Jornal correio regional edição de 18 de julho de 2015

Page 1

SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015 - 1

Prefeitura de Carazinho ignora nove indicações de vereador em favor de via pública. Veja página 5. CIRCULA EM CARAZINHO, NÃO-ME-TOQUE, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XXXVII - Nº 1891 - 18 DE JULHO DE 2015 - VENDA AVULSA: R$ 4,00

Ótica Feldmann... Bom gosto e elegância.

Carazinho - No calçadão Telefone 54-3331-2887

“Vila do Esporte” é alternativa de Brasília para Carazinho PÁGINA 3

Não-Me-Toque aguarda o Show de Tecnologia Augustin

PÁGINA 3

Guarapa presenteia o patronato

A Souza Cruz - indústria de cigarros do Rio Grande do Sul - costuma doar, a entidades beneficentes, veículos adquiridos novos mas que já apresentam determinado tempo de uso. Antes de fazer a entrega a empresa tem o cuidado de submeter o veículo a completa restauração. Desde a lataria até os pneus... O vereador Marcio Hoppen/ Guarapa (PMDB de Carazinho) ficou sabendo disso e não teve dúvida. Pleiteou, de imediato, um veículos que lhe vinha sendo reivindicado pela direção do Patronato Santo Antônio. Teve sorte... Um automóvel Palio 2008, completamente reformado, oriundo da frota da Souza Cruz, foi entregue à instituição na manhã de ontem (17/7). Luis Kunrath (assessor do Direção do patronato ficou sensibilizada com o empenho do vereador peemedebista deputado federal Marcio Biolchi na região) e Marcio Hoppen/Guarapa social Elsa Sudbrack fizeram-se presentes. instituição de tão bela história como o Pa(vereador) fizeram a entrega das chaves do Disseram que esta doação deixou a todos tronato Santo Antônio. “Por aqui passaram veículo, às 11 horas, para Edgar Back (dire- sensibilizados. milhares de meninos que, com o tempo, se tor geral do Patronato Santo Antônio). A diMarcio Hoppen/Guarapa revelou estar tornaram lideranças/empresários de expresretora da escola Rosane Panke e a assistente muito feliz com o fato de poder ajudar uma são na sociedade”, frisou o vereador.

39ª CRE integra frente de apoio ao Projeto Charão Em visita ao gabinete da Coordenadora Regional de Educação Sandra Denise Bandeira Guerra - com a presença da Assessora Pedagógica Rosela Ramos Lampert - o idealizador do Projeto Charão Jaime Martinez e a presidente da Associação de Amigos do Meio Ambiente (AMA) Viviane Gaboardi divulgaram ações do programa “Do pinheiro vem a pinha, da pinha vem o pinhão”. A idéia deles é envolver também os professores da rede estadual de ensino no que tange ao resgate histórico, ambiental, econômico, social e cultural dos ambientes que apresentam florestas de araucária. Este programa faz parte do Projeto Charão que, há 24 anos, faz pesquisas e educação ambiental, para conservação da vida silvestre, em parceria com a Associação de Amigos do Meio Ambiente e o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo, contando ainda com apoio da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza. A 39ª CRE passa a integrar este esforço coletivo para proteção do ecossistema no sul do Brasil. Adere às ações educativas através da disponibilização de vagas a professores interessados em capacitação nesta temática. Dentre as atividades previstas no programa, está a realização de curso destinado aos professores de ensino fundamental, dia 5 de agosto, no Centro de Eventos da UPF. O Departamento Pedagógico da 39ª CRE disponibilizará mais informações às escolas, através de contato direto, após a abertura das inscrições. (Assessoria de Imprensa da 39ª CRE)

Um curso já está programado para o dia 5 de agosto


Opinião

2 - SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Coluna do Siqueira

Francisco de Campos Preciso....  Registrar que, graças ao empenho do vereador Márcio Hoppen/Guarapa (PMDB), o Patronato Santo Antônio recebeu um veículo nesta sexta-feira (17/7). A doação, aguardada há sessenta dias, foi feita pela Souza Cruz. É um veículo de boa qualidade.  Contar que o Guarapa não foi convidado para a cerimônia de acionamento da motoniveladora adquirida com emenda de Márcio Biolchi. Exatamente como na chegada da máquina à cidade ele não foi convidado. Considera isso uma ingratidão.  Lembrar que o auditório da Câmara de Vereadores de Carazinho abrigará, hoje a partir das 19 horas, uma palestra de Alexandre Henrique Nowotny - fisioterapeuta mestre em ciências da saúde. A iniciativa é do vereador Alaor Tomaz (PDT). Entrada franca.  Divulgar que a Ascamaja fará reunião em Santa Bárbara do Sul, dia 31 de julho, a partir das 19 horas. Local: CTG Velha Carreta. Carazinho voltou a fazer parte desta entidade que, no momento, é presidida pelo vereador Elói Ferraz de Andrade.  Informar que Maiquel dos Santos Lampert, do CTG Rincão Serrano, ficou em primeiro lugar em chula, categoria mirim, na fase regional do Enart/Enartinho 2015, domingo passado, em Marau. Já Roberto Pedroso de Souza obteve a terceira colocação (categoria adulto).  Dizer que o CTG Unidos Pela Tradição Riograndense também se destacou, no fim de semana passado, em Marau. O menino Bruno Della Mea Britzke, filho do vereador Gauchinho, conseguiu segundo lugar em declamação (categoria infantil). Declamou a sua já famosa poesia Sou do Sul.  Destacar que Felipe Sálvia, insatisfeito com o PDT, vem

recebendo convite de quase todos os partidos estruturados em Carazinho... Mesmo assim diz-se disposto a ficar um tempo só na observação dos acontecimentos. Cogito que pode ser o candidato do PTB à prefeitura.  Lembrar que Ronaldo Nogueira garantiu que o PTB terá candidato a prefeito, em Carazinho, no ano que vem. Se não for Felipe Sálvia pode ser Adair Bonaldi Flores (Passarinho). Ambos reúnem enorme bagagem de conhecimento político. E têm chance de vencer.  Lamentar o prematuro falecimento do cirurgião plástico Fernando Graeff Mattos, 54 anos, na quarta-feira 15/7. Pertencia a uma das mais conceituadas famílias de Carazinho. Era casado com Luciane Kraemmer e tinha três filhas: Lisiane Fátima, Laís e Leila.  Avisar que a rede municipal de ensino, em Carazinho, fará recesso de 20 de julho a 2 de agosto. As aulas retornarão na segunda-feira 3/8. Nesse período as escolas infantis continuarão atendendo as crianças do turno integral. No trabalho estarão professores recentemente nomeados - que não têm direito ao recesso.  Propalar que o grupo de terceira idade de Carazinho fará reunião-dançante, dia 27/7 (domingueira), a partir das 13h30min, no Patronato Santo Antônio. A entidade é dirigida por Verno Knop (presidente), Aurinho Kunrath (vice-presidente) e Magnólia Previatti (coordenadora geral).  Publicar que os Voluntários do Riso estão completando um ano de atividades. Levaram, neste período, muita alegria a entidades assistenciais e, inclusive, a pessoa internadas em hospitais. Por requerimento de Daniel Weber recebeu cumprimentos formais da Câmara de Vereadores de Carazinho.

HARMONIA Para o bem de Carazinho Vou fazer este pedido E espero ser atendido Pois este é o objetivo Ao explicar o motivo Aguardo com alegria Que volte a harmonia Legislativo e executivo ASPIRAÇÃO É normal ver oposição e descontentes criticarem o chefe de um poder, no caso, o executivo. Estranha-se quando vereadores, filiados e aliados demonstram a sua insatisfação através da imprensa. Fato quase semelhante aconteceu na capital, onde o Fortunatti tomou a iniciativa de licenciar-se do PDT. Neste momento em que o país vive uma crise institucional é necessário que os poderes políticos de Carazinho unam forças para resolver os problemas da nossa comunidade, sabendo-se que dificilmente poderão contar com verbas externas vindas de outras esferas do executivo. Também acho que não é normal a constante troca de secretários e assessores, fato que já criticávamos na gestão anterior. Já tive a oportunidade de relatar que adotei Carazinho como minha terra, já que sou passofundense de nascimento. A minha intenção com estas modestas palavras é ver esta terra crescer cada vez mais, com o trabalho coeso das forças vivas da comunidade, para colocar Carazinho no patamar que realmente merece. Parece que a onda pegou e mais uma vez vimos o criador criticando a criatura. (João Carlos Siqueira/Tenente reformado da BM)

Gotas de conhecimento  O CTG Vento Minuano, sob a liderança de Paulo Pagno, assumiu o compromisso de anfitriar as festividades farroupilhas neste ano. Os dois homenageados da semana também já foram escolhidos. Um deles é o professor de danças gauchescas Jéferson Luiz Bandeira que deverá receber o Anel de Ouro. O outro - homenagem póstuma - é Darci Pereira (falecido a 4 de maio do corrente ano).  A Federação das Apaes de Santa Catarina elaborou um livro de receitas que já está sendo disponibilizado em Carazinho. Pessoas que desejam obter um exemplar podem se dirigir à sede da Apae (Rua Paissando, 140/em frente ao CTG Rincão Serrano) ou fazer contato pelo telefone 3331-1179. Quem compra o livro está, automaticamente, contribuindo para a manutenção da Apae - hoje dirigida por Maria de Lurdes Gobbi (Luli).  O Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA/Carazinho) informa que fará mais uma coleta de lixo eletrônico, segunda-feira (20/7), das 8h30min às 16h30min, na Praça Albino Hillebrand. As pessoas devem aproveitar esta oportunidade para fazer o descarte correto de eletroeletrônicos (inclusive lâmpadas fluorescentes) que não mais têm condições de utilização. Estes produtos, lançados indiscriminadamente no meio ambiente, são altamente prejudiciais à saúde humana.

 Um repasse federal (Ministério dos Esportes) de R$ 17.500,00 deverá ser feito, brevemente, para a conclusão dos serviços de reforma no Ginásio da Acapesu. A informação foi transmitida, na manhã de quinta-feira (16/7), pelos vereadores Fernando Sant’Anna de Moraes, Estevão De Loreno e Daniel Weber que, desde terça-feira (14/7), desenvolviam uma peregrinação reivindicatória em Brasília/ DF. Os meninos do PP parecem ter se dado bem na capital federal.  O médico-veterinário Sérgio Mangano, chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Carazinho, fez palestra recentemente em reunião do CMTG (Conselho Municipal de Tradições Gaúchas). Orientou, especialmente, para os cuidados que se deve ter com a doença do Mormo - que atinge animais equinos e motiva preocupação inclusive em Carazinho. Por sugestão de Pedro Américo Messerschmidt (presidente do CMTG) e Adari Francisco Eckert (coordenador de cavalgadas) as explanações deverão ser repetidas, segunda-feira, a partir das 20 horas, no CTG Vento Minuano.  É do vereador Eduardo Assis (PSD) o projeto-de-lei, protocolado na tarde de segunda-feira (13/7), que institui - e inclui no Calendário Oficial do Município de Carazinho - o Dia do Comerciário. O vereador, que aponta a data de 20 de

outubro como a mais adequada, diz ser a classe dos comerciários responsável por boa parte da sustentação socioeconômica de Carazinho. Também enaltece o papel do sindicato que protege os interesses da categoria.  A Procuradoria Geral Estado, PGE -RS, através da 4ª Procuradoria Regional, com sede em Passo Fundo, obteve liminar que autoriza a instalação de tubos subterrâneos em área particular para tratamento de efluentes, a fim de viabilizar a continuidade das obras da penitenciária estadual, às margens da BR-285, proximidades da divisa com Carazinho. A conclusão da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da casa prisional depende desta tubulação.  O prefeito Ireneu Orth, de Tapera, mostrará a gestores públicos, dia 29/7, o projeto de modernização por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Será durante o 1º Fórum de Cidades Digitais do Centro do RS, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura de São Sepé, com apoio da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO) e do Centro de Convergência para difusão do Conhecimento - o Futurizando. O município, de 11 mil habitantes, é o exemplo do Alto do Jacuí no conclave que busca estimular o surgimento de gestões municipais mais conectadas e eficientes.

Diretor: Francisco de Campos MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19 Chefe de redação: Aline Brandt

CNPJ: 89.785.638/0001-99

www.correioregionalrs.com.br

CARAZINHO: Telefones 3331-1883/9971-7153 Rua Bernardo Paz, 17/Sala 217/Centro Comercial Esplanada NÃO-ME-TOQUE/RS: Telefone: 9971-7153

 O advogado João Batista da Veiga Antunes, coordenador do Procon em Carazinho, marcou presença no Encontro Estadual de Representantes de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, dias 16 e 17 de julho, em Caxias do Sul. Foi acompanhado de outros carazinhenses. Veiga concorda que faturas de cartão de crédito, tv por assinatura, telefone/ internet, aluguel e condomínio deveriam ser encaminhadas, aos clientes, com AR (registradas).  No mínimo deveria haver um protocolo para ser assinado no momento de entrega da fatura ao cliente. Isto porque está se tornando muito comum o atraso de faturas destes produtos à clientela. E estes atrasos não têm como ser comprovados - a não ser que os bancos (ou casas lotéricas) pudessem acreditar na palavra dos que, sem outra alternativa, vão fazer o pagamento atrasado. Isto, porém, é impossível. Vital, então, que se comprove a remessa das faturas com o tradicional e sempre eficiente registro (AR). Em resumo: sem o recebimento da fatura ninguém deveria ser obrigado a fazer qualquer pagamento.

E-mails: franciscodecampos@correioregionalrs.com.br redacao@correioregionalrs.com.br publicidade@correioregionalrs.com.br assinaturas@correioregionalrs.com.br opiniaodoleitor@correioregionalrs.com.br Impressão em Off-Set rotativa Cia da Arte CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - Telefone: 55-3331-0318 - Ijuí/RS


Geral

“Vila do Esporte” é alternativa de Brasília para Carazinho Em busca de uma infraestrutura adequada de lazer, para os jovens de Carazinho, o vereador Daniel Weber esteve no Ministério dos Esportes, quarta-feira (15), na companhia dos colegas Estevão De Loreno e Fernando Sant’Anna de Moraes. Estavam com eles alguns assessores do deputado federal Ronaldo Nogueira. O ambiente idealizado permitiria atividades como corrida, kart, motocross, bicicross, skate, entre outras. No Ministério dos Esportes os vereadores dialogaram com o chefe de gabinete Ivan Alves Soares que anunciou uma novidade a ser disponibilizada a partir de setembro. Trata-se da chamada Vila do Esporte que irá englobar inúmeras modalidades de esporte/lazer - algo que se encaixa às aspirações de qualquer município. De acordo com Ivan Alves Soares: as cidades devem protocolar um projeto no Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal) para se candidatar a esta conquista. Este programa funcionará através de emendas parlamentares. O deputado federal Ronaldo Nogueira se comprometeu a destinar pelo menos 50%. Mas pode chegar aos 100%. Daniel Weber revelou estar confiante em relação à Vila do Esporte e deverá buscar um diálogo com o prefeito, na próxima semana, a fim de acertar o que precisa ser feito. O vereador entende que a reivindicação precisa ser bem monitorada para se garantir os recursos. A destinação de um espaço para encontro/entretenimento

Vem aí o Show de Tecnologia Augustin A Massey Ferguson lançou mais uma preciosa gama de produtos neste ano. Entre eles estão a linha de colheitadeiras classes V, VI, VII e VIII... Também os tratores Dyna Four. Estes são alguns dos atrativos que o Grupo Augustin/Massey Ferguson apresentou, ontem, durante a inauguração das novas instalações em Espumoso. Foi um dia inteiro de festa e negócios. O Show de Tecnologia Augustin. A cidade de Não-Me-Toque também será contemplada com o Show de Tecnologia Augustin. Será, dia 7 de agosto, na sede da Fundação Guilherme Augustin (RS-142/ entrada norte). Tudo em condições especiais. Máquinas, implementos agrícolas, peças, lubrificantes Shell, pneus Pirelli e os mais recentes lançamentos na área de tratores e colheitadeiras Massey Ferguson. Mais informações sobre este acontecimento podem ser obtidas pelo telefone 54-3332-6400.

Vereadores querem conversar, sobre esta novidade, com líderes da sociedade de Carazinho

da juventude é uma aspiração de Daniel Weber desde o início da discussão em torno do ginásio poliesportivo. A área pensada para esta vila seria na Avenida São Bento - pertencente à Fundescar - já que se são exigidos aproximadamente 3.500 m². Estas questões serão discutidas, com lideranças de Carazinho, após o retorno dos vereadores de Brasília.

Fazenda colhe subsídios para a LDO de 2016 A segunda audiência pública para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO de 2016 - a primeira ocorreu, dia 7/7, na sede da UACC - foi realizada na noite de terça-feira OAB apontou a necessidade de se providenciar (14). Local: auditório efetivamente um sistema de monitoramento eletrônico da Câmara de Vereadores. O presidente do legislativo, Paulino cumprimento da lei que instituiu o Bolsa de Moura, fez a abertura dos trabalhos e Atleta (de incentivo à atividade esportiva). O presidente da Subseção da OAB, Júlio deixou a coordenação geral para os memPiva, priorizou três três: 1- Melhor desembros do executivo. A contadora Luciana Basso, da Secreta- penho da Secretaria de desenvolvimento ria da Fazenda de Carazinho, explicou que (“sempre penalizada pela falta de recursos se tratava de uma audiência de consultoria. para investimento”), 2- Redução de cargos A secretaria estava ali para ouvir as enti- de confiança (alternativa para redução de dades/lideranças quanto à LDO. Fez um custos neste momento de crise) e 3- Instabreve relato sobre a situação financeira da lação efetiva das câmeras de monitoramento prefeitura e indicou caminhos que poderão (o mais tardar no próximo ano). Ainda se pronunciaram representantes ser tomados para a manutenção da goverdo Sindicato Rural (presidente Leomar nabilidade. Tombini e vice-presidente Paulo Vargas) e ESPORTE O presidente da Fundescar, Gilberto da Associação Comercial e Industrial/Acic Augusto Kamphorst, defendeu a criação (secretária executiva Franciele Renner). de um programa esportivo com todas as Outras audiências públicas deverão ser remodalidades. Sugeriu a reativação do CMD alizadas, oportunamente, para as definições (Conselho Municipal de Desporto) e o necessárias à LDO de 2016.

SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015 - 3

É preciso dizer

ALINE BRANDT*

 O corpo humano não foi feito para ficar sem movimento... Esta é uma afirmação feita pela grande maioria dos médicos... Mas, segundo o Ministério do Esporte, 45,9% dos brasileiros são sedentários.  Lemos, recentemente, artigo do professor Cristiano Parente intitulado O sedentarismo começa na escola. Cristiano Parente afirma que “o sedentarismo é o grande mal da atualidade”.  “O corpo tente, sem movimento e sem exercício, a atrofiar... Ficar doente... Inflamar... Ter dores. O acesso a esse tipo de informação deveria vir na educação física escolar. Infelizmente as aulas de educação física são vistas como momentos de recreação ou lazer quando deveriam oportunizar aprendizado sobre movimento, corpo e saúde.”  “Existe a idéia de que a educação física é a disciplina que possibilita ao estudante sair da sala e só se movimentar... Muitas vezes o estudante acaba praticando esportes e modalidades que não gosta - sem entender a relevância que esses movimentos têm para sua vida.”  “Ainda existem professores que acreditam que estão ensinando alguma modalidade para seus alunos... Mas a verdade é que fica praticamente impossível transmitir este tipo de conhecimento no atual sistema de ensino... São, em média, trinta alunos por turma e dois períodos de quarenta/ cinquenta minutos de educação física por semana.”  “Claro que não existe problema no fato de o estudante se movimentar na educação física. Mas é preciso que entenda como o seu corpo funciona... Que saiba qual é a necessidade de se movimentar... Que tenha em mente como se regula a intensidade para o movimento... Que receba informações para desenvolver suas habilidades de maneira eficiente.”  “Se esse conhecimento fosse adquirido na escola as crianças e os adolescentes cresceriam com a idéia de que o corpo, todos os dias, vai precisar fazer algum movimento mais intenso. Com essas informações compreenderiam que se não fizerem movimentos, com intensidade e objetivo específicos, terão corpos mais fracos, com maior tendência de adoecer e com mais rapidez e facilidade para o envelhecimento.”  “É responsabilidade dos profissionais de educação física transformarem estas informações em uma linguagem acessível... Não adianta falar para as pessoas que exercício faz bem... Isso todo mundo sabe. É preciso dizer como o exercício faz bem... Explicar porque faz bem e o que acontece de verdade dentro do corpo.”  “Não é apenas falar que ser sedentário faz mal para a saúde... As pessoas precisam saber que o corpo necessita de uma quantidade de movimentos todos os dias. E se não fizer esses exercícios envelhecerão mais rápido.”  “A atividade física só traz reflexos positivos. Qualquer tipo de atividade que englobe um esforço físico maior terá como resultado uma musculatura mais forte, uma melhor circulação do sangue e um maior consumo de energia. Quanto mais cedo estas informações fizerem parte da vida das pessoas menos problemas de saúde elas terão.” * Mestre em história, jornalista e pesquisadora


Política

4 - SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Orion e Assis visitam Joaçaba/SC Rudi garante R$ 300 mil para o HCC Os vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque foram a Joaçaba-SC conhecer alguns projetos de desenvolvimento econômico. O município é referência em qualidade de vida, comércio, prestação de serviços e indústria. Tem uma das maiores rendas per capitas do Brasil. Orion Albuquerque e Eduardo Assis foram recebidos por Ricardo Altenburg, diretor de indústria, comércio e inovação. Na companhia dele conhecerem obras expressivas do município e o distrito industrial, onde estão empresas que chegam a gerar mais de 1.100 empregos. O objetivo deste tipo de viagem, segundo os vereadores, é a coleta de subsídios para o incremento dos distritos industriais de Carazinho... “É vital que encontremos meios de garantir mais emprego e renda em nosso município.” Os vereadores foram inclusive recebidos pelo prefeito Rafael Laske e pelo vice-prefeito Marcos Weiss. A conversa girou em torno de obras em andamentos como, postos de saúde, aeroporto, centro cultural e esportivo e, ainda, centro de inovação tecnológica.

O município catarinense tem uma das maiores rendas per capitas do Brasil

O vereador Rudi Brombilla anunciou, em reunião com a direção do HCC na segunda-feira (13), uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para aquisição de equipamentos. O valor é disponibilizado, pelo Ministério da Saúde, através do programa de apoio à estruturação de unidades de atenção especializada à saúde. Em diálogo com a diretoria do hospital Rudi Brombilla reafirmou o compromisso de ajudar. Desde o ano passado lutava por esta emenda. Também se colocou à dispo-

Vereador reafirmou a intenção de ser parceiro permanente do hospital

sição para incentivar futuros projetos da organização hospitalar. “Encaminhem-me os projetos que eu brigo por vocês. Quero ser parceiro de forma constante e permanente desta instituição.”

Covatti Filho recebe vereadores do PP em Brasília O vereador Fernando Sant’Anna de Moraes protocolou, terça-feira (14), uma reivindicação ao deputado federal Covatti Filho. Quer emenda parlamentar para montagem de uma unidade móvel de saúde em Carazinho. Esta unidade, segundo ele, precisa ter consultório médico, gabinete odontológico, farmácia e sala de enfermagem. O investimento chegaria à casa dos R$ 360 mil. Acompanhado, dos colegas Estevão De Loreno e Daniel Weber, Fernando Sant’Anna de Moraes foi informado de que o deputado teria disponível em seu gabinete neste ano emenda de até R$ 200 mil. O município teria que entrar com uma contrapartida de R$ 160 mil. Fernando Sant’Anna de Moraes diz que conversará com o prefeito sobre essa possibilidade. Porém, caso a resposta seja negativa, o

Fernando Sant’Anna de Moraes entregou pedido de recursos para uma unidade móvel de saúde

Pneus da patrola eram inferiores aos constantes no processo licitatório e tiveram que ser trocados

Os vereadores Fernando Sant’Anna de Moraes, Daniel Weber e Estevão De Loreno (todos do PP) estiveram, nesta semana, em Brasília/DF. Daniel Weber diz que foi pleitear emenda do deputado federal Ronaldo Nogueira para construção de um centro poliesportivo em Carazinho. Esse centro, conforme ele, deverá Unidade móvel de saúde é um dos motivos da viagem dos veradores ter espaços adequados para: carros de som, kartódromo, pista de arrancada e para médico, enfermeiro, dentista e farmácia. inúmeras outras atividades voltadas à juventude. Este sistema funcionava no tempo em que seu Nos contatos que fez também reivindicou a do- pai foi secretário da saúde em Carazinho. ação do imóvel até bem pouco tempo utilizado Estevão De Loreno destacou que as audipela Polícia Rodoviária Federal, na BR-285, ências, em Brasília/DF, estavam agendadas já para o GSV (Grupo de Socorristas Voluntários). há bastante tempo. Além disso os vereadores Fernando Sant’Anna de Moraes informou ainda se encarregaram de tratar de interesses que, em Brasília/DF, pediu emendas parlamen- dos servidores da justiça federal que ora expõem tares para o “Ônibus da Saúde”. Este veículo, descontentamento em razão de salários e plano conforme ele, precisa ser equipado com espaços de carreira.

Consultório Fontana Cirurgiões Dentistas

Jóias, Relógios, Óculos de Grau e Solares, Placas e Troféus

Dra. Iguiane Fontana CRO/RS 17.845

Dr. Rodrigo Fontana CRO/RS 15.022

Tel.: 54-3330-2390/Cel.: 96042383 Telefone: 54-3331-1933 - E-mail: joiaslinck@yahoo.com.br Av. Flores da Cunha, 1803/Centro - Carazinho - RS

Foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira (13/7), o projeto de lei do vereador Orion Albuquerque que acrescenta, à Câmara Cidadã (setor disponibilizado pelo legislativo de Carazinho à sociedade) a Biblioteca Romeu Scaglia Barleze. O nome da biblioteca é uma homenagem a Romeu Sacaglia Barleze - carazinhense falecido neste ano depois de uma longa e marcante trajetória política (nas fileiras do trabalhismo). Neste setor as pessoas terão a disposição livros e instrumentos que dizem respeito à história política de Carazinho.

deputado destinará o valor integral no ano que vem. A unidade móvel, conforme o vereador, deverá atender cidade e interior. Também na terça-feira (14) os vereadores entregaram a deputados e senadores um requerimento de apoio aos servidores do judiciário federal.

Vereadores do PP fazem Barboza aciona a nova patrola contatos em Brasília/DF A nova motoniveladora (patrola), recebida do Ministério da Agricultura, foi colocada em operação, dia 9 de julho, em Pinheiro Marcado. O secretário de agricultura Paulo Barboza diz que a utilização da máquina demorou mais do que se desejava. Ocorre que, face a uma incompatibilidade constatada através de análise da documentação do processo licitatório, os pneus da patrola tiveram que ser trocados. Este, portanto, o motivo do atraso. Paulo Barboza mostra-se satisfeito porque agora poderá atender apelos insistentes que, há muito, vinha recebendo das localidades do interior de Carazinho.

Romeu Barleze é nome de biblioteca na câmara

Rua Bernardo Paz, 17 - Sala 208 - Centro Comercial Esplanada E-mail: r-fontana@ibest.com.br - CEP 99500-000 - Carazinho/RS

Orion Albuquerque

Defesa civil tem novo coordenador Airto Linck da Cruz assumiu, na manhã de 13w de julho, as funções de coordenador da Defesa Civil do município. Ocupa o cargo que era de Elias Alves - nomeado, recentemente, para a direção do Departamento de Habitação.

Airto Linck da Cruz em visita ao gabinete de Vilson Paese


Política

SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015 - 5

CANFILD, SILVEIRA S/S ADVOGADOS ASSOCIADOS Advocacia e Consultoria Jurídica e Previdenciária Direito previdenciário, direito do trabalho, causas cíveis, inventários, direito de família e direito tributário.

José Ângelo da Silveira - OAB/RS 16.548 - Cel. 9981-5872 Daiana da Silva Canfild - OAB/RS 65.547 - Cel. 9935-6405 Avenida Pátria, 426/Sala 01 - Sub-solo Ed. Centro Profissional Emanuel

Telefone/Fax: 3331-4173

Ronaldo Prefeitura ignora nove indicações Nogueira exige de Assis em favor de via pública respeito aos O vereador Eduardo Assis segunda-feira (13), na consumidores esteve, Rua Tamoios, Bairro Broecker, após vários chamados brasileiros O deputado federal Ronaldo Nogueira, como presidente da Comissão Especial da Lei Geral das Telecomunicações, exigiu, em Audiência Pública, terça-feira (14), total respeito aos direitos dos consumidores brasileiros - através de serviços de qualidade e tarifas com preços justos. O parlamentar defendeu, ainda, que se invista imediatamente na infraestrutura para que o Brasil saia do 89° lugar no ranking mundial de velocidade de internet (segundo o estudo “State of Internet” divulgado pela empresa Akamai). Hoje, no país, existem 283 milhões de celulares, 44,96 milhões de aparelhos de telefonia fixa e 19,76 milhões de usuários de TV por assinatura. Participaram da audiência, também, o conselheiro da Anatel Marcelo Bechara e o secretário substituto de fiscalização da infraestrutura e comunicações do Tribunal de Contas da União (TCU) Uriel Papa. (Assessoria de Imprensa do Deputado)

Deputado quer serviços de qualidade e preços justos

Dirceu Cardoso Gonçalves

dos moradores. As condições da rua já eram de conhecimento do vereador - uma vez que, desde 2013, vem protocolando indicações para conserto, fechamento de buracos e limpeza de tubos. Rua Tamoios é mais uma que se encontra intransitável Eduardo Assis conversou com moradores que se disseram cansados de es- meiro protocolo ocorreu a 8 de março de 2013. perar a “boa vontade” da prefeitura. Revelaram Depois dois outros: em agosto e dezembro do a disposição de se mobilizarem a fim de chamar mesmo ano. Em 2014 foram feitas quatro indicações atenção dos administradores do município. Em busca no site da Câmara de Vereadores nos meses de abril, julho, outubro e novembro. Eduardo Assis ficou surpreso com a falta de Em 2015 mais uma - na segunda-feira 13/7. consideração da prefeitura aos que residem na Os moradores garantem que se não forem Rua Tamoios. Somente do seu gabinete foram atendidos imediatamente vão fazer um protesto feitas nove indicações por melhorias. O pri- público.

Servidores da justiça federal explicam movimento na câmara Representantes dos servidores da justiça (estadual e federal) estiveram, segundafeira à noite (13/7), na Câmara de Vereadores de Carazinho. Utilizaram a tribuna para expôr o desejo de aprovação do PLC 28/2015, de 28/04/2015, que Altera o Anexo II da Lei n° 11.416, de 15 de dezembro de 2006, referente ao Plano de Carreira. Os servidores também reivindicam reposição de perdas salariais dos últimos nove anos, período em que tiveram 15,8% de reajuste, contra um índice acumulado de inflação de quase 70%. A greve começou no dia 10 de junho. “Há exatos nove anos nós não temos um plano de cargos e salários. O último plano data de 2006. Então a gente espera que seja votado o novo plano, que está pautado desde 10 de junho, quando o PLC foi retirado de pauta. O nosso movimento é nacional. Está presente a Justiça Federal, o Tribunal Regional Eleitoral,

Computadores, acessórios, peças, assistência técnica e recarga de cartuchos. Av. Flores da Cunha, 880 - Telefone: 54-3329-1274 E-mail: globotec_inf@yahoo.com.br Carazinho (RS) - CEP: 99500-000

Vereadores mostraram-se solidários ao movimento e prometem fazer o possível para ajudar

o Tribunal Regional do Trabalho e a Justiça Militar”, explicam lideranças do movimento. Também fazem questão de destacar, os servidores, que não se devem confundir os reajustes dos juízes com os dos demais trabalhadores... “Os magistrados têm seu plano definido pela Lei Orgânica da Magistratura e nós somos servidores da União. Nosso patrão é o governo federal, que define a política de reajuste para todos os servidores. Enquanto não tiver um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Executivo, a gente não tem reajuste.”

O FINANCIAMENTO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS Ao estabelecer a redução do período da campanha eleitoral e limites para as doações de custeio a Câmara dos Deputados, nas suas votações, conseguiu avanços. É preciso buscar incessantemente a verdade contábil dos mandatos eletivos e acabar com os casos de políticos que gastam mais em campanha do que vão ganhar durante todo o mandato conquistado nas urnas. Partindo da premissa de que ninguém trabalha gratuitamente ou paga para trabalhar não é demais pensar que os eleitos nessas condições chegam aos postos conquistados com a disposição de praticar algum tipo de corrupção. Andaram bem os parlamentares quando decidiram impedir as empreiteiras e outros prestadores de serviços públicos de doarem a candidatos concorrentes ao mesmo nível da administração em que têm seus contratos de fornecimento de matérias-primas ou mão-de-obra. Na medida em que ajuda a eleger quem vai administrar seu contrato de trabalho a empresa não está doando mas investindo no seu mercado e fica em condições de exigir contrapartida, até a ilícita vista grossa para o superfaturamento e a fraude nas licitações. Pode, também, essa empresa ser vítima de coação ou ameaças de maus administradores e não conseguir receber os créditos pela prestação de serviços sem fazer doação eleitoral ou pagar propina. Os esforços da Justiça Eleitoral e do Ministério Público na análise das prestações de contas das campanhas e dos eleitos têm feito o nosso processo eleitoral melhorar. Mas, mesmo assim, ainda é pouco. A legislação ora em votação, que limita as doações e cria outras regras, tende a melhorar ainda mais o processo. Evidente que muitos parlamentares que hoje votam a matéria estão “cortando da própria carne”. Mas é uma necessidade que, cada dia mais, se faz presente ao nosso processo político-eleitoral. À guisa de ser democrático, o processo eletivo brasileiro foi negligenciado durante muito tempo. Décadas atrás tívemos o criminoso transporte de eleitores, a boca de urna, a doação de benesses em comitês e outras corrupções que, felizmente, hoje não existem mais. Agora é preciso regulamentar os gastos de cada partido e candidato e, principalmente, inspecionar a licitude do dinheiro com que fazem campanha. Se seus jatinhos são declarados e se não ocorre o mecenato eleitoral. Uma democracia, com eleições baseadas em caixas dois, fraudes e coisas do gênero, não pode ser chamada de democracia. Jamais... Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da Aspomil (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo


Geral

6 - SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

O transporte urbano é o meio mais seguro e barato de se locomover dentro de uma cidade.

Av. Flores da Cunha, 5.181 - Carazinho (RS) Telefones 54-3331-2288 e 54-3331-3945

Prevenção de droga

Vêm aí mais uma edição do Escola no Campo

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulino de Moura, recebeu o carazinhense Luís Macena que angaria apoio para implantação de uma ONG voltada a crianças na faixa dos 9 aos 16 anos. A organização não-governamental está sendo montada por um irmão de Luís Macena, nos Estados Unidos, mas a idéia é trazer uma unidade para Carazinho. Um dos seus objetivos é a prevenção da dependência química. Outros: ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), aulas de música, assessoria jurídica... Erlei Vieira foi convidado a participar da reunião uma vez que há a intenção da ONG de trabalhar com prevenção do uso de drogas. O vereador se disse disposto a colaborar.

Vem aí a 14ª edição do Escola no Campo, projeto que aguça a curiosidade da garotada e reforça de maneira criativa e atraente a importância de preservar o meio ambiente. As atividades tiveram início terça-feira (14), durante reunião, na sede da cooperativa, em Não-Me-Toque, com secretários de educação e professores de 13 municípios da área de abrangência da cooperativa. O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou o trabalho dos envolvidos no projeto... Em especial dos profissionais de educação. “O Escola no Campo nos orgulha pelos resultados surpreendentes que alcança. Através do aprendizado em sala de aula as crianças conscientizam também os adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável”, ressaltou. A reunião foi conduzida pela gerente da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista (Decoop), Leila Maria de Lima Mertins, que falou sobre o andamento das ações e definiu com o grupo o calendário de atividades deste ano. “Para a Cotrijal é muito importante essa integração com a comunidade e escolas”, destacou. Cronograma - Ficou acertado que o prazo final para a entrega dos materiais (desenhos e frases) vai até 30 de outubro e o encerramento com premiação dos melhores trabalhos, em novembro, no Parque da Expodireto. Na oportunidade foram entregues aos professores as cartilhas que serão

ONG pede apoio para instalação de uma unidade em Carazinho

Atividade pré-contratual para moradores do Floresta III Foi realizada, na noite de 13 de julho no auditório do Sindilojas, uma atividade pré-contratual com futuros moradores do Condomínio Floresta III. Segundo a assistente social Kátia Alberti: o procedimento é uma exigência da Caixa Econômica Federal. Entre os temas abordados estavam: Regras do programa Minha Casa, Minha Vida; Critérios de participação e condições contratuais; Direitos e deveres dos contemplados... Kátia Alberti fala que integrantes de sessenta famílias estiveram presentes na reunião... “Outras quatorze famílias que também residirão no condomínio não enviaram representantes... Mas justificaram a ausência.” SEGUNDA REUNIÃO No dia 14 de julho foi realizada a segunda atividade précontratual com futuros moradores do Condomínio Floresta III. Entre os temas abordados estavam: Atualização do Cadastro Único; Identificação de lideranças; Orientação sobre orçamento familiar...

Atividade é uma exigência da Caixa Econômica Federal

Leila Mertins coordenou reunião preparatória com secretários de educação e professores

trabalhadas durante o ano letivo. “O material é excelente e fecha com a realidade dos alunos”, opinou a secretária de educação, cultura e desporto de Nicolau Vergueiro, Rosicler Diehl. Segundo ela, 26 alunos da Escola Nicolau Vergueiro devem participar do projeto neste ano. Uma aula diferente O Escola no Campo demonstra a importância da produção de alimentos saudáveis. Sensibiliza os pais, através das crianças, quanto ao uso correto de defensivos agrícolas. Reforça que a prática é proibida para menores de 18 anos. Paralelamente a isso acontecem palestras e apresentação de peça teatral. Desenvolvido, desde 2002 pela Cotrijal, Syngenta, Fundação Abrinq e secretarias de educação da região, já envolveu mais de 20 mil crianças. No ano passado, participaram 1,5 mil alunos de 5º e 6º anos de 60 escolas dos municípios de atuação da Cotrijal. (Assessoria de Imprensa da Cotrijal)

Museu começa a receber a atenção que merece O Museu Olívio Otto, patrimônio carazinhense, considerado o melhor do interior do estado, que atrai visitantes não só de todos os pontos do Brasil, mas também do exterior, como Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e China. Desde 1972, quando o museu foi adquirido pelo município, já contemplaram seu acervo mais de 620 mil pessoas. O museu recebe, em média, 600 visitantes por mês, totalizando mais de sete mil visitantes ao ano, sendo o pico maior de visitas de julho a janeiro. Mais da metade dos visitantes vai ao museu em excursões. Com a aquisição do imóvel, localizado na Av. Flores da Cunha, ao lado da prefeitura, tornou-se possível realizar reforma e pintura, interna e externa, no prédio. Desde a sua reinauguração, em 2008, o imóvel não recebia melhorias. Para Eloisa Dreyer, secretária de educação e cultura, “investir no museu é preservar a história, pois as melhorias no espaço são mais um exemplo do compromisso com a política de cultura, com o cuidado do patrimônio e, sobretudo, com os aspectos que caracterizam a vida da comunidade. Além de ser o testemunho material do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade”. O museu conta com espaços devidamente adequados como sala de exposição permanente - onde se encontra-se o núcleo de história com

Prédio passou por serviços de reforma e pintura

objetos e documentos históricos; sala de exposição temporária - com atividades de curta duração; sala de ação educativa - destinada a práticas educativas; sala de coleção e estudo - vários objetos de diferentes seções e o museu de cera; sala de arte sacra - objetos sacros; sala de porcelanas - vários tipos de objetos feitos de porcelana; núcleo de ciências naturais - com animais taxidermizados. O Museu Olívio Otto é uma referência na região e um dos principais pontos turísticos de Carazinho. Tem papel fundamental para o conhecimento que se obtém sobre algo que é comum a toda comunidade: a preservação da memória através de objetos históricos. Hoje o museu é rota para excursões das mais diferentes origens. Os excursionistas fazem parada em Carazinho antes de seguir viagem. O museu conta a história de como todos os povos da região se formaram. Clenara Citron Munerolli é a coordenadora geral.

TRT-RS abre concurso para técnico e analista O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) abriu concurso para cargos de analista judiciário (nível superior) e de técnico judiciário (nível médio). O edital foi publicado quarta-feira (15/7) no Diário Oficial da União e está disponível na seção “Concursos” do site do Tribunal (www.trt4. jus.br). As inscrições pode ser feitas, entre 20 de julho e 12 de agosto, no site da Fundação Carlos Chagas (www. concursosfcc.com.br). As provas estão marcadas para 13 de setembro. A remuneração inicial do analista é de R$ 8.863,84 e a do técnico, de R$ 5.425,79. As provas serão realizadas na capital e em outras cinco cidades (Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas) - de acordo com a região para a qual o candidato se inscreveu. O concurso terá, para todos os cargos, provas de redação, conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação e Noções de Informática) e conhecimentos específicos de cada área. Os conteúdos estão dispostos no Anexo 2 do edital. A homologação do resultado está prevista para 6 de novembro de 2015. O concurso terá validade de dois anos, renovável uma vez, por igual período, a contar da data de homologação do resultado.


Geral

SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015 - 7

Eugênio Relojoeiro

Telefones: 54-3329-3368 e 54-9966-4788

Completa assistência para seus relógios e jóias. Pilhas e pulseiras. Restauração de relógios antigos inclusive de mesa e parede. Afiamos: alicate de cutículas, tesouras, facas, etc.

adrianacoiffure@gmail.com adriana coiffure@hotmail.com

eugeniokreutzer@yahoo.com.br Av. Flores da Cunha, 1663/Sala 308 - Edifício Agenelo Senger Carazinho/RS - Telefone: 54-3331-2878

Começa a organização da Copa Cotrijal 2015 A festa do esporte e do cooperativismo, a Copa Cotrijal, já tem data definida para acontecer em 2015. A terceira edição dos jogos acontecerá a partir de setembro e mais uma vez terá como principal objetivo promover a união entre a grande família Cotrijal. A direção da cooperativa e a comissão organizadora dos jogos estiveram reunidos segunda-feira (13) para definir os primeiros detalhes da competição que manterá o formato das edições anteriores, mas com algumas novidades. A primeira etapa da competição acontecerá, no dia 19 de setembro, na sede da Associação dos Funcionários da Cotrijal em Não-Me-Toque. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ressalta que novidades ainda serão anunciadas, nos próximos dias, mas que o espírito da cooperação deve estar presente em todas as etapas dos jogos. “Em 2015, nosso maior objetivo é reunir novamente as famílias e promover uma grande integração esportiva. Vamos promover as melhorias necessárias para bem atender o nosso associado”. Segundo o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, a Copa Cotrijal já é um evento aguardado pelos associados e por isso é necessário inovar, mas sempre pensando no melhor para as famílias. “Queremos envolver ainda mais o nosso associado. Estamos pensando em cada detalhe para tornar a copa, cada vez mais, com a cara da cooperativa e do quadro social”, explicou Schroeder. A Copa Cotrijal 2015 envolverá associados e familiares dos 15 municípios da área de ação da cooperativa, que participarão dos jogos de futebol sete, voleibol de areia (feminino), bocha, canastra e minimaratona. Os jogos acontecerão em três sábados - 19/09, 03/10 e 17/10. (Assessoria de Imprensa da Cotrijal)

Rua Alexandre da Motta, 655 - Carazinho/RS

Cotrijal treina novos cipeiros

Amigos!

Os novos integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) da Cotrijal tiveram, nos dias 6 e 7 de julho, um treinamento visando o máximo de aptidão no exercício do cargo. A atividade teve a participação dos 77 membros das 15 Cipas das diversas unidades Evandro apresentou os equipamentos de segurança da cooperativa. Os colaboradores da unidade de Esmeralda, onde foi criada “Este curso nos trouxe muitas informações e neste ano a Cipa, receberão o treinamento nos agora cabe a cada um de nós, cipeiros, cobrar próximos dias. e fiscalizar. Temos que agir para evitar novos Do técnico de segurança do trabalho Evan- acidentes”. dro Schmitz de Oliveira os novos cipeiros REFORÇO DE CONCEITOS receberam orientação sobre prevenção de Vanderlei Luís Doerings é colaborador do acidentes, uso de equipamento de segurança, Supermercado Cotrijal em Victor Graeff e já riscos existentes nos diferentes setores, noções fazia parte da Cipa. Acostumado com o dia a dia de primeiros socorros, legislação trabalhista e do cargo, ele vê de forma positiva a capacitação. prevenção de incêndios. Também responderam “Nossa presença nas unidades é de extrema um questionário para apurar seus conheci- importância. Estamos capacitados para agir em mentos em termos de legislação trabalhista e caso de acidentes. Mas o objetivo maior é atuar prevenção de acidentes. “A turma apresentou de forma preventiva para garantir a nossa e a grande interesse pelos assuntos trabalhados. segurança dos colegas”, comenta. Conseguimos rever conceitos e trazer algumas A Cipa - A Cipa tem como objetivo a prenovidades que qualificam os colaboradores para venção de acidentes e doenças decorrentes do o trabalho com a Cipa”, comentou Oliveira. trabalho, de modo a tornar compatível permaEgon Atilario Galzer, 60 anos, trabalha no nentemente o trabalho com a preservação da armazém do entreposto de Igrejinha e come- vida e a promoção da saúde do trabalhador. morou a instalação da Cipa na unidade. “A Conforme estabelece o Ministério do Trabademanda de serviços aumentou e consequente- lho, é obrigatória para empresas que possuam mente os riscos. Por isso é necessário que cada funcionários com vínculo empregatício e deve um faça a sua parte e colabore para a segurança ser composta por representantes do empregador de todos os colegas”, comenta o cipeiro, que e dos empregados. (Assessoria de Imprensa está preparado para o desempenho da função. da Cotrijal)

Depois de trinta e oito anos de microfone, depois de ter passado por oito emissoras, depois de exercer a função de operador, locutor, empregado, patrão, assalariado, dono de rádio, chegou a minha hora da despedida. Quis o destino que eu encer- Jairo Ferreira rasse minha carreira em Não-Me-Toque na Magia FM. Retiro-me, eternamente agradecido aos ouvintes, amigos, clientes, colegas e com lágrimas nos olhos, para um período diferente em minha vida. Para dedicar- me a outros projetos, a minha família, a minha literatura, a guitarra, as viagens e para recuperar-me das férias que não gozei, dos feriadões que nunca tive em virtude dos cavacos do ofício. Se ainda volto ao trabalho diante do microfone de rádio? Entrego esta resposta a Deus. Mas tenho a certeza de que a ausência será por um breve período. Talvez na rádio onde sou sócio a “Soledade AM”. talvez apenas usufrua da vida de aposentado. Talvez... Gostaria de continuar com a amizade de todos vocês, amigos do rádio e do facebook, que me acolheram com tanto carinho. Volto para a minha terra, Soledade, tomado de boas lembranças e já, com saudade, afinal foram quase seis anos que aqui trabalhei. - Se sorri ou se chorei, o importante é que emoções eu vivi. - como diz a musica. Encerro hoje mais um capítulo da minha história. Que venham outros capítulos generosos, como este, que marcou a minha trajetória profissional. Obrigado, Magia FM, ouvintes e ao povo de Não Me Toque. Fico por aqui, ainda em julho, até o momento de passar o bastão, de entregar as chaves da emissora, ato que deve acontecer em poucos dias, ou seja, até 15 de julho. (Jairo Ferreira)

COMUNICADO “Com a finalidade de continuar mantendo a qualidade dos seus produtos e o respeito aos seus consumidores, o POSTO DE COMBUSTÍVEIS PETROPÁTRIA, localizado na Av. Pátria 969, na cidade de Carazinho, RS, em acordo com o Ministério Público (Processo n°009/1.15.0002768-7), compromete-se a ressarcir eventuais danos sofridos por consumidores que adquiriram Óleo Diesel S500 Aditivado (S500A) fora das especificações legais, no período de 05-06-2015 a 19-06-2015, mediante comprovação da aquisição e dos respectivos danos”.

Dirigentes de seguradora argentina visitam a Cotrijal O tema seguro agrícola foi pauta de uma reunião - sexta-feira (10/7) - na seda da Cotrijal em Não-Me-Toque. A direção da cooperativa recebeu os dirigentes da empresa argentina Sancor Seguros que visitavam a região. Além do debate da necessidade da utilização de seguro rural nas propriedades o encontro possibilitou a troca de experiências e a apresentação de dados que comprovam o crescimento do setor de seguros na agricultura. PRESENÇAS A reunião contou com a participação do presidente da Cotrijal Nei César Mância, do vice-presidente Enio Schroeder, do superintendente administrativo-financeiro Marcelo Ivan Schwalbert, do superintendente de produção agropecuária Gelson Melo de Lima, do superintendente comercial Jairo Marcos Kohlrausch, do chefe comercial de seguro rural da Sancor Seguros Everton Todescatto e do diretor geral Leandro Poretti. (Assessoria de Imprensa da Cotrijal)

A reunião foi na sede da cooperativa


Geral

8 - SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Somos todos estrelas

Show histórico!

Agende-se!

Sim, esse é pra ficar na história. Para mim, porque foi a primeira vez que assisti Nei Van Sória ao vivo, este ícone do rock gaúcho. Já que nos anos 80 só “ouvíamos falar” da cena musical de Porto Alegre e nos 90, quando o acesso a informações ficou mais fácil, morava em outro estado. Para outros, fãs mais ardorosos e profundos conhecedores da discografia do artista, porque faltou “aquela” música, faltou tocar The Beatles, faltou mais meia hora de show... enfim! Só não faltou as clássicas dos Cascaveletes nem a promessa, feita nos bastidores, de que voltarão até o fim do ano para o lançamento do novo CD. Estaremos de prontidão.

Hoje: 18/7  B-Club Special Saturday - Av. Flores da Cunha, 777. Início: 23 horas. Line up: Konishi - Millidiu - Marcelo De Carli. Ingressos com os promoters. Informações pelo telefone 54-3331- 4551. Classificação: 18 anos.  Arraiá SOS Cold Bar - Rua Carlos Barbosa, 51/Carazinho. Início: 23 horas. Informações pelo telefone 54-9685-8043.  Odete e os Roitmans no Backstage - Rua Independência, 524/Passo Fundo. Início: 23 horas. Ingressos: R$ 10,00 antes da meia-noite e R$ 15,00 depois da meia-noite. Hoje e amanhã: 18 e 19/7  Café com Caio - Bate-papo, música, poesia, teatro e um bom café. Teatro Municipal Múcio de Castro. Passo Fundo. Informações e reservas pelo telefone 549932-1735.

Semana passada teve show histórico com Nei Van Sória, músicos competentes tocando música de qualidade como a Black at Blues e também o ensaio da Orquestra Sinfônica de Carazinho. Mas a minha tietagem vai mesmo é para a minha querida amiga e ex-professora Vera Suckau. Há dez anos à frente do Yacamim, é uma guerreira incansável na luta pelo bem estar de crianças em vulnerabilidade social. Combatente ferrenha contra o consumo de drogas, tanto as ile-

gais quanto as legais. Defensora primaz da vida contra qualquer tipo de violência, como todo biólogo, por princípio, deve ser. Deixo a minha homenagem, meu reconhecimento e a minha torcida, de que a cidade tenha respondido à sua altura, com contribuições que permitam continuar este trabalho por mais dez, vinte anos. Se, como você diz, “somos todos estrelas”, você Vera é o nosso Sol que ilumina, aquece e norteia nosso caminho. Carazinho agradece. Obrigado!

Academia de música O último sábado (11/7) foi um dia tenso para os alunos da Academia de Música da Orquestra Sinfônica de Carazinho (Osinca). Com o término do semestre eles foram avaliados por uma banca composta por seus respectivos professores, outros músicos da orquestra e o maestro Fernando Cordella. Apesar do nervosismo, que faz parte da vida de um instrumentista que pretende “encarar” o público, todos foram aprovados. Destaque para Anselmo Souza (de costas na foto), conhecido e reconhecido desportista da velocidade, seja em maratonas, provas de ciclismo ou automobilismo, como fiquei sabendo outro dia. Dos mil e

quinhentos troféus e medalhas que possui, mais de mil são de campeão. E agora ganha um novo título: o mais velho-novo aluno da academia. Parabéns e boas férias a todos.

Black at Blues Mais uma vez tive o prazer de ver e ouvir a Black at Blues. A banda é de Bento Gonçalves mas dos quatro músicos, três são carazinhenses. Por motivos óbvios, fazem questão de tocar na cidade. Por outros motivos, também óbvios, a cidade faz questão de ouvir a banda. Bem, talvez não toda a cidade, mas os roqueiros que estiveram no sábado (11/7) no tributo em home-

nagem ao Dia do Rock não saíram decepcionados: dançaram, cantaram, fizeram roda punk, chegaram até a dividir o microfone com o vocalista José Correa, que confidenciou para a coluna a idéia de lançar o novo CD por aqui. Os trabalhos estão adiantados, então... vamos aguardar. E tem que ter aquela “canja” com a gaita de boca!


Geral

Carteira de habilitação ainda só com 18 anos Grande número de questionamentos sobre a permissão para dirigir aos 16 anos tem chegado ao Detran/RS por redes sociais e canais de atendimento. O departamento esclarece, porém, que não houve mudança e que a legislação atual exige que o candidato à primeira habilitação tenha 18 anos completos. Os debates no Congresso Nacional sobre a redução da maioridade penal parecem ter gerado a confusão. Se aprovado algum dos projetos de lei em pauta poderá também ser reduzida a idade mínima para dirigir. Embora já haja uma mobilização para que isso não aconteça. Para o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, reduzir a maioridade penal significa contribuir para aumentar a exposição dos jovens ao risco, bem como contribuir para um possível aumento da acidentalidade para todos. “O risco para esse grupo pode ser maior em função de características próprias da idade, quando as estruturas do cérebro e a maturidade mental ainda não estão completamente formadas”, pondera ele. O inciso I, do artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece que para iniciar o processo de habilitação o candidato seja penalmente imputável. Isto significa poder ser responsabilizado penalmente pelos crimes que venha a cometer. A redação do artigo leva em conta que o próprio código prevê crimes de trânsito pelos quais o condutor deverá responder. O debate sobre a redução da maioridade penal no Brasil deve levar ainda algum tempo. Mas mesmo que venha a ser aprovado algum dos projetos em discussão (redução para alguns ou para todos os crimes) a Associação Nacional dos Detrans e outras instituições já se mobilizam para não permitir que menores de 18 anos possam dirigir.

SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015 - 9

Retirada dos trilhos vem sendo priorizada em Carazinho

Expressivo contingente de lideranças travou debate, em torno desse tema, na sede da Acic

Uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), segunda-feira, 13, discutiu-se a continuidade do projeto de retirada dos trilhos da viação férrea do centro da cidade. O objetivo da reunião foi apresentar os avanços referentes à questão, desde o último encontro entre as entidades de classe e o executivo, ocorrido no mês de junho deste ano. Participaram da reunião o presidente da ACIC Jocélio Cunha, o diretor de Micro e Pequena Empresa da entidade Sidnei Meyer, o secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura Álvaro Sanna, o secretário de Planejamento Roberto Klein, o conselheiro da Seccional da OAB/RS César Souza, o presidente da subseção da OAB/RS Júlio Piva, o assessor do deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB/RS) Paulo Arsego e os empresários do ramo da construção civil, associados da entidade, Josué de Oliveira Prestes e Cristian Kirinus. O advogado César Souza esclareceu que a reunião foi importante para discutir a regulamentação para liberação de projetos que dependem de aprovação da Secretaria de Planejamento, em função da passagem dos trilhos pelo meio da cidade. Sobre a questão, o advogado Álvaro Sanna apresentou um parecer positivo para o desenvolvimento local. “Nós encaminhamos uma Ordem de Serviço ao Executivo local, solicitando que continue sendo obedecida a lei 6.766, de 1979,

com respeito a isso”, explica. Já o advogado Júlio Piva disse que o tema tem extrema relevância para a cidade de Carazinho. “Nossa entidade está presente contribuindo ativamente para a busca de soluções, junto às autoridades municipais e federais, sempre com estrita observância das regras que se aplicam a essa situação”, declara. Durante a reunião, Paulo Arsego também informou que para o próximo ano, o deputado federal Ronaldo Nogueira conseguiu encaminhar três emendas parlamentares para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e que destinou todas elas à cidade de Carazinho. “Uma delas é a retirada total dos trilhos do centro da cidade e a criação de um ramal de ligação para a Ferrovia Norte-Sul, de Cruz Alta. É de total interesse do deputado que esses trilhos sejam retirados e Carazinho cresça e se desenvolva”, informa. Jocélio Cunha ressaltou que o interesse das entidades é sensibilizar o poder público para que esse projeto saia do papel. “A união das entidades para cobrar uma solução para esse problema é fundamental. E a destinação de recursos viabilizados por parte do deputado Ronaldo Nogueira é uma notícia excelente, porque sinaliza que isso agora tem a possibilidade de acontecer realmente”, finaliza. (Fabiana Siqueira/Assessoria de Imprensa da Acic)

Direção do Corede Produção busca apoio de Carazinho A Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), juntamente com a presidente do Corede Produção, Munira Awad, teve, na tarde de 10 de julho, uma reunião com lideranças regionais. Motivo: tratar do asfaltamento da BR-153 Transbrasiliana, entre Passo Fundo e Erechim. A rodovia é a quarta maior do Brasil e liga a cidade de Marabá (PA) à Aceguá (RS). Participaram da reunião, o presidente da ACIC Jocélio Cunha, o presidente do conselho deliberativo da entidade Milton Schmitz, o diretor da Cotrijal Carazinho Luiz Euclides Didomênico Junior, o presidente do Sindicar Moisés Santos, o presidente do Sindilojas Erselino Zottis, o secretário de Planejamento Roberto Klein, o presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura e Paulo Arsego - representando o deputado federal Ronaldo de Oliveira (PTB/RS). Munira explicou que o asfaltamento da BR-153 é um compromisso assumido, quando assumiu o Corede Produção, em abril deste ano. Segundo ela, em conversa com o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, a instituição educacional também decidiu apoiar a causa e, desde então, vários movimentos já foram feitos no intuito de fazer avançar a reivindicação. A presidente do Corede Produção informou

Jocélio Cunha vê o asfaltamento da BR-153 como alternativa para desafogar a BR-185

que no mapa de tráfego do Brasil a BR-153 consta como asfaltada há mais de 20 anos. A extensão pleiteada que beneficiaria a região é de 68 quilômetros. Para o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, o movimento é válido porque desafoga uma parte da BR-285, palco de inúmeros acidentes nos últimos meses. “Entre outros motivos, este é o que na visão da entidade mais justifica o pleito, já que o tráfego intenso na BR-285, em todos os horários, sendo uma rodovia não duplicada, tem ceifado inúmeras vidas. É uma causa que a ACIC apoia e quer levar adiante, juntamente com o Corede Produção ou quaisquer sejam os autores do movimento daqui para frente”, ressalta. (Assessoria de Imprensa da Acic)

Governo é informado da contrariedade da Acic quanto a aumento de impostos A possibilidade sinalizada pelo Governo do Estado de aumentar impostos na tentativa de melhorar as finanças está preocupando os gaúchos. Como forma de se mobilizar, contra essa possibilidade, especialmente o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a Associação Comercial e Industrial Jocélio Cunha de Carazinho (ACIC), através do presidente Jocélio Cunha, remeteu no dia 9 de julho uma carta ao governador José Ivo Sartori e ao presidente da Assembleia Legislativa Edson Brum, bem como aos demais deputados estaduais, solicitando que não encaminhem ou aprovem projetos de aumento de impostos. Conforme a correspondência: “vivemos em um país que tem os tributos mais elevados do mundo. Isso nos três níveis. Municipal, estadual e federal. Os serviços que são prestados à população estão abaixo da crítica. A sociedade e especialmente o setor produtivo estão cansados, vergastados, sofridos e não aguentam mais a carga que lhe é imposta”. As demais associações comerciais e industriais da região também estão participando desta mobilização. Enviam ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa correspondências de conteúdo semelhante. De acordo com o presidente da ACIC, Jocélio Cunha, trata-se de uma tentativa de sensibilizar o governo quanto à pesada carga de tributos imposta ao empresariado e ao contribuinte em geral. “Não podemos aceitar uma nova tributação ou o aumento de alguma já existente. O governo precisa criar alternativas viáveis de solução do problema financeiro do Estado, que não levem a população a pagar mais por serviços que nem sequer são suficientemente eficientes”, recomenda. A carta também ressalta que, quando em campanha eleitoral, o vice-governador José Paulo Cairoli esteve na entidade e firmou compromisso com os cidadãos carazinhenses, representados na oportunidade, de que “a solução simplória do aumento de impostos não seria a arma utilizada pelos então candidatos para a dívida pública do Estado do Rio Grande do Sul”. No mês de junho, o Governo do Estado encaminhou um pacote com 11 projetos à Assembleia Legislativa e, segundo o executivo gaúcho, o objetivo é estancar a crise financeira. Dentre as medidas, há a que aumenta a alíquota do imposto sobre doações e heranças. O pacote ainda não foi a votação na Assembleia Legislativa, mas entidades como a ACIC temem que isso possa acontecer nas próximas semanas. (Assessoria de Imprensa da Acic)

Conferência de assistência social será no dia 30/7 Está marcada, para 30 de julho na Câmara de Vereadores, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. A coordenação é da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social. O programa da conferência está disponível no site www.carazinho.rs.gov.br.


10 - SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015

Geral

Acic busca estímulo através de diálogo com empreendedores

Ivar Hartmann A GRÉCIA É AQUI A crise grega demora semanas e é manchete diária dos jornais. De um lado os gregos não sabendo o que fazer para pagar suas dívidas oficiais com bancos de toda ordem. De outra os organismos internacionais, que são os credores maiores, tentando receber. A Grécia não tem como pagar a dívida e os credores vão ter de modificar seu valor. É simples: o país não cresce asfixiado por uma dívida resultante de juros sobre juros devidos sobre parcelas não pagas... Seria de rir não fora de chorar. Se ela não teve como pagar as parcelas, vai ter como pagar as parcelas e mais juros? Grande parte da economia do país vive de suas oliveiras e do turismo. Muito pouco para a conta astronômica que lhe querem cobrar. Quem sabe paga entregando o Parthenon em Atenas (do qual os ingleses já roubaram um pedaço)? Ou Santorini tão badalado nos cruzeiros? O povo grego vem passando há anos o suplício das determinações internacionais de que não pode gastar ou investir. Todo tostão deve ser usado para pagar a tal dívida. Chegou agora ao ponto final, por culpa de políticos fracos. Donde caímos no Rio Grande. A dívida com o Governo Federal é uma soma da dívida inicial acrescida de juros de agiota. No acordo inicial, para cada parcela paga, o saldo resultante, em vez de diminuir, aumentava por culpa destes juros. Assim de fácil. Qualquer leigo entende. Agora não há mais dinheiro para estradas, saúde, segurança e pagamento de servidores públicos. Vai piorar ainda mais nos próximos meses. O Brasil vai mal na economia e a crescente oposição ao governo, vinda de dentro do próprio, aliada ao desconforto de empresários em investir, dos cidadãos com seus governantes e do número de desempregados que tende a aumentar, vai criar uma situação explosiva. Estradas, saúde e segurança ficarão piores. Greves começarão a surgir e o governador Sartori nada poderá fazer. Mas um chefe de executivo deve tentar fazer valer os interesses de seus cidadãos. Como o governo grego e seu plebiscito. Então e quanto mais rápido melhor é fazer um plebiscito entre os gaúchos. Expor os dados da dívida e perguntar se eles querem continuar pagando-a, extorquidos como estão neste débito que cobra juros que nem os bancos internacionais impõem à Grécia. As medidas de austeridade propostas nada representam. São centavos ante bilhões. Não há outra forma de acertar as contas e tranquilizar os gaúchos. ivarhartmann@hotmail.com

COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES SOL SUL LTDA. - PLANTADEIRAS INVERNO E VERÃO MAX - PLATAFORMA DE MILHO MAX - ROÇADEIRAS MAX - GUINCHOS MAX

Eveno Windberg 54-9682-3665 Av. Guilherme Augustin, 258/Bairro Ipiranga Não-Me-Toque - RS

Na tarde de segunda-feira, 13, a reunião semanal da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) teve o presidente da Stara, Gilson Trennepohl. Ele estava acompanhado de mais dois empresários: Vanderlei Barzotto (da Plantiagro) e Carlos Andreis (da Rodaforte). Trennepohl disse que a crise enfrentada pelo setor de agronegócios no país é, acima de tudo, um reflexo da crise de confiança, oriunda dos problemas políticos do Brasil. “Mas a crise também é uma forma de crescer e se adaptar. Eu acredito que o epicentro da crise é agora, para os próximos três meses, mas que o último trimestre do ano será um pouco melhor. E isso vem muito do gasto desenfreado - em razão de um crédito que não existia. As pessoas fizeram dívidas em cima de um dinheiro que era irreal”, avalia. O presidente da Stara também acredita que, no setor do agronegócio, a crise não é tão intensa. “Há seis bilhões para entrar na economia gaúcha em soja que está com o produtor para ser comercializada e o preço está em alta. Teve aumento de custo, mas nossas lavouras já estavam plantadas, isso faz uma diferença astronômica dentro da continuidade do agronegócio”, afirma. Outro ponto destacado pelo empresário é a dificuldade que o setor industrial tem para se estabelecer e permanecer no Brasil, diante de problemas de infraestrutura e de leis que dificultam o empreendedorismo. “O Brasil perde para ele mesmo, por causa das leis e da burocracia, que entravam o desenvolvimento. É preciso disputar espaço com as multinacionais, que não têm o nosso problema de câmbio e nem as exigências que nós enfrentamos”, compara. COLABORADORES A Stara tem 2.600 colaboradores no total, sendo que 800 dos que trabalham na sede, em Não-Me-Toque, são de Carazinho. No início do ano, em função da recessão que atingiu o

Acic e Sebrae colocam orientação ao alcance do empresariado

A próxima reunião da diretoria da Acic será nesta segunda-feira, a partir das 13 horas

país, a empresa precisou diminuir o quadro de trabalhadores, mas nos últimos 60 dias, os que não foram recolocados no mercado de trabalho, foram reconduzidos às vagas novamente abertas. O presidente da Stara frisou, também, que manter os colaboradores é um esforço que demanda muita energia do empresariado, mas que ao final da crise, será possível perceber que valeu a pena. “Dói no coração quando é preciso demitir um funcionário que tem família para sustentar. A empresa multinacional não tem esse sentimento. A gente tem. Por isso é preciso fazer de tudo para manter esse funcionário, mesmo diante da crise”, aconselha. Jocélio Cunha, presidente da ACIC, disse aos diretores que o convite feito ao presidente da Stara para participar da reunião semanal foi uma forma de animar os empresários carazinhenses, diante de um ano onde a economia está bastante encolhida. “O Gilson é um entusiasta do empreendedorismo e sabemos que a opinião de alguém que está à frente de uma indústria que concorre de igual para igual com as multinacionais, mesmo em um ano atípico financeiramente, é muito importante para avaliarmos como estamos enfrentando essas dificuldades”, ressalta. (Assessoria de Imprensa da Acic)

Clube União tem novo ecônomo Volmir Dalpizzol assumiu, no dia 1º de julho, as funções de ecônomo do Clube União de Não-MeToque. É responsável pelo cardápio de Restaurante e Churrascaria Dalpizzol que funciona no local. O primeiro jantar, coordenado por Volmir Dalpizzol no Clube União, foi realizado no dia 8 de julho. Cardápio: churrasco de carne ovelha e acompanhamentos. Integrantes do

Jantar foi realizado em 8 de julho

Grupo de Bolão do Clube União, presentes na ocasião, desejam sucesso a Volmir Dalpizzol... “Torcemos para que, juntamente com sua equipe de funcionários, obtenha pleno êxito.”

Ipiranga faz sua tradicional festa O Esporte Clube Ipiranga (de Vila Conceição/interior de Não-Me-Toque) fez, dia 12 de julho, sua tradicional festa. A animação ficou a cargo da Banda Fritz 5. Segundo os organizadores: centenas de pessoas marcaram presença no acontecimento. Na ocasião foi realizada apuração de uma ação entre amigos (rifa). Estavam em dia de sorte: 1º prêmio/R$ 500,00 - Neivo Pasinato; 2º/R$ 350,00 - Nil-

Na terça-feira, 14, a unidade do Sebrae e a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) realizaram um café da manhã com palestra para associados. O evento aconteceu na sede da ACIC e envolveu empresários e colaboradores interessados em aprimorar conhecimentos sobre métodos de liderança dentro das empresas. O auditor Marcos Bolsoni falou sobre a importância da liderança coaching. Ou seja: a capacidade não apenas de montar um time eficaz, dentro da empresa, mas de formar pessoas aptas a liderar. Segundo ele, isso começa já no processo de seleção de colaboradores. “A empresa precisa investir no processo de seleção para atrair talentos... Divulgar melhor a vaga e entender bem o que a pessoa se dispõe a fazer - são pontos essenciais. O colaborador precisa ser protagonista para que a empresa tenha medo de perdê-lo e não o contrário”, diz. Outro ponto destacado é a necessidade de líderes que sejam passíveis de admiração. “O líder que as pessoas admiram é aquele que desperta sentimentos positivos nos liderados... Que ouve, valoriza, faz crescer e não apenas procura erros. O bom líder sabe falar sem ofender, mas sempre firme provocando mudanças. Precisa saber gerenciar a remuneração não financeira, que é o bem-estar do colaborador dentro da empresa, a melhoria de ambiente, a autonomia, a oportunidade de aprendizado”, detalha. Sidnei Meyer, diretor de Micro e Pequenas Empresas da ACIC, explicou que esse tipo de orientação é importante porque atende aos interesses das duas entidades. “Tanto o SEBRAE quanto a ACIC prezam por oferecer aos seus associados/ usuários oportunidades de crescimento e expansão. Para a melhoria de qualidade dos negócios a aprendizagem é fundamental”, frisa. (Assessoria de Imprensa da Acic)

Centenas de pessoas estiveram presentes

vo da Rosa; 3º/R$ 250,00 - Ari Kaiper; 4º/ R$ 150,00 - Dilmar Hoscheidt e 5º/Brinde surpresa - Carlos Rogério Talheimer.

Marcos Bolsoni forneceu subsídios para o equilíbrio entre líder e liderado


Geral

Veteranos CANARINHO O Canarinho conseguiu vitória de 4x2, diante de um combinado de Não-Me-Toque, sábado passado no Estádio Waldomiro Graeff. Fizeram os gols da vitória Douglas Morais (2), Pelé e Micael. Saíram jogando: Douglas, Claudiomiro, Nego, Alexandre, Vanderlei, Cadore, Sérgio, Marcos, Pelé, Valmor e Ramoel. Entraram depois: Egon, Gilberto, Jadir, Edmilson, Fábio, Leandro, Ronaldo, Douglas Morais e Micael. Hoje, a partir das 15 horas, o Canarinho fará amistoso com o Planaltino. O embate terá lugar no campo do Planaltino. VETECOL O Vetecol aplicou escore de 4x2, sobre o Boêmios, sábado passado em Passo Fundo. A tarefa de fazer os gols da vitória foi confiada a Biro-Biro (2), Rudi e Chiquinho. Mostraram-se em campo inicialmente: Valmir, Airton Görgen, Renato, Carlinhos, Chiquinho, Fábio, Ronei, Rudi, Paulo, Airto Scwalbert e Biro-Biro. Tiveram chance ao longo da disputa: Airton Lange, Álvaro, Mika, Tonho e Jader. Amanhã o Vetecol irá a Tapera para uma disputa com o Por do Sol. A delegação partirá, às 9 horas, da Praça Otto Schmiedt.

Cotrijal e Syngenta premiam produção recorde de soja O Concurso de Produtividade Integrada (PIN) Cotrijal Syngenta mostrou que a combinação de soluções integradas de produtos com assistência técnica especializada dá certo. O vencedor foi o produtor Valdir Maldaner, de Cruz Alta, que colheu, na safra 2014/2015, a média de 91,55 sacas de soja por hectare. Na área de atuação da cooperativa, a média dos 26 produtores participantes no PIN Cotrijal Syngenta foi de 74,5 sacas por hectare. Os excelentes resultados obtidos foram celebrados durante evento, na Bahia, com a presença do presidente da cooperativa Nei César Mânica. O prêmio para o produtor e técnico é uma viagem de quatro dias, com direito a acompanhante, para a Praia do Forte. “A Cotrijal faz um trabalho muito forte na parte de assistência técnica ao produtor. É um orgulho ver que o nosso associado supera a média de produtividade do estado em grãos. O concurso mostra que é possível obter resultados ainda melhores na soja unindo tecnologia, biotecnologia e parcerias importantes. Temos certeza que na safra 2015/2016 os resultados serão ainda melhores”, ressaltou o presidente da Cotrijal Nei César Mânica. Conforme os RTV’s da Syngenta, Gustavo Trindade e Juliano Tiago Recalcatti, o PIN tem por objetivo mostrar ao produtor que é possível alcançar altas produtividades, chegar às 100 sacas por hectare combinando solução tecnológica com assistência de qualidade. Os Top 5 de produtividade do concurso atingiram 83,2 sacas por hectare - 35 sacas a mais do que a média geral de produtividade no Rio Grande do Sul, que foi de 48 sacas. Novos concursos - Devido aos excelentes

Valdir Maldaner, de Cruz Alta, colheu 91,55 sc/ha

resultados obtidos na soja, a Cotrijal e a Syngenta resolveram estender a iniciativa para outras culturas como o trigo. Associados interessados em participar do concurso PIN Trigold ou da 2ª edição do PIN Syngenta Cotrijal, que vai avaliar a produtividade de soja safra 2015/2016, devem procurar o Detec da sua unidade. Comprometimento A aliança Cotrijal e Syngenta existe há 15 anos e é baseada na confiança, credibilidade e na busca de resultados no campo. Sustentado em três pilares: inovação, tecnologia e assistência técnica, o PIN Cotrijal Syngenta acompanhou, por meio de uma equipe técnica, todas as fases da produção agrícola desde as condições de solo e clima até a colheita. “A Syngenta dispõe de soluções para o produtor em qualquer momento da cultura. Desde a escolha do tratamento de semente ao manejo de ervas daninhas e nutrição especial”, enfatizou Juliano Recalcatti. (Assessoria de Imprensa da Cotrijal)

Não-Me-Toque organiza festa de motociclistas A prefeita Teodora Lütkemeyer, acompanhada da secretária de desenvolvimento Margarete Lauxen, recebeu o presidente do Moto Grupo Anônimos do Asphalto João Artur Ferreira, o coordenador de eventos Carlos Roberto Becker e o tesoureiro Sigberto Harnisch. Motivo: alinhar tratativas para a realização do 5º Encontro Estadual de Motociclismo.

O encontro será realizado, dia 3 de outubro, na Praça Otto Schmiedt, em Não-Me-Toque e terá atrações como shows de bandas e manobras radicais. Empresas do ramo de motociclismo aproveitarão a oportunidade para mostrar seus produtos. O programa completo do encontro será divulgado em breve. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 54-9179-4483 e 54-9997-1785.

SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2015 - 11

Jairo J. Bocasanta

A FUNÇÃO SOCIAL DOS TRIBUTOS: Entender a função social do tributo significa compreender que o Estado existe para a consecução do bem comum e que a sociedade é a destinatária dos recursos arrecadados pelo governo. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 1º, define a República Federativa do Brasil como um Estado Democrático de Direito, cabendolhe assegurar e garantir os direitos sociais à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à segurança, à previdência social e à assistência social. Além disso, a ele é permitida a exploração direta de atividades econômicas imperativas à segurança nacional ou de relevante interesse coletivo. Para desempenhar suas funções, o Estado deve possuir uma fonte de renda, que pode ser proveniente de receitas correntes e de capital. As receitas correntes são ingressos de recursos financeiros advindos das atividades operacionais do governo. Já as receitas de capital são recursos financeiros provenientes de atividades operacionais ou não operacionais visando ao atingimento de programa e ações previamente estabelecidos. A ORIGEM DOS TRIBUTOS: O tributo tem origem remota e, certamente, acompanhou a evolução do homem, a criação das primeiras sociedades, o surgimento de líderes tribais ou chefes guerreiros e políticos. Tempos depois, as contribuições tributárias passaram a ser compulsórias, quando os vencidos de guerra eram forçados a entregar parte ou a totalidade de seus bens aos vencedores. Após essa época, os chefes de Estado passaram a estabelecer uma contribuição pecuniária a ser paga pelos seus súditos, sob a forma de tributos. IDADE MODERNA: Na Idade Moderna, que vai do ano 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos) a 1789 (Revolução Francesa), os feudos foram transformados em reinos. Os pequenos reinos foram crescendo e se unindo, dando origem aos Estados Nacionais. Somente os reis, já então fortalecidos pela criação dos Estados Nacionais, tinham permissão para cobrar tributos de seus súditos. A HISTÓRIA DO TRIBUTO NO BRASIL: Época das descobertas e das primeiras expedições (1500-1532). O primeiro ônus fiscal suportado pelo Brasil refere-se à indústria extrativa (extração do pau-brasil). A Coroa Portuguesa, desde o início, considerou o pau-brasil como monopólio real, autorizando sua extração mediante o compromisso de que o extrator erguesse fortificações ao longo da costa, iniciasse a colonização e pagasse, a título de tributo, uma quantia pré-estipulada. COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA: É de competência de União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituir tributos, de acordo com a CF em seus artigos 153, 155 e 156 respectivamente. A função social dos tributos define preferencialmente a sociedade como destinatária dos recursos arrecadados. No entanto, é a União que retém a maior parte para custear a sua máquina administrativa cada vez mais “inchada”, sobrando pouco aos estados e municípios para cumprirem as suas atribuições constitucionais...

Propaganda precisa ter efeito e respeito... Laabs propaganda automotiva. Voz padrão e exclusiva. Desde 1975 prestando um serviço à altura de Carazinho.

54-8114-4171 e 47-8846-1727 - E-mail: laabs@terra.com.br


12 - SÁBADO, JULHO 2015 SÁBADO, 18 18 DE DE JULHO DE DE 2015

Cursos ratuitos de informática e gestão O Senac Carazinho oferece 50 vagas para dois cursos gratuitos: operador de computador e auxiliar administrativo. O início está previsto para 27 de julho. Operador de Computador Ao longo de 160 horas os alunos terão disciplinas como ambiente de janelas, internet, editor de texto e planilha eletrônica. Para participar do processo seletivo é preciso ter no mínimo 16 anos e o ensino fundamental completo. Auxiliar Administrativo Também terá a duração de 160 horas. Haverá disciplinas como fundamentos de marketing, rotinas administrativas e sustentabilidade. É indispensável ter idade mínima de 16 anos e ensino médio (pode ser incompleto). As inscrições devem ser feitas até 21 de julho. Mais informações são fornecidas pelo telefone 54-3329-5851.

Estudantes ajudam a contar história de Não-Me-Toque Entre os dias 13 e 15 de julho o escritor José dos Santos esteve na Escola Valdomiro Graciano, em Não-Me-Toque, para falar de sua história e trocar experiências com os alunos e a sociedade. A visita fez parte do projeto “Cidade da Gente” que chegou ao Rio Grande do Sul para contar a história do município a partir de relatos de estudantes da rede pública. Com orientação do escritor os jovens visitaram os principais núcleos históricos e pontos turísticos da cidade. Depois elaboraram textos com a descrição deste lugares. Os melhores relatos, de acordo com a avaliação dos professores, serão reunidos em um livro organizado pelo escritor mineiro. Proporciona-se, assim, um momento de troca de experiências com os alunos e a sociedade. Com o objetivo de valorizar a história da cidade e promover uma aprendizagem dinâmica e cultural, despertando o gosto pela leitura e pela escrita, o projeto torna os estudantes protagonistas de sua própria história e valoriza lugares importantes da memória coletiva da cidade.

A Ônix trabalha com lentes

TRANSITIONS

As lentes que se adaptam automaticamente à luminosidade.

EXCLUSIVO SISTEMA DE MEDIÇÃO DIGITAL IVISION DESENVOLVIDO PELA EMPRESA JAPONESA HOYALUX. Equipe treinada pela Hoyalux para atender com excelência a clientela de Carazinho e região

Roberto Rodrigues é homenageado pelo cooperativismo de crédito

Delegação do Brasil na cerimônia de homenagem foi bastante expressiva. Gervásio Diel é um dos líderes que representaram o país.

A abertura da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), foi marcada pela entrega do prêmio Distinguished Service Award (DSA) ao brasileiro Roberto Rodrigues, embaixador especial para o cooperativismo de crédito no Brasil da Organização das Nações Unidas (ONU). O gesto de reconhecimento, prestigiado pela delegação do Sicredi em Denver (EUA), ocorreu a 12 de julho, primeiro dia do evento. Roberto Rodrigues, ex-presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ICA) e da Organização Cooperativa Brasileira (OCB), destacou sua história de mais de 40 anos no cooperativismo brasileiro, incluindo o período em que foi ministro da agricultura. Disse que, embora continue trabalhando para as cooperativas, não esperava qualquer tipo

de recompensa, especialmente com a grandeza e a importância deste prêmio oferecido pelo Woccu. “Sinceramente, foi uma grande surpresa. Mas não foi maior do que a emoção que senti quando ouvi do meu amigo Manfred Alfonso Dasenbrock a resolução do Conselho do Woccu”, destacou Rodrigues. O homenageado ressaltou que a missão de propagar o ideal cooperativista norteou sua vida, mas que o prêmio deve ser dividido entre todos que construíram esta história, pois no cooperativismo os resultados são do esforço coletivo. “Os sucessos que tivemos no Brasil são devido ao trabalho conjugado de milhares de homens e mulheres que se dedicam a esta missão como eu fiz. Portanto, recebo esta distinção que pertence a todos eles porque é impossível reuni-los aqui”, acrescentou Rodrigues. (Assessoria de Imprensa do Sicredi)

Sicredi RS/SC libera R$ 5,65 bilhões em crédito direcionado ao Plano Safra 2015/2016 Prefeitos, vereadores e representantes de entidades de classe receberam explicações, do Sicredi Alto Jacuí, sobre o Plano Safra 2015/2016. As explanações ficaram a cargo do presidente José Celeste De Negri e do diretor Nélio Heller (segunda-feira 13/7).

O Sicredi RS/SC vai liberar R$ 5,65 bilhões em crédito rural para o Plano Safra 2014/2015 representando 21,51% de crescimento sobre o ciclo anterior com estimativa de realizar mais de 140 mil operações. Desse total, R$ 4,45 bilhões vão para custeio, comercialização e investimento em linhas do Pronaf, do Pronamp e voltadas aos demais produtores. Os R$ 1,2 bilhões restantes serão direcionados para operações com o BNDES aos mercados gaúcho e catarinense. O Sicredi continua crescendo de forma sólida, no crédito rural, registrando aumento em valores e em números de operações no Plano Safra. Na safra 2014/2015, o Sicredi RS/SC liberou um total de R$ 4,65 bilhões em crédito e registrou mais de 132 mil operações. “O Sicredi se posiona como parceiro de seus associados com a missão de entender suas necessidades e elaborar um plano de investimentos que lhe dê crescimento e desenvolvimento sustentáveis”, pondera a direção do Sicredi Alto Jacuí. Ao todo, no Brasil, o Sistema Sicredi vai liberar R$ 9 bilhões em crédito rural dentro do Plano Safra 2015/2016. Projeta atingir 180 mil financiamentos. No ciclo safra anterior 2014/2015 foram liberados mais de 8,2 bilhões de 160 mil operações, representando 11% de crescimento sobre o ciclo de 2013/2014. AGRICULTURA FAMILIAR Hoje, no Brasil, 72% dos alimentos que chegam às mesas é produzido pela agricultura familiar. O segmento é um diferencial estratégico para o crescimento da competitividade do Brasil. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a agricultura familiar representa para o Sicredi cerca de 71% das operações realizadas e 39% do total de recursos liberados. “Somos uma das principais instituições financeiras deste segmento no Brasil e, no Rio Grande do Sul, justamente pela nossa identidade e origem com os valores e o entendimento das necessidades da agricultura familiar, temos um olhar sempre muito cuidadoso com este segmento, pois é dele que grande parte dos alimentos que estão em nossas mesas depende”, ressaltam os dirigentes do Sicredi Alto Jacuí. (Assessoria de Imprensa do Sicredi)

Direção do Sicredi reuniu lideranças de toda a região num café da manhã em Carazinho

Sindicato dos Comerciários:

Terceirização é comentada em emissora de Chapada O presidente do Sindicato dos Comerciários de Carazinho e Região, Ivomar de Andrade (Tomate), esteve, quarta-feira de manhã (15-07), na cidade de Chapada, onde participou do programa Comando Geral, da Rádio Simpatia, apresentado pelo comunicador Eloy Milton Scheibe. O principal assunto debatido, das 9h30min às 10 horas, foi a terceirização. “Através do espaço da emissora, levamos aos trabalhadores de Chapada informações importantes sobre os riscos que o Projeto de Lei Complementar 4330, que trata da terceirização, representa para todas as profissões amparadas pela Consolidação das Leis do Tra- Tomate com o apresentador do programa balho”, salienta Tomate. Segundo ele, além da Comando Geral Eloy Milton Scheibe

redução dos salários, a terceirização acaba com os direitos trabalhistas conquistados com muita luta há mais de 70 anos. O líder sindical lembrou, também, a questão que envolve os acidentes de trabalho, destacando que atualmente de cada 10 registros sete envolvem operários de empresas terceirizadas. “Vamos continuar levando o máximo de informações aos comerciários de Carazinho e região, para que entendam a importância que está tendo a luta do sindicato contra este projeto, que tramita no Senado Federal, depois de ter sido aprovado na Câmara dos Deputados”, concluiu o presidente do Sindicato. (Assessoria de Imprensa)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.