Jornal Classificadão - Edição 267

Page 9

C Y M K

CLASSIFICADÃO

5 a 11 de Junho de 2010

9

JORNAL CLASSIFICADÃO, 5 a 11 de Junho de 2010 - IJUÍ/RS

Atento à Importância da Arborização Urbana

Conhecendo Ijuí, propondo mudanças!

Alunos da Escola Carlos Zimpel apresentaram maquete de horta orgânica.

Por ocasião da programação referente à semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal que trata das questões ambientais, SMMA, divulgou um material informativo sobre a importância da arborização urbana em Ijuí. O material explica que as árvores desempenham papel fundamental na melhoria da nossa qualidade de vida, visto que contribuem para o sombreamento e manutenção do equilíbrio térmico; manutenção da umidade do ar; barreira contra ruídos; retenção de poeiras e outras partículas; retenção e condução da água no solo; contenção de terras nas encostas e obras de engenharia; ambientação e alimentação adequadas à permanência e expansão da avifauna urbana. É essencial que antes de plantar uma árvore seja realizado um planejamento para evitar futuros danos, levando em conta a possibilidade de danos à rede elétrica e telefônica; quebra de telhas ou desencaixe de telhados; danos a tubos de água e rede de esgotos; rachaduras em paredes, construções e calçadas. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta, fiscaliza e autoriza o plantio de espécies, além de doar mudas nativas para o plantio em passeio público.

Esse é o lema que inspirou várias entidades nas atividades correspondentes à semana do Meio Ambiente em Ijuí. Propostas e alternativas inovadoras foram apresentadas à população, utilizando como palco de debate a Praça da República. Escolas municipais e estaduais apresentaram diagnósticos ambientais e projetos desenvolvidos nos educandários, como hortas e painéis de reciclagem. A Escola de Ensino Fundamental Carlos Zimpel do Bairro Morada do Sol, expôs uma maquete de uma horta orgânica desenvolvida por alunos da 5ª série. Segundo a orientadora educacional Marilene Marangona, a escola desenvolve um projeto de cuidados com o meio ambiente e mantém uma horta produzida pelos próprios alunos. “O projeto começou no início desse ano sob a coordenação da professora Elone Porto e é desenvolvido no turno inverso ao da aula”, explica a orientadora que acompanhou a exposição da maquete. O objetivo central do projeto que contempla em torno de 15 alunos, é conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e alternativas ecológicas de plantio de uma horta. Todos os alimentos produzidos na horta são orgânicos, sendo adubados com aplicação de compostagem. Esta, é resultante da sobra da merenda escolar composta principalmente por cascas de frutas, erva de chimarrão, ovo, entre outros. “Nós fazemos também um minhocário”, conta a aluna Tiele Spanenberg Radke de 11 anos. Para Tiele as aulas são bastante divertidas e instrutivas. “Eu acho muito legal mexer na terra. Aprendemos a cuidar do meio ambiente, plantar nossos próprios alimentos e fazer horta sem veneno”, conta a aluna.

Uma carta de intenção para a criação de uma base de biogás no Rio Grande do Sul foi apresentada na últim

A opinião de Tiele é compartilhada pela colega Suelen de Carvalho Oliveira, também de 11 anos. “Eu participo porque acho legal aprender a fazer horta e além disso cuidar melhor do meio ambiente. E também economizamos mais quando plantamos, porque tudo que é plantado nós podemos consumir. A cozinheira retira os alimentos que estão na horta e faz merenda para os alunos. Com os restos da merenda é feito o adubo”, explica. A estudante Vanderléia Caroline Lopes Cézar de 10 anos, participa dos encontros do projeto e tem aplicado o aprendizado em casa. “No projeto estamos aprendendo a fazer horta e assim consigo ajudar na horta que temos em casa. Nós plantamos várias coisas, entre elas, alho, cebola, rabanete, salsinha, repolho, rúcula, cenoura. Acho interessante ter horta na escola também, porque tem muita gente que não tem em casa”, relata Vanderléia. A programação da semana do meio ambiente contou ainda com jogos educativos de mesa, pinturas no rosto, demonstrações sobre a importância do uso racional da água, atividades a cargo da Sindiágua, Corsan e Comunidade Evangélica. A Unijuí também esteve presente apresentando projetos através do curso de biologia e da Incubadora de Economia Solidária (Itecsol). A ONG BPW promoveu a doação de mudas de flores e a ONG Aipan realizou a exposição de suas atividades e de composteiras. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi responsável pelos esclarecimentos sobre legislação ambiental. Unidas, essas entidades certamente semearam propostas que podem ser aplicadas no presente para no futuro podermos colher bons e melhores frutos - livres de poluição e contaminação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.