JORNAL CORREIO DO MUNICÍPIO

Page 1

OUTUBRO ROSA Praça das Figueiras, em Florianópolis

www.correiodomunicipio.com

EXEMPLAR GRATUITO, PEGUE O SEU!

A no III - E dição 144 - Itapema, 11 de OUTUBRO de 2013

SC tem os melhores índices do IDHM 2013 >> Pág 4 e 5

FESTIVAL DO CAMARÃO AGITA PORTO BELO MULHER

Artigo discute a saúde da mulher e seus direitos

Sábado tem programação especial para as crianças

>> Pág 10

VENEZUELA

Eder Luciano está na briga para manter o título mundial de bodyboarding

>> Pág 19

em breve!

>> Pág 20

Festa comemora também os 181 anos de emancipação da cidade. Confira as atrações na página 08

FIM DA LINHA >> Pág 07 PM prende integrantes de quadrilha que arrombava casas no Perequê

>> Pág 20


2

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

EDITORIAL Olá leitores queridos do Correio do Município. Mais uma semana cheia de novidades e graças a Deus, bem primaveril, sem chuvas! Na edição 144 você acompanha a matéria sobre o resultado do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, onde mostra que a região da Costa Esmeralda se desenvolve a passos largos. A página do Diário Costa Esmeralda mostra a prisão da quadrilha que aterrorizou o Bairro do Perequê, em Porto Belo. Eles estavam fazendo a “limpa” no bairro que está cada dia mais abandonado, o Perequê é o filho pródigo de Porto Belo, porém o primo pobre da Meia Praia, sem pátria. No clima das festas de outubro, o

INTERINO

| editor@correiodomunicipio.com

Festival do Camarão promete neste final de semana. A região que nunca participou das festividades vem com a maior panela do Brasil, oferecer cinco mil litros de caldeirada de frutos do mar. Porto Belo inovando e mostrando seu potencial pesqueiro. A cidade-mãe, Porto Belo, está completando 181 anos, sendo a mais antiga da região da Amfri comemora a emancipação em grande estilo este ano! Viva Porto Belo! Continuem nos acompanhando no site correiodomunicipio.com e na nossa fan page no Facebook.

#as melhores da rede Enquanto o”bicho homem” estiver comandando essa parada NÃO ACREDITO EM MUDANÇA NÃO! Poucas são as coisas que se podem retornar à sua essência de origem,depois de estragadas. E o POLÍTICO não se incluí nessa categoria não!

>>> Alberto Coelho Coelho via Facebook

charge da semana

em breve!

facebook.com/correio.município

#Vê no Blog do Juquita, outras inéditas. blogdojuquita.blogspot.com.br

leitor@correiodomunicipio.com

DO JUQUITA RECOMEÇO

C

oisa mais triste do mundo era ver aquelas crianças chorando. Se não eram doze, menos do que dez não eram. Uma escadinha, com a última de colo, e as mais velhas, ranhentas, pançudas de lombrigas; umbigos saltados pra fora. Com o corpo e os cabelos duros de sujeira. Sem falar naquela outra sem sorte, que estava recém se formando na barriga da Lindaura. Choravam, não por manha, mas de fome, as coitadinhas. E ninguém fazia nada. E a negra parideira só paria e atirava na terra suja, o indigente resultado vindo do seu único prazer. Ninguém afirmava que daquela turma houvesse dois filhos do mesmo pai. Como era oferecida a Lindaura, que por ignorância não sabia se acasalar, sem que ficasse uma semente viva se retorcendo no seu ventre. Andavam soltos na vila, sem rumo,

juquitacarvalho@hotmail.com

como uma ninhada de cadela que só choravam, que não de rua. Os menores sem tinham data de nascimento, roupa, atrás de um pedaço de que nunca faziam aniversário. pão, choramingando sufocado Viam, noite adentro, a Entrou pelas aquela choradeira aflita Lindaura entrar nuns matos dos desamparados; da cria frestas aquele ar com um bêbado qualquer e humana que ainda não sabe envenenado, que voltar toda faceira, rindo uma que é um animal imprestável só foi embora risada desdentada, agradecida e, que, se sobreviver, irá se depois que aca- pelo coito oferecido, segurando transformar, por desforra como pagamento, um bou com a vida pacotinho de uma guloseimas e falta de oportunidade, de toda aquela vagabundas. No mais era só em cruel e indomável fera. Quando anoitecia dormiam criançada. choro, só xingamentos, só amontoados feito bichos, uns brutalidade. Só miséria. Só aquecendo os outros com o fome. pouco calor dos seus corpinhos inocentes. No inverno apareceu um andaço de Os vizinhos quase não podiam uma moléstia desconhecida que matou ajudar. Eram tão ou mais miseráveis que gente sem parar. Principalmente os eles, que não tinham nome, só apelidos: pequenos. era Dinha para cá, Dinho para lá, O cemitério pobre já estava lotado de Niquinho e Niquinha, e dos outros que covas rasas de tanta criança que morria. nem é bom lembrar; daquelas crianças Era uma cruzinha de tábua ao lado da

www.facebook.com/correio.municipio Direção: Fabiano E. Soares

Olavo J. Carvalho

Revisão: Naby Bufren

Para anunciar comercial@correiodomunicipio.com 47 3268 6886 Contato: jornalismo@correiodomunicipio.com

Administração/Finanças: J. Anselmo Vieira

Repórter: Aline Kroetz

Editor-chefe: Fabiano E. Soares editor@correiodomunicipio.com

Circulação semanal: Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Balneário Camboriú e Camboriú

EXPEDIENTE O conteúdo publicitário veiculado neste jornal é de inteira responsabilidade de seus anunciantes. Os textos publicados nas colunas assinadas, são de responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião deste jornal.

outra, sem tinta, sem data, sem nome. Sabiam que eram de gente miúda, pelo tamanho do montinho. E veio vindo aquela doença dentro de um vento endiabrado em direção do barraco da Lindaura. Entrou pelas frestas aquele ar envenenado, que só foi embora depois que acabou com a vida de toda aquela criançada. Ela nem chorou naquele enterro coletivo. Até pareceu aliviada. De volta para o casebre, a Lindaura acariciou a barriga grande, pronta para expelir outra desgraçada, e disse: “ - agora vamos fazer a coisa certa. Com menos gente em casa, você nunca vai passar fome.” Juntou um caramelo que se derretia no chão, deu um sorriso sem graça, e engoliu aquela meleca, com formiga e tudo. jornalismo@correiodomunicipio.com

Correio

do

MUNICÍPIO www.correiodomunicipio.com

FALE CONOSCO: Fone: (47) 3268 6886 Av. Gov. Celso Ramos, nº 215 - sala 102 Centro Itapema Cep: 88220-000


E dição 144 - 11 de outubro de 2013 |

facebook.com/correiodomunicípio

EDUCAÇÃO A divulgação das notas do Enade nesta semana seguiu o roteiro dos anos anteriores, com destaque para cursos que ficaram “abaixo” ou “acima” da média, como se os conceitos de 1 a 5 fossem uma nota de prova, em valores absolutos. Mas especialistas alertam que a nota é relativa. Ou seja, não se pode concluir automaticamente que um curso é bom ou ruim, mas sim que ele foi melhor ou pior que um curso igual oferecido por outra instituição.

#

PELADA Uma atriz seminua participou de uma manifestação contra a atuação do poder judiciário em Santa Catarina. O protesto foi na tarde de quarta-feira (9), no Centro de Florianópolis. A atriz foi contratada pelos manifestantes para se juntar ao grupo e estava com uma veste com notas de dinheiro estampadas, simulando a imagem do símbolo da justiça.

jornalismo@correiodomunicipio.com

Poucos dias antes de tocar no Brasil com a banda Black Sabbath, Ozzy Osbourne se enrolou em uma bandeira brasileira, enquanto fazia um show para os “hermanos” em La Plata, Argentina, no último domingo. Isso, claro, não foi bem visto pelos argentinos, que não hesitaram em vaiar o músico, também criticado no Twitter por não saber em que país estava.

> ELES tão de olho!!!

FRIO

Os empregados dos Correios terão reajuste salarial de 8% retroativo a 1º de agosto. A decisão é da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho, que julgou na terça-feira, 8, em sessão extraordinária, o dissídio coletivo de greve e revisional suscitado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Foi determinado que os funcionários retornassem ao trabalho na quinta-feira, 10.

PAULA MOREJANO

> Argentinos vaiam o Príncipe das Trevas

> prato

#FIM DA GREVE

3

leitor@correiodomunicipio.com

PANORAMA #

CORREIO DO MUNICÍPIO

Vereadores de Itapema, pela primeira vez neste ano, rejeitam dois requerimentos de colegas de plenário. O primeiro requerimento em discussão, do vereador Vanio Cesar (PT), recebeu dois votos favoráveis do autor e do vereador Magnus Guimarães. Esta matéria requeria a documentação completa oriunda do Poder Executivo que autoriza a abertura da continuidade da RUA 706G no Bairro Várzea, além de todas as licenças Ambientais exigidas por Lei para execução da referida obra. Dez votos contra, rejeitaram a matéria. O segundo requerimento rejeitado nesta noite, de autoria do vereador Magnus Guimarães (PDT), solicitava ao Poder Executivo a fiscalização em construção no bairro Centro, localizada de fronte a Rua 161, no Centro. Segundo Magnus, a construção em madeira viola frontalmente o Código de Postura, porque o terreno está inserido na zona 2. O requerimento recebeu sete votos contrários dos vereadores Eraldo Mafra (PMDB), Fabricio Lazzari (PP), Lázaro Júnior (PSDB), Mauro Hercílio Silva (PPS), Sebastião Silva (PSDB), Wanderley Dias (DEM) e Wesley da Silva (PSDB), sendo também rejeitado... Vingancinha no ar!!!!!

Depois da espionagem dos Estados Unidos, agora é a vez do Canadá meter os bedelhos aqui no Brasil. O programa Fantástico, da Rede Globo, divulgou no domingo o esquema de espionagem do Canadá ao Ministério de Minas e Energia. O monitoramento tinha como alvo telefones, e-mails e internet da pasta. Na terça-feira, 8, o premiê do Canadá, Stephen Harper, quebrou o silêncio e afirmou que a informação sobre as atividades da agência CSTC - Centro da Segurança das Telecomunicações do Canadá - o deixaram muito preocupado. O primeiro-ministro também garantiu que os funcionários diplomáticos canadenses estão “se aproximando” de seus colegas brasileiros para esclarecer a situação.

#GATO COM DUAS CARAS A moradora de Balneário Camboriú, dona do gato que nasceu com duas faces, anunciou na manhã de quintafeira (10) que o animal não resistiu e morreu no final da tarde de quarta (9), cerca de quarenta e oito horas após o nascimento. Clarice dos Santos havia procurado uma clínica particular para saber o que fazer com o animal. Porém, segundo ela, o veterinário explicou que não poderia fazer nada nesses casos e que, provavelmente, o animal não iria sobreviver.


4

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

#DESENVOLVIMENTO HUMANO

Municípios da Costa Esmeralda registram as melhores posições no IDHM de Santa Catarina ALINE KROETZ jornalismo@correiodomunicipio.com

IDHM de 56,39%, Bombinhas teve um incremento de 51,65% e Porto Belo aumentou em 51,39%. Os três municípios ficaram acima da média de crescimento nacional (47,46%) e estadual (42,54%). A pesquisa de 2013 foi feita pela ONU com a ajuda do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), subordinado à Presidência da República; e da Fundação João Pinheiro, do Governo de Minas Gerais. O estudo foi divulgado no dia 29 de setembro. Os dados foram calculados usando os Censos de 1991, 2000 e 2010 nos 5.565 municípios brasileiros. Confira os dados completos no site atlasbrasil.org.br

Itapema, Porto Belo e Bombinhas registram as melhores posições do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Os dados de IDHM foram divulgados no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, pela ONU (Organização das Nações Unidas) e servem para avaliar o grau de desenvolvimento humano em países. Três critérios centrais (Longevidade, Renda e Educação) são calculados para obter o índice geral. Nas últimas duas Longevidade e mortalidade infantil décadas, Itapema teve um crescimento A mortalidade infantil em Itapema reduziu 47%, passando de no seu 18,9 por cada mil crianças nascidas vivas em 2000 para 9,9

por mil nascidos vivos em 2010. a expectativa de vida aumentou 9,3 anos nas últimas duas décadas, passando de 68,5 anos em 1991, para 77,9 anos em 2010. Porto Belo teve uma redução de 54% na mortalidade infantil. Já a esperança de vida ao nascer aumentou 7,8 anos, passando de 70,3 anos (em 1991) para 78,1 anos (em 2010). Bombinhas reduziu em 48% a mortalidade infantil e aumentou a expectativa de vida em 7,7 anos nas últimas duas décadas. Atualmente a média de vida dos moradores do município é de 76,9 anos.


E dição 144 - 11 de outubro de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

RENDA

Educação da Costa Esmeralda Entre os municípios da Costa Esmeralda, Bombinhas foi o que mais se destacou na educação. Entre os alunos de 11 a 13 anos frequentando as séries finais do ensino fundamental aumentou de 48,73% (em 1991) para 90,83% (em 2010). Já o número de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu 63,06%, no período de 2000 a 2010, e 96,73% entre de 1991 a 2000. Pessoas entre 18 e 20 anos com ensino médio completo cresceu 75,20%, entre 2000 e 2010, e 240,96% entre 1991 e 2000. Em Itapema os números também cresceram significativamente. As crianças de 5 a 6 anos na escola aumentaram em 11,94% nos últimos 10 anos, e 138,36% entre 1991 e 2000. O número de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental aumentou de 43,39% (em 1991) para 89,37% (em 2010). No inicio da década de 90 apenas 22,4 % dos jovens entre 15 e 17 anos tinham o ensino fundamental completo, atualmente 68,39% já completaram o primeiro grau. A proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo cresceu

46,85%, entre 2000 e 2010, e 179,63% entre 1991 e 2000. Hoje 52,6% dos moradores dessa faixa etária já completaram os estudos. Em Porto Belo, o crescimento mais expressivo foi a escolaridade dos jovens entre 18 e 20 anos. Em 1991, apenas 5,2% da população dessa faixa etária tinha o ensino médio completo, em 2010 esse número aumentou para 51,32%. Já a proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 15%, entre 2000 e 2010, e 61,30% de 1991 a 2000. Alunos entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo aumentou 57,42%, no período de 2000 a 2010, e 117,90% no período de 1991 a 2000.

A renda per capita média de Itapema cresceu 142,40% nas últimas duas décadas, passando de R$444,92 em 1991 para R$1.078,48 em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 118,52% no primeiro período e 10,93% no segundo. A extrema pobreza - medida pela proporção de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a R$ 70,00 em agosto de 2010 - passou de 4,98% em 1991 para 0,66% em 2010. Em Porto Belo a renda per capita aumentou em 125,37% nos últimos 20 anos, de R$377,59 em 1991 para R$850,99 em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 67,71% no primeiro período e 34,38% no segundo. A extrema pobreza passou de 5,94% em 1991 para 0,53% em 2010. Em Bombinhas a taxa anual de crescimento foi de 88,94% no primeiro período e 40,23% no segundo. A renda per capita cresceu 164,95% nas últimas duas décadas, passando de R$326,53 em 1991 para R$865,15 em 2010. A extrema pobreza passou de 5,01% em 1991 para 0,30% em 2010.

5


6

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

facebook.com/correiodomunicípio

leitor@correiodomunicipio.com

JURÍDICAS

Vinícius Antonascio torresvinny@yahoo.com

Entenda o que é lista negra trabalhista Dentre as várias formas de discriminação aos direitos fundamentais do trabalhador, a mais combatida pela Justiça é a inclusão do nome do ex-empregado nas denominadas “listas negras”. Por meio delas, os empregadores divulgam entre si, em segredo, os nomes dos empregados que ajuizaram ações trabalhistas contra eles. Porém, incluir o nome do trabalhador em lista negra é motivo de dano moral. Recentemente, O presidente do Tribunal Superior do Trabalho considerou “questão de polícia” a prática adotada pela unidade da rede de supermercados Carrefour em Natal (RN) de manter “lista negra” de ex-empregados que ingressaram com ações na Justiça do Trabalho. Quem foi incluído nesse documento está com dificuldades de arrumar nova colocação no mercado devido às referências desabonadoras passadas pela empresa para outros empregadores. Em outro caso, o mesmo tribunal condenou a Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo) e a empresa Employer Organização de Recursos Humanos a pagar indenização de R$ 10 mil para um ex-empregado da Coamo que foi incluído em uma lista negra. Segundo o processo, a Employer Organização de Recursos Humanos (que atuava como agenciadora de mão-de-obra), valia-se do banco de dados de outras empresas e dela própria para manter e divulgar lista de pessoas que haviam ajuizado reclamação trabalhista e que apresentavam características “negativas” em sua conduta profissional, como, por exemplo, atos de insubordinação, registro na Serasa e até mesmo o recebimento de seguro-desemprego. No caso, o ex-empregado alegou que trabalhou na Coamo durante seis anos em diversas funções. Quando deixou

a empresa, conta que enfrentou dificuldades em terial publicitário que divulgava o serviço conseguir novo emprego e, por causa disso, teve de de empresas desse tipo. A empresa Serem, mudar de estado. Também afirmou que, 14 anos de Indaiatuba (SP), por exemplo, chega a depois da sua demissão da Coamo, ficou sabendo comparar o seu banco de dados ao da Serasa Segundo jornal (empresa que oferece serviços para aprovaque havia sido incluído na lista da Employer. Por esse motivo, iniciou processo trabalhista contra Folha de São ção de crédito). No folheto, afirmavam que: ambas. Paulo, a criação “Nossa proposta visa fornecer exclusivaDe acordo com documentos e depoimentos de listas virou até mente às diretorias das empresas associadas constantes nos autos, a lista era distribuída pela (mediante senha) as informações de trabaEmployer às empresas que contratavam seus servi- negócio. Duas emlhadores que tiveram seus nomes envolviços “como um diferencial a seus clientes, de modo presas de serviços dos em reclamatórias trabalhistas”. a assegurar que não teriam problemas trabalhisAté recentemente, os Tribunais Regionais já foram punidas tas com seus empregados”. O caso foi denunciado do Trabalho permitiam que qualquer pessoa por vender esse pelo Ministério Público do Trabalho. Ao julgar o pesquisasse se um trabalhador tinha ou não caso, o juiz da Vara de Trabalho de Campo Mou- tipo de informação movido ação trabalhista contra alguma empara indústrias presa. Porém, em 2011, a Resolução nº 143 rão (PR) concluiu que havia provas consistentes da ação da Employer que, inclusive, era objeto de do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ação do Ministério Público do Trabalho da 9ª Recom o objetivo de proteger o trabalhador, gião (PR). Assim, condenou as duas empresas ao pagamendeterminou que as consultas nos sites da Justiça do Trabato de indenização no valor de R$ 10 mil, além das custas lho só poderão ser feitas se a pessoa interessada se utilizar processuais. do número do processo trabalhista (incluindo as numeSegundo jornal Folha de São Paulo, a criação de listas virações antigas) ou o número do registro do advogado na rou até negócio. Duas empresas de serviços já foram puniOAB. Não estão mais disponíveis as consultas pela internet das por vender esse tipo de informação para indústrias que utilizando o nome e o CPF do empregado ou o CNPJ da não querem ter em seus quadros de pessoal os tais “reclaempresa reclamada. mões”. A Justiça do Trabalho (em Londrina e em Curitiba) Ao requerer um direito trabalhista, o profissional não condenou as empresas ControlSystem Informática e Interestá, de forma alguma, desrespeitando a empresa, pelo consystem Informática por adotarem essa prática. No caso da trário, está simplesmente lutando por aquilo ele entende Intersystem, a multa determinada foi de R$ 513 mil. por “Justiça”. Afinal de contas, vivemos ou não em um país Em Campinas (SP), procuradores apreenderam até mademocrático?

#OPERAÇÃO FESTAS DE OUTUBRO

#PARA CANTAR

PRF registra 10 mortes no primeiro final de semana de outubro

Grupo Vivaz seleciona novos coralistas

A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina iniciou na sexta-feira, 4, a Operação Festas de Outubro 2013. Em três dias de operações foram registrados 161 acidentes nas rodovias federais do estado, com um saldo trágico de 92 feridos e 10 mortos. Destas mortes, seis ocorreram na BR 101 e nenhuma delas foi na região do Vale do Itajaí, onde ocorrem a Oktoberfest e outras festas típicas.

Policiais rodoviários federais trabalharam no combate à embriaguez e excesso de velocidade em toda Santa Catarina. Também foram realizados comandos integrados com a Polícia Militar Rodoviária e com a Receita Federal. Foram flagrados 38 motoristas dirigindo embriagados, e destes, 16 foram presos em flagrante. Os radares da PRF/SC registraram 8.200 imagens de excesso de velocidade.

O Coral Infantil Municipal Grupo Vivaz realiza na sexta-feira, 11, a seleção para novos coralistas. O teste vocal acontece no auditório da Prefeitura de Itapema, a partir das 18h. Os interessados devem ter entre seis e doze anos. Criado em 05 de março de 1997, o Grupo Vivaz, conta hoje com 85 crianças cadastradas, reunindo-se duas vezes por semana. Com apoio da Prefeitura de Itapema, regência de Débora Oliveira e teclados de Queila Barros de Souza Francisco, o Grupo leva o nome da nossa cidade em diversas apresentações, percorrendo principalmente o litoral catarinense e a Região Sul do Brasil.


E dição 144 - 11 de outubro de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

7

CORRESPONDENTE EXCLUSIVO: www.facebook.com/DiarioCostaEsmeralda

Após perseguição assaltante é preso No sábado (5), por volta das 13h, Wagner Batista de Brito de aproximadamente 30 anos, roubou um telefone celular em um salão de beleza. A Polícia Militar foi chamada e Wagner saiu correndo por cima de telhados das casas e entrou em sua residência tentando se esconder, na Rua João de Barro, no Perequê, em Porto Belo. Ele conseguiu fugir e uma vítima o reconheceu como autor do assalto na Caixa Econômica. Na sua residência a PM encontrou as roupas usada no assalto, munição e algumas buchas de maconha. A noite, por volta das 22h ele voltou em sua casa para pegar suas coisas e fugir. Os agentes que estavam nas proximidades de campana, viram ele fugindo em um Fiat/ Prêmio. Neste momento começou a perseguição, as guarnições atiraram nos pneus do carro, que parou. Porém Wagner tentou fugir na contra mão, na Marginal Leste, de Itapema. Wagner foi preso na Rua 252, na Meia Praia. Dentro do carro foram localizados seus pertences e o celular roubado à tarde. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Itapema.

#PEREQUÊ EM ALERTA

Fim da linha para os arrombadores de casas Por volta das 9h30min de quarta-feira (9) a Polícia Militar de Porto Belo foi chamada, pois mais uma casa havia sido roubada no Perequê. A vítima viu um veículo Peugeot/207 branco, placas MKV7658 de Florianópolis. A PM encontrou o veículo circulando e começou a perseguição no sentido sul da BR101. Guarnições de Itapema e as motos acompanharam o carro, que estava com três homens no interior. Em Governador Celso Ramos conseguiram abordar o veículo. Bruno Silveira, 21 anos, Luis Felipe, 20, e Eder Silva, 30, foram encaminhados para a Delegacia de Porto Belo para os procedimentos legais.

Eder Silva Com eles foram apreendidos cinco televisões de LED, um notebook e alguns pertences. Na semana passada várias residências tinham sido furtadas pela quadrilha em Porto Belo. O carro já tinha sido reconhecido pelas vítimas, algumas delas já foram até a DP fazer o reconhecimento dos objetos apreendidos.

#ACIDENTE DE TRABALHO

Tragédia em Itapema Por volta das 10h30min de terçafeira (8), Marcos Alvez da Rocha, ajudante de pintor, estava trabalhando em um prédio no sétimo andar e caiu. Ele estava no telhado recolhendo seu material de trabalho. O acidente aconteceu na Rua 165, na Beira Mar, no Centro de Itapema. Na queda, ele bateu a cabeça em uma marquise da sacada e quase caiu em cima de um companheiro de trabalho. Segundo eles, Rocha ainda estava vivo quando o Corpo de Bombeiros chegou, mais morreu em seguida.

Bruno Silviera

Luiz Filipe Alves Cunha

Carro roubado pela quadrilha no final de setembro, em Campeche, estava sendo usado para os roubos e foi reconhecido por vítimas do Perequê

Festa acaba em morte em Itapema No domingo (6) por volta da 1h30min, na Rua 406-G, no Bairro Morretes, em Itapema, Rafael de Paula Messias, 25 anos, estava tomando cerveja em um churrasco de família quando começou uma discussão com seu padrasto Antonio Alves Baltazar, 61 anos. Baltazar tentou desarmar Rafael que estava com uma faca e levou uma facada no peito. Baltazar não resistiu e morreu no local. Rafael foi preso em flagrante.


8

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

#DELÍCIAS AÇORIANAS

Por ALINE KROETZ | jornalismo@correiodomunicipio.com

Porto Belo espera milhares de pessoas na primeira edição do Festival do Camarão Pela primeira vez no roteiro das Festas de Outubro, Porto Belo se prepara para receber milhares de turistas entre os dias 11 e 13, durante o Festival do Camarão. “A expectativa é que 30 mil pessoas passem pela cidade nos três dias do evento”, afirma o prefeito Evaldo Guerreiro. A ideia do Festival do Camarão surgiu pela grande número de turistas que chegam à nossa região nessa época do ano e pela necessidade de comemorar o aniversário da cidade em grande estilo. “Dia 13 de outubro Porto Belo comemora 181 anos, ao mesmo tempo temos uma alta demanda de visitantes na nossa região. Juntamos as duas coisas e criamos esse festival que deve agradar o público que nos visita”, revela Guerreiro. A gastronomia é o ponto forte da festa e para isso será preparado durante o evento a maior caldeirada de frutos do mar do Brasil. O caldeirão gigante

chegou à cidade no final de setembro e pesa 12 toneladas. “A caldeirada será preparada por cozinheiros locais, terá 1.700 quilos de frutos do mar e deve render 15 mil porções aos visitantes do Festival”, revelou o prefeito. Além disso, o festival terá uma atração à parte: a segunda melhor coxinha do Brasil. Rosa Helena de Novaes Voltolini, que participou do programa Mais Você, da Rede Globo, preparou uma receita especialmente para o festival. O petisco não foge a temática do evento e terá o camarão como recheio. A festa começa na sexta-feira, 11, às 18h, com a abertura do Pavilhão Gastronômico e uma feira de carros antigos. Além disso, a noite de abertura terá atrações musicais com o Coral Univali, Expresso Rural e Trio Forró. No sábado a festa começa às 10h e no domingo será servida a maior caldeirada de frutos do mar do país, às 12h. No encerramento da festa terão apresentações do Grupo Tropeiros do Litoral, “As Aventuras de Darci” e Dentinho Aroeira com o show “Seu Brasilino”.

#PROGRAMAÇÃO PARA TODOS OS GOSTOS

Festas de Outubro atraem milhares de pessoas no primeiro final de semana

B

rusque e Blumenau receberam milhares de pessoas nos primeiros dias das festas de Outubro. A 28ª Fenarreco registrou mais de 30 mil pessoas no primeiro final de semana. Já a 30ª Oktoberfest recebeu nos primeiros quatro dias mais de 92 mil pessoas, sendo que 15 mil passaram pela Vila Germânica na noite de quinta-feira, 3, mesmo com chuva forte e o cancelamento do desfile de abertura. A 28ª Fenarreco segue até o dia 13 de outubro, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidoto Imhof, no Centro de Brusque, enquanto a Oktoberfest segue até o dia 20 de outubro, na Vila Germânica, no bairro da Velha, em Blumenau.

OKTOBERFEST. A festa mais alemã do Brasil recebeu 92 mil visitantes em quatro dias. A Fenarreco, em Brusque, registrou 22 mil pessoas

RECEITAS ESPECIAIS. O caldeirão gigante pesa 12 toneladas e deve preparar cinco mil litros de Caldeirada de Frutos do Mar. Na foto ao lado, a moradora de Porto Belo, Rosa Helena de Novaes, exibe o quitute que lhe rendeu o vice campeonato nacional de melhor coxinha do país

Prefeitura abre exposição sobre pesca do camarão A pesca do camarão é tema da segunda exposição de fotos ao ar livre realizada pela Prefeitura de Porto Belo. A mostra fotográfica sobre o dia a dia da captura do crustáceo, que é fonte renda de inúmeras famílias da cidade, está aberta aos visitantes desde terça-feira, 8. A exposição “Trabalhadores do mar” reúne 27 painéis de pvc. As telas serão expostas até o domingo, dia 13, aniversário de 181 anos do município. A pesca do camarão é tradicional em Porto Belo. Ainda hoje é passada de pai para filho.

A rotina diária em busca do crustáceo é, muitas vezes, uma tarefa solitária. Na temporada de captura do camarão, os pescadores saem logo cedo para o mar. Nas pequenas embarcações o canto das aves e o ruído do motor são os únicos sons ouvidos por horas. Para o secretário da Pesca, Fernando Amadeu Raulino, a exposição é uma homenagem devida aos pescadores artesanais da cidade. “Fizemos da pesca do camarão, mas é para valorizar todos os nossos pescadores”, lembrou.

A lanchonete do Shawarma! (47) 3368 - 0388 Rua 412 A - N 286 - Sala - 1 Bairro Morretes - Itapema - SC


E dição 144 - 11 de outubro de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

9

#A VERDADE DE CADA UM

Curiosidades sobre o cotidiano em países islâmicos Por JULIANA CARVALHO | jornalismo@correiodomunicipio.com

Q

uando analisada além das características econômicas e monetárias, a globalização, muitas vezes, pode nos remeter á ideia de um mundo em constante mudança de conceitos e atitudes, rumo a uma aparente unificação. No entanto, as variedades culturais, tradições, regimes e filosofias se diferem ao redor do mundo e são mais aparentes quando comparamos o Ocidente com países islâmicos. Apesar de nem todas as nações islâmicas serem radicais, em muitas delas, condutas que já fazem parte do nosso cotidiano são consideradas práticas condenáveis. Uma delas é o consumo de bebidas alcoólicas, que é ilegal em países como o Irã, a Líbia e o Paquistão. No Irã, por exemplo, se uma pessoa for pega consumindo o produto, ela pode ser condenada a pena de morte. Uma coisa comum no Brasil, que é proibida na Arábia Saudita, são mulheres dirigindo automóveis. Na Arábia, o ato

de dirigir é exclusividade dos homens e as mulheres que descumprirem a norma estão sujeitas a severas punições. Militantes feministas do país brigam por este e outros direitos comuns no Brasil, como decidir com quem se casar e até mesmo estudar ou viajar sem a permissão de um homem. Embora os homens tenham mais liberdade que as mulheres, em alguns países islâmicos, eles também seguem tradições muito diferentes, se comparadas ao nosso dia-a-dia. Fazer a barba, por exemplo, é um ato reprovado. No Irã, muitos escritores mundialmente reconhecidos, independentemente do sexo, não tem vez. Lá, obras que valorizem a cultura ocidental são proibidas, assim como aquelas que possam, de alguma forma, desvalorizar a cultura nacional. Alguns livros, inclusive, foram banidos do país. Esse conservadorismo é um dos fatores que determinam as diferenças entre a cultura islâmica e a ocidental.

Nogueíra Advogados Tarlyton Pierry Lucca Werle Advogado OAB/SC 28.523

Adriano S. Nogueira Advogado OAB/SC 17.620-A nogueiraadv@brturbo.com.br

Balneário camboriú - SC Novo Endereço B.Camboriú: Rua 1900, 264 sala 1

Av. Brasil esq. c/ Rua 1910

nº(47) 20313264-6005 1º - Andar sala 8

Dayane Torres dos Reis Advogada OAB/SC 33.529

Itapema- SC Av. Gov. Celso Ramos, 432 esquina c/ R.121, sl 02

(47) 3268-1087


10

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

facebook.com/correiodomunicípio

leitor@correiodomunicipio.com.br

PREVIDÊNCIA

Adriano Nogueira nogueiraadv@brturbo.com.br

Outubro Rosa: saúde da mulher e seus direitos previdenciários O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www. komen.org). Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de

mama), partidas de boliche e etc. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. Dessa forma, neste mês de outubro em prol da saúde das mulheres várias instituições fazem campanhas acerca da prevenção de problemas de saúde, podendo citar em nossa cidade de Itapema a Rede Feminina de Combate ao Câncer, bem como, neste momento, também seria importante falar um pouco acerca dos direitos previdenciários das mulheres acometidas de câncer. Perante o Instituto Nacional do Seguro Social às seguradas mulheres tem seus direitos garantidos no caso de incapacidade laborativa temporária (auxílio-doença), incapacidade laborativa permanente (aposentadoria por

invalidez), maternidade (salário maternidade – 120 dias), tempo de serviço (aposentadoria por tempo de contribuição) e idade avançada (aposentadoria por idade). Existe ainda, no caso de não obtenção de nenhum dos benefícios antes citados, a possibilidade do benefício assistencial a mulher idosa quando completar 65 anos de idade ou a mulher portadora de deficiência, desde que em ambas as situações se enquadrem numa renda per capita familiar inferior a ¼ do salário mínimo federal. Por isso, passo agora a breves informações acerca de cada um deles: Auxílio-doença: as seguradas do INSS tem direito a este benefício desde que estejam temporariamente incapacitadas para o trabalho, direito este concedido administrativamente após a realização de perícia médica a cargo do INSS; Aposentadoria por invalidez: benefício também devido as seguradas do INSS que forem consideradas incapacitadas de forma permanentemente para o trabalho e não suscetíveis a reabilitação profissional; Salário-maternidade: benefício devido às mães seguradas do INSS pelo período de 120 dias a partir da 36ª sexta semana de gestação ou após o nascimento do bebê, hoje também estendido as mãe adotantes pelo mesmo período de tempo; Aposentadoria por tempo de contribuição: devido às seguradas que completaram 30 anos de tempo de serviço sem a necessidade

Parcelamento em até 48 x pela administradora. Taxas a partir de 0,89% ao mês.

de cumprimento de idade mínima. Este benefício é calculado com base nos salários-de-contribuição realizados desde 07/1994 até a data do início do benefício, sendo utilizados os 80% maiores salários de contribuição deste período para se apurar o salário-de-benefício (média de contribuição), que é multiplicado pelo fator previdenciário para se chegar ao valor da renda mensal inicial do benefício; Aposentadoria por idade urbana: é concedido as mulheres aos 60 anos de idade e com base num tempo mínimo de 180 contribuições, que corresponde a 15 anos; Aposentadoria por idade rural: é concedida as mulheres seguradas especiais (agricultoras e pescadoras artesanais) aos 55 anos de idade, sendo necessário comprovar apenas o exercício da atividade pelo período de 15 anos imediatamente anterior ao requerimento mesmo de forma descontínua; Benefício Assistencial a mulher idosa: é concedido as mulheres quando completarem 65 anos de idade, sem a necessidade de comprovação de tempo mínimo de contribuição, no entanto, é avaliadado a renda per capita, sendo necessária que a mesma seja inferior a ¼ do salário mínimo ( hoje R$ 169,50); Benefício Assistencial a mulher portadora de deficiência: é concedido as mulheres portadoras de deficiências que não tenham condições de trabalho, e que tenham renda familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo federal.


E dição 144 - 11 de outubro de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

11

#NOTÍCIAS DE BRASÍLIA Eliomar Cachoeira engenheirocachoeira@terra.com.br

CONSTRUINDO facebook.com/correiodomunicípio

leitor@correiodomunicipio.com

ISS/OBRAS - IMPOSTO SOBRE O IMPOSTO?

N

CCJ aprova utilidade pública para universidades da Acafe

ão sou advogado, muito menos tributarista, mas a forma com que é cobrado o ISS das obras em Itapema (diga-se de passagem, não por culpa do atual governo), é, em muitos casos injusta e, salvo melhor juízo, cobra imposto do imposto. A forma a que me refiro, é mais ou menos essa: Ao final da obra, na emissão do habite-se, é feito um ¨acerto de contas¨ onde a Prefeitura afere se o valor do ISS devido durante a construção da obra foi recolhido. Para determinar a base de cálculo do ISS/obras, a Prefeitura utiliza o valor unitário da mão-de-obra, divulgado pelo SINDUSCON, (www.sinduscon-fpolis.org.br/index. asp?dep=98&nomeDep=cub-composicao), de acordo com o tipo de obra e o padrão de acabamento. Por exemplo, para um edifício residencial de 8 pavimentos, padrão normal de acabamento, em 10/2013, seria de R$ 703,65/m². A base de cálculo será obtida pela multiplicação desse valor, pela área total da edificação. Num edifício de 1000 m², a base de cálculo seria de R$ 703.605,00. Sobre a base de cálculo, aplica-se a alíquota de 5% de ISS que, no exemplo, importaria R$ 35.180,25 ou, mais ou menos, R$ 35,00/m². Desse valor, deduz-se os pagamentos efetuados durante a construção (retidos dos prestadores de serviço e recolhidos à Prefeitura), e também o valor de mão-de-obra própria, utilizada na construção (incide ISS sobre mão-de-obra própria?). O saldo, se houver (e sempre há), é cobrado do proprietário. É um sistema, pode-se dizer inteligente, muito parecido com o que a previdência usa para aferir, indiretamente, o INSS devido por ocasião de uma construção. Um dos problemas é que, diferentemente do INSS, que aplica um fator redutor sobre o valor do CUB para estimar a mão-de-obra direta utilizada na construção, a Prefeitura aplica o valor da mão-de-obra pleno, divulgado pelo SINDUSCON. Acontece que no valor divulgado (R$ 703,65 no exemplo), estão inclusos as leis sociais, trabalhistas e outros impostos (férias, décimo-terceiro salário, FGTS, dias de chuva, faltas, afastamentos por doença, lucro do empreiteiro e seus impostos, etc), que, penso, não deveriam sofrer incidência de ISS. Não me parece lógico pagar ISS sobre o INSS ou as férias dos empregados (pelo menos para mim). Outro problema é que o cálculo, também diferentemente do INSS, não leva em consideração as especificidades do projeto, em que muitas áreas têm custo menor do que outras (garagens e suas circulações, sacadas, terraços, etc). Tecnicamente as chamamos de áreas equivalentes de custo padrão, que nada mais são do que áreas, normalmente reduzidas, ponderadas pelo custo de sua construção em relação ao CUB. Também a forma utilizada não difere as construções em função do seu sistema construtivo, a contraexemplo do INSS. Obras pré-fabricadas utilizam muito menos mão-de-obra para serem construídas do que obras convencionais. Para a Prefeitura é tudo igual. Só para comparar, no frigir dos ovos, o que pagamos hoje R$ 35,00/m², pagaríamos, pelo antigo Código Tributário, algo em torno de R$ 12,00 /m². É muito.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou por unanimidade o projeto, relatado pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que institui o chamado Termo de Parceria, instrumento a ser firmado pelas instituições comunitárias de Educação Superior e Poder Público – ICES - com o Poder Público. Com a aprovação da chamada utilidade pública, as 16 unidades do sistema Acafe de Santa Catarina deixarão de pagar os excessivos impostos atuais, além de estarem habilitadas a captar recursos federais e estaduais. - Conseguimos transformar um projeto que tinha muitas objeções, principalmente por parte da bancada governista, numa aprovação

unânime. O novo estatuto das nossas universidades comunitárias vai lhes dar novo fôlego e condições de sobrevivência. O que esperamos agora é que esse projeto não seja vetado e que as universidades comunitárias possam se livrar de imposições do fisco que são injustas – comemorou Luiz Henrique. Este Termo de Parceria discriminará direitos, responsabilidades e obrigações das partes. De acordo com o relatório, as instituições deverão ofertar serviços gratuitos à população, proporcionais aos recursos que obtenham do poder público. - É muito prazeroso para o sistema comunitário das universidades brasileiras terem o seu trabalho reconhecido e por unanimidade na

CCJ. Esse é um passo importante para que esse segmento possa cada vez mais ampliar e possibilitar a melhoria e a qualidade do ensino superior brasileiro, atendendo metas nossas e do governo federal – comemorou o presidente da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), Mario Cesar dos Santos. Santos comandou um grande grupo de reitores catarinenses, que acompanhou a votação na CCJ. Também acompanharam a sessão na CCJ, os deputados federais catarinenses Pedro Uczai (PT) e Jorginho Mello (PR). De autoria da Deputada Maria do Rosário e outros deputados federais, o projeto de lei segue agora à sanção presidencial.

#ÍNDICES DA EDUCAÇÃO

Onze cursos alcançam conceito quatro em avaliação do MEC O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde de segunda-feira, 7, o resultado do desempenho dos estudantes na Listagem dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior dos cursos de graduação avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2012. Os cursos de Ciências Contábeis (Itajaí e Biguaçu), Design, Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda, Direito (Itajaí), Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais (Itajaí), e Turismo e Hotelaria, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) obtiveram conceito quatro (4), numa escala que vai até cinco (5), na listagem

dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior dos cursos de graduação avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2012. Os cursos de Administração (Itajaí, Balneário Camboriú, Biguaçu e Tijucas), Direito (São José, Balneário Camboriú, Tijucas e Biguaçu), Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Psicologia (Itajaí) e Relações Internacionais (Balneário Camboriú) obtiveram nota três (3). Dois cursos que estão em processo de desativação (Administração de São José, e Psicologia de Biguaçu) ainda foram avaliados e, por consequência, obtiveram conceito inferior à média. Segundo Amândia Maria de Borba, vice-reitora da Univali, o resultado do desempenho dos

alunos é, no geral, muito boa e deve favorecer resultados igualmente positivos no conceito dos cursos: “As notas dos alunos foram expressivas. Aliadas à avaliação de infraestrutura e de corpo docente da instituição, poderemos alcançar conceito cinco (5) em muitos dos cursos avaliados”, aponta. A avaliação dos cursos é feita a cada três anos e considera o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. O desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% da nota.

Atendimento de Segunda a Sábado das 07:00 às 12:00 e das 13:30 às 19:30 horas e Aos Domingos das 7:00 às 13:00 horas


facebook.com/correiodomunicípio

Por Franciele Rodrigues e Paula Morejano

EVENTOS & COMUNICAÇÃO

chiisassessoria@gmail.com

O casal Luiz Henrique Baldissarelli e Juliani Jaquelini Firme

J&M Os empresários Kátia Moreira e Hébio Oliveira inauguraram na terça-feira a nova casa do tradicional Restaurante Farol. O local está ainda mais bonito e mudou da Barra Sul para a parte central da Orla, na esquina da Rua 2000. O lugar é novo, mas o atendimento e a excelência são velhos conhecidos.

Crédito fotoS: Guma Miranda

TUDO AZUL na Oktoberfest

Felipe Miranda e Aline Minella

NCD

Crédito das fotos Carlos Alberto Alves

#novo

FÃ NÚMERO 1. Promessa é dívida! Assim, a Chiis Eventos e Comunicação realizou o sonho da maior fã do Jorge e Mateus de Itapema. Bruna Barbosa foi muito bem recebida pela dupla que esbanja carisma e simpatia. Além de conhecer seus ídolos, Bruna curtiu com mais de três mil pessoas o show que é um espetáculo à parte. Jorge e Mateus cantaram sucessos de seu álbum a “Hora é Agora”, e mostram que o sucesso não vem por acaso, arrasam! Mais um sucesso do Grupo Maria´s com a GDO Produções.

Davi Zimmermann, Jean Alphonse e Marcos Luz

O coquetel de Lançamento da Revista NCD, Casa do Núcleo Catarinense de Decoração Regional Litoral, foi um mega evento. Reunindo os profissionais da decoração, arquitetura e design de interiores, a loja Amazonia Larco recebeu convidados e a imprensa do todo o estado. O empresário Jean Alphonse com os curadores da Larco André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro foram perfeitos anfitriões.

Marcos Lu

z e Patricia Nascimen to

Alles Blau, que significa “Tudo azul”, é parte do hino da 30° Oktoberfest. A TIM, que é a patrocinadora oficial do evento pelo segundo ano consecutivo, tem o azul como principal característica de sua marca e traz o seu slogan associado ao tema da festa. Este é o principal patrocínio da operadora no estado, que durante o evento está realizando diversas ações, como o camarote azul, por onde já passaram convidados especiais. No local, há diversos totens com carregadores de celular, venda de chips, brincadeiras e distribuição de brindes. Carolina Munhoz, Ivo e Marilia da Silva


13

GENTE facebook.com/correiodomunicípio

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

leitor@correiodomunicipio.com

Márcia Maria

#Mestres

Gente&Acontecimentos

na decoração Avilar e Luis Varella mostraram seu talento como decoradores de vitrines e eventos, quando decoraram a loja Jalda Guedes. Vieram para Itapema a pedido de uma amiga e ficaram aqui mais alguns dias. Atuam no mercado brasileiro há mais de 19 anos com uma clientela requintada como: Daslu, Regina Salomão, MT e outras. Se você tiver interesse em contrata-los entre em contato pelo telefone 47-33680173.

60 anos! Um exemplo de vida para muitas pessoas, Aide Bertolli, mãe da nossa amiga e jornalista Marina, comemorou seus 60 anos no último sábado, dia 05. Sua família e amigos de longa data vieram de longe comemorar com ela seu aniversário, numa gostosa festa entre amigos. Nós do CM desejamos toda a felicidade do mundo à querida Aide!!!

Parabéns!!! È com enorme carinho que envio um abraço de parabéns e felicidades ao casal Francisco e Elisete Hasckel, ele aniversariou dia 06 e ela dia 09. Quem também festejou seu aniversário neste dia 08, foi o vereador Mouzatt Barreto, a quem também dedicamos os parabéns e muita saúde!


14

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

CLASSI CORREIO Fone: 3368 1073 VENDE: Apartamento 03 dormitorios, 02 vagas de garagem, Rua 260A, Meia Praia, Ed. Veneza, R$ 270.000,00.

FALE DIRETAMENTE COM SEUS CLIENTES AQUI! ANUNCIE!

Apartamento de alto Padrão, 04 suites, 03 vagas de garagem, Rua 306, Meia Praia, Ed. Beverly Hills, apto 1201A, R$ 550.000,00. Apartamento de alto Padrão com ótima localização em Meia Praia, 03 suites, 02 vagas de garagem, de R$ 950.000,00 por R$ 550.000,00 á vista. Casa no bairro varzea, terreno com 510M² bem localizado, rua calçada, proximo a marginal da BR 101, R$ 250.000,00. Apartamento de alto padrão, 03 suites, 02 vagas de garagem, Rua 294, Ed. villa toscana, Apto 401A, Meia Praia, R$ 800.000,00

479

47 3268 3393

Rua 252, Ed. Embaixador, nº 107 Sala: 01 - Meia Praia Itapema - SC

www.correiodomunicipio.com

ANUNCIE AQUI O SEU NEGÓCIO! Ligue: 3268 6886

VENDO BROZ 2012 Único dono, semi-nova, preta, 5 mil Km, nunca foi batida: R$ 7,5 mil!!! APROVEITE! Propostas com Fabrício, pelo fone: (47) 9655 7852

(47) 3368 9768 . equipcar_itapema@hotmail.com Rua 408, n 535 . Morretes . Itapema . SC


E dição 144 - 11 de outubro de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

15

CLASSI CORREIO

DESCONTO!!!

Só para quem viu este anúncio: venha até a nossa loja e diga você é leitor do Correio, e GANHE 10% de desconto!!!

> Livros > Papelaria > Revistas > Jornais > Fotocópia

Fone: (47) 3368 0185 - Av. Nereu Ramos, 4062 - sala: 02 - Meia Praia email: cafeleituramatriz@terra.com.br


16

| CORREIO DO MUNICIPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

#EXEMPLO

#PREVENÇÃO

Roderjan comemora 23 anos de fundação

Novos equipamentos auxiliam no trabalho da Defesa Civil de Itapema

Empresa de Itapema é um exemplo de crescimento para o município, sempre gerando emprego e aprimorando o mercado local

A

Roderjan Assessoria Contábil e Administração de Condomínios foi fundada em de outubro de 1990, pelo contabilista Roderjan Diehl Volaco, para satisfazer a demanda de serviços na área de gestão contábil das empresas de pequeno, médio e grande porte, juntamente com a área de gestão de condomínios na região de Itapema- SC. Em 1997 mudou-se para a segunda sede da empresa localizada no centro de Itapema. A empresa teve crescimento com o aumento no número de comércios que se estabeleciam

RODERJAN. O empresário e contador, que fundou a empresa e empresta seu nome à mesma

na cidade em virtude do grande potencial explorado na temporada de verão. Em 2004, em função do aquecimento do mercado na região do Vale do Itajaí, a empresa iniciou a construção da sede própria para comportar o crescimento

e poder proporcionar um melhor atendimento aos seus clientes. Hoje localizada na 2ª Avenida número 820. A Roderjan Assessoria Contábil e Administração de Condomínios inovou com na qualidade e excelência de seus serviços prestados. Ao longo do tempo criou diferencial que agregam valores e credibilidade como: agilidade no atendimento, profissionais altamente qualificados, estrutura, experiência de mercado, Seminários e atualizações para clientes, atendimento personalizado e via web, sigilo, otimização nos processos a qual permite às pessoas a realização de todo o seu potencial, com ênfase na inovação e na busca permanente da qualidade com resultado.E em janeiro de 2013 foi inaugurada a filial da empresa com sede em Bombinhas.

Os novos equipamentos ganhados pela Defesa Civil de Itapema já estão sendo utilizados no trabalho de prevenção e monitoramento, desenvolvido pelo órgão na cidade. Os materiais foram entregues pelo Governo do Estado e auxiliam na identificação e mapeamento de áreas de risco e ainda contribuem na prevenção dos fenômenos meteorológicos. O kit básico é composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS (Sistema Global de Posicionamento), câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas.Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta, os equipamentos são essenciais na rotina da equipe. “Os novos materiais vão contribuir nas vistorias, elaboração de

relatórios, bem como no acesso aos dados meteorológicos de várias cidades, permitindo uma ação preventiva ainda mais completa”, explicou o Coordenador. Cabo Motta ressaltou ainda que Itapema também vai receber, nos próximos dias, seis novos pluviômetros. “Com estes aparelhos vamos fazer a cobertura total do município, desde o bairro Sertão do Trombudo até o bairro Ilhota. Os dados coletados servirão para avaliação dos eventos naturais e a identificação de cenários, que poderão resultar em avisos e alertas para a comunidade”, afirmou Motta.


17

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

CORREIO DO MUNICÍPIO

Moda&Estilo

naMODA

à moda da Festas de outubro!

por Manoella Deschamps

No começo do mês foi dada a largada para as tradicionais festas de outubro da região, com destaque para a Oktoberfest em Blumenau, que abriu seus pavilhões para comemorar sua 30a. edição. São 17 dias de folia, e além das comidas típicas, desfiles e bandas animam o público que vem do Brasil inteiro para a maior festa alemã das Américas. É impossível não se levar pelos agitos das festas de outubro, por isso hoje vou dar dicas de looks para arrasar na Oktoberfest. Por tradição, as mulheres vão a festa vestidas de Frida, todas a caráter,

entrando ainda mais no clima alemão. Pensando nisso, a loja de Blumenau Mundo Lolita fez uma coleção especial para elas! Vamos conferir? Para quem não quer comprar ou alugar uma roupa de frida, vale apostar em peças que você já tem em seu guarda roupa, como saias mais rodadas, blusas tomara que caia de preferência com as mangas bufantes, estampas em xadrez,colete, vestidos com detalhes em renda ou bordado, meia branca, muita flor no cabelo, lenços, e nos pés preze pelo conforto, dando prio-

www.bubbleupstyle.com

ridade para sapatos baixos, como sapatilhas, e sapatos fechados. Para quem for apenas passear, minha aposta são em looks mais confortáveis, podendo combinar t-shirts/camisas com shorts jeans, looks com tendências da estação, o importante é prezar pelo conforto e não ousar muito na produção, lembre-se que não é balada, os pavilhões são cheios e para evitar incômodos vá com uma roupa mais dia, leia-se nada de muito decote, nem de brilhos e nem de saias muito curtas. Agora a regra é se divertir! Boa festa!

jos

# bei

12:00 às 20 horas.


18

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

facebook.com/correio.município

leitor@correiodomunicipio.com

pronto, falei!

Obentropp sogino@terra.com.br

SONHANDO NA MAIONESE (conteúdo filosófico dedicado ao crítico literário VHC, ex-BB) De saco cheio, vou de muda pra Itabapoana. Lá não conheço ninguém e ninguém conhece Obentropp; os pobres são pobres e ricos não os há. Supermercado, televisão ou posto de combustível nem pensar! Há isso sim, uma estação ferroviária desativada desde (e para sempre): 1.977, e ninguém disso ainda se deu conta por lá. A população está estagnada em 2.436 habitantes e com certeza nenhum sabe da existência de Chiquinho Scarpa. Sim, a maioria é torcedora do Flamengo carioca e na cidade não há nenhum texano, o que é de extrema salubridade... Como município seu orçamento é ridículo.Nada de médico, dentista, apenas um Posto de saúde que possibilita esse atendimento e em casos emergenciais, recorre-se à vizinha Apiacá, outro município. Lá também estão a agencia

bancária e funerária. Em Itabapoana vou me dar bem. Dostoievski é palavrão; a maior entidade é a associação dos empregados municipais; um terço da população e não há um só amante de rúgbi, ninguém nunca ouviu falar de Bento Gonçalves e não há habitante com hábitos de leitura, exceção aos da Bíblia, os evangélicos que em profusão os há em todo lugar. Cinema, pizzaria, clube social, padre e restaurante japonês nem pensar! Mesmo com esse currículo, com essa situação social e desamparada posição geográfica, lá vou me dar bem! Não tendo onde gastar meu vil metal e a Delegacia de polícia com um cabo e um soldado sem viatura policial, é lá que irei morar. Farei uma casa medindo quarenta metros quadrados com telhado de piaçaba, paredes de estuque, piso de chão

batido, uma estante para os livros e luz elétrica para o computador; mais o indispensável para sobreviver e que seja edificada às margens do córrego do Sossego, distante do centro umas centenas de metros. Infelizmente não haverá nessa abençoada moradia, figurante feminina, vez que Isabela se negaria a participar desse imbróglio residencial, dado seu caráter prático e de extremo bom senso e outra não interessar. De escorbuto, segundo investigação pessoal, ninguém sofre, assim como do mal de Chagas ou estresse emocional. São coisas de grandes centros e não desse bucólico lugar. Importante é não haver jornais circulando, que em nada acrescentariam às intempéries culturais de lugares sem leitores e perdidos nos mapas rodoviários. Por tudo que aqui rola feito desencanto eleitoral, social, ético e fraternal,

vou de muda pra Itabapoana. Irei despojado de intenções, segundas e terceiras, e distante de águas oceânicas. Não penso optar por Pasárgada, sendo esta uma recorrência poética de Manuel Bandeira; nem embrenhar-me pela floresta amazônica por faltar vocação militar para tal ou condição mental. Do que deixo para trás, apenas interessam notícias sobre a beleza corporal de sua presidenta (da câmara municipal), tão bonita quanto a natureza que permeia ao seu redor. Deixo tudo e a todos para trás e me mando com a convicção de que atitude melhor não há; e se em nada mais se pode acreditar aqui, mesmo às brincas e não às veras, vale procurar outro lugar distante de seres abjetos, alguns ingloriamente de barriga verde, venais e conspurcados com a imoralidade.

#FINANÇAS

#PRA LEVAR PRA CASA

Oficina gratuita ensina como controlar seu dinheiro

Sábado tem Feira de Doação de Animais na Praça da Paz

Com o objetivo de criar condições para que os participantes desenvolvam competências para compreender a forma de utilização do controle de caixa no dia a dia empresarial, reconhecer a importância de elaborar e efetuar o controle diário de entradas e saídas da empresa, o Sebrae/SC promove a Oficina Sei Controlar meu Dinheiro, no próximo dia 15, das 18:30 às 21:30, no Centro Empresarial de Itapema. Entre os assuntos tratados está o

Controle de Caixa, contas a receber, contas a pagar e caixa futuro. O evento é direcionado a microempreendedores e público em geral. Uma das principais vantagens desta Oficina é proporcionar ao Empreendedor Individual condições de tomar decisões sobre o momento ideal de utilizar o dinheiro, para que tenha os melhores resultados. Inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (47) 3368 4387. A Oficina é gratuita.

A Secretaria de Saúde de Itapema promove no próximo sábado, 12, a Feira de Doação de Animais. A ação realizada pelo Centro de Controle e Zoonoses acontece na Praça da Paz, das 13h às 17h. A atividade especial pretende proporcionar um novo lar para cães de todos os portes. Os animais levados pelo Canil Municipal para a Feira de Doação estão vacinados e receberam atendimento adequado do Centro de Controle de Zoonoses. Os interessados em adotar animais devem ser maiores de 18 anos e apresentar documento de identidade. Mais informações sobre a Feira de Doações, na Vigilância Sanitária pelo telefone (47) 3267-1553 ou (47) 3267-1529.


E dição 144 - 11 de outubro de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

19

DIA DAS CRIANÇAS

Atrações vão movimentar a Praça da Paz nesse sábado > Programação especial promete agitar a criançada no Atlântico Shopping

Para comemorar o Dia das Crianças, no próximo sábado, 12, a Praça da Paz se transformará em um espaço de alegria e diversão para os pequenos. Diversas atividades vão movimentar a Praça

da Paz, no Centro de Itapema, a partir das 10h. A programação especial conta com jogos, atividades de recreação e brinquedos infláveis. Os palhaços do Grupo Troupe Tartacircus

também prometem fazer o público infantil dar muitas risadas. Já o Coral Infantil Grupo Vivas e o Tropeiros do Litoral, deixam a festa ainda mais animada, com apresentações culturais.

Cultura, música, diversão e muitas brincadeiras vão dar o tom à programação especial de dia das crianças no Atlântico Shopping. A programação voltada para os baixinhos iniciou na terça-feira, 8, e se estende até domingo. Neste sábado, 12, às 16h, haverá uma apresentação do Centro MusicALL, onde crianças de várias idades tocarão diferentes tipos de instrumentos. Para fechar com chave de ouro, no domingo, 13, às 16h30min, haverá apresentação da peça teatral “O quarto de bonecas”, comandada pela Cia Teatral Marina Dias. O texto, de Ronize Moreira Carrilho, aborda de maneira lúdica a questão do preconceito racial e será encenada pelos atores Juliano Aragão, Renata Isis, Mônica Torinelli e Maria Júlia Kumm Pontes. De acordo com o gerente de Marketing e Merchandising do Atlântico Shopping, João Otávio Moretti, além de entreter a criançada, a programação também visa estimular o aprendizado e o gosto por diferentes tipos de cultura.

FESTA DO PESCADOR recebe 11 mil pessoas em três dias A 16ª Festa do Pescador recebeu 11 mil visitantes nos três dias de evento, de 4 a 6 de outubro. Shows nacionais e de bandas locais animaram moradores e visitantes de Bombinhas. Além disso, a comemoração contou com um variado cardápio gastronômico e apresentações culturais, como a exibição do documentário “Antes do inverno”, produzido por moradores da cidade e que conta os preparativos para a pesca da tainha. Na primeira noite de festa, as atrações musicais ficaram por conta das bandas locais Noe Jack e Uniclãs,

facebook.com/correio.município

que voltou à sua formação original. Sábado foi a vez da dupla sertaneja Leo e Júnior, conhecida nacionalmente e com vários sucessos, além do cantor Rafael Machado - uma das novas caras do sertanejo - e para fechar a noite, o baile comandado pelo Grupo Embalo Campeiro. A Festa do Pescador foi encerrada pelo grupo Cantadores do Engenho, valorizando a cultura do litoral catarinense. Já para as crianças, o evento teve brincadeiras e jogos coordenados por profissionais do SESC. O destaque do último dia da Festa do Pescador foi

a tradicional corrida de embarcações, na manhã de domingo. Participaram 30 embarcações, divididas em cinco categorias. À tarde, após a premiação dos vencedores, houve sorteio de brindes, como motor para embarcação, TV e outros equipamentos náuticos, para as famílias dos pescadores. A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, garantiu que já estão preparando a 17ª edição do evento com muitas surpresas e atrações. “Será uma Festa ainda melhor”, revela.

leitor@correiodomunicipio.com

AS LETRAS

Tania Du Bois taniardubois@gmail.com

Quem influencia quem...? “... o poeta / vê no voo da borboleta / a possibilidade de dar asas / ao poema” (Carlos P. Rosa)

Sofrer influência, adotar a peculiaridade como linguagem, investigar os vazios, as palavras e folhear livros é fazer constatar a história, e se tornar amante da ilusão onde encontro refúgio. Em outras palavras, esse lugar é a passagem sobre o movimento das palavras. “Embora poucos se deem conta, que a influência de opinião na vida das pessoas é enorme. Opinar é um modo de expressar a relação entre eu e o mundo” ressalta Carlos Matheus, em seu livro: As Opiniões se Movem nas Sombras.

A influência é o equilíbrio dinâmico que se reverte em conhecimento, onde os volumes delineados estabelecem a contraposição em conjunção das palavras, e nelas coloco o meu olhar através do sentimento e da troca pela criação. O escritor com estilo definido é escolhido por mim, leitora, em razão de sua capacidade criativa de me reter a atenção. Não o deixo passar despercebido ao notar que ele está em busca de transcender os limites convencionais, ao passar pela elaboração de um estilo grandioso para a escala de simplicidade e aí o diálogo é traçado e a influência se torna força natural entre leitor e autor. Mas, quando penso na obra como suporte, adoto a influência como expectativa. Por exemplo, as obras

que perduram, famosas, me mostram os acabamentos convencionais como manifestação da influência. Influenciada pelo escritor, sigo o curso do rio da arte e percebo que, em tempos crus e diretos, a consequência é um autor influenciar o outro, ao conquistar seu lugar especial, expressando a sua marca e, por atração, sobrevoar os estilos como logotipo. O livro é o retrato incisivo da vontade e do desejo do leitor em se tornar influenciado. Com a ideia de sermos influenciáveis, talvez a criação como conhecimento, deixe claro, com o espalhamento de estilo, que o olhar e o sentido podem, com o texto, fazer ressurgir palavras que atingem a plenitude.

Do outro lado, a influência é a dimensão que o escritor/leitor parecem reinventar – tornam incomum na arte do tempo o sentido transcendente em favor da arte literária. Dentro dessa linha, tanto quem influencia, quanto quem se deixa influenciar, em alguns momentos facilitadores da arte literária, aproxima a grandeza artística a quem merece seja atribuída. Lima Coelho, influenciado pelo amor, escreveu, “... Pensei em elaborar uma bela poesia / Que citasse tudo sobre o amor / Que passasse mensagens de alegria / Da musa inspiradora com primor // Pensei compor uma bela canção / Inspirado nesse grande sentimento / Falando tudo que sente o coração / E do que rola no pensamento...”


20

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

ESPORTE[

#San Chico vence a Regata Mormaii No último sábado, 5, o veleiro San Chico foi o primeiro a cruzar a última boia na praia de Bombinhas. Os gaúchos da tripulação venceram a 12ª edição Regata de Vela Oceânica Mormaii. A largada aconteceu em Jurerê Internacional, na cidade de Florianópolis, e terminou na Praia da Lagoinha, em Bombinhas.

OS DESTAQUES DE ITAPEMA E REGIÃO

#Surfista de Itapema é o atual campeão mundial de bodyboarding

[

# Marcílio Dias empata com o Brusque e vence campeonato O Marcílio Dias é o novo campeão da Divisão Especial do Campeonato Catarinense de Futebol 2013. O jogo entre o time de Itajaí e Brusque terminou em 1 a 1 e garantiu a terceira vitória do Marinheiro na segunda divisão catarinense. O jogo aconteceu no sábado, dia 5, no Estádio hercílio Luz em Itajaí. O primeiro tempo terminou em 0 a 0. Já aos cinco minutos da segunda etapa, Toni fez o gol do Marcílio Dias, e com 26 minutos de jogo o Brusque empatou. Os Marinheiros conquistaram o título por ter feito melhor campanha ao longo da competição.

[

Eder Luciano quer o bicampeonato mundial O catarinense Eder Luciano embarcou nessa semana para a paradisíaca cidade de Isla Margarita, na Venezuela, onde disputa, pelo segundo ano consecutivo, o ISA Bodyboarding Games, evento considerado a Copa do Mundo do esporte. Atual campeão do evento, o atleta de Itapema espera repetir o feito de 2012 e quer trazer o bicampeonato mundial para o estado catarinense. No entanto, antes do ISA Bodyboarding Games, Eder tem outro importante compromisso no mesmo local. Válido como etapa do Circuito Mundial, o Venezuela Pro, tem início nessa quarta-feira, 10, e Eder defende o bicampeonato da etapa. O catarinense tem extrema sintonia com as ondas de Parguito e nas duas vezes que esteve no país acabou vencendo as etapas do Mundial (2011 e 2012) e o ISA Games (2012). “As vezes que vim à Venezuela consegui conquistar duas etapas do Circuito Mundial e uma do ISA Games e isso me deixa muito mais

motivado para esse ano. Quero manter esse bom aproveitamento que tenho aqui no Mundial e no ISA quero ajudar o Brasil a sair novamente com o título geral”, revela Eder. Em 2012 Eder teve seu melhor momento no ano justamente no período dos eventos na Venezuela. As conquistas em Parguito ano passado o alçaram a não só campeão mundial do ISA Games, como também campeão do Circuito Latino-Americano e Campeão do Ranking Mundial de Acesso, o GQS. “Estou muito bem preparado para estes eventos e seria muito gratificante vencer mais uma vez por aqui. Tenho dois títulos para defender e quero mais uma vez sair vitorioso”, encerrou. A missão de Eder começa a partir dessa quarta-feira e prossegue pelas próximas duas semanas. O Mundial acontece do dia 10 ao dia 14 de outubro e o ISA Games já começa no dia seguinte, 15.


#

Aulas de basquete em Porto Belo

#

Volvo Ocean Race: Organizadores divulgam novidades para a próxima edição

E dição 144 - 11 de outbro de 2013 |

A prefeitura de Porto Belo disponibiliza pela primeira vez aulas de basquete para jovens de 12 a 14 anos. Os interessados podem se inscrever nos dias dos treinos, que acontece no sábado, das 9h às 10h30, na escola Olinda Peixoto, no bairro Perequê. Paralelo ao basquete, já estão em ação as escolinhas de futebol e futsal para alunos de sete a 17 anos. Os treinos ocorrem as terças e quintas-feiras no ginásio Antonio Brito, no Vila Nova, e na quadra do showbol, no bairro Perequê. As aulas são divididas em dois horários, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, se reuniu na tarde de domingo, 6, com o chefe de operações da Volvo Ocean Race (VOR), Tom Touber, em Paris, França. Entre as novidades apresentadas pela organização do evento está a ampliação das atrações na Vila Regata, que na próxima edição prevista para 2014/2015 contará com simuladores das condições vivenciadas pelos competidores em alto mar, novos cinemas 3D, além de uma área reservada para a visitação dos barcos que participam da VOR. Segundo o executivo, o diferencial da próxima edição estará nas embarcações, que já estão sendo fabricadas e serão mais resistentes e com menor custo em relação às edições anteriores. Os novos barcos serão menos velozes, mas por sua vez, poderão navegar mais de 70 mil milhas náuticas (o equivalente a duas voltas ao redor do mundo), sem apresentar problemas estruturais. A previsão é que sete equipes participem da próxima edição.

CORREIO DO MUNICÍPIO

21

A atleta de Itapema, Daiana Torquato, enfrentou e venceu Chayane Mendes no sábado, 5, no BluFight 5. As duas lutadoras fazem parte da nova geração do pesomosca feminino brasileiro. Daiana venceu com um armlock aos 3 minutos e 16 segundos do primeiro round. Essa foi sua segunda vitória no MMA profissional.

[ [Daiana Torquato

vence no

BluFight 5]

ÓRIA NO 1º ROUND

ATLETA DE ITAPEMA GARANTIU A VIT

#CONQUISTA

Equipe de Itapema se destaca no Catarinense de Downhill Oito atletas da equipe de Downhill de Itapema se destacaram com bons resultados na 7º Etapa do Campeonato Catarinense de Mountain Bike Downhill, realizado no último final de semana em

Schroeder. Agora a equipe se prepara para oitava etapa do Campeonato da Federação Catarinense de Mountain Bike Downhill que será realizada em Benedito Novo, no mês de Novembro.

Confira a classificação dos atletas de Itapema Diogo Machado Lopes 1ª Lugar Rígida Pró

Jhonatam 1ª Lugar Estreante Full

Lucas Farias 3ª Lugar Estreante Rígida

Ariel Boff 2ª Lugar Junior

João Carlos Junior 3ª Lugar Sub23

Michael Tomazoni 6ª Lugar Estreante Full Livre

Evento reúne talentos do Projeto Surf Escola na orla da Meia Praia Cerca de 80 atletas do Projeto Surf Escola participaram do Surf Treino que movimentou a orla de Meia Praia no sábado, dia 5. Durante o evento, os surfistas foram divididos em duas categorias e apresentaram os melhores resultados. Além do pódio, com os quatro primeiros colocados, também foram entregues medalhas de participação e brindes entre todos os atletas. Na atividade, a Secretaria de Esporte e Lazer entregou aos surfistas novas pranchas, leash, camisas de lycras e duas barracas, que servem de base para as turmas nas aulas do Projeto Surf Escola. Segundo um dos professores do Projeto Surf Escola,

Fabio Santos, as crianças esperavam com ansiedade os novos materiais. “Estamos muito felizes com apoio do Governo Municipal neste projeto. As roupas já estavam desgastadas e há muito anos vínhamos solicitando novas peças. Estamos felizes com a concretização deste desejo das crianças e a chegada desses materiais”, afirmou o professor. As aulas do Projeto Surf Escola acontecem toda terça e quinta-feira, na orla da Meia Praia, entre as ruas 233 e 237, e na quarta e sexta-feira, na Praia Central, próximo ao Rancho do Pescador, no período matutino e vespertino.


22

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013

A estreia da última temporada de “Amor & Sexo” bateu recorde de audiência. Isso porque o ator Otaviano Costa, marido de Flávia Alessandra, fez caras e bocas e arrancou a roupa, ficando apenas de tanguinha. O striptease deu o que falar nas Redes Sociais e agradou o público do programa.

PRÊMIO Nesta segunda-feira, dia 7, foi divulgada a lista dos indicados ao Emmy Intercional, considerado o Oscar da televisão mundial. Os vencedores da 41ª edição do prêmio serão conhecidos em 25 de novembro, em Nova York. “Avenida Brasil” e “Lado a lado” concorrem na categoria novelas. O ator Marcos Palmeira concorre pela série “Mandrake”, da HBO, enquanto Fernanda Montenegro disputa o prêmio por “Doce de mãe”, especial de fim de ano da Globo.“Como aproveitar o fim do mundo”, escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, da Globo, é finalista entre as séries de comédia e “O brado retumbante”, de Euclydes Marinho, está na corrida pelo

#movieclub Tá Chovendo Hambúrguer 2 13:10 13:20 15:10 15:20 17:10 17:20 19:20 Mato Sem Cachorro 14:20 16:50 19:30 22:00 R.I.P.D - Agentes do Além 21:20 Avioes 13:30 Elysium 15:50 18:00 20:10 22:10 O Tempo e o Vento 13:45 16:20 19:00 21:40 Família do Bagulho 19:10 21:30

Estreia em 25 de outubro o filme “Anita & Garibaldi”, protagonizado pelos atores Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes. O filme foi rodado em 2005 e depois de uma série de problemas envolvendo a produção do longa metragem, será lançado no fim deste mês.

> REENCONTRO

Confira as produções brasileiras indicadas ao prêmio Emmy Internacional

> Na categoria novelas, “Avenida Brasil” e “Lado a Lado” são indicadas ao prêmio

Os fãs dos Smurfs já podem comemorar, o terceiro filme dos pequenos seres azuis já tem data de lançamento: 14 de agosto de 2015. A confirmação de “Os Smurfs 3” surge no embalo dos bons números obtidos por “Os Smurfs 2” nas bilheterias. Foram US$ 331 milhões arrecadados mundo afora.

Bruna Marquezine e Vanessa Gerbelli voltam a atuar juntas na novela de Manoel Carlos Dez anos depois de “Mulheres Apaixonadas”, as atrizes Vanessa Gerbelli e Bruna Marquezine, que interpretaram mãe e filha na trama escrita por Manoel Carlos, voltam a contracenar na novela do mesmo autor, “Em Família”, que estreia em janeiro de 2014, na Rede Globo. Na nova novela das 21h, Vanessa Gerbelli será Juliana, tia de Helena (Júlia Lemmertz), portanto cinco anos mais velha que ela. Ambas viverão em conflito, já que Luiza (Bruna Marquezine) será criada pela tia Juliana. Apesar de Luiza ser filha de Helena, sobrinha e tia terão uma relação de mãe e filha. As atrizes ganharam destaque por seus papeis em “Mulheres Apaixonadas”, de 2003. Vanessa era Fernanda, uma ex-garota de programa e mãe de Salete, personagem de Bruna Marquezine. Fernanda acaba baleada em uma troca de tiros e morre alguns dias depois no hospital. Antes da tragédia, a pequena Salete tem visões de um anjo, que avisa à menina que sua mãe corre riscos, mas ninguém acredita na criança.

prêmio de melhor série dramática. O Brasil já foi indicado 67 vezes ao Emmy Internacional, tendo saído vencedor em 11 ocasiões. No ano passado, “A mulher invisível” foi vencedora na categoria comédia. O seriado é uma coprodução da Rede Globo com a Conspiração Filmes. O remake de “O astro” venceu entre as novelas. Em 2009, “Caminho das Índias”, de Gloria Perez, também foi consagrada. O Prémio Emmy Internacional é concedido pela Academia Internacional das Artes & Ciências Televisivas a programas televisivos de todo o mundo. O anúncio da premiação é realizado em Nova York, e o prêmio é dividido em quinze categorias.

##################agenda # Sharam volta a o Green Valley Sharam é uma lenda da house music mundial e se apresenta pela 2ª vez no Melhor Club do Mundo. O DJ francês Cedric Gervais também já brilhou no palco do Green Valley, com seu set dançante e intenso. Local: Green Valley Rua Mamoré, 1083, Rio Pequeno, Camboiriú Quando: Sábado, 12 Informações: Pelo site www.greenvalley.art.br

#Espetáculo Infantil - O Casamento da dona Baratinha Saiba Mais: O espetáculo conta a história de uma charmosa Baratinha muito trabalhadeira e organizada, que ao achar uma moeda de ouro em seu quintal, e resolve que com esse dinheiro vai achar um companheiro. Então, a nossa simpática, em meio a muitas confusões, ela escolhe um para se casar e tem, então, o seu “final feliz”. Local: Teatro Municipal de Itajaí - Rua Gregório Chaves, 111, Fazenda. Quando: Sábado, 12, às 16h. Valor Ingresso: R$ 20,00. Duração do Espetáculo: 45m. Faixa etária indicada: livre

#Warung Dono do badalado selo Crosstown Rebels, DAMIAN LAZARUS, desembarca no Templo em noite de pré feriado. E mais: ANJA SCHNEIDER, SUBB-AN, BICEP, ANINHA E ALBUQUERQUE. Local: Warung Beach Club - Av. José Medeiros Vieira 350, Praia Brava, Itajaí Quando: Sexta-feira, 11 Fone: 47 3348-7643


E dição 144 - 11 de outubro de 2013 |

facebook.com/correiodomunicípio

CORREIO DO MUNICÍPIO

23

leitor@correiodomunicipio.com

VIDA MELHOR

Fabrício Fontana pilatesitapema@hotmail.com

Pilates ajuda a combater Osteoporose Dores nas articulações e fraturas constantes. Esses são os sintomas da osteoporose, doença silenciosa caracterizada pela perda de massa óssea e diminuição da resistência mecânica dos ossos. Dados de 2013 revelam que os riscos de quebrar um osso, por exemplo, em virtude da baixa densidade óssea, são muito maiores entre as pessoas com mais de 50 anos. Nessa fase, a atividade física se torna fundamental para a prevenção de doenças desse tipo. E sabe qual é a modalidade mais indicada para ajudar a prevenir e estabilizar a osteoporose? O Pilates! Segundo a fisioterapeuta Aline Marbim, 30, o Pilates favorece e estimula a remodelagem óssea, através dos exercícios de tração e tensão. “Esse é o principal fator de recompensa para o idoso. Ao mesmo tempo, conseguimos a melhora no tônus, no equilíbrio, na flexibilidade, na postura e na consciência corporal. Isso reduz as chances de queda e os riscos de fratura”, explica Aline. Os principais fatores de risco da osteoporose são o sedentarismo, o tabagismo, a genética, a falta de cálcio e a deficiência hormonal. Por isso, a prática do Pilates é recomendada mesmo antes da terceira idade, agindo de forma mais efetiva na prevenção. Os exercícios

QUALIDADE DE VIDA. Pilates na terceira idade é indicado para prevenir e estabilizar a osteoporose.

equilibram os músculos e melhoram o posicionamento corporal, além de contribuir para a oxigenação e aliviar a ansiedade e o estresse. A professora Célia Moreira, de Niterói (RJ), tem 64 anos e um diagnóstico de osteoporose e osteopenia. Ela faz Pilates duas vezes por semana, há seis meses. “Meu ortopedista me recomendou o Pilates há anos, mas só agora resolvi fazer, por conta do tempo. Minha filha, que é atleta,

me apresentou à Aline. Fiz uma aula experimental e nunca mais parei. Meu médico quer que eu aumente a frequência. Adoro!”, conta a aluna. Os pacientes com osteoporose podem sentir dificuldades na hora do exercício físico, como dores nos joelhos, nos punhos e na coluna, em casos de deformidades ósseas. Porém, a fisioterapeuta garante que não há qualquer contra indicação para o Pilates na ter-

ceira idade. “O profissional responsável faz uma análise inicial, avaliando as condições de saúde do paciente, além de força, flexibilidade, suas limitações e qual a real necessidade de praticar uma atividade física”, afirma. Os exercícios mais recomendados são aqueles de baixo impacto, para o fortalecimento dos membros inferiores e superiores e músculos estabilizadores da coluna. E os benefícios são visíveis. “Me sinto mais animada, mais bem disposta. Minhas costas não incomodam mais e estou mais ágil, rápida, com mais resistência. Minha postura também melhorou muito, o que foi importante porque tenho osteoporose na lombar. A professora enfatiza tanto a postura que você sai da aula levando isso para o dia a dia”, comenta a aluna Célia. Além da osteoporose, outros problemas típicos da terceira idade, como a artrose e a artrite reumatóide, também são tratados com Pilates. A regra é fazer exercícios, se alimentar bem e ter disposição. “Você sente certa limitação, mas a dica é não se deixar abater. O corpo é uma máquina que você precisa colocar sempre em manutenção. Ou seja, ir sempre ao médico, se alimentar bem e fazer o que te faz feliz”. No dia internacional do idoso, fica a dica da Célia!

#ALIMENTAÇÃO

Pesquisa mostra que vegetarianos são mais magros Pesquisas feitas nos últimos anos mostraram que os vegetarianos tendem a usufruir de uma melhor saúde e de uma vida mais longa do que as outras pessoas. Agora, um novo estudo americano sugere que indivíduos que seguem uma dieta vegetariana são, em média, mais magros do que aqueles que comem carne, mesmo consumindo a mesma quantidade de calorias que os demais. O trabalho, desenvolvido na Universidade Loma Linda, na Califórnia, será publicado em dezembro no periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. De acordo com a universidade, a pesquisa

se baseou nos dados de 71.751 pessoas com uma média de 59 anos de idade. Essas informações foram coletadas entre 2002 e 2007. Os autores dividiram os participantes em cinco grupos: o dos consumidores de carne; dos semi-vegetarianos (comem carne ocasionalmente); dos pescovegetarianos (consomem apenas peixe); dos ovolactovegetarianos (comem laticínios); e veganos (não consomem nenhum produto de origem animal). Segundo a pesquisa, com exceção dos semi-vegetarianos, que consumiam uma média de 1.700 calorias por dia, todos os

participantes apresentaram a mesma média de ingestão calórica: 2.000 calorias ao dia. Os autores do estudo observaram que, mesmo assim, os veganos foram aqueles que apresentaram, no geral, o menor índice de massa corporal (IMC) entre todos os participantes. O maior IMC foi apresentado por aqueles que consumiam carne regularmente.

OBESIDADE Além disso, o estudo mostrou que o grupo dos vegetarianos foi aquele que apresentou o

menor porcentual de pessoas obesas: 9,4% dos membros tinham um IMC maior do que 30, o que caracteriza a obesidade. Essa taxa foi de 16,7% entre os ovolactovegetarianos; 17,9% entre os pescovegetarianos; 24% entre os semi-vegetarianos; e 33,3% entre os consumidores de carne. Como a pesquisa não levou em consideração outros fatores que interferem no peso – como prática de atividade física, por exemplo —, ainda não é possível dizer que uma dieta vegetariana causa diretamente uma redução do peso, mas sim que existe uma forte associação entre esses dois fatores.


24

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 144 - 11 de outubro de 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.