre violência doméstica com o exame de perfis e estudos técnicos que

viabilizem o desenvolvimento de ações.

De acordo com o secretário executivo, dele gado Antônio Carlos Padilha, a ideia é criar um fluxo na rede de atendimento de violência contra mulher. “Temos de fazer algo diferente, com esta solução tecnológica que poderá evitar diversos casos de crimes e violência contra a mulher. A maioria das vítimas de violência doméstica não tem telefone, ou o telefone é quebrado pelo com panheiro e o celular com aplicativo irá trazer mais segurança”, afirma Padilha.

COMO FUNCIONA

A utilização da tornozeleira eletrônica faz parte da política pública de segurança no com bate à violência doméstica e familiar no Estado. Mediante autorização da Justiça, a vítima irá receber um celular com o aplicativo interligado ao aparelho usado pelo agressor. No monitora mento, se ocorre aproximação à vítima, o equi pamento emite um alerta.

Caso o agressor não recue e ultrapasse o raio de distanciamento determinado pela medida protetiva, o aplicativo irá mostrar um mapa em tempo real e também alertará novamente a víti ma e a central de monitoramento.

Após este segundo alerta, a Patrulha Maria da Penha ou outra guarnição da Brigada Militar mais próxima irá se deslocar para o local. O apli cativo foi programado para não ser desinstalado e também permite o cadastro de familiares e pes soas de confiança que vítima possa estabelecer

contato para casos de urgência.

EQUIPAMENTO

As tornozeleiras, adquiridas por meio de um contrato com a empresa suíça Geosatis, são feitas de polímero com travas de titânio, que sustentam mais de 150 quilos de pressão.

Ao tentar puxar ou cortar, os sensores inter nos enviam imediatamente sinais de alarme para a central de monitoramento. O carregador portá til garante carregamento da bateria em 90 minu tos, que dura 24 horas. O sistema emite um alerta em caso de baixa porcentagem de carga.

INDICADORES CRIMINAIS

Os indicadores criminais do nono mês no Es tado apontam queda de feminicídios em relação ao mesmo período do ano passado. O número de vítimas caiu 14,3%, de sete para seis casos.

Entre essas seis mulheres assassinadas por motivo de gênero no mês, apenas uma contava com medida protetiva de urgência (MPU). Des de janeiro, o Rio Grande do Sul contabiliza 81 feminicídios, dois a mais que nos nove meses de 2021, o que representa uma alta de 2,5%.

Acione em qualquer suspeita ou informação sobre abuso contra mulheres:

• Telefone 190 (para socorro imediato)

• www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital (De núncia Digital 181 SSP)

• Telefone 181 (Disque Denúncia SSP)

• (51) 98444-0606 (Whatsapp da Polícia Ci vil). (Secom RS)

Por conta da prorrogação dos prazos de renovação das CNHs, no ano passado em de corrência da pandemia, moto ristas com a CNH vencida em outubro de 2021 têm só até a próxima segunda-feira (31/10) para conduzirem com o do cumento vencido. A regra foi estabelecida pela Deliberação 227/2021 e confirmada pela Resolução 864/2021 do Con selho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União, em 20 de se tembro de 2021.

A recomendação é que a re novação da CNH seja feita até esse prazo para aqueles que pre tendem continuar conduzindo. Conforme previsto na normati va federal, para fins de fiscaliza ção de trânsito, consideram-se válidas as habilitações vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento até 31 de de zembro de 2021, até a nova data correspondente para renovação definida pelas resoluções.

A regra também se aplica às informações contidas na CNH, inclusive aos certificados de cursos especializados, que não constam na CNH e às permis sões para dirigir.

SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 2022 - 7Segurança/Utilidade pública
Prazo de utilização de CNH vencida em outubro de 2021 termina segunda-feira

Supernova Cotrijal: Turma 1 visita empresas e startups do agronegócio

Dezesseis alunos da turma 1 do programa Supernova Cotrijal, estiveram nos dias 18 e 19/10, na região metropolitana (Porto Alegre e Canoas), visitando empresas e agtechs do agro negócio para conhecerem novas tecnologias.

Em visita feita na AGCO em Canoas, os alunos conheceram a fábrica e a área de produ ção, além de acompanharem palestras e apre sentações dos profissionais da empresa sobre inovação e tecnologia no campo e o que virá nos próximos anos em termos de máquinas e implementos agrícolas. O aluno Thiago Gosh Braz, de Passo Fundo, disse que sempre teve a curiosidade de conhecer a fábrica onde são fei tos os maquinários da sua família. “O conteúdo ensinado pelas empresas foi bem interessante, já que tudo é voltado para favorecer cada vez mais a vida do produtor”, enfatiza.

Na oportunidade os jovens assistiram pa lestras e apresentações sobre inovação e tec nologia no campo e o que virá nos próximos anos em termos de máquinas e implementos agrícolas. Conforme a coordenadora de De senvolvimento Cooperativista (Decoop) da Cotrijal, Patrícia Mota Rosin, o objetivo da viagem foi possibilitar a interação com um am biente tecnológico, além de ampliar horizontes.

“Nossa ideia é trazer novas aplicações para seu contexto profissional e estimular, por meio de exemplos e apresentações de empreendedores, temas atuais de inovação e gestão”, disse.

A visita teve início com a apresentação das ações de inovação da Cotrijal, com Jonas Alge

ri, integrante do time de inovação da coopera tiva. Entre os locais visitados esteve o Instituto Caldeira, a TecnoPuc, e a empresa de máqui nas e equipamentos agrícolas AGCO. Esta é a primeira viagem das turmas integrantes do programa Supernova Cotrijal. No mês de no vembro será a vez das turmas 2 e 3. Para Paola Richter Londero, coordenadora da pós-gradu ação e professora da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP, esta parceria já está colhendo bons resultados. “Parabenizo a Cotrijal por estar pensando na continuidade, na sucessão das propriedades. Nada como vi venciar o ambiente de inovação e empreende dorismo, e por isso esta missão técnica visou apresentar as novas oportunidades dentro do agro”, conclui.

A coordenação pedagógica é da Faculdade

de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). Segundo Benísio Rodrigues, gerente de Marke ting da Cotrijal, esta viagem demonstra que a cooperativa acredita no potencial de cada um desses jovens. “Eles são o futuro das suas pro priedades e por isso, temos a preocupação de prepará-los para os desafios que eles terão no futuro, apresentando novas tecnologias”, pon tua.

PROGRAMA SUPERNOVA

O programa Supernova Cotrijal conta nes te ano com 121 jovens de toda a área de ação da cooperativa. Ele possui trilhas focadas no desenvolvimento profissional, no auxílio a su cessão familiar e no desenvolvimento de aspec tos comportamentais dos jovens participantes, como liderança. (Departamento de Comuni cação da Cotrijal)

Cotrijal lança ração peletizada

Nova fábrica entrou em funcionamento em maio e o produto tem conquistado clientes de diferentes regiões.

Vaca sorrindo é coisa de desenho animado? O produtor Ari Schneider garante que não. A vaca que está produzindo mais leite na propriedade - 52 litros/dia - “faz cara de feliz” quando come a ração peletizada da Cotrijal. E não só ela... Mas todas as 17 vacas em ordenha.

O produtor comemora o fato dos animais estarem satisfeitos porque isso reverte em mais leite no tanque. “A ração é excelente. É agradável ao paladar das vacas e facilmente digerida e isso se perce be porque não restam resíduos no esterco”, afirma.

A produção - 500 litros/dia - não está no teto desejado por Ari, porque nos últimos três anos a falta de chuvas afetou a qualidade da silagem e do pasto que ele usa para complementar a dieta e também causou estresse nos animais. Mas a expectativa é recuperar a média. “Já alcancei média anual de 33 litros por vaca, mas demora um pou co para recuperar o impacto do clima”, justifica.

A propriedade, em Santo Antônio do Planalto, trabalha com 12,5 hectares para o leite. Ari fornece a ração conforme o volume de produção e o período de cada vaca vai variando de 2 a 11 quilos/ dia/animal. As recém-paridas e com alta produtividade são as que mais recebem ração.

A propriedade: 17 vacas em ordenha, 35 animais de rebanho total, 12,5 hectares para produção de leite, 3 toneladas de ração por mês e 29 litros/vaca/dia de produção.

Processos modernos visando qualidade

A Cotrijal começou a trabalhar com produção de rações na década de 1980. Nos anos 1990, a fábrica foi registrada no Minis tério da Agricultura e passou a investir em qualidade de produto para melhorar os resultados nas propriedades de leite e também na suinocultura, pois na época a cooperativa havia instalado unidade produtora de leitões. Em 2010, as duas unidades produtoras de lei tões foram vendidas para a Alibem, mas a cooperativa continuou produzindo toda a ração suína para a empresa.

Qualificar a tomada de deci são dos produtores está entre as principais missões dos profissio nais técnicos da Cotrijal. Uma prova disso foi a realização de dias de campo de inverno, ativi dades que já fazem parte do ca lendário oficial da cooperativa e que neste ano tiveram como foco a apresentação de novos mate

riais de trigo, cevada e triticale, detalhes para uma aplicação de defensivos cada vez mais assertiva, manejos para o controle de plantas invasoras e cuidados com o solo.

“Além do contato com outros produtores e a troca de experiências, podemos ver in loco o desenvolvimento da lavoura e os manejos utilizados. Uma ótima oportunidade também para já definirmos os próximos investimentos de inverno”, comentou o produtor Rogério Poles, de Colorado, que participou do Dia de Campo em Não-Me-Toque, em 14 de outubro.

Para essa temporada de inverno, o Depar tamento Técnico da Cotrijal organizou even tos regionalizados, com o objetivo de explorar as características de cada região e mostrar o melhor desempenho das cultivares de trigo.

O superintendente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima, avalia que o volume de informações que surgem na agricultura é mui to grande e dinâmico, um verdadeiro desafio.

“Cabe a nós, como cooperativa, aproximar o produtor dessas informações e assim qualifi car a tomada de decisões e ouvir também dos produtores as principais limitações e desafios, para juntos alcançarmos melhores caminhos na atividade”, comentou.

O Dia de Campo Cotrijal - Inverno traba lhou nesta temporada o tema “Conhecimento para você colher os melhores resultados” e se guirá com algumas ações pontuais nas unida des da cooperativa.

Para Ricardo José Fath, de Não-Me-To que, é sempre bom o produtor ter condições

de se atualizar e ver materiais que poderão ser utilizados na próxi ma safra, com possibilidade de aumento de produtividade. “A Cotrijal nos apresenta opções de cultivares com bom desempenho no campo, sanidade e que vão agregar muito mais valor em nos sa propriedade”, explicou.

De olho no mercado

Uma das estações do Dia de Campo de In verno teve como foco as movimentações do mercado de trigo. Coordenada pelo Departa mento Comercial da cooperativa, a apresenta ção chamou a atenção dos produtores.

“O Rio Grande do Sul está na eminência de colher a maior safra de trigo da história, e com isso teremos um grande excedente de produ ção, que não será absorvido pelos moinhos, ou seja, precisa ser exportado. Temos que ficar atentos à janela de exportação deste produto, que, infelizmente, é curta. Vai até o porto co meçar a receber a safra de verão. Não podemos perder o time para esse excedente”, declarou o gerente Comercial Grãos da Cotrijal, Luis Cláudio Gomes. (Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal)

Com o crescimento da área de atuação da cooperativa aumen tou também a demanda de ração para bovinos de leite. “Há cerca de 11 anos, pela falta de espaço e impossibilidade de adaptar a es trutura e os equipamentos que tínhamos, optou-se por construir duas novas plantas, uma para aves e suínos e outra para bovinos, totalmente independentes, que levaram a fábrica a se tornar um negócio sustentável e que agrega valor aos negócios com grãos”, ex plica o gerente da fábrica, Marlon Petry.

Marlon recorda que há 25 anos a fábrica produzia em um ano o que se produz hoje em uma semana. “A partir de 2015, duplica mos a produção de rações para suínos, pelo aumento da demanda da Alibem. Nos bovinos, quadruplicamos a produção nos últimos anos e temos condições de crescer mais. O volume total que sai da fábrica hoje se equivale a 65 caminhões por dia”, relata.

A expectativa de crescimento maior ocorre a partir da peleti zação. Para abrir novos mercados, Marlon afirma que o foco é a qualidade do produto e do serviço. “O lema é: a primeira entrega tem a responsabilidade de fazer a segunda”, afirma. (Departamento de Comunicação da Cotrijal)

SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 2022
Cooperativa investiu, na nova planta, em espaço para armazenagem e melhorou a estrutura do laboratório Foco da viagem foi na inovação e na tecnologia
Dia de Campo de Inverno: informações para qualificar a tomada de decisões
O dia de campo aconteceu junto a UBS
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.