JORNAL CORREIO DO MUNICÍPIO

Page 1

Inverno chegou nesta sexta-feira, 21, trazendo frio ao litoral catarinense www.correiodomunicipio.com.br

EXEMPLAR GRATUITO, PEGUE O SEU!

A no III - E dição 128 - Itapema, 22 de junho de 2013

Itapemenses organizam manifestação para este sábado POLÍCIA

Polícia prende homicida em Itapema >> Pág 07

Protesto em Balneário Camboriú reuniu 7 mil pessoas. Veja cobertura das principais manifestações em Santa Catarina >> Pág 04 e 05

AGRICULTURA

Prefeitura recebe retroescavadeira para auxiliar agricultores de Itapema

>> Pág 06

JURÍDICAS

Saiba mais sobre o direito de resistência do empregado >> Pág 06

INICIATIVA

Sinduscon pede apoio de Senador para abertura de agência do INSS

>> Pág 09

FLORES

A blogueira de moda Manoella Deschamps apresenta a tendência floral para o Inverno 2013

>> Pág 17

SANEAMENTO Cobrança de tarifa de esgoto é legal, ainda que não haja tratamento sanitário. Saiba mais! >> Pág 08


2

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

EDITORIAL

| editor@correiodomunicipio.com

para não dizer qual, acharam que era só uma arruaça e fez pouco caso da manifestação apoiando o cacetete e a bala de borracha do governo, que certamente paga a mídia mensalmente para bonito na foto, como muitos outros meios de comunicação que há por este Brasil a fora. Depois que o movimento cresceu assustadoramente, a telinha mudou o foco e passou a ver de outro ângulo a movimentação para se resguardar. Nós do Correio do Município felizmente não devemos satisfação para ninguém, salvo nossos leitores, e podemos relatar tudo, sempre ouvindo as duas partes. Temos compromisso com a verdade e não precisamos agradar gregos e troianos para crescer. Portanto, fica aqui registrado nosso apoio ao manifesto e estaremos neste sábado, aqui em Itapema, somando e cobrindo a passeata. Fora isso, temos várias notícias importantes nesta edição semanal, confira! Antes que me esqueça, quero lembrar os meus amigos e colegas que só tenho este jornal, e que se alguém aparecer no seu estabelecimento vendendo publicidade de outro veículo, dizendo que me pertence, favor desconsiderar. No mais, tenham uma boa semana e curtam o jornal na nossa página no Facebook, onde você encontra o Correio do Município digitalizado.

Nesta edição o Correio do Município mostra como foi o movimento popular que está envolvendo todo o Brasil, em particular, o ocorrido nesta semana em Balneário Camboriú. A manifestação pacífica que demonstra a insatisfação popular dos brasileiros, em razão de vários fatores, mas, que se iniciou pelo aumento das passagens de transporte, ganha força e está no seu auge. Já estava na hora da população acordar e mostrar que não é conivente com toda essa roubalheira que sabemos que existe, mas, infelizmente é difícil de comprovar. Todo esse gasto desnecessário do dinheiro público, com passagens áreas para toda a família real, estadias em hotéis de luxo, ajuda moradia para fulano, regalias das mais variadas, almoços e jantares regados com vinho e champanhe importados, todos caríssimos, e muito mais, que se fossemos relatar faltaria página deste jornal. Enquanto isso, o povo brasileiro se lascando apertado nas conduções, pagando um alto preço pela comida, imposto de tudo, sem uma educação decente e com um sistema de saúde igual a cara da Dilma. Deu no que deu, o povo cansou de vestir a fantasia de palhaço e está nas ruas para protestar de uma forma geral. A imprensa, por sua vez, tenta fazer a cobertura da melhor forma possível. No começo alguns veículos de comunicação, facebook.com/correio.município

#as melhores da rede

FABIANO

Com mais de 40 bilhões gastos para copa, 30 bilhões para Olimpíadas e o salário mínimo um pouco mais de 600 reais, ainda tem gente que acha que a manifestação pela redução das passagens de ônibus é apenas por causa de 20 centavos?? Espero que isso seja apenas uma semente para movimentos ainda maiores, para fins ainda maiores, como a redução dos impostos, melhora na saúde, educação, fim da corrupção, redução da maioridade penal.

>>> Brunno Joseph via Facebook

charge da semana

leitor@correiodomunicipio.com.br

DO JUQUITA

Olavo J. Carvalho juquitacarvalho@hotmail.com

Lembrança danificada Noite comum de terça-feira. Na sala de espera do cinema ele viu aquela mulher com fisionomia familiar, que chamou a sua atenção. Era uma senhora quarentona, ainda bonita, que trazia na aparência os traços dominantes, bem marcados, da linda jovem que fora. Porém, com o semblante abatido por indisfarçável descontentamento. Reconheceu as suas feições e estilo. Aproximou-se dela e perguntou: “ - você não é a Janete?” Vinte anos que não se viam. Duas décadas se passaram desde que viveram, por breve período, uma envolvente, fogosa e inesquecível paixão. Bem de perto, olhou os olhos, o rosto, o corpo, o sorriso que nela se fez, e bebeu o perfume da mulher, e sentiu desejo por ela novamente. “ - Sou!” Disse ela com o olhar maravilhado, pois também o reconhecera.

Ela o fitou de alto a baixo. Sua face ganhou luz, os olhos secos brilharam, os seios se ergueram vivos, a boca se umedeceu, e mordeu a ponta da língua. Seu corpo em flor madura se abriu inteiro e seus lábios mudos disseram sim. “E você é o...! Meu Deus. Devo estar sonhando! Não acredito que este momento esteja realmente acontecendo!”. De uma acumulada saudade antiga, nasceu repentina brisa que acendeu brasa, que se tinha dado por morta. Então, abraçaram-se e beijaram-se com força na frente de todos, que observaram a cena estranhados por inusitada atitude. Afinal, haviam pago ingresso para assistir representações na tela, e não ali, ao vivo, na vida real. No caminho ela lhe disse que falava sempre para a sua filha adolescente, do seu primeiro amor. Que mostrava para ela a única fotografia que tiraram juntos, num baile no Gondoleiros. Ainda falou que estava casada há 17 anos, e que

www.facebook.com/correio.municipio Direção: Fabiano E. Soares Revisão: Naby Bufren

Para anunciar comercial@correiodomunicipio.com 47 3268 6886 e 9698-9095 Contato: leitor@correiodomunicipio.com

Administração/Finanças: J. Anselmo Vieira

Jornalista responsável: Aline Kroetz

Editor-chefe: Fabiano E. Soares editor@correiodomunicipio.com

Circulação semanal: Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Balneário Camboriú e Camboriú

seu viver estava sem graça, rotineiro, sem amor; só companheirismo. Que a sua vida sentimental tinha o marasmo da repartição de um órgão público: previsível, enfadonha, burocrática. Assustadoramente sem novidades. E que o seu corpo nunca mais havia tremido de prazer. No apartamento dele beberam vinho, lembraram com alegria da época passada, de quando eram tão jovens e morriam esgotados pela constante aplicação nas lidas do amor. Recordaram das promessas feitas que, ariscas, tomaram outro rumo para se cumprirem em outro lugar. E se beijaram, e se beijaram. Mas alguma coisa aconteceu naqueles instantes, que afrouxou o entusiamo. Veio um sumiço, um vazio inesperado, um estranhamento que tomou conta; um estorvo que chegou dizendo não. E, por não terem de volta, aquele sentimento que se apagara no

EXPEDIENTE O conteúdo publicitário veiculado neste jornal é de inteira responsabilidade de seus anunciantes. Os textos publicados nas colunas assinadas, são de responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião deste jornal.

meio do tempo, uma agonia implacável, indicava, que não seria como antes. E, não foi em nada parecido, com as intensas e deliciosas outras vezes de antigamente. Virgens, vestiram as suas roupas, e ele foi levá-la até o ponto de táxi. Beijinhos murchos no rosto; formais, constrangidos, dolorosos. E um adeus sem gosto, decepcionado, tal uma esperada viagem, que de súbito, se vê abortada no momento do embarque. De volta ao apartamento, sentou no sofá, encheu a taça com o vinho que restava, e disse em voz alta para si mesmo, olhando para a fotografia da atual namorada sobre a estante: “ - não aprendes nunca, não é seu teimoso?! Que jamais se revisita uma ex-paixão, dona de um corpo que já foi da gente! Agora, danificaste a lembrança!” Acesse o Blog do Juquita – blogdojuquita.blogspot.com.br – Lá tem umas inéditas também. jornalismo@correiodomunicipio.com

Correio

do

MUNICÍPIO www.correiodomunicipio.com

FALE CONOSCO: Fone: (47) 3268 6886 Av. Gov. Celso Ramos, nº 215 - sala 102 Centro Itapema Cep: 88220-000


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

facebook.com/correiodomunicípio

Os atletas de natação de Itapema participaram no último final de semana (15/06), do Campeonato Fita Azul de Velocidade. A cidade foi representada pela equipe da academia New Corpore, composta por 11 atletas.

> ENCONTRO NO MERCADO!!! Dia 07/07 acontece no Mercado Público o 1º Encontro de Carros Antigos, com churrasco e música ao vivo. Compareça!

3

leitor@correiodomunicipio.com.br

PANORAMA #

CORREIO DO MUNICÍPIO

#

DO CORREIO jornalismo@correiodomunicipio.com

Chapa 1 vence as eleições da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapema ocorridas nesta quinta-feira, 19/06, por 533 votos contra 114. Parabéns ao Leandro e a Cláudia, presidente e vice respectivamente.

> ABUSO DO DINHEIRO PÚBLICO O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios enviou ofício ao governo do DF solicitando a devolução aos cofres públicos de R$ 2,8 milhões gastos em ingressos e camarotes para a abertura da Copa das Confederações no dia 15 em Brasília, no estádio Mané Garrincha.

fogo no prédio Apartamento do Edifício Notre Dame pega fogo e assusta moradores em Balneário Camboriú. Ar condicionado pode ter sido a causa do incêndio que foi controlado rapidamente pelos bombeiros na Avenida Atlântica.

FOTO: uol.com.br

SINDUSCON O Sinduscon de Itapema em parceria com o Sinduscon de Balneário Camboriú e Itajaí promoverá treinamento sobre a NBR 15575 – Norma de Desempenho – Edificações Habitacionais. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de julho, com carga horária de 16 (dezesseis) horas sendo dividido em 8 (oito) horas por dia. O treinamento será ministrado por Ercio Thomaz que possui amplo conhecimento sobre a norma. O local de realização do treinamento será na sede Sinduscon de Balneário Camboriú, localizada na rua Angelina, 555, bairro dos Municípios.

anulação

DE CASAMENTO O presidente do STJ, ministro Felix Fischer, homologou sentença eclesiástica de anulação de casamento religioso, confirmada pelo Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Vaticano. Foi o primeiro pedido de homologação processado com base no Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. Com a decisão do STJ, os ex-cônjuges voltam a ser solteiros também na esfera civil.

> FALECEU James Gandolfini faleceu vítima de ataque cardíaco aos 51 anos de idade. Ele estava passando as férias na Itália onde participaria do 59º Taormina Film Festival na Sicília. James era ator da série “A Família Soprano”.

#Conselheira na mira da Justiça A conselheira tutelar Lurdes Bernadete Falabrette de Balneário Camboriú foi denunciada pelo Ministério Público por associação ao tráfico de drogas e peculato.

> ADEQUAÇÃO Justiça determina que o Prefeito e o Vice de Itapema deixem de veicular no site oficial da Prefeitura notícias/propaganda/publicidade oficial que contenham nomes, apelidos, símbolos e imagens suas, ou de seus partidos, de modo a identificá-los como realizadores ou responsáveis pelas atividades ordinárias da Prefeitura Municipal, bem como para que o Prefeito Rodrigo Costa não exponha em próprios do município símbolos, quadros, bandeiras do partido político ao qual é filiado, ou de qualquer outro partido.

#vereador cassado por compra de votos Foi determinada a cassação do Vereador Manoel Jades Izidorio, do município de Lauro Muller, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Izidorio foi condenado, ainda, à inelegibilidade pelo prazo de 8 anos e ao pagamento de pena de multa no valor de R$ 5.032,50.

redução da tarifa

Justiça determina a redução da passagem de ônibus em Blumenau para compensar isenção de dois impostos federais, o PIS/Pasep e o Confins. A Medida Provisória 617 proposta pelo governo federal em maio deste ano foi fundamental para o juiz da Vara da Fazenda Pública de Blumenau, Edson Marcos Mendonça, conceder liminar em Ação Popular e determinar a redução da passagem para R$ 2,90. Mesmo fundamento foi utilizado nas capitais, Recife (PE), Cuiabá (MT) e João Pessoa (PB) e nas cidades de Joinville e Jaraguá do Sul, que também reduziram suas tarifas espontaneamente.

#novo prazo para informar impostos

Em vigor deste o dia 10 de junho, a lei que estabelece as punições aos estabelecimentos comerciais que não discriminarem os impostos embutidos nos preços dos produtos e serviços na nota fiscal, em local visível, só começarão a ser aplicadas daqui a um ano. O governo federal decidiu ampliar o prazo do inicio das sanções para que os estabelecimentos se adaptem às novas regras.

#Festival de Turismo A equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema, representada pela assessora especial Neli Cristina Lenzi, participou do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. A participação no evento permitiu a divulgação de Itapema bem como os roteiros turísticos locais, fortalecendo o setor e incentivando a rota litorânea em todas as estações do ano.


4

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

[ MANIFESTAÇÕES ]

ALINE KROETZ | jornalismo@correiodomunicipio.com.br

manifestantes foram às ruas em Balneário Camboriú

O povo acordou e já decidiu, ou para a roubalheira ou paramos o Brasil”. Cerca de sete mil vozes ecoaram na Avenida Atlântica de Balneário Camboriú nessa terça-feira, dia 18. Pessoas de todas as idades participaram da manifestação que tomou conta do Brasil nos últimos dias e reivindicaram seus direitos. O protesto foi pacífico e contou com o auxilio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. A concentração aconteceu no Calçadão da Central, às 19h, de onde os manifestantes partiram até a Pontal Norte e voltaram pela Avenida Brasil. Moradoras de Itapema, as professoras de Educação Física Joana Carlini, 27 anos, e Laysa Rocha, de 25 anos, foram às ruas reivindicar seus direitos. “Eu aderi ao movimento porque nós estamos cansados e muito frustrados com a política brasileira. Esse é o nosso grito de socorro e de também de liberdade de expressão, porque é inadmissível que o presidente da Comissão dos Direitos Humanos, o Marco Feliciano, possa ter criado algo tão absurdo quanto a ‘cura gay’. Isso é uma falta de respeito com a população”, declarou Joana. “Eu vim protestar contra a lei complementar de Santa Catarina nº 587, que prejudica o ingresso na carreira militar de pessoas que não tem altura suficiente, que possuem tatuagens e destina apenas 6% das vagas às mulheres. Isso é descriminação, altura nunca foi documentos ou atestado de competência e tatuagem não define o caráter de ninguém. Hoje eu tenho dificuldades de ingressar na carreira militar, isso está errado, temos direito a igualdade”, revela Laysa. Felipe Runk, de 18 anos, participou da manifestação em busca de um país melhor. “Eu estou cansado de ver tantos políticos roubando e nada acontecer, de ver um

EM ITAPEMA

Nesse sábado será a vez de Itapema lutar por um país melhor. Mais de duas mil pessoas já confirmaram presença na manifestação que começa às 15h, na Rua 306 e segue até a Praça da Paz, no Centro da cidade.

superfaturamento descarado nas obras dos estádios e a saúde caindo aos pedaços, com pessoas morrendo nos hospitais em busca de atendimento, escolas com estruturas comprometidas. Essa passeata vai servir para que os nossos governantes saibam que nós não estamos dormindo e vamos berrar até o mundo inteiro ver a situação do ‘país dp futebol’”, afirmou o promotor de vendas. Aos 54 anos, Maria Lang não participou das manifestações, mas disse que sente orgulho dos jovens que saíram das suas casas para participar do protesto. “Esses dias me perguntei, onde estão ‘os caras pintadas’ que derrubaram o Collor? E hoje eles estão aqui na frente do meu prédio. Pode não ser a mesma geração que pediu o impeachment naquela época, mas sem dúvida estão com a mesma garra”. Um grupo de estudantes de direito carregava cartazes com diferentes reinvindicações: Abaixo à PEC 37, Fora Renan Calheiros e Marco Feliano, aumento de salários para os professores, mais investimento em saúde, educação e cultura. “Como futuros advogados, promotores e delegados temos o dever de vir aqui pedir o afastamento do presidente do senado e dos direitos humanos. O Marco Feliciano acabou de aprovar na Câmara dos Deputados um projeto chamado ‘Cura gay’. Isso é um absurdo! O que precisa ser curado é a ignorância das pessoas, a falta de comprometimento com o nosso país,

e principalmente, a falta de respeito com o dinheiro da população”, afirmou Victor Magalhães, de Blumenau. Entre jovens, adultos e idosos, as crianças também foram às ruas. “Eu tinha 10 anos quando derrubaram o presidente Collor, Na época, acompanhei tudo pela TV e sabia que aquilo iria marcar a história do nosso país. Hoje eu trouxe meus filhos e apesar de eles serem pequenos, um dia vou dizer pra eles ‘Vocês ajudaram a mudar o Brasil’ e eles vão sentir orgulho disso”, declarou Antônio Moura, que foi à manifestação acompanhado da esposa e dos filhos Isadora, de 5 anos, e Enzo, de 8 meses. Ao chegar na Pontal Norte, nas proximidades da Estrada da Rainha, os manifestantes aplaudiram os policiais, que ajudaram a manter a ordem durante a passeata. “Ouvimos tantas histórias de manifestantes em confronto com a polícia em outros estados, mas aqui isso não aconteceu. Protesto se faz com consciência e respeito às pessoas. Não precisamos depredar os estabelecimentos comerciais, nem soltar rojões, basta gritar que seremos ouvidos”, declarou um dos lideres do movimento. Nesse sábado será a vez de Itapema lutar por um país melhor. Mais de duas mil pessoas já confirmaram presença na manifestação que começa às 15h, na Rua 306 e segue até a Praça da Paz, no Centro da cidade.

EM BALENÁRIO População lotou a Avenida Atlântica, no movimento que levou os manifestantes até a Estrada da Rainha


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

5

Crédito: Marcello Casal Jr Agência Brasil

Os filhos da revolução Considerada uma das maiores manifestação públicas das últimas décadas, em todo o país cerca de 200 mil pessoas foram às ruas em todos os estados, e a previsão é ainda maior. As primeiras passeatas começaram nas principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, onde os manifestantes subiram no teto do Congresso Nacional, nessa segunda-feira, dia 17.

Passeata pacífica faz história em Florianópolis (Fonte: Diário Catarinense)

EM BRASÍLIA

Foto: Cristiano Estrela/Agência RBS

Manifestantes ocupam o teto do Congresso Nacional em Brasília

Às 20h20min, as duas pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina ao Continente começavam a ser pisadas por manifestantes a pé. A passagem de veículos ficou interrompida por pelo menos uma hora. Uma cena que não era vista em Florianópolis desde 2004, quando manifestantes ocuparam os acessos. E desta vez foi diferente. Sem confronto nem ameaça. Isso porque a Polícia Militar abriu para o movimento passar, perto do clube de remo, dando lugar para o povo correr e gritar. Era o auge do protesto que se iniciou tímido duas horas antes, na frente do Terminal de Integração do Centro (Ticen) e foi ganhando corpo ao longo das avenidas Mauro Ramos e Beira-Mar Norte. Do alto, o helicóptero da PM estimava a presença de 10 mil pessoas. “Eu vi, eu vi a ponte fechar!”, entoavam os manifestantes sobre as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo bloqueadas (Confira a foto na contracapa). Um grupo distribuiu panfletos chamando para o segundo protesto previsto para amanhã. No manifesto, apontavam as razões para os protestos: corrupção, má distribuição de renda, hospitais de péssima qualidade, altos impostos sem retorno, transporte público deficiente, desrespeito à educação, violência e gastos de R$ 30 bilhões com as copas do Mundo e das Confederações. No fim do protestos, o Ticen foi invadido pelos manifestantes.

EM FLORIANÓPOLIS

Máscara foi muito utilizada entre os 10 mil manifestantes que foram às ruas da capital. O protesto catarinense já é considerado um dos mais pacíficos do país


6

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

facebook.com/correiodomunicípio

leitor@correiodomunicipio.com.br

JURÍDICAS

Vinícius Antonascio torresvinny@yahoo.com

Direito de resistência do empregado

Você já deve ter observado que na CLT existem 13 motivos pelos quais o patrão pode você já parou para demitir um empregado por pensar que as “justa causa”. Mas, você já parou para pensar que as leis traleis trabalhistas balhistas também garantem ao também garantem empregado o direito de demitir ao empregado o o seu patrão por “justa causa”? Uma professora da empredireito de demitir sa Sem Fronteiras Tecnologia o seu patrão por Educacional Ltda., que atua no “justa causa”? ramo do ensino de informática, trabalhou para essa instituição de julho de 2008 a fevereiro de 2010. Nesse ano, pediu demissão afirmando que o atraso no pagamento dos seus salários era constante e que já não tinha mais condições de continuar em tamanha situação de instabilidade financeira. Passados 112 dias após a sua saída da empresa, a professora chegou a conclusão de que ela havia cometido um erro ao pedir demissão. Era a empresa quem deveria ser punida, não ela. Ela havia sido a vítima daquela situação, uma vez que sempre cumpriu com as suas obrigações empregatícias dentro da firma. Era o seu patrão que, de forma reiterada, não fazia o pagamento do seu salário até o quinto dia do mês. Com o pedido de demissão, a trabalhadora recebeu da

empresa apenas as seguintes verbas rescisórias: a) saldo de salário; b) 13º proporcional; c) férias proporcionais e vencidas (mais 1/3). Já a “justa causa” do seu patrão lhe daria direito a receber as mesmas verbas, acrescidas de aviso prévio, liberação do saldo da conta do FGTS, multa de 40% do FGTS e seguro-desemprego. Portanto, percebeu que o correto seria que ela tivesse demitido o seu patrão por “justa causa”. Diante dessa constatação, a professora ajuizou uma ação contra o seu ex-empregador perante a Justiça do Trabalho. Para sua surpresa, o juiz de 1º grau entendeu que a empregada demorou muito para solicitar a “justa causa” do seu patrão. Para o magistrado, o fato que ela esperou 112 dias para levar o assunto à Justiça evidencia que os atos faltosos imputados ao seu ex-patrão não tiveram a necessária gravidade que autorizasse uma justa causa. Em face da sua derrota em primeira instância, a professora recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho sob o argumento de que a lei não dispõe acerca de prazo para que a parte tome iniciativa a fim de rescindir o contrato de trabalho por justa causa por parte da trabalhadora ou do patrão. Novamente para sua surpresa, teve o seu pedido negado. Por fim, no Tribunal Superior do Trabalho, a professora teve reconhecido o seu direito de demitir o ex-patrão por justa causa. Entendeu a última instância da Justiça do Trabalho que a falta cometida pela empresa Sem

Vereador Fafá pede por infraestrutura para o trânsito de bicicletas Implantação de mais ciclovias e ciclofaixas nos bairros e principais avenidas de Itapema é o objetivo da Indicação de Fafá Através da Indicação nº 244/2013, o Vereador Fabrício Lazzari propôs na Sessão Legislativa desta terça-feira, 18, que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria competente, desenvolva um estudo para implementar infraestrutura para o trânsito de bicicletas e introduzir critérios de planejamento para implantação de ciclovias ou ciclofaixas nos bairros e principais avenidas de Itapema. A importância de os municípios oferecerem infraestrutura e incentivar a construção de ciclovias, em benefício à qualidade de vida

da população, é destacada em algumas experiências internacionais de incentivo a esse tema, onde muitas cidades colecionam importantes avanços com a priorização de ciclovias ao invés de veículos. “Esta Indicação tem como objetivo facilitar uso da bicicleta como meio de transporte sustentável no meio urbano e no turismo, aproveitando melhor o espaço urbano e incentivando esta prática de atividade física. O objetivo é deixar o local mais humano, sociável, além de diminuir a poluição e preservar o meio ambiente”, argumentou Fafá.

Fronteiras Tecnologia Educacional Ltda. foi considerada grave. Isso porque o “pagamento de salário” é a maior obrigação contratual e legal do empregador. Da mesma forma, a “percepção de salário” é tida como o maior direito contratual e legal do empregado. O conceito de que o patrão manda e trabalhador obedece vem sendo rechaçado pelas nossas leis trabalhistas já há algum temo. Hoje, nas relações entre empregado e empregador, deve vigorar o equilíbrio entre as partes. Ambos são titulares de “poder”, nesse sentido. Do lado do patrão, esse poder pode ser percebido no momento em que ele organiza os seus funcionários em grupos de trabalho, na criação das normas de conduta dentro da sua empresa, quando ele decide punir o seu empregado pelo cometimento de uma falta ou nos momentos em que ele fiscaliza a produção dos seus trabalhadores. Com relação ao empregado, o seu poder decorre do se convencionou chamar de “direito de resistência”. Assim, no campo das relações de trabalho, a resistência se opera quando o empregado é obrigado a defender um direito seu que é violado pelo patrão. Basta notar que o seu oposto é a submissão, ou seja, a aceitação da dignidade perdida. O caso narrado anteriormente ilustra bem como uma trabalhadora fez uso do seu direito de se insurgir contra qualquer fator que ameace a sua sobrevivência. É a verdadeira resistência pacífica, mas não passiva, contra as injustiças.

[ AGRICULTURA E PESCA ]

Prefeitura recebe retroescavadeira para auxiliar agricultores Uma retroescavadeira avaliada em R$ 200 mil foi entregue à Prefeitura de Itapema na tarde desta quarta-feira, dia 19, através do trabalho dos vereadores da bancada do Democratas (DEM) na Câmara Municipal, representada por Mouzatt Barreto, Wanderley Dias e Zulma Souza, e do Diretor de Agricultura e Pesca de Itapema, Elias Severino. Em fevereiro deste ano, os representantes do poder público protocoloram um Ofício junto à Secretaria de Agricultura do Estado de Santa Catarina, solicitando maquinários para os pescadores do Canto da Praia e também para os agricultores de Itapema. “Em 50 anos de história de Itapema, esta é a primeira retroescavadeira do município, para utilização na agricultura”, comemorou Elias. Ainda em abril, a Colônia de Pescadores foi contemplada com um trator e um guincho, entregues pessoalmente pelo secretário Estadual de Agricultura e Pesca, José Rodrigues, que atendeu aos pedidos dos vereadores e do Diretor de Agricultura, articulando a doação do maquinário para o Município. Neste mês de junho, foi a vez dos agricultores serem contemplados. Segundo Elias, a máquina foi entregue à Prefeitura para uso do Departamento de Agricultura e Pesca, para atender produtores rurais e pesqueiros de todo o município. “A retroescavadeira pode ser usada para abertura de arrozais, de valas pluviais, ou para uma manutenção extra, e vai ficar à

disposição dos produtores”, disse. Durante a manhã desta quarta-feira, a vereadora Zulma (DEM), acompanhada da presidente da Câmara de Itapema, Nilza Simas (PSD) e do vereador Xavier De Legarrea (PDMB), foram até Florianópolis para liberação do maquinário, que chegou a tarde no pátio da Prefeitura. A vereadora Zulma destacou que representava os colegas da bancada do DEM, que não se fizeram presente na ocasião por estarem em compromisso em Brasília.


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

[ SEGURANÇA ]

Polícia prende homicida foragido em Itapema

CORREIO DO MUNICÍPIO

7

Polícia procura suspeito de tentativa de homicídio

A Polícia Civil prendeu na quinta-feira, dia 13, Joel da Silva Quadros, de 29 anos, por homicídio doloso, no bairro Morretes, em Itapema. Depois de cometer o crime, o supeito recebeu o mandato de prisão e fugiu para Madri, na Espanha. Os agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) apuraram recentemente que ele estaria residindo em Itapema e passaram a monitorá-lo. Ao perceber a presença dos policiais, Quadros fugiu, foi perseguido pelos policiais e foi abordado a aproximadamente 1 km de sua residência.

ENTENDA O CASO No dia 6 de julho de 2012, Quadros matou com um tiro o jovem Djeferson Paulo Sistrem, de 22 anos, no bairro Monte Alegre, em Camboriú. No momento do crime, Sistrem estava acompanhado da namorada que presenciou o suspeito efetuando o disparo contra a vítima. O crime foi motivado por ciúmes, uma vez que a namorada da vítima teve anteriormente um relacionamento amoroso com Quadros, contudo, na data do crime já estavam separados. Quadros foi interrogado e confessou o crime, dizendo ter agido em legítima defesa, porém, segundo a investigação, essa alegação não encontra respaldo nas provas colhidas. Além do crime de homicídio, Quadros estava realizando coação de testemunhas, motivo pelo qual foi representado pela prisão preventiva. Assim que o mandado foi deferido, o suspeito empreendeu fuga para a cidade espanhola de Madri, sendo que, após as investigações, descobriu-se que o autor havia retornado ao país há dez dias e se encontrava escondido na cidade de Itapema. Depois da prisão, Quadros foi conduzido ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, no bairro Canhanduba em Itajaí.

[ TRÂNSITO ]

Presidente da Fatma sofre acidente e fica preso nas ferragens na BR 101 Durante a manhã de quarta-feira, dia 19, um grave acidente na BR 101, sentido Sul, deixou o presidente da Fatma, Gean Loureiro preso nas ferragens. Ele quebrou dois fêmures e precisou ser operado no Hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí. Junto com ele estavam outras três pessoas, o assessor Bruno Oliveira e o diretor da Fatma, Alexandre Simioni, tiveram ferimentos leves, mas o motorista do carro, Daniel Veneroso, também ficou preso

nas ferragens e teve que ser retirado do veículo com a ajuda da equipe de resgate da Autopista Litoral Sul. Loureiro foi a Itajaí para participar do evento ‘Aventura Pelos Mares do Mundo’, que apresentou a programação de novembro na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros o acidente aconteceu no Km 125, em Itajaí, por volta das 11h30. O carro em que viajavam bateu e parte do veículo foi parar debaixo do caminhão.

Nessa semana, a Polícia Civil de Balneário Camboriú pediu o auxílio da comunidade para identificar o suspeito que tentou matar a facadas uma garota de programa na cidade de Balneário Camboriú. As imagens foram gravadas na câmera de monitoramento do prédio onde mora a mulher. A denúncia pode ser feita através do Disque-Denúncia 181, denúncia eletrônica pelo site www. disquedenuncia181.org , ou ainda pelo e-mail da DIC dicbalcamboriu@pc.sc.gov.br


8

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

[ SANEAMENTO BÁSICO ]

Cobrança de tarifa de esgoto é legal, ainda que não haja tratamento sanitário

M

esmo que não haja tratamento sanitário do esgoto antes de seu despejo, é legal a cobrança da tarifa de esgoto. A decisão é da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em julgamento de recurso especial representativo de controvérsia de autoria da Companhia de Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), do Rio de Janeiro. A tese, firmada sob o rito dos recursos repetitivos (artigo 543C do Código de Processo Civil), deve ser aplicada a todos os processos idênticos que tiveram a tramitação suspensa até esse julgamento. Só caberá recurso ao STJ quando a decisão for contrária ao entendimento firmado pela Corte Superior. Com base no artigo 3º da Lei 11.445/07 e no artigo 9º do decreto regulamentador (Decreto 7.217/10), a maioria dos ministros entendeu que a tarifa de esgoto pode ser cobrada quando a concessionária realiza coleta, transporte e escoamento dos dejetos, ainda que não promova o respectivo tratamento sanitário antes do deságue. Para eles, essa é

uma etapa posterior e complementar, travada entre a concessionária e o poder público. O relator do recurso, ministro Benedito Gonçalves, ressaltou que a legislação dá suporte à cobrança, principalmente porque não estabelece que o serviço público de esgotamento sanitário somente existirá quando todas as etapas forem efetivadas. Além disso, não proíbe a cobrança da

tarifa pela prestação de apenas uma ou algumas dessas atividades. Essa é a jurisprudência do STJ.

Repetição de indébito A decisão da Seção reforma acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que declarou a ilegalidade da tarifa ante a ausência de tratamento

do esgoto coletado na residência do autor da ação. Ele queria a devolução das tarifas pagas, a chamada repetição de indébito. A decisão da Primeira Seção deixa claro que a cobrança da tarifa não pressupõe a prestação integral do serviço de esgotamento sanitário, mas apenas parte dele. No caso analisado, o serviço resume-se à realização da coleta, do transporte e do escoamento dos dejetos. “Assim, há que se considerar prestado o serviço público de esgotamento sanitário pela simples realização de uma ou mais das atividades arroladas no artigo 9º do referido decreto, de modo que, ainda que detectada a deficiência na prestação do serviço pela ausência de tratamento dos resíduos, não há como negar tenha sido disponibilizada a rede pública de esgotamento sanitário”, afirmou o ministro Benedito Gonçalves. Para o relator, entender de forma diferente seria, na prática, inviabilizar a prestação do serviço pela concessionária, prejudicando toda a população que se beneficia com a coleta e escoamento dos dejetos.

[ SEGURANÇA PÚBLICA ]

Vereador quer Ponte do Perequê iluminada Depois de transitar a noite pela Ponte do Rio Perequê e reparar na escuridão do trajeto que faz a divisa entre os bairros Meia Praia, de Itapema, e o bairro Perequê, de Porto Belo, o vereador Eraldo Mafra (PMDB) apresentou uma indicação pedindo que o Poder Público providencie iluminação adequada para o local. O pedido apresentado no último dia 11, foi aprovado por maioria no Plenário, e encaminhado ao prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB), para que o mesmo avalie a reivindicação do vereador. Segundo Eraldo, a ponte está na escuridão total, facilitando delitos e aumentando a insegurança na região. “Fiz esse pedido por uma questão de segurança e porque alguns moradores me trouxeram essa reclamação. E caso esta não seja uma obrigação só

Eraldo apresentou outras três reivindicações

do Município de Itapema, deixo meu pedido para que os prefeitos de Itapema e Porto Belo realizem uma ação conjunta, beneficiando os moradores das duas cidades”, analisou o parlamentar.

Ainda durante a 18ª Sessão da Câmara de Vereadores de Itapema, Eraldo Mafra apresentou outros três pedidos com reivindicações diversas. Na Indicação nº 240/2013, ele solicitou ao Governo Municipal que promova a reurbanização da Rua 442, no bairro Morretes. Na justificativa da sua proposição, Eraldo destacou que o local está esquecido, necessitando de reparos e manutenção. Na Indicação nº 243/2013, o peemedebista questionou a Prefeitura de Itapema sobre por que o calçamento da Rua 430-A, também no bairro Morretes, não foi concluído, considerando que os moradores já pagaram a empresa que iniciou a prestação do serviço. “A população está sem entender o que houve,

onde foi parar o restante do material e o porquê não foi terminado o que começou, já que a empreiteira largou a obra sem terminar”, considerou o vereador. Eraldo apresentou também o Requerimento nº 38/2013, este endereçado ao Congresso Nacional, para sugerir uma nova alternativa de identificação dos motociclistas. “É preciso estudarmos formas de melhorar a identificação deles, porque observamos um grande números de assaltos com motos, as quais são difíceis de identificar somente com a placa do veículo”, explicou o vereador. Entre as sugestões levantadas por ele, está a de criar uma identificação visível nos capacetes, para que em momentos de fuga ou delitos, seja mais fácil identificar o motociclista. Todas as proposições do vereador foram aprovadas por unanimidade entre os vereadores de Itapema.


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

Sinduscon solicita apoio de senador catarinense para a abertura do INSS de Itapema O Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Itapema (Sinduscon) solicitou nas últimas semanas o apoio do senador Paulo Bauer, que representa Santa Catarina no Congresso Nacional, para a abertura da agência do INSS de Itapema. O presidente do Sinduscon, João Formento, fez a solicitação depois de conferir a reportagem do Correio do Município, na edição 118, de 13 de abril de 2013, onde mostrava a situação do local, que apesar de estar com a estrutura pronta, estava abandonado e tomado pelo mato e lixo. Em resposta, a chefe do gabinete do Inss, Izabel Cristina Suzuki afirma que a previsão de abertura da agência será neste mês de junho.

AGÊNCIA EMPERRADA A futura agência do INSS de Itapema está pronta, porém, abertura não sai

[ DIRETO DE BRASÍLIA ]

Luiz Henrique debate novas tecnologias energéticas na Alemanha O senador aproveitou para convidar o Instituto Fraunhofer para se estabelecer em Santa Catarina LETÍCIA SCHLINDWEIN Assessoria Senador Luiz Henrique

O futuro está aqui, destacou o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), no encontro com a direção e professores do Instituto Fraunhofer, em Munique, na Alemanha, ao confirmar a produção e comercialização pioneira em Santa Catarina de filmes transparentes que produzirão energia. O Brasil será o primeiro país da América do Sul a produzir e comercializar em larga escala o OPV (Organic Photovoltaic), que nada mais é do que um conjunto de células solares orgânicas e flexíveis, que possibilitam a captação de energia solar em qualquer superfície, por ser extremamente leve e adaptável. Vai ser uma solução revolucionária. O sol está em abundância no Brasil e é de graça. Esse projeto vai potencializar a energia, além de ser limpa, natural e barata , argumentou o senador à direção geral do Instituto Fraunhofer, que confirmou no fim da tarde desta segundafeira, dia 17, a parceria com a empresa joinvillense Flex Solar. “Estamos finalizando o processo técnico e financeiro para a materialização do projeto que deverá acontecer em aproximadamente dois anos e meio”, garantiu Bernardo Schmidt, engenheiro mecânico e proprietário da Flex Solar, que investe no projeto desde junho de 2012. O primeiro passo para o desenvolvimento dessa grande fonte de energia foi dado em outubro do ano

passado, com a presença do senador Luiz Henrique e Instituto Fraunhofer, em três de outubro de 2012 em Joinville, quando foi assinado o contrato de parceria entre Joinville e Alemanha. Hoje o projeto está bastante avançado e na fase de testes. A tecnologia já está dominada, mas o instituto alemão está aprimorando o processo para poder produzir os filmes flexíveis em escala industrial. “Farei todo o esforço possível para que esse projeto seja bem sucedido. Estou muito feliz que o Instituto e a empresa joinvillense estão materializando essa ideia revolucionária”, agradeceu o senador. Fraunhofer em Santa Catarina Na reunião, Luiz Henrique falou também em nome do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e do prefeito de Joinville, Udo Döhler, manifestando o desejo do estado catarinense em abrigar uma sede do Instituto Fraunhofer. Metade de nossa população é de descendência alemã e acredito que, para futuras parcerias, um contato próximo com a tecnologia e conhecimento alemão seria muito importante”, solicitou o senador. A resposta foi imediata. “Será necessária essa aproximação. O Brasil é ensolarado e corajoso para levar esse projeto ao país. Estamos felizes em poder fazer esse caminho juntos. O projeto, um dos mais importantes do nosso instituto atualmente, está bem avançado e temos certeza que será bem sucedido”, garantiu o diretor geral do Fraunhofer, Georg Rosenfeld.

CORREIO DO MUNICÍPIO

9


10

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

facebook.com/correiodomunicípio

leitor@correiodomunicipio.com.br

PREVIDÊNCIA Momento histórico Esta semana peço licença aos leitores do Jornal Correio do Município, pois deixarei de abordar assuntos sobre a Previdência Social, uma vez que não poderia deixar de comentar os protestos realizados em todo o país. Certamente estamos vivendo um momento histórico, tendo em vista o estigma de que o Brasileiro somente se importava com o Carnaval e Futebol. No último domingo, no jogo da seleção brasileira com a do Japão no Estádio Mané Garrincha na Capital Federal, a Presidente Dilma Roussef foi veementemente vaiada pelos torcedores presentes, sendo que esta vaia ecoou por todo o país e de certa forma inflamou os protestos que estavam em andamento, em especial o movimento passe livre na cidade de São Paulo. Os fatos envolvendo, em tese, o superfaturamento dos custos da construção dos estádios para a Copa do Mundo de 2014 foram o estopim da constatação do descaso de nossas autoridades com a saúde, a educação, a segurança e o transporte público, bem como da desumana carga tributária que somos obrigados a pagar todos os dias, da corrupção e principalmente da impunidade dos

condenados do mensalão. A grande maioria dos manifestantes por todo o país sem qualquer filiação partidária e de todas as idades e classes sociais saiu as ruas para reclamar de forma pacífica, querendo mudanças nos rumos de nosso país, querendo um país melhor para nós, para os nossos filhos e netos, como a Reforma Política, contra à Proposta de Emenda Constitucional n.º 37 que limita os poderes de investigação do Ministério Público, um Plano Nacional para a Saúde, para a Educação, para a Segurança e Transportes Público, etc.. Importante sinalar que não estou aqui para defender os vândalos, a violência ou qualquer outra forma de dano ao patrimônio público ou privado. Infelizmente entre os manifestantes se infiltram pessoas mal intecionadas e acabam se aproveitando deste momento para praticar crimes, mas isso com certeza não deve macular os verdadeiros motivos dos protestos. Ouvi esta semana uma cientista política dizer que a violência que presenciamos espelha e decorre o que muitas pessoas enfrentam no seu dia a dia, por exemplo, quando vão em um hospital ou posto de saúde e

não são atendidas, quando mães buscam uma vaga em uma creche para seu filho para poderem trabalhar e não conseguem, quando uma pessoa precisa registrar um boletim de ocorrência e não consegue, tendo em vista que quando a população tem seus direitos desrespeitados desconhece os mecanismos legais para os fazer valer e se os conhece, não tem fácil acesso à Justiça ou não acredita nas instituições jurídicas como meio de resoluções de conflitos e outros problemas sociais que ainda estamos distantes de minimizar em nossa atual conjuntura política e econômica. Quero deixar claro que em momento algum os motivos acima sejam justificativas para as atitudes dos vândalos e que concordo com eles, pelo contrário, é apenas uma constatação de nossa triste realidade, sendo que esta cientista política acrescentou que isso hoje é chamado tecnicamente de violência institucionalizada, ou seja, aquela cometida justamente pelos órgãos e agentes públicos que deveriam se esforçar para proteger os cidadãos, e na prática não o fazem. A pouco mais de duas décadas, os brasileiros sairam as ruas para pedir o Impeachment do então Presidente Collor, movimento de qual participei conhecido como “Caras-

Parcelamento em até 48 x pela administradora. Taxas a partir de 0,89% ao mês.

Adriano Nogueira nogueiraadv@brturbo.com.br -Pintadas”. Foram fatos históricos e marcantes para que mudanças acontecessem naquele momento e que o Brasil pudesse trilhar e consolidar o Estado Democrático de Direito. No entanto, passados mais de duas décadas, todos os motivos que levaram os caras-pintadas as ruas pareciam que tinham ficado no esquecimento, como quase tudo que importa neste país. Portanto, acho que está na hora de mostrar que a população brasileira pode ser alegre, otimista, criativa, trabalhadora etc., mas certamente não é otária. Conforme um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais o qual transcrevo em parte: “A gente não precisa de estádios, precisamos de educação; a gente não precisa que o Brasil impressione o mundo, a gente precisa que os brasileiros tenham comida e saúde; a gente não precisa de mais festas, a gente precisa de pessoas com trabalho e vidas sustentáveis; ... está provado, através dos bilhões que agora estamos gastando, que temos mais do que o suficiente pra mudar nossa situação; ou que ao menos a gente tinha ... até a copa e as olimpíadas; ... é hora de nós começarmos a nos preocupar com nossas prioridades e no que realmente importa”. Apoio toda e qualquer manifes-

tação pacífica que vise mudar positivamente o nosso país e acredito que todo brasileiro que ama o seu país também pensa da mesma forma, requerendo que os detentores de cargos eletivos federais, estaduais e muncipais entendam que conforme parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal de 1988: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”, lembrando que o verbo estar é temporário, bem diferente de ser, que é permanente. Portanto, é melhor escutar a voz do povo que os elegeu, outorgou e delegou a eles um mandato parlamentar, para o Legislativo ou para o Executivo, rogando que a Reforma Política instituísse uma forma do povo revogar este mandato, antes do tempo caso assim quisesse. Mas, é importante destacar que, não lhes outorgamos nenhuma procuração para espoliarem, aviltarem e saquearem o erário em nosso nome e mentirem insolente, descarada e impunemente para toda à nação, dessarte, espezinharem a nossa cidadania, nos chamando a todos nós de palhaços, além de fazerem menoscabo da ética, da moral, da lei e da ordem. Dessa forma, proteste por uma país melhor, de forma pacífica, sem violência e sem vandalismo.


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

Eliomar Cachoeira engenheirocachoeira@terra.com.br

CONSTRUINDO facebook.com/correiodomunicípio

leitor@correiodomunicipio.com.br

COPA DAS CONFEDERAÇÕES, PROTESTOS E A CONSTRUÇÃO

O

que era para ser um período em que as atenções estariam voltadas para a Copa da Confederações, servindo de teste para a capacidade do Brasil em sediar Copa do Mundo de Futebol do próximo ano, acabou servindo de palco para manifestações, raramente vistas neste país. O brasileiro, apaixonado por futebol desde o berço, normalmente, esquece-se de outros assuntos quando ocorre um grande evento esportivo. Os políticos aproveitam essa característica e aprovam as medidas mais impopulares, que poderiam gerar protestos. Desta vez, contrariando o seu estilo pacífico de ser (subserviente até), o Brasil foi às ruas, inicialmente meio sem saber por que, atiçados por movimento, iniciado nas redes sociais. O que era para ser um protesto contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo, acabou por se transformar numa gigantesca manifestação popular de indignação contra tudo e todos. PEC 37, saúde, educação, corrupção, transporte urbano, Copa do Mundo, salários, tudo. Parece que, de repente, o povo brasileiro acordou de um sono que o entorpecia e havia há décadas e lembrou que tinha esquecido de reclamar desses assuntos. A manifestação já se tornou histórica, comparável aquelas dos anos 80, nas campanhas Diretas Já e Fora Collor. Desta vez, porém, sem líderes aparentes, sem carros de som, sem bandeiras de partidos políticos. Dilma e seu governo parecem com o governo descrito no livro do Saramago, ¨Ensaio sobre a Lucidez ¨. Perdidos, sem saber o que querem, quem os lidera e como fazer para contê-los, procurando o verdadeiro motivo oculto. Aos rebeldes sem causa (Como amadurecer sem ter com quem me rebelar? Do Ultraje a Rigor), juntou-se uma imensa multidão, agregando sentido, civilidade e ordem às manifestações. Sempre digo que, se eu tinha uma coisa a invejar no povo argentino (ui), era a sua capacidade de indignação. Parece que o povo brasileiro está aprendendo. Em que se pese alguns casos de violência, vandalismo e confronto, o Brasil não será o mesmo depois desse evento. E a construção? Nada a ver com o assunto? Tem sim. Já viram a alta do dólar, a queda das bolsas? E a imagem de insegurança que o Brasil passa para o exterior? Ruiu a imagem de país pacífico, com o povo contente com seu governo e a caminho do gigantismo. A construção civil está atrelada indissociavelmente ao bom andamento da economia. Nunca, em tempos de crise, a construção civil viveu bom momento, pelo contrário. Insegurança na economia é sinal de queda nas vendas, principalmente para nossa região, que oferecemos imóveis de lazer sobretudo. Nuvens negras se aproximam, porém com a promessa de um ensolarado dia, com o País com o povo mais politizado e governo mais cauteloso e menos cheio de si, nascido das ruas.

CORREIO DO MUNICÍPIO

11

Águas de Itapema disponibiliza vans para visita à ETE do Morretes População pode agendar horário para conhecer instalações e processos de tratamento do esgoto A partir desta semana, a Companhia Águas de Itapema instituiu transporte gratuito em vans para as pessoas que tiverem interesse em visitar as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto localizada no bairro de Morretes, em Itapema. Os visitantes terão oportunidade de conhecer o processo de tratamento do esgoto “in loco”, acompanhando a chegada “in natura”, os processos de tratamento que o esgoto recebe e a realização do controle de análises de laboratório que garante a qualidade da água devolvida ao Rio da Fita. Técnicos e engenheiros estarão à disposição para solucionar dúvidas durante todo o roteiro. As visitas à ETE deverão ser agendadas e poderão ser feitas de

quarta a domingo, em vans com saída da Companhia Águas de Itapema - na Avenida Marginal Leste, nº 5 - nos seguintes horários: às quartas ,às 14 horas; às quintas, às 9 horas; às sextas, às 14 horas; e aos sábados e domingos, às 10 horas. O agendamento deverá ser feito pelo fone (47) 3268-8200 com Vaneci. No dia da visita é necessário usar calçado fechado e calça comprida. Menores de idade só poderão realizar a visita acompanhados dos responsáveis. Além de visitar a Estação de Tratamento de Esgoto, será possível acompanhar o andamento das obras de ampliação da ETE que seguirão durante todo o ano, com finalização prevista para início de dezembro. Entre os investimentos

já anunciados pela Companhia estão a construção de Tanque de Equalização com capacidade de 3,6 mil metros cúbicos para equilíbrio das vazões de pico dos efluentes, em especial na alta temporada; construção do 5º módulo UASB que permitirá chegarmos ao tratamento biológico de 275 litros por segundo; ampliação do floco-decantador para o tratamento físico químico de 317 litros por segundo; construção de filtros de areia com capacidade para 320 litros por segundo para melhoria da qualidade final do efluente; e ampliação da capacidade da Câmara de Contato para melhoria da desinfecção do efluente.

Atendimento de Segunda a Sábado das 07:00 às 12:00 e das 13:30 às 19:30 horas e Aos Domingos das 7:00 às 13:00 horas


12

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

CORREIO DO MUNICÍPIO

facebook.com/correiodomunicípio facebook.com/correiodomunicípio

leitor@correiodomunicipio.com.br leitor@correiodomunicipio.com.br

Gente&Acontecimentos

CASAMENTO

comunitário Foi realmente emocionante o casamento comunitário realizado na paróquia Santo Antonio, dia 13. Foi um dos acontecimentos mais importantes de Itapema, por que proporcionou a vários casais a realização de um sonho. Todas as noivas e noivos estavam elegantes. A Igreja estava maravilhosa e o salão onde foi servido o almoço também. Foram 31 casais e seus convidados, todos alegres, igreja lotada e noivos felizes. Parabéns a todos e votos de uma vida repleta de conquistas. Agradecimento especial ao Padre Mário Sérgio e sua equipe que fizeram acontecer.


social

Márcia Maria marciamelias@hotmail.com

Sinônimo de elegância e tradição em Itapema, a Loja Persona está com sua super promoção, com peças maravilhosas e com preços especiais. Vera e sua equipe aguardam você para um delicioso café!

DIA DOS NAMORADOS O casal Ivan e Camila, com o Chef de Cozinha Nuno, do Restaurante Pietros

FIM DE SEMANA Enquanto isso, no Caixa D´Aço, o amigo Cássio, do Hotel Resort Itapema, se arriscando no stand-up

Eurora! Tudo que se escrever sobre a Eurora, vai ser pouco, de tão maravilhosa e querida que ela é. Sempre sorrindo, sempre transmitindo paz e distribuindo amor. Eurora é especial e desejamos a ela muitas felicidades, muita saúde e queremos que continue assim por muitos anos.

ENTRE AMIGAS A aniversariante de junho, Karine Soares, comemorando ao lado das suas amigas


14

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

CLASSI CORREIO ANUNCIE AQUI! Entre em contato conosco e anuncie aqui a sua empresa! Fone: 3268 6886

ANUNCIE AQUI! 479

(47) 3368 9768 . equipcar_itapema@hotmail.com Rua 408, n 535 . Morretes . Itapema . SC

ALESSANDRA TERESA GOMES

(47) 9652 - 6889

OAB SC 29.577 . alessandrateresagomes@yahoo.com.br

Avenida Nereu Ramos, 2861 Sala: 03 e 04

VAGAS DE EMPREGO ITAPEMA Engenheiro mecânico Técnico segurança do trabalho Motorista de caminhão Recepcionista atendente Empregado doméstico Banhista de animais domésticos Bordador a máquina Aux. Administrativo e escritórios Faxineira Padeiro Confeiteiro Balconista de padaria Ajudante de pintor Aux. Técnico de refrigeração Técnico de refrigeração Vendedor pracista Conferente Marceneiro Pedreiro Auxiliar de cozinha Cozinheiro de restaurante Recepcionista secretária Motorista de caminhão guincho Encarregado de estoque


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

15

CLASSI CORREIO

47 3268 3393

Rua 252, Ed. Embaixador, nº 107 Sala: 01 - Meia Praia Itapema - SC

Nogueíra Advogados Tarlyton Pierry Lucca Werle Advogado OAB/SC 28.523

Adriano S. Nogueira Advogado OAB/SC 17.620-A nogueiraadv@brturbo.com.br

Balneário camboriú - SC Rua 1900, 264 sala 1

(47) 3264-6005

(47) 9695.6448 . 7814.6689 . 3368 9421 Dayane Torres dos Reis Advogada OAB/SC 33.529

Itapema- SC Av. Gov. Celso Ramos, 432 esquina c/ R.121, sl 02

(47) 3268-1087

> Livros > Papelaria > Revistas > Jornais > Fotocópia

Fone: (47) 3368 0185 - Av. Nereu Ramos, 4062 - sala: 02 - Meia Praia email: cafeleituramatriz@terra.com.br


16

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

CORREIO DO MUNICIPIO

[ PORTAL TURÍSTICO ]

Indicações pedem melhorias na infraestrutura do Município Magnus Guimarães (PDT) sugere a criação de um Centro Municipal de Cultura e de um Portal Turístico numa das entradas de Itapema

D

atividades. “O município dispõe de alguns terrenos públicos que comportariam essa estrutura, entre eles o Centro de Eventos e a Secretaria de Educação e Cultura, locais onde poderia ser construído o Centro de Cultura e Artes de Itapema, abrigando a tantos grupos representativos para a nossa cidade”, argumentou o parlamentar. A segunda indicação do vereador Magnus destinada à aparelhagem pública, está ligada ao desenvolvimento do turismo e ao atendimento do visitante. Na Indicação nº251/2013, Magnus apresentou ao Governo Municipal o seu pedido para instalação de um Portal Turístico no Trevo das Peixarias, sendo este um dos principais acessos ao Município de Itapema. O vereador lembrou que o local, hoje, já abriga a Secretaria de Turismo, porém, há pouca

uas das três Indicações apresentadas pelo vereador Magnus Guimarães (PDT) na Sessão Ordinária desta semana, realizada dia 18, apresentam ao Poder Executivo sugestões de melhorias na infraestrutura pública de Itapema. A primeira indicação do vereador aprovada em Plenário, pede a construção de um Centro Municipal de Cultura e Artes, para atender a demanda de grupos artísticos, associações, corais, entre outros projetos que carecem de infraestrutura para funcionar. Magnus justificou que a maioria dos projetos culturais mantidos pelos municípios ou não, enfrentam dificuldades, seja por falta de espaço para ensaios e apresentações, ou pela dificuldade em custear despesas com o aluguel onde mantém suas

sinalização para atender o turista que chega em Itapema. “É chegada a hora de ampliar o visual da cidade, identificá-la e melhorar a sinalização sob o ponto de vista do turismo. E esse terreno, além de já ser propriedade do Município, é amplo para receber este projeto”, acredita. Magnus destacou que Itapema também precisa estar preparada turisticamente, para a chegada da Copa e para a demanda das festas de outubro, além da tradicional temporada de verão. “Fui informado que o Município de Itapema está tratando junto ao Município de Curitiba, no sentido de ser inserido no contexto turístico, hoteleiro, gastronômico e de lazer em razão da Copa do Mundo. E não é difícil imaginar que milhares de turistas venham à nossa região, estendendo seus roteiros para conhecer as belezas naturais da nossa região”, disse, validando a importância do seu pedido, para que o município recepcione bem os seus visitantes. As duas indicações receberam aprovação unânime dos vereadores, e foram encaminhadas ao Prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), para sua apreciação.

[ CÂMARA DE VEREADORES ]

Presidente da Câmara fala sobre saúde e manifestações no país Acompanhe a fala da presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Nilza Simas (PSD), durante a Sessão desta semana, realizada no dia 18 . “Hoje estivemos em reunião com o prefeito Bolinha e ele sinalizou a contratação de mais dois profissionais na área da saúde, são dois profissionais médicos. Falamos do caso do Dr. Eduardo, que é um excelente médico, que tem que dividir a sua carga horária entre o Posto do Praiamar e do Sertão do Trombudo. Já questionávamos isso, e recebi a informação que está chegando aí um segundo médico para que essas duas unidades de saúde tenham um médico 40 horas por semana. Eu friso que este médico, o Dr. Eduardo, teve um momento muito importante quando precisamos transferir uma paciente do Morretes e ele o acompanhou até Curitiba, dando suporte técnico. É difícil encontrar profissional que se dispõe a isso. Para salvar uma vida ele não mediu esforços. Então, é um profissional que precisa ser valorizado e

que sozinho não vai aguentar a situação porque a demanda é grande e ele atende duas unidades de saúde. Mas fico feliz com a afirmação do prefeito, de que é mais um cirurgião para o hospital. Também chegou o médico da Unidade de Saúde do Morretes, que é a

terceira equipe que estava descoberta. Sobre o aumento salarial da enfermagem que defendi aqui, mais do que isso, nós precisamos buscar o plano de cargos e salários de todos os profissionais da área da saúde, e quando eu falo de plano de cargos e salários, falo para agentes de saúde, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, enfermagem, categoria médica, dentistas, porque a saúde perpassa por valorização profissional. Não sejamos demagogos e achar que não perpassa e que a gente só trabalha por amor. A gente trabalha por amor, a gente trabalha por vocação, mas também precisa ser reconhecido. Hoje não existe um plano de cargos e salários, e eu vejo a saúde como nosso maior patrimônio. É por isso que eu venho defendendo e lutando tanto quanto vocês, porque a gente sabe das dificuldades que a saúde anda enfrentando e não é só Itapema. Eu nunca gosto de me reportar a outras cidades, mas acho que fazer um panorama de país, a televisão está mostrando isso, a reivindicação não é política, não tem partido político. É a primeira vez que se vê no país um

movimento tão bonito, buscando direitos. Direitos de melhor saúde, melhor educação, direito as passagens, enfim, diminuindo custos e buscando qualidade de vida, se gastou nesse país horrores em estádios para sediar a COPA. A exemplo do Amapá, que nem tem time de expressão e depois não sei o que irão fazer com aquele monumento. É ridículo e vexatório o que está acontecendo no nosso país e a gente vê que aquelas lideranças não são políticas. Com relação à aprovação do Ato Médico pelo Senado, todos os demais profissionais da saúde que não são médicos são os contra esta regulamentação da Medicina. Este é mais um ato que acaba diminuindo a autonomia de cada profissional. Mas para lutar por uma categoria, buscar melhores salários, buscar qualidade de vida, nós precisamos participar. Hoje o Brasil inteiro se manifesta, mas o grande manifesto, o manifesto mais importante que a gente pode dar para um agente político é nas urnas. Então o grande manifesto vai ser lá e que esse país vai dar com a situação da saúde, segurança e educação nesse país”.


17

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

CORREIO DO MUNICÍPIO

Moda&Estilo

flores

naMODA

por Manoella Deschamps

www.bubbleupstyle.com

para o inverno Quem falou que estampas de flores são para serem usadas só no verão? O inverno (que começou no dia 21) dá um descanso para os tons sóbrios e abre espaço para as estampas, um salve para as florais que são nossa aposta para alegrar os dias mais frios. Para quem curte um visual colorido, as estampas florais são aposta certa para compor um look descontraído com uma pitada de romantismo. Sejam flores, pequenas, médias ou grandes, em fundo escuro ou claro, vale usar e abusar. Para as fãs do floral, o conjuntinho é chique e super atual. Outra opção é a calça ou saia estampada, mas lembrem-se: quem tem quadril largo deve evitar estampas na parte inferior, se for usá-las, opte pelo fundo escuro e com flores miúdas para não “aumentar” a silhueta.

# beijos

O blazer floral é ótimo para quebrar a seriedade de uma produção sóbria e básica. Já o vestido de flor é o queridinho para acompanhar sobretudos e parkas. Vamos apostar?

12:00 às 20 horas.


18

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

facebook.com/correio.município

leitor@correiodomunicipio.com.br

pronto, falei!

Obentropp sogino@terra.com.br

A herança dos números - III O número -5- que representa a Liberdade Sexual, é o número central, abre a porta para vantagens acima e desvantagens inesperadas abaixo. É voz corrente nas quebradas da física quântica que antes de admitir um novo discípulo, Pitágoras enquanto cuidava de suas oliveiras mandava o iniciado guardar cinco dias de silêncio para depois ingressar no assunto propriamente dito. Sem TV, rádio, nem campeonato de futebol para distrair, devia ser um saco! Cinco estrelas têm o Cruzeiro do Sul, cinco continentes, cinco pontas têm a estrela flamígera, cinco são os oceanos do nosso planeta e apenas cinco anos são necessários para formar um bacharel em Direito no Brasil. Longevidade, riqueza, saúde, virtude e morte natural, são as cinco Beatitu-

des de que falavam os chineses, válidas a todo ser humano que se preze até os dias correntes. Esses mesmos chineses propagavam também as cinco cores primárias: (amarelo, vermelho, branco, verde e preto). Na antigüidade havia cinco colunas arquitetônicas: (toscana, dórica, jônica, coríntia e compósita). O francês colonizado campeão do mundo Zinedine Zidane, com garbo no corpo, altivez na cabeça e muito futebol nos pés, vestiu a numero 5 da seleção francesa campeã do mundo e do Real Madrid onde ganhou muitos títulos depois de ensinar futebol aos italianos jogando pela Juventus. Jesus predisse sua paixão cinco vezes, e recebeu cinco ferimentos no calvário. Mesmo assim ninguém se feriu e deu no que deu. O número –6- (Formação) é o sím-

bolo da participação grupal e da responsabilidade comunitária. Alarga o conceito de modo a servir a um propósito maior. A primitiva arte cristã foi formada por meio da Numerologia, com a aplicação bizantina do 6 como o número perfeito da criação. Seis animais, seis objetos de arestas e seis pássaros em vôo foram encontrados em mosaicos e desenhos daquela era, simbolizando a perfeição. Seis simboliza a Harmonia, denota alegria e amor; seis pontas tem a estrela de Davi, as faces da pedra cúbica são seis e manda o bom senso que se respeite o sexto sentido (feeling) da mulher para poder entender que seis repetido três vezes, é o número da besta. Os Druidas tinham uma misteriosa preferência religiosa pelo numero seis. Realizavam suas principais cerimônias no sexto dia

de lua cheia e nesse dia começavam o seu ano. O escritor brasileiro Leôncio Basbaum, na hora de fechar para balanço dividiu sua vida em seis tempos (Editora Alfa-Omega). Os antigos egípcios tinham como sumo sacerdote um colégio de seis membros, enquanto o famoso triângulo de seis pontas foi trazido pelo mestre Cósmico Victory, do Planeta Vênus, em grande esplendor e colorido, atualmente atribuído a David ou Salomão. Está no Gênesis que foi no sexto dia que o homem foi criado e no sexto ainda, Jesus, o Redentor, morria na cruz. No sexto mês sem receber atenções de Patrícia, a presidenta, Ronaldinho o bundão pegou seu boné e as tranças, deixou um abraço pra nação rubro-negra e foi cantar de galo em terreiro mineiro. (continua)

CONVERSA COM A PRESIDENTA Coluna Semanal Dilma Roussef

Mensagem da Presidenta Dilma Rousseff sobre o programa Minha Casa Melhor Quero apresentar aqui uma novidade excelente: lançamos, na semana passada, o Minha Casa Melhor: uma linha de crédito de R$ 5 mil para as famílias do Minha Casa Minha Vida comprarem eletrodomésticos e móveis, que vão tornar a nova casa ainda mais bonita e confortável. Esse financiamento, oferecido pela Caixa Econômica, tem condições muito vantajosas. Os juros são baixíssimos, de 5% ao ano, e o prazo para pagar é de até 48 meses. Todas as famílias que tiveram financiamento para adquirir a casa ou o apartamento pelo Minha Casa Minha Vida, seja pela Caixa ou pelo Banco do Brasil, têm direito a esse crédito, independentemente da renda, desde que estejam em dia com as prestações da casa própria. Quem estiver com a prestação atrasada deve regularizar a situação para aproveitar as facilidades do Minha Casa Melhor. Nos primeiros seis dias do programa, 18.735 pessoas contrataram o crédito para financiar a compra de móveis e eletrodomésticos. Esse programa é muito importante para as famílias com renda mais baixa, que tinham e têm muita

dificuldade para conseguir crédito barato no mercado. Assim, muita gente que nunca teve a chance de ter um eletrodoméstico novo agora vai poder comprar, por exemplo, a sua lavadora, o que vai melhorar a vida no dia a dia. Os produtos que podem ser comprados com esse crédito são os seguintes: cama de casal ou de solteiro, que pode ser comprada com ou sem colchão, guarda-roupa, mesa com cadeiras e sofá, lavadora automática, fogão, geladeira, TV digital e computador. Cada produto tem um valor máximo, para garantir que as lojas mantenham os preços praticados antes do programa. O preço máximo de uma lavadora automática comprada pelo Minha Casa Melhor, por exemplo, é de R$ 850,00. O da TV digital ficou em R$ 1.400,00, e o preço máximo do computador, que pode ser um notebook, é de R$ 1.150,00. Os juros oferecidos pelo programa são os mais baratos do mercado, para que a prestação não pese no bolso das famílias. Por exemplo, quem usar todo o crédito, de até R$ 5 mil, e dividir a compra em 48 meses, vai pagar uma prestação de até R$

117,19. Ressalto, contudo, que quem decide quanto vai gastar e o que vai comprar é o dono ou a dona de casa, que conhece as suas necessidades e o orçamento de sua família. Para ter acesso a essa linha de crédito as famílias que já assinaram o contrato e receberam a casa do programa Minha Casa Minha Vida podem pedir o cartão da Caixa para financiar a compra dos móveis e dos eletrodomésticos. Quem entrar para o Minha Casa Minha Vida a partir de agora vai receber o cartão de compras logo que assinar o contrato da casa nova. Para solicitar o crédito e saber tudo sobre o Minha Casa Melhor é só ligar para o telefone 0800-726 8068, que, até o final da segunda-feira, dia 17 de junho, recebeu 244.939 ligações. Quem preferir, pode buscar as informações diretamente nas agências da Caixa ou, se o contrato foi feito com o Banco do Brasil, em uma agência do BB, embora quem fez contrato pelo BB também deve buscar o crédito na Caixa. As informações também estão disponíveis no site do programa na internet, no endereço www.minhacasamelhor.com.br. O cartão pode ser usado nas lojas credenciadas

pela Caixa. Elas terão uma logomarca que vai distingui-las. São mais de 13 mil lojas cadastradas em todo o Brasil. Outra coisa importante, é que todos os beneficiários do Minha Casa Minha Vida têm um ano para usar o crédito a partir do momento em que receberem o cartão do Minha Casa Melhor. E há uma questão para a qual quero chamar a atenção: a loja tem que dar, pelo menos, 5% de desconto sobre o preço à vista para toda compra com o cartão do Minha Casa Melhor. O cliente tem que exigir que o desconto apareça na nota fiscal, como prova de que é um desconto real. O Minha Casa Melhor faz parte desse grande programa que é o Minha Casa Minha Vida. Nele, já entregamos 1 milhão e 210 mil casas em todo o Brasil, e temos mais 1 milhão e 430 mil casas em construção. Até o final de 2014, teremos mais 1 milhão e 110 mil casas contratadas. Então, são 3 milhões e 750 mil famílias que estão realizando o sonho da casa própria. E, agora, com acesso também a crédito barato para a compra de eletrodomésticos e móveis. É mudança de casa e é mudança de vida.


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

23/07: Palestra com o Chef Leonardo Carvalho da Unilever Foods Solutions Tema: Otimização de mão de obra e economia dentro da cozinha profissional Local: Hotel Geranium Hora: 19h30min Ingresso: R$10,00 + 2kg de alimentos não perecíveis Ponto de venda: Sede do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau 24/07: Oficina com degustação com o Chef Leonardo Carvalho da Unilever Foods Solutions Tema: Lançamento do projeto Global de food safety da Unilever food solutions em Santa Catarina para o mercado food service Local: Univali – Cozinha

Pedagógica II Hora: 19h30min Ingresso: R$10,00 + 2kg de alimentos não perecíveis Ponto de venda: Sede do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau 25/07: Oficina com degustação com o Chef Leonardo Carvalho da Unilever Foods Solutions Tema: Criatividade e inspiração, como transformar os produtos industrializados em arte. Local: Univali – Cozinha Pedagógica II Hora: 19h30min Ingresso: R$10,00 + 2kg de alimentos não perecíveis Ponto de venda: Sede do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

> Mangiare Felice

> Pizza Bis facebook.com/correiodomunicípio

CORREIO DO MUNICÍPIO

19

FESTIVAL GASTRONÔMICO

Balneário Saboroso divulga programação do evento Com uma dinâmica totalmente diferenciada, a 4ª Edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso, promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que acontece de 11 a 28 de julho, vai contar com uma programação intensa, que inclui desde aulas-show e palestras até workshops e oficinas. O evento também apresentará mudança no formato do menu de cada restaurante, que nesta edição oferecerá entrada, prato principal e sobremesa pelo valor de R$ 34,90 por pessoa. De acordo com a presidente do Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, as mudanças no evento ocorreram para que o festival se fortaleça ainda mais na cidade. “A nossa ideia é transformar o evento em um grande festival de inverno, tornando Balneário Camboriú uma referência turística também na baixa temporada”, afirma Margot, que explica ainda que a ideia do novo menu é oferecer aos moradores e turistas uma experiência gastronômica completa. O lançamento do Balneário Saboroso acontece dia 11 de julho, no Centro de Even-

tos da Univali de Balneário Camboriú. O ponto alto da noite, aberta somente para convidados, será a mini mostra gastronômica, preparada por cada um dos 23 restaurantes participantes do festival. São eles: Acqualina Bistrô, Camarão Beach, > Enoteca Decanter Chaplin 1500, Chaplin Bar, Chaplin Restaurante, Contento Pizzaria, Didge, Dom Cordoni, Enoteca Decanter, Guacamole Cocina Mexicana, Guka Pub Gourmet, La Trattoria, Mangiare Felice, Moenda Calamares, Pizza Bis, Mundo Selvagem, O Pharol, Ricco Suave, Sapore Speciale – anexo ao > Chaplin Bar D´Sintra, Parallel 26 Bistrô, Taj Bar, Wrulembac Bar e Temakiart. Dia 16 de julho, o destaque ficará por conta da aula show do chef francês Claude Troisgros, apresentador do programa Que Marravilha!, do Canal GNT, que acontecerá no auditório da Univali. Os ingressos, que são limitados para a aula show, podem ser adquiridos pelo valor de R$ 70,00, na sede do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e nos restaurantes participantes do festival. Maiores informações podem ser obtidas através do telefo> Guacamole ne: (47) 3363.7976.

leitor@correiodomunicipio.com.br

AS LETRAS

Tania Du Bois taniardubois@gmail.com

Guardanapos “Escreves em guardanapos / mesas de bar e quejandos. / E os versos te saltam guapos / por ondes, às vezes e quandos.” (Alencar e Silva) Que tal fugir à regra, em guardanapos usados para a poesia? Pode um escritor, em nome da arte, contrariar a regra? Penso que sim, porque os poetas Jorge Tufic e Sérgio Napp criaram alternativas para nos conectarmos com a poesia através dos guardanapos. Essas conexões são os livros: Caixa de Guardanapos, de Napp, e Guardanapos pintados com vinho, de Tufic. O fascínio pelos guardanapos é

revelado pelos poetas, com vozes e atitudes distintas, como melhor da poesia contemplam diferentes olhares e reflexões. Exibem uma literatura como marcadora do tempo e despertam a nossa atenção pela construção e movimento das palavras. Em Tufic, “... Ó pós da escrita / Ó tinta vermelha / Ó placa de barro. / A proto-imagem / recicla o pergaminho / folhece o guardanapo.” A arte de escrever poemas em guardanapos, rabiscar poesias, é incentivador e liberal. Lembra encontros, bares, espaços para dizer da literatura: diversão versus criação. São momentos únicos que transcendem o limite dos pensamentos e espelham sentimentos,

revelam confidências e vivências na perspectiva de cada autor, onde eles transformam o inesperado em realidade poética. Em Napp, “Toda palavra nos ferra / com sua marca indelével // ...tantas são as palavras / nas terras em que se lavra / o duro ofício de ser / que às vezes perdese o rumo...” No verso e reverso dos poemas, sabores e dissabores da vida, os autores transmitem suas ideias sobre os guardanapos ao mostrar uma poesia viva que busca na criação a riqueza de detalhes e a inovação ao desvelar os mistérios dos escritores, Sérgio Napp, “... houve o tempo do cristal / do brilho das luzes / do riso pelas escadas / do tilintar do sol / sobre

os corpos / do alecrim perfumando / a carne / do som do vinho / que se extinguia / pelos sentidos...” e, Jorge Tufic, “Vinho também / é tinta / da caneta-tinteiro:/ um tubo secreto / que, /ao vir / da luz, / molda o impossível”. Os escritores Napp, gaúcho, e Tufic, amazônico, são distantes geograficamente e pertos na ideia de usar os guardanapos como instrumento para a poesia; passam firmeza, precisão e beleza em seus livros. Atraem com a liberdade de podermos reconhecer que a demonstração da ideia em arte vale como literatura em suas criatividades transformadoras, mesmo que com visões diferentes, onde os guardanapos estão disponíveis para todos.


20

CORREIO DO MUNICÍPIO

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

ESPORTE[ esporte@correiodomunicipio.com.br

OS DESTAQUES DE ITAPEMA E REGIÃO

[

#visita de campeão O vereador Wanderley Dias (Lei - DEM) recebeu a visita do lutador de MMA de Itapema, Carlos “Thaíde” Diogo. O atleta representa a “Imperial Team”, onde também é professor de Muay Thai, e da equipe RFT (Renovação Fight Team) que é representada pelo mestre Marcelo Brigadeiro, reconhecido nacional e internacionalmente no esporte que mais cresce no mundo. Carlos estreou com vitória na sua primeira luta profissional, que aconteceu no último fim de semana no campeonato “Sparta MMA”, realizado em Camboriú. Thaíde disputou a “luta da noite” e levou a melhor em cima de seu adversário. “Agora é voltar aos treinos cada vez mais focado e conquistar mais vitórias pro meu cartel”, garantiu o novo campeão.

# Equipe de ciclismo de Itapema participa da Copa RIC TV Record

[

A Equipe de Ciclismo de Itapema participou no último domingo, dia 16, da Copa RIC TV Record de Ciclismo. A largada da competição foi realizada em frente da Univali, em Itajaí, e seguiu até o topo do Morro da Cruz. Os atletas mostraram mais uma vez sua força nas competições. José Augusto foi campeão na categoria MB e Leomar da Silva ficou na sexta posição. Mesmo com as condições climáticas desfavoráveis, cerca de 200 atletas disputaram o campeonato em várias categorias.

[

[ EQUIPE DE NATAÇÃO DE ITAPEMA ] E

CAMPEONATO FITA AZULDE VELOCIDAD

Equipe de natação representa Itapema no Campeonato Fita Azul de Velocidade Neste último fim de semana, dias 15 e 16, a equipe de natação da New Corpore representou Itapema no Campeonato Fita Azul de Velocidade realizado no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis. A competição contou com a participação de 292 atletas, sendo 194 masculino e 98 feminino, nas categorias Infantil, Juvenil , Junior, Senior e 20 clubes de todo as regiões dos estado. A equipe New Corpore/

Itapema participou com sua maior delegação composta por 11 atletas e conquistou a 10º colocação na pontuação geral do campeonato. Os resultados individuais mais expressivos ficaram por conta de Bruno Henrique, com o 2º lugar, nos 50 m Borboleta e Peito e o 4º lugar nos 50 m Livre; Ana Luisa conquistou a 2ª colocação nos 50 m Livre e 3º nos 50 m Borboleta e Peito; e Samanta Moretti ficou com o 2º lugar nos 50 m costas.

Os demais integrantes da equipe fizeram sua primeira competição como federados e marcando assim seus primeiros tempos oficiais. Segundo o técnico Marcelo da Silva, “o resultado poderia ter sido um pouco melhor, pois deixamos escapar alguns ‘OUROS’ devido a pequenas falhas durante as provas. Nosso próximo campeonato é o Catarinense de Inverno, dias 11 a 14 de julho, em Blumenau e esperamos já ter corrigido estes erros”, revela.

#Equipe de Futsal Masculino se classifica para fase regional do OLESC A equipe de Futsal Masculino de Itapema está classificada para fase regional das Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (OLESC), que acontece em Julho na cidade de Pomerode. Os atletas comandados pelo técnico Claudio Pereira conquistaram o segundo lugar na Etapa Micro Regional, que aconteceu em Balneário de Piçarras. O Secretário de Esporte e Lazer, Paulo Roberto Camargo, ressaltou o empenho da equipe. “A classificação para a fase regional é resultado de muito trabalho desenvolvido pelos atletas, em tempo recorde”, afirmou o Secretário, desejando sucesso para equipe na fase regional.

A equipe de Futsal Masculino de Itapema segue treinando noaguardo da data oficial da fase regional da OLESC.


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

21

ESPORTE[ esporte@correiodomunicipio.com.br

NOTÍCIAS . JOGOS . COMENTÁRIOS

OS DESTAQUES DE ITAPEMA E REGIÃO

Seleção não vai treinar na Arena Fonte Nova por conta do gramado A seleção brasileira embarcou na tarde desta quinta-feira para Salvador, e a CBF anunciou mudanças na programação do time na cidade. Não haverá treino de reconhecimento na Arena Fonte Nova, como previsto na véspera do jogo. De acordo com a entidade, a mudança se dá por conta das condições do campo do palco da partida contra a Itália. - De fato, o gramado da Arena Fonte Nova não está bom. O de Pituaçu me parece bem melhor. Mas eles (administradores da Fonte Nova) terão um ano até a Copa do Mundo para melhorar tudo por lá – disse o coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira. Em resposta, a GreenLeaf, empresa responsável pelos gramados dos seis estádios da Copa das Confederações, estranhou a posição da CBF e disse

que o campo da Arena Fonte Nova está em perfeitas condições - mandou, inclusive, foto do gramado do estádio desta quinta-feira. A empresa, inclusive, revelou que entrou em contato com a Fifa, que disse também não entender a mudança. De acordo com a companhia, o próprio Parreira esteve recentemente no estádio e elogiou o gramado. Com a mudança, o treinamento da seleção brasileira será realizado no Estádio de Pituaçu, às 16h desta sexta-feira. Após a atividade, no entanto, o técnico Luiz Felipe Scolari irá conceder entrevista na Arena Fonte, por volta das 18h30, por conta de exigências da Fifa. Na ocasião, dois jogadores também falarão com a imprensa no estádio, já que o hotel onde a delegação ficará hospedada não tem estrutura para entrevistas, de acordo com a CBF.

Maior goleada da história da Copa das Confederações! A goleada da Espanha sobre o Taiti que terminou em 10 a 0 para o time espanhol - nesta quinta-feira, dia 20, no Maracanã, não serviu apenas para deixar a Fúria bem perto da vaga na semifinal da Copa das Confederações e a equipe da Oceania virtualmente eliminada. O triunfo elástico também trouxe algumas marcas. Algumas vão depender do critério, mas independetemente disso, já é a maior vitória da Copa das Confederações. Até então, a principal goleada do torneio era uma do Brasil sobre a Arábia Saudita. A Seleção goleou os árabes na semifinal de 1999 por 8 a 2. Naquele jogo, Ronaldinho Gaúcho fez três gols, e Alex marcou duas

vezes. Na final, derrota para o México. Se falar de Maracanã, aí sim vai depender do critério de cada um. A maior goleada do estádio é um Flamengo 12x2 São Cristóvão. A Fúria alcançou a diferença de gols, mas marcou menos vezes que o clube carioca em 1956. De qualquer forma, será a segunda, antes era 9 a 0. O resultado também é o terceiro maior conquistado pela Fúria. A principal goleada é em cima da Bulgária: 13 a 0 em 1933. A segunda maior é sobre Malta, quando venceu por 12 a 1 em 1983. Já o Taiti, que chegou a vencer uma vez as Ilhas Cook por 30 a 0, levou sua maior surra. Mas já tinha perdido uma vez em

A seleção brasileira embarca na tarde desta quinta-feira para Salvador. Sábado, às 16h, o time enfrenta a Itália, na Arena Fonte Nova, pela última rodada do Grupo A da Copa das Confederações. O Brasil, que já está classificado para as semifinais, joga por um empate para garantir a primeira colocação.

Felipão não vai comandar treino de reconhecimento na Fonte Nova (Foto: Alexandre Loureiro/Vipcomm)

#tabela de jogos


22

Britney Spears lançou nessa semana a música “Ooh La La”. Dedicada aos filhos, Sean e Jayden, a canção estará na trilha sonora de ‘Smurfs 2’.

Os famosos aderiram às manifestações em todo o país. Nessa semana Bruno

Gagliasso, Pitty, Fernanda Paes Leme, Maria Gadu e outros artistas

aderiram aos protestos e foram às ruas.

Paul McCartney completou 71 anos na última terça-feira, dia 18. O mú-

sico esteve no Brasil no mês passado nas cidades de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Fortaleza (CE).

CORREIO DO MUNICÍPIO

> Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro já contracenaram juntos no filme ‘O Que Esperar, Quando Você Está Esperando?’, lançado em 2012

Filme sobre mineiros chilenos terá Rodrigo Santoro e Jennifer Lopez no elenco

#agenda { Arraiá da Raça } O P12, em Florianópolis apresenta nesse sábado, dia 29, o Arraiá da Raça. Open Food e Open Bar de cerveja, água, refrigerante, vodka e quentão. Shows com Fabio Dunk, Samba Aí e Herbet Local: P12 - Servidão J. Cardoso Oliveira, sem número, Lote 3 - Jurere Internacional- Florianópolis Quando: Sábado, dia 29 Ingresso: Antecipado R$ 100 feminino e R$ 150 masculino. Informações: (48) 3284-8156.

{ História do cinema em exposição } O Atlântico Shopping resgata a história do cinema nacional com uma exposição do Museu Imagem e Som, que está em construção em Balneário Camboriú e deve ficar pronto no final de 2014. Entre as peças estão projetores, câmeras, filmes, radiolas, tevês e vitrolas. Há também uma réplica do Fusca mais famoso do mundo, o Herbie 53. A mostra vai até 7 de julho na Praça de Eventos.

{ Rodrigo Valentim na Shed Western Bar}

{ Sui Generis no Didge }

Rodrigo Valentim se apresenta na Shed Western Bar no sábado, dia 29, em Balneário Camboriú. Atrações: Rodrigo Valentim + Nicolas e Matheus. Local: Shed Western Bar - Av. Atlântica, 5650, ao lado do TajBar Balneário Camboriú Quando: Sábado, dia 29 Informações: (47) 33664375

No próximo sábado o som fica por conta dos clássicos da banda SUI GENERIS, no Didge - BC, com início às 20h30. Local: Didge - Rua 4.450, nº 143, Barra Sul, em Balneário Camboriú Quando: Sábado, dia 29 Informações: (47) 33616414

| E dição 128 - 22 de junho de 2013

> Antonio Banderas interpreta Mario Sepúlveda, líder dos mineiros

Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro estão no elenco do filme ‘The 33’, que conta o drama de 33 mineradores do Chile que ficaram presos debaixo da terra depois do colapso da mina de San José. Os atores já contracenaram juntos em ‘O Que Esperar, Quando Você Está Esperando?’, lançado no ano passado. Além deles, Antonio Banderas também estrela o longa-metragem e interpreta Mario Sepúlveda, líder dos mineiros que ficou conhecido como “Super Mário”. Santoro será o outro líder dos trabalhadores, Florêncio Valos, que foi o primeiro homem a ser resgatado. Já Jennifer Lopez ainda não tem papel definido. O roteiro de ‘The 33’ será de José Rivera, autor de ‘Na Estrada’ e ‘Diários de Motocicleta’. O enredo foca no drama vivido pelos 33 mineiros chilenos presos por 69 dias na mina San José, em 2010.

Artistas gravam nova edição do projeto ‘Um Barzinho, Um Violão’

#movieclub Além da Escuridão: Star Trek 13:30 19:00 16:10 21:50 Velozes e Furiosos 6 13:50 16:30 19:10 22:00 21:40 Reino Escondido 13:10 Se Beber, Não Case! Parte 3 15:30 17:50 20:00 22:10 Depois da Terra 13:40 15:40 17:40 19:40

> A cantora Paula Fernandes foi uma das convidadas

Odeio o Dia Dos Namorados 13:20 19:30

>

Faroeste Caboclo 15:20 17:25 21:30

A gravação da 5ª edição do projeto ‘Um Barzinho, Um Violão’ aconteceu nesta semana, nos dias 17 e 18, no Rio de Janeiro. O show trouxe temas de novelas dos anos 1980 interpretados por grandes nomes da música brasileira. Entre os destaques estão Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Sandy, Zeca Pagodinho, Chitãozinho & Xororó, Daniela Mercury, Fernanda Abreu e Paula Fernandes, que cantou “No Rancho Fundo”, muito conhecida na voz de Chitãozinho & Xororó, e a inesquecível “Chuva de Prata”, regravada por vários cantores e que também foi trilha sonora da novela ‘Um Sonho A Mais’, em 1985. No repertório estão as músicas “Brasil” (Cazuza, George Israel e Nilo Romero), “É” (Gonzaguinha), “Enredo Do Meu Samba” (Dona Ivone Lara e Jorge Aragão), “Luiza” (Tom Jobim), “Menino Do Rio” (Caetano Veloso) e ”Oceano” (Djavan), entre outros temas. Cada cantor interpretará duas músicas. O primeiro volume será lançado no mês de setembro e o segundo, em 2014.


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

facebook.com/correiodomunicípio

CORREIO DO MUNICÍPIO

23

leitor@correiodomunicipio.com.br

VIDA MELHOR

Fabrício Fontana pilatesitapema@hotmail.com

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DIZEM PONTOS POLÊMICOS DO PROJETO DO ATO MÉDICO

1

. Diagnósticos de doenças: o projeto estabelece como privativo dos médicos diagnosticar doenças que acometem o paciente. Crítica: psicólogos e nutricionistas reivindicam o direito de também atestar as condições de saúde em aspectos psicológicos e nutricionais. Já fisioterapeutas e fonoaudiólogos querem ser responsáveis pelo diagnóstico funcional, que avalia a capacidade do paciente de realizar movimentos, articular sons, entre outros. Posição do relator: Valadares manteve como privativa dos médicos a “formulação de diagnóstico nosológico”, para determinar a doença, mas retirou essa exclusividade para diagnósticos funcional, psicológico e nutricional, além de avaliação comportamental, sensorial, de capacidade mental e cognitiva.

2

. Assistência ventilatória mecânica ao paciente: o texto original estabelece como tarefa exclusiva dos médicos a definição da estratégia para pacientes com dificuldade respiratória (intubação acoplada a equipamento que bombeia ar aos pulmões) e a forma de encerrar o procedimento. Crítica: os fisioterapeutas questionaram a norma, alegando que também atuam no atendimento a pacientes com dificuldade respiratória, especialmente nas unidades de terapia intensiva (UTI). Posição do relator: Valadares acolheu emenda da Câmara que atribui aos médicos a coordenação da estratégia ventilatória inicial e do programa de interrupção, assegurando a participação de fisioterapeutas no processo.

3

. Biópsias e citologia: Emenda aprovada na Câmara limita aos médicos a emissão de diagnósticos de anatomia patológica e de citopatologia, que visam identificar doenças pelo estudo de parte de órgão ou tecido. Crítica: biomédicos e farmacêuticos ar-

AO ATO MÉDICO, MAS O SENADO DISSE SIM!

O

PLS 268/2002 foi aprovado pelo plenário do Senado Federal nesta última terça feira às 22:43h após quase 12 de anos de tramitação. O PL do ATO MÉDICO ao longo dos anos sofreu alterações positivas, resultantes de 27 audiências públicas, mas não atingindo o consenso necessário entre as profissões de saúde. Dentre os pontos polêmicos, cita-se a não inclusão da palavra “médica” na “indicação terapêutica”, proposta que ao longo dos anos não foi aceita pelas representações médicas. Após esta aprovação pelo Senado, os demais profissionais de saúde contam com o bom senso da Presidenta Dilma para que a mesma vete artigos que podem ferir as demais legislações das profissões de saúde, as políticas públicas e programas de saúde do Governo, assegurando o acesso direto da população brasileira

aos demais profissionais, garantindo o cuidado e a proteção da saúde integral e da vida a toda sociedade brasileira. A atual gestão agradece aos CREFITOS, Associações, Federações, Movimento Sindical e a todos aqueles que contribuíram com as mudanças neste projeto ao longo destes quase 12 anos de tramitação e que continuam lutando pela dignidade e valorização profissional. Reforçamos ainda que se, durante a tramitação desse projeto de lei algum Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional se sentir cerceado no seu exercício profissional decorrente de interpretação equivocada causada pelo texto dúbio do PL do ato médico, procure imediatamente o Conselho Regional de sua circunscrição que tomará as medidas cabíveis. Nota do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO)

Manifesto do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, repudiando o ato médico e cobrando da presidente Dilma uma decisão favorável às outras classes da saúde prejudicadas pelo PL que regulamenta a atuação médica

gumentam que a medida fere sua liberdade de atuação profissional, uma vez que análises laboratoriais requerem “interpretação” do material colhido e não “diagnóstico médico”. Posição do relator: Valadares rejeitou mudança da Câmara, mas manteve como tarefa restrita aos médicos a emissão de laudos de exames endoscópicos, de imagem e anatomopatológicos (de amostras de tecidos e órgãos).

4

. Procedimentos invasivos: o projeto prevê como exclusivo de médicos “procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo acessos vasculares profundos, biópsias e endoscopia”, o que inclui a “invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo da pele para injeção”. Crítica: A norma motivou reação de acupunturistas e até mesmo de tatuadores, que temem enfrentar restrição em seu campo de atuação por conta da interpretação de conceito de procedimento invasivo. Posição do relator: Valadares manteve a norma em seu relatório, mas retirou da lista de atribuições exclusivas dos médicos a “aplicação de injeções subcutâneas, intradérmica, intramusculares e intravenosas”, apesar de a recomendação de medicamentos a serem aplicados por injeção continuar sendo uma prerrogativa médica.

5

. Direção e chefia: pelo texto em análise, apenas médicos podem ocupar cargos de direção e chefia de serviços médicos. No entanto, a direção administrativa de serviços de saúde fica aberta também a outros profissionais. Críticas: As demais categorias que atuam no setor consideram a norma um desrespeito aos outros profissionais que atuam nos serviços de saúde. Eles argumentam que o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, não havendo justificativa para que apenas uma categoria tenha a prerrogativa de direção e chefia na unidade de saúde. Posição do relator: Valadares manteve a norma


E dição 128 - 22 de junho de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

FOTO DA SEMANA

24

Manifestações nessaa quinta-feira, dia 20, em Florianópolis levou cerca de 30 mil pessoas às ruas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.