Cr15nov2014ok

Page 1

36

Tudo sobre esporte deverá ser debatido, dia 19/11, a partir das 19 horas, na conferência idealizada pelo vereador Alaor Tomaz.

ANOS

CIRCULA EM NÃO-ME-TOQUE, CARAZINHO, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XXXVII - Nº 1857 - 15 DE NOVEMBRO DE 2014 - VENDA AVULSA: R$ 3,00

Sua visão com muito mais estilo.

Ótica Feldmann ÓCULOS GRAU E SOLARES

Carazinho - No calçadão

Telefone 54-3331-2887 Cotrijal chega à região dos Campos de Cima da Serra PÁGINA 7

Marcado para 20/11 um bloqueio na RS-142

2ª NovemberFest embala o Ginásio do Aquático PÁGINA 4

Empresa Glória continua a serviço de Carazinho Tudo leva a crer que a empresa está fazendo um esforço enorme - inclusive com sacrifício financeiro - para se manter no mercado. O resultado da licitação foi anunciado, pelo prefeito Renato Süss, na manhã de terça-feira (11/11). Veja detalhes em páginas internas.

PÁGINA 3

Sindicato dos Comerciários registra os seus 33 anos “Falo com satisfação sobre os 33 anos de trabalhos iniciados e concluídos pela entidade que tem no seu associado ativo o maior pilar das lutas em defesa de uma sociedade mais justa. O Sindicato dos Comerciários não ultrapassou essas três décadas por acaso. A caminhada tem sido árdua desde o primeiro dia. Mas o ide- Revista lançada em alismo social tem nos fortalecido cada outubro mostra um vez mais. As pedras encontradas pelo pouco da história caminho foram transformadas em do sindicato templos espirituais que ajudam a dar forma aos sonhos e às conquistas rumo a um mundo melhor.” Este é um dos trechos da manifestação de Ivomar de Andrade (Tomate) na revista Comerciária que circulou em outubro/2014. A publicação, de primoroso aspecto gráfico, dá amplo enfoque aos 33 anos do Sindicato dos Comerciários de Carazinho: história, lutas, manifestos, ganhos, direitos, expansão... Mostra a imponente sede própria construída na Rua Alexandre da Motta, 540/centro da cidade. Enfim: dá uma idéia clara da importância do sindicato para os trabalhadores do comércio de toda a região. A revista Comerciária está sendo distribuída gratuitamente. Quem tiver o interesse de pegar um exemplar pode se dirigir à sede do sindicato ou fazer contato pelo telefone 3331-2183.


2 - SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014

Opinião

Coluna do Siqueira

Francisco de Campos Preciso... n Agradecer ao Claudio Hoffmann pelo tratamento vip que nos deu ao longo da 2ª NovemberFest. É bom registrar, também, que o chope da imprensa foi patrocinado pelas Lojas Becker. n Registrar que Paulino de Moura (SDD) parece ter firme apoio, da bancada Novo Rumo, para exercer a presidência da Câmara de Vereadores de Carazinho em 2015. n Destacar a orientação do Instituto Educacional Girassol sobres formas de os filhos ajudarem em casa. Até criança de 2 a 3 anos tem condições de ajudar. Maravilha... n Propalar que nos próximos dias começa o período de matrícula e rematrícula no Instituto Educacional Girassol. Aproveite esse ensino de qualidade. Informe-se pelo telefone 3332-3420. n Informar que a 8ª ExpoNão-Me-Toque, marcada para o período de 4 a 7 de dezembro, foi oficialmente lançada na noite de quarta-feira. Mais informações na próxima semana. n Divulgar que, de 27 a 30 de novembro, os formandos de oitava série da Escola Carlinda de Britto estarão no litoral catarinense. Passarão um dia no Beto Carrero World. n Contar que a formatura destes jovens está prevista para 17 de dezembro. Devo contar, também, que tive a honra de ser convidado para ser padrinho destes formandos. n Transmitir forte abraço ao amigo Renato Loeblein pelo aniversário transcorrido no dia 13 de novembro. Também para Fernando Sant’Anna de Moraes que aniversariou na terça-feira (11/11).

n Ressaltar que, só na sessão ordinária de 10 de novembro, tramitaram quinze pedidos (indicações e requerimentos) do vereador Eduardo Assis (PSD). Este moço trabalha... n Confessar que até agora não entendi muito bem aquele esquema de transferência de recursos públicos para um determinado certame esportivo. O caso inquieta os outros órgãos de imprensa. n Enviar um abração à dupla Tio Pisca/Cristina Fleck pelo conteúdo, cada vez melhor, do programa esportivo que têm na Rádio Gazeta AM 670. Gostei dos comentários sobre o Neymar. n Elogiar a equipe do Sacra’s Restaurante pela cordialidade incondicional que garante à clientela. Desde a direção até os garçons. Dá gosto frequentar uma casa assim. n Parabenizar, também, direção e funcionários do Restaurante Bom Paladar. A casa está sempre cheia. E o motivo é qualidade aliada a bom tratamento a todos que lá chegam. n Revelar que já me sinto um pouco animado com as informações sobre o ritmo organizacional da Seara 2015. Pode vir aí um grande sucesso. n Lembrar que entre os muitos talentos descobertos na Seara da Canção Nativa, em Carazinho, está o famoso gaiteiro Renato Borghetti. Vi esse moço, pela primeira vez, no palco da Acapesu. n Dar a certeza de que uma boa Seara (estou dizendo BOA) pode proporcionar substancial elevação no movimento de empresas comerciais e de prestação de serviços em Carazinho.

ILUSÃO Como alguns brasileiros Às vezes me pego sonhando E acabo me preocupando Com os destinos da nação E alimento uma ilusão Que fará o povo feliz Em ver meu querido país Se livrar da corrupção SITUAÇÃO Tudo isso realmente não passa de um sonho, que já está virando um pesadelo. A corrupção está tão impregnada no poder, que nem bem está esclarecido um fato, já surgem outros envolvendo políticos e funcionários públicos. Isso sem falar nos casos abafados, como o do Carlinhos Cachoeira, que disse que se ele abrisse a boca o povo goiano sentiria orgulho dele. Então tomou um café e foi direto para o hospital e calou-se. Nesse caso, está envolvida a Construtora Delta, uma das treze que patrocinaram as viagens do Lula. Além do escândalo da Petrobrás, que ainda vai dar muito pano para manga, agora tem o Pronaf, que transformou-se em Programa Nacional da Fraude, com envolvimento de dois deputados e um vereador do PT e mais de seis mil agricultores lesados. Esse fato teve início no governo Lula e o Tribunal de Contas da União há seis anos vem alertando o governo federal sobre as irregularidades e até agora nada foi feito. Seria salutar que aquele que se considera campeão da ética mudasse sua frase de “eu não sei de nada” para “eu sabia de tudo”. (João Carlos Siqueira/Tenente reformado da BM)

Gotas de conhecimento n Uma solenidade, terça-feira próxima (18/11), a partir das 16 horas, em Carazinho, irá marcar a passagem dos 177 anos da Brigada Militar. Deverão estar presentes autoridades civis, militares e eclesiásticas. A organização do ato comemorativo está a cargo do 38º BPM (Batalhão de Polícia Militar). O major Paulo Ricardo Leão Saraiva é o comandante desta corporação. n A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF promove palestra sobre “Agricultura de Precisão: Situação e perspectivas”, para 21 de novembro, a partir das 20 horas. Local: Auditório Mário Paluch - Campus I da UPF (em Passo Fundo). As explanações ficarão a cargo de José Paulo Molin - presidente da Comissão de Agricultura de Precisão do Ministério da Agricultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54-3316-8142. n O topógrafo Reinaldo Cavalheiro Vargas (lotado na prefeitura de Carazinho), convocado formalmente, compareceu à sessão ordinária de segunda-feira (10/11) para ser questionado pelos vereadores. Falou quarenta minutos. Revelou fazer parte do quadro funcional do município desde 1991 - aprovado em terceiro lugar no concurso à época realizado. n No início das suas colocações Reinaldo Cavalheiro Vargas chegou a causar boa impressão. No entanto, aos poucos, foi perdendo credibilidade. Deixou transparecer profundo rancor ao usar palavras pouco condizentes com a ocasião ou mesmo com a realidade cultural de hoje. Exemplo: ao invés de prefeito chamou, quem exerce a chefia do executivo municipal, de “alcaide”. n O que ficou bem claro depois de amplas explanações é que o topógrafo é empregado da prefeitura de Carazinho há 23 anos. Nesse tempo, de acordo com o

que ele mesmo confessou, ficou já seis anos, três meses e catorze dias na obsoletividade. Isto é: na ociosidade. Quer dizer: sem fazer qualquer coisa pelo bom salário que recebe. n De 8.395 dias de emprego o topógrafo Reinaldo Cavalheiro Vargas ficou sem serviço em 2.294 dias. Isto, é claro, não o impediu de receber salário todo mês. Bom salário - conforme ele mesmo fez questão de informar. Três prefeitos foram culpados por dispensarem os seus serviços - sem privá-lo de remuneração: Iron Albuquerque, Alexandre Goellner e Renato Süss. n O que não deu para entender é o motivo de três prefeitos resolverem dar longas folgas remuneradas para Reinaldo Cavalheiro Vargas. Fernando Sant’Anna de Moraes (PP) e Orion Albuquerque (PSDB) chegaram a questioná-lo neste aspecto. Ele, entretanto, limitou-se a insinuar que há uma semelhança filosófica entre os governantes citados. n A Conferência Municipal do Esporte, idealizada pelo vereador Alaor Tomaz (PDT/Carazinho), vai se realizar, dia 19 de novembro, a partir das 19 horas. Local: auditório da Câmara de Vereadores. O objetivo básico é levantar sugestões para a implementação de programas esportivos em Carazinho. Atualmente, até em termos de ambiente esportivo, o município é carente. n Alaor Tomáz é o autor da lei que instituiu o programa Bolsa Atleta em Carazinho. Ele deseja estimular a prática das mais diferentes modalidades esportivas no município - como forma de preservar saúde e descobrir talentos. Dá como exemplo de talento esportivo de Carazinho o jovem tenista Orlandinho Luz - que já tem fama até fora do Brasil. Diretor: Francisco de Campos MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19 Diretora adjunta: Candice Campos Chefe de redação: Aline Brandt

CNPJ 89.785.638/0001-99

www.correioregionalrs.com.br

CARAZINHO: Telefones 3331-1883/9971-7153 Rua Bernardo Paz, 17/Sala 217/Centro Comercial Esplanada NÃO-ME-TOQUE/RS: Telefone: 9971-7153

n O prefeito Renato Süss, já no início de 2013, anunciava que uma de suas prioridades era a implantação de um complexo esportivo e cultural em Carazinho. Este propósito fecha com os sonhos do vereador Alaor Tomaz. O problema é que o município, pelas alegações do prefeito, esbarra na falta de recursos financeiros. Nas discussões de 19 de novembro esse será um dos temas. n O Ginásio da Acapesu, palco de memoráveis disputas em décadas passadas, serve hoje para pouca coisa. Aliás... Nem as reformas contratadas nos mais recentes anos dão o resultado que se espera. O ginásio, na opinião de quem pratica esporte, precisa ser demolido para dar lugar a outro - mais amplo e bem melhor estruturado. A Conferência Municipal do Esporte é uma boa idéia. n Entre as personalidades convidadas para esta conferência estão Márcio Biolchi (deputado federal eleito do PMDB), Ronaldo Nogueira (deputado federal eleito do PTB) e Juliano Roso (deputado estadual eleito do PCdoB). Alaor Tomaz está convicto de que, com projetos arrojados, o município tem condições de captar substanciais recursos para a área esportiva. n O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acaba de designar, para a 3ª Vara Cível de Carazinho, a juíza Juliana Lima de Azevedo. Já o juiz André Dal Soglio Colelho deverá assumir a 1ª Vara Cível de Carazinho, no lugar de Thaís Culau de Barros. n O valor da cesta básica, em Carazinho, sofreu aumento de 0,77% em outubro. A alteração de preço, em moeda corrente, atingiu R$ 6,99. Passou, a cesta básica, de R$ 905,37 para R$ 912,36. Em cento e cinquenta meses de pesquisa a média de aumento é de 0,86%.

E-mails: franciscodecampos@correioregionalrs.com.br redacao@correioregionalrs.com.br publicidade@correioregionalrs.com.br assinaturas@correioregionalrs.com.br opiniaodoleitor@correioregionalrs.com.br Impressão em Off-Set rotativa Cia da Arte CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - Fone: 55-3331-0318 - Ijuí/RS


Política

NovemberFest embala o Ginásio do Aquático Festival de música e dança da etnia alemã vai ser realizado todos os anos - sempre no segundo sábado de novembro. A Associação da Etnia Alemã de Carazinho, sob a liderança de Cláudio Paulo Hoffmann, viu coroados de pleno êxito os seus esforços em prol da organização da 2ª NovemberFest. No Ginásio do Grêmio Aquático, sábado passado, 1.056 pessoas dançaram, brincaram, tomaram chope, comeram cuca com linguiça... Enfim: viveram momentos de integração e confraternização sob o embalo da Banda Moinhos de Vento (de Selbach). Soberanas da ChapadaFest estiveram em Carazinho prestigiando o festival da Associação da As soberanas da Chapa- Etnia Alemã. Grupo Folclórico de Chapada fez a abertura e levou o público à pista de dança. daFest 2014 - Bruna Kintschner (rainha), Letícia Andressa Bruchez (primeira princesa) e Geisla Rupolo Puhl (segunda princesa) - foram chamadas ao palco logo no início do festival. Desejaram que todas as pessoas presentes tivessem uma noite de plena alegria. E a alegria se viu, em seguida, já na exibição do Grupo Folclórico Alemão de Chapada. O elenco de danças de Chapada, convidado pela Associação de Etnia Alemã de Carazinho para embalar a 2ª NovemberFest, cumpriu com brilhantismo o compromisso... Além de dar um espetáculo de rara beleza motivou pessoas de todas as idades a dançarem das 22 horas até o Profissionais da imprensa tiveram amanhecer. O festival, no Ginásio do Grêmio Aquático, é tratamento vip durante toda a noite sem dúvida o marco histórico que se fazia necessário para se tornar alvo de mais investimento ainda nos anos futu- participou da Dança da Polonese - na companhia da filha ros. Giovana Süss. CALENDÁRIO A Associação da Etnia Alemã de Carazinho garantiu O prefeito Renato Süss fez um breve pronunciamento tratamento vip a todos os profissionais de imprensa que a pedido de Claudio Paulo Hoffmann. Saudou o grande compareceram ao festival. Mesa exclusiva, à beira da pista, público que ocupava o ambiente e garantiu que, já em com chope, cuca, linguiça e especial cordialidade. É im2015, a NovemberFest figurará no Calendário Oficial do portante destacar que Claudio Paulo Hoffmann espera fazer Município. Antes de retornar para casa o prefeito ainda da NovemberFest um evento de expressão estadual.

NovemberFest é evento oficial de Carazinho O prefeito Renato Süss, no uso de suas atribuições legais, declarou, através do Decreto nº 125, de 5 de novembro de 2014, a NovemberFest evento oficial do município. A NovemberFest será realizada, todos os anos, no segundo sábado do mês de novembro. Conforme Renato Süss: a NovemberFest destaca o município, no cenário cultural, através da gastronomia alemã e, também, de bebidas e danças típicas... “A NovemberFest é um exemplo de que a cultura alemã está presente em nosso município.” BALONISMO Também através de decreto Renato Süss incluiu, no Calendário de Eventos do Município, o Festival Internacional de Balonismo. A primeira edição deste festival, criado para ser anual, está prevista para abril de 2015.

O presidente da Associação da Etnia Alemã, Claudio Hoffmann, conseguiu que o prefeito anunciasse esta conquista já na abertura da 2ª NovemberFest

SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014 - 3

É preciso dizer

ALINE BRANDT*

n Fazer curso de graduação no Brasil está cada dia mais fácil... Além das dezenas de incentivos que o governo federal oferece temos, a disposição, uma infinidade de faculdades e universidades espalhadas pelos quatro cantos do país. Mas a grande oferta de cursos de graduação nos preocupa... A qualidade do ensino, em muitas instituições, não é priorizada. n A situação fica ainda mais preocupante, segundo matéria publicada no portal R7, quando precisamos escolher um curso de especialização... O MEC (Ministério da Educação) estabelece que os cursos de pós-graduação (lato sensu) não precisam de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento para serem oferecidos. n No Brasil as pós-graduações (latu sensu) são equivalentes a cursos livres. Geram certificados de especialização e não diplomas de titulação acadêmica. Atendem as normas estabelecidas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação). n Para a professora da USP (Universidade de São Paulo) Maria Lúcia Abid, que concedeu entrevista a equipe de reportagem do R7, é preocupante não haver supervisão de cursos de especialização. “A qualidade e a efetividade destes cursos precisam ser discutidas em vários âmbitos. Os mestrados profissionais, em muitos casos, foram criados a partir de cursos de especialização. Esses cursos precisariam de um amparo maior dos órgãos oficiais.” n Maria Lúcia Abid também revela que, muitas vezes, as avaliações e as regulamentações de mestrados (stricto sensu) são colocadas de maneira imposta e sem a participação de profissionais diretamente envolvidos na área. “Isso, a meu ver, atrapalha.” n O MEC, por meio de assessoria de imprensa, informou que ainda não existe uma relação de cursos de pós-graduação oferecidos no país. Tampouco uma lista de universidades que os disponibilizam. “A previsão é de que isso seja compilado em breve.” n É possível encontrar, no site do MEC, algumas informações sobre especializações. Identificar no site, entretanto, quais as instituições credenciadas pelo MEC e que, portanto, têm autorização para oferecer cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância, ainda é muito complicado. n Também é possível fazer, no Brasil, o chamado mestrado profissional... Este tipo de curso, assim como o mestrado acadêmico e o doutorado, está inserido na pós-graduação stricto sensu. Sua supervisão é feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). n O mestrado acadêmico é voltado para a capacitação de quem está inserido no mercado de trabalho. Já o mestrado profissional deve ter uma parcela de seu quadro docente constituída por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno. n A professora Maria Lúcia Abid explica que as especializações e os mestrados profissionais têm objetivos bem diferentes dos mestrados acadêmicos... “O mestrado acadêmico prepara para uma carreira de pesquisador. Já os mestrados profissionais e as especializações são cursos próximos em seus formatos e têm como foco de pesquisa a articulação com a área do trabalho do estudante e profissional do mercado”. n “Em especializações e mestrados profissionais o tipo de pesquisa muda... Exige-se menos rigor quanto às regras da academia... Utilizam-se outros parâmetros (não só o acadêmico) para fazer a pesquisa sobre uma área profissional.” n Maria Lúcia Abid diz que nas especializações, por exemplo, os estudantes podem apresentar como trabalho de conclusão de curso produtos em vez de dissertações. “Buscar informações sobre cada um dos mestrados fez-se necessário para que o interessado não saia frustrado... Pessoas que vêm em busca de um mestrado acadêmico, muitas vezes, querem se desenvolver enquanto profissionais. Daí chegam ao curso e percebem que a academia não está preocupada em atender esse objetivo específico. Isso porque a academia não visa ao desenvolvimento de um profissional individualmente, mais sim, de uma área de investigação, de pesquisas acadêmicas.” * Mestre em história, jornalista e pesquisadora


4 - SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014

Política

Lideranças farão bloqueio para exigir melhores condições de trafegabilidade na RS-142

Matérias apreciadas na Câmara de Vereadores de Carazinho

A prefeita de Não-Me-Toque Teodora Lütkemeyer recebeu, na tarde de 10 de novembro em seu gabinete, representantes do poder legislativo e outras lideranças do município descontentes com o descaso, por parte do go- Reunião foi realizada no dia 10 de novembro verno do estado e do Daer (Departamento Autônomo de das por causa da irresponsabilidade e do Estradas de Rodagem), com as condições descaso de governantes e do Daer.” de trafegabilidade da RS-142. A prefeita Teodora Lütkemeyer ressalTeodora Lütkemeyer disse que lideran- ta que representantes de entidades, empreças da região cobram do governo do esta- sários e demais pessoas da sociedade predo, há mais de quatro anos, melhorias na cisam se engajar no movimento em prol rodovia... “Mas até agora não obtivemos de melhorias na RS-142. “Chega de esperespostas positivas.” rar... Precisamos nos mobilizar e exigir Segundo Teodora Lütkemeyer: nos melhorias.” mais recentes quatro anos foram MOBILIZAÇÃO registrados, na RS-142 (trecho entre NãoEstá marcada, para 20 de novembro, Me-Toque e Carazinho), duzentos e vinte uma mobilização na RS-142. O trânsito de e cinco acidentes. “Quinze pessoas per- veículos deverá ser bloqueado, a partir das deram a vida, neste período, em razão de 15 horas, na divisa entre Não-Me-Toque e acidentes que aconteceram neste trecho Carazinho. A mobilização deverá se estenda rodovia... Vidas não podem ser ceifa- der até às 18 horas.

- Projeto de Lei 086/14, do executivo, que autoriza a contratação emergencial de um psicólogo para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). - Projeto de Lei 118/14, do executivo, que autoriza a contratação emergencial de cinco médicos plantonistas para a rede municipal de assistência à saúde. - Projeto de Lei 119/14, do executivo, que autoriza a desafetação de área verde, na Rua Eugênio Weidlich, esquina Cid Bivar da Rocha, no Bairro Floresta. Objetivo: construção de reservatório de água elevado da Corsan, com capacidade de 400 m3, a fim de qualificar o abastecimento. - Projeto de Lei 120/14, do executivo, que cria vagas de técnico de enfermagem no Quadro de Pessoal Efetivo do Município constante da Lei Municipal nº 7.088/09. - Projeto de Lei 125/14, do executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. - Projeto de Lei 130/14, do executivo, que autoriza a concessão de auxí-

Veja, a seguir, as matérias que foram aprovadas, por unanimidade, segunda-feira à noite na Câmara de Vereadores de Carazinho. lio financeiro ao Serviço Social do Comércio (SESC) no valor de R$ 5 mil. Objetivo: custear as despesas da “Copa Diário AM SESC de Futsal” - conforme solicitação feita por meio do OP 241/ 2014. - Projeto de Lei 131/14, do executivo, que autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2014 e transferência de recurso do Legislativo para o Executivo a fim de destinar R$ 5 mil ao SESC. - Projeto de Lei Complementar 008/ 14, de Rudi Brombilla, que inclui a alínea “d” ao art. 116 da Lei Complementar nº 003, de 1985 (Código de Posturas), proibindo o comércio ambulante nos terminais rodoviários. VOTAÇÃO PROTELADA O Projeto de Lei 113/14, do executivo, que autoriza a contratação emergencial de 10 médicos de ESF (Estratégia de Saúde da Família), teve parecer de inconstitucionalidade derrubado em plenário e seguiu para a comissão de Ordem Econômica e Social. Pode ser votado na próxima semana.


Geral

Betão sugere mais agilidade na implantação do Samu Na sessão legislativa de segunda-feira (10/11) o vereador Betão (PMDB/NãoMe-Toque) lembrou que está se aproximando o final de mais um ano e que é preciso fazer uma avaliação sobre as ações empreendidas na esfera pública. Ele acha importante destacar o que foi realizado de positivo, mas também refletir sobre os compromissos assumidos diante da popula- Betão ção e que não foram e nem serão atendidos até o final de 2014. Noticiou-se durante a semana que o município sofre com o atraso no repasse de recursos para a saúde. Que vários programas em andamento, criados pelos governos federal e estadual, estão com as verbas correspondentes atrasadas. Ressaltou o vereador que os governos federal e estadual sempre foram ágeis para “municipalizar” os serviços e obrigações, mas muito lentos para pagá-los. Como não é possível simplesmente paralisar os programas resta ao município fazer frente às despesas. E isso, conforme noticiado, tem causado prejuízos uma vez que afeta outras ações que deixarão de ser executadas. Betão espera que isso não venha a contribuir para a falta de medicamentos, pois esse é sempre um problema que atinge a população de menor poder aquisitivo, em especial os aposentados. Em janeiro deste ano, foi noticiada, pelo então prefeito, a “aprovação”, pelo Ministério da Saúde, do projeto SAMU. Segundo o prefeito anunciou na ocasião, ainda no início do ano de 2014 o município seria contemplado com uma unidade do SAMU, pois seriam acionadas as lideranças políticas aliadas para agilizar a entrega do veículo e a efetiva implantação do sistema. “Estamos em meados de novembro e não se fala mais no assunto. A última notícia regional conhecida é que até o município de Tio Hugo já está com o SAMU em pleno funcionamento”, disse Betão. RS-142 Lembrou ainda Betão que, em agosto

do ano passado, quando fez pronunciamento na tribuna sobre a precária situação da RS-142, sugerindo ao chefe do Poder Executivo que tomasse a dianteira em uma forte ação para resolvê-la, foi criticado, houve reclamações de colegas, enfim, não foi bem compreendido. Depois de uma fracassada operação tapa-buracos, executada às pressas antes do início da Expodireto 2014, a situação voltou ao que era antes, ou seja: uma rodovia esburacada e sem acostamento. Mas o pior de tudo é que essa situação contribuiu para levar mais um jovem à morte, como todos sabem, em acidente com um ônibus lotado de trabalhadores, que deixou ainda vários feridos. Agora, as pessoas de boa vontade e preocupadas com a difícil situação da rodovia, estão promovendo um abaixo-assinado com a finalidade de sensibilizar o governo do estado. Na sequência, esperase que haja êxito com o movimento que vem sendo organizado com a participação dos poderes constituídos nos municípios. É importante também que as empresas e as pessoas da sociedade se mobilizem que façam parte desse protesto como forma de fortalecer o movimento. Betão disse também que, se isso fosse num país sério, o mínimo que aconteceria é a responsabilização de quem autorizou e de quem executou a operação tapa-buracos. Essas autoridades e empresas deveriam ser condenadas a devolver aos cofres públicos os valores gastos nesse serviço malfeito. (Assessoria de Imprensa do Vereador)

SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014 - 5

Seara deverá ser realizada em janeiro O prefeito Renato Süss recebeu, em seu gabinete na tarde de 11 de novembro, integrantes da comissão organizadora da 19ª Seara da Canção Gaúcha marcada para o período de 14 a 17 de janeiro no Parque Vali Albrecht. A pauta da reunião girou em torno da captação dos Comissão organizadora esteve recursos (públicos e priva- reunida na tarde de 11 de novembro dos) necessários para a realização do evento... Também foram defi- dedicada a Carazinho, receberá R$ nidas as premiações: 1º lugar - R$ 2.000,00. Regulamento e ficha de inscri10.000,00, 2º - R$ 6.000,00 e 3º R$ ção já estão disponíveis no site www.sea4.000,00. A melhor canção, com temática radacancao.com.br.


6 - SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014

Política

Tapera recebe menção honrosa por incentivar a cultura

Empresa Glória continua a serviço de Carazinho

O Teatro Dante Barone em Porto Alegre abrigou, no dia 11 de novembro, solenidade de entrega do 13º Prêmio Gestor Público. Na ocasião também foi lançado o livro Boas Idéias Mudando Vidas. O acontecimento reuniu prefeitos, deputados e demais lideranças Prefeito Ireneu Orth recebeu a Menção Honrosa políticas do estado. O Prêmio Gestor Público é organizado pelo Sindifisco (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS) em parceria com a Afisvec (Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS). Objetiva reconhecer, publicamente, ações desenvolvi- Apresentações de integrantes do projeto “Arte e Cultura das por administra- por Toda a Parte” foram sobremaneira elogiadas ções municipais que APRESENTAÇÕES apresentem resultados positivos para a Os grupos de arte circense e de flauta sociedade. doce, o Coral Infantil A União Faz a Vida e TAPERA O município de Tapera recebeu Men- a Banda Musical de Tapera foram responção Honrosa, na ocasião, pelo projeto Arte sáveis por recepcionar o público que e Cultura por Toda Parte - que oportuniza prestigiou o 13º Prêmio Gestor Público. vinte atividades extracurriculares (em tur- Já no Teatro Dante Barone foi a vez dos no inverso ao das aulas) para jovens e cri- grupos de dança, de violino e de arte ciranças. A coordenação do projeto é da Se- cense e do Coral Infanto-Juvenil A União cretaria de Educação, Cultura, Desporto Faz a Vida de Tapera se apresentarem... “Crianças e jovens do nosso município tie Lazer. O projeto Arte e Cultura por Toda Parte veram a oportunidade de mostrar um pouhavia recebido, em 2013, o Prêmio Gestor co do que aprenderam em razão do projePúblico. Em 2012 Tapera recebeu certifi- to. Foi maravilhoso presenciar este mocado de Honra ao Mérito em razão do pro- mento”, comemorou o prefeito Ireneu Orth. jeto Caravana da Leitura.

O prefeito Renato Süss anunciou, oficialmente, na manhã de terça-feira (11/11), o resultado da licitação do transporte coletivo urbano.

Vereadores dialogam com a JCI A diretoria da JCI de Carazinho esteve reunida, quarta-feira (12/11) com a secretária municipal de administração, Cecilia Bertoldi, e com os vereadores Orion Albuquerque (PSDB) e Eduardo Assis (PSD). A entidade, que é presidida por Cristiane Carla Zolet, está buscando parce- Orion e Eduardo vêm conversando com rias para o próximo ano, lideranças dos mais diferentes setores da sociedade inclusive no que diz respeito ao uso da sede localizada nas proximi- teve presente à reunião. Conforme o veredades do Grêmio Aquático. Uma idéia é ador Orion: “é uma entidade que merece compartilhar o espaço com alguma enti- todo respeito e reconhecimento pelo sucesdade de caráter social que possa, ao mes- so com que realiza ações como por exemmo tempo em que possa utilizar o espa- plo o concurso Oratória nas Escolas, preço, contribuir para a manutenção do pré- miando jovens talentos como Gabriel dos Santos, que hoje é estagiário na prefeitura dio. Angela Sturmer, que já atuou como municipal de Carazinho”. (Assessoria de presidente da JCI Carazinho, também es- Imprensa)

O prefeito Renato Süss homologou, terça-feira (11/11), o resultado da licitação de 21/10

A Empresa Glória venceu a licitação de 21 de outubro/2014 e vai continuar responsável pelo transporte coletivo urbano em Carazinho. Esta organização empresarial serve a população do município há 55 anos (desde 1959). O anúncio oficial foi feito, terça-feira de manhã, pelo prefeito Renato Süss. A tarifa, conforme já foi amplamente divulgado, será de R$ 1,65. A empresa, porém, tem prazo de sessenta dias para se adaptar ao que foi estabelecido no pleito licitatório. A tarifa atual é de R$ 2,40. Na recente licitação a Empresa Glória apresentou R$ 1,65. Uma das concorrentes propôs R$ 1,98 e a outra R$ 2,18. Vitoriosa nessa contenda a Empresa Glória terá que pagar à prefeitura uma outorga de R$ 1.000.000,00. Esses recursos, conforme o prefeito Renato Süss, deverão ser investidos no aprimoramento dos terminais de transporte. CONDIÇÕES CONTRATUAIS Veja alguns pontos do contrato firmado pela prefeitura com a Empresa Glória... “O reajuste tarifário será feito anualmente ou sempre que a inflação acumulada for superior a 10% a partir do último reajuste, sempre devidamente comprovada por apresentação de Planilha Tarifária.” “O reequilíbrio econômico-financeiro somente poderá ser concedido a partir do

terceiro ano do início da concessão, mediante prévia justificação, embasada em dados técnicos que indiquem o necessário e eventual restabelecimento da equação econômico-financeira, nos termos da legislação pertinente, não descurando de sua adequação a patamares compatíveis com a capacidade de pagamento dos usuários do serviço.” “Por motivo de interesse público, o Poder Concedente poderá estabilizar ou reduzir o valor da tarifa, a qualquer tempo, de forma a garantir a sua modicidade ao usuário, desde que fique assegurada a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato.” “O gerenciamento e fiscalização do objeto do presente contrato serão de inteira competência da Secretaria Municipal de Planejamento ou outro órgão técnico, por delegação do Chefe do Poder Executivo Municipal.” “A concessionária deverá manter no município de Carazinho, durante a vigência da concessão, instalações destinadas à administração específica do objeto da presente licitação, com escrituração de natureza contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária e demais registros.” O contrato com a Empresa Glória tem a duração de dez anos. Pode ser prorrogado por mais três anos.

Imóvel retorna ao patrimônio do município de Carazinho O imóvel onde funcionava o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em frente à Igreja Nossa Senhora da Glória, é novamente patrimônio do município de Carazinho. Os documentos de reversão do que havia sido doado ao Senai (Escritura) foram assinados, quinta-feira à tarde (13/ 11), no gabinete do pre- Escritura foi assinada no feito Renato Süss. início da tarde de quinta-feira Estavam presentes os dirigentes da Fundetec (Fundação Edu- Senai foi representado pelo diretor José cacional e Tecnológica de Carazinho). O Zortéa.


Política

CARAZINHO (54) 3331-1883 NÃO-ME-TOQUE (54) 9971-7153

SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014 - 7

Anúncio em jornal é um vendedor do seu produto 24 horas por dia

“Queremos uma história duradoura”, destaca o presidente da Cotrijal

Liga Feminina de Combate ao Câncer fará uma Blitz da Saúde

Olhares atentos, sinceros, de curiosidade. Alguns marejados, outros com o brilho renovado. Na terçafeira (11), a lida na lavoura foi interrompida mais cedo por produtores dos municípios de Esmeralda, Pinhal da Serra e arredores. No encontro promovido pela Cotrijal, que teve início às 20 horas, agricultores pude- A cooperativa representa nova esperança para ram conhecer um pou- produtores traumatizados por frustradas experiências co mais do trabalho da cooperativa, hoje uma referência em agricultura da região. Só nos resta dizer que tecnologia, assistência técnica e respeito somos parceiros de agora para frente”, desao produtor. A reunião contou com a pre- tacou. O presidente da Câmara de Vereadores sença de produtores da região, autoridades, direção, conselheiros e colaborado- de Esmeralda, Vilmar Savi Mondo, deu as boas-vindas e se colocou à disposição para res da Cotrijal. Por cerca de uma hora, Nei César trabalhar pelo cooperativismo. “A gente aqui tem sofrido muito e não é Mânica apresentou ações e a filosofia da “Família Cotrijal”. Também reforçou a im- com o clima. Já perdemos com a madeira, portância da presença da cooperativa na com a ovelha e com o gado. A última esperegião. “Temos potencial para ampliar rança que temos é com o grão. Que Deus e nosso trabalho aqui. Viemos para somar. a Cotrijal nos ajudem porque estamos canO produtor desta região é comprometido sados de levar calote”, enfatizou o presie fiel e queremos construir uma história dente do Sindicato Rural de Esmeralda, José duradoura”, destacou. Ele ainda deixou Valfredo de Lemos. Produtores estão claro ao grupo de agricultores que a confiantes na cooperativa Cotrijal não medirá esforços para levar O agricultor Cassiano Silveira Gervin, tecnologia, conhecimento e soluções. Visivelmente emocionado e ciente do 30 anos, que tem lavouras em Esmeralda e desafio que tem pela frente, o gerente da Pinhal da Serra, fala olhando nos olhos e é nova unidade da Cotrijal em Esmeralda, isso que ele espera da Cotrijal: transparênRonei Raber, reafirmou que a intenção da cia e seriedade. Ele aprendeu essa lição com cooperativa é somar. “É uma região que o pai, o produtor Acácio Gervino, de 62 tem um enorme potencial. Queremos que anos. “A região necessita de uma empresa o produtor perceba que a Cotrijal está aqui idônea, transparente e que possa fornecer para ajudá-lo a produzir mais e melhor”, a tecnologia e o conhecimento para que aumentemos cada vez mais a produção. E adiantou. “Sozinho ninguém faz nada. A vinda a Cotrijal nos passa essa confiança”, disse da Cotrijal é importante não só para o pro- Cassiano, que já se associou à cooperativa. PRESENÇA DA COTRIJAL - Além do dutor, mas também para a economia da região”, enfatizou o prefeito de Esmeral- presidente Nei César Mânica, a Cotrijal foi representada no encontro pelos superintenda, Ailton de Sá Rosa. Já o prefeito de Pinhal da Serra, dentes, integrantes dos conselhos Fiscal, Ivandro Birck, disse que estava muito de Administração e dos Representantes dos satisfeito com a presença da cooperativa Líderes de Núcleo, o gerente da unidade de na região. “Fiquei muito contente ao ver Esmeralda, Ronei Raber, dentre outros coa forma como a Cotrijal chega a Pinhal e laboradores. (Assessoria de Imprensa da Esmeralda. Um passo importante para a Cotrijal)

Foi realizado, na tarde de 12 de novembro no Sindicato dos Bancários de Carazinho, mais um encontro, organizado pela Liga Feminina Combate ao Câncer, com pessoas que fizeram - ou ainda fazem - tratamento de quimioterapia ou radioterapia. A atividade integra o programa desenvolvido no município em razão do chamado Novembro Azul. Foram confeccionaCartões de natal serão entregues na Blitz da Saúde dos, na ocasião, cartões de natal que serão distribuídos na Blitz cisava para lutar pela vida e vencer a doenda Saúde - marcada para 17 de novem- ça... Superei, inclusive, uma depressão que bro. Nos encontros, segundo voluntárias surgiu após o diagnóstico.” LIGA da liga, são oportunizadas atividades reA Liga Feminina de Combate ao Câncer creativas e palestras com médicos, psié uma entidade filantrópica que auxilia pescólogos e terapeutas. soas, de todas as faixas etárias, MOTIVAÇÃO Entre as dezenas de pessoas presen- diagnosticadas com câncer. Veja, a seguir, tes no encontro de 12 de novembro esta- as próximas atividades organizadas pela liga: - 17/11 (Dia Mundial de Prevenção ao va Noraldino da Silva. “Comecei a participar das atividades organizadas pela liga Câncer de Próstata) - Blitz da Saúde na após ser diagnosticado, em 2005, com Praça Albino Hillenrand. Início: 14 horas. - 19/11 - Palestra na Rotoplastic. Tema: câncer de próstata... Fui convidado, por uma voluntária, para participar dos en- Prevenção de Acidentes no Local de Tracontros - onde recebi o incentivo que pre- balho.

Cavalieri Aldo Alessandri faz doação para o museu O Cavaliere da República Italiana e presidente do Comitato Piazza Itália de Passo Fundo, Aldo Alessandri, esteve, na tarde de 12 de novembro, na prefeitura. Formalizou a doação de dez quilos de moedas antigas para o Museu Olívio Otto. “Esta é uma singela homenagem que presto a sociedade de Carazinho... Dez quilos de moedas antigas foram doados Foi a maneira que enpor Aldo Alessandri ao Museu Olívio Otto contrei de contribuir com esta cidade que tanto estimo e admi- Bombrila - representado, na ocasião, por Cassiano Leirias. Para o secretário geral de ro.” Aldo Alessandri fez também a entrega governo, Vilson Paese, Aldo Alessandri ende um estojo - com três moedas antigas - tregou um diploma de Honra ao Mérito pelo para o prefeito Renato Süss e para o pre- empenho em auxiliar entidades que difunsidente da Câmara de Vereadores Rudi dem a cultura e os costumes dos italianos.


8 - SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014

Geral

Desenvolvimento regional é tema de reunião-almoço da Acic A Acic recebeu em sua reunião-almoço de 11 de novembro o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Passo Fundo) Marco Mattos e o secretário de desenvolvimento de Passo Fundo Carlos Eduardo Lopes da Silva. O tema foi o desenvolvi- Presidente da Acisa Marco Mattos destacou a mento regional. parceria que sua entidade mantém com a Acic O presidente Jocélio Cunha falou sobre a importância referências que dão certo em outros munida parceria entre as entidades represen- cípios para aplicar em Passo Fundo, expetativas do meio empresarial dos municí- riência esta que tem dado certo, buscando pios da região em busca de diversas de- sempre sintonia com as demais secretárias mandas importantes para o desenvolvi- e principalmente com o meio ambiente penmento da região norte do estado. sando na importância do desenvolvimento O presidente da Acisa Marco Mattos sem prejudicá-lo. iniciou sua fala ressaltando a parceria de Jocélio Cunha ressaltou a importância atuação com a Acic de Carazinho nas cau- da união das entidades da região, bem como sas regionais, bem como a “sintonia fina” também dos poderes executivo e legislativo, que a entidade de Passo Fundo tem com a fim de viabilizar os investimentos tão nea poder executivo, mais precisamente com cessários em infraestrutura da região. “O a secretaria de desenvolvimento do mu- desenvolvimento regional passa por esta nicípio. Destacou que Passo Fundo não união, onde desta forma e com este nível pode ser uma cidade que pensa somente de organização poderemos ousar sonhar dentro dos seus limites territoriais e sim com conquistas maiores, não é mais posdeve pensar em todas as suas dimensões. sível enxergarmos Carazinho de forma isoSendo assim, deve firmar parceria com lada.” as demais Aci’s da região para formatar O presidente da Acic agradeceu a preestratégias e buscar atender as demandas sença de todos, especialmente dos ilustres da região. Estão entre as demandas res- convidados. Convidou a todos para o evento saltadas pelo presidente, melhorias nas RS- de posse da nova diretoria, que ocorrerá 324, BR-285 e BR-386, a ferrovia norte e no dia 21/11, na Bier Site, a partir das 20 sul e a melhoria do aeroporto Lauro Kortz. horas. Aproveitou também, para apresenO secretario de desenvolvimento tar a todos os presentes a agenda da entiCarlos Eduardo destacou algumas ativi- dade para as próximas reuniões-almoço, dia dades realizadas por ele a frente da se- 25/11 contará com a presença da reitoria cretaria entre elas, a parceria com a Acisa da Ulbra Canoas e no dia 1/12 terá a partiaproximando os líderes do município aos cipação do reitor da Universidade Federal voluntários e empresários que fazem parte da Fronteira Sul Jaime Giolo. (Assessoria da entidade. Afirmou que busca sempre de Imprensa da Acic)

Cotrijal participa do maior evento de gestão da América Latina De 3 a 5 de novembro, São Paulo recebeu mais uma edição do maior encontro sobre gestão da América Latina, a 14ª edição da HSM ExpoManagement. Neste ano, o evento reuniu mais de 700 presidentes e executivos do alto escalão de empresas e governos e, ainda, mais de cinco mil líderes vinculados a todos os setores da economia nacional. A Cotrijal foi represen- Nei César Mânica, à esquerda, com o Ram Charan, tada pelo presidente Nei um dos grandes “experts” do mundo em gestão César Mânica e pelo superintendente Administrativo-Financeiro autoridade mundial em storytelling e autor Marcelo Ivan Schwalbert. do best-seller Story, publicado em vários Segundo Mânica, o encontro serviu idiomas. Ao longo de todo o dia, os reprepara aprofundar o conhecimento na área sentantes da Cotrijal também puderam de gerenciamento, levando em conta as acompanhar palestras como: Capitalismo mais modernas estratégias de gestão. O consciente: liberando o espírito heróico das que ficou claro para os líderes cooperati- empresas, com Raj Sisodia; The Integrators: vistas presentes é que para as cooperati- A nova competência dos grandes líderes, vas permanecerem no mercado deverão com Ram Charan; Cidades inteligentes ou ficar atentas às mudanças e se adequar. cidades humanas?, com Nina Lualdi e “Foi uma oportunidade de ampliar os ho- Rodrigo Diestman; Big Data em ação: derrizontes e compreender como um acon- rubando mitos, revelando oportunidades, tecimento globalizado pode influenciar nos com Thomas Davenport; e Psicologia ponossos negócios”, destacou. sitiva: a ciência da felicidade no trabalho, Dentre os palestrantes do último dia com Alexander Osterwalder. (Assessoria do evento, estava Robert McKee, maior de Imprensa da Cotrijal)

Festa no Bairro Arlindo Hermes atrai centenas de pessoas Foi realizada, no dia 9 de novembro, mais uma festa popular no Bairro Arlindo Hermes (Não-Me-Toque). A organização ficou a cargo da Comunidade Católica Sagrada Família. O programa festivo teve início, ao meio-dia, com almoço à base de churrasco e tradicionais acompanhamentos. Os festejos continuaram à tarde com divulgação dos nomes das sobe- Soberanas da festa posaram para fotografia ao ranas e apuração de uma rifa lado de integrantes da comissão organizadora (ação entre amigos). Os AÇÃO ENTRE AMIGOS embalos ficaram por conta da Banda Só Os prêmios da ação entre amigos, apuAlegria. Centenas de pessoas, segundo os organizadores, marcaram presença no rada durante a festa, ficaram com: 1º/R$ 1.000,00/n° 0032 - Gordo Tecnologia, 2º/ acontecimento. Integram o quadro de soberanas da R$ 500,00/n° 3908 - Rodrigo Hoffmann, festa: Clara Sabrine Frank (rainha), 3º/Churrasqueira/n° 3179 - Everton Djesseli Vanessa Ribas Raschte (1ª prin- Breancini, 4º/Cafeteira e cadeira dobrável/ cesa) e Sabrini Emanueli Petry (2ª prin- n° 0125 - Vilmar Silva e 5º/Liquidificador e faqueiro/n° 1597 - Laurindo Ugai. cesa).


Geral

Carlos Alberto Bacher O MESMO ASSUNTO Questões repetitivas costumam desagradar. Falar sempre sobre o mesmo tema é cansativo e com o passar do tempo as pessoas perdem o interesse e elegem outra questão como foco de discussão. Mas isso não acontece quando se trata de um problema que afeta o cotidiano de todos, quando interfere no estudo, no trabalho e no lazer. E fica mais evidente ainda quando o problema não recebe nenhuma atenção do poder público e se transforma em agente causador de tragédias familiares e sociais. A partir de então, torna-se assunto pontual. Refiro-me à nossa velha estrada denominada RS-142. Não há como desviar o foco da nossa preocupação. E não dá para calar diante de ações governamentais enganosas, que vieram para iludir a população. Em fevereiro passado sugeri uma reflexão sobre a grande distância entre a contribuição econômica de nosso município e região e o retorno em infraestrutura por parte do governo estadual. Falei da “fúria arrecadadora” do estado que de nós tudo tira e que pouco devolve para compensar. Mas, logo em seguida, os governantes autorizaram uma obra emergencial, uma operação tapa-buracos de péssima qualidade que, após oito meses, já desapareceu. Isso significa a penalização múltipla da população que paga os tributos. Sim, porque o contribuinte paga para ter um governo, para sustentar a sua estrutura, o seu funcionamento, os seus gastos sempre acima do limite... Paga para que o governo realize a obra que tanto necessita, mas logo depois se dá conta de que foi enganado mais uma vez, pois a obra era de mentira. E passados alguns meses dessa obra de mentira, esse mesmo contribuinte é obrigado a trafegar por uma estrada tão precária quanto se encontrava antes. E pior, é obrigado a velar mais filhos de sua terra que perdem a vida em curvas e buracos. A empresa que executou a obra e quem a autorizou sem fiscalizar a sua execução, ao que parece, nada sofrerão. Vivemos, neste momento, em grande expectativa diante da eleição do governador do estado. Setimo-nos honrados em fazer parte da militância que o elegeu, fortalecendo a esperança de novos tempos, de um olhar mais atento sobre a nossa região. Mas, ao mesmo tempo, tomamos conhecimento da situação dramática das finanças do Rio Grande do Sul, cujo déficit acumulado engessa o novo governo mesmo antes de tomar posse. (Carlos Alberto Bacher/Betão - vereador do PMDB/Não-Me-Toque/RS)

SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014 - 9

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS:

Palestra motivacional tem apoio da entidade

BAILE DO CHOPE CLUBE UNIÃO 2014

CONVITE

Equipes que trabalharam na organização e apoiadores do evento com o palestrante (de terno)

O Sindicato dos Comerciários de Carazinho e Região foi um dos apoiadores da palestra motivacional realizada no auditório do Colégio Notre Dame Aparecida, em Carazinho, que aconteceu na noite de segunda-feira, dia 10 de novembro. O evento teve como palestrante o mestre em gestão de recursos humanos e professor Glézi Schneider, de Passo Fundo. Por mais de uma hora o palestrante falou para um bom público, que praticamente lotou o auditório. Em sua apresentação o palestrante deu destaque a pontos importantes para a realização pessoal e profissional dos trabalhadores, bem como da classe empre-

sarial. Citou a importância que tem o relacionamento amigável entre os profissionais que atuam no mercado de trabalho, principalmente dentro da empresa. Colocou o espírito de equipe e a organização como pontos fundamentais na vida das pessoas. “Aprender também deve ser visto como uma constante em nossas vidas”, disse. Para o presidente do sindicato, Ivomar de Andrade (Tomate), a palestra colaborou para que as pessoas tenham otimismo e força de vontade para vencerem as dificuldades que possam surgir na vida. A palestra foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Sindilojas.

A diretoria do Clube União de Não-Me-Toque convida a todos a participarem do tradicional Baile do Chope que será realizado no dia 29 de novembro. A diretoria do clube decidiu fazer algumas mudanças e criou uma nova proposta para o baile. Isto para que, neste ano, tudo seja mais organizado. Para sócios o ingresso terá custo de R$ 60,00. Para não sócios: R$ 75,00. O ingresso inclui mesa, chope liberado e um prato de cuca com linguiça. Aqueles que quiserem comprar uma mesa bem localizada terão adicional de R$ 100,00. Pelo comparecimento de todos a diretoria agradece antecipadamente.

Baile de kerb A Comunidade Evangélica de NãoMe-Toque fez, na noite de 8 de novembro, mais um baile de kerb. Quatrocentas e cinquenta pessoas marcaram presença no acontecimento. O programa festivo teve início, às 20h30min, com jantar à base de pratos típicos da cultura alemã. A animação foi confiada a Banda Só Alegria.


10 - SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014

Geral

O MUNICÍPIO DE CARAZINHO e a fiscalização da poluição sonora na cidade!? Há uma enorme reclamação da sociedade para minimizar o problema da poluição sonora. Porém, tal reclamação nunca foi integralmente acatada e, pior, não tem havido efetiva fiscalização por parte do município, fator preponderante para a continuidade dos abusos na cidade. Ao longo dos anos, houve uma série de documentos (boletins e extratos de ocorrências), declarações, representações e abaixo-assinados, notificações, tanto na mídia escrita como falada noticiando a prática de poluição sonora nos mais diversos locais e estabelecimentos da cidade de Carazinho. A fiscalização que deveria ser feita pelo Município de Carazinho, em verdade, é absolutamente inexistente, inerte ou, no mínimo, insuficiente, só ocorrendo, via de regra, após provocação do Ministério Público. Assim agindo, o Município de Carazinho vem descumprindo suas obrigações (Fiscalização do Código de Posturas), permitindo, por omissão, que inúmeros abusos decorrentes do uso de aparelhos sonoros aconteçam pela cidade, sem qualquer fiscalização efetiva, prévia ou posterior, razão pela qual essa denúncia é necessária no intuito de sanar ou minorar o problema que muito tem atormentado toda a população local. Como se sabe, o meio ambiente é tutelado constitucionalmente, sendo extraído da Carta Magna que o Poder Público não pode negar esforços visando a sua proteção. É o que se infere do artigo 225 da Constituição Federal: “Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do provo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações.” Portanto, um dos objetivos da norma é a sadia qualidade de vida, que é impossível de ser mantida em um ambiente hostil, com ruídos excessivos, que impossibilitam o sossego e o descanso. Sobre a importância do sossego e da tranquilidade, observe-se a lição de Valdir Sznick, ao comentar a contravenção de perturbação do sossego alheio: “Tem-se aqui a repressão à poluição sonora, preocupação muito grande hoje em dia”. Protege-se a tranquilidade, o repouso noturno e a paz. A proteção é à tranquilidade, que é necessária ao repouso e ao trabalho. Ambos - repouso e trabalho - é o esteio da humanidade... Mesmo em exercício de atividade legítima não se tem o direito de prejudicar o repouso ou trabalho dos demais. Antigamente os ruídos eram pequenos e raros: o chiado do carro de boi ou o chapinhar dos cavalos que conduziam as carruagens, o trotarem de animais carregando mercadorias. Ouvia-se até o ciciar do vento na copa das árvores, o chilrear dos passarinhos. Com o progresso, tudo isso ficou nas lembranças. O ruído provoca uma diminuição da potencialidade do indivíduo, dispersando a sua atenção, impedindo a concentração, e chegando a ser incômodo à própria saúde: aos nervos, abalando-os, causando irritabilidade e provocando, em grau mais intenso, perturbações mentais...” (Contravenções Penais, EUD, Livraria e Editora Universitária de Direito Ltda., 1987, págs. 244 e 248). A Constituição Brasileira contempla como fundamento republicano “a dignidade da pessoa humana” (artigo 1º, III), princípio indissociável do direito à vida (artigo 5º, caput), cujo pleno exercício depende da sadia qua-

lidade proporcionada por um ambiente ecologicamente equilibrado (artigo 225, caput). A prática de poluição sonora é atividade ilícita, ofensiva ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, que encontra previsão na própria legislação penal, estando tipificada no artigo 54 da Lei nº 9.605/98 (poluição) ou, quando menos, na contravenção do artigo 42 da LCP (perturbação do trabalho ou do sossego). A Constituição Federal estabelece a função social da propriedade e a defesa do meio ambiente como princípios da ordem econômica, de modo que o exercício do direito de propriedade deve inarredavelmente cumprir a sua função social, sendo vedado o seu uso nocivo como fonte de degradação ambiental, inclusive no que concerne à poluição sonora. O artigo 3º, inciso III da Lei de Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81) define poluição como “a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos”. A ocorrência de poluição sonora, definidos como tais pelo artigo 81, parágrafo único, inciso I do CDC (Código de Defesa do Consumidor) “os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato”. A poluição sonora consiste na emissão de barulho, ruídos e sons em limites perturbadores da comodidade auditiva, repercutindo gravemente na saúde humana afetando a audição, provocando dor e podendo mesmo danificar de forma irreversível o mecanismo fisiológico da audição, além de provocar estresse elevado nas suas vítimas. O sono fica profundamente afetado pelo ruído, tendo como reflexo uma menor produtividade do indivíduo em suas atividades laborais, dificuldades em desempenhar tarefas que exijam concentração, colocando em risco a sua integridade física. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem constatado que trabalhadores expostos à continuada poluição sonora têm apresentado negativos efeitos psicológicos, distúrbios neurovegetativos, náuseas, cefaléias, irritabilidade, instabilidade emocional, redução da libido, ansiedade, nervosismo, perda de apetite, sonolência, insônia, aumento da prevalência de úlcera, hipertensão, distúrbios visuais, consumo de tranquilizantes, perturbações labirínticas, fadiga, redução da produtividade, produzindo significativo aumento do número de acidentes, de consultas médicas, do absenteísmo etc. (OIT, 1980 ; WIIO, 1980 ; Quick e Lapertosa, 1983 ; Gomes, 1989). A qualidade de vida em Carazinho vem sendo continuamente agravada pela poluição sonora, em prejuízo da saúde e do bem estar da população, tendo aumentado significativamente o número de ocorrências em razão do uso abusivo de equipamentos sonoros, especialmente as decorrentes de atividades sociais e recreativas, pela inobservância das regras e ausência de controle e monitoramento dos padrões de qualidade fixados pela legislação pertinente. Está evidenciado que o Município de Carazinho vem descuidando de seu dever constitucional e legal de ze-

lar pela higidez do meio, deixando de realizar verdadeira e efetiva fiscalização. A Constituição da República estabelece que: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas. O Código de Posturas do Município prevê: Art. 174 - É proibido sob pena de multa, além de outras que forem cabíveis ao caso: b) perturbar o sossego público com ruídos ou sons excessivos e desnecessários; Nesse caso, nos termos da Constituição Federal, e do Código de Posturas local, compete ao Município de Carazinho, no âmbito do seu território, a autorização para instalação e funcionamento das atividades industriais, comerciais, sociais e recreativas, fixas ou móveis, bem como a sua fiscalização, devendo determinar as exigências de adequação acústica dessas atividades aos padrões legais, concomitantemente à sua instalação e previamente ao seu funcionamento, mediante a exigência de elaboração de projetos e a implantação de medidas pelo interessado, que garantam a observância dos limites regulamentares para a emissão de ruídos e as regras do zoneamento, sem prejuízo do licenciamento ambiental pelo órgão municipal, no caso de atividades com impacto ambiental local (Resolução CONAMA nº 237/97, artigo 6º), e, ainda, que o licenciamento ambiental constitui exigência legal prévia à construção, instalação e operação de toda e qualquer atividade efetiva ou potencialmente poluidora, sem prejuízo da fiscalização dos estabelecimentos já existentes e em funcionamento. Torna-se necessária, portanto, uma ação firme e abrangente do Município, no sentido de fiscalizar e fazer-se cumprir, nas atividades e eventos que promove por meio de seus órgãos ou que autoriza a terceiros, e de exigir o cumprimento dos padrões de emissão de ruídos sonoros e das regras do zoneamento, estabelecidos pela legislação, bem assim controlar e fiscalizar, pelo uso do seu Poder de Polícia Administrativa. O Município tem o dever constitucional e legal de agir para adequar os estabelecimentos aqui sediados, cumprindo e fazendo cumprir as regras que regem essa matéria, fiscalizando, inclusive previamente, a eventual ocorrência de poluição sonora. Na minha opinião está havendo uma pequena distorção da lei, quando na mídia escuto que os fiscais de trânsito seriam os responsáveis a efetuar fiscalização quanto ao que diz o código de posturas, esta tarefa perante a fiscalização no que rege a lei 03/85 ou seja, lei complementar do código de posturas do município de Carazinho, é uma atribuição do SETOR DE FISCALIZAÇÃO da prefeitura municipal de Carazinho e não do Departamento de Trânsito. Os fiscais de trânsito neste sentido têm obrigação de fiscalização na BALADA SEGURA, que tem por objetivo educar e fiscalizar a combinação mortal de álcool e direção, e não o código de posturas municipais, esta atribuição de outro segmento de fiscalização do município de Carazinho. Espero ter ajudado com minha contribuição perante um assunto de amplo debate em nossa cidade. Um abraço!!! (Assina: um leitor assíduo do Correio Regional sempre preocupado com as boas causas de Carazinho)


Geral

Carazinho tem a passagem mais barata do RS Quando as boas políticas públicas são implementadas no município como aconteceu em Carazinho na gestão Renato e Dr. Élbio, onde na conclusão da licitação referente a exploração dos serviços públicos de Transporte Coletivo Urbano, fazendo com que Carazinho se torne exemplo pela forma de governar austera e dentro da legalidade realizada pelo Prefeito Renato Süss. Tornouse realidade a expressiva redução da tarifa de R$ 2,40 para R$ 1,65 atingindo com essa medida a maioria da comunidade carazinhense. O município torna-se um marco com a menor tarifa do Estado para o transporte coletivo urbano beneficiando sobremaneira os trabalhadores que utilizam diariamente o transporte público. Conforme o Prefeito Renato Süss “a licitação foi totalmente aberta, limpa e idônea, com a presença da imprensa e interessados, sempre com toda a transparência”. (Fernanda Zieppe/Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

Saúde do homem Está marcada, para 19 de novembro na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Bairro Floresta, a Feira de Saúde do Homem. A feira estender-se-á das 13h30min às 17 horas. Serão oferecidos diversos serviços... Entre eles: solicitação de exames, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, avaliação odontológica e testes rápidos de hepatite B e C, de HIV e de sífilis. Também serão fornecidas informações sobre escovação dental, câncer de próstata, alcoolismo e tabagismo.

Apresentado plano de atendimento socioeducativo Na manhã de 12 de novembro estiveram reunidos, no gabinete do prefeito Renato Süss, integrantes da comissão do Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo de Carazinho (Sinase) para apresentar e discutir as políticas referentes as áreas de abrangência do plano com as demais secretarias participantes. Reunião foi realizada no gabinete do prefeito Renato Süss O plano cuja gestora é a Secretaria da Assistência So- formada por representantes do departamencial tem como objetivo estabelecer as to jurídico, Secretaria Municipal de Assisnormativas gerais acerca da criação, tência Social, Secretaria Municipal de Saúimplementação, funcionamento e manu- de, Secretaria Municipal de Educação e tenção dos sistemas municipais de aten- Cultura, Conselho Tutelar e Comdicacar (Conselho Municipal dos Direitos da Cridimento socioeducativo. Segundo a secretária de assistência so- ança e do Adolescente). Também estiveram presentes na reunião cial Thaise Albuquerque: o plano vai alcançar seus objetivos quando as políticas representantes da Secretaria de Desenvolintersetoriais trabalharem em conjunto vimento e do Departamento de Habitação. (Fernanda Zieppe/Assessoria de Impara assim colher os bons frutos. A comissão de elaboração do plano é prensa da Prefeitura)

Recado do leitor Esta fotografia é da equipe que organizou uma festa alemã realizada, na Praça Albino Hillebrand, em julho de 2013. Na verdade nasceu aí a NovemberFest que já teve a sua segunda edição (sábado passado no Ginásio do Grêmio Aquático). Hoje um volume bem maior de lideranças se dedica à organização do festival. Aproveito para registrar Lideranças que fizeram germinar a semente da NovemberFest que o cidadão Erno Raber é quem garantiu, perante a rede de lojas pado pela imprensa durante a 2ª Becker, o patrocínio para o espaço ocu- NovemberFest.

Piso regional “O reajuste de 16% do Piso Regional para 2015 coloca em risco a já debilitada economia gaúcha”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), ao avaliar a decisão do governo do estado de encaminhar a proposta à Assembléia Legislativa. Segundo Heitor José Müller: esse índice mais do que recompõe a diferença em relação ao Mínimo Nacional, quando da sua criação, no ano de 2001.

O presidente da Fiergs salienta que a valorização do Piso Regional não teve contrapartida na geração de empregos formais para o total da economia do Rio Grande do Sul e no crescimento econômico. Müller lembra que no acumulado, entre janeiro e setembro, a geração média de postos de trabalho ao ano, entre 2007 e 2010, foi de 83,8 mil, enquanto nos últimos quatro anos esse número caiu para 76,2 mil. (Assessoria de Imprensa da Fiergs)

SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014 - 11

Clube União em tempo de investimentos

Reformas serão inauguradas no Baile de Chope de 29/11

A troca de cobertura é uma das catorze etapas do projeto de revitalização do Clube União de Não-Me-Toque. O presidente da entidade social, Gervásio Jorge Diel, explica que os investimentos devem ser feitos de forma gradativa, “na medida em que se garante o necessário suporte financeiro”. A inauguração do telhado, que já dá um aspecto mais moderno ao prédio, dar-se-á no dia 29 de novembro, por ocasião do Baile do Chope do Clube União. Espera-se, nessa oportunidade, a presença de grande número de associados. Informações sobre o festival podem ser obtidas pelo telefone 3332-1298. Para completar a reforma do telhado ainda será necessário instalar pára-raios e providenciar o fechamento dos beiras. O investimento, nesta primeira etapa, é de R$ 180 mil. Tornou-se possível com antecipação de locações, doação de material por algumas empresas e, também, valores existentes no caixa do clube.

Ivar Hartmann DIRIGENTES COMUNISTAS: FALSO POVO A lavada de votos que o Sartori, o gringo ali de Caxias, deu no Tarso e sua parceira comunista, é daquelas de mostrar que, mais do que gostar de alternância no poder executivo estadual, o Rio Grande está farto dos prejuízos que Tarso, FEPAM, MST e outros da mesma militância política causam ao Rio Grande. Promessas aos montes, execução ao menos (Tarso), licenças para execução de obras importantes não dadas porque são do interesse de empresários (FEPAM), terras produtivas invadidas por desocupados (MST). O Rio Grande que trabalha quer produzir. O Rio Grande sabe que o empresário que produz necessita empregar e pagar bem. O Rio Grande sabe que não há mais terras ociosas no estado, pelo simples fato de que dão prejuízo certo ao proprietário. Este Rio Grande cansou. E votou no tranquilão, tipo o atual presidente do Uruguai. Não queremos saber de teatros, promessas, luta de classes, inveja de quem tem mais ou sabe mais, ou governante conversa fiada que perde mais tempo conversando e em reuniões eternas (próprias do PT). Porque sabem que durante as reuniões não se precisa trabalhar. E, se o trabalho engrandece, também cansa. Queremos simplesmente viver, ter um padrão digno de saúde, segurança, educação e transporte. Viu Tarso? Tudo isso que tu foste incapaz de trazer para o estado. Vamos lá Sartori. Nós merecemos um Rio Grande melhor. Dilma, a presidenta reeleita pela vontade de menos da metade da população brasileira, deve agora se considerar a responsável pelo país e não Lula. Eleita, toca agora a todos esperar que governe melhor, se afaste do padrinho. Ainda tem tempo de passar à história com louvores. Basta afastar os vigaristas. Por outro lado os brasileiros querem uma oposição acordada, crítica e nacionalista. Ao contrário desta atual, dorminhoca, conivente e personalista. Também responsável pelas dezenas de parlamentares que enriqueceram ganhando propinas da PETROBRAS sob os olhares complacentes de seus colegas de bancada, na Câmara e no Senado. O Congresso Nacional do Brasil se equipara ao Soviete Supremo da Rússia, quando do sanguinário governo comunista. Todos silenciam esperando cair nas boas graças do Chefe do Executivo. Lá a oposição era silenciada com a morte ou exílio na Sibéria. Aqui a oposição é silenciada dando-lhe migalhas. Não chego ao ponto de lembrar que migalhas se dão para cães. ivarhartmann@hotmail.com


12 - SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014

Geral Pizzas (doces e salgadas), massas, canelone, lasanha, frango a passarinho, panqueca doce, polenta frita...

SOM E PELÍCULA COM ADRIANO DE SOUZA

TRÊS AMBIENTES CLIMA TIZADOS CLIMATIZADOS E ÓTIMO ATENDIMENT O TENDIMENTO

Av. Flores da Cunha, 2770 e Av. Flores da Cunha, 2771 Telefones: 54-3331-1234, 54-3331-5531 e 9982-8733, Car azinho-RS Carazinho-RS

Ciência faz parte do cotidiano Foi realizada, na noite de 5 de novembro, na Praça da Mãe em Passo Fundo, a 3ª edição do projeto Física na Praça. A organização foi do curso de física da UPF (Universidade de Passo Fundo). Segundo os organizadores: telescópios, foguetes, pêndulos, braços mecânicos e outras dezenas de equipamentos foram instalados, na Praça da Mãe, para mostrar que a ciência faz parte do cotidiano... “As pessoas puderam observar a lua, o céu e as estrelas... Também conheceram, através de equipamentos que explicam os fenômenos físicos, diversas experiências científicas.” O evento reuniu, de acordo com os organizadores, quinhentas pessoas... “Não percebemos, na maioria das vezes, que a física está inserida no nosso meio. Queremos levar a física para mais perto da população.”

Orientação da Polícia Rodoviária Estadual O trânsito é o segmento da sua própria vida, família, atividades profissionais e lazer. Você sabe o que é distância de segmento? Distância de segmento ou distância de segurança é a distância entre o seu veículo e o veículo que segue a sua frente. Não importa quem somos pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas ou motoristas - todos nós devemos estar atentos e exercer a segurança quando estamos no trânsito. Desde o dia 1º novembro 2014, condutas perigosas como ultrapassar

Quinhentas pessoas estiveram presentes no acontecimento

Seminário sobre resíduos sólidos Na manhã de 7 de novembro o prefeito Renato Süss esteve, em Porto Alegre, participando do Seminário Internacional de Resíduos Urbanos e Energias Renováveis. O seminário tratou sobre aplicação de tecnologias alemãs na área de resíduos sólidos e tratamento de resíduos, bem como incentivar parcerias de tecnologias Prefeito Renato Süss esteve presente no acontecimento entre Rio Grande do Sul e sião para ir a Alemanha, no próximo ano, Alemanha. Segundo o prefeito Renato Süss: os conhecer as usinas de reciclagem.” O evento ocorreu no Hotel Sheraton. empresários alemães querem ser parceiros do Brasil. “Eles convidaram todos os (Fernanda Zieppe/Assessoria de Imprefeitos que estavam presentes na oca- prensa da Prefeitura)

ao vivo Música ingos! aos dom

Buffet livre, de segunda a sábado, a R$ 10,99, com sobremesa por conta da casa.

TELENTREGA DE VIANDA E MARMITEX.

em local proibido, forçar passagem, exibir manobras como “cavalinhos de pau”, arrancadas bruscas, terão multas mais pesadas podendo também ser recolhida a habilitação e o veículo. Em vigor está a Lei 12.971/2014, que alterou artigos do Código de Trânsito, estabelecendo também suspensão para quem forçar passagem entre veículos que estejam ultrapassando e aumentando as penas de prisão para alguns crimes de trânsito. (Da sala de operações do Grupo Rodoviário de Tapera informou Sgt. PILLAR)


Geral

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Nº 2009.71.18.001408-7/RS EXEQÜENTE: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF ADVOGADO: DANIEL PIRES DA SILVA VINICIUS FACENDA EXECUTADO: SUELI APARECIDA PICOLI IRNE MARIA FLOREK

EDITAL N.º 11654878 EDITAL DE INTIMAÇÃO (Prazo: 20 (vinte) dias) O Excelentíssimo Senhor César Augusto Vieira, MM. Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Carazinho, Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, INTIMA, com o prazo de 20 (vinte) dias, o(s) executado(s) SUELI APARECIDA PICOLI, inscrita no CPF sob o nº 450.255.680-72, em lugar incerto e não sabido, para que efetue o pagamento do débito no valor de R$ 20.105,53 (vinte mil cento e cinco reais e cinquenta e três centavos) atualizado até julho de 2014, no prazo de 15 (quinze) dias. Fica o Executado ciente de que, não sendo atendida a determinação, o montante será acrescido de multa no percentual de 10% (dez por cento), nos termos do art. 475-J do Código de Processo Civil. O presente edital será fixado e publicado na forma da lei, para que chegue ao conhecimento de todos. Dado e passado nesta cidade de Carazinho, em 26 de março de 2014. Cesar Augusto Vieira Juiz Federal

SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014 - 13

Saiba como evitar fraudes em empréstimos consignados Ler com bastante atenção todo o contrato é a primeira recomendação feita pelo chefe da Divisão de Consignação em Benefícios, Renato Moura Cavalcanti da Silva, para evitar fraudes em empréstimos consignados realizados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Se ele tiver alguma dificuldade na leitura e/ou na compreensão, deve pedir ajuda para alguma pessoa que seja de sua confiança. É muito importante também que o beneficiário não forneça senhas e documentos para terceiros”, acrescentou. As taxas de juros máximas que podem ser cobradas são regulamentadas. Atualmente, para o empréstimo pessoal, encontra-se em 2,14%, enquanto para o cartão de crédito a alíquota máxima é de 3,06%. Assim, o beneficiário não deve vincular-se por contrato em que as taxas estejam com índices maiores. As taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras autorizadas a realizar empréstimo consignado a segurados estão publicadas

no Portal da Previdência Social, na internet. Especificamente no empréstimo consignado a segurados, os bancos não podem cobrar Taxa de Abertura de Crédito, a “TAC”. É vedada a contratação de empréstimo consignado por telefone. O INSS não indica nenhuma instituição financeira específica para os beneficiários. O beneficiário só pode realizar empréstimos na unidade da federação em que recebe o seu benefício. Por medida de segurança, caso o beneficiário solicite a transferência do benefício para outra unidade da federação, a margem consignável permanecerá bloqueada pelo prazo de sessenta (60) dias. O beneficiário que se sentir lesado, achar que foi vítima de fraude, deve registrar uma manifestação na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. Entre os canais de atendimento da Ouvidoria estão a Central 135 e AutoAtendimento, pela internet. (Assessoria de Comunicação do Ministério da Previdência Social)


14 - SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014

Geral

Região Profissionais da área da saúde fazem curso VICTOR GRAEFF - Profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde fizeram, recentemente em Não-MeToque, o curso Caminhos do Cuidado. Tema: saúde mental (com ênfase no uso de drogas). Fizeram o curso, que teve duração de sessenta horas, todos os agentes comunitários de saúde do município, a auxiliar Rita Vasconcellos e as técnicas de enfermagem Kelly de Oliveira e Letícia Schneider.

Calendário de eventos

Matrículas e rematrículas

VICTOR GRAEFF - Entidades deverão reservar, até o dia 27 de novembro, na Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, datas para o Calendário de Eventos 2015. No dia 27 de novembro será realizada uma reunião, na Câmara de Vereadores, para definir o calendário. Início: 19h30m.

VICTOR GRAEFF - O período de matrículas e rematrículas em escolas da rede municipal - ensino fundamental e educação infantil - estender-se-á até o dia 21 de novembro. Mais informações podem ser solicitadas diretamente nas secretarias das escolas.

Escola Leonel de Moura Brizola completa oito anos VICTOR GRAEFF - A Escola Leonel de Moura Brizola completou, no dia 10 de novembro, oito anos. A instituição de ensino oferece vagas em turmas de 1ª a 8ª séries. Tem, atualmente, cento e quarenta e dois alunos. Disponibiliza oficinas de karatê, taekwondo, expressão corporal, danças mistas, jogos de mesa, informática, xadrez, arte, teatro, inglês, informática, canto coral... O educandário é dirigido por Karen Renata Kuhn.

Ação de graças TAPERA - Está marcado, para 20 de novembro, a partir das 15 horas, o Dia de Ação de Graças do Cras. Local: Centro de Convivência do Idoso. A organização é da Secretaria de Ação Social e Cidadania. Após celebração de ação de graças será realizada uma confraternização. Os organizadores pedem que cada pessoa leve um prato de doce ou salgado para a partilha.

Vôlei feminino VICTOR GRAEFF - Está marcado para hoje (15/11) o 1º Torneio Regional de Vôlei Feminino. A organização é da equipe Vôlei Mania. As três melhores equipes do torneio receberão troféu e prêmio em dinheiro. Mais informações podem ser solicitadas através do telefone 54-3338-1244.

Curso teve duração de sessenta horas

Cotidiano é tema de exposição TAPERA - Cotidiano é o tema da exposição que poderá ser conferida, durante o mês de novembro, no Memorial Taperense. Panelas, chaleiras, ferros de passar roupa e máquinas de costura fazem parte do acervo em exposição. O Memorial Taperense está aberto ao público em segundas e sextas-feiras das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30 e em quartas-feiras das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 543385-3536 e 54-9165-6669.

Escola Leonel de Moura Brizola

Café com leitura TAPERA - Está marcado, para 19 de novembro, o último Café com Leitura de 2014. Local: sala de reuniões da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. Início: 14 horas.

Integração na Vila Elisa

Panelas, chaleiras, ferros de passar roupa e máquinas de costura fazem parte do acervo em exposição

Olhar especial TAPERA - Foi realizada, no dia 10 de novembro na Escola João Batista Mocelin, a 9ª edição do Olhar Especial à Comunidade da Vila Paz. Foram desenvolvidas, no evento, dezenas de atividades... Entre elas: mostra trabalhos e oficinas. Foram disponibilizados, para a criançada, brinquedos infláveis. Também houve apresentação da Banda Musical.

TAPERA - A Escola Francisca Cerutti (Vila Elisa) fez, no dia 8 de novembro, a 10ª edição do Abrace Nossa Comunidade. Entre as dezenas de pessoas presentes estavam o vice-prefeito Volmar Kuhn, a secretária de educação Maria Regina Bósio Salvadori, a diretora de educação Verônica de Matos e o gerente da Unidade do Sicredi no município Fabrício Barboza. Foi desenvolvido, durante o evento, vasto programa de atividades... Entre elas: mostra de trabalhos, oficinas de corte de cabelo e manicure, mateada, sala de jogos, recreação, contação de histórias, apresentação do Grupo de Capoeira Berimbauê e distribuição de mudas de árvores frutíferas.

10ª edição do Abrace Nossa Comunidade foi sucesso de público

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DE VICTOR GRAEFF, COMARCA DE NÃO-ME-TOQUE (RS)

EDITAL DE CASAMENTO ELAINE MARIA CHEROBINI ALFLEN, oficiala, faz saber, na forma do artigo 1.527, do Código Civil Brasileiro, que pretendem casar: - Jairo Gonçalves de Ramos e Luciana dos Santos. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei. Victor Graeff-RS, 11 de novembro de 2014. A REGISTRADORA: ELAINE M. C. ALFLEN

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DE VICTOR GRAEFF, COMARCA DE NÃO-ME-TOQUE (RS)

EDITAL DE CASAMENTO ELAINE MARIA CHEROBINI ALFLEN, oficiala, faz saber, na forma do artigo 1.527, do Código Civil Brasileiro, que pretendem casar: - Jean Carlos Mota de Oliveira e Viviane de Borba. Quem souber de algum impedimento oponha-o na forma da lei. Victor Graeff-RS, 11 de novembro de 2014. A REGISTRADORA: ELAINE M. C. ALFLEN

Hendrikus Mosselaar CRC/RS 12.170

Transporte escolar Pessoas de todas as idades participaram das oficinas

VICTOR GRAEFF - Estender-se-ão, até o dia 20 de dezembro, as inscrições para o transporte escolar. Mais informações podem ser solicitadas através do telefone 3338-1244.

Paula Mosselaar Assinck CRC/RS 67.957

RAPIDEZ E EFICIÊNCIA. SERVIÇO REALIZADO POR SISTEMA DE COMPUTADOR. ESCRITA FISCAL E CONTÁBIL, INDUSTRIAL, COMERCIAL E AGRÍCOLA. Av. Waldomiro Graeff, 939, fone 3332-1349 - Não-Me-Toque/RS


Variedades

Horóscopo

Para refletir

Áries: A ansiedade em esclarecer assuntos no trabalho tende a ser maior e por isso deve aumentar o cuidado para não apressar situações. Touro: Procure expressar mais as emoções, mesmo que seja através de diversões. Exercitar ou aprender alguma habilidade artística fará bem. Gêmeos: Está propenso a resgatar lembranças e antigos sentimentos que servirão de inspiração e referência em decisões. Saúde exige atenção. Câncer: Aproveite o dia para conversas com parentes e pessoas que há tempos não convive. Momento positivo para o entretenimento cultural. Leão: Redobre sua atenção com as finanças e priorize despesas mais essenciais. Bom momento para refletir sobre gastos efetivamente úteis. Virgem: A característica observadora - frequente em virginianos - estará acentuada, contribuindo para auxiliar pessoas e solucionar problemas. Libra: Boas possibilidades para lidar com assuntos que envolvam cooperação e integração com outros grupos. Evite desgaste nas relações. Escorpião: Uma dedicação extra a amigos que mantinha distância será proveitosa. Também fará bem se dedicar a círculos sociais diferentes. Sagitário: Atente-se para não se preocupar demais com objetivos distantes de resolver e dê atenção ao que precisa ser resolvido com mais urgência. Capricórnio: O envolvimento com atividades culturais, religiosas, espirituais e que enriqueçam seus conhecimentos revitalizará suas energias. Aquário: Período intenso com a pessoa amada, mas tome cuidado com a exposição de sua vida. Preocupação com as finanças lhe trará aborrecimento. Peixes: Tenha paciência com as diferenças nas relações. Muitas vezes divergências são capazes de aproximar mais até do que afastar.

Aniversários 15/11: Diana Pinto da Silva, Adelário Gräff, Noeli Hoffmann, André Schmaedecke, Lauro Cristiano da Silva, Simone Bonna, Vanessa Ferreira, Dalva Wentz Liska e Carine Drehmer; 16/11: Roberto Antonio Kerinus, Eloísa Heller, Inês Maria Manfrin, Maísa Daiana Bartz, Fernanda Fátima Fleck e Lecio Winkel; 17/11: Dorildes Geib, Ana Regina Sabini, Gustavo Hermes, Claudiomar da Silva e Lúcia Batista; 18/11: Almir Antônio Basso, Rodrigo Isaías Sattler, Marilene Fátima Schwalbert, Norberto Willig, Loredana Schönhalz, Elói Blasi, Ilmo Schmitt, Ingo Grahl, Caroline Holtz, Valmor Henrique, Rudimar Talamini e Nelci Olinda Talamini; 19/11: Sandra Kuhn, Fabiana Kuhn, Carlos Graeff, Elzira Rambo, Osmar Leo Nienow, Douglas Micael Pellenz e Darci Henrique Fries; 20/11: Jocelina de Almeida, Gilda Kirinus, Giancarlo Schiochet, Dulce Kraemer, Dorival Wildner, Andrei dos Santos e Leonir dos Santos Pereira.

Frase “Nada é difícil se for dividido em pequenas partes.” (Henry Ford)

PAWITUR

VIAJE FELIZ COM A

Av. Waldomiro Graeff, 2150/Telefone 54-3332-2100 Saída para Carazinho - Não-Me-Toque/RS

E POR FALAR EM LADRÃO DE GALINHAS... Luis Fernando Veríssimo “Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e levaram para a delegacia. - Que vida mansa, heim, vagabundo? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai para cadeia! - Não era para mim não. Era para vender. - Pior. Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido. Sem-vergonha! - Mas eu vendia mais caro. - Mais caro? - Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons. - Mas eram as mesmas galinhas, safado. - Os ovos das minhas eu pintava. - Que grande pilantra... Mas já havia um certo respeito no tom do delegado. - Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega... - Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalhar mais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiro a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio. Ou, no caso, um “ovigopólio”. - E o que você faz com o lucro do seu negócio? - Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para programas de alimentação do governo e superfaturo os preços. O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada. Depois perguntou: - Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está milionário? - Trilionário. Sem contar o que eu sonego de Imposto de Renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior. - E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas? - Às vezes. Sabe como é. - Não sei não, excelência. Me explique. - É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. Do risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora. Fui preso, finalmente. Vou para a cadeia. É uma experiência nova. - O que e isso, excelência? O senhor não vai ser preso não. - Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro! - Sim. Mas primário, e com esses antecedentes...”

As melhores opções de turismo e transporte

l Viagem Naturalista/SC: 19/11/14 l Viagem Tapejara: 28/11/14 Show padre Alessandro Campos l Viagem a Brusque/SC: 12/12/14 l Viagem à Praia: 02/01/15 a 11/01/15

SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014 - 15

Jairo J. Bocasanta DESACATO OU ABUSO DE PODER A decisão monocrática, em segundo grau, do desembargador José Carlos Paes, da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, provocou um sentimento de impotência a Luciana Silva Tamburini, agente licenciada do Detran-RJ, condenada em segunda instância a indenizar em R$ 5 mil (valor nominal), o juiz João Carlos de Souza Correa. Diante da repercussão do caso, é preciso que haja uma discussão na sociedade e no parlamento, sobre os privilégios atribuídos como prerrogativas aos magistrados ou outro servidor público com poder de decisão. Quero ater-me sobre o desacato ou o abuso do poder, fatos que acontecem com frequência, principalmente no trânsito, mas também em repartições públicas. Em meados deste ano, uma comissão de juristas responsável por elaborar o anteprojeto do Código Penal decidiu, por maioria de votos, sugerir a retirada do crime de “desacato” da legislação brasileira. A idéia é que o desacato seja absorvido como crime de injúria. A proposta ainda deve ser votada no Congresso Nacional, mas os organismos internacionais, ligados à defesa de direitos humanos, estão a favor da não tipificação criminal do desacato, porque o fato vem sendo usado historicamente como um ato de coação do estado em relação ao cidadão. Muitas vezes o agente público provoca uma situação ou lança no boletim de ocorrência uma agressão que nunca existiu. Hoje, a pena por crime de desacato a servidor no exercício de sua função ou em razão dela é de seis meses a dois anos de detenção e multa. Havendo a mudança no Código Penal, a pena passaria para seis meses a um ano e multa. Um agravante hoje, é o entendimento do STJ, qualificando o desacato como um menosprezo ao funcionário público no exercício de sua função, não se confundindo com a falta de educação e é um crime que não possibilita a retratação, pois é dirigido contra o estado. É preciso um equilíbrio entre o estado e o cidadão, pois a palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a escuta. Existem realmente cidadãos que extrapolam os seus direitos, assim como existe o estado que cerceia a liberdade de expressão. No caso do juiz que deu voz de prisão à agente de trânsito no Rio de Janeiro, penso que também extrapolou o bom senso e abusou de sua autoridade, pois ele estava errado sob todos os aspectos, assim como deveria primeiro admitir o seu erro, antes de dar o famoso “carteiraço”. Quanto à agente de trânsito, pode ter extrapolado a sua autoridade, podendo ser questionada judicialmente, mas isso não justifica o juiz não querer cumprir a lei, até porque, somos todos iguais perante a lei, pressupondo direitos e deveres iguais sem nenhuma distinção. Diante do exposto, temos que avaliar sobre a liberdade de expressão e o abuso do poder, pois, com frequência as palavras são mal interpretadas, por ambas as partes. Estar errado com relação às infrações de trânsito, não dá direito a ninguém, seja qual função desempenhada pelas partes, de isentar-se do rigor da lei, nem mesmo por um eventual desacato ou abuso de poder que corresponde a outra tipificação criminal.

ADVOCACIA Arthur William von Sulzbach de Aguiar OAB/RS 73.685

Causas previdenciárias, cíveis, trabalhistas e direitos do consumidor. Av. Alto Jacuí, 653/Edifício Alphaville/Sala 3 Emm frente à Caixa Econômica Federal Telefones 3332-4503 e 9162-7618/Não-Me-Toque/RS


SÁBADO, 15 DE NOVEMBRO DE 2014

A Ônix trabalha com lentes TRANSITIONS.

Sesc Carazinho faz minicurso O Sistema FecomércioRS/Sesc realiza, em Carazinho, o Minicurso de Educação Complementar. A ação, que é voltada para todos os profissionais da área, assim como estudantes de pedagogia, teve seu primeiro encontro terça-feira (11/ 11). Já no dia 18, acontece o segundo e último encontro. As atividades desenvolvem-se, das 18 às 22 horas, na UPF Carazinho. O minicurso é uma ação focada na metodologia de atuação e na proposta pedagógica existentes na educação infantil do Sesc RS. A equipe de educação infantil do Sesquinho desenvolve atividades com a temática “projetos pedagógicos” que consiste em jogos, matemática e práticas de oralidade, leitura e escrita. A ação conta com a fundamentação teórica e a prática de confecção de jogos. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1975) ou pelo telefone (54) 3331-2451. (Assessoria de Imprensa do Sesc)

Lentes que se adaptam automaticamente à luminosidade. Novidades em receituário

Lançamento de óculos de sol

A ÔNIX TEM O EXCLUSIVO SISTEMA DE MEDIÇÃO DIGITAL IVISION DESENVOLVIDO PELA EMPRESA JAPONESA HOYALUX.

Churrasco do Juventude O Esporte Clube Juventude de Linha São Paulo (interior de Não-Me-Toque) fez, na noite de 10 de novembro no quiosque do Estádio Valdomiro Graeff, uma confraternização à base de churrasco e acompanhamentos. A confraternização, segundo os dirigentes, foi motivada pela boa campanha que a agremiação esportiva está fazendo no Campeonato Municipal de Veteranos.

Av. Flores da Cunha, 1919 Carazinho/RS Ao lado do Bradesco

(54) 3331-1989

Sae e Smec fazem gincana O Sae (Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS) fez, juntamente com a Smec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), no dia 4 de novembro, uma gincana com alunos das Escolas Francelino Dorneles, Políbio do Valle, Patronato Santo Antônio, Eulália Vargas Albuquerque e Gincana foi realizada no dia 4 de novembro Alfredo Scherer. As oficinas iniciaram no mês de junho, com várias pro- Adilvo Sordi sobre os temas em questão e vas para pontuação, com temas sobre se- de uma mini gincana nas escolas para selexualidade. Doenças sexualmente cionar 15 alunos para a gincana final. transmissíveis, planejamento familiar, graNo dia 2 de dezembro vai ser entregue videz indesejada, sexualidade na adoles- a premiação para a escola vencedora e a cência e demais temas dessa faixa etária. programação vai encerrar com a peça de Durante esse período os alunos partici- teatro “Faixa de Graça”. (Fernanda Zieppe/ param de palestras com Vera Miranda e Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

Boa campanha no campeonato de veteranos motivou a confraternização

Acontecimento n O Coral Gonçalves Dias (de Invernadinha/interior de Não-Me-Toque) fará, no dia 22 de novembro, em sua sede, mais um baile social. Programa: 19 horas recepção aos corais convidados; 20 horas - jantar à base de churrasco e acompanhamentos; 21 horas - baile animado pela Banda Diversom.

Veteranos CANARINHO O Canarinho (da Costa do Colorado/interior de NãoMe-Toque) perdeu de 0x4, para a Avecs, sábado passado em Selbach. Vestiram a camisa do Canarinho na oportunidade: Isaias, Nego, Edmilson, Arinei, Claudiomiro, Cadore, Xéio, Sérgio, Pelé, Fuca, Jadir, Alexandre, Luiz Alberto, Micael, Valmor e Décio. Neste fim de semana o Canarinho está de folga. Volta a jogar, dia 22 de novembro, em Passo Fundo, com o Boêmios.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.